Issuu on Google+

cmyk

jornal da

Mulher LIMEIRA, DOMINGO, 6 DE FEVEREIRO DE 2011 - ANO XII - nº 574

Guardar, separar, jogar fora! FOTOS: RENATO SILVA FABIANA LUCATO

O receio de um dia precisar usar e não ter, faz com que a relações públicas Paula Funichello guarde todo tipo de documento, especialmente os do trabalho. “É mania não me desfazer de alguns papéis achando que uma hora eu vá precisar usar e posso não ter ou encontrar”. Como Paula, muitos de nós fazemos a mesma coisa. Vamos juntando trabalho de escola das crianças, roupinhas de bebê de filhos já adolescentes, revistas velhas, utensílio de cozinha que já não usamos mais e os mais diversos objetos que podem fazer algum sentido para quem guarda, mas que aos olhos dos outros não passariam de quinquilharias e bugigangas. Na despensa, alguns alimentos chegam a perder a validade e por não nos lembrar de que eles estão lá, muitas vezes podemos até mesmo comprar outro, igualzinho. Cremes para o corpo a mesma coisa. Isso sem falar nas roupas! E pra se desfazer daquele jeans tão querido, mas dois números menores? Ou aquele vestido lindo que o marido te deu logo depois da gravidez e que (graças a Deus!) ficou largo demais pra usar agora? “Para poder organizar o que quer que seja é preciso primeiro se incomodar com a bagunça!”, diz Denise Capece da Foco Planejamento que desenvolveu o programa de assistente do Lar, que funciona há três anos com muito sucesso em Limeira e Piracicaba. Denise acredita que assim como no trabalho, é possível organizar a bagunça tendo um olhar profissional sobre ela.

Na empresa e em casa Uma das técnicas utilizadas em empresas veio ao Brasil, inspirada no modelo japonês dos 5 S onde Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke traduzidos querem dizer: Descarte, Arrumação, Limpeza, Padronização e Disciplina. A coordenadora acredita que se em empresas isso funciona, por que não aplicar em casa? Denise ensina o passo a passo das principais fases quando a proposta é mudança e arrumação:

cmyk

FASE 1 – PLANEJAMENTO Analise seus objetivos (o que você deseja e precisa com esta mudança?). As respostas são pessoais e podem ser as de conseguir mais espaço nos armários, fazer simplesmente uma faxina, mudar de casa ou mesmo a chegada de um móvel ou armário novo. O que você precisa fazer para atingir seus objetivos? Parece óbvio (e é!), mas

às vezes esquecemos do básico: para mudar é necessário promover a mudança. Então se muna de cabides, caixas, organizadores, separadores, sachês e acessórios diversos. Doe suas roupas. Deixe as roupas de verão à mão e guarde as de inverno. Providencie também: flanelas para tirar o pó, paninho para umedecer, caixas e sacos plásticos. Afinal, já que vai fazer a arrumação aproveite para limpar o local.

Denise Capese mostra arrumação de armário e uma forma simples de dobrar a meia

FASE 2 - IMPLEMENTAÇÃO Escolha um bom dia para realizar esse trabalho. Se foque nisso e não deixe nada te interromper. Não tente fazer a arrumação de todos os cômodos de uma só vez. 1. Esvazie completamente a área que será organizada (gaveta ou prateleira). Em seguida dobre as peças deixando todas do mesmo tamanho. E separe por cores. 2. Deixe do seu lado caixas para: doação, suja, conserto e lugar errado. Dessa forma você não perde tempo andando de um lugar para o outro e não desvia o foco.

3. Gavetas - Organize as gavetas de calcinhas, cuecas, roupas de banho, ginástica, meia, shorts, gravatas, roupas de dormir e blusas de manga (no curso de treinamento para assistente do lar, Denise ensina todas as técnicas de como dobrar essas peças de forma a economizar espaço). 4. Deixe as prateleiras para bolsas, moletons, roupas de lã lembrando de colocar os mais pesados embaixo. O que não for mais usar coloque em sacos de plástico (azul) e coloque uma etiqueta para saber o que tem dentro.

5. Pendure os cabides com o ganho para o fundo. Para pendurar saias use o cabide especial e coloque somente duas em cada um. Conjuntos devem ser guardados juntos. Use cabides com rebaixo para guardar vestidos e blusas. Não dobre os cintos. Se for possível pendure as roupas com sistema de cores: marrom, laranja, amarelo, branco, verde, azul, índigo, roxo e preto. FONTE: Denise Capese denise@fotoplan.com.br Telefone (19) 3444-6757


jornal da

Mulher

2 DIA A DIA

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

NUTRIÇÃO

COMPORTAMENTO

Sempre há um jeito...

Para bem viver o amor

O corre-corre do cotidiano deixa muita gente de cabelo em pé e estômago vazio!!! Todo mundo tem horário para estudar, para trabalhar, levar os filhos à escola... e a alimentação acaba sendo a última coisa a se preocupar. A palavra-chave para melhorar a qualidade do que você come é planejamento. Planejar significa organizar-se, para ter sempre à mão alimentos de consumo rápido, mas que sejam saudáveis. Assim, quando bater aquela fome e você não puder sair do seu local de trabalho, você não vai precisar morrer de fome até o almoço, nem comer qualquer coisa.

Ah, o amor, sempre o amor. É por ele, em nome dele, que as pessoas são felizes, e se não o são, procuram a felicidade de todas as formas, e em todos os lugares possíveis. Sítios de relacionamento na internet, conselheiros de forma geral, consultórios de psicologia recebem e acolhem, diariamente, gente que quer ser feliz no amor, ou está sentindo abalada essa felicidade, e morre de medo de viver sem aquela pessoa que parecia, ou realmente era, tão amada, e aparentemente não está amando mais. Os relacionamentos bem-sucedidos são um termômetro em nossa vida, sobretudo para as mulheres, que têm como bússola o afeto. Sim, porque os homens, de uma forma geral, conseguem colocar outros ideais na bagagem de suas vidas, e esperar pacientemente o reconhecimento do “grande amor”. Aos poucos, as mulheres também chegarão lá, mas por enquanto, em sua maioria quase absoluta, ainda têm sua felicidade norteada pela presença do amor. Mas, enfim, o que é esse amor tão cantado em prosa e verso, tão perseguido por todo mundo que quer ser feliz? Para Marina Colasanti, que tão bem escreveu sobre o assunto, uma boa relação afetiva é aquela que acompanha a outra pessoa perdoando as fraquezas mútuas, abrindo o jogo e a garrafa de vinho, com a preocupação de se abrirem também para o mundo, cientes de que este não se resume somente ao seu amor. Analisando o que vivo no consultório, e tudo que tenho aprendido em cursos de terapia familiar e na vida (tanto minha como na de amigos e clientes), posso dizer sem medo de errar que para o amor valer não há receita, mas há algumas condições, sem as quais a relação pode até comemorar bodas de ouro, mas vai ser tão insípida

restaurantes fast-food são ricas em gordura, muito calóricas e pobres em vitaminas e fibras. Quando estiver com pressa, no almoço ou jantar, procure restaurantes por quilo próximos do trabalho. A comida já está pronta e você pode montar refeições saudáveis: Capriche na salada; Sirva-se de uma porção de carne; Evite molhos gordurosos; Escolha arroz ou batata ou massa; Saboreie um suco natural. QUANTO MAIS COLORIDA SUA REFEIÇÃO, MELHOR!

real, as castanhas ou o suco. ALTAS HORAS Chegar em casa depois de um longo dia e ter que preparar a refeição é desanimador para algumas pessoas. Se é o seu caso: Deixe alface, tomate e outros vegetais lavados na geladeira. É só temperar e comer! Prepare massas (de rápido cozimento) com molho vermelho (pouco calórico). Faça um risoto, cuscuz ou omelete rapidinho, com sobras de carnes e legumes. Para colocar mais vitaminas e minerais na refeição: uma fruta de sobremesa!

HORA DE ACORDAR! E LEMBRE-SE Se sair de casa, de manhã, às pressas e não tomar café da manhã faz seu estilo, é preciso repensar... O café da manhã é a energia para você ter pique logo cedo e, caso não queira trocar alguns minutinhos a mais de sono pelo café da manhã, coma alguma coisa no caminho para o trabalho: Biscoito de polvilho ou sequilhos; Sucos em caixinhas; Iogurtes batidos; Castanhas; Frutas secas (uva-passa, ameixa, etc.); Barrinha de cereal. NA HORA DO ALMOÇO A maioria das opções dos

Apesar de haver várias opções disponíveis, pegar “um pouco de cada” é exagero! Você terá outra oportunidade de saborear as outras preparações, sirva-se do suficiente para satisfazer sua fome no momento, com moderação. PROGRAME-SE Para ter “lanches saudáveis” sempre à mão, antes de sair de casa ou na noite anterior: Prepare seu sanduíche e deixe na geladeira; Lave as frutas e coloque em saquinhos; Separe a barrinha de ce-

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fones (19) 3453-3299 / 3443-4951 / 9736-4986 magali.rogge@terra.com.br

O ASSUNTO É... Como atingir a excelência: esforço ou talento? *EDUARDO FERRAZ

Todo bom profissional sonha um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Espera ser promovido, muito requisitado, famoso, ganhar mais, ajudar os outros, e às vezes tudo isso ao mesmo tempo. Entretanto, todo esse sucesso só poderá ser conseguido quando atingirmos a excelência em nossa área de atuação. Mas será que existe um jeito fácil e rápido de alcançá-la? Não, infelizmente não há! Talento é uma aptidão para obter um desempenho melhor que a maioria das pessoas. Porém, talento sem esforço não gera resultados consistentes. A excelência só pode ser atingida por meio de um longo caminho a ser percorrido. É preciso descobrir o seu talento, e o mais importante, trabalhar duro para aprimorá-lo. O principal fator para se atingir a excelência é a “prática deliberada”. Prática deliberada é aquilo que se faz, especificamente, para melhorar o desempenho. Ou seja, o estudo, o treinamento e a repetição, tendo como meta o desempenho impecável. O especialista supertreinado e com paixão pela atividade produz mais para si e para quem o cerca. Segundo Geoff Colvin, autor de best-sellers e editor da revista Fortune, uma das principais publicações de negócios do mundo, afirma que

para funcionar de verdade, a prática deliberada precisa seguir cinco fundamentos básicos: Deve ser planejada: é preciso estudar sistematicamente as melhores técnicas que melhoram o desempenho; Deve ser muito repetida: é o treinamento e a repetição insistentes das melhores técnicas que trazem consistência; Deve ser reavaliada continuamente: caso os resultados estejam abaixo do esperado, deve-se planejar novamente, ou utilizar mais tempo com treinamento; Exige esforço intelectual: é necessária a busca constante e melhorar o que já está sendo bem feito. É muito importante continuar a ler, fazer cursos e aprender com quem já atingiu o topo; Exige muita dedicação: sucesso exige mais suor do que prazer. Infelizmente, virar referência e ser um dos melhores não costuma ser uma atividade animada e divertida. É preciso que estude, trabalhe e se prepare 50% a mais do que a média das pessoas. Não se conhecem casos documentados (nem do mais talentoso ou genial em seu campo de ação) em que alguma pessoa tenha obtido a excelência com menos de

10.000 horas de prática deliberada. Mozart criou sua primeira obra-prima aos 21 anos, após acumular mais de 15.000 horas de prática musical. Os Beatles, antes de ganhar a fama em 1964, já haviam feito mais de 12.000 horas de apresentações ao vivo. Detalhe importante: Em geral, quem se aprimora naquilo que gosta tem muito mais chances de alcançar grandes objetivos. Os médicos, engenheiros, consultores, escritores, psicólogos, vendedores, ou quaisquer outros profissionais talentosos, com mais horas de prática deliberada, serão sempre os melhores. Como já dizia Aristóteles, há mais de 2.300 anos, “somos aquilo que fazemos repetidamente. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito”. *Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultoria "in company", com aplicações práticas da neurociência. Possui mais de 30.000 horas de experiência em empresas que precisam de diagnósticos e resultados rápidos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Por que a gente é do jeito que a gente é?”, da Editora Gente. Mais informações, acesse: www.eduardoferraz.com.br

quanto final de chiclete. Para começar, um fator fundamental é que as duas pessoas que se propõem ao amor tenham mútua compreensão, sentindo-se à vontade para falar sobre qualquer assunto, de uma receita culinária até formas de viver a sexualidade. Claro que haverá sempre choque de interesses: uma pessoa quer ir para a balada, enquanto seu parceiro (a) tem como maior desejo, naquela noite, uma boa cama, com direito a filme e pipoca, ou apenas descansar. Nessas ocasiões, o pior que se pode fazer é impor a vontade, tentando de qualquer forma que ela prevaleça. Com o exercício regular do diálogo, é sempre possível estabelecer acordos, em que cada um vai expor suas razões, entendendo que é preciso ceder; nenhuma das duas partes pode impor sua vontade sempre, como também não é possível submeter-se sempre. No amor, como na política, o que vale são os bons acordos, a diplomacia, a compreensão e o diálogo franco. Há também que se lembrar que um dos maiores inimigos do bom relacionamento é a rotina. Tenho um casal de amigos que estabeleceu a quinta feira como sua “noite sagrada”. Mesmo que a semana não tenha acabado, é na quinta feira que eles saem juntos, vão ao cinema, programam-se para o lazer compartilhado, seja no “shopping”, numa caminhada noturna, ou em casa de amigos. Coisa boa e importante, também, é falar “com mel na boca”. Lembrar, sempre, que há diversas formas de se dizer o que pensa, e pode-se sempre sugerir com doçura que há uma maneira diferente de fazer uma coisa, em vez de insultar o(a) companheiro(a), dizendo que “ele, ou ela, é uma inútil, e não sabe fazer nada”. Mel na boca é uma questão de treino, afinal, não podemos falar com o chefe, pro-

fissionalmente, insultando-o. Não ficaremos impunes, e criaremos inimizades. Se temos cuidado no falar, no ambiente profissional, por que não transferir essa habilidade para o trato com a pessoa amada? Finalmente, faça seu amor sentir que pode contar com você, seja em que ocasião for. Para atravessar crises, problemas pessoais, familiares ou profissionais, para restabelecer-se da caxumba ou dor de dentes, enfim, em qualquer situação, tenho que saber que aquela pessoa que amo estará ao meu lado, apoiando-me. É fundamental que se tenha essa certeza, de que estamos juntos (as) realmente, em qualquer circunstância, na rua, na festa, no hospital. Amor é muito mais que sexo: não vale sem compartilhar os momentos de alegria ou dor. Finalmente, o respeito é fundamental. Não há clima de afeto se não respeitarmos e formos respeitados(as). Uma palavra maldita ou mal dita, uma agressão ainda que moral ou psicológica, da física então nem se cogita, pode jogar ao chão anos a fio de um relacionamento harmonioso.

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br

EM QUESTÃO Ciúme, como a PNL pode ajudar Dias atrás estávamos conversando entre amigos e, dentre eles, uma pessoa por mim muito querida, Remo Luders, me fez um questionamento: “Interessante essa coisa de ciúme, não é mesmo Ruy?”. Gostaria de aproveitar a dica dada pelo meu amigo para não dizer irmão, e discorrer algo sobre o assunto. Durante muito tempo o ciúme foi considerado uma manifestação do amor, mas como pode estar relacionado ao amor se nos causa angústia, ódio, sofrimento, contradições, podendo se tornar maléfico e causar até o rompimento total do relacionamento? Bom, embora pareça “normal”, o ciúme não é um processo completamente racional, pois sendo uma derivação da situação real, pode achar-se profundamente enraizado no inconsciente, tendo como base as primeiras manifestações da vida emocional da criança, podendo originar-se no Complexo de Édipo ou de irmão-irmã do primeiro período sexual do indivíduo. Vale a pena lembrar também que em certas pessoas ele é experimentado bissexualmente, isto é, “um homem

não apenas sofrerá pela mulher que ama e odiará o homem (seu rival), mas também sentirá pesar pelo homem a quem ama inconscientemente, e ódio pela mulher como sua rival”. Quando sou procurado ou questionado a respeito, costumo tratar do assunto com mais leveza e dizer que o ciúme nada mais é que um processo de organização mental que resulta em uma dada sensação. Em outras palavras a pessoa ciumenta muitas vezes cria situações (um filme) com tamanha intensidade que o seu cérebro passa a adotá-lo como se fosse real. Se esse filme tiver como tema principal a infidelidade, perda, abandono, ou traição, aí a coisa pega, não é mesmo? Como geralmente o ator principal do filme é o parceiro, a responsabilidade, a culpa pelo o que estou passando, ou sentindo, é dele, pronto, “BATO NELE” ou “INFERNIZO A SUA VIDA”. Pessoas muito românticas geralmente são muito sonhadoras e criativas e consequentemente, muito ciumentas; isso vem apenas reforçar essa teoria. Mas como melhorar? A PNL possui ferramentas maravi-

lhosas que podem ajudar os indivíduos a aumentar a sua própria compreensão, várias técnicas para melhorar a autoestima, autoimagem, controle de ansiedade, e principalmente técnicas para transformar frustrações em flexibilidade gerando uma melhor aceitação da realidade. O somatório desses aprendizados pode ajudar em muito na aceitação das diferenças do ser amado. Fernando Pessoa escreveu “é preciso ser um realista para descobrir a realidade. É preciso ser um romântico para criá-la”. Um grande abraço, e até breve.

RUY NETO Professor, hipnólogo formado pela ACT - The Global Institute for Trauma Resolucion e Máster Practitioner Trainer em PNL. Fone 3443.1740


cmyk jornal da

Mulher

TENDÊNCIAS 3

e turismo

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Bronze instantâneo Vai sair à noite e não teve tempo (ou chance!) de tomar sol? O Sublime Glow da L’Oréal dá uma ajudinha. O creme, além de hidratante, é também tonalizante, deixa a pele com a cor bronzeada instantaneamente. E sai depois do banho.

MAPAS E ESTRELAS Hotel Maison Joly é opção para casais em Ilhabela

REINALDO MANDACARU

O Hotel Maison Joly em Ilhabela é um lu-

Acelerador de bronzeado Os dermatologistas não costumam aprovar, mas as mulheres não resistem ao tom dourado do verão. Para acelerar o bronzeado, Dark Tanning Exotic Oil Spray da Australian Gold.

Hidratação intensiva da pele da Payot Um moderno conceito de tratamento revitalizante que estimula a presença da água na pele é a novidade da Payot. São três conjuntos, formados por loção tônica e emulsão, pertencentes à linha Institut Esthéticienne, direcionados para tratamentos que previnem o envelhecimento cutâneo, resgatando a beleza e a vitalidade da pele. Os três conjuntos da linha Institut Payot atendem às diferentes necessidades de tratamento cutâneo, podendo ser aplicados para procedimentos revitalizantes, remineralizantes ou biodinamizadores. SAC Payot (0800 164711).

gar interessante para para curtir a dois. Há 80 metros do nível do mar e bem próximo da Vila - centro turístico da ilha - seu serviço é pontual, discreto e muito atencioso, já a partir da recepção com um delicioso drink de boas-vindas. Em 2010 o hotel foi remodelado em sua arquitetura e ganhou feng-shui em sua decoração, ao mesmo tempo sofisticada e descontraída, que inclui belas obras de arte em seus vários ambientes de lazer, wireless & free internet, piano-bar, academia de ginástica e sala de massagens, belvedere e piscina. O hotel reúne 6 charmosos apartamentos de luxo e 3 suítes, todos voltados para a bela paisagem do canal de São Sebastião. Cada um oferece um diferencial, a exemplo: piscina exclusiva, hidro na varanda ou rede. Todas possuem cama king-size, tv LCD e sky system, ar condicionado split, lençóis de

Piscina da Maison Joly

percal branco, deliciosas toalhas felpudas, secador de cabelos modelo profissional e também disponibiliza vários tipos de travesseiros, tudo para um perfeito relax. O excelente e especial breakfast continental, está incluso na diária, servido até as 12 horas no restaurante, tendo ao fundo o canto de

pássaros tropicais e soft music. Para saber sobre pacotes e conhecer o Hotel Maison Joly acesse www.maisonjoly. com.br - Skype Hotel Maison Joly - Facebook Hotel Maison Joly - Twitter hotelmaisonjoly ou entre em contato pelo telefone (12) 3896.1201 e 3896.2364 em Ilhabela.

HOTEL MAISON JOLY Endereços: Entrada por duas ruas: Rua Antonio Lisboa Alves, 278 - Ilhabela-São Paulo Rua Anibal Teles Correia 272 - Ilhabela

cmyk


cmyk jornal da

Mulher

4 CIRCULANDO

Denise Ragazzo MTB 54.541

FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

12ª Decor Interior de Americana, uma exposição luxuosa e real

[FOTOS: DENISE RAGAZZO | DIVULGAÇÃO | FOTÓGRAFO JEFERSON LIMA]

12ª Decor Interior de Americana Teve início em 26 de janeiro e pode ser visitada até 06 de março. Aberta de terça-feira a domingo, das 14h às 22h. O ingresso custa R$ 22,00 e dá direito a visitar as duas casas quantas vezes desejar, durante os 40 dias da mostra. Para participar dos workshops, o valor é de R$ 15,00, com degustação, de acordo com a agenda semanal. Casa 1: Rua Michelangelo Buonarrotti, 427 Residencial Nardini Uma das maiores exposições do ramo no interior do estado se diferencia por ser realizada em uma residência, onde tudo é de “verdade” e permanecerá depois da mostra. Tendências e lançamentos de arquitetura, decoração, design, paisagismo e gastronomia, fazem parte da 12ª edição da Decor Interior de Americana [SP], que acontece até 06 de março. A mostra tem projetos de mais de 60 profissionais da região, palestras com a personal stylist Fernanda Milito, e workshops do chef e sommelier Everaldo Molina Gil, do Instituto Gastronômico [IGA]. Na edição 2010/2011 da Decor Interior, o diferencial está nas duas casas que dividem o mesmo terreno, totalizando cerca de dois mil metros quadrados, com a participação de 316 profissionais, ao todo. As casas foram projetadas pelo engenheiro civil Pedro Camargo, a primeira, idealizada para um casal e dois filhos. Já a segunda, com entrada independente, inova com projetos baseados na acessibilidade, o que garante um ambiente seguro para um casal de idosos e um filho com necessidades especiais. Com investimento de aproximadamente cinco milhões de reais, a 12ª edição da Decor Interior de Americana, tem patrocínio de 19 empresas nacionais e estrangeiras, entre elas, a marca espanhola Roca Cerâmica, presente em 80 países e a brasileira Kitchens, de armários planejados. A Terraço Móveis de Limeira também está presente, embelezando os ambientes da mostra.

Casa 2: Rua Leonardo da Vinci, 400 Residencial Nardini [Ao lado do Jardim Botânico, próximo ao Fórum e Avenida Brasil] Informações |19| 3406.6074 | www.decorinterior.com.br

Os tios José Mauro Fiorotto e Linda Maria Fiorotto com a sobrinha Beatriz Isa Fiorotto

O designer de interiores Gustavo Bodini no espaço suíte da menina + closet + sala de maquiagem + banho, com a dona do quarto Beatriz Isa Fiorotto

Gisele Mesquita com Luis Eduardo Mesquita, da agência NMCOM e a advogada CTB: Renata Batistella Mesquita

A designer de interiores Claudia de Toledo [Piracicaba], Elza Silva da Terraço Móveis e Enyd Lenita Mancino Edmir Kühl [Classic Hall] com Rosana Lopes e Gedson Moraes [Vinhos Finos Reserva da Cantina Michele Carraro]

Na abertura da mostra Marcia Castelo Forti, da Marmoraria Pedraforti

Fernando Santini e Elza Silva [Terraço Móveis], Michele Buck e Diogi Fernando

Esta colunista social Denise Ragazzo no orquidário que reúne várias espécies raras em orquídeas

cmyk


cmyk jornal da

Mulher

CIRCULANDO 5 Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira [FOTOS: DENISE RAGAZZO | DIVULGAÇÃO | FOTÓGRAFO JEFERSON LIMA]

Escolha Terraço Móveis: Sua Casa Merece! A Terraço Móveis é uma empresa criada em Limeira e que atua há 06 anos no ramo de móveis de alumínio com fibra sintética. Com fabricação própria e inovando sempre, a Terraço Móveis traz as tendências da moda em móveis produzidos em fibras sintéticas e alumínio que resistem ao sol e a chuva. Sinônimo de naturalidade, conforto e consciência ecológica, a Terraço Móveis utiliza matérias primas provenientes da n atureza que após tratamento especial, passam por hábeis artesãos e se transformam em verdadeiras obras de arte. Sempre inovando, mas sem se esquecer de acompanhar as tendências, conta com profissionais altamente qualificados com anos de experiência, utilizando fibras sintéticas com certificação e alta tecnologia, além das fibras envelhecidas naturalmente, desenvolvendo linhas de fibras misturadas e outros materiais nobres, como madeira, vidro e alumínio. Utilizando esses materiais despojados, os móveis levam design moderno e leve aos ambientes, sejam eles abertos ou fechados. Por isso, quem gosta de exclusividade e conforto são desenvolvidos projetos únicos, específicos para cada ambiente. As almofadas são confeccionadas com ‘tecidos acquablock’, que repelem a água, dando muito mais resistência ao seu móvel. Com lojas em Limeira, Rio Claro e Campinas a Terraço Móveis, também coloca à sua disposição os mais diferenciados móveis entalhados em madeira de demolição, além de mesas com tampos de mosaico resinado, mármore e granito ou em vidros coloridos. Produzindo toda linha de móveis para casa, jardim e piscina. Os móveis podem ser feitos sob medida para cada caso e entregues em todo o Brasil, por se tratar de uma loja com móveis diretamente da fábrica. A Terraço Móveis planeja e fabrica os móveis que melhor se encaixam ao seu ambiente! Parabéns aos proprietários da Terraço Móveis: Elza Silva e Fernando Santini por continuarem seguindo essa linha de fabricação em móveis de altíssima qualidade! Nas fotos: Elza Silva + o casal Fernando Santini e Elza Silva da Terraço Móveis + o dono da casa Edgard Fiorotto e Elza Silva.

“Seu Espaço... Seu Estilo!!! Transforme sua casa e seus momentos de lazer em momentos únicos!” Limeira |19| 3497.3057 Rua Alferes Franco, 764 | Centro Rio Claro |19| 3023.3303 Av. Rio Claro, 1231 | Em breve em novo endereço!| Campinas |19| 3039.6065 Rua Lázaro Marchetti, 67 sala 02 Zurich Cial | terracomoveis@hotmail.com www.terracomoveis.com.br

FOTOS: DENISE RAGAZZO

Varanda Suíte do Casal & Fachada & Paisagismo A Suíte do Casal foi criação da arquiteta Michelle Olivatto. Na varanda da suíte do casal foi colocada uma ‘ostra’ com tecimento em fibra vazada argila de 1,50m de diâmetro com almofadas decorativas em tecido acquablock estampadas com samambaias intercalando grafismos, confeccionadas por artesãs, assinada por Terraço Móveis, que integra o ambiente e convida para uma breve leitura ou mesmo para o descanso, com vista para o jardim com paisagismo diferenciado, destacando a harmonia e o conforto integrados com o verde. A dupla Silmara e Pedro Camargo responsável pela fachada e paisagismo, criou projeto contemporâneo e moderno, com direito a lago e piscina. Respeitando os gostos e os hobbies da família, a dupla utilizou nos jardins, ambiente tropical chique, com palmeiras rabo de raposas e fonte que funciona como bebedouro de pássaros, além das árvores frutíferas no pomar contornados por duas espreguiçadeiras Amsterdam com tecimento vazado argila em fibra sintética e alumínio by Terraço Móveis que por sua leveza, podem ser levadas para qualquer outro canto da casa. Ouro ponto de destaque é o orquidário que reúne as mais belas espécies de orquídeas e aos pés de uma ravenalla gigante uma planta herbácea de tronco alto, adornada pela poltrona mini ostra com pufe meia lua, fibra fechada branca e tecido do assento e das almofadas decorativas em acquablock by Terraço Móveis trazem o conforto necessário para um momento de pausa e relax...

Área de Lazer & Espaço Gourmet As designers Claudia Mancino, Claudia Toledo e Elen de Nadai Nunes elaboraram o espaço gourmet da Casa 2 para acomodar os convidados com conforto e sofisticação, criando ambiente contemporâneo, apostando no contraste das cores, texturas e na mistura de materiais. Há área para jogos de cartas com poltronas em estilo e mesa baixa, confeccionadas em fibra sintética com almofadas em tecido acquablock estampado com detalhes em folhas, orquídeas e bromélias. Uma mesa ampla em mosaico com resina e iluminação diferenciada e cadeiras super confortáveis em fibra sintética com as tramas vazadas. Nas bancadas as banquetas com pés altos em fibra sintética, fazem a integração entre a churrasqueira e o balcão, mais uma criação da Terraço Móveis. Nas fotos: Elza Silva da Terraço Móveis com as designers Claudia Mancino de Sumaré e Claudia de Toledo de Piracicaba.

cmyk


cmyk jornal da

Mulher

6 CIRCULANDO Denise Ragazzo

Gediel Berbet e a filha Sara com o aniversariante Marcelo Lordello, Susie Berbet e a filha Suzane

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Em família: Tarcisio e Rosa Lordello, Renan, o aniversariante Marcelo Lordello, Rafaela e Zilma Ferreira Lordello

O aniversariante Marcelo Lordello de Aguiar

Aniversário

Ângela Bonamim, Elisa e Cristiano Bonamim e o filho Lucas, o aniversariante Marcelo Lordello, Vanessa Bonamim e Julia

Tarcisio Lordello e o filho Marcelo Lordello

O aniversariante Marcelo Lordello com Yasmin Bagnoli

Zislany, Santina, Zilda, o aniversariante Marcelo Lordello, Zenilda e Nathalia

Antonia Medeiros e os filhos Angélica e André com o aniversariante Marcello Lordello e Walter Medeiros

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Rosa Lordello e as primas Helena e Rafaela Lordello com o aniversariante Marcelo Lordello, Tarcisio Lordello e o primo Renato Lordello

O empresário Marcello Lordello, da sorveteria Lordello, comemorou aniversário em 25 de janeiro e reuniu familiares e amigos em sua residência, para festejar a especial data. O maravilhoso bolo e os deliciosos docinhos, foram confeccionados pela mãe do aniversariante: Rosa Lordello, que é uma quituteira de mão cheia. Ainda desfilaram pela festa salgados finos by Mamma Merinda buffet, além de vinhos frizantes e bebidas diversificadas e não poderia faltar a torta de sorvete de pistache com mousse de chocolate, um lançamento muito saboroso desse verão, da sorveteria Lordello. Desejamos ao aniversariante Marcello Lordello muitos anos de vida com luz e sabedoria. Saúde!

Navegando Os passageiros: Ângelo Marrafon, Neyde Oliveira Marrafon, Gustavo Marrafon Ceolato, Carlos Luis Mendes, Cristina de Assis Mendes e Murilo de Assis Mendes, a bordo do navio Grand Mistral + Gustavo Pereira Fonseca, Maria Teresa Fronza Pereira, Giane Teresinha Pereira Fonseca, Felipe Pereira Fonseca, Crislaine de França Santos, Maria Fátima de França Santos e Gabriel Pereira Fonseca e Maria Teresa Fronza Pereira, Giane Teresinha Pereira Fonseca, Gabriel Pereira Fonseca, Felipe Pereira Fonseca, Crislaine de França dos Santos, Maria Fátima de França dos Santos e Gustavo Pereira Fonseca, em roteiro no espetacular navio MSC Orchestra + Émerson Godoi e Silvana Ensinas Silva Godoi embarcaram no navio MSC Ópera. Todos esses passageiros foram supervisionados pela competente equipe da agência Sergio’s Turismo, a pioneira de Limeira!

cmyk

Show Ivete Sangalo gravou em Salvador, no dia 31/janeiro, a nova campanha da linha de coloração Garnier Nutrisse. A locação escolhida foi a praia de Jardim de Alah. Na foto a deusa Ivete com a top model limeirense Julia Dias [a terceira na foto], descoberta por Erika Ferreira e agenciada em Limeira city pela The Agency One e na capital paulista pela agência Oca Models. Com mais de 5 milhões de CDs e DVDs vendidos no Brasil e no exterior, a cantora Ivete Sangalo realiza apresentação hoje, dia 6 de fevereiro, no Riocentro, para um público de 25 mil pessoas. A artista traz para a cidade maravilhosa músicas conhecidas do público como “Festa”, “Cadê Dalila”, “Poeira”, “A Galera” e “Na Base do Beijo”. Quem acompanha a cantora é a Banda do Bem. No encerramento, o público confere o show do Grupo Pixote. O ingresso pode ser obtido na troca de duas embalagens de Garnier Nutrisse, que ainda dão direito a uma camiseta exclusiva. Acesse: www.nutrisse.com.br/carnaval Ingressos: troque duas embalagens de Garnier Nutrisse por 01 [um] ingresso e 01 [uma] camiseta para o evento. Não é necessário pagar nenhum valor adicional. Duração: a promoção vale até a data do show ou enquanto durarem os ingressos. Ivete Sangalo e Grupo Pixote no Riocentro: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca. Abertura dos portões: 16h. Censura: 18 anos. É necessário levar ingresso, camiseta e RG.


jornal da

Mulher

CIRCULANDO 7

Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES... “ vitória dos que lutam

A é , dos que agem, dos que “saem do porto”. A vitória é dos que se arriscam para alcançar

o alto da montanha

” #Parabéns para Zélia De Marqui Citelli que comemorou aniversário em 02/fevereiro.

#Superaniversários: 20 de fevereiro, às 14h30, comemorando os aniversários de uma galera superanimada na Chácara Jacyra, com show da banda Pagode Vip. Ingressos: 25 reais [mocinhos] e 20 reais [mocinhas]. Bebidas inclusas: água, refrigerante e cerveja. Barracas de comidas à parte. Renda revertida para a ALPA. Confirmações com Kiko Senra Soares.

#Felicidades: 06/fevereiro: Dê Favil, Deborah Quintal, Jéssica Stahl, Andreza Leite, Fabio Candido Martins, Carmen Silvia Saura Schimidt, Margarete Meneghin, Marcela Van de Velde, Viviane Mendonça, Jairo Figueiredo, Leo Arantes Lazzerini, Guilherme Ottani. Parabéns! #Feliz aniversário: 07/fevereiro: Alexandre Bragotto, Giovanna Rossetti, Ademilson Barbosa dos Santos, Camila Jordão, Aline Patini, Andréia Florense, Adriana Scandolara Puzzi, Mariza Botião, Mariele Parronchi, Lucas Ramos, Tiago Assis, Silvana Canal, Maria Carolina Maligeri, Graziela Bardini; 08/fevereiro: Luceli Graf Battistella, Ericson de Abreu, Vinicius Leite, Paula Cabrini, Ulisses Schimidt Losz; 09/fevereiro: Marcos Francisco Camargo, Andreza Martins, Vivian Mascarin, Dani Iassa Gallo, Soraya Lucato, Danilo Etechebere, Maria Fernanda Soares, Nabyla Moura Giacopini, Simone Vaz. Tudo de Bom!!! #Aniversariantes: 10/fevereiro: Wagner Morente, Andrés Camargo, Ana Paula Massari, Camila B. Marangon, Bárbara Fabris, Daniel campos, Mariana Degan, Felipe Ferrari, Maria Alice Cortez Mofatto, Paulo Henrique Assumpção, Lucas Dalfré, Denise Arcaro; 11/fevereiro: Mirella Martine Jacob, Clarissa Kiste, Beatrice Araújo Ferrari, Marilia baeninger, Fernando Carvalho, Igor Marques Gil, Monika Fabbrini, Vitor Calice, Susana Agra, Tica Moraes, Tatiane Martins Barreto, Renato Vidotti, Adriana Daibes; 12/fevereiro: Ticiana Neves, Amanda Polatto, Heloisa Bueno Real, Bárbara Pelisson, Daniela Barbosa, Claudia Helena Ferreira, David Dallaqua, Carolina Pontes, Bianca Feola, Márcia Lidman, o jornalista Fernando Sanches, Gabrielle Correa, Fernando Monteiro, Paula Scaraviello Trento, Renata Menconi Gomes, Adriano Gullo. Felicidades! #Palestra gratuita, hoje, 06/fevereiro, “Destino Claro, Firmeza nos Passos”, na Brahma Kumaris |19| 3451.8191Rua Deputado Otávio Lopes - 291- Centro.

#Rotary Clube de Limeira Morro Azul, realiza em 12/ fevereiro, sábado às 10h30 no Parque Ecológico do Jardim Aeroporto “Leitura no Parque”: com roda de contação de histórias e empréstimo de livros, eles necessitam para esse evento de doações de livros: literatura infantil, infanto-juvenil e adulta. Doações: 9754-5600[Josiane] ou 9717-6960/9377-9837 [Karinelle]. Disponibilidade para retirar as doações. #Curso introdutório de Raja Yoga para conhecer e desenvolver a prática da meditação Raja Yoga. Curso Extensivo 3ª e 5ª feiras, início em 15/março das 19h30 às 21h .Duração: 4 semanas. Informações |19| 34518191 | limeira@br.bkwsu.org |. #Studio Corpo e Arte mantém o compromisso de levar a dança clássica e a cultura para a população limeirense. Há 20 anos sob o comando da bailarina Soraia Cintra convida para a “Dança Solta”, onde a regra é não ter regra. Studio Corpo & Arte |19| 3495.3342 ou 9236.9255-Rua Marcelo Camargo, 35-Cidade Jardim [atrás da TV Jornal]. #Paloma Asbahr [19 anos], estudante de Moda na capital, esteve à convite no lounge da Melissa na SPFW, ela comemora aniversário em 12 de fevereiro, e é neta da nossa querida psicóloga Maria Rita Lemos. Felicidades! #Festa do Milho Verde de Cordeirópolis na Paróquia de Nossa Senhora da Assumpção no bairro de Cascalho, será dias 12 e 13 de fevereiro, no salão paroquial, com todos os pratos derivados do milho verde + música ao vivo. Paróquia de Nossa Senhora da Assunção |19| 35462440 | www.cascalho.net | #Senac Limeira as inscrições abertas para o Programa Aprendizagem: gestão e negócios, com início em 8/fevereiro. Vagas devem ser preenchidas por jovens aprendizes encaminhados pelas empresas de comércio de bens, serviços e turismo da cidade e região.

EXPRESS... ...Haras Bella Vista nos convidando para a inauguração dia 15/fevereiro, em São Pedro. ...Luis Eduardo Fernandes e a jornalista Marielle Jacon integrando a nova equipe de reportagens na Rede Família...Sucesso! ...Após formada em gastronomia, Roberta Guimarães Battistella pretende se aperfeiçoar em Paris, na famosa escola “Le Cordon Blue”... ...Noite Italiana terá show com Tony Angeli cantando em 04 de junho no Ítalo Clube presidido pelo querido médico dr. Borelli. ...Em 2011 é comemorado 125 anos da criação do carro, no Brasil, a última novidade será o lançamento do carro elétrico, como meio alternativo nos transportes... ...100% Vídeo comemorando 25 anos com a promoção: locando filmes de 3ª feira a domingo, a sua locação na 2ª feira é gratuita... Aproveitem... ...Estive participando do workshop 2ª Decor Gourmet na 12ª Decor Interior de Americana, ministrado pelo chef de alta gastronomia e sommelier Everaldo Molina Gil do Instituto Gastronômico Campinas – IGA. ...Hong Kong, na China, é extremamente moderna e no bairro Discovery Bay você vai se sentir na maior tranquilidade, com praia de 400 m e marina com muitos barcos que servem até de residências para muitas famílias viverem... ...Termina hoje, a 10ª Jornada de Colunismo Social no Serrano Resort Convenções e Spa na belíssima cidade de Gramado, presidida pelo colunista social Laney Langaro da Associação de Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul. ...Bianca Feola festeja niver com festança sertaneja no H1 entre muitos amigos e familiares queridos. Parabéns! ...A Teka... Stephanie Dettmer D. M. Vienna, filha do advogado dr. Icaro Martin Vienna Dettmer foi aprovada no exame da OAB em primeiríssima tentativa. A ‘mamys’ Simone e familiares estão mais do que felizes. Parabéns! ...Marcio Assumpção, do Instituto de Yogaterapia, acabou de chegar da Índia onde esteve comandando um grupo de 11 alunos experimentando a cultura e espiritualidade daquele país.


jornal da

Mulher

8 VARIEDADES

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

ARQUITETURA E DECORAÇÃO

MELHOR IDADE UM ABRAÇO CARINHOSO Para a amiga dra. Romilda Salibe. MENSAGEM Cada um dá o que tem; a aranha dá peçonha, a abelha dá o mel. SEGREDINHO Os bifes deverão ser fritos um a um, para que não soltem água, pois se isso acontecer, eles ficarão rijos e cozidos. REFLEXÃO Acate com respeito todas as religiões. Cada pessoa tem o direito de escolher o caminho que prefere. Respeite a liberdade de crença dos outros, tanto quanto aprecia que respeitem a sua. RIA... QUE FAZ BEM David seguia estritamente as regras dietéticas judaicas. Mas um dia, foi a um restaurante sozinho e viu porco assado no cardápio. Eu gostaria de provar isso só uma vez na vida, pensou ele, e fez o pedido. Trouxeram o porco para a mesa, com uma maçã na boca. David ergueu a cabeça e reparou que tinha um membro de sua sinagoga observando a cena com reprovação. - E agora? Pedi uma maçã assada e veja lá como eles serviram, disse David, com ar inocente. COMPORTAMENTO Nos dias de hoje ninguém é obrigado a usar preto em velório. Mas deve-se evitar vermelho, estampas gritantes, decotes e perfume em excesso. Afinal, é um momento respeitoso, e não uma festa. Se os familiares estão chorando em torno do caixão, deixa-se para cumprimentá-los depois ou assina-se o livro de presença. O que se deve dizer numa hora dessas? “Meus sentimentos”. Também pode-se falar “uma pena o que aconteceu”. RESPONDA 1) O que é saga? 2) Que nome se dá às obras que ornam a capela Sistina? 3) Na mitologia grega, qual era o deus de grande beleza? 4) O que é iogurte? 5) O que é rábula? NECESSIDADE DE INTRIGA Demonstra um traço indesejável nas pessoas, indicativo de uma atitude socialmente condenável. Quem quer saber demais da vida alheia, indagando direta ou indiretamente, fazendo interrogatórios indiscretos, acaba por tornar-se impopular e malvisto.

E o destino desfolhou (Valsa) Para Vilma Francischeti Marino, com carinho, pela data 06/02 Para Liz Diniz Pacheco, com carinho, pela data 09/02 Para Maria Terezinha Di Sessa, com carinho, pela data 09/02

O nosso amor traduzia, Felicidade e afeição, Suprema glória que um dia Tive ao alcance da mão... Mas veio um dia o ciúme E o nosso amor se acabou, Deixando em tudo o queixume Da saudade que ficou. Eu te vi... a chorar Vi teu pranto em segredo correr, E parti... a cantar Sem pensar que doía esquecer. Mas depois, veio a dor Sofro tanto esta valsa não diz? Meu amor de nós dois Eu não sei qual é o mais infeliz. Os nossos olhos choraram, O nosso idílio morreu, Os nossos lábios secaram Porque a renúncia doeu. Desfeito o ninho, a saudade Humilde e quieta ficou, Mostrando a felicidade Que o destino desfolhou... RECADO Vivemos numa época de insegurança, de medo do amanhã. Violência, sequestro, doenças, são realidades que nos assustam e a consequência disso é: depressão. A pessoa, assustada, se isola, evita contatos, foge da multidão. É preciso inverter essa situação, pois o que tem que ser, será. Devemos comer, beber, dormir, nos distrair sem nos omitirmos de nossas obrigações; amar e ajudar o próximo, material e moralmente, ter um procedimento digno e aparar nossas arestas para viver bem com a família, parentes, amigos e empregados. Tenham um bom domingo, indo na praça ouvir a banda. FILMES LEGENDADOS Idosos que não saem quase de casa, se distraem vendo filmes na televisão. Mas como geralmente têm problemas de visão e audição, o ideal

seria que os filmes fossem legendados. A 3.ª idade agradeceria. RESPOSTAS 1) Narrativa lendária típica da Escandinávia. 2) Afrescos. 3) Adônis. 4) Laticínio mais nutritivo que o leite. 5) Advogado de pouca cultura e geralmente trapaceiro.

Augusta M. Galzerano

Banheiras: escolha a ideal Desde um banheiro pequeno, até uma sala de banho, é preciso ter ideia do espaço que poderá utilizar para escolher sua banheira. Cabe a disponibilidade de espaços disponíveis e a relação custobenefício envolvidos na obra Para momentos de estresse, não há nada mais relaxante do que um delicioso banho de banheira. Mas antes de poder desfrutar, é necessário planejamento. Existe uma série de aspectos que deverão ser levados em conta no momento de escolher uma banheira: • De nada adianta escolher uma banheira, se não há espaço suficiente para ela. Analise o espaço disponível e o tamanho da banheira que poderá comprar. Meça o banheiro e nunca compre uma banheira que fique muito justa. O ideal, esteticamente, é que haja um espaço de pelo menos 10cm ao redor da banheira, que será revestido com um acabamento (o mais comum é pedra). • Verifique em que posição vai ficar o lado da cabeça para comprar a banheira com o motor do lado certo, ou seja, do lado que há acesso para manutenção. Eu sugiro que você escolha o lado em que a visão seja a mais bonita do banheiro. • Já que você vai ter um canto de relax no banheiro, a iluminação deve ser suave e gostosa. Utilize forros de gesso com iluminação embutida e cromoterapia. • Design: a anatomia da banheira é fundamental para seu conforto. O ideal é experimentar a banheira vazia para sentir se é cômoda. • Cor: o ideal é escolher a cor branca, mas é preciso verificar se o tom é o mesmo dos demais componentes para não comprometer a decoração.

• Segurança: é importante verificar se a banheira escolhida foi submetida a testes estabelecidos por normas internacionais. Isso significa que jatos, drenos e componentes elétricos devem ser projetados de maneira a impedir acidentes. O piso deve ser antiderrapante e o acionador tem de ser pneumático para evitar choques. • Ruídos: observe os decibéis ligando e desligando o sistema de hidromassagem; uma banheira barulhenta é sinônimo de desconforto. • Higiene: é preciso ter bomba autodrenante, que garante a eliminação total da água do banho anterior, para não contaminar o seguinte. • Opcionais: ou essenciais, como aquecedor, jatos de hidromassagem e opções de cromoterapia. Escolha realmente os que serão usados. • A melhor dica: instale a banheira com mão de obra especializada, de preferência autorizada da marca da banheira, para ter garantia também da instalação. As banheiras não são privilégio apenas para quem tem um banheiro espaçoso. Mesmo nos compactos, é possível instalar uma banheira.

deseja ter uma banheira e não pretende fazer uma reforma gigantesca, o ideal são as banheiras vitorianas e contemporâneas, que seguem o conceito de banheiras free-standing: são aquelas que não são embutidas, ficam apoiadas no piso, mais práticas de ser instaladas. • De canto: Por aproveitar a medida da diagonal, são espaçosas internamente. Pode ser oval ou triangular; ela ocupa a quina, ou o encontro de duas paredes. • Redonda: Pode ser adaptada no meio do banheiro. Ela ainda pode ser instalada em uma base quadrada, para assim conseguir se adaptar em uma ou duas paredes. É usada em banheiros com bastante espaço interno. • Retangular: É um dos formatos mais simples e fáceis de serem adaptados, ideal para banheiros de tamanho reduzido.

CONFIRA AS OPÇÕES • Embutidas: são os modelos mais populares. A banheira fica embutida e pode ser projetada no mesmo espaço do chuveiro, com o box acoplado. Pode ser revestida com pedras de mármore, decks de madeira ou porcelanato. • Free-standing: Para quem

JULIANA FIOR THOMAZ

Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


jornal da

Mulher

SAÚDE 9 e artigos

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

MAIS SAÚDE

FALANDO EM SAÚDE

Endometriose: a doença da mulher moderna

Engolir

Cólicas fortes e dores na relação sexual são indícios de que é hora de procurar um médico A modernidade trouxe independência para as mulheres. Com ela, tecnologias e comodidades nunca pensadas, um ritmo acelerado de viver e, consequentemente, doenças até então raras. A endometriose é um deles. Sem causa definida, uma das teorias mais aceitas, segundo o diretor do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da USP e membro da Associação de Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), dr. Maurício Simões Abrão, é a menstruação retrógrada. “Ela ocorre quando a mulher menstrua e reflui um pouco de sangue menstrual pelas tubas uterinas. Esse sangue menstrual pode se implantar na cavidade abdominal, resultando em endometriose”, explica. Acredita-se que os fatores imunológicos estão diretamente relacionados ao processo, funcionando como um gatilho para o desenvolvimento da doença. Questões genéticas, como alterações de alguns cromossomos, também podem estar associadas ao desenvolvimento da doença. Uma questão relevante é o estresse, alerta o especialista. “A mulher moderna menstrua mais, cerca de 400 vezes durante a vida, contra 40 vezes no século passado. Relacionando este fato à menstruação retrógrada e ao sistema imunológico debilitado por conta do estresse, o resultado é o aumento de casos de endometriose”. SINTOMAS E DIAGNÓSTICO Os principais sintomas relacionados com a doença são cólicas menstruais severas ou até mesmo incapacitantes, que não melhoram com remédio; dor na relação sexual; diarréia; sangramento para evacuar ou urinar e dificuldade para engravidar. “É também uma das principais causas de infertilidade, o que configura um real problema de saúde pública”, afirma o dr. Maurício. A confirmação da doença é feita pela laparoscopia, um procedimento cirúrgico pouco invasivo. Hoje, o Brasil é pioneiro em métodos não invasivos para o diagnóstico deste mal. TRATAMENTOS Existem alguns tipos de tratamento para a endometriose, realizados na maioria das vezes por laparoscopia, pílulas anticoncepcionais ou outras formas de contraceptivos hormonais, ou ainda associando a forma cirúrgica ao tratamento clínico. “No caso de paciente infértil, além de tratar a doença pode ser necessário um tratamento específico para a infertilidade”, destaca o especialista. AVANÇOS E NOVAS TECNOLOGIAS Estudos sobre o tema ainda vem sendo feitos, tanto no âmbito da imunidade quanto da genética, e podem originar novas formas de tratamento e tecnologias de diagnóstico menos invasivas. Para o dr. Maurício, o principal avanço já está acontecendo: a conscientização progressiva de médicos e pacientes em buscar diagnóstico e tratamento mais rápido. “Ao longo dos anos, estes avanços têm melhorado a qualidade de vida da mulher não apenas do ponto de vista da dor, mas também na questão da infertilidade. Acima de tudo, tratar da endometriose é tratar da mulher”.

Espaço Médico Diretora da Aliança de Controle do Tabagismo integra a rede Ashoka A diretora-executiva da Aliança de Controle do Tabagismo - ACT, Paula Johns, foi selecionada para a Rede Ashoka, uma associação global de empreendedores sociais, em reconhecimento à sua visão, seu compromisso e suas soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios da sociedade. Um dos objetivos institucionais da Ashoka é construir e sustentar uma forte rede de empreendedores sociais em todo o mundo, baseada em respeito mútuo por meio do qual os membros possam apoiar uns aos outros. A ACT é uma organização não-governamental voltada à promoção de ações para a diminuição do impacto sanitário, social, ambiental e econômico gerado pela produção, consumo e exposição à fumaça do tabaco. É composta por representantes da sociedade civil comprometidos com o controle da epidemia tabagística.

GINA Brasil tem sua primeira reunião oficial no país Em 18 e 19 de fevereiro acontece a primeira reunião oficial da GINA Brasil, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. O Seminário “Controlar a ASMA, reduzir hospitalizações e mortes!” será realizado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e contará com recursos humanos e materiais do Grupo de Pesquisa sobre Asma da instituição. Os principais intuitos são reunir pesquisadores e profissionais brasileiros com mais experiência no controle da asma no SUS; sensibilizar gestores dos três níveis do SUS para observar relatos das experiências nacionais e debater a melhor estratégia de intervenção para o controle da asma no plano nacional, além de discutir a constituição de uma rede nacional de pesquisa em asma priorizando a avaliação da situação atual do controle e sua vigilância subsequente. A Gina Brasil integra a ONG internacional que faz parte da Aliança Global contra Doenças Respiratórias Crônicas (GARD).

Coluna Mais Saúde Perguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para acontece@acontecenoticias.com.br ou para o endereço: rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000 *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

jornal da

Mulher EXPEDIENTE

Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 Fale com a redação: 3404-3700. e-mail: fabiana@gazetadelimeira.com.br Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

É tão fácil engolir, que valeria a pena falar sobre isso? Não estou falando em engolir sapo – muitos de nós já engolimos até sapo barbudo. Estamos falando da deglutição de alimentos sólidos e líquidos, que envolvem a boca, a laringe e o estômago. A gente faz isso dia e noite, acordado ou dormindo, sem geralmente prestar atenção e saber o seu mecanismo. Para ingerir, consumir, tragar, sorver, beber, tem que engolir, que deglutir. Imagine – você pode até fazer um desenho - uma parede de perfil por onde passam dois tubos, um acima e outro abaixo, que caminham da direita para a esquerda por dentro do cômodo, por certa distância. O de cima, o tubo 1, serve para entrada e saída de ar. O de baixo, o 2, um pouco mais curto, serve para entrada de alimento (a não ser no vômito, quando serve para sair) e passagem de ar nos dois sentidos. Esses canais se juntam ao 3, que desce por um curto trajeto, desembocando em outros dois. O da esquerda, número 4, para a passagem de ar, e o da direita, número 5, para descida de alimentos. Então, o tubo 3

tem utilidade comum para ar e alimento. Nessa descrição você está visualizando o esquema em perfil do nariz, da boca, da laringe, da faringe e do esôfago. Os caminhos do nariz (1) e da boca (2) desembocam na faringe (3). Olhe lá no fundo de uma boca aberta e verá a faringe. É a faringe oral. Tem a nasal, acima, mais difícil de ver. Lembremos que a faringe serve tanto para a respiração como para a alimentação – um de cada vez, senão o alimento entra na laringe (4) e vai para os pulmões, com aquele engasgo. Uma válvula mais ou menos triangular – a epiglote - que vai e vem, se fecha no momento da deglutição e impede o alimento de entrar na faringe (4). A faringe serve para a respiração e começa no fim da laringe, pela glote, e desemboca na traqueia, sendo considerada também um órgão da fala, onde estão as cordas vocais. O povão chama a glote de goto. Se não fosse a epiglote se fechar quando se engole a comida e a bebida, elas iriam para os pulmões, com sufoco e tosse, em vez de descer para o esôfago e o estômago: - entrou no goto. É curioso. A traqueia fica

na frente do esôfago e o nariz fica por cima da boca; o ar passa por cima, pelas narinas, circula na parte posterior da faringe, tem que cruzá-la, ir para frente, e descer pela laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Na saída faz o caminho inverso. Se o nariz ficasse abaixo da boca, no queixo, por exemplo, e fosse direto para a laringe, bastaria o ar descer e entrar na laringe a caminho dos pulmões, sem cruzar o caminho do alimento. Talvez desse até para engolir e respirar ou falar, ao mesmo tempo. Mas não fui eu que fiz o projeto. Fale com o responsável. Você engole milhões de vezes e acha isso complicado? Tenha dó. Engolir, enfim, significa passar algo da boca para o estômago. Na boca a língua e as bochechas, órgãos musculares, empurram o alimento para os dentes mastigarem. Também não notou isso? Depois a língua faz pressão no céu da boca e o bolo alimentar inicia sua descida ao estomago. Se for líquido, a língua toma a forma de uma goteira para ele descer. Nesse momento todas as atividades respiratórias cessam. O palato mole – no fim do céu da boca

– se contrai para o alimento não subir para o nariz. A epiglote se fecha e a substância vai ao esôfago. O esôfago é um tubo muscular com 25 a 30 centímetros, que liga a faringe ao estômago. Por meio de movimentos musculares fora de nosso comando, o esôfago empurra o que veio da boca para o estômago: são os movimentos peristálticos. A coisa cai no estômago e glug, acabou a engolida. Fácil engolir, não? Sendo assim, não precisa saber dessas coisas.

DR. JAIR TADEU G. DE OLIVEIRA MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA Consultório: Praça Luciano Esteves, 216 - s. 26 F. 3451-1844 drjairtadeu@gmail.com

VIDE BULA Meditação pode prevenir depressão e estresse Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que a prática da meditação plena provoca aumento da concentração de massa cinzenta. A constatação é animadora, pois pode ajudar na prevenção de doenças como a depressão e o estresse pós-traumático, diretamente ligadas à redução da massa no cérebro. Além desses problemas, a meditação feita sem muitas instruções de um professor ou canto de mantras, mas focada em exercícios respiratórios e na concentração, melhora também os sintomas de esclerose múltipla. De acordo com os pesquisadores, o estudo foi feito com 16 adultos que nunca tinham praticado a meditação plena. Exames de resso-

nância magnética foram feitos antes e depois das práticas, e revelaram maior concentração da massa cinzenta ao final de oito semanas de meditação nas regiões do córtex cingulado posterior,

na junção temporoparietal, no hipocampo esquerdo e no cerebelo. Todos os envolvidos tinham de 25 a 55 anos. Eles fizeram encontros semanais de duas horas e meia e fo-

ram instruídos a fazer outros 45 minutos de exercícios diários, além de praticar os ensinamentos em atividades do dia a dia, como tomar banho, andar e comer. Fonte: “Neurology”


cmyk jornal da

Mulher

10 VAMOS ÀS COMPRAS

Limeira, domingo, 6 de fevereiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Tal mãe tal filha A coleção de inverno da Molekinha segue celebrando a alegre e divertida moda “tal mãe, tal filha”. Na coleção inverno, as botas, têm inspiração na montaria e surgem em uma ou duas cores. Tons de mostarda, bege, marrom, além da feminilidade do rosa com bordado, completam estas peças. Já as sapatilhas seguem ditando moda, com detalhes como laços estampados e mistura de harmoniosos materiais como napa e verniz. Macias, versáteis, confortáveis e superflexíveis, são ideais para todos os momentos das vidinhas agitadas, e cheias de deliciosos compromissos, das pequenas.

cmyk


Jornal da Mulher 6 de fevereiro de 2011