Issuu on Google+

C MAP

!

LIMEIRA, SÁBADO, 1.º DE JANEIRO DE 2011 - Ano XII - n.º 569

Em 20111, 1, q uem dá o vvalor alor ao seu ttempo empo é vvocê ocê quem DAÍZA LACERDA ESPECIAL PARA O JORNAL DA MULHER

O ano terminou e você tem a impressão de que não fez tudo o que poderia - ou gostaria - devido à correria e falta de tempo? Se a sua vontade é mudar isso em 2011, saiba que se organizar e dar conta do necessário com tempo para o lazer não é difícil. De fato, pessoas conseguem realizar mais coisas no espaço de uma hora do que outras. Mas isso não quer dizer que o tempo esteja escasso. “Parece que passa mais rápido, mas é que nos acostumamos com o tempo marcado de um mês, um ano. Há 30 ou 50 anos tudo parecia menos corrido, mas hoje tivemos um aumento considerável de atribuições tanto em casa como no trabalho”, explica o consultor e administrador Hermínio Bianchi Júnior. Hoje precisamos executar tarefas muito mais rápido no mesmo espaço de tempo, além dos outros compromissos que “adotamos” como sair do trabalho e estudar ou mesmo dar conta de mais de um emprego.

“O tempo é o que temos de mais precioso, além de ser um bem democrático: todos têm. A diferença é o valor que cada um dá ao seu”, enfatiza Bianchi. E a pressão para cumprir cada vez mais tarefas no mesmo tempo de sempre é o que leva ao estresse e à consequente queda da qualidade de vida, contrariando tudo o que mais buscamos, que é sentirmo-nos realizados. “A realização pessoal é o tipo de sucesso que cada um tem para si, e não para mostrar aos outros. É o contentamento com o que faz”, lembra o consultor. E como este tempo é usado é o que diferencia quem tenta dos que “chegaram lá”, como as pessoas influentes - presidentes e administradores.

tão óbvio que chega a ser uma prática ignorada, principalmente pelos que preferem confiar na memória, que pode (e deve) ser poupada para outros afazeres, já que é muito afetada pelo estresse. Ladrões de tempo Não basta listar, mas se concentrar no que faz, em cada coisa de cada vez, e fugir dos “ladrões de tempo”. “São aquelas conversas com o porteiro, com a secretária, nos cafés, ou os telefonemas desnecessariamente demorados. Não que essas pessoas devam ser ignoradas, mas aquele papo à toa deve ficar para

A fórmula “Grandes líderes têm metas claras, definidas. É preciso usar o tempo objetiva e efetivamente”, ensina Bianchi. Para isso, ele diz que a fórmula é tão simples, mas tão simples, que chega a ficar constrangido de mostrá-la em suas palestras. “A pessoa deve listar entre quatro e cinco tarefas do dia, não mais do que isso, que são urgentes. E listar também, em outra relação, o que é importante para aquele dia”. Parece familiar? Cada um deve se ater às urgências do dia, embora tudo possa ser importante. As tarefas importantes não cumpridas hoje serão as urgentes de amanhã. “No fim do dia, ao eliminar cada item concluído, você verá o quanto produziu”, garante. Marcar as tarefas em um papel como forma de organização pode parecer

há desculpa. “Organização é uma questão de atitude”, ressalta o consultor.

Dicas par azer o seu ttem em po rrender ender paraa ffazer empo tempo

Pro-cras-ti-na-ção O dia terminou e você não fez nada do planejado. Então, o que foi feito? Com o que estamos ocupados? Esta é a questão, conforme Bianchi. Procrastinação, ou adiamento do que tem de ser feito, pode ser uma das causas. “A reflexão do valor tempo está no que ‘vemos’ que foi feito ou não. Tudo o que protelamos, uma hora será urgente”. Adiar tarefas necessárias só aumenta o volume de afazeres, que levará à correria e ao estresse. “É fácil analisar o comportamento alheio e pensar que só nós temos muito o que fazer. Mas a pessoa que parece que não faz nada, pode estar fazendo o que não fazemos, que é planejar e executar as prioridades”. Se parece demais dedicar de cinco a dez minutos para planejar o dia, Bianchi diz que é certo o ganho lá na frente, após concluídas as urgências, lembrando que o lazer é fundamental.

Î Identifique o que normalmente costuma desperdiçar o seu tempo. Conheça suas fraquezas e defina os seus objetivos;

Î Seja objetivo, vá aos pontos essenciais sem ser prolixo ou se perder em detalhes;

Î Reconheça a sua limitação e trabalhe com prioridades. Se sobrar tempo, faz-se o resto;

Î Saiba delegar. Delegue tudo o que é possível para fazer apenas o que compete a si;

Î Saiba dizer não. Não assuma mais tarefas do que pode executar; Î Administre a sua ansiedade. O excesso leva a assumir mais do que pode e a tomar decisões precipitadas, afetando os resultados; Î Em vez de pensar no que não conseguiu terminar, se concentre no que precisa ser feito.

Adaptação ao novo

depois de concluídas as tarefas urgentes”. Simples: há pessoas que reveem os gastos desnecessários, mas não fazem o mesmo com o tempo. Que é, também, dinheiro - ganhamos ou perdemos de acordo com o que produzimos. Há ainda a situação de dependermos de terceiros para as nossas tarefas, o que foge mesmo do nosso controle. Mas, fora isso, não

Toda mudança gera desconforto e os hábitos não são eliminados, mas adaptados. É como uma obra em uma rodovia ou dentro da própria casa: causa transtornos, mas traz mais benefícios do que antes. Saber priorizar tarefas não é deixar de fazê-las, mas fazê-las de uma maneira nova. “O valor da moeda do tempo é muito subjetivo, não há como mensurar. Mas devemos lembrar que o significado de administrar é aplicar, alocar e utilizar os recursos que temos à nossa disposição, como o tempo”.

C MAP

Quanto vale?

CMAP


Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Começando bem o ano... 1-

DAR UM TEMPO APÓS AS FESTAS: Após abusar de preparações “pesadas”, o corpo não trabalha direito, ele fica como um carro com motor “superaquecido” e para “esfriá-lo” devemos passar por uma semana sem os alimentos que são fontes de calor, como as gorduras e açúcares, dando preferência às frutas, legumes, verduras e muito, mas muito líquido mesmo.

2- DEIXAR DE TOMAR CAFEZINHO DE BARRIGA VAZIA: Café e jejum não combinam. A cafeína pode machucar a parte interna do estômago e levar à gastrite. O ideal é começar o dia tomando um copo de água para limpar o organismo e só depois fazer a primeira refeição, e o ideal é incluir frutas e cereais. 3- COMER DE QUATRO EM QUATRO HORAS: Ao encarar uma refeição com muita fome, mal mastigamos para devorar tudo e, por isso, comemos demais. Ao mastigar, mandamos uma mensagem de saciedade para o cérebro, que nos ordena a parar de comer na hora certa. 4- TOMAR MAIS LÍQUIDOS: A água é o principal componente de nosso corpo, além de agir na digestão, na circulação, no controle da temperatura e na lubrificação dos órgãos renais, já que impede a cristalização de sais que passam pelos rins. Não é à toa que devemos beber de 1,5 a 2 litros por dia, veja como: - Tome 1 copo

logo ao acordar. - Estipule um horário para tomar líquidos durante o dia, de 4 em 4 horas. Se estiver resfriado, aumente a quantidade, ela ajuda a mucosa nasal a produzir mais secreção para eliminar os vírus.

5- COZINHAR OS LEGUMES SEM DESCASCAR: Alimentos cozidos com casca perdem menos vitaminas. Também ajuda se você usar pouca água ou vapor. 6- EVITAR ALIMENTOS GORDUROSOS: Matéria-prima dos hormônios, a gordura em demasia é fator de risco para alguns tipos de câncer. Ao produzir mais hormônios, as células do útero e da mama, boas ou cancerígenas, multiplicam-se mais rápido. Nos homens esta superprodução estimula as glândulas, aumentando a incidência de câncer na próstata.

7- COMEÇAR A COMER COM OS OLHOS: Para os orientais, a comida fornece mais do que nutrientes, se a experiência de admirá-la for agradável, isso induz o cérebro a fabricar substâncias que estimulam o funcionamento de todos os órgãos do corpo. Portanto, capriche e comece a enfeitar seu prato. 8-

REDUZIR O SAL DA COMIDA: Ele é uma delícia e um veneno, melhora o sabor dos alimentos, mas em excesso, é um dos fatores de risco para o câncer de estômago. O sal pode provocar uma pequena inflamação que,

ao longo dos anos, facilita o aparecimento de células cancerosas. Consumimos muito mais sal do que precisamos.

9- CONSUMIR FIBRAS DIARIAMENTE: Elas absorvem colesterol e aceleram o trânsito do intestino, isso diminui o contato do bolo alimentar com a parede intestinal e reduz o risco de câncer, portanto capriche nos vegetais: frutas, verduras e legumes. 10- DIMINUIR O REFRIGERANTE: O consumo frequente de refrigerantes aumenta o risco de cáries e enfraquece os dentes. A bebida é ácida e alimenta as bactérias ao fornecer 16 a 28 gramas de açúcar por 220 mililitros. BOM ANO-NOVO...

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fone (19) 3453-3299 magali.rogge@terra.com.br

Cuidados com a coluna nas viagens Durante as férias, o ritmo físico e biológico das pessoas muda muito, por isso precisamos ter atenção especial com a saúde e especialmente com nossa coluna. Os cuidados com essa parte do corpo começam nos preparativos para as viagens:

formato de “meia-lua” para descansar o pescoço (facilmente encontradas em lojas de bolsas e acessórios para viagens, rodoviárias e aeroportos). Para viagens longas é preciso levantar-se e alongar o corpo em intervalos de 2 horas.

CARREGANDO AS MALAS: As costas podem ser seriamente machucadas na hora de carregar peso. Preste atenção quando estiver levantando alguma carga do chão, sempre flexione os joelhos para dividir com a coluna o peso que será erguido. Se for carregar um objeto pesado, flexione os cotovelos, mantendo o peso perto do corpo para evitar lesões. Para sacolas ou malas, procure dividir o peso nas duas mãos, não sobrecarregando um lado do corpo.

DORMINDO FORA DE CASA: Durante as férias existe outro fator que apesar de ser muito agradável pode trazer conseqüências dolorosas: as longas horas de sono. Grande parte dos problemas de coluna é agravada com maus posicionamentos na hora de dormir, além disso, a mudança de colchão e travesseiro pode trazer situações potencialmente nocivas. Se for possível é bom levar para a viagem o travesseiro que a pessoa usa em casa, garantindo o mesmo conforto. Se não puder, uma boa posição para evitar lesões é dormir de lado e escolher um travesseiro nem alto nem muito baixo, não sobrecarregando as curvaturas da coluna.

DURANTE A VIAGEM: A coluna precisa de cuidados especiais no avião, ônibus ou no carro. Como geralmente os percursos são mais longos do que os percorridos no dia-a-dia, posturas incorretas podem trazer desde ligeiros cansaços musculares até sérios problemas de lombalgias ou dores no pescoço. Para tentar diminuir estes efeitos, esteja sempre atento a um posicionamento mais ereto, mas sempre mantendo o conforto. Isto é garantido com apoios lombares e apoios cervicais, como pequenas almofadas entre o assento e a região inferior das costas, ou almofadas em

PRATICANDO ESPORTES: Quem é sedentário precisa tomar cuidado com o excesso de exercícios. O sedentarismo aliado à falta de preparo físico pode deixar o “atleta de verão” com sérios traumas musculares e na coluna. As pessoas entram no clima de descontração e acabam se distraindo, não percebendo os sinais e limitações do próprio corpo. Mesmo que tenha capacidade cardiorrespiratória

para correr por uma hora, quem está despreparado não tem o resto do corpo apto para um ritmo pesado de exercícios. Os músculos são exigidos em um nível que causa danos, mini-rupturas de fibras e pequenos derrames sanguíneos. Resultado: fadiga muscular, câimbras, demora para recuperação, ou ainda lesões mais sérias. O ideal é ir aumentando a intensidade dos exercícios lentamente, começando com atividades de baixo impacto. Os alongamentos devem ser realizados antes e depois de todas as atividades, diminuindo o stress físico e possibilitando uma prática de exercícios saudável. E por falar em saúde do corpo, é sempre bom lembrar-se de aproveitar o sol de maneira inteligente: no máximo até as 10 da manhã e depois das 5 da tarde; também é importante manter uma alimentação bem equilibrada, abusando da ingestão de frutas e bebendo muita água. Com essas ideias em mente você estará apto para descansar e aproveitar as férias. Divirta-se com saúde! Elder Camacho (Fisioterapeuta da Clínica Fit&Fisio, especializada em saúde da coluna). SERVIÇO EQUILÍBRIO FIT & FISIO Rua Vergueiro, 1421 3º andar - São Paulo Tel.: (11) 2936-8838 www.patologiadacoluna.com.br

A utilidade de um calendário inútil A manhã estava chuvosa, e o movimento nas ruas centrais era intenso, nesses últimos dias do ano de dois mil e dez. Apressada, como todo mundo também estava, entrei no banco, quando a senhora à minha frente deixou cair um pedaço de papel. Apanhei o retângulo de cartolina pequeno e colorido, e chamei-a para entregar-lhe. Ela sorriu, iluminando o rosto bonito, e disse: “Obrigada. Não ia fazer falta, mesmo é só um calendário de 2010!”. Pronto. Foi o que bastou para que os sintomas dessa doença estranha que acomete os escritores se manifestasse. Não só os escritores, devo dizer, mas todos os que praticam alguma arte sofrem desse mesmo “comichão”... A inspiração chegara, e tinha que sair logo, ao menos em esboço, para depois ser trabalhada, e enviada aos que costumam ler o que escrevo. Tenho por hábito levar sempre, na bolsa, um bloquinho, exatamente para essas ocasiões em que a boa ideia vem, mas por falta de anotar vai embora, e não volta, ou volta bem diferente da forma que veio, pura, original. Anotei a ideia, e esperei o momento de sentar-me em frente ao computador para adequar a inspiração à técnica, culminando assim o ato da criação. Exatamente como faz um compositor diante da inspiração e da pauta musical. Foi assim que aconteceu. Aquela jovem senhora e seu calendário de cartolina me inspiraram, e acho que ela nem sabe disso, ou, se for minha leitora, saberá agora. Fiz o que tinha que fazer no banco, e não era muita coisa, porque dinheiro, no fim do ano, acaba mais depressa que brigadeiro em festa de criança, e fui embora, com o ca-

lendário na cabeça. Sem dúvida, 2010 foi um ano intenso, para todos nós, acredito. Houve perdas e ganhos. Como brasileira, frustrações também aconteceram, desencanto com nossos governantes, aliado à teimosa esperança, marca registrada de quem nasce nesse país. Neste exato momento em que você está me lendo, entramos no ano-novo, e os rituais de minha família foram repetidos, em minha casa, ou onde quer que eu tenha passado a “virada”. Sim, porque escrevo a matéria com uns dias de antecipação, e ainda não sei se ficaremos por aqui ou se vamos ver o ano chegar em outra cidade, a convite de amigos, para sair um pouquinho da rotina. De qualquer forma, aqui ou onde quer que eu tenha passado a virada de ano, vesti branco, usei a cumbuquinha virgem, de barro, como expliquei a semana passada, para colocar as coisas ruins do ano velho e queimar à meia-noite, tudo bem enroladinho. O fogo prepara nossos espíritos para jogar pela fumaça o que nos entristeceu, e saudar o ano-novo com o coração limpinho, confiantes de que, agora, tudo vai dar certo. Se não chegar o carro novo, chegará a certeza de que somos felizes, mesmo com o carro usado, mas eficiente; se não vier o prêmio da mega-sena, ou alguma herança inesperada, há de estar na mesa o pão nosso de cada dia. Se não pudermos ir a Paris ou voltar à querida Itália, quem sabe o mar brasileiro nos acolherá, felizes, em algum dia do ano-novo, ao lado das pessoas que amamos? Afinal, o iodo e o sal marinho são saudáveis e afrodisíacos, tanto no Oceano Pacífico, como no Mar Mediter-

râneo ou no Atlântico. Que não falte, em cada mesa, neste ano que chegou, nosso feijão com arroz, nossa comidinha gostosa e básica, além do bendito franguinho com macarronada dos domingos. Haja, meu Deus, tolerância e respeito das pessoas para com a diversidade humana, em todas as suas manifestações, sejam de raça, cor, credo, orientação sexual, enfim, que todas as pessoas sejam respeitadas e amadas como nosso Pai Eterno as ama, sem condições. Que não falte o trabalho sagrado para pais e mães de família, e que haja famílias para pais e mães que as desejam. Haja escola para nossas crianças e jovens, amparo aos idosos, acesso à justiça e à saúde para todos os brasileiros e brasileiras. Um lindo ano-novo para vocês, que me leram por todos esses meses. Feliz 2011, que está começando, auspicioso e sorridente, para todas as criaturas. Paz e Bem.

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br

PNL e obesidade Ufa! Quanto comer nesse final de ano! Talvez essa seja uma das primeiras perguntas após as festas de final de ano, não é mesmo? Como todos devem saber, a obesidade pode ser proveniente de fatores genéticos, distúrbios físicos e emocionais, entre outros. Mas o ato de comer compulsivamente já foi comprovado há algum tempo por meio de vários estudos científicos que, em alguns casos, age como um modo inconsciente de compensar sensações de insegurança e insatisfação pessoal. Se isso se faz verdade, podemos dizer que existe com certeza um start, para que a pessoa comece a comer correto? Ou essa compulsividade está sendo modelada pelo sinestésico dela (o que ela sente antes de começar a comer). Bem, é aí que a PNL tem se mostrado eficaz, colocando ênfase na aprendizagem, inclusive na reaprendizagem de processos que podem interferir no significado e na estrutura do que era considerada uma situação limitante para o estado desejado, “emagrecer”. Mas isso serve para todas as pessoas? Sim. Porém, tome muito cuidado, nenhuma recomendação médica deve ser desconsiderada. As técnicas mais utilizadas são Swish, Reenquadramento, Padrão Chocolate Godiva, e suas principais características estão em auxiliar as pessoas a construírem um forte e poderoso significado para a mudança, mostrando como elas podem man-

ter-se congruentes e consistentes para atingir o objetivo desejado, sem sofrimento. Mas por que parece tão fácil para uns e tão difícil a outros? Quase a totalidade das pessoas que me procuram muitas vezes se sente bemsucedida profissionalmente, socialmente e até matrimonialmente, mas sua auto-estima ou auto-imagem está baixa e ela se sente infeliz. Bem, se essa é a realidade dela, então não vamos perder mais tempo com “estar gordo” e “estar infeliz”, isso já a estressou bastante. Vamos redirecionar o foco em “estar magro e saudável” e “estar feliz”, acredito ser esse um caminho mais leve e agradável a ser percorrido, certo? Se ela focar ser feliz e saudável e se comprometer com isso, talvez ela ganhe seu emagrecimento de brinde. Tanto isso é verdade que alguns pacientes meus me procuraram por estarem depressivos e sem perceberem atingiram seu peso ideal. Para que isso comece a fazer mais sentido tenho o hábito de submeter à pessoa a um questionário que talvez pareça simples, mas que surte um grande efeito em seu inconsciente. Vamos lá: • O que ela realmente deseja? • O que ela faria hoje que ela não consegue fazer se seu objetivo for alcançado? • Quanto ela quer pesar? (e não gostaria de pesar). • O que ela quer vestir? • Quais são as consequências para a vida dela se essa

mudança ocorrer? • O que depende ou não dela para essa conquista? • O que ela irá ver, ouvir e sentir conquistando isso? • Como ficará a vida dela e quem será afetado com essa mudança? • Como ela pode gostar deste processo que precisa de determinação e perseverança? Pronto, implantamos um compromisso e não apenas um desejo. Mais que isso, através da utilização das técnicas de PNL descritas acima e outras tantas, eu sempre me preocupo em mudar realmente a identidade da pessoa. Afinal eu sempre deixo bem claro que para que uma pessoa não volte a engordar, é essencial que ela se esqueça da identidade e do padrão “gordo” e desenvolva e reforce o padrão “magro e saudável”. Desejo a todos um 2011 repleto de saúde e felicidade e até breve.

RUY NETO Professor, hipnólogo formado pela ACT - The Global Institute for Trauma Resolucion e Máster Practitioner Trainer em PNL. Fone 3443.1740


ULO DE PA

Chanel Iman para ogue Br VVogue Brasil asil A revista Vogue acaba de divulgar as primeiras imagens da edição de janeiro da revista. A top internacional Chanel Iman, com seus traços inconfundíveis, veio ao Brasil fotografar para a edição, que traz ainda as angels Emanuelle de Paula e Gracie Carvalho. As fotos de Iman foram feitas no Copacabana Palace. Já as tops brasileiras, cujas fotos ainda não foram divulgadas, foram até Salvador clicar para a edição. Ambos os ensaios contaram com a participação do diretor de moda da Vogue Giovanni Frasson.

Cuide-se da cabeça aos pés nes erão nesttte e vverão Proteja a pele e os cabelos dos efeitos da estação com as linhas de produtos Monange e Cenoura & Bronze Com a chegada do verão, chegam também as férias, o sol, a piscina e a praia. E primeira preocupação que devemos ter é com o sol muito intenso e os problemas que ele traz à pele. A exposição solar sem proteção adequada acelera o fotoenvelhecimento e aumenta as chances de câncer de pele. Por isso o uso do protetor e do bloqueador solar é imprescindível. Preocupada com esses cuidados, a marca Cenoura & Bronze, que possui uma linha completa de protetores e bloqueadores solares de textura leve, secagem rápida e com grande resistência à luz, ao calor e a água, reforça a importância de proteger a pele contra os malefícios causados pelos raios solares. Para um bronzeado uniforme e saudável, Cenoura & Bronze conta também com uma linha de bronzeadores, disponíveis nas versões spray, óleo e loção, que ajudam a manter a cor sem trazer prejuízos à pele e à nossa saúde. E depois de um dia inteiro de sol na praia ou na piscina, não há nada melhor do que tomar um bom banho e cuidar da pele. Para isso Cenoura & Bronze oferece o Gel e a Loção Hidratante Pós Sol, que, por serem ricos em aloe vera, têm o poder de acalmar e refrescar a pele, aliviando a ardência causada pelo sol e deixando-a mais hidratada.

Dicas para o começo de ano: momento para pensar e organizar Final de mais um ano e começo de outro, momento ideal para repensar planos, seja nas áreas profissional, financeira ou emocional. Olhar para trás e analisar tudo que aprendemos, tudo que devemos ou não levar para os próximos anos. O começo do ano é uma data ideal para planejar. É preciso que haja uma organização emocional, tanto para estipular desafios para atingir no ano que está por vir, quanto para equilibrar emoções e passar a fase de maior estresse. A psicóloga clínica e terapeuta em EMDR e Brainspotting, Giovana Tessaro, explica que a organização emocional é a base da organização do cotidiano e que o início do ano torna-se uma data propícia para uma verdadeira transformação de ano novo. “Muitos pacientes acreditam na possibilidade de mudança nesse período, uma transformação de ano novo, porém é preciso sim fazer

uma reestruturação interna. O resultado desse desenvolvimento emocional será sentido no desempenho profissional, na vida pessoal e em todos os outros aspectos da vida”. Confira algumas dicas que a psicóloga Giovana Tessaro destaca: 9 Faça listas com atividades a cumprir até o final do ano: festas, compras, revisão do carro. Distribua esses compromissos na agenda, considerando algumas folgas, já que imprevistos podem acontecer. Se não surgirem imprevistos, ao menos você poderá curtir mais suas atividades. 9 Se não tiver muito tempo para descansar, ao menos lembre de fazer respirações profundas e lentas com frequência. 9 Está com dificuldades de concentração? Distraído?

Coloque sua atenção nas regiões do corpo que estão apoiadas: braços, costas, quadril, coxas, ou apenas nos seus pés se estiver em pé ou caminhando. Isso ajuda a trazer para o presente e sentir algum apoio.

parar e pensar objetivamente em como foi sua vida durante o ano em diferentes áreas: amorosa, financeira, social, familiar, profissional, lazer, esporte, religião. O que deu certo? O que precisa melhorar? O que se pode aprender com 9 Facilite sua vida sim- os erros? Quais são suas plificando seus métodos e ati- metas para 2011? vidades. Por exemplo: muitos cartões de crédito para 9 Lembre-se de resadministrar, ou perda de con- peitar seu espaço e das trole na hora de comprar? pessoas que o rodeiam em Tenha apenas um cartão de casa, no trânsito, em qualcrédito e, de preferência, só quer lugar. A vida deve ser saia com ele se precisar com- celebrada com atitude! prar algo. Saiba mais em: 9 Muito preocupado (a) www.giovanatessaro.com.br com as festas em família? Que tal simplificar e pedir ajuda. Giovana Tessaro Lembre que o mais importanPsicóloga te é poder celebrar com as CRP 08/07536-4 pessoas que você gosta ou Psicóloga clínica e terahonrar o momento mesmo sopeuta em EMDR e zinho dando significado genuBrainspotting; especiíno para as datas. alizanda em Neuropsicologia e especialista em Administração. 9 Reserve um tempo para

Gar ant eser Garant antaa sua rreser eservva reserva o no paraa janeir janeiro par Mar esias Beac h Ho tel Maresias Beach Hot Hotel Pacotes de 5 e 7 dias com preços a partir de R$ 2.200 o casal

Vista aérea do hotel

O Maresias Beach Hotel, situado na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), preparou pacotes de 5 e 7 dias para as férias de janeiro. Sempre com café da manhã, jantar e recreação para as crianças. Na primeira quinzena, os pacotes de cinco dias estão com preços variando a partir de R$ 2.400 o casal, no pacote de 7 dias, os preços começam em R$ 3.150 o casal. A partir de 16/ 01 os preços caem e o pacote de 5 dias varia a partir de R$ 2.200 o casal e o de 7 dias varia a partir de R$ 2.850 o casal. Para quem não conhece, o Maresias Beach Hotel possui 93 apartamentos amplos, a maioria com varanda e vista para o mar. Todas as unidades são equipadas com frigobar, ar condicionado, ducha com aquecimento

central, telefone e televisão. Em termos de estrutura, o hotel possui piscinas, inauguradas recentemente, serviço de praia completo, salão de jogos, playground, quadra de tênis, bar e restaurante. O café da manhã e o jantar são servidos no restaurante Toulouse, com vista para o mar, e para as demais refeições, o estabelecimento conta com um cardápio completo: diversas sugestões de massas, peixes e frutos do mar, carnes, e mais pratos infantis, sanduíches e petiscos. Nesta época do ano é possível programar passeios de barco pelo Litoral Norte ou caminhadas para conhecer trilhas e cachoeiras na Mata Atlântica. Para mais informações e reservas, basta ligar (12) 3891 7500 ou na internet www.maresiashotel.com.br

Sher at on São PPaulo aulo W TC apr esent Sherat aton WT apresent esentaa WTC apresenta tarifas especiais para as férias

Hotel oferece diárias a partir de R$ 390, para o casal

Sheraton São Paulo WTC oferece tarifas especiais para as férias, com muito conforto. Com localização privilegiada, o Sheraton apresenta serviços exclusivos, como o In Room Spa e acesso ao Club A. Ainda entre as vantagens, o hóspede pode frequentar nove restaurantes conveniados e pagar sua conta so-

mente no ato do check-out. Além disso, tem fácil acesso ao Shopping D&D, aproveitando a Liquidação BotaFora, que traz itens com até 70% de desconto (de 27/1 a 20/2). As diárias custam a partir de R$ 390 para o casal na categoria Classic. Os valores para Categoria Club e Design devem ser consultados no hotel.

Sheraton WTC Hotel Av. das Nações Unidas, 12.551, Brooklin Novo - São Paulo. Reservas: (11) 3055-8000 / reservas@sheratonsaopaulowtc.com.br Twitter: @sheratonsp

C MAP

VICENTE

AS E ES TREL AS MAPAS ESTREL TRELAS MAP ESTRELAS

C MAP

Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

CMAP


Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

III Cantat a de N atal entr e ffamílias amílias ata Natal entre

C MAP

MTB 54.541 FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

FOTOS: DENISE RAGAZZO

P

A anfitriã Zélia de Marqui Citelli

Esta colunista social Denise Ragazzo com o marido Fabio Cesario

Zélia de Marqui Citelli com a filha Ana Claudia e os netos Gustavo e Lara

Célia Regina Mascela Rodrigues, Zélia de Marqui Citelli, Dalva Ragazzo, Dalva Franceschi, Célia Mourane, Maria José Pianca

Reinaldo Bagnoli e Maria José Bagnoli, Roberto, Graci Bagnoli e Yasmim Bagnoli, José Cesário Netto

elo 3º ano é realizada a Cantata de Natal no Condomínio Terras de Santa Elisa, celebrada em alto estilo, em 18 de dezembro pela família Citelli, que decorou a fachada da bela residência com flores, luzinhas multicoloridas, Papai-Noel, anjos, animaizinhos mecatrônicos juntamente com José & Maria & o menino Jesus na manjedoura que são o símbolo maior do Natal. A Cantata de Natal reuniu familiares, amigos e toda a vizinhança para um especial encontro de famílias que festejam unidas a chegada do Natal, com música da melhor qualidade dirigida pela professora Renata Hering Batistella que coordena os integrantes do coral da AABB que entoaram belíssimas músicas natalinas deixando a noite cheia de encantamento e alegria. Não faltaram os deliciosos quitutes salgados e doces preparados por Zélia Citelli e amigas para essa noite em especial, data em que também aproveitamos para homenagear minha mãezinha Natalina Milaré Ragazzo que completava 88 anos de vida, no mesmo dia do nascimento de Jesus, celebrado em 25 de dezembro. É tão bom sentir esse clima de paz e harmonia que invade o coração dos homens quando chega o Natal. Quem dera pudéssemos viver assim a vida toda. A cada dia de nossas vidas, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. É tempo de entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca pelo que possui. E ainda...também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Que no Novo Ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita saúde, paz e esperança, pois eles não voltam mais, a vida é uma dádiva e cada instante é uma bênção de Deus. Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida que de fato queremos ser plenamente felizes, que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo anonovo é hora de renascer, de florescer de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!. Um Próspero & Feliz Ano Novo!!!

Lucy Aguiar, Flávio Aguiar e Beatriz Aguiar com os filhos Bruno e Ana Cláudia

Esta colunista social Denise Ragazzo com a anfitriã Zélia Citelli e Paula Abduny Nunes

Ana Claudia Citelli, Lara e Claudemir Santos, Betina Cardoso Moraes e as filhas Rafaela e Paola

Fátima Abduny Borges e a filha Paula Abduny Nunes

Ana Cordasso Ometto, Cesira Ometto dos Santos e José Roberto dos Santos, Giovana Ometto dos Santos

Dalva Ragazzo Bellon, Ana Helena Fleury Bonini, Odete Hering, Elza Ragazzo Castro e Antonio Carlos da Silva Castro

Camila Mascela Rodrigues, Valdecir Rodrigues e Célia Regina Mascella Rodrigues, Mayara da Silva Meyer e Bruno Mascella Rodrigues

Antonio Camilo e Julianna Antunes

Valdirene, Michelle e Alice Borges, Meirita Oliveira

Susan Susie Mendes, Greg Neubauer, Mônica Bonin, Regina Cardenutto

Roberto Bagnoli, José Cesário Netto, Fabio Cesário

C MAP

Susan Susie Mendes, Mônica Bonin, Greg Neubauer, Ary Mendes, Cristiane Patrícia Mendes Silva e Marcos Silva, Susana de Oliveira Mendes, Mariana Susane Mendes Silva, Manoela Beatrice Mendes Silva

CMAP


Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira FOTOS: DENISE RAGAZZO

CMAP

[continuação]

Cantat atal ata a de N Natal “

Desejo que você celebre a vida com todas as honras que ela merece e que você sinta toda a alegria do Natal renascendo em seu coração, e um ano-novo muito lindo cheio de Saúde, Paz, Luz e Sabedoria para todos!!!

FELIZ 2011

O casal anfitrião José Citelli e Zelia de Marqui Citelli com o coral AABB

Priscila, Flavio Batistella e Renata Hering Batistella, Paula Batistella

Wagner Suppersi, a fisioterapeuta Bruna Suppersi e Junior Contin

Ana Helena Fleury Bonini, Elza Ragazzo Castro, esta colunista social Denise Ragazzo, a aniversariante Natalina Milaré Ragazzo e Dalva Ragazzo

Mario Jacon e Tânia Jacon, Mauricio Machado, Branco Barbosa

Bruna Giacon Schultz, Zélia de Marqui Citelli, Beth Giacon

Luciana Campanholo Barolo e Isaac Barolo com o filho Felipe Barolo

Tereza e Claudio Paludette, Ana Claudia Citelli e Gustavo, Izilda e Ariovaldo Donati, Celso, Fátima e Camila Passini

Tricyane Abdalla Rossit e Elio Rossit com os filhos Luigi e Enzo, Mauriceia Rossit

Galba de Almeida e Lílian Forster de Almeida, Betina Moraes Cardoso, Claudemir Santos e Ana Claudia Citelli

Cristina Ormieres, Célia Mourane, Silvia Soares, Stella Campana, Dalva Franceschi e o casal dr. Celso Confort e Cidinha

José Citelli, Vera, José Luiz Risso e Raul Risso

Vinicius Mourane, Célia Mourane, Laura e Marta Machado Mourane

CMAP

Thaíssa Borges, Paula Abduny Nunes, Victor Martins

C MAP


Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

[continuação]

Cantata de Natal “

C MAP

FOTOS: DENISE RAGAZZO

Feliz ano-novo!!! Seja muito feliz! Você merece muita

Paz, Saúde, Amor, Prosperidade e tudo de bom que a vida possa te ofertar... Na maioria das vezes, depende somente

de nós, de acordo com nossas escolhas e dos caminhos que porventura decidimos percorrer...

FELIZ 2011

Dr. Celso Confort e Cidinha, Cristina Ormieres e o marido

Rozaura Fagotti, Zelia Citelli, Hilda Fagotti Ottani, Humberto Ottani e Carmem Ottani, Leo Lazzarini, Luciana e Mauro De Munno

Mauro De Munno, Zélia Citelli, Luciana De Munno

Valdemir Bandini e Adriana Bandini

Crianças na sala da lareira aguardam Papai Noel

Tereza de Marqui Paludete e a sobrinha Lara Citelli Santos, Marta Machado Mourane e a filha Laura Machado Mourane

Bruno de Miranda Janini, Paula Soares e Silvia Soares

Tuca Feres e Eliana Guarino, Zélia Citelli, Magali Pegoraro e Daniel Roberto Pavanello

Marina, Zélia Citelli e Caio Paludette

Mauricio Machado, Wania Lucia e Elga Machado

André de Marqui Pelissari e Flavio Aguiar

Maria Celina e a filha

Doris Baraldi

C MAP

José Cesário Netto, Denise Ragazzo e Fabio Cesario

CMAP


Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES... um ano termina, outro começa a “ Mais chegar e com ele chegam também novos sonhos, planos, aspirações e desejos de fazer o mundo melhor. Feliz 2011!!! ANIVERSARIANTES: 31/janeiro: Theofilo Favari Haeck, André Luiz Zaros, Bruna Quintal, Bruno Quintal; 01/janeiro: Eliana Guarino, Sergio Lordello, Sebastião Merino Roque, Alessandra Redondano, Amaury Jr, dr. Eduardo Gomes de Azevedo, Luciane Ferrari, Nelson Borzi, Viviane Silva, Marcelo Vallin, Pamella Cardoso; 2/janeiro: Daia Vidal, Gilza Graf, Mariana Abreu, Vanessa Haddad; 3/janeiro Aldilene Alcântara, Aninha Araújo, Bianca Rodrigues Hurtado, Ana Beatriz Grizzo Augusto, Priscilla Ferrari Iaquinta, Dirceu Brasil Vieira, Patrícia Opik. Parabéns!!! PARABÉNS: 4/janeiro: Anderson Porreca, Lílian Vinco, Juliana Calsa, Caíque Martins, Ana Carolina Pessano, Simonita Nascimento; 5/janeiro: Elaine Asbahl, Andreson Nascimento, Vitor Zaccaria, Laura Kuhl, Josiane Filomena Nascimento Francescato, Marcela Deperon, João Paulo Soares Seabra, Erik Almeida; 6/janeiro: meu maridão Fabio Cesario, Adriane Salibe, Ana Lídia Rizzo, Giovanna Romazzini, Soraia Costa, Felipe Milaré, Daniel Santos, Valtino Favetta, Thais Nakaguma, Renata Braune, Murilo Volpini Bizetti; 7/janeiro: Virginia Torrezan, Christiane Pompeo, Cássia Pisani Thieleke, Alessandro Santos, Camila Barbosa, Evandro Luis Bertanha, Tiago Sacramento Cabral, Thais Zovico, Agnaldo Tomsic, Kelly Camargo; 8/janeiro: Ericson de Abreu, Kaká de Abreu, Doraci Muniz Meletti, Kelli Baccan Muller, Marcelo Esteves, Tati Santos, Marina Roca. Tudo de melhor!

#O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin [PSDB], anunciou mais um nome de sua equipe. O deputado estadual cordeiropolense Davi Zaia [PPS] assume a pasta de Emprego e Relações do Trabalho.

Receita de Feliz Ano-Novo... “Dê amor e carinho e receberá igual ou mais... Tenha a paz no seu coração e voará tão alto que jamais será alcançado pelo mal... Brinde sem exageros e terá o equilíbrio: a vida... Creia que é capaz e alcançará seus objetivos. Acredite... uma boa ideia se transformará numa realização... Preserve a própria vida e respeite a vida alheia. Economize, mas com sabedoria. Não deixe de viver a vida por economia e dinheiro, e, nem se venda por ele. Ame com intensidade. Não tenha medo de alcançar as estrelas. E o mais importante dos ingredientes... Encontre-se com Deus todos os dias... assim tudo se tornará muito mais simples e o seu ano será iluminado! Desejo que todos os sentimentos de amor, amizade, paz e harmonia que estão borbulhando dentro do seu coração, se espalhem por todo o planeta e contagiem cada ser vivo que nele habita. Que vocês possam ser, neste ano-novo que se inicia um instrumento da Paz e do Amor de Deus”.

Feliz ano-novo!!! |Denise Ragazzo|

1

#Associação Brasileira de Alzheimer Limeira, realiza em 08/janeiro, às 16h, no Auditório Medical [Rua Dr. Trajano de Barros Camargo, 1.531], a palestra gratuita: “Delirium na Doença de Alzheimer” com o dr. Fábio Cortez Rodrigues -médico de família e comunidade. ABRAz |19| 3033.4520. Apoio: Secretaria Municipal da Saúde + Mix Cópias + Medical Saúde. #Teatro Vitória estará em recesso durante todo o mês de janeiro. O diretor afirma ainda que 2010 foi um ano bastante intenso e produtivo, já que o teatro sediou produções com artistas dos quatro cantos do país e até internacionais, com destaque para o “Tango Forasteiro”, da Argentina; e do espetáculo “Adriana Mater”, vindo de Angola. Informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura pelo fone (19) 3451.0502. #Onodera criou OnoSlim®, um programa de tratamentos elaborado sob medida para cuidar da gordura localizada e celulite em 1, 2, 3 meses. Assim você melhora o contorno corporal, auxilia a circulação e a oxigenação local e a redução das células de gorduras. Aproveite 25% de bônus no programa OnoSlim adquirido! Corra e agende sua avaliação na Onodera Limeira |19| 3444.8860.

3 2

1. Leandro Mendes de Godoi e Pamella Rabesco passageiros da agência Sergio's Turismo viajaram para Maceió com hospedagem no Hotel Sete Coqueiros. 2. Alex Sandro Meneguetti e a esposa Eloísa Helena Baron Meneguetti curtiram a estada em Aracaju no Hotel Parque dos Coqueiros. Eles foram passageiros da agência Sergio’s Turismo. 3. Em família: Carlos Noedi Cavina, Ariane Cristina Gatti Cavina e Henrique Gatti Cavina foram curtir um passeio em alto-mar no espetacular Navio Vision of the Seas, com dicas de viagem da agência Sergio’s Turismo.


Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

MENSAGEM Eu estava triste porque não tinha sapatos, até encontrar alguém que não tinha pés. SEGREDINHO Roupas brancas que irão ficar guardadas por muito tempo devem ser envolvidas em papel ou pano azul para que não amarelem com o tempo. REFLEXÃO Procure fazer do seu lar alguma coisa realmente merecedora desse nome. Assim ele será lembrado mais tarde com a mesma doçura com que recordamos um rosto familiar. FAÇA ISSO! Planeje um novo ano repleto de paz e de amor ao próximo. Peça a Deus que reacenda no coração da humanidade um pouco do muito que Ele nos ensinou. Amém. RIA... QUE FAZ BEM O filho ganhou da mãe, em seu aniversário, duas gravatas: uma vermelha e uma azul. Uma semana depois, indo visitá-la, ele colocou a gravata vermelha. Assim que entrou, ela o observou séria de alto a baixo e lamentou-se: - Quer dizer que você não gostou da azul? RESPONDA 1) Quem foi Albert Sabin? 2) O que é candelabro? 3) Quem foi Maomé? 4) O que significa a sigla OVNI? 5) Qual é a bebida considerada o símbolo da cordialidade brasileira? 6) O que é um neófilo? 7) Quais são as consoantes de boneca? 8) Qual é o réptil que pode mudar de cor? 9) O que é biga? 10) O que é anacoreta? CHARADA Alguns meses têm 30 dias, outros 31. Quais os meses que têm 28 dias? É BOM SABER Para aliviar a azia, nada melhor que tomar meio copo de água com uma colherinha (café) de bicarbonato de sódio; ou então ingerir meio copo de leite gelado. UMA BOA NOTÍCIA Sob a competente direção da professora Dora Arcaro, funcionará em 2011 a Escola Cáritas, na Rua Presidente Roosevelt, 829. Essa escola que funcionará em período integral oferecendo ensino infantil e fundamental tem a finalidade de instruir e abrir as mentes jovens para a educação moral, tão carente atualmente. É preciso ressuscitar as palavras - por favor, com licença, obrigado, etc.

Leia... e medit e medite

Novo ano chegou: hora de planejar sua obra!

(Crônica) Para todas minhas leitoras com votos de um ano-novo feliz

Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, havia um escriba de nome Nicolau. E era Nicolau justo, irrepreensível na obediência aos preceitos do Senhor, seu Deus. Nicolau era possuidor de modesta quantia de bens, que lhe permitia viver com conforto. Mas não havia felicidade no coração de Nicolau. Suas preces ao Senhor não eram de agradecimento, mas de súplicas e lamentos. Ele suplicava ao Senhor para que fizesse dele instrumento de alguma obra notável, pois não queria terminar seus dias na vala comum dos anônimos e esquecidos. Todas as noites permanecia Nicolau em sua janela jejuando e flagelando-se até o limite do suportável, fazendo orações sem fim, aguardando um sinal da vontade do Senhor. Uma manhã, Sara, sua mulher, veio acordá-lo, pois vencido pelo cansaço, Nicolau havia adormecido à janela: "Viste, Nicolau, a estrela que por toda a noite clareou os céus?", indagou Sara. E respondeu-lhe Nicolau: "Não, eu não vi. Fui interrompido em minhas preces por um viajante que passava, e logo adormeci". Novamente perguntou-lhe Sara: - "Quem seria tal viajante? Por acaso eu conheço?". - "Não, respondeu um fatigado Nicolau; era apenas um carpinteiro de Nazaré da Galiléia e sua mulher grávida. Vieram para o recenseamento. Atirei-lhe algum dinheiro e ordenei que seguisse viagem. Ele falou algo sobre pernoitar no estábulo, mas não lhe dei atenção". E Nicolau agradeceu ao Senhor por tê-lo poupado da inconveniência de que aquela mulher desconhecida viesse a dar à luz justamente em sua casa. E voltou a suplicar aos céus pelo milagre que o faria um homem famoso. MENSAGEM DE ANO-NOVO Dê uma chance a 2011. Acredite nele. Acredite mais do que em 2010. Acredite nele, nos seus, nos homens que conduzem o destino do País, na nossa cidade. Faça o que estiver em suas forças para um ano melhor. E não seja orgulhoso. Não queira resolver tudo sozinho. Peça a Deus que o ajude.

ções. 3) Fundador da religião muçulmana ou islâmica. 4) Objeto voador não-identificado. 5) Café. 6) Aquele que acabou de receber o batismo. 7) BNC. 8) Camaleão. 9) Carro romano de duas rodas. 10) Pessoa que vive em solidão. Resposta da charada: Todos.

SÓ PASSAREI Por este mundo uma vez. Assim, todas as boas ações que possa praticar e todas as gentilezas que eu possa dispensar a qualquer ser humano, devo aproveitar esse momento para fazê-lo. RESPOSTAS 1) Descobridor da vacina oral antipólio. 2) Castiçal com ramifica-

Augusta M. Galzerano

A sua obra pode ter os custos reduzidos, desde que antes da construção se faça um planejamento completo, da compra do terreno até a etapa final. Siga algumas dicas:

1. Compra do terreno: Se possível escolha um terreno plano, assim você terá menos gastos com terraplenagem e fundações. Se você tem um lote inclinado, o ideal é tirar proveito dessa inclinação, o que deve ser definido no projeto arquitetônico da construção. 2. Projeto: É muito importante investir na contratação de um arquiteto, informando a esse profissional o quanto se pretende gastar com a construção. Assim ele irá projetar e dimensionar os ambientes de acordo com sua necessidade e com o estilo arquitetônico escolhido. Sempre revise o projeto e esclareça todas as dúvidas. É muito mais barato solucionar erros e pedir mudanças na fase do projeto do que derrubar paredes durante a obra. 3. Planejamento: Elabore em conjunto com o responsável pela obra uma planilha, registrando a ordem de execução dos serviços, duração e custo de cada fase da obra. O fluxo de caixa deve ser controlado para não correr o risco de parar a obra por falta de dinheiro. 4. Contratação de mão de obra: Utilizar uma equipe que normalmente trabalha para o seu arquiteto nem sempre sai mais em

conta. Caso conheça operários de confiança faça a cotação e então decida. Quando contrata um empreiteiro, ele é responsável pelo pagamento dos encargos trabalhistas. Se você não conta com esse profissional, é importante estabelecer uma relação contratual por escrito com os operários, especificando o tipo de serviço, o prazo e o valor. Determine uma forma de pagamento baseada na produção, estabelecendo assim que o pagamento ficará condicionado ao cumprimento de determinadas etapas. 5. Compra de materiais: Pesquise os preços de materiais e peça orçamentos. Mas não se esqueça de fazer a pesquisa levando em conta os parâmetros estabelecidos pelo profissional que elaborou o projeto, tentando achar a melhor relação entre qualidade e preço. É sempre melhor fechar um pacote para a compra de uma grande quantidade de materiais numa única loja, pois assim o desconto e o prazo são melhores. 6. Acompanhamento: Você deve estar sempre por perto para ter certeza de que o planejamento está sendo cumprido e de que não há desperdícios. Caso isso não seja possível, deve-se contratar um profissional competente e de confiança.

7. Estocagem: O material deve estar protegido da chuva, vento e outras intempéries. A areia e o cimento têm que ser cobertos, a madeira em local abrigado e com ventilação. Evite deixar materiais em caixas de papelão ao relento. O ideal é prever um depósito, com tranca para estocar os materiais. 8. Acabamento: Evite comprar materiais da moda; os tradicionais, além de serem mais baratos, são fáceis de repor. Materiais de acabamento nobres mais em conta podem ser encontrados junto aos fornecedores, em promoções ou sobras. FELIZ 2011! UM ANO REPLETO DE REALIZAÇÕES!

JULIANA FIOR THOMAZ Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Hiper mia maligna Hipertttermia ermia er

A síndrome é hereditária e se manifesta geralmente durante anestesia geral A hipertermia maligna (HM) é uma síndrome que se manifesta em resposta à exposição a alguns tipos de anestésicos utilizados na anestesia geral. Entre as principais características estão a elevação da temperatura corpórea, daí o nome, acompanhada de elevação do gás carbônico expirado, rigidez muscular e aumento da frequência cardíaca. Os sintomas também podem ocorrer no pós-anestésico, o que é mais raro. Segundo o dr. Desiré Carlos Callegari, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), a suspeita de hipertermia maligna ocorre quando a pessoa em anestesia está em ventilação mecânica adequada e ainda assim apresenta aumento de gás carbônico e taquicardia. O quadro clínico é considerado grave, pois há a possibilidade de evolução para um choque irreversível, podendo até mesmo levar à morte (daí o termo maligna) caso não seja diagnosticada e, então, tomadas as devidas providências. HEREDITARIEDADE Conforme dr. Desiré, pessoas com histórico familiar de hipertermia maligna têm maiores chances de desenvolver o quadro, assim como aquelas que apresentam contração do músculo que movimenta a maxila (na mastigação). “Nestes dois casos, se o paciente realmente necessitar de uma anestesia, a monitoração da temperatura deve ser bastante precisa e o uso das drogas evitado”, explica Desiré. Por esse motivo, em caso

de ocorrência durante uma anestesia, o diagnóstico deverá ser confirmado por meio de biópsia muscular. Em caso positivo, o fato deverá ser comunicado sempre que necessitar de nova anestesia, tanto para este paciente como para seus familiares mais próximos. “Essa informação é fundamental, não apenas para formalizar o diagnóstico, mas para prevenir complicações durante cirurgias futuras”. A incidência da hipertermia maligna é de cerca de 1 a cada 45 mil a 60 mil procedimentos de anestesia geral, tanto no Brasil como nos demais países, afetando todos os indivíduos, com predominância para as crianças, que chegam a representar um caso para cada 10 mil anestesias. TRATAMENTO O tratamento primordial e mais eficaz é a interrupção imediata do uso de anestésico e a pronta administração de dantrolene sódico intravenoso. Segundo dr. Desiré, a medida reduz imensamente as sequelas metabólicas, além de diminuir o risco de morte de 70% para 10%. “Como terapia adjuvante, recomenda-se também o resfriamento rápido do paciente, inalação de oxigênio a 100% e o controle do excesso de acidez no sangue, das arritmias e da proteção renal”. Por ser o principal antídoto para a síndrome, a existência do medicamento tornou-se obrigatória em todos os hospitais públicos e particulares através da lei n° 10.781, regulamentada pelo Governo do Estado de São Paulo em março de 2001.

Endocrinologia? 2011 começando e a gente ainda com uma réstia das festas. Então é bom pegar leve. Sou endocrinologista. Diz o Aurélio que endocrinologia é a parte da medicina que trata das glândulas de secreção interna. Mas por que essa ciência tem um nome que chega a dar nó na língua de algumas pessoas? Secreção interna, traduzindo em miúdos, é a que vai para dentro do corpo, na circulação. Embora haja quem viva cuspindo no chão - para fora, portanto -, a saliva das glândulas salivares das pessoas educadas vai para dentro, mas para dentro do aparelho digestivo e não do sangue. Endo vem do grego, e é usado com o sentido de movimento para dentro.

O vocábulo crino é retirado do grego também, significando glândula. E logia significa estudo. Endo crino logia. Assim como as glândulas salivares, também não são endócrinas as do suor, as lacrimais, e muitas outras, que são exócrinas. Exo, ainda do grego, quer dizer para fora. É, mas tem o vocábulo anfi que significa de um e outro lado, ou seja, no nosso caso, para fora e para dentro. A glândula pancreática, ou pâncreas, por exemplo, é anfícrina. Ela secreta o suco pancreático para o intestino (portanto fora do sangue) e secreta a insulina e o glucagon para dentro da corrente sangüínea. Acho estranho pedir ao paciente para subir na balança, se não tenho com o que

Nem vou falar em endocrinão, só porque quem opera é cirurgião. Mas tenho vontade de chamá-lo cirurgiologista ou cirurgiatra. Então vou ficando por aqui. O ano está começando e já tenho muitas cardioneurometabolicoendocrinopatias complicadas para resolver, antes de estudar melhor a nossa língua.

DR. JAIR TADEU G. DE OLIVEIRA MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA Consultório: Praça Luciano Esteves, 216 - s. 26 F. 3451-1844 drjairtadeu@gmail.com

Cuidados com a casa e pos tur postur turaa podem evitar queda dos idosos Para envelhecer bem, é preciso estar atento a alguns cuidados, como ter mais atenção e fazer mudanças em pequenas tarefas do dia a dia. Algumas dicas são importantes não só para o idoso, mas também para quem cuida dele. O remédio certo tem que ser dado na hora cer-

ta. É necessário também ter cuidado com o que os nossos idosos vestem e calçam. Para isso, é bom não deixar tapetes no chão e colocar barras no chuveiro para evitar situações de risco. O “Guia do Cuidador”, criado pelo Ministério da Saúde para orientar profissionais que trabalham com ido-

sos, dá algumas dicas para se evitar acidentes. Dentre eles, procure não movimentar a pessoa, em caso de queda e suspeita de fratura, e chamar um serviço de emergência. Vale ficar atento também às dicas de manter os medicamentos sempre na caixa original para controlar a data de validade e evitar dar o me-

dicamento no horário em que a pessoa estiver dormindo, o que prejudica a qualidade do sono. Além disso, o guia recomenda não oferecer café depois das 18h, para evitar a insônia, e vários outros cuidados. Fonte: PNAD, OMS, Guia de Prevenção de Acidentes Domésticos.

QUEDA DE IDOSOS

Prevenções podem evitar tombos e fraturas

Espaço Médico

SITUAÇÃO

CONSEQUÊNCIA

PREVENÇÃO

Postura irregular

Idoso tende a andar com passos curtos e tronco inclinado para frente

Andar com postura ereta, pois o controle sobre o corpo será maior

Dores musculares, pernas fracas e falta de apoio prejudicam o caminhar

Exercícios fisioterápicos. Como última opção, bengada ou andador

Medicina e enfermagem: mais unidas do que nunca Já está definido o formato de um conjunto de eventos que vão impactar todo o setor de saúde. Trata-se do 1º Fórum Brasileiro de Medicina da Associação Médica Brasileira (AMB) e 2º Fórum de Enfermagem do COREN-SP, que acontecerão de 4 a 7 de outubro de 2011, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Com formato inédito no mundo, enfermeiros e médicos discutirão o mesmo tema, com visões específicas e complementares, promovendo a integração entre os profissionais de ambas as categorias. Os fóruns trabalharão com o tema “Competências e Boas Práticas”.

Fraqueza

Coluna Mais Saúde Perguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para acontece@acontecenoticias.com.br ou para o endereço: rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000 *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

1

Piso escorregadio Chão molhado pode fazer o idoso perder o equilíbrio

É recomendável chão seco e varrido, principalmente após as chuvas

Piso irregular

Tacos e lajotas , bem posicionadas sem buracos e remendos Posicione os objetos a média altura, para que de pé a pessoa alcance

40%

21 milhões

dos idosos caem ao menos uma vez ao ano segundo estimativas da OMS

de idosos vivem no Brasil atualmente

1

2 3 4

5

1

Como a visão Utilize minuteria ou luz normalmente já está de corredor debilitada, a falta de luz ou a escuridão podem provocar acidentes Degraus escuros, Sinalizá-los com faixas coloridas nas bordas, além de fixar um corrimão para apoio sem apoio

2

Escada

3

Azulejos molhados Chão úmido pode levar Instale barras de segurança ao lado do chuveiro e do vaso. Coloque tapetes o idoso a antiderrapantes para secar os pés tombos graves

4

Poltrona

Movimentos bruscos podem gerar queda

Ao sentar, encoste pernas no assento e apoie as mãos no encosto. Para levantar, apoie os pés no chão com firmeza, afastando um pouco os joelhos e incline o tronco

5

Cama

Dormir na ponta da cama pode gerar lesões e tombos

Ao deitar, aproxime-se do travesseiro, inclinando-se lateralmente. Ao levantar, fique de barriga para cima, erga os ombros apoiando-se primeiro com os cotovelos, depois as mãos até sentar-se

EXPEDIENTE

FONTE

Desníveis favorecem tropeços

Distância excessiva Objetos usuais no alto do armário ou na altura do chão trazem riscos ao idoso Escuro

Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 Fale com a redação: 3404-3700. e-mail: fabiana@gazetadelimeira.com.br Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

balançar no consultório. Eu gostaria de falar em pesador, pesômetro ou medidor de massa corporal. Mas isso a gente discute outro dia. Mais coisas me encucam. Estou há décadas na área da endocrinologia, mas ainda não bem conformado com a palavra. Se o pediatra estuda pediatria, eu não deveria estudar endocrinia? E se ele é pediatra, eu não seria endocrinatra? Ou ele pediatrologista? Ou minha especialidade seria endocrinícia, como a obstetrícia. E eu seria endocrinetra, como o outro que trata da gestante é obstetra. Também não entendo porque não é ginecologia e obstetrologia o nome da especialidade, e o médico não é ginecologista e obstetrista ou a especialidade ginecoícia e obstetrícia, e o especialista ginecoetra e obstetra.

PNAD, OMS, Guia de Prevenção de Acidentes Domésticos

® GRAFFO


Harmonize o seu lar com o Feng Shui V

ento e água são o significado do Feng Shui, a arte milenar chinesa para tornar harmoniosos os ambientes da casa ou do trabalho. “É uma prática de mais de três mil anos na China, e chegou ao Ocidente a partir da Inglaterra”, explica Telma Ciarrochi, educadora e consultora de Feng Shui, além de mestre em Reiki. A técnica chinesa trabalha com o ch’i (pronuncia-se tchi), que é a energia vital em nós e no meio ambiente, com o equilíbrio dos opostos (yin e yang) e as propriedades dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal.

O Feng Shui traz o bom fluxo do ch’i para proteger ambientes e pessoas da influência do sha, que são as energias negativas. “Podem ser analisados desde a localização da casa em relação à rua como o posicionamento dos ambientes internos e dos móveis, objetos de decoração e cores presentes”, diz Telma. Segundo a consultora, pesquisas comprovam que o Feng Shui é resultado de análise e observação profundas do relacionamento do homem com a natureza, de forma a melhorar o ambiente do lar e os relacionamentos, além de atrair prosperidade, saúde, amor e equilíbrio.

Trabalho - Tem como elemento a água. Esse ambiente deve ter aquários, fontes, cristais ou espelhos, além das ferramentas relacionadas ao trabalho, como escritório ou computador. A cor é o preto ou tons escuros, além de plantas d’água, como a jiboia. A forma é irregular (o que pode ser adotado no formato das mesas do cômodo).

C MAP

Limeira, sábado, 1.º de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Abrindo as portas para o bem-estar O instrumento do Feng Shui na escola Chapéu Negro, uma das principais, é o ba-guá, figura de oito lados, cada um com um guá. Eles representam trabalho, amigos, espiritualidade, família, prosperidade, criatividade, sucesso e relacionamento. O centro é representado pela saúde. Para aplicar os preceitos da técnica, o ponto de partida é sempre a entrada principal da casa, que deve ser representada pelo lado do trabalho. O restante deve ser posicionado para harmonizar os demais ambientes. Veja o que significa cada guá. (DL)

zinho, begônia ou girassol. A forma é de movimento, como o vento. A pedra é pirita ou ametista roxa. Criatividade - Metal. Local para deixar coisas de crianças, que têm mais criatividade. Pode ter desde o desenho do filho em um quadro como lápis coloridos, que remetem à criatividade. A cor é branca ou tons claros, com flores também brancas. A forma é redonda.

Amigos - Metal. Esse local deve conter fotos de amigos, viagens ou presentes. A cor predominante é o cinza ou branco. As plantas são as de floração branca, ou cravo branco. A forma é arredondada.

Sucesso - Fogo. Onde devem ser deixados objetos que lembram autorrealização, como diplomas, troféus ou mesa de trabalho. Local também para lareira e pirâmides. A cor predominante é o vermelho e a planta, bromélia. A forma é triangular.

Espiritualidade - Terra. É onde deve ser montado um altar e devem ficar os objetos relacionados à crença ou sabedoria, como livros e amuletos, além de objetos de cerâmica. A cor predominante deve ser o azul; planta, lírio da paz, e forma quadrada.

Relacionamento - Terra. Onde se deve deixar objetos aos pares, como fotos alegres do casal. Flores como rosas ou cravo, sempre aos pares, além da árvore da felicidade. Não deixar neste ambiente plantas com pontas como bromélia ou cacto. A cor é rosa e a forma, quadrada. Na falta de flores, pode-se usar pedras, como o quartzo rosa.

Família - Madeira dura. Local para deixar fotos da família. Cor predominante: verde. As plantas devem ser de alturas variadas, como o lírio da paz.

Saúde - Terra. É o centro da casa onde devem estar arranjos de flores, tapetes nos tons de terra, objetos de cerâmica com frutas e grãos. As flores são girassol e lírio amarelo e a forma, quadrada.

Prosperidade - Madeira mole. Local para guardar joias, moedas e objetos dourados, além dos sinos de vento. A cor é o lilás ou dourado e as plantas, bambu-

Limpe as ener gias neg energias negativas ativas da sua casa Telma ensina uma limpeza de energias com sal grosso, que deve ser feita em todos os cômodos da casa, começando do último, após abrir todas as portas e janelas. Abra um guardanapo de papel branco no meio do cômodo, no qual deve ser colocado um pouco de sal grosso. Ao colocar o sal, mentalize a transformação de harmonia que deseja, para atrair paz e tranquilidade,

entre outras benesses. Deixe queimando um incenso de laranja ou limão (limpeza) na porta de entrada enquanto repete a mentalização em cada espaço da casa, inclusive quintal e jardim. Quando o incenso terminar de queimar, recolha cada um dos papéis com o sal, sem deixá-lo cair, a partir do último cômodo, e jogue tudo num saco plástico, incluindo

as cinzas do incenso. Com o sal deve ser retirado da casa tudo o que há que ruim, e os punhados de sal e incenso não devem ser deixados em casa, mas colocados na rua para serem levados na coleta de lixo. “O sal grosso não deixa de ser um cristal e, como tal, contribui no intuito de que as coisas tenham conserto, tenham cura”, ressalta Telma. (DL)

Como fazer as energias positivas luír em com mais ffacilidade acilidade no lar luírem ffluírem O lar deve ser valorizado, pois é nele que repomos as nossas energias, ensina Telma.

9 Armários e gavetas devem ser mantidos organizados, apenas com o que é usado. O que não serve ou está quebrado deve ser jogado fora, e não colado para reúso; 9 Evite pensar negativamente em casa (e sempre!). As paredes têm "memória", em que energias negativas são captadas e gravadas; 9 Tenha mensageiros dos ventos, cristais ou prismas pela casa, principalmente para refletirem o sol perto das janelas; 9 Plantas em casa são sempre bem-vindas, como arruda, guiné e pimenta. Aqueles vasos com mix de plantas também vão bem para absorver energias negativas, mas devem ser deixados fora de casa; 9 Não é recomendável deixar espelhos de frente para a cama, quando não refletem a nossa imagem por inteiro. Quem tem cama com espelhos na cabeceira deve cobri-los na hora de dormir; 9 A cozinha é um local importante para a parte financeira, então a fruteira deve estar sempre cheia, além da despensa com mantimentos. Nesse local não deve ficar lixo, que deve ser deixado para fora, ou na área de serviço; 9 A porta do banheiro deve estar sempre fechada, assim como o ralo. Plantas são ótima pedida para esse ambiente, além da cor verde, que pode estar presente nas toalhas; 9 Em ambientes de trabalho pode ser adotado um pouco de cada guá para harmonizar o seu canto, como uma pedra na mesa ou alguma cor nos acessórios.

C MAP

Fonte: Telma Ciarrocchi, consultora de Feng Shui

C MAP


Jornal da Mulher