Aneel

Page 1

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DO GOVERNADOR

Senhor Diretor da ANEEL: O Estado do Rio Grande do Sul vem à presença de Vossa Excelência dizer e requerer o que segue. A ANEEL, por meio do Despacho nº 1.586, decidiu negar provimento a Pedido de Reconsideração, concluindo por manter o disposto na REA nº 6.668, de 2017, acerca da revogação de outorga e não aprovar as diretrizes do plano de transferência de controle societário como alternativa à extinção da outorga da UTE Rio Grande, tendo, por derradeiro, havido decisão de não conhecer do Requerimento Administrativo interposto pelas empresas interessadas no âmbito dos Processos nº 48500.001329/2016-59 e 48500.006572/2014-00. Contudo, importa salientar que o projeto da UTE Rio Grande é de extrema relevância, dado que a disponibilização de energia na região sul do país é estruturante não só para nosso estado como para o Brasil. O projeto da UTE Rio Grande considera a implementação de uma central termelétrica no município de Rio Grande, a ser atendido a partir de um terminal de GNL (gás natural liquefeito), com 1.238 MW de capacidade de produção de energia elétrica, podendo demandar até 5,5 milhões de m³/d de gás natural, com investimento aproximado de R$ 5,9 bilhões. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, em 14 de fevereiro de 2022, Licença Prévia para a estação onshore de recebimento, armazenamento e regaseificação de GNL no Superporto de Rio Grande, e Licença de Instalação para nova usina com capacidade de 1.280 MW (válidas até fevereiro de 2027), para a implantação de um projeto de geração de energia através do Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto de Rio Grande, no Sul do estado. A autorização permite que o grupo espanhol Cobra inicie as obras na área portuária. Assim, considerando que o projeto prevê: 1 - a construção de uma usina termelétrica com 1.238MW de capacidade instalada, com investimentos de R$6bi, possibilitando o aumento da geração de energia elétrica, com base térmica, no RS, e no SIN, com Gás Natural; 2 - a construção de uma estação onshore de recebimento, armazenamento e regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) possibilitando aumentar a oferta de Gás Natural no Estado cuja demanda gira em cerca de 2,2milhões de m³/dia; 3 - Terminal com capacidade diária de fornecer 14 milhões de m³ de gás natural; 4 - Gasoduto interligando o terminal de regaseificação de GNL à UTE e à cidade de Rio Grande; 5 - Píer para atracação de navios de GNL com 450 metros de extensão; 6 - Possibilidade de absorção e capacitação de mão de obra local para funções específicas;


ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DO GOVERNADOR

7 - Até 2.100 empregos diretos na UTE e até 1.000 empregos em obras complementares (Linha de Transmissão, Captação, Gasoduto, Efluentes Líquidos, etc). Ademais, estudos constantes no relatório Consumo Potencial de Gás Natural no Estado e suas Alternativas de Suprimento, coordenado pela SEMA em 2020, demonstram, em um dos cenários que, até 2030, o estado tem potencial de consumo de 12,727 milhões de metros cúbicos por dia. Porém, pelo gasoduto Bolívia-Brasil, a capacidade máxima de fornecimento restringe-se a 2,5 milhões de metros cúbicos por dia, deixando evidente a necessidade fundamental de criar alternativas. Uma delas é pelo terminal de gaseificação proposto no projeto da UTE Rio Grande. Diante disso, o projeto mostra-se extremamente importante para aumentar a base térmica e a segurança do Sistema Interligado Nacional, contribuindo na produção de energia elétrica (equivalente, a plena potência, a um terço do consumo de energia do Estado) e garantindo o fornecimento de energia em períodos de escassez hídrica, com os seguintes benefícios: • Potencial Multiplicador do Terminal Regaseificador; • Disponibilidade para Utilização Intensiva de Gás Natural Combustível (14 MM m³/dia); • Confiabilidade e Disponibilidade no Suprimento de Energia; • Incentivo para Matriz Energética Mais Limpa; • Disponibilidade para Utilização Intensiva de Gás Natural Combustível; • Incremento na Economia do Estado, da Região e do Município; Em face de todo o exposto, o Estado do Rio Grande do Sul postula a reconsideração da decisão acima citada para permitir o prosseguimento do projeto. Porto Alegre, 9 de maio de 2022.

RANOLFO VIEIRA JÚNIOR, Governador do Estado.

Exmo. Sr. Sandoval de Araújo Feitosa Neto Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.