Referência Gourmet 2010

Page 18

brilhante, devem ter selo de qualidade que garanta que não é tóxica e que não são usados compostos à base de chumbo. É comum encontrar em países pouco desenvolvidos produtos cerâmicos elaborados com óxido de chumbo na vitrificação. O organismo incorpora o chumbo que é altamente tóxico, especialmente em crianças. A cerâmica nova e atóxica é ótima para guardar alimentos e para o preparo de alimentos aquosos, como sopas e molhos. Muito útil em dias frios, pois mantém o alimento quente por mais tempo.

TEFLON

O composto antiaderente atrai cozinheiros pela praticidade na limpeza e por dispensar o uso de gordura. A descoberta de um revestimento antiaderente em 1938 chegou às cozinhas americanas na década de 1960. Atualmente, as panelas mais modernas são denominadas de teflon II por serem revestidas com primer (substância usada para ligar o teflon ao alumínio). O novo revestimento impede que o material passe para o alimento quando o teflon descasca. A maior preocupação com a panela é ecológica. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o teflon se corrompe quando esquentado a temperaturas de 200 a 500 graus centígrados, o que pode acontecer com uma panela esquecida no fogo. A evaporação do teflon origina gases CFC, responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Evite guardar alimentos, preparar alimentos com alto teor de proteína e usar com preparações com longo tempo de cozimento.

ESMALTADA

As panelas esmaltadas atraem pela beleza, mas podem fazer tão mal quanto às de cerâmica vitrificada. ‘’O esmalte usado pode conter elementos tóxicos como o chumbo e cádmio ‘’, adverte Késia. É desaconselhável o uso de utensílios antigos (fabricados antes de 1980) tanto esmaltados quanto os de cerâmica. A pesquisadora também diz que é preciso ter cuidado com utensílios pintados à mão e de fabricação artesanal, que vão desde colheres, facas, recipientes culinários, entre outros. Algumas tintas são à base de chumbo, que pode ser transferido para o alimento. Na atualidade há no mercado marcas de cerâmicas industrializadas próprias para o contato com os alimentos, sem colocar a saúde em risco.

PEDRA-SABÃO

A natureza antiaderente e a capacidade de reter calor por muito tempo são as características mais atrativas. Segundo Késia,

18

O uso da panela é também indicado para vegetarianos

esse utensílio libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês. A panela é comprada ‘’crua’’, por isso a cor dela é clara. É um utensílio que libera quantidades expressivas de elementos nutricionais importantes, como cálcio, magnésio, ferro e manganês. Evitar usar para alimentos que precisam de longo tempo de cozimento, alimentos muito aquosos ou ácidos, para fritura por imersão. Não guardar alimentos na panela de pedra-sabão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.