
2 minute read
Uma empresa com a responsabilidade no seu DNA
Ações ESG fazem da Tomasi Logística uma organização com práticas sustentáveis, desenvolvimento social e profissionalização da gestão
Fernanda Mallmann
Advertisement
Ter bons resultados financeiros, com expansão das operações, pode andar paralelamente com o propósito de construir um mundo melhor e mais sustentável. Assim, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são atitudes que, cada vez mais, ajudam na consolidação das empresas. A Tomasi Logística adota esses posicionamentos desde a sua fundação e vem aperfeiçoando os métodos nos últimos anos.
A empresa segue nos seus processos o ESG (Environmental, Social and Governance) para balizar as práticas ambientais, sociais e de governança. Conforme Diego Tomasi, diretor comercial, desde a sua fundação, há mais de 30 anos, a empresa sempre teve a cultura da sustentabilidade. "Os fundadores da Tomasi, Germano e Edi, têm suas origens no interior, onde dependiam da própria plantação para o sustento. Isso gerou a consciência do cuidado com o meio ambiente desde a implantação da empresa", destaca.
Na área ambiental, são adotadas práticas como a utilização de água da chuva para lavagem dos caminhões e uso de veículos com menor gasto de combustível e sistema ARLA, que reduz as emissões de poluentes. Além disso, uma usina de geração de energia solar está instalada na matriz, em Estrela, e gera energia para todas as unidades da Tomasi no Rio Grande do Sul.
Em relação à governança, a empresa FAMÍLIA TOMASI Rodrigo e Diego Tomasi, com os pais Edi e Germano
sempre trabalhou para o desenvolvimento da profissionalização. "Com o grande crescimento da Tomasi nos últimos anos, este tema tem ainda mais relevância. O desenvolvimento de novos líderes e a profissionalização da gestão fazem parte do nosso dia a dia", afirma o diretor.
Na área social, a Tomasi sempre atuou em ações de desenvolvimento e auxílio. Atualmente, participa do Núcleo de Ação Social (NAS) do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (SETCERGS). O NAS possui ações estruturadas e auditadas, que geram um trabalho social relevante no estado. Na área social, a Tomasi ainda mantém uma Escola de Formação de Motoristas e abre oportunidades para mulheres e estrangeiros na profissão de motorista de caminhão.
Conforme Diego Tomasi, a empresa entende que faz parte de um ecossistema e ter um plano estratégico é fundamental para que as ações ESG da Tomasi sejam efetivas. "Assim geramos benefícios para todas as pessoas envolvidas, de uma forma ou de outra, com a nossa organização", reforça.