
2 minute read
Jairo jorge convoca mobilização nacional para reivindicar alternativas para crise do transporte público
Manifestação ocorreu durante 81a Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos
Escritório de Comunicação - PMC
Advertisement
No dia de encerramento da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Aracaju, o prefeito Jairo
Jorge reforçou a importância de uma mobilização nacional de gestores municipais para reivindicar ao governo federal, congresso nacional e governos estaduais alternativas para o financiamento do transporte coletivo no país. Durante o evento, os prefeitos elaboraram um documento, intitulado de Carta de Aracaju, onde alertam para a descontinuidade do serviço de transporte público urbano, decorrente do aumento de 60% do preço do diesel em 2021 e a queda no número de usuários.
“Essa questão do transporte público é um problema que já era grave antes da pandemia e se agravou ainda mais.
Nós estamos prevendo uma crise no setor, especialmente no ano que vem, quando nós teremos a correção das tarifas. Precisamos encontrar uma solução para esse problema, que passa por uma grande mobilização dos prefeitos em Brasília como forma de reivindicar alternativas”, destacou o prefeito Jairo Jorge.
Segundo a Carta de Aracaju, duas medidas poderiam ajudar a enfrentar o cenário: a desoneração dos impostos no preço do diesel e o financiamento de gratuidade dos idosos, esta última protocolada no Ministério da Economia no dia 21 de julho. “Uma crise no transporte coletivo pode afetar o nosso Produto Interno Bruto, prejudicando as indústrias, o comércio, o setor de serviços, ou seja, atingindo a economia do país como um todo. Por isso, precisamos nos unir e buscar soluções para evitar o agravamento do problema”, complementou.
O Dia D de Mobilização Nacional em Brasília está previsto para ocorrer no dia 8 de dezembro e deve reforçar a necessidade de aprovação de projetos e o encaminhamento de ações que possam amenizar a crise do setor.
81o REUNIÃO GERAL DA FNP Reconhecido por ser um espaço para discussões das principais pautas municipais junto ao governo federal e Congresso Nacional, o evento reuniu prefeitos e gestores de mais de 100 cidades , em Aracaju-SE. Temas como saúde, transporte público, desenvolvimento econômico, emprego e renda e desafios educacionais no pós-pandemia foram debatidos no encontro.
CARTA DE ARACAJU Durante o evento, os prefeitos elaboraram um documento, intitulado de Carta de Aracaju, onde alertam para a descontinuidade do serviço de transporte público urbano
