
2 minute read
Mãos santas: a fé inabalável dos benzedores missioneiros
AMM TURISMO MÃOS SANTAS: A FÉ INABALÁVEL DOS
BENZEDORES MISSIONEIROS
Advertisement
A tradição não desapareceu ao longo dos anos, mas tornou-se mais rara. Apesar disso, as pessoas da oração poderosa ainda resistem e fazem de suas preces um alento em meio ao sofrimento de quem busca na fé uma esperança
Secom/AMM
Na busca pelo alívio de desconfortos emocionais e espirituais, muitos recorrem ao apoio místico dos benzedores. Desde muito tempo, familiares costumam levar os filhos com frequência para receber a bênção através da reza. Na região das Missões, a tradição não desapareceu ao longo dos anos, mas tornou-se mais rara, principalmente nos centros urbanos. Apesar disso, as pessoas da oração poderosa ainda resistem e fazem de suas preces um alento em meio ao sofrimento de quem busca na fé uma esperança. Os benzedores possuem uma importante função na parcela da sociedade que mantém usos e costumes tradicionais: estabelecer relações com o sagrado. Essa tradição tem a oralidade como carro chefe. Detentores de um grande saber religioso são capazes de, por meio das rezas e dos rituais, curar males e devolver o equilíbrio emocional e físico àqueles que as procuram. O ofício que exercem é transmitido de geração a geração, de maneira que a pessoa que aprendeu ou foi escolhida para exercer tal ofício também repassará, algum dia, seus saberes a seu sucessor ou sucessora. A continuidade dessa cultura contribui para a preservação do patrimônio cultural, configurado em suas dimensões intangíveis. No que se refere ao patrimônio imaterial, eixo norteador do trabalho, diz respeito às práticas e domínios de saberes, ofícios, valores e a diferentes formas de expressão que FÉ, ACIMA DE TUDO Os benzedores possuem uma importante função na parcela da sociedade que mantém usos e costumes tradicionais: estabelecer relações com o sagrado.

compõem a vida social de base comunitária.
O benzimento é a mais viva forma da cultura nascida do povo e praticada pelo povo, que guarda as suas cantigas, seus remédios, suas preces, suas devoções, seus rituais de trabalho, enquanto tiverem algum sentido na vida deles. Os benzedores tratam seus doentes com rezas, simpatias e remédios que não se contradizem em nenhum momento, eles transmitem uma grande paz e energia e diante do tratamento dado pelos benzedores, é fácil enxergar que eles representam valores. É impossível imitar suas rezas, simpatias e benzimentos, tudo isso está perfeitamente adaptado à vida dos benzedor es e à das pessoas que neles acreditam, é preciso tentar entender as suas histórias e suas realidades, seu modo de pensar, a partir dele próprio, da sua visão de mundo, que pode ser diferente da maioria das pessoas.
A religiosidade se apresenta forte na adoração aos santos do catolicismo popular, é através da sua fé e poder de intermediação com o sagrado que as mazelas humanas são curadas, contribuindo para obter o equilíbrio do corpo e da alma. Em várias cidades missioneiras, foram identificados dezenas de benzedores, com destaque para o município de São Miguel das Missões, que promove esta importante herança cultural e IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, já classificou a cura por meios não tradicionais como um patrimônio imaterial da cultura brasileira.