2 minute read

Mais Venâncio, mais tecnologia

Prefeitura de Venâncio e Unix acertam instalação de Incubadora Tecnológica no município

Daiana Nervo

Advertisement

Uma comitiva de Venâncio Aires esteve na Universidade de Santa Cruz do Sul, para conhecer as estruturas da Incubadora Tecnológica e do Parque Tecnológico mantido pela Unisc na cidade vizinha. O objetivo é implantar o projeto, em Venâncio Aires e fomentar novas experiências empreendedoras nas áreas de tecnologia e agroindústria de alimentos. Um protocolo de intenções deve ser assinado nos próximos dias para iniciar a incubação das primeiras empresas em Venâncio Aires.

Com a participação do prefeito Jarbas da Rosa, da vice Izaura Landim, dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti; da Educação, Emerson Henrique, e assessores, a visita foi coordenada pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, o vice-reitor Rafael Henn e toda a direção do Parque Científico e Tecnológico Unisc (TecnoUnisc). Além de uma apresentação institucional sobre o trabalho iniciado há quase 20 anos no campus de Santa Cruz do Sul, o grupo visitou as estruturas e conversou com técnicos e empresários sobre as experiências que devem ser implantadas na Capital do Chimarrão.

Com o objetivo de apoiar a formação e consolidação de micro e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras, a Incubadora deve oferecer espaço físico, treinamentos, consultorias especializadas, orientação empresarial e suporte na elaboração de projetos para busca de recursos junto a órgãos de fomento. “Já mostramos nosso interesse e a Unisc também. Agora, vamos assinar o protocolo de intenções para implantação, provavelmente junto ao campus da Unisc em Venâncio Aires e definir, via edital, os critérios para seleção das empresas que poderão ser incubadas aqui”, revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti.

O prefeito Jarbas da Rosa ressalta que o projeto prevê a incubação de empresas tecnológicas ou inovadoras ao longo de dois anos e, assim que elas estiverem preparadas para o mercado, poderão ir para o Parque Tecnológico, que deverá ser montado junto à área da antiga Favan. “É mais uma ação do nosso programa de desenvolvimento. Acreditamos muito no fomento de novas ideias e queremos incentivar os empreendedores locais a se desenvolverem de forma sólida, gerando riqueza e empregos qualificados. A Incubadora e o Parque Tecnológico são projetos que sairão do papel ainda neste ano para fazerem diferença no futuro do nosso município”, destacou.

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer completa que o mais importante é a vontade demonstrada entre todos os envolvidos. “Quando o poder público, universidade e empresários se unem, o resultado é desenvolvimento de toda a região”, concluiu.

FOCO NO FUTURO O objetivo é implantar o projeto, em Venâncio Aires e fomentar novas experiências empreendedoras nas áreas de tecnologia e agroindústria de alimentos

This article is from: