
3 minute read
Saúde para todos
ESTA TERRA TEM DONO?
Gravataí e Taquara iniciam diálogo para resolver impasse no limite entre municípios
Advertisement
Edição: Lucio Vaz
IDENTIFICAÇÃO “Precisamos transpor para o mapa a divisa construída pelo imaginário coletivo no transcurso da história”, destacou o prefeito Zaffalon, durante a reunião
Os moradores da localidade de Vira Machado, no limite entre Gravataí e Taquara, vivem um impasse, há anos, e que, agora, passa a ser dialogado entre as administrações públicas e as Câmaras de Vereadores dos dois municípios. A região, cartograficamente, está localizada em território taquarense, porém, a população de Taquara vota, estuda e utiliza os serviços de saúde de Gravataí, da qual se sentem pertencentes. Na tarde do dia 15 de julho, o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, reuniram-se para tratar do assunto.
Ambos admitem que o assunto é complexo e que irá envolver mudança na legislação, em nível estadual, para uma possível alteração nas demarcações geográficas que limitam os municípios. No entanto, reconhecem a importância de encampar, de maneira colaborativa, esta demanda que traz reflexos para a comunidade da região. “Precisamos transpor para o mapa a divisa construída pelo imaginário coletivo no transcurso da história”, destacou o prefeito Zaffalon.
São, aproximadamente, 16 quilômetros de extensão com propriedades rurais que, tecnicamente, estariam em solo taquarense. Porém, historicamente, a comunidade se identifica como moradora de Gravataí. “Vamos iniciar um trabalho de cooperação para não deixarmos os moradores desassistidos, principalmente, na manutenção das estradas, enquanto buscamos definir, oficialmente, essa questão. O importante é que existe interesse, pelo resultado, de todas as partes”, reforçou a prefeita Sirlei. As câmaras dos dois municípios devem enviar ofício à Assembleia Legislativa informando a situação e a intenção das administrações em modificar o limite, transferindo aquela parte de terra para Gravataí. "Este momento só é possível graças ao diálogo e interesse em comum entre as duas cidades, que estão dando exemplo de união e compromisso com a municipalidade”, enfatizou
Também participaram da reunião, o secretário de Administração de Taquara, Régis Souza;o chefe da Divisão de Geoprocessamento da Prefeitura de Taquara, Iuri Buffon; os secretários de Obras Públicas de Gravataí, Paulo Martins; e de Desenvolvimento Urbano de Gravataí, Cláudio Santos; o presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Alan Vieira; e os vereadores gravataienses Alison Silva e Claudecir Lemes.
SAÚDE PARA TODOS
USF São Vicente completa um ano de atendimento à população
Gustavo Bica

FUNCIONAL E OPERANTE USF São Vicente realiza, em média, 2.300 atendimentos por mês
Há um ano, a Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente abria as portas, pela primeira vez, para receber a população. Inaugurada pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante a pandemia, a unidade de saúde foi um importante reforço na saúde primária do município. A mais moderna unidade de saúde da cidade está localizada na Rua Marco Polo, 935, e atende os moradores dos bairros Barnabé, Castelo Branco, Salgado Filho, Santa Cruz, São Vicente e Vila União. Com quatro equipes de saúde, compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem e agente comunitário da saúde, a USF São Vicente realiza, em média, 2.300 atendimentos por mês.
Com atendimento ampliado, a unidade foi a primeira habilitada no Programa Saúde na Hora, com atendimento ininterrupto das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A iniciativa permite o acesso de mais pessoas a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento, priorizando, assim, o acesso do usuário por meio do acolhimento à demanda espontânea, realizada pela equipe de saúde. Além disso, a unidade realiza, também, os atendimentos por meio de consultas agendadas com clínico, odontólogo e, ainda, de pré-natal.
A coordenadora da USF São Vicente, Vanessa Tarragô, destacou a dedicação dos profissionais de saúde para entregar à população um atendimento com agilidade e qualidade. "Inauguramos a unidade São Vicente em meio à pandemia. Isso sempre foi um desafio extra, diante da grande responsabilidade que temos em atender uma alta demanda em horário estendido.”
Para Angelino dos Santos, de 62 anos, a abertura de uma unidade de saúde naquele local facilitou o acesso dos moradores da região. “Anteriormente, eu precisava ir até a unidade São Geraldo. Agora, consigo atendimento muito mais próximo da minha casa. Melhorou muito para quem mora na região”, destacou o morador do bairro São Vicente.


