
3 minute read
OPINIÃO - José Carlos Patrício Reinventemo-nos!
JOSÉ CARLOS PATRÍCIO Vereador do município de Canoas
Advertisement
REINVENTEMO-NOS!
O
que podemos fazer para minimizar os danos causados pela pandemia?
A Covid-19 nos fez embarcar em uma crise sem precedentes, onde os impactos negativos são inúmeros e, embora muitos meios de comunicação apontem a economia como o maior alvo desta crise, há estudos que mostram que a saúde e o comportamento das pessoas são os mais impactados.
Neste sentido, tenho direcionado o meu trabalho e minhas proposições ao Executivo Municipal, para os assuntos relacionados ao bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos canoenses.
É dever e função do parlamentar também, trazer sugestões para solução dos problemas que afetam a saúde das pessoas de forma invisível, que muitas vezes comprometem o aspecto psicológico, fazendo com que essas pessoas sofram com os reflexos negativos da pandemia. O desemprego, acompanhado do despreparo para novas possibilidades é um dos fatores que têm abalado uma grande parte da população, isso não precisa de pesquisa para perceber que é nítido e notório em toda sociedade. A falta de perspectivas é um assunto a ser abordado pelo poder público e pela sociedade civil, pois o déficit de capacidade técnica em todos os setores tem sido um grande desafio que tem se evidenciado neste momento de pandemia.
Diante deste contexto frágil, como parlamentar atuante, tenho voltado algumas de minhas ações para estabelecer e fortalecer a escolarização e a capacitação dos canoenses.
Entendo como um tema de relevância, por isso, resolvi apoiar a luta pela continuidade da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) no ensino médio, nas escolas públicas estaduais em Canoas, buscando um diálogo na esfera competente para esta pauta, que trata sobre a possibilidade de extinção da EJA – Ensino Médio na escola pública de Canoas.
A EJA – Ensino Médio é uma modalidade de ensino que foi criada com a intenção de corrigir uma fragilidade da educação brasileira que é a distorção idade x série e, se tratando da modalidade Ensino Médio. Este programa abrange um público adulto (acima dos 18 anos). Atualmente, nossa cidade possui quatro escolas, uma em cada quadrante do município, duas que disponibilizam aulas para este público e havendo a extinção da EJA nos bairros Guajuviras e Mathias Velho, em que temos a maior procura de estudantes. Estes terão de se deslocar até outros bairros, gerando despesa ao aluno, o que acaba fragilizando sua frequência escolar, ou até mesmo fazendo com que desista de estudar, o que causaria grandes prejuízos à educação e formação de inúmeros adultos.
Desta forma, busquei intermediar este contato e assim, representar as centenas de alunos e futuros alunos da EJA – Ensino Médio, para que haja manutenção desta modalidade nas escolas de nossa Canoas, afinal, facilitar a educação, tornando-a acessível a todos, principalmente aqueles que não tiveram oportunidade e quando adultos buscam este acesso, é compromisso sim de vereador! E meu compromisso é sério com a Educação dos canoenses! Agora aguardando que em breve possamos dialogar junto a Secretaria de Educação Estadual para levarmos esta necessária pauta para o diálogo e intercessão!
Assim, vou encaminhando o meu trabalho dia após dia, com o olhar no futuro.
Tenho nutrido esperanças em uma grande virada do povo brasileiro, do meu Rio Grande do Sul, e, sobretudo, dos canoenses. E que tenhamos uma breve adaptação às mudanças necessárias e de quebra um desenvolvimento humano, onde a solidariedade e o pensamento coletivo sejam os protagonistas de verdade.