Revista hb setembro 2017

Page 17

Revista Funfarme

Perfil Profissional

Meu mundo, minha vida

“Passando próximo ao prédio do HB eu sempre dizia. Um dia vou trabalhar aí. Não sei ao certo em qual área, tinha essa vontade dentro de mim”. Essas são palavras de Cristiane Carvalho, há 19 anos na instituição e, atualmente, no setor de Cuidados Paliativos. Formada em Técnico em Edificações, não se sentia realizada trabalhando na área. Sentia como se algo estivesse faltando em sua vida. Por indicação de uma amiga, fez um curso para Auxiliar de Enfermagem e, assim que terminou, foi contratada para o Banco de Sangue, realizando o sonho de trabalhar no complexo. Buscando se capacitar cada vez mais, Cristiane estudou para Técnico em Enfermagem. Terminou o curso em 2006 um ano depois, surgiu uma vaga para enfermeira na emergência do HB. Passou pelo processo seletivo e foi bem sucedida. No entanto, foi em 2012 que se encontrou, quando foi convidada a fazer parte da equipe em formação dos Cuidados Paliativos. “Era tudo muito novo na minha vida, mas eu gosto de desafios e aceitei fazer parte deste setor; e busquei estudar mais, por conta própria”. Para ela, a principal característica destes profissionais é gostar de cuidar. “O diferencial está no olhar de quem cuida, pres-

tar atenção em tudo, nos mínimos detalhes. Nós somos o elo entre equipe, família e paciente. O ‘meu ouro’ é poder trazer o sol que está lá fora. Até o paciente que precisa de mim, levando alegria e fazendo com que ele se sinta bem, como se estivesse em casa”.

Sucessos da Funfarme

Esforço que deu resultado Nem sempre a vida nos conduz pelos caminhos que planejamos detalhe. foi o que aconteceu no caso de Camila Rocha. Aos 20 anos de idade, tinha vontade de cursar Administração. Porém quando foi contratada como auxiliar de serviços, no ano de 2005, encantou-se pela área da saúde e, ao pesquisar um campo onde pudesse crescer profissionalmente na instituição, optou por cursar nutrição. Quando se formou no ano de 2010, Camila se interessou pelo sistema informatizado de receitas, prontuários, resultados de análises, recém implantado no HB. Quando surgiu uma vaga, não pensou duas vezes e passou para o cargo de suporte da consultoria do sistema MV “eu gosto muito de ensinar, para mim é muito gratificante e talvez seja por isso que essa área também atraiu minha atenção”. Depois de quase 1 ano de muito aprendizado e crescimento, surge a oportunidade para fazer uma experiência de três meses como nutricionista, o resultado foi positivo, contratada como nutricionista na instituição. Desde então, passou pelo setor de Copa, onde ficou por alguns meses e logo mudou-se para a Cozinha, adquiriu muita experiência nos 4 anos em que ficou neste setor. Após esses anos, voltou para o setor de Copa, porém, agora como responsável não só por pacientes do convênio, como também do SUS. E atualmen-

te, é encarregada pelo setor de Lactário e Dieta Enteral, mas não para por aí. A nutricionista pretende continuar estudando e fazer uma pós-graduação em gastronomia hospitalar, visando se especializar ainda mais, buscando conhecimento.

Funfarme Notícias - Setembro - 2017 17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.