UM DIA PELA VIDA
Evento de conscientização e prevenção ao câncer de mama organizado pelo Hospital de Base, HB Onco e ICA (Instituto do Câncer), no Shopping Cidade Norte, em Rio Preto, reforça a importância de viver a vida cuidando da saúde do corpo e da mente.
Outubro/2022 | Ano XVII | n° 246 PÁGINAS 4 e 5
Um mês rosa em defesa da vida
Autoconhecimento, autocuidado, resiliência e otimismo. Essas foram as mensagens transmitidas pela cam panha Outubro Rosa 2022 da Funfarme. Autoconhecimento porque é preciso conhecer o próprio corpo para saber se há algo de estranho e buscar ajuda; autocuidado para procurar o médico na periodicidade ideal para fazer os exames de rastreio do câncer de mama e resiliência e otimismo para acreditar e construir uma vida plena e feliz mesmo após o diagnóstico da doença.
Quando se fala em oncologia o diagnóstico precoce é fundamental. O câncer de mama é o tipo de tumor mais prevalente entre as mulheres e também o que mais mata. Apesar da divulgação feita sobre ele todos os anos, muitas pacientes acabam recebendo o diagnóstico quando o tumor já está avançado, ,diminuindo as chances de cura, tornando o tratamento mais sofrido.
Por isso, a Funfarme, que tem o propósito de cuidar das pessoas em todo o seu ciclo de vida, deseja que cada vez mais as mulheres se conscientizem da importância do diagnóstico precoce, fazendo o autoexame e procurando seu médico, ao menos uma vez por ano, e faça a mamografia. Depois de mais uma campanha Outubro Rosa de sucesso realizada em 2022, o que a equipe da Funfarme mais deseja é que cada vez mais mulheres se conscientizem da importância de flagrar a doença logo no início, fazendo o autoexame e procu rando seu médico de confiança uma vez ao ano pelo menos para que ele possa solicitar a mamografia quando for o momento. Se o tumor for diagnosticado, tenha certeza: estamos aqui por você e juntos vamos vencer mais esse desafio.
Propósito
Cuidar de pessoas em todo o seu ciclo de vida
Impacto
Ser um complexo de Saúde de excelência no Brasil, influenciado a sociedade
Caminho
Qualidade e Segurança; Inovação; Solidariedade e Gentileza; Geração de conhecimento científico; Forma ção de desenvolvimento profissio nal; Sustentabilidade; Respeito
Expediente
Informativo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) Ano XVII / No 236 - Dezembro - 2021
• Presidente dos Conselhos da Funfarme: Dr. Francisco de Assis Cury
• Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Jorge Fares
• Vice-Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Wagner Vicensoto
• Diretora Administrativa do HB:
Dra. Amália Tieco R. Sabbag
• Vice-Diretor Administrativo do HB: Dr. João Fernando Picollo de Oliveira
• Diretor Clínico do HB: Dr. Renato Ferreira da Silva
• Vice-Diretor Clínico do HB: Dr. Emerson Quintino de Lima
• Diretora Técnica do HB: Dra. Maria Regina Pereira de Godoy
• Diretor do Hemocentro: Dr. Octávio Ricci Junior
• Diretora Técnica do Hemocentro: Dra. Andreia Aparecida G. Guimarães
• Diretor do Ambulatório: Dr. Carlos Eduardo Miguel
• Diretora do Lucy Montoro: Dra. Regina Chueire
• Diretor Técnico do Instituto do Câncer: Dr. Carlos Eduardo Miguel
• Diretor Administrativo do HCM: Dr. Antônio Soares Souza
• Vice-Diretora Administrativa do HCM: Dra. Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso
• Diretora Clínica do HCM: Dra. Marina Catuta Ferreira Neves
• Vice-Diretora Clínica do HCM: Dra. Rudiane Daniela Vicentini Sivieri
• Diretora Técnica do HCM: Dra. Fernanda Del Campo Braojos Braga
• Vice-Diretor Técnico do HCM: Dr. Gustavo Henrique de Oliveira
• Produção Editorial: Intermídia Comunicação Empresarial
Telefone: 17 3011-5435 Jornalista responsável: MTB 24.527
Jornalistas: Alex Pelicer, Alexandre Souza e Millena Grigoleti
Diagramação: V3V Agência Criativa
EDITORIAL FUNFARME NOTÍCIAS - OUTUBRO 2022 2
Deputado estadual Itamar Borges visita o Hospital de Base
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) visitou o Hospital de Base no dia 20 de outubro. O parlamentar reuniu-se com a diretora administrativa da insti tuição, Dra. Amália Tieco, com o superintendente financeiro da Fundação, Robson Pádua, além dos responsáveis pelas relações institucionais da Funfarme Jurandyr Bueno e Sérgio Brogna.
Durante a visita, o deputado ressaltou a importância do HB para região e também reforçou o compromisso de apoiar todos os projetos das unidades da Funfar me.
O parlamentar inicia em 2023
o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), tendo registrado a maior votação de toda a sua trajetória política com 183.480
votos. Itamar Borges também atuou como Secretário de Agri cultura e Abastecimento do Estado de São Paulo entre 2021 e 2022.
Funfarme recebe a visita da deputada Beth Sahão e de Ana Estela Haddad
A Funfarme recebeu também a visita da deputada eleita Beth Sahão (PT) e de Ana Estela Haddad, professora orientadora do Programa de Pós-Graduação da USP (Universidade de São Paulo) e esposa do candidato ao governo paulista, professor Fernando Haddad (PT), no dia 18 de outubro. As duas tomaram café com lideranças da Funfarme e conheceram o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.
Ana Estela integra o Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina e Membro da Comissão de Área de Avaliação da Capes (Mestrados Profissionais) e é diretora de Relações Institu cionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).
A diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, ressalta a importância das
visitas que a Funfarme recebe e da força feminina. “É fundamental que todas as pessoas envolvidas nas tomadas de decisão da saúde conheçam nosso trabalho, que é feito com muito carinho para os pacientes, mas sobretudo profissionalismo e competência na gestão de recursos. Aqui na Funfarme, 80% de nossa força de trabalho é formada por mulheres, portanto ficamos muito felizes quando recebemos a visita de representantes da força feminina”,
diz a médica.
“Esse complexo de hospitais é fenomenal, é um modelo a ser seguido por outras regiões do Estado, um modelo bem-suce dido, com acreditação nacional e internacional e fundamental para o SUS. A gente vai ter modelo para exportar para o resto do País, para a América Latina, vocês são um orgulho para o Estado de São Paulo”, destaca Ana Estela Haddad, que esteve pela primeira vez no complexo Funfarme.
Deputado Itamar Borges reunido com diretoria e lideranças da Funfarme
Ana Estela e Beth Sahão conheceram a Fundação após reunião com as lideranças institucionais
VISITAS INSTITUCIONAIS 3
Evento do HB conscientiza mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
O mês de outubro foi marcado pela campanha Outubro Rosa na Funfarme, que em 2022 teve o slogan “VIVA”, para mostrar para as pacientes que é possível levar uma vida normal mesmo após o diagnóstico. O evento de lança mento “Um dia pela vida”, organi zado pelo HB, HB Onco e ICA (Instituto do Câncer), aconteceu no dia 8 de outubro, no Shopping Cidade Norte, em Rio Preto.
Quem passou pelo local pôde tirar dúvidas com médicos mas tologistas e oncologistas; além de fazer exames como teste de glicemia, aferição da pressão arterial e se vacinar contra a Covi d-19. O evento contou ainda com a apresentação musical do grupo As Valquirinhas, do Instituto Valquírias World; prática de exer cícios físicos com a professora de educação física da Funfarme, Michele Conejo, e um espaço para cadastro de currículos para participar os processos seletivos da Fundação. A ONG Sempre Viva, de Catanduva/SP, também esteve presente no evento e distribuiu brindes e acessórios, como lenços e turbantes, para mulheres em tratamento contra o câncer.
Neusa Costa Berto, de 52 anos, se conscientizou sobre a impor
tância de fazer a mamografia. “Graças a Deus estou sempre bem com a saúde, ou pelo menos acho que estou. Em conversa com o doutor, aqui no evento, tomei a consciência da importân cia da mamografia. Vou procurar o meu médico para fazer meu exame”.
Cássia Mori, paciente do ICA há mais de dez anos, também esteve no evento e contou um pouco sobre como é viver a vida, mesmo com o diagnóstico e o tratamento contra a doença. “É uma doença muito difícil, então a gente precisa muito de apoio. Porém, mesmo diante das dificul dades, não desista. Além da medicina existe algo chamado fé, que é uma força que nos renova a cada dia”. Ela ainda deixou uma mensagem à todas as mulheres. “Quanto antes você descobrir, mais eficaz será o tratamento. No começo vai ser um choque, mas olhe para as coisas boas, isso faz a gente continuar seguindo em frente. Faça o tratamento e tenha fé que a gente vai vencer”, afirma Cássia.
O oncologista clínico Dr. Daniel Vilarim, do HB Onco, pontua que pela Sociedade Brasileira de Mastologia a indicação é iniciar o rastreio com mamografia aos 40
anos. “A gente sabe que quanto mais precocemente o câncer for detectado maiores são as chan ces de cura e é muito importante que as mulheres se percebam, façam o autoexame e se perce berem alguma coisa diferente procurem um serviço de saúde para que possamos dar prosse guimento no diagnóstico e se for o caso iniciar o tratamento”, alerta Dr. Daniel.
O oncologista clínico do HB Onco, Dr. Daniel Vilarim, pontua que pela falta de diagnóstico muitas mulheres acabam chegando com doença avançada, o que traz dificuldades. “Mesmo as que ficam curadas precisam passar por uma jornada mais desgastante.”
Dr. João Fernando Picollo, vice diretor administrativo da Funfar me, explica que a intenção da campanha é conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. “Ele é muito prevalene na popula ção, principalmente no sexo feminino, e se a gente fizer o diagnóstico precoce a gente tem uma possibilidade de cura muito alta.” O médico reforçou que o HB é referência para tratamento de câncer de pacientes de 104 cidades. “Estamos aqui para dar todo o suporte para eles.”
Cássia Mori com Guiomar, da Associação Sempre Viva Neusa se conscientizou sobre a importância de fazer exames
OUTUBRO ROSA 4
HB realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama para policiais militares de Rio Preto e região
O Hospital de Base, em parce ria com a Polícia Militar, realizou uma palestra de orientação e conscientização sobre o câncer de mama no 17° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI).
O evento realizado no dia 24 de outubro contou com a presença de cerca de 50 policiais mulheres de Rio Preto e região.
“A Funfarme tem um papel muito importante em nossa sociedade que é acolher aqueles que precisam de cuidados, quanto também levar informa ções sobre prevenção à popula ção. Por isso, estamos aqui para conscientizar as mulheres da Polícia Militar sobre o câncer de mama e falar sobre a importância dos exames preventivos.”, explica o ginecologista e mastologista, Dr. José Luis Esteves.
O tenente coronel do 17º BPMI, Paulo Sérgio Martins, também ressaltou a importância da prevenção. “Este tipo de palestra é primordial para trazer o conhe cimento às mulheres dos nossos batalhões. Falar sobre a preven ção e importância dos exames é fundamental. Sabemos que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores chances de cura”, afirma.
A subtenente da PM, Eliamar Faria dos Santos, de Fernandópo
lis/SP, já realizou a mamografia neste ano. “Eu faço exames de rotina anualmente, pois é uma solicitação da nossa instituição. Então este ano já realizei meu exame preventivo. Palestras como esta, organizadas pela PM e o HB, são de extrema importân cia pois, sempre levam informa ções que nem todos têm ou também é a possibilidade de tirar dúvidas, afirma. Sem dúvidas, um grande trabalho”, afirma.
AVOHB promove ação no Ambulatório do Hospital de Base
A Associação dos Voluntários do Hospital de Base (AVOHB) realizou uma ação para as pacientes do ICA (Instituto do Câncer), no Ambulatório do HB. A iniciativa faz parte das comemo rações do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama.
Os voluntários da associação distribuíram mimos aos pacien tes. Foram entregues plantas suculentas, que são vistas como guardiãs na espiritualidade, oferecem proteção aos lares, purificam o ambiente e criando boas energias.
Também teve música ao vivo com o cantor Evandro, da Banda Millenium e apresentação de uma bailarina vestida de fada, que encantou a todos que estavam presentes.
5 OUTUBRO ROSA
Caminhada marca Outubro Prateado no Hospital de Base
O início do mês de outubro, que tradicionalmente é voltado para a conscientização da popu lação sobre o envelhecimento saudável, tanto no aspecto físico quanto no mental, foi marcado pela Caminhada Outubro Pratea do, organizado pela equipe de geriatria do Hospital de Base com o apoio da Audiovita Aparelhos Auditivos. O evento aconteceu no dia 1º de outubro.
“Durante o mês inteiro a gente
vai fazer campanhas de preven ção, vamos falar de atividades físicas, de higiene do sono, nutri ção. O Hospital de Base é um hospital amigo do idoso”, explica Dra. Laura Cardoso, geriatra do HB.
Durante o evento, profissionais falaram da importância da práti ca de atividade física e alimenta ção adequada. Ao final da cami nhada foi oferecido um café da manhã balanceado aos partici
pantes, que ganharam ainda amostras de suplementos, impor tantes para a reposição de nutrientes na terceira idade.
Este é um tema essencial a ser discutido, pois a população idosa de Rio Preto e região está aumentando. De acordo com projeções da Fundação Seade, a população com mais de 60 anos vai saltar de 73,9 mil em 2018 para 157,3 mil em 2050.
Grupo que participou da caminhada de abertura do Outubro Prateado
Evento aconteceu no dia 1º de outubro
Outubro Prateado conscientiza sobre envelhecimento saudável
6 CAMPANHA
Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile
O Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile (HM) iniciou suas atividades e re alizou o primeiro procedimento cirúrgico, no dia 27 de outubro. Com filas de espera por cirurgias eletivas represadas por conta da pandemia, o HM agilizará a fila com cirurgias de baixa e média complexidade, beneficiando hos pitais que atendem moradores de Rio Preto como a Santa Casa e o Hospital de Base.
O Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, esteve no hospital e pôde ver de perto o retorno positivo para a população em pouco mais de 15 dias de funcionamento da unidade hospitalar. “Esse é um momento importante e histórico, porque o hospital cumpriu uma nova etapa com as cirurgias of talmológicas e com as demais es pecialidades que virão em breve. Estamos muito felizes porque o hospital vai se consolidando a cada momento e com certeza os números vão comprovar, disse Edinho Araújo.
O diretor administrativo do HM, Dr. Horácio Ramalho, falou sobre a agilidade dos atendimentos e quais serão as próximas etapas e especialidades atendidas. “Os pa cientes que vamos receber aqui já são encaminhados pela rede mu nicipal, por meio do Centro de Es pecialidades, com os exames e consultas já feitos. Com isso, fa cilita o fluxo e nos dá uma di nâmica de atendimento muito boa. A partir de dezembro, quando estivermos em pleno fun cionamento do Centro Cirúrgico, iremos atender cirurgia geral, ci rurgia pediátrica, ginecológicas, vascular, proctologia, ortopedia entre outras”, disse Dr. Horácio Ramalho.
O diretor ressaltou ainda o impacto na vida dos pacientes que necessitam das cirurgias de baixa e média complexidade e que aguardavam na fila de espera há mais de um ano. “Apesar de serem de baixa e média complexidade, a necessidade desses procedi mentos afeta muito a qualidade
de vida desses pacientes e o HM surgiu para melhorar isso, para cumprir essa missão e fazer com que os hospitais maiores atendam os casos mais graves e de maior urgência”, afirmou o diretor.
A primeira paciente a passar pela cirurgia no HM foi também a primeira a passar por consulta na inauguração do hospital.
Lícia Maria Tardoque Camacho aguardava na fila para uma ci rurgia de catarata há mais de um ano, e elogiou o atendimento recebido dos médicos e profis sionais da instituição. “Nem senti a cirurgia, o médico foi excelente e tem uma mão muito boa. O procedimento foi muito rápido e graças a Deus foi tudo bem. Estou orgulhosa por ter sido a primeira atendida e agora a primeira a passar por cirurgia também. O Hospital Municipal é maravilhoso, o espaço é bonito, aconchegante e com atendimento de primeira.
O médico disse que talvez eu não precise mais usar óculos no vamente. Isso vai facilitar muito minha vida”, enalteceu a pa ciente.
O HM agilizará a fila com cirurgias de baixa e média complexidade para moradores de Rio Preto
7 CIRURGIAS ELETIVAS
A Funfarme realizou no dia 22 de outubro, o VIII Encontro Re gional das Unidades de Diálise com o Centro de Transplante renal e o VII Encontro das Comissões In tra-hospitalares da OPO Hospital de Base. Ambos os eventos, rea lizados no Centro de Convenções da Famerp, trouxeram discussões do aperfeiçoamento dos serviços de transplantes e processos para aumentar os números de captação de órgãos, que sofreu uma queda drástica nos últimos dois anos em decorrência da pandemia.
Um dos idealizados do VIII En contro Regional das Unidades de Diálise com o Centro de Trans plante Renal e diretor técnico transplante de renal do Hospital de Base, Dr. Horácio Ramalho, destacou a importância dos serviços de transplantes do Estado de São Paulo e falou sobre melhorias futuras.
“O sistema brasileiro de trans plante brasileiro é vitorioso. Nossos números são expressivos, porém, precisamos realizar ajustes tanto a nível estadual quanto a nível nacional. Podemos aqui discutir o que precisa ser aper feiçoado. Temos o exemplo do estado do Paraná que aumento seus números de transplantes e, não tenho dúvidas, podemos au
mentar também os índices do Estado de São Paulo”, disse o diretor técnico.
O vice-diretor administrativo do HB e, coordenador da Orga nização de Procura de Órgãos (OPO), Dr. João Fernando Picollo, e um dos idealizadores do VII En contro das Comissões Intra-hos pitalares da OPO HB também destacou a importância do evento.
“Temos a possibilidade de reunir todos os hospitais que par ticipam da nossa área de abran gência de doações de órgãos e tecidos. Anualmente, durante este encontro, fazemos uma atu alização dos aspectos técnicos e das novas portarias referente à doação de órgãos. Então apre sentamos dados e comparamos com anos anteriores, analisamos e buscamos o aperfeiçoamento. Nosso enfoque agora é o processo de elevar os números de cap tações de órgãos ao patamar de antes da pandemia, nosso ob jetivo é restabelecer os mesmos números de 2019”, explicou.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destacou a importância dos serviços prestados pelo complexo à sociedade. “O nosso setor de nefrologia muito nos orgulha, somos referência regional e es
tadual. Assim como o nosso setor de transplantes, que nos tornou um polo regional, além da nossa Organização de Procura de Órgãos (OPO), que atua não só na captação de órgãos e tecidos, como também na capacitação de outros profissionais do noroeste paulista”, afirmou.
“Os simpósios organizados pela Funfarme estão ligado dire tamente aos valores da nossa ins tituição, que é o respeito e solida riedade. Sabemos que aqui serão compartilhados experiências e conhecimentos que vão, desde a teoria até o atendimento prático aos nossos pacientes”, comple mentou a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco.
Ao término da cerimônia de abertura, o coordenador do Sistema Estadual de Trans plantes, Dr. Francisco de Assis Salomão Monteiro, apresentou a situação do sistema estadual de transplantes, alocação de órgãos e logística de distribuição. Na se quência, a diretora técnica de saúde da Central de Transplantes Regional, Dra. Claudia Wolf apre sentou a situação da lista de espera no interior paulista.
Diretores e lideranças da Funfarme junto com convidados durante a abertura do encontro anual
8 CONHECIMENTO
HB realiza I Encontro em Odontologia Hospitalar
Foi realizada no dia 25 de outubro o I Encontro em Odon tologia Hospitalar do Hospital de Base, em Rio Preto. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro Fleury, da Famerp, com a participação de estudantes e profissionais que atuam na área em diversas insti tuições da região.
Uma das idealizadoras do evento e coordenadora do setor de odontologia do HB, Dra. Stela Carolina Vasques Baldin Aguiar, destacou a importância do encontro. “Sem dúvidas é um momento muito importante tanto para o reconhecimento dos nossos profissionais como também apresentar a nossa área de odontologia hospitalar. Foram apresentadas as nossas rotinas, nosso campo de atuação dentro da instituição e a importância do
cirurgião dentista no âmbito hos pitalar”, explicou.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, en fatizou a relevância da odon tologia na instituição. “É de extrema importância à atuação destes profissionais em nossa Fundação. Seja na orientação e treinamentos para colabo radores sobre a importância da higiene oral nos pacientes ou nos tratamentos, evitando compli
cações, reduzindo tempo de in ternação, custos para instituição e até mesmo salvando vida, pois existem complicações para saúde quando a saúde bucal não é bem cuidada”, disse.
Graças à atuação dos den tistas no tratamento de nossos pacientes, tivemos uma queda ex pressiva nos casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica”, complementou o diretor exe cutivo.
A Funfarme reuniu profis sionais de instituições públicas e privadas de Rio Preto que tratam oncologia, com objetivo de debater e trocar experiências entre os serviços sobre o acompa nhamento dos pacientes durante e pós-tratamento.
Para a enfermeira gerente da Quimioterapia do HB, Márcia Lanza, o encontro para debater a navegação na enfermagem e os indicadores de gestão e me lhorias de processo agrega na dis seminação das melhores e mais avançadas práticas.
“Atualmente com a prática da navegação, o enfermeiro acompanha os pacientes desde o seu município de origem, fa cilitando o acesso aos exames,
aos serviços e ao tratamento de forma mais rápida. Com isso, o profissional vai permeando e ca minhando juntamente com o pa ciente, para que ele consiga ter o desfecho do tratamento com a máxima efetividade”, ressaltou.
A enfermeira convidada para palestrar, Darcia Lima e Silva, do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, falou durante o evento sobre a im portância do chamado ‘enfermeiro navegador’ nas unidades assis
tenciais.
“O enfermeiro tem que estar presente não só dentro do hospital ou clínica, mas depois no domicílio, acompanhando o pa ciente dentro da sociedade, no contexto da vida dele, é dessa forma que pretendemos ampliar esse atendimento. O papel do en fermeiro navegador é garantir o contínuo da assistência sem bar reiras para que a adesão seja a mais adequada”, afirmou Darcia.
Funfarme promove encontro de enfermeiros e farmacêuticos em oncologia para discussão sobre novas práticas
9 CONHECIMENTO
Com objetivo de proteger os colaboradores contra as doenças causadas pela meningite do tipo C, infecção que pode levar a morte, a Funfarme realizou uma campanha de vacinação entre os dias 3 e 11 de outubro. Ao todo, 5.152 colaboradores foram imu nizados.
“Essa vacina protege contra a doença meningocócica, que é uma infecção bacteriana aguda, fatal, causada pela Neisseria me ningitidis (sorogrupo C). Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (me ningite) e infecção generalizada (meningococcemia)”, explica a enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), Flávia
Queiroz.
Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, as metas são eliminar epidemias de meningite bacteriana, - a forma mais letal da doença, - e reduzir as mortes em 70%, além de reduzir pela metade o número de
casos.
Os colaboradores não imu nizados devem procurar a sala de vacinas do Ambulatório Geral e de Especialidades, de segunda a sex ta-feira, das 7h às 15h. É ne cessário a apresentação do crachá de identificação.
Funfarme é eleita uma das melhores ONGs do Brasil
A Funfarme está entre as cem melhores ONGs do Brasil em 2022. O Prêmio Melhores ONGs, cujo resultado foi anunciado no dia 21 de outubro, é pro movido pelo Instituto O Mundo que Queremos, Instituto Doar e Ambev VOA.
Em novembro, o troféu vai ser entregue à Funfarme durante uma festa no Uniubes Cultural, em São Paulo. Os destaques nas cate gorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia, em 25 de no vembro.
“Esse prêmio é um reconhe cimento de que investimos bem toda verba que chega até nós. Somos o segundo maior complexo hospitalar do País em produção SUS e fazemos muito com uma verba limitada, como todas as ins
tituições que lidam com saúde pública”, afirma Dra. Amália Tieco, diretora administrativa do Hospital de Base.
“Agradecemos a todas as pessoas físicas e jurídicas, a todas
as cidades e parlamentares que são nossas parceiras e confiam em nosso trabalho, nos ajudando a manter o atendimento aos pa cientes que precisam do complexo Funfarme”, finaliza.
Funfarme vacina mais de 5 mil colaboradores contra a meningite do tipo C
10 CAMPANHA
HB realiza ações de humanização para pacientes
Um dos pilares do HB é o aten dimento humanizado. A insti tuição, sempre que possível, busca atender os pedidos de pa cientes internados ou até mesmo prepara festinhas surpresa. No mês de outubro realizamos cinco ações que, se para nós foi muito encantadora, para nossos pa cientes foram momentos mais do que especiais.
No dia 26 de outubro os pa cientes Luiz Carlos e Adelino foram surpreendidos com uma deliciosa festa surpresa. Ambos, internados em nossas unidades de terapia intensiva, celebram a nova idade juntos com nossa equipe multidisciplinar.
Quem também ganhou uma festa surpresa foi o paciente Alisson. No dia 13 de outubro, nossos colaboradores junto com a
dona Roseli, mãe do paciente, en tregaram um gostoso pedaço de bolo ao Alisson logo após cantar parabéns. E não foi só isso, no almoço Alisson pediu batatas fritas e foi prontamente atendido.
Neste mês, enquanto alguns celebravam os novos anos outros celebravam a vida. Foi o caso da paciente Gilson. Internado desde agosto. No dia 11 de outubro, Gil, como é carinhosamente chamado pela nossa equipe, foi até o jardim do hospital. Os poucos minutos na parte externa do HB fez com que o paciente tivesse momento de descontração e antes de voltar, ainda ganhou uma flor dos nossos colaboradores.
Sentimento de liberdade também foi sentido pela paciente Natali. Internada após sofrer um grave acidente de trânsito. E, no
dia 6 de outubro, foi até o jardim do HB. ] O primeiro pedido dela foi andar descalça na grama. Além disso pôde sentir cheiros e ouvir pássaros. São momentos aparentemente simples, mas quando nos tirados, nos fazem muita falta.
Além disso, teve paciente com motivos para brindar a vida. No dia 7 de outubro, a paciente Emme pediu uma cervejinha gelada. A paciente recebeu em seu leito uma cerveja sem álcool. O que rendeu muitos sorrisos.
São ações que podem parecer simples, mas que fazem toda a di ferença para quem está in ternado. E o que depender das nossas equipes, os pedidos serão atendidos de forma humana e adequada.
Paciente Alisson
Paciente Gilson
Paciente Natali
Paciente Adelino
Paciente Luiz Carlos
Paciente Emme
11 HUMANIZAÇÃO
McDia Feliz arrecada mais de R$ 140 mil
A Funfarme receberá R$ 141.694,07 do McDia Feliz, re alizado em 27 de agosto. O valor arrecadado nos restaurantes McDonald’s das cidades de Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis e Votuporanga será investido na estruturação de uma quimioteca no HCM.
O espaço será voltado às crianças que enfrentam o câncer e contará com poltronas confortá veis onde elas possam se sentar para receber a quimioterapia, com lugar para acomodar tablet e celular, além de uma mesa para refeições e brincadeiras. Também para os pequenos se divertirem, haverá televisão, videogame e uma mesa ao centro da sala para que brinquem juntos.
“O objetivo do projeto do McDia é tornar esse local um ambiente acolhedor e humaniza do, com uma estrutura lúdica e que possibilite o ato de brincar mesmo em uma situação tão hostil”, explica a Dra. Francine Megid, oncologista pediátrica do HCM. “Por isso é tão importante estruturar esse ambiente com uma decoração adequada, um
local em que as crianças possam se locomover para realizar outras interações enquanto recebem a quimioterapia, ter poltronas próprias para as atividades com terapeuta ocupacional, e locais adequados para que esse material seja guardado de forma acessível. Assim podemos ter uma ressignificação do ambiente hospitalar e ainda estimular o desenvolvimento infantil. ”
Dr. Antônio Soares Souza, diretor administrativo do HCM, agradece a todos que colabora ram com o McDia Feliz. “É uma prova de confiança na ação e no nosso trabalho. É muito importante proporcionarmos conforto às crianças durante o tratamento contra o câncer, momento tão difícil para elas e familiares. A quimioteca propor cionará ambiente acolhedor, minimizando o desconforto do tratamento”, ressalta o médico.
Dra. Amália Tieco, diretora ad ministrativa do Hospital de Base, agradeceu a parceria por mais um ano. “Em breve nossa quimioteca vai estar pronta para nossas crianças, graças a essa união
de forças entre a saúde, o setor privado e a saúde, mostrando que a solidariedade pode fazer muito pelos nossos pacientes que tanto precisam. Queremos agradecer a todos.”
Em 2021, o valor arrecadado com o McDia Feliz foi investido na compra de um aparelho de ultras sonografia portátil para o HCM. Para Rubens Fragoso, franqueado do McDonald’s nas cidades de Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis e Votuporanga, participar da ação é extremamente gratificante não apenas como empresário, mas principalmente como cidadão, já que o McDia Feliz é uma iniciati va de apoio à comunidade e representa o compromisso com a sociedade.
“Ajudar as crianças e adoles centes em tratamento de câncer no HB e HCM, proporcionando melhor estrutura através dos recursos obtidos com o McDia Feliz é transformador e muito gratificante e só se torna possível graças ao engajamento e à soli dariedade de toda a população”, destaca Rubens.
Diretores e lideranças durante o lançamento da campanha de 2022 realizado no mês de agosto
12 #MCPARCERIA
Com o objetivo de cons cientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de in clusão das pessoas com defi ciência na sociedade, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro promoveu, no dia 29 setembro, o evento “Eu Eficiente”. Diversas ati vidades foram realizadas durante a ação no Centro de Convenções da Famerp, em Rio Preto.
Durante o encontro foi rea lizada uma exposição de quadros pintados pelos próprios pacientes durante o tratamento, apresen tações musicais e palestras.
A coordenadora do Instituto, Dra. Regina Chueire, falou da im portância da iniciativa. “No Brasil temos um número muito grande de pessoas com limitações, não só decorrentes a doenças con gênitas, mas também vítimas de acidentes, doenças tumorais e também envelhecimento popula cional. Então esta ação é de
grande relevância, pois podemos destacar nossos projetos que é voltado para nossa população. Aqui temos ações voltadas para música, arte, esporte e o nosso projeto, que é o emprego apoiado”, destaca a coorde nadora.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, res saltou os investimentos futuros feitos pela Funfarme e enfatizou o desejo de transformar Rio Preto em uma referência na área de re abilitação. “Nossa expectativa é ampliar o Lucy Montoro, que hoje já é um centro de referência, mas será ainda maior. Além disso, estamos reformando a quadra para atividades físicas do próprio instituto e vamos buscar novos projetos. Queremos que Rio Preto seja também referência na área de reabilitação, assim como é hoje na saúde” diz.
O promotor de justiça, Dr.
Sérgio Clementino, ministrou uma palestra sobre o direito da pessoa com deficiência. “Este evento pro movido pelo Lucy Montoro é muito importante. Pois traz uma luz as pessoas com deficiência, pois muitos destes pacientes não conhecem totalmente seus di reitos. Então, esta ação chama atenção para todos estes fatores. A pessoa conhece seus direitos, como acessar estes serviços e re passam as orientações e assim conseguimos um maior alcance na informação”, explica.
O ginecologista e obstetra, Dr. Antonio Hélio Oliani, também pa lestrou e falou sobre o tema “Processo de Fertilização da Pessoa Com Deficiência”.
Além das palestras, foram rea lizadas duas apresentações de dança, uma apresentação musical e apresentação do Comitê Para límpico Brasileiro.
Coral composto por pacientes e profissionais do Instituto Lucy Montoro durante apresentação
13 CONSCIENTIZAÇÃO
Instituto de Reabilitação promove capacitação sobre desbridamento de hiperqueratose
O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro promoveu no dia 21 de outubro uma capacitação sobre desbridamento de hiperquerato se para enfermeiros que atuam em unidades do Departamento Regional de Saúde XV. Quinze profissionais participaram do treinamento.
O desbridamento de hiperque ratose é uma alteração que acon tece na pele de um paciente diabético. “São pequenos calos que, se não tratados, levará a formação de úlceras. Então este tratamento pode atuar como prevenção de feridas, como
também auxiliar na cicatrização”, explica a enfermeira estomatera peuta e responsável técnica do Centro de Reabilitação da Funfar me, Carla Maria Fonseca.
O Instituto de Reabilitação da Lucy Montoro realiza seis treina mentos e capacitações de diferentes temas com enfermei ros do DRS XV ao longo do ano.
No Dia das Crianças, profissionais do Lucy Montoro enfeitam unidade e comemoram com os pequenos
Na semana do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, profissionais do Lucy Montoro fizeram uma força tarefa para enfeitar toda a unidade e deixá-la em um clima festivo para receber os pequenos. Além disso, algumas colaboradoras se fanta siaram de personagens de de senhos animados, deixando as crianças ainda mais encantadas.
A ideia partiu da auxiliar admi nistrativa, Isabela Baesso, que mobilizou o Lucy todo para que o dia fosse especial para os pa cientes e familiares. “Eu, como mãe, gostaria de receber um atendimento dessa forma em todos os lugares com meu filho. As crianças precisam dessa dis tração, das brincadeiras, do espaço lúdico, acolhedor e huma
nizado como no Lucy. É muito gra tificante ver as crianças felizes e as mães verem que nós estamos aqui cuidando com amor”, res saltou Isabela.
A decoração estava por todo o Instituto, desde a recepção, até os consultórios. Após a consulta, cada criança ganhou uma sa colinha com brindes e doces.
14 AÇÕES INTERNAS
Dia Mundial de Prevenção ao Tromboembolismo Venoso (TEV), celebrado em 13 de outubro, é uma data para alerta sobre o risco dessa doença, que é a maior causa de morte intra-hospitalar evitável.
Pensando na importância da data, a Comissão de TEV, jun tamente com a Governança Clínica e setores da Qualidade, Núcleo de Segurança do Pa ciente, contando com o apoio da diretoria, promoveu ações iti nerantes com as equipes multi disciplinares deles setores de in ternação adulto HB (enfermarias e UTIs) SUS e Saúde Suplementar, para intensificar o cumprimento do protocolo de profilaxia de tromboembolismo venoso adulto.
Alguns itens foram abordados com os profissionais como a iden tificação dos fatores de risco para o desenvolvimento do TEV, métodos de prevenção farmaco lógica e não farmacológica, con traindicações para profilaxias me dicamentosas, etc.
O HB conta hoje com opções farmacológicas (anticoagulantes) e com dispositivos de compressão pneumática, disponível para todos os pacientes que necessitem, já que a prevenção do TEV é uma prática de segurança.
Para a instituição o cum primento do protocolo ge renciado é indispensável para promover uma assistência de qua lidade, visando valor e o cuidado centrado no paciente, oferecendo todos os métodos preventivos ba seados em evidências clínicas, para uma alta qualificada e volte a desempenhar suas atividades diárias.
Profissionais da Funfarme realizam ação de conscientização sobre a prevenção de tromboembolismo venoso
15 LOREM IPSUM
HCM recebe inúmeras doações no mês das crianças
No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças e o HCM recebeu inúmeras doações. Foram doados diversos doces, guloseimas, chocolates, livros, gesso para pintura e muitos brinquedos. Mais uma vez a gene rosidade dos nossos parceiros sempre empenhados fizeram toda a diferença no dia 12 de outubro. Cada em brulho aberto, veio acompanhando de um sincero sorriso de nossos pequenos pacientes. Acompanhe abaixo as doações recebidas em nossa instituição e fica aqui o nosso muito obrigado.
Instituto Recomeçar em Amor fez a doação de 60 slimes
Kits de pintura em gessos e chocolates doados pelo casal Priscila e Bruno
16 DOAÇÕES
Grupo Zn fez a doação de brinquedos e doces
Sacolinhas de doces doadas por Heloísa e Naomi
Marilda e a Vera doaram brinquedos artesanais 125 kits de livrinhos para colorir e giz de cera doados pela Lívia
Caixas de lápis de cor, livros para pintar e massinha paramodelar doados pela Cristiane
17 DOAÇÕES
Sacolinhas de doces doadas pelo Pai Marcos
18 RHC
CÂNCER DE OLHORETINOBLASTOMA.Câncer de Próstata
Os principais fatores de risco são idade e história familiar de câncer de próstata O diagnóstico da doença é feito por meio de dois exames: toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), que quando apresentam alterações é confirmado através da biopsia.
A maioria dos tumores de próstata progride lentamente ao longo de anos e por vezes décadas, de modo que boa parte dos pacientes convive com a doença por muito tempo antes de apresentar sintomas. Entretanto, uma parcela dos pacien tes apresenta doença agressiva com rápida progressão e surgimento relativamente precoce.
dificuldade de urinar; sangue na urina; necessidade de urinar mais vezes o dia e a noite;
Por não estar relacionado a um fator de risco modificável, não há medidas preventivas específicas para o câncer de próstata.
Os sintomas mais comuns são: Registro Hospitalar de Câncer RHC, HB
No período de 2011 a 2021, o RHC-HB registrou 3.045 casos novos de câncer de Próstata, destes, 2.877 casos (94%) chegaram ao hospital sem nenhum tratamento prévio recebido. A média de casos novos foi de 235/ano. Destes 25% chegaram ao hospital com doença em estágio avançado, e outros 20% evoluíram com metástase no decorrer do tempo. 2.713 pacientes receberam algum tipo de tratamento. As terapias vão desde a vigilância ativa até os cuidados paliativos para pacientes com doença metastática e resistentes aos tratamentos.
REGISTRO HOSPITALAR DE CÂNCER (RHC) ANO 2011 2012 2013 2014 2015 2016
Nº DE CASOS - HB 275 261 267 250 248 324
Câncer de Próstata Distribuição por faixa etária no período de Jan/2011 a Dez/2021
ANO 2017 2018 2019 2020 2021 Total
Nº DE CASOS - HB 346 352 297 238 187 não concluído 3.045
Tratamentos realizados, isolados e combinados Situação dos pacientes após receberem algum tipo de tratamento
Cirurgias – 1.610 Radioterapia – 1366 Quimioterapia – 144 Hormonioterapia – 1278
• Vivo com câncer
• Vivo (SOE) sem outra especificação
• Óbito por câncer
684 1.690 239 432
Registro Hospitalar de câncer
81 40 - 49 552
50 - 59 60 - 69 +70
1195 1217
Número de casos novos de câncer de próstata por ano no Hospital de Base
Fonte:
• Óbito (outras causas) – RHC, HB
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, sendo superado apenas pelos tumores de pele não melanoma. No Brasil a estimativa para 2021 foi de 65.840 casos novos. Aqui vão algumas informações para que você possa entender melhor o câncer de próstata e decidir o que é melhor para sua saúde.
diminuição do jato de urina; demora em começar e terminar de urinar;
APP ASFF – Associados e Conveniados Deram seus Feedbacks!
Buscando melhorar seus serviços, a ASFF mudou seu sistema de vendas para aplicativo. Também fez parte da evolução tecnológica de nosso aten
dimento a disponibilização do APP do Associado! Confira abaixo o feedback dos usuários! A sua opinião é muito importante para nós!
Associados: Conveniados:
Você que ainda não baixou o seu, baixe agora mesmo! Dis ponível nas lojas Apple Store ou Play Store com o nome “ASFF –Associados”.
19 ASFF
Poliomielite (paralisia flácida aguda)
A doença – A poliomielite é uma doença contagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de parali sia, de início súbito, que ocorre em aproximadamen te 1% das infecções causadas pelo poliovírus. Sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Ocorre, em geral, nos membros inferiores, de forma desigual, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e ausência de reflexos no membro atingido.
Transmissão – Ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou porta dores, ou pela via oral-oral, por meio de secreção respiratória. A falta de saneamento, as más condi ções habitacionais e a higiene pessoal precária são fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.
Prevenção – A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças meno res de cinco anos de idade devem ser vacinadas. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).
Notificação – Conforme Portaria n° 420, de 2 de março de 2022, todo caso suspeito de paralisia flácida aguda deve ser notificado imediatamente (até 24h).
Dados epidemiológicos – Juntamente com os demais países da Região das Américas, o Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde como livre da poliomielite no ano de 1994. Contudo, a doença corre grande risco de ser reintroduzida no país, devido à baixa cobertura vacinal.
AIDS HIV+
AIDS < 13anos
Botulismo Coqueluche Criança exposta HIV Dengue
Doença de Chagas Doença de Creutzfeldt-Jakob
Doença Neuroinvasiva-arbovírus
Esquistossomose
Eventos Adversos pós vacinação Febre Amarela Febre Chikungunya
Febre Maculosa Febre Tifóide Febre ZiKa
Gestante HIV
Hanseníase
Hantaviroses
Hepatites Virais Infecções sexualmente transmissíveis
Leishmaniose Tegumentar Leishmaniose Visceral
Leptospirose
Malária
Monkeypox
Meningites - Outras Doença Meningocóccica Paralisia Flácida Aguda Pneumoconiose
Sarampo
DNC Doenças compulsórias Not Not Conf Conf Agravos Compulsórios Not Not Conf Conf
50 27 1 0 3 15 3.861 0 4 90 1 323 0 25 13 0 98 8 10 8 347 57 5 40 36 4 6 106 2 11 0 18 99 30 14 41.245 2.441 1 57 12 82 1 Atendimento Antirrábico Humano Acidente de Trabalho Acidente Material Biológico Acidente por Animais Peçonhentos Intoxicações Exógenas Violência interpessoal/autoprovocada
76 69 1 0 5 35 3.258 1 4 130 4 1.461 8 25 6 2 78 8 1 10 288 52 2 44 44 15 0 114 4 2 0 3 92 39 13 79.762 5.909 0 33 34 102 1
50 27 1 0 0 0 2.085 0 0 42 0 323 0 1 0 0 0 8 10 0 347 57 5 6 1 4 1 89 2 0 0 0 99 30 14 14.517 906 1 0 12 82 1 43 882 256 416 443 426
76 69 1 0 0 35 1.650 0 0 4 1 1.461 0 2 0 0 0 8 1 0 288 52 2 3 0 9 0 101 2 0 0 1 92 36 13 10.947 3.973 0 0 34 102 1
43 882 256 416 301 426
24 694 198 371 372 352
24 694 198 371 232 352
2021 Jan a Jul 2022 TOTAL 94.201 51.162 21.288 20.606
ORIENTAÇÕES
IMPORTANTES
AOS PROFISSIONAIS DA FUNFARME!
Investigar e notificar em até 24h: Caso de paralisia flácida em menor de 15 anos; Caso suspeito com história de viagem a países com circulação de poliovírus em indivíduos de qualquer idade; Refugiados/repatriados advindos de país com circulação de poliovírus em menor de 21 anos.
a sexta-feira,
8h às 17h.
São Paulo (17) 3227-8814.
NHE 20
Doenças de Notificação Compulsória! – Notifique o NHE no ramal 1380. Segunda
das
À noite, aos finais de semana e feriados, no NHE ou pelo telefone do plantão do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de
Sífilis Adquirida Sífilis Congênita Sífilis Gestante Síndrome Gripal por COVID-19 Síndrome Respiratória Aguda Grave* Tétano acidental Toxoplasmose Congênita Toxoplasmose Gestante Tuberculose Varicela