Revista hb abril 2017

Page 5

Revista Funfarme

Novo procedimento de verificação de medicamentos confere maior segurança ao paciente Os colaboradores do setor de UTI do HB e HCM realizaram uma ação com cartazes de alerta para ressaltar a importância da dupla checagem de medicamentos de alta vigilância. Esses medicamentos apresentam risco aumentado de provocar danos significativos ao paciente quando há falhas na sua utilização, podendo levar até a morte. A chamada “dupla checagem” consiste em estratégias para prevenção de erros com estes medicamentos. Dentre elas estão: a padronização da prescrição, o armazenamento correto, dispensação assegurada, preparo, administração e disponibilização de informações para o uso dos remédios. Além disso, deve-se priorizar a implementação de medidas redundantes e barreiras de prevenção, ou seja, a checagem do medicamento feita por dois enfermeiros, evitando o erro. O enfermeiro Kleber de Oliveira, do setor de Gerência de Risco, ressalta que “os murais auxiliam os profissionais alertando-os para possíveis riscos e, assim, garantem ao paciente uma segurança a mais na hora de receber os medicamentos”.

UTI Neonatal - HCM 2º Andar

UTI Cardio Pediátrica - HCM 1º Andar UTI Geral - HB 7º Andar

UTI Pediátrica - HCM 4º Andar UTI Cardiológica UCOR - HB 5ºAndar

SUS - HB 3º Andar SUS - HB 4º Andar Quais são medicamentos de alta vigilância? Anticoagulantes Quimioterápicos Glicoses Sulfato de Magnésio

Drogas vasoativas Neuromusculares Antibióticos Cloreto de potássio (KCL)

Insulina Terbutalina Ocitocina Sedações/Anestésicos/Bloqueadores Funfarme Notícias - Abril - 2017

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.