4 minute read

Funfarme apresenta resultados positivos de projeto piloto inédito de telemedicina e anuncia expansão

O Hospital de Base apresentou, no dia 20 de janeiro, os resultados que comprovam o sucesso do projeto piloto de telessaúde que beneficia há seis meses a população de Santa Fé do Sul. A Funfarme pretende agora ampliar este projeto para mais 12 cidades daquela microrregião e, para isso, reuniu representantes da área da saúde destes municípios para conhecerem o projeto, seus resultados e benefícios para os pacientes.

O Posto Avançado de Telessaúde faz atendimentos de pacientes por videochamadas, desde julho de 2022. A consulta à distância evita que os pacientes precisem acordar as 3 horas da manhã para percorrerem os quase 400 quilômetros da ida e volta entre Santa Fé do Sul e Rio Preto.

Advertisement

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destaca que o objetivo da iniciativa foi de apresentar os resultados do projeto piloto e consolidar novas parcerias. “Nossa expectativa é que possamos beneficiar também as cidades da microrregião de Santa Fé do Sul. Tivemos bons resultados no projeto piloto. Podemos aperfeiçoar ainda mais este serviço e ampliar naquela região. Assim, os pacientes não serão submetidos a um longo deslocamento desnecessário, o que causa um desgaste. E, importante destacar, que estamos ampliando nossos serviços de teleatendimento”, afirma.

O diretor administrativo do Ambulatório Geral e de Especialidades do Hospital de Base (HB), Dr. Carlos Eduardo Miguel, ressalta que o projeto traz mais humanização no atendimento. “É importante destacar que não é apenas questão do avanço tecnológico, é um processo de humanização. O paciente deixa sua casa ainda de madrugada, viaja por horas para checar apenas o resultado de um exame e depois aguardar horas para retornar. Graças a esta iniciativa da Funfarme, este problema de deslocamento desnecessário com pacientes de Santa Fé do Sul foi resolvido”, diz.

A diretora de saúde de Santa Fé do Sul, Priscila Gonçalves Melo, ressaltou os benefícios que o Posto Avançado Telessaúde trouxe para o município. “Foi um grande ganho para nossa cidade. Tanto na questão financeira quanto na humanização. Antes do projeto, nossos pacientes embarcavam para Rio Preto às 3h da manhã e só retornavam no fim da tarde. Agora em menos de uma hora o paciente sai de casa, é atendido e retorna para continuar seus afazeres. Hoje temos inúmeros relatos positivos sobre o projeto”, afirma.

A secretária de saúde do município de Urania, Alessandra Dias Marin, aprovou o projeto desenvolvido pela Funfarme e buscará consolidar uma parceria com a Fundação. “É um projeto fantástico e muito humano. Vamos buscar maneiras para implantar esta iniciativa em nosso município. Contamos com uma nova estrutura voltada para área da saúde que comportaria o Telessaúde. Atualmente temos uma média de 200 consultas por mês no Hospital de Base e grande parte destas viagens poderão ser evitadas graças ao projeto”, diz.

Participaram do evento representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) XV e dos municípios de Aparecida D'Oeste, Aspásia, Palmeira D’Oeste, Santa Clara D'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D'Oeste, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Três Fronteiras e Urânia.

Com objetivo de oferecer um tratamento ainda mais humanizado e com o que há de mais moderno atualmente na medicina, o HB inaugurou, no dia 20 de janeiro, sua nova ala para pacientes dialíticos do SUS e Saúde Suplementar.

O novo setor conta com 32 pontos de hemodiálise, totalizando 92 em todo o complexo. Com a expansão será possível atender um total de até 552 pacientes. A unidade é equipada com os mais modernos equipamentos e o atendimento é realizado por profissionais altamente capacitados, a fim de garantir qualidade e segurança no atendimento aos pacientes que necessitam desta modalidade de tratamento.

As necessidades dos pacientes da Unidade de Tratamento Dialítico são supridas graças à equipe composta por médicos nefrologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, que dão ao paciente não apenas o tratamento, mas também o calor humano do qual precisam.

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, apontou os investimentos empregados na nova ala e dos desafios no custeio dos pacientes SUS. “Essa inauguração é muito importante porque mostra nossa evolução dos processos, estrutura física, tecnologia e dos profissionais. Essa unidade do convênio tem por objetivo melhorar o SUS. Somos uma instituição que atende prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde e vamos continuar sendo. Depen- demos de fontes alternativas para manter nossa estrutura e atendimento de excelência. Parabéns ao grupo da Nefrologia e todos os envolvidos que muito nos honra”, enalteceu Dr. Jorge Fares.

Para a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco, a inauguração da Hemodiálise II do HB é a consagração de grande esforço e mobilização nos bastidores. “Hoje eu queria que todos soubessem do trabalho, do esforço, que nossa diretoria sempre teve indo para São Paulo para fazer o credenciamento, mobilizando muita gente. Essa é uma característica da instituição. Muitos pacientes precisam da hemodiálise e não tem lugar, não encontram outra chance de sobreviverem. Estamos indo em direção aos valores da instituição que é a solidariedade, esperança, vida e, acima de tudo, o respeito. Parabéns a essa turma incansável da Nefrologia”, ressaltou.

A nefrologista do HB, Dra. Fernanda Salomão Gorayeb Polacchini, explica em quais casos o tratamento dialítico se faz necessário. “A hemodiálise e a diálise peritoneal são tratamentos indicados para pacientes portadores de insuficiência renal crônica terminal, causada principalmente por doenças como o diabetes, hipertensão arterial e um processo inflamatório dos rins conhecido como glomerulonefrites. Com os serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar que atende o setor, os pacientes encontram meios de passar o tempo e resgatar a própria autoconfiança durante a terapia.", afirmou a Dra. Fernanda.

Além da Hemodiálise II, o HB inaugurou 36 novos leitos de enfermaria destinados à Saúde Suplementar com ambiente aconchegante, amplo espaço, modernas instalações com arquitetura projetada para oferecer o maior conforto aos pacientes. A nova enfermaria também contará com uma equipe multiprofissional formada por 30 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros e uma coordenadora.

Diretores da Funfarme, médicos e profissionais da equipe multidisciplinar durante a cerimônia de inauguração

Moderna e aconchegante recepção para acomodar os pacientes

Ao todo, a Hemodiálise II do HB conta 33 pontos com poltronas confortáveis e moderna estrutura

A enfermaria inaugurada do convênio possui 36 leitos destinados à Saúde Suplementar

O posto de enfermagem da nova enfermaria da Saúde Suplementar foi estrategicamente pensado e projetado para abrigar os mais de 30 profissionais da equipe multidisciplinar

A nova estrutura conta com amplo espaço, arquitetura com grandes janelas favorecendo a entrada da luz natural com climatização ideal