1 minute read

Paratletas do Instituto Lucy Montoro de Rio Preto participarão do Camping Escolar Paralímpico

Dois paratletas do Instituto Lucy Montoro de Rio Preto participarão do Camping Escolar Paralímpico, realizado entre os dias 5 e 11 de fevereiro, em São Paulo. O projeto, idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tem como objetivo proporcionar a jovens paratletas, com idade entre 12 e 17 anos o primeiro contato com a rotina de um paratleta de alto rendimento.

Marcus Muniz e Daniel Gusmão Pelicer, que defenderam o Estado de São Paulo no basquete 3x3 na Paralimpíadas Escolares de 2022, participarão do Camping. Esta é a primeira vez que paratletas rio-

Advertisement

-pretenses participam do projeto.

“A expectativa é grande. Participar do Camping Escolar Paralímpico é uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas, adquirir novas estratégias e fazer contatos com atletas” diz Daniel Gusmão Pelicer.

“É também uma boa chance de conhecer novas técnicas para nos tornarmos atletas mais competitivos”, completa Marcus Muniz.

Para o treinador Octavio Marques esta é uma oportunidade de aprendizado para os jovens atletas. “Participar do Camping, é uma grande chance de vivenciar novas experiências. Além de cumprirem todas as atividades propostas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, também existe a chance de crescer dentro do esporte” destaca.

Ao todo, 150 atletas de 21 estados participarão desta primeira fase do Camping, sendo 27 no atletismo, 16 no badminton, oito no basquete em cadeira de rodas (3x3), 12 na bocha, 14 no futebol PC (para paralisados cerebrais), cinco no halterofilismo, 28 na natação, quatro no taekwondo, 13 no tênis de mesa, quatro no tênis em cadeira de rodas e 11 no vôlei sentado.

Representando o Estado de São Paulo

No ano passado, os paratletas do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto conquistaram cinco medalhas na Paralimpíadas Escolares 2022. Foram três de ouro e duas de bronze.

Pelo segundo ano consecutivo, o basquete 3×3 garantiu meda- lha. A equipe, que ficou com a prata na edição de 2021, conquistou o bronze em 2022 com a equipe formada pelos atletas Marcus Muniz, Maycon Muniz, Daniel Gusmão Pelicer, Alessandro Rodrigues Santos e Caio Emanuel Padua.

Richard Mendes Lopes garantiu, no lançamento de discos e de dardo, duas medalhas de ouro. Já Nataly Vitória Nardin conquistou duas medalhas no atletismo, ouro nos 400 metros e bronze nos 100 metros.