1 minute read

Estação Higienópolis-Mackenzie expõe imagens que contam histórias de superação do HB e HCM

No mês de janeiro, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, realizou a exposição do projeto Superações imagens de pacientes e colaboradores que possuem histórias de superação no Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade.

Apresentada pela Usina Cultural e o Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a exposição é realizada em parceria com a ONG ImageMagica e reúne fotografias de André François realizadas nos corredores da instituição hospitalar no interior de São Paulo. A mostra aconteceu durante todo o mês de janeiro na estação Higienópolis-Mackenzie.

Advertisement

As histórias de vida que circulam nos seus leitos são emocionantes: desde um reencontro de crianças e adolescentes vindos de várias partes do Brasil que conseguiram um transplante de coração até os menores bebês recém-nascidos da unidade neonatal. Tudo isso permeado pelos profissionais mais experientes que se dedicam ao ensino dos mais jovens, que estão estudando e se formando em breve.

Todas as narrativas retratadas nesta exposição foram registradas por François, que acompanha centros de saúde em todo o Brasil e vários países do mundo desde 2006. A sensibilidade de suas imagens mostra esse cuidado realizado diariamente dentro da instituição e inspira a nova geração que chega para realizar este belo e importante trabalho na área da saúde.

Bernardo é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto em 2023

Os fogos do ano novo trouxeram consigo o Bernardo, primeiro bebê a nascer no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto em 2023. Nascido de parto cesárea às 2h22 do dia 1º de janeiro, o pequeno bebê veio ao mundo com 1.600 quilos e 42 centímetros.

Este é o quarto filho do casal Adenilson Dos Santos Russo e Jessica José do Nascimento, que são moradores do município de Mirassol. O pai conta que foi pego de surpresa pela ocasião, já que o filho nasceu antes do previsto.

“Fui pego de surpresa, não esperava que fosse acontecer logo no primeiro dia do ano. Minha esposa estava grávida de 32 semanas, então foi um nasci- mento antecipado, antes do calculado por nós”, explicou Adenilson.