2 minute read

Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade e Ambulatório Geral e de Especialidades conquistaram

ONA nível 3 – Acreditado com Excelência

O Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade e o Ambulatório Geral e de Especialidades, conquistaram o nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Funfarme é o primeiro complexo hospitalar do Estado de São Paulo a receber esta acreditação máxima conferida pela ONA, órgão certificador de instituições de saúde reconhecido pelo Ministério da Saúde.

Advertisement

Ao conferir o atestado nível 3, a ONA sinaliza para a sociedade que o HB, o HCM e o Ambulatório possuem excelência em gestão, gestão integrada de processos que visam oferecer a máxima segurança ao paciente, além de demonstrar ciclos de melhorias e maturidade institucional.

Para a conquista foram avaliados diversos fatores que incluem critérios de segurança, excelência em gestão integrada de processos, demonstração dos ciclos de melhorias e maturidade institucional. Auditores da ONA avaliaram todos os setores das institui- ções durante uma semana no mês de dezembro.

De acordo com Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, para alcançar o Nível 3 foi necessário que o complexo Funfarme fizesse diversas padronizações de segurança e atendimento. “Foram realizados diversos treinamentos, cursos e reuniões com a equipe, desde auxiliares até às lideranças”, afirma.

O diretor destaca que a padronização e a constante melhoria dos processos foram a base para a conquista. “A Acreditação é muito importante pois é uma forma da equipe se motivar, fazer sempre um trabalho melhor, buscar novos horizontes de qualidade e estar sempre apta para aprimorar e desenvolver os processos. Nosso foco é sempre buscar a melhoria do atendimento, da segurança e da gestão”, completa.

Para Maria Regina Jabur, superintendente assistencial da Fundação, o novo desafio será a manutenção do selo. “Desde a conquista do Nível 1, em 2018, nossas instituições vêm em processos de evoluções constantes. E, com a conquista do Nível 3, vamos para um novo desafio que é a manutenção desta certificação. Ou seja, atingimos o nível de excelência, mas nosso desafio não terminou. Continuamos a trabalhar para desenvolver e implantar ações de melhoria contínua em toda instituição, visando primordialmente a segurança do paciente” afirma.

A superintendente assistencial também explica o que a conquista do nível máximo representa para os pacientes. “A entidade sinaliza para seu público o compromisso com padrões reconhecidos de qualidade e segurança. Nas instituições acreditadas os pacientes, por exemplo, podem desfrutar de um ambiente mais seguro. Demonstra nosso compromisso com a assistência de qualidade com nossos pacientes”, diz Maria Regina.

Moradora de Marília ganha prêmio de R$ 150 mil do Sorte Saúde do HB

administrativa do marilenses que precisam de medicina de alta complexidade, como algumas cirurgias e exames de imagem, por exemplo. Além de beneficiar a população da cidade, o HB trouxe outro enorme benefício e grata surpresa à manicure J. S. B., moradora de Marília.

No dia 13 de janeiro, diretores do HB foram à casa de marilense para entregar prêmio do Sorte Saúde, título de capitalização do hospital que atende 90% pacientes do SUS.

Milhares de pacientes de Marília são atendidos por ano pelo HB em Rio Preto, referência para os Os diretores da instituição fizeram questão de entregarem pessoalmente para a manicure o cheque de R$ 150 mil, em sua casa, na cidade de Marília. O diretor financeiro do HB telefonou para a moradora para anunciar e a emoção tomou conta da conversa. Ela chorou e revelou que seu marido é paciente do hospital.