FundsPeople- Revista de Maio e Junho 2020

Page 92

ENTREVISTAS Projeto por Margarida Pinto

Integração A BIZ Capital SGOIC irá não só concentrar os serviços de gestão de fundos, mas também solicitar o passaporte europeu para atuar no Luxemburgo.

Armando Nunes board director e CEO, Grupo BiZ

Soluções concentradas numa só gestora, com o twist da Inteligência Artificial

oferta de fundos de capital de risco da sociedade BIZ Capital SCR, que disponibiliza atualmente duas opções - um fundo de investimento em PMEs ibéricas, e um fundo de investimento em projetos de energia renovável”. Uma particularidade na seleção de títulos que efetuam é o “recurso a algoritmos de Inteligência Artificial e modelos computorizados”. Na parte de ações, “a computorização é quase total, havendo apenas a intervenção humana no momento da decisão final”. Quer seja no asset allocation como um todo, ou no stock picking, “todas as sugestões resultam dos algoritmos de IA desenvolvidos pela equipa de gestão”. Armando Nunes atreve-se mesmo a dizer: “Julgo que do ponto de vista da gestão de ativos, deveremos ser dos poucos no mercado a utilizar modelos baseados essencialmente em computorização e algoritmos de IA”.

O Grupo BYZ nasceu com a etiqueta de corretora, mas temse vindo a reinventar. Às suas três áreas core atuais, juntar-se-á em breve a BIZ Capital SGOIC.

Os resultados desta abordagem que apelida de “diferenciadora” serão visíveis noutra área que nascerá em breve, a dos organismos de investimento coletivo. “Estamos na fase final de autorização junto da CMVM de três fundos abertos a nível nacional: um de ações europeias, um de obrigações europeias, e um PPR europeu. Estamos também a preparar o lançamento no Luxemburgo de um fundo fechado de capital de risco, essencialmente dedicado a grandes investidores institucionais europeus”, conta o CEO. Esta foi uma área projetada há já quatro anos, recorda Armando Nunes, altura em que “decidiram abandonar a atividade de corretagem”, e “concentrar a oferta de soluções de investimento para os seus clientes numa só sociedade gestora de fundos”. Relata que na altura optaram pela solicitação às autoridades de supervisão apenas do alargamento do objeto social da sociedade que já geria Fundos de Capital de Risco – BIZ Capital SCR, autorizações essas que ainda aguardam. O responsável pela entidade – que acredita que as autorizações estão para breve - adianta que “a BIZ Capital SGOIC irá não só concentrar os serviços de gestão de fundos, mas também solicitar o passaporte europeu para atuar no Luxemburgo”. Adicionalmente, adianta também, estão a preparar “o lançamento de um grande fundo de capital de risco, especializado em projetos de energia renovável, apenas para clientes institucionais estrangeiros”.

O

percurso do Grupo BIZ data ao início do século e, portanto, já acumula alguma história para contar. Desse caminho fez parte durante mais de uma década a atividade de corretagem, que, conta agora Armando Nunes, board director e CEO da entidade, acabou por ser descontinuada há cerca de dois anos. O foco do grupo é agora outro, e, atualmente, centram-se em três atividades através de três sociedades diferentes: Gestão de Patrimónios (BIZ Valor), Gestão de Fundos de Capital de Risco (BIZ Capital SCR) e Mediação de Seguros (BIZ Seguros). Com um raio de ação essencialmente no mercado de clientes particulares, o cliente tipo da entidade está dentro do espetro de high net worth individuals, com o que o profissional apelida de um perfil para “serviço personalizado, típico de private banking”. A esses clientes é oferecida uma vasta oferta de produtos, mas o foco no investimento direto em ativos de mercados de capitais europeus (ações e obrigações) sempre foi grande. Acresce, conta, “o acesso à 92  Fundspeople I Maio e junho

Concentração


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.