2 minute read

Golfe e Ski: o valor acumulado do desporto

GOLFE E SKI

O VALOR ACUMULADO DO DESPORTO

Uma boa metáfora para os investimentos, é sem dúvida a filosofia do golfe. Mas o que é facto é que, no desporto em geral, há sempre algo a transpor para o nosso dia a dia.

A

volatilidade do mercado de capitais e a instabilidade relacionada com os ciclos económicos são fatores muito relevantes para a forma de estar e para o comportamento de todos os que trabalham na área financeira.Embora a experiência nos ensine a relativizar uma série de questões e a encarar os momentos difíceis de mercado de uma forma mais pragmática, sempre considerei extremamente importante a prática de desportos que para além de desafiantes me ajudassem a relaxar do stress diário.

Desde muito novo, por influência do meu avô materno, comecei a praticar golfe, tendo competido em representação do Estela Golf Club durante vários anos da minha juventude. O facto de praticar golfe ao nível de alta competição, tendo integrado as seleções regionais e nacionais de jovens, permitiu-me desenvolver várias faculdades essenciais para o meu desenvolvimento profissional,entre as quais estratégia, concentração, espírito de sacrifício e disciplina. O golfe é um desporto que pode ser praticado por qualquer faixa etária, tem benefícios comprovados para a saúde. Além disso, a sua prática implica um grande controlo emocional, algo que é também bastante importante para a maioria dos investidores. Por tal, a prática de desporto não é apenas importante pelo simples facto de fazer bem à saúde em termos físicos, mas também por motivos de equilíbrio psicológico.

Outros ensinamentos podem ser retirados do desporto. Veja-se o célebre dizer de um dos grandes jogadores da modalidade, Ben Hogan, sobre o golfe: “This is a game of misses. The guy who misses the best is going to win”. A mensagem subjacente pretende referir que o importante para o resultado final é o controlo de risco dado ao longo do percurso onde são certamente cometidos vários erros.

VALOR ACUMULADO

No golfe, tal como nos investimentos, não vivemos do resultado de um dia ou de uma posição específicaganhadora, mas sim do valor acumulado ao longo de um período alargado de tempo, pelo que será importante evitar perdas que coloquem em causa a capacidade de recuperação ou sobrevivência do investidor. No entanto, o golfe não é o único desporto dado que o meu percurso profissionalimplicou que tivesse vivido mais de uma década em Genebra (Suíça).

Nessa altura foi também na prática de ski que encontrei uma forma agradável de recarregar baterias, dado que nos meses de inverno não era possível jogar golfe. Aliás, em várias estâncias, muitas das pistas em baixa altitude eram campos de golfe no verão. Na época que vivi na Suíça, os meus fins-de-semanade inverno eram passados na montanha a fazer ski ou simplesmente a caminhar e a admirar as paisagens magníficas

A hora de almoço também era sagrada onde não dispensava uma boa tartiflette.Megève, Crans-Montana ou St. Moritz são locais que me marcaram e aos quais volto assim que tenho oportunidade. Em suma, é entre o golfe e o ski que encontro forma de relaxar e reorganizar as ideias por forma a melhor enfrentar as adversidades e oportunidades que emergem do mercado de capitais.