4 minute read

Atentos às novas tendências

EUA State Street coloca o foco nas finanças digitais

A State Street Corporation lançou uma nova divisão centrada em abordar a evolucão do setor em direção às finanças digitais. A nova entidade, denominada State Street Digital, apoiar-se-á nas competências digitais com as quais conta atualmente o grupo e irá ampliá-las para incluir criptoativos, moedas digitais emitidas por bancos centrais, blockchain e tokenização.

EUA BlackRock adquire o modelo de cenários de mudanças climáticas da Baringa Partners

A BlackRock e a Baringa Partners assinaram um acordo para que a gestora adquira e incorpore o modelo de cenários de mudanças climáticas da Baringa. Será integrado na tecnologia Aladdin Climate. O novo acordo é um marco importante para ambas as empresas. Trata-se de uma colaboração para estabelecer o standard para a modelização dos impactos da mudança climática e a transição para uma economia baixa em carbono nos ativos financeiros para os investidores, bancos e outros clientes. REINO UNIDO Nasce a Schroders Capital

A Schroders reuniu as suas capacidades de investimento em ativos privados sob a nova marca Schroders Capital. A nova unidade, que gere 65.000 milhões de dólares em ativos, abarcará a atual gama de capital de risco, titularizações, dívida privada, imóveis, infraestruturas e insurance-linked securities, assim como a especialista em investimento de impacto BlueOrchard, que manterá a sua própria identidade de marca.

MÉXICO Janus Henderson sela uma nova aliança

A Janus Henderson assinou um acordo com a distribuidora chilena de fundos de terceiros Excel Capital para oferecer os seus produtos no México. A sociedade, que gere um património de 405.000 milhões de dólares, propõe-se a ganhar presença no país norte-americano graças a este novo acordo com a Excel, que já distribui os seus produtos na região andina. FRANÇA La Française aposta na blockchain

A La Française aderiu à IZNES, plataforma internacional de compra e venda de OIC europeus, que permite que os clientes institucionais usem blockchain nas suas operações em fundos. A gestora francesa, que tem contribuído ativamente para a criação desta plataforma, colocou à disposição dos seus clientes um primeiro veículo de investimento: o LF Trésorerie ISR, fundo monetário de referência do grupo. FRANÇA BNP Paribas AM fomenta a transparência sobre a biodiversidade

A BNP Paribas AM aliouse com a organização sem fins lucrativos CDP para desenvolver um quadro comum que facilite a inclusão de informação sobre biodiversidade nos relatórios corporativos. O novo sistema permitirá integrar estes dados na tomada de decisões de investimento, de negócio e de políticas a nível global.

TENDÊNCIAS ATENTOS ÀS NOVAS

LIECHTENSTEIN VP Bank potencia os seus serviços na cloud

O VP Bank associou-se com a InvestCloud, fintech especializada em serviços na cloud, para lançar uma plataforma aberta de serviços de gestão patrimonial orientada a grandes patrimónios. A nova arquitetura digital oferecerá soluções personalizadas tanto aos clientes do VP Bank como a outros HNWI, embora não trabalhem diretamente com a boutique centro-europeia.

DUBAI Nova divisão de BNP Paribas Wealth Management

A BNP Paribas Wealth Management criou uma nova unidade de negócio EMEA centrada nos clientes NRI (cidadãos indianos não residentes na Índia) do Médio Oriente e Europa e colocou Vijay Narain à frente das equipas comerciais da nova divisão. Como explica a gestora, esta categoria de clientes de elevado potencial partilha necessidades comuns e um enfoque universal na matéria de investimentos internacionais.

CHINA GSAM reforça área de wealth management

A Goldman Sachs alcançou um acordo com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) para formar uma empresa conjunta dedicada à gestão patrimonial. Esta joint venture, participada em 51% pela Goldman Sachs AM e em 49% pelo ICBC, oferecerá produtos de investimento a investidores de retalho e institucionais de toda China. SINGAPURA GAM abre nova sede

A GAM reforça a sua presença na Ásia com a abertura de uma nova filial em Singapura. A gestora nomeou Terence Bong responsável de Desenvolvimento de Negócio e Relação com Investidores para a cidade-estado e para a região do sudeste asiático. A nova sede sublinha a importância estratégica da área da Asia Pacífico para a GAM, que já conta con escritórios em Hong Kong, Tóquio e Sidney.

TENDÊNCIAS

A sustentabilidade, a digitalização de serviços, os ativos privados e os mercados asiáticos são cada vez mais relevantes a nível mundial.

A OPINIÃO DE

NICK SHERIDAN Gestor do Horizon Euroland Fund, Janus Henderson Investors

É SUPOSTO 2021 SER A VITÓRIA DO VALUE?

À medida que as economias começam a recuperar da pandemia do coronavírus e os efeitos negativos no produto interno bruto (PIB) diminuem, acreditamos que as ações de valor podem aumentar. O dinheiro grátis oferecido pelos bancos centrais é um pouco mais problemático, mas se a ideia é que a inflação seja susceptível de subir - os investidores de ouro e de criptodivisas acreditam certamente nisso - então, no mínimo numa base relativa, o value deberá beneficiar. É por isso que, para 2021, mantemonos cautelosamente otimistas. Esperamos que as perspetivas para este ano sejam mais positivas. As economias e a confiança empresarial deverão recuperar, enquanto as taxas de juro parecem susceptíveis de se manter baixas. Isto ajudará a reduzir o risco de endividamento. Dados os atuais e crescentes níveis de dívida das empresas e do governo, isto é algo positivo. Mas os riscos ainda existem. Se as empresas sentirem a necessidade de reforçar as suas finanças, os retornos para os investidores podem ser reduzidos. Se as empresas decidirem deter níveis mais elevados de ações, isto também poderá reduzir os retornos. Os indivíduos podem decidir que necessitam de maiores reservas de tesouraria e aumentar as poupanças através da redução das despesas, o que teria o impacto de diminuir a procura agregada. Assim, embora nos pareça muito provável que 2021 venha a ser recordado com mais carinho do que 2020, os riscos permanecem como sempre e lembram-nos a importância de sermos seletivos.