Academia Educar encerra com chave de ouro as apresentacoes ‚ Você conhece o mundo? Os jovens da Academia Educar puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura dos países, através de um projeto chamado Conhecendo o Mundo. Divididos em grupos, pesquisaram tudo sobre um país e puderam “viajar pelo mundo” sem sair do Brasil. No total, foram oito países pesquisados, e as apresentações aconteceram do dia 9 de setembro ao dia 5 de outubro de 2010. Esse projeto tem como base o aprendizado do jovem, com a função de desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos. O roteiro pedia a presença de um nativo do país,
comidas típicas, danças, apresentação da bandeira, hino... Enfim, cada apresentação foi uma nova descoberta. As apresentações ocorreram no SESC Campinas, com a participação de convidados especiais, todos colaboradores da DPaschoal, que formaram a banca julgadora para contribuir, ainda mais, com o crescimento e aprendizado dos grupos. O final espetacular O grupo destaque, apresentou Os Estados Unidos, e foi composto pelos integrantes: Bruno H. R. Ferreira, Diogo Modesto, Istael A. Pereira, Lucas S. Souza, Gabriel S. Souza e Kauan P. da Silva. Juntamente com este grupo, mais dois jovens se destacaram durante todo o Projeto Conhecendo o Mundo: Bianca de S. Andrade, que apresentou a China, e Guilherme R. dos Santos, que apresentou a Alemanha. Os participantes foram reconhecidos através de medalhas e de um aparelho de som, além de muitos abraços. Através do conhecimento adquirido pelos jovens, outros convidados puderam saber mais sobre cada país. Guilherme Rocha dos Santos (14 anos)
-
Voce^ ja parou para pensar o que seria da vida sem sonhos? “Ouse viver uma vida cheia de felicidades!”. Esta foi a frase que Maurício Louzada deixou aos jovens da Academia Educar em sua palestra chamada “Construtores de sonhos”, em outubro de 2010, no SESC.
Segundo Maurício, as pessoas precisam acreditar em seus sonhos e lutar por eles. No entanto, hoje em dia, muitos desperdiçam seu tempo esquecendo-se de agir e, quando olham para trás, percebem que não tentaram e não trabalharam para as conquistas. Por isso, é importante saber que o sucesso não está no destino, mas sim na escolha da jornada. E a verdadeira felicidade está em chegar lá na frente e poder dizer que valeu a pena. Neste final de ano, esta palestra mostrou ainda mais a importância dos sonhos para os seres humanos. O ensinamento que trouxe aos jovens não tem valor, pois nada compra o conhecimento e a aprendizagem que eles receberam. Karina Barbosa Vitor (13 anos)
Ano 1 / Nº 2 Novembro/dezembro 2010
Mudando a escola
D
ando continuidade à matéria “O desafio está lançado!”, da última edição do Jornal Mudando o Mundo, traremos mais notícias sobre os projetos desenvolvidos pelos jovens da Academia Educar para melhoria de suas escolas. No primeiro semestre, o desafio foi o projeto Oásis Educar, um movimento voluntário coordenado pelos protagonistas da Academia, que consiste na construção de um sonho comum dos moradores de um bairro. Juntos, a comunidade e os jovens construíram 13 Oásis. Os jovens desenvolveram sua liderança, protagonismo, trabalho em equipe, resiliência, persistência, comunicação e outras competências, e a comunidade, percebeu que, unida, pode transformar seus espaços. Agora, no segundo semestre, o desafio lançado foi o “Projeto na Escola”, que tem como objetivo identificar uma necessidade da escola e construir um projeto de melhoria. Um dos exemplos de projeto é o dos jovens Bianca, Bruno, Lorrayne e Thalia, da escola “E.E. Prof. Newton Pimenta Neves”, que aplicaram palestras sobre o tema bullying aos alunos de 6ª a 8ª séries. Os protagonistas identificaram que muitos adolescentes sofriam este problema dentro da escola, e decidiram junto à gestão escolar organizar palestras. O projeto contou com a exibição do curta metragem Reprovados – Uma brincadeira sem graça, construído pelos jovens da Acade-
mia juntamente com VideoBase Filmes – parceira da Fundação Educar, que oferece aos participantes da Academia Educar o curso “curta e aprenda”. O objetivo das palestras foi colocar o jovem no lugar de quem sofre o bullying, para mostrar que existem maneiras mais saudáveis de se divertir do que agredindo um colega. Muitos deram depoimentos dizendo que gostaram do vídeo e da palestra e que se conscientizaram a não praticar mais o bullying; além disso, vão tomar alguma atitude quando virem alguém praticando. Bianca de Souza Andrade (13 anos)
SER Protagonista
O
s jovens da Academia Educar visitaram, dia 09 de novembro, o prédio administrativo da DPaschoal, onde puderam refletir um pouco mais sobre seus valores e planejar atitudes que um jovem líder pode assumir para transformar sua realidade.
Aprenderam o significado da palavra SER para a DPaschoal: Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade, além de relacionarem o SER com o protagonismo. O encontro contou com a participação de Luís Norberto Pascoal, presidente do grupo DPaschoal. Lucas Pimentel Borba (17 anos)