Page 1

RELATÓRIO DE

ATIVIDADES E RESULTADOS

2018


SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO..................................................5 2 EDUCAR PARA O PROTAGONISMO.................................8 2.1 ACADEMIA EDUCAR..........................................9 2.2 FORMAÇÃO PARA EDUCADORES..............................16 2.3 ENCONTRO EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.....................18 2.4 SER VOLUNTÁRIO...........................................20 3 EDUCAR PARA LER...............................................23 3.1 LEIACOMIGO!...............................................24 3.2 ALÉM DO ENCANTAMENTO...................................26 4 COOPERANDO COM O SOCIAL...................................28 5 INSTITUCIONAL................................................32 6 AGRADECIMENTOS.............................................33


APRESENTAÇÃO

Caro(a) colega leitor(a), 2018 foi um ano em que a Fundação Educar deu ênfase à contação de histórias e ao fazer colaborativo. Colocamos muita energia em duas frentes de trabalho: o projeto Além do Encantamento e o eixo de atuação Cooperando com o Social. Ao longo do relatório, você verá que os projetos do eixo Educar Para o Protagonismo também foram fonte de conquistas e celebração. Contamos com momentos marcantes como o curta-metragem “Os Incomodados” e o incrível espetáculo de encerramento “DesafiAdor”, ambos produzidos pelos jovens da Academia Educar, além de atividades como os encontros de grêmios estudantis, formação de educadores, ações de voluntariado e muito mais. Quanto ao eixo Educar Para Ler, fizemos um balanço e verificamos que o incentivo à leitura se dá por meio da distribuição de livros do Leia Comigo!, claro, mas um aspecto igualmente importante é a mediação da leitura. Estávamos certos: em 2018, reforçamos a agenda do Além do Encantamento e tivemos enorme receptividade e participação! Foram 10 oficinas de capacitação em contação de histórias, 450 educadores motivados e inúmeras aventuras, contadas e recontadas. Os mediadores tiveram acesso a um espaço para compartilhar técnicas, realizar improvisações práticas e gerar muito encantamento. No eixo Cooperando com o Social, nossa energia se voltou para a consolidação da Rede de Investidores Sociais do Interior Paulista, em colaboração com o GIFE, a Fundação FEAC, entre outras organizações. Juntos, conseguimos movimentar o interior do estado com 5 eventos sobre temas relevantes, pensados para qualificar o debate e promover trocas e reflexões sobre o investimento socioambiental privado na nossa região. Por aqui, sempre há canal aberto para quem quiser colaborar e inspirar com a Educar: obrigada a todos que estiveram com a gente em 2018! E vem novidade por aí... Em 2019, acompanhe nossas redes para celebrar os 30 anos da Educar! Obrigada a todos e boa leitura! Isabela Pascoal Diretora da Fundação Educar DPaschoal

pg.5


NOSSOS EIXOS DE ATUAÇÃO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é um documento assinado em 2015 por 193 Estados-membros da ONU. Para erradicar a pobreza, promover vida digna para todos e fortalecer a paz, o plano de ação indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os três eixos de atuação da Fundação Educar DPaschoal – Educar Para o Protagonismo, Educar Para Ler e Cooperando com o Social visam contribuir com o 4º ODS: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”

Ampliação das oportunidades a pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento.

Capacitação e empoderamento dos indivíduos.

Promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

COMO?

NOSSO PROPÓSITO

Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação social gerando valor compartilhado nas comunidades do Brasil.

pg.7


2.1 ACADEMIA EDUCAR Incentivar as pessoas para que reconheçam e desenvolvam o seu potencial, sejam agentes de mudança e contribuam positivamente com a sociedade: esse é o principal objetivo do eixo de atuação Educar Para o Protagonismo. Os projetos são desenvolvidos para conscientizar, auxiliar e despertar a postura protagonista, cidadã e as competências socioemocionais de jovens, educadores e também colaboradores da Cia DPaschoal. Confira o que rolou em cada projeto em 2018:

Em 2018, a Academia Educar inspirou, engajou e mobilizou dezenas de jovens de 20 escolas públicas no contraturno escolar, por meio de parceria com as Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas/SP e com a Secretaria Municipal de Educação.

RESULTADOS 2018

100

75

JOVENS PARTICIPANTES (SELECIONADOS)

JOVENS PARTICIPANTES (CONCLUINTES)

10

20

MONITORES JUVENIS

ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS

(estaduais e municipais de Campinas/SP)

pg.9


ESCOLAS PARTICIPANTES EM 2018 E.E Dr. Telemaco Paioli Melges

E.E. Antônio Carlos Lehman

E.E. Adalberto Nascimento

E.E. Gloria Aparecida Rosa Viana

JOVENS PARTICIPANTES 36% Masculino

E.E. Jardim Marisa

E.E. Prof. José Vilagelin Neto

E.E Dr. Telemaco Paioli Melges

EMEF Padre Melicco Candido Barbosa

EMEF Profª Sylvia Simões Magro

E.E. Jardim Ouro Preto

E.E. Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa

E.E. José Maria Matosinho

E.E. Prefeito Antonio da Costa Santos

EMEF Humberto Sousa Mello

EMEF Oziel Alves Pereira

E.E. Antônio Carlos Lehman

E.E. Adalberto Nascimento

GÊNERO

IDADE 5% 16 anos

64% Feminino

OFICINAS 23% 13 anos

E.E. Gloria Aparecida Rosa Viana

44% 14 anos

16% 1º ano E.M. 1% 3º ano E.M.

EMEF Presidente Floriano Peixoto

EMEF Prof. André Tosello

EMEF Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres

EMEF Elza Maria Pelegrini Aguiar

PARTICIPAÇÃO DE 100% DOS RESPONSÁVEIS 110 famílias em reuniões e atividades

28% 15 anos

EMEF Profª Analia Ferraz C Couto

EMEF Carmelina de Castro Rinco

JORNADA ACADEMIA EDUCAR 2018

Com base nos 4 pilares da educação da Unesco (aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender e aprender a fazer), o projeto cria oportunidades para que o jovem descubra em si o potencial protagonista de transformar a sua realidade, de sua escola e de sua comunidade. Confira algumas das atividades desenvolvidas em 2018:

28% 8º ano

ESCOLARIDADE

96H 147H

de oficina por período (32 oficinas)

55% 9º ano

9

de projetos-desafios por período

atividades extras

Comunicação Não-Violenta, Diversidade, Identidade, Expressão Corporal, Ética, Valores, Cuidado, Criatividade e Inovação, Política, Redes Sociais, Drogas, Sexualidade, Teatro, Superação e Futuro, entre outros temas. Foto: Comunicação corporal, desinibição, criatividade, atenção, percepção: oficina de expressão corporal (Abril de 2018)

PROJETO NA ESCOLA 19 diferentes projetos foram propostos e desenvolvidos pelos jovens em suas escolas, com temas como: combate ao bullying e ao desperdício de comida, reabertura de biblioteca, reforma de quadra esportiva e de pátio escolar, incentivo ao respeito e à cooperação, união, autoestima, etc. Foto: Projeto na escola da EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar (Setembro de 2018)

pg.11


ANTES

MULTIPLICAÇÃO NA ESCOLA CONHECENDO O MUNDO Desafio: pesquisar sobre aspectos culturais, históricos e sociais de um país sorteado. Grupo vencedor: Austrália. Premiação: além de todo o aprendizado, os alunos da E.E. Prefeito Antônio da Costa Santos fizeram uma viagem à fazenda da Daterra, em Patrocínio/MG, e conheceram mais sobre processos de produção do café.

ESTAÇÃO VIVÊNCIA

Quem ensina, aprende mais: ao longo do ano, os jovens da Academia Educar realizaram 20 multiplicações para compartilhar o conhecimento com demais alunos de suas escolas, contando com apoio de um educador responsável e da gestão escolar.

Na foto: Visita ao Cotuca de Portas Abertas - Colégio Técnico de Campinas/SP (Setembro de 2018)

DEPOIS

Na foto: Multiplicação na E.E. Prof. José Vilagelin Neto (Abril de 2018)

OÁSIS EDUCAR

ANTES

Quais são as belezas de cada escola? E o que os alunos sonham para seu espaço? Entre abril e maio de 2018, o projeto-desafio Oásis Educar buscou recursos, reuniu talentos e realizou dois mutirões para melhorias físicas nas escolas. Nas fotos: E.E. Adalberto Nascimento (pintura dos banheiros, da escada e painel de grafite) e E.E. Jardim Marisa (pintura da quadra, pintura dos banheiros com grafite e grafite no muro da quadra)

Na foto: Grupo de estudantes da E.E. Prefeito Antônio da Costa Santos, em viagem a Patrocínio/MG (Dezembro de 2018)

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

CATAVENTO DE LETRAS E NÚMEROS Gincanas e oficinas para incentivo ao estudo da língua portuguesa e da matemática, além da aplicação da plataforma Redação Online. Na foto: Viagem ao Museu do Catavento em São Paulo/SP (Dezembro de 2018)

pg.13


DEPOIMENTOS

ACADEMIA DE FÉRIAS (JUL/2018) Foca na Redação: Oficinas com dicas de redação, produção e correção de textos, com base nos critérios do ENEM. Apoio da Rafaela Lima, voluntária egressa da Academia Educar.

Projeto na Escola

JovenS/A: Programa que, em pareceria com a Universidade DPaschoal, oferece dicas e dinâmicas sobre escolhas e rotinas profissionais aos jovens.

Escola do Mecânico: Durante dois encontros, de 3h cada, os jovens participaram de um curso sobre mecânica básica e trilha de carreira na Escola do Mecânico, espaço que é referência na formação de profissionais qualificados para o segmento automotivo.

Roda de debate com o filme “Nunca me Sonharam”: Documentário que coloca em discussão a realidade do Ensino Médio público no Brasil. Debate sobre racismo, machismo, desigualdade e temas relacionados, conduzido por Giovanna Inácio – voluntária egressa da Academia Educar.

Curta na Educar: “Os Incomodados”, curtametragem produzido – desde roteiro até atuação e filmagem – pelos jovens da Academia, com todo o suporte da produtora parceira VideoBase Filmes, de Campinas/SP. Clique aqui para assistir ao resultado.

CURSO DE INGLÊS E ESPANHOL Apoio dos professores voluntários Gabriel Agrelli Moreira (Inglês), Rafaela Obrownick (Inglês) e Bruno Zanatta (Espanhol).

ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO Desafiador foi construído pelos jovens – desde roteiro, figurinos, coreografias, atuação, sonorização. Com o tema, a ideia dos participantes era discutir dores, desafios (e dívidas históricas) do país, além de dilemas da adolescência. O espetáculo foi apresentado a familiares e educadores no Teatro Iguatemi Campinas em novembro de 2018 e contou com a participação de voluntários egressos da Academia Educar. O resultado foi incrível: clique aqui para assistir!

AGÊNCIA DE JORNALISMO Produção do Jornal Mudando o Mundo, feito pelos jovens com coordenação das jornalistas voluntárias Fernanda Mello e Patrícia Coutinho. Workshop de fotografia com o fotógrafo voluntário Carlos Bassan e contribuição da designer gráfica Thaís Guedes.

“Participar do Projeto na Escola me proporcionou muito desenvolvimento, desde os primeiros passos para criar um projeto até entender as dificuldades e facilidades que teríamos na hora de realizá-lo. Além disso, foi nele que tive a oportunidade de ter uma relação melhor com a equipe gestora da minha escola. Nosso Projeto durou um semestre e fez uma intervenção contra o bullying, trabalhando comunicação nãoviolenta com os alunos.” Giovanna Marques, 14 anos, aluna da EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar participante do Projeto na Escola

Conhecendo o Mundo “Desenvolver o Conhecendo o Mundo é bem complicado, tem que saber trabalhar muito bem em grupo e ter muita resiliência! Muitas coisas não dão certo e o que a gente planeja pra apresentação nem sempre sai do jeito ‘esperado’. O meu maior aprendizado foi que eu sempre tenho que insistir no que eu quero, e aprendi que eu consigo! Sobre a viagem: foi incrível! Na fazenda é tudo muito lindo, as pessoas trabalham com muito amor e dedicação, aliás, quando as coisas são feitas com amor ficam bem melhor, né? Só tenho a agradecer a Academia por ter me dado essa oportunidade. Acreditar que o jovem é capaz faz muita diferença!” Camilla Sant’anna, 15 anos, aluna do grupo vencedor do projeto-desafio Conhecendo o Mundo

Curta na Educar “Foi um desafio entrar num personagem que não tem as minhas características e é diferente de mim, foi uma superação. Eu achei demais o projeto, é impressionante fazer um filme com uma mensagem para inspirar e refletir. E fazer tudo isso em só duas semanas: levar uma história, construir um roteiro, apresentar, mostrar quais são nossas ideias. Outro desafio foi dividir tudo em um grupo tão grande, diverso, e montar juntos. Eu adorei demais a experiência!” Milena Barbosa, 14 anos, participante do Núcleo de Atuação e monitora juvenil da Academia Educar 2018

pg.15


2.2 FORMAÇÃO PARA EDUCADORES campinas/sp

FORMAÇÃO DE EDUCADORES

MENTORIA EM PROTAGONISMO JUVENIL

2

76

8

32h

TURMAS DE GESTORES

PARTICIPANTES

ENCONTROS

CARGA HORÁRIA

escolares da Diretoria de Ensino Leste de Campinas

(16h presenciais e 16h de atividades de campo)

Replicação - Instituto Padre Haroldo Rahm A metodologia da Academia Educar é replicada no contraturno escolar, no projeto de prevenção com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em 2018, 15 jovens participaram da formação – com atividades e oficinas – realizada pela equipe da Fundação Educar e pelos monitores juvenis.

Ao compartilhar a experiência e os bons resultados de sua atuação com protagonismo juvenil, a Fundação Educar entende que pode inspirar novos olhares. Incentivar práticas que coloquem o estudante no centro das mudanças. Oferecer conhecimentos e fortalecer nas escolas públicas a atuação dos educadores como mentores dos alunos, contribuindo com a ativação de núcleos de protagonismo juvenil. Em 2018, realizamos:

patrocínio/mg PARCERIA com a Daterra Coffee e Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio/MG

FORMAÇÃO DE EDUCADORES

MENTORIA EM PROTAGONISMO JUVENIL

PARCERIA com os jovens da Academia do Grão – projeto desenvolvido na cidade com inspiração na Educar

Atividades de encerramento com gestores escolares da Diretoria Leste de Ensino de Campinas/SP (Setembro de 2018)

PARTICIPAÇÃO de jovens da Academia Educar

Daqui para frente, a expectativa da Fundação é desenvolver novos conteúdos para as Formações, dando ênfase a: - Técnicas para gestão de conflitos; - Papel da mentoria na construção do projeto de vida dos jovens; - Mudança de mindset; - Despertar de consciência dos seus propósitos.

DEPOIMENTOS Formação para Educadores - 2018

Formação de educadores em Patrocínio/MG (Dezembro de 2018)

“Os jovens de hoje sabem o que querem. Estão lutando pelo espaço que têm, por aquilo que gostam, pelo futuro, pelo que almejam. E eles precisam ser ouvidos. A Formação da Fundação Educar veio ajudar muito nesse sentido para que os gestores se conscientizem disso. Para que os adultos, professores e gestores entendam o seu papel.” Silvia Regina Siqueira Righetto - Supervisora de Ensino da Diretoria de Ensino Campinas Leste

“Desenvolver a mediação entre grêmio estudantil e gestão tem sido um exercício muito bacana, muito produtivo. Fortalecer a troca, o diálogo, a colaboração, o trabalho em equipe, saber escutar, ponderar e ceder. A Formação ajudou bastante a sistematizar, deixar mais claro o processo e os desafios a partir disso. Tem sido um começo muito interessante!” Filipe V. de T. Melo – Diretor da E. E. Orosimbo Maia

pg.17


2.3 ENCONTRO

EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Criado em 2006, o Encontro Educação e Participação – A escola como centro de cidadania é uma ação de desenvolvimento e aprendizagem para educadores, com o objetivo de inspirá-los e compartilhar ferramentas que contribuem para a prática pedagógica. Em 2018, a 14ª edição integrou a 9ª Semana de Educação de Campinas e aconteceu no auditório da Fundação FEAC. Com o tema “Comunicação facilitadora: como transformar as relações na escola”, o evento atraiu um público de mais de 100 participantes – em sua maioria, educadores. Na abertura do evento, os jovens da Academia Educar e os parceiros da VideoBase Filmes fizeram o lançamento oficial de “Os Incomodados”, curta-metragem produzido pelos jovens durante a atividade “Curta na Educar”, da Academia de Férias. A palestra interativa foi realizada por Yuri Haasz e Sandra Caselato, especialistas em Comunicação Não-Violenta (CNV) que atuam com o tema desde 2011 no Brasil e em outros países. A prática da CNV – proposta aos participantes por meio de exercícios e dinâmicas – contribui para melhoria de relações e para transformação de conflitos em diversos âmbitos, incluindo o ambiente escolar, favorecendo a construção do conhecimento de forma colaborativa.

CONFIRA ALGUNS REGISTROS DO EVENTO, QUE ACONTECEU DIA 26 DE SETEMBRO DE 2018:

DEPOIMENTOS 14º ENCONTRO EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO - 2018 “Este assunto é importante e tem a ver com o momento que estamos vivendo. O mais interessante foi experimentar as dinâmicas. Esse aprendizado vou levar para meu ambiente de trabalho e tentar multiplicar, principalmente o que foi dito sobre a importância de saber ouvir e falar. É algo que levamos para a nossa vida.” Wanda Maria Braga Barros - Supervisora Educacional na Prefeitura Municipal de Campinas “Eu acho esse evento uma boa oportunidade não apenas para educadores, mas para profissionais de outras áreas poderem avaliar o que têm feito, aprender, rever práticas e buscar uma transformação. Pelo que vimos aqui hoje, é muito importante se escutar. Tanto você se ouvir, perceber o que está acontecendo com você, mas também olhar o outro com carinho, cuidado, empatia.” Elaine Concon – Psicóloga

pg.19


CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES DO ANO: CONCURSO EDUCAR E VOCÊ DE AÇÕES SOCIAIS Colaboradores de mais de 15 lojas DPA e Centros de Distribuição DPK inscreveram ações sociais e concorreram a um investimento no valor de até R$ 2.000,00 para apoiarem entidades locais. Veja os ganhadores:

2.4 SER VOLUNTÁRIO Compartilhar para multiplicar: é assim que o voluntário faz parte da mudança que deseja ver no mundo! O projeto SER Voluntário incentiva o voluntariado e a cidadania entre os colaboradores da Cia DPaschoal, reforçando os valores do grupo: Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade (SER). Em 2018, a Fundação mobilizou:

134

VOLUNTÁRIOS

682

HORAS DE VOLUNTARIADO

Lages/SC Loja 133 Colaborador Rogério Pedroso

Curitiba/PR Loja 143 Colaborador: Abielque Moura

Kits de roupas de frio para famílias cadastradas na Associação Bom Samaritano.

Aulas de ballet no contraturno escolar na Associação Beneficente Anjos Da Cidadania.

Itajaí/SC Loja 273 Colaborador: Altair Manarin

Vacaria/RS Loja 107 Colaboradora: Márcia Nunes

Café da tarde, música, dia de beleza e roupas de frio para idosos do Lar da Divina Providência.

Doação de materiais de higiene a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

CAMPANHA DO AGASALHO Campanha nacional de incentivo à prática da solidariedade em todas as unidades da Cia DPaschoal por meio da arrecadação de agasalhos. Nas Áreas de Apoio, foram doadas 221 peças.

A ação aconteceu em dois dias: no primeiro, a Fundação ofereceu uma oficina de capacitação para contação de histórias. Depois, os 28 voluntários tiveram o desafio de adaptar uma história e contá-la para crianças atendidas pela Fundação Eufraten, em Campinas/SP.

Pouso Alegre/MG Loja 270 Colaborador: Wesley Luiz Silva Oficina de Mosaico para adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sudeste Brasileira.

Barretos/SP Loja 132 Colaboradora: Priscila Penna Oficinas culturais, socioeducativas e esportivas na Associação Promocional da Família.

Chapecó/SC Loja 142 Colaborador: Jakson Canalli

Ijuí/RS Loja 178 Colaborador: Tiago Glitz

Suporte financeiro para apresentações do Grupo de Teatro da Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC).

Cursos de nutrição, culinária, aproveitamento de alimentos e mercado de trabalho para mulheres na Associação Filantrópica Monte Moriá.

BALÃO DE HISTÓRIAS

SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO (SGE) 25 colaboradores participaram de uma ação emocionante na E.E. Jardim Marisa, em Campinas/SP. Os voluntários compartilharam suas histórias e inspiraram cerca de 500 estudantes para que acreditem em seus sonhos e se dediquem à educação como ferramenta para alcançá-los.

Na foto: Encanto e criatividade: contação de histórias na Fundação Eufraten em Campinas/SP (Abril de 2018)

VOLUNTÁRIOS NO CONHECENDO O MUNDO 51 colaboradores fizeram parte da banca de avaliação e contribuíram com o desenvolvimento dos jovens no projetodesafio da Academia Educar. Na foto: Colaboradores voluntários na apresentação da China (Setembro de 2018)

Nas fotos: Inspirar, conectar e transformar: grupos de voluntários na E.E. Jardim Marisa (Novembro de 2018)

pg.21


DEPOIMENTOS SER VOLUNTÁRIO 2018 NATAL VOLUNTÁRIO A ação de solidariedade eleita pelos colaboradores foi a doação de kits com materiais escolares para crianças e jovens da Associação Beneficente Direito de Ser, no Jardim São Marcos, em Campinas/SP. A entrega dos materiais aconteceu depois de uma emocionante apresentação do coral das crianças. Entrega das doações de Natal na Associação Beneficente Direito de Ser (Janeiro de 2019)

“A Fundação Educar é parte do cidadão que sou hoje. 5 Anos atrás, ao ingressar na Cia DPaschoal, recebi o convite para participar dos projetos da Fundação Educar. É através da Semana Global do Empreendedorismo que, ano após ano, tento passar um pouco da minha experiência em empreender na vida e na carreira profissional aos jovens e adolescentes. Quando entro em uma sala de aula, ao tentar transmitir um pouco de conhecimento, muitas vezes me vejo falho, e recebo da vida uma aula de como tratar e amar ao próximo. Tratar e amar ao próximo resumem a Educar. Faço este trabalho pois vejo quão sedentos são os nossos jovens e adolescentes para aprender, receber uma palavra de incentivo e acreditar que o sonho é possível. A Educar é vitamina que nutre as próximas gerações.” Diogo Dias, colaborador da Área Fiscal da Cia DPaschoal, voluntário na Semana Global do Empreendedorismo “Achei muito legal a atividade porque foi um alerta, muita gente não tá nem aí pros sonhos... E o que rolou hoje me motivou, porque eu também tava desistindo dos meus, mas ver as voluntárias contando as histórias delas me motivou muito. O meu maior sonho é trabalhar como médica no Exército Brasileiro, e eu pretendo começar no cursinho técnico para Enfermagem e depois seguir adiante. Eu tentei a prova do técnico, não passei, e ia desistir. Mas decidi tentar de novo!” Rebeca Victoria, 16 anos, estudante da E. E. Jardim Marisa (Campinas/SP) que participou das atividades com os voluntários na Semana Global do Empreendedorismo

3

Informação gera mudanças: a leitura expande nossa visão de mundo, enriquece nossa capacidade de comunicação e amplia o nosso vocabulário.

EDUCAR PARA LER

Com foco em incentivar a leitura entre o público infantojuvenil e capacitar contadores de histórias para valorizar e estimular a prática, a Fundação desenvolve o eixo de atuação Educar Para Ler. Confira os projetos:

pg.23


“Através do ‘Clubinho do Livro Soletrando’, o Projeto ‘Ler e Escrever, Muito Prazer!’ – da professora Adriana Bento, do Rio de Janeiro/RJ – recebeu doações de livros infantis. Durante o ano as crianças participam de atividades de incentivo à leitura, e no final do ano o projeto é encerrado para aqueles que seguem para outra escola, e cada aluno recebe um livro de presente.”

3.1 LEIA COMIGO! O projeto Leia Comigo! produz e distribui gratuitamente livros educativos para o público infantojuvenil, visando a democratização do acesso ao livro. Os livros são editados por meio de investimento direto, parcerias e Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – com projetos aprovados e executados seguindo todas as exigências legais do Ministério da Cultura. Com conteúdos educativos, os títulos promovem valores e incentivam uma atitude cidadã por meio de temas como: diversidade, amizade, respeito, cooperação, ética, direitos e deveres, preservação do meio ambiente, folclore brasileiro, cultura, entre outros.

262.729

LIVROS DISTRIBUÍDOS

352

SOLICITANTES

18

302

Eliana Rodrigues – Projeto Clubinho do Livro Soletrando (Rio de Janeiro/RJ)

Divulgação oficial dos 5 livros lançados em 2017: Musicaligando, Chispa Gambá, Era Mais de Uma Vez e Diário de um Garoto Elástico. (Setembro de 2018)

DEPOIMENTOS

“Essa foi a 9ª Biblioteca pelo Projeto Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica. Aqui entregamos 800 livros à Escola Primavera, localizada na Comunidade da Barra de São Manoel, às margens do Rio Tapajós, na tríplice fronteira dos estados do Amazonas/Pará/Mato Grosso. A alegria de poder levar livros às crianças e jovens com pouquíssimos recursos e pouquíssimas oportunidades é contagiante. Que todas as crianças deste imenso país tenham a oportunidade de sonhar os mesmos sonhos! A Educação abre portas, abre caminhos, nos permite acreditar num país com um futuro melhor!” Cristiane Vieira Maciel da Silva – Projeto Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica (Apuí/AM)

MUNÍCIPIOS “Assim que recebemos livros novos, mostramos às crianças. Elas amam esse momento!“

ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL

Erica Maria Carvalho - CEMEI Therezinha Aparecida Vilela Pompeu (Três Corações/MG)

“O Papai Noel esteve presente no Programa Saúde e Alegria para entregar às crianças os livros recebidos pela Fundação Educar DPaschoal, como presente de natal. Reforçamos a importância da leitura, e vimos no rosto de cada criança a alegria em receber os livros. As crianças e os pais ficaram encantados quando abriram os presentes e viram os livros, todos agradeceram muito.” Thais Paterno Duarte - Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré (São Paulo/SP)

“Eles aguardam com muita ansiedade! Quando abrimos a caixa dos livros, a felicidade chega a saltar dos olhos.” Josiane Moreti Galego Baum - Escola Municipal Do CAIC “Cristo Rei” (Macatuba/ SP)

pg.25


CONFIRA OS DESTAQUES DO ANO:

3.2 ALÉM DO ENCANTAMENTO Oficina de férias: Além do Encantamento no CIS Guanabara em Campinas/SP (Julho de 2018)

Contação de histórias para crianças no Mazola Ambiental em Valinhos/ SP (Outubro de 2018)

Promover o envolvimento que somente uma história bem contada pode provocar: esse é um dos objetivos do projeto Além do Encantamento. Mais do que incentivar a leitura através da distribuição de livros, a Educar reconhece a importância de compartilhar técnicas de contação histórias. Entendemos que a prática é uma ferramenta para transmissão de conhecimentos, desenvolvimento de senso crítico e transformação social. Com a ideia de estimular educadores e mediadores de leitura a encantar pequenos (e grandes) leitores, as oficinas de capacitação em contação de histórias têm como base os livros da Educar – transmitindo valores, sonhos e ampliando a capacidade de leitura do mundo e da vida. Em 2018, foram realizadas 10 oficinas de capacitação em contação de histórias, facilitadas pelas colaboradoras Juliana Furlanetti e Simone Santos, para o total de 323 participantes. Também realizamos 4 sessões de contação de histórias, impactando 250 pessoas, incluindo público infantil, jovem e adulto.

A Educar ainda possui vídeos de contação com tutoriais de como montar recursos auxiliares à contação. Clique aqui para conferir. Oficina de capacitação para educadores de creches na Associação Assistencial, Educacional e Cultural “Vinde a Mim”; em Indaiatuba/SP (Agosto de 2018)

Oficina de capacitação em contação de histórias durante a 9ª Semana da Educação de Campinas/SP. (Setembro de 2018)

pg.27


4

COOPERANDO COM O SOCIAL A Fundação Educar DPaschoal tem em seu DNA a iniciativa de compartilhar conhecimento como estratégia de transformação social. Entendemos que é nossa responsabilidade sensibilizar a comunidade para que mais atores estejam engajados na busca por ações e soluções frente aos desafios do país.

• Academia Educar para Aprendizes: 28 aprendizes participaram de 9 oficinas e desenvolveram 1 projetodesafio (Conhecendo o Mundo).

Além do compartilhamento de tecnologias sociais entre as demais empresas da Cia, a Educar acredita que tem muito a olhar, aprender, trocar e crescer lá fora. Por meio do Cooperando com o Social, mantemos relações com o setor social: organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Confira as relações que a Educar fortaleceu em 2018:

• Formação de Estagiários: Mentoria e suporte ao SER Protagonista, atividade do programa de estágio na qual os participantes planejam e aplicam um projeto de responsabilidade social.

EVENTOS DE GRÊMIOS ESTUDANTIS:

CIA DPASCHOAL DE PARTICIPAÇÕES A Educar ofereceu capacitações e acompanhou a realização das ações sociais para o desenvolvimento e fortalecimento dos valores SER DPaschoal: Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade (SER).

• Trainees: Participação no Oásis Educar e facilitação de oficinas para os jovens da Academia, sobre os temas: projeto de vida, futuro profissional, intercâmbio e atualidades (assédio sexual, redes sociais, depressão e aborto).

DATERRA COFFEE O investimento agrícola da Companhia DPaschoal tem como foco a produção e exportação de cafés especiais, com distribuidores em todo mundo, e possui certificado internacional de responsabilidade ambiental e social.  • Junto à Daterra, a Educar aplicou a Formação de Educadores em Patrocínio/MG: Carga horária presencial 16h (cada turma) Rede Estadual: 28 professores e gestores Rede Municipal: 14 professores e gestores • Academia do Grão (Franca/SP): Projeto inspirado na Academia Educar. A Fundação compartilhou sua experiência e facilitou 35 horas de atividades com 17 jovens.

FUNDAÇÃO FEAC Parceira há décadas da Educar, a FEAC tem como missão a promoção humana, a assistência e o bemestar social, com prioridade à criança e ao adolescente. Confira as iniciativas conjuntas ao longo de 2018:

ATITUDE EDUCAÇÃO:

Eventos de Grêmios Estudantis: Ainda na Semana da Educação, co-realizamos, planejamos e construímos com a FEAC e com as Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas/SP dois eventos para fortalecer a atuação dos Grêmios Estudantis nas unidades escolares e fomentar o protagonismo juvenil. Confira: - Semeando Atitudes: I Encontro de Gremistas Mirins de Campinas reuniu mais de 500 estudantes do Ensino Fundamental I, de 53 diferentes escolas públicas da cidade. - Fala Jovem!: Encontro de Grêmios Estudantis reuniu 1200 estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas de Campinas.

PATROCÍNIO DO PRÊMIO FEAC DE JORNALISMO

O projeto visa reconhecer, apoiar, divulgar e investir na formação e consolidação de núcleos de protagonismo juvenil. A Educar foi correalizadora e deu suporte desde o desenho, planejamento até a capacitação de 78 jovens e 13 mentores em protagonismo juvenil e competências socioemocionais.

(Tema: Desenvolvimento da Primeira Infância).

pg.29


MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

GIFE

(Fevereiro de 2018, Instituto 3M, Sumaré/SP)

O GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) é a associação sem fins lucrativos dos investidores sociais do Brasil. Veja o que realizamos em parceria: Rede de Investidores Sociais do Interior Paulista: Em 2017, participamos da criação da RIS do Interior Paulista e dois encontros. Em 2018, fizemos parte da cocoordenação da rede – que realizou mais 5 encontros, mobilizou 282 pessoas e mais de 50 instituições. Os temas abordados nos eventos foram:

REDE DE INVESTIDORES SOCIAIS INTERIOR PAULISTA

GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA

ATUAÇÃO EM REDE

(Dezembro de 2018, Fundação Romi, Santa Bárbara d’Oeste/ SP)

FÓRUM INOVASOCIOAMBIENTAL: DECODIFICANDO NEGÓCIOS DE IMPACTO (Outubro de 2018, no InovaCampinas, maior evento de empreendedorismo e inovação do interior)

Participação de reuniões e da aprovação do planejamento estratégico da Associação Paulista de Fundações.

FACAMP

(Maio de 2018, Instituto CPFL, Campinas/SP)

Participação da REDE LEQT: Apoio no desenvolvimento da cesta de indicadores de ações de incentivo à leitura. Aplicamos uma pesquisa na base do projeto Leia Comigo! e os principais resultados foram: para 80% dos respondentes houve ampliação de práticas de leitura após receber os livros da Educar. A dimensão mais desafiadora e com menor impacto foi a formação continuada de educadores no campo da leitura.

APF

Por meio de edital, a FACAMP concedeu uma bolsa integral de estudos (curso de graduação) para uma jovem egressa da Academia. Rafaela Obrownick, de 17 anos, foi aprovada no vestibular e escolheu cursar Relações Internacionais na faculdade.

VOLUNTARIADO EMPRESARIAL

IDIS

A Fundação Educar é integrante da Coalizão Pelos Fundos Filantrópicos, lançada em junho de 2018 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).

MOVIMENTO POR UMA CULTURA DE DOAÇÃO 27 de novembro de 2018: a Educar se uniu ao Dia de Doar, campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. Listamos algumas oportunidades concretas e dicas para quem quisesse se engajar, doando desde tempo e talento a bens materiais e recursos financeiros.

INSTITUTO FILANTROPIA

Participação no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) com a palestra: “Competências socioemocionais para liderar no século XXI”.

BETT EDUCAR 2018

A Bett Educar é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. A Fundação Educar fez parte da programação com o Workshop: Formação de Mentor em Protagonismo Juvenil.

(Agosto de 2018, weme, Campinas/SP)

pg.31


5

INSTITUCIONAL ANIVERSÁRIO DE 29 ANOS Em 2018, a Educar completou 29 anos! A comemoração foi naquele estilo simples de “um bolinho com os amigos mais próximos”. Realizamos nas Áreas de Apoio da Cia DPaschoal algumas sessões de exibição do curta-metragem “Os Incomodados”, produzido pelos jovens da Academia Educar. CATAVENTO ON-LINE A newsletter bimestral divulga o que acontece nos eixos de atuação da Educar e compartilha informações sobre projetos, eventos, atividades, resultados e demais conteúdos relacionados ao campo da educação, ao incentivo à leitura, ao protagonismo juvenil, cidadania e voluntariado. Em 2018, a Catavento alcançou mais de 27.000 assinantes e totalizou, em média, 5.400 cliques de abertura.

Agradecemos a todos que, com muito empenho, contribuíram com o nosso trabalho: - Lojas DPaschoal e Centros de Distribuição da DPK, que recebem os livros do Leia Comigo! e são ponte essencial para que a magia do incentivo à leitura aconteça. - Daterra Coffee, grande apoiadora de nossas atividades e parceira engajada em projetos de fomento à educação e responsabilidade social. - MaxxiTraining, AutoZ, Unimóvel e Techno Park, que levam o nome da Educar em suas atividades e reforçam a importância da educação. - Armazém, Coligadas, Contas a Pagar, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Limpeza e Manutenção, Logística, Marketing DPaschoal, Presidência, Relações Públicas, Segurança Patrimonial, Setor de Serviços, Tecnologia da Informação, Transportes e demais equipes das Áreas de Apoio da Cia DPaschoal que dão suporte à nossa rotina de trabalho.

Facebook 6.495 seguidores (até 2018) Mais de 6 mil curtidas em publicações Média de alcance de 631 por publicação (alcance orgânico) Além do Brasil também alcançamos países como: Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, EUA, Irlanda, Itália, Portugal e Reino Unido

Instagram 1.112 seguidores (até 2018) Alcance de mais de 15 mil seguidores Além do Brasil também alcançamos países como: Argentina, Austrália, Colômbia, Espanha, EUA e Holanda

YouTube 7.980 seguidores (até 2018) 2,1 milhões de impressões 736,4 mil minutos (tempo de exibição) Além do Brasil também alcançamos países como: Portugal, Estados Unidos, Angola, Suíça, Espanha, Moçambique, Índia e Coreia do Sul

6

AGRADECIMENTOS

A atuação da Fundação Educar só é possível porque contamos com um time de colaboradores, parceiros, voluntários, entusiastas, todos “incomodados” e dispostos a inspirar mudanças com a gente!

pg.33


GOVERNANÇA

EQUIPE EXECUTIVA 2018

Conselho curador Miguel Gilberto Pascoal (Presidente) Paulo Sérgio Paschoal (Vice-Presidente) Walter Paschoal (Primeiro Secretário) Orlando Paschoal Junior (Segundo Secretário) Waldemar Paschoal Junior (Suplente Vice-Presidente) Marcelo Paschoal (Suplente Primeiro Secretário)

GESTÃO Camila Cheibub Figueiredo

Conselho fiscal Orlando Pascoal Júnior Armando Diniz Filho Diretoria Executiva Luis Norberto Pascoal Diretor Presidente José Luzia Molina - Diretor Financeiro Isabela Pascoal Becker Diretora Secretária

ADMINISTRATIVO Carla Livraes André Caroline Leão Gomes (até agosto) COMUNICAÇÃO Eduarda Robeldo Tavares da Silva (até abril) Carolina Baldin Meira PROJETOS Juliana Furlanetti Baldissera COORDENAÇÃO Cristiane Annunciato Stefanelli Simone Barbosa dos Santos ESTAGIÁRIOS Adler Felipe Correia Leite Miriã Franco Moraes

MONITORES JUVENIS (ACADEMIA EDUCAR 2018) Ana Clara Menelau Anna Julia Pedreiro Beatriz da Graça Tamazia Bianca da Graça Tamazia Brenda Marina Lonetta Jacob Flavia Estevão Alves dos Santos Kaique Moraes Passos Luana Costa Santos Milena Nascimento Barbosa Sheron Marcondes de Souza

Profile for Fundação  Educar

​Relatório de Atividades e Resultados 2018  

​Relatório de Atividades e Resultados 2018  

Advertisement