Edição 773

Page 10

10

| Folha Regional |

Região

Jaguaruna, QUINTA-FEIRA, 16 de fevereiro de 2017 | Edição 773

folha

Fumaça Aulas As aulas começaram nessa semana na rede ensino municipal e nas escolas estaduais, Vitório Búrigo de Estação Cocal e Princesa Isabel, do Centro. Nas escolas municipais, segundo a secretária de educação são aproximadamente 2.700 alunos e 175 professores. Neste ano nenhum imprevisto com a merenda escolar ou transporte público, tudo dentro da normalidade nas escolas do município.

Princesa Isabel Na escola estadual Princesa Isabel, no Centro de Morro da Fumaça, recebe mais de 700 alunos, em três turnos. A escola está com boa estruturo, exceto por uma sala que está interditada, por ter ficado danificada nos ventos que atingiram a região no fim do ano passado, mas nada que comprometesse as aulas.

Faltam professores Nas escolas estaduais ainda estão faltando alguns professores, atraso na contratação por parte da Gerência Regional de Educação, deixa alguns alunos sem aula. A expectativa é que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Se fala em greve no próximo mês, mas nada ainda definido.

Lena

Colunista

Samuel Woyciekowski

Casan Os vereadores de Morro da Fumaça estiveram nessa semana em reunião com presidente da Casan, Paulo Meller, para tentar resolver o problema com falta d’agua no município. O problema atinge várias comunidades e atrapalha muito a vida dos moradores. Ouvi um relato um dia, de um morador do Loteamento Floresta, que chegava em casa do trabalho, sujo, por conta do serviço que prestava, precisando esperar até meia-noite para tomar seu banho diário.

Escritura É bom lembrar também, que a maioria das comunidades atingidas pela falta d’agua, não estão com os imóveis escriturados. O pessoal afirma sempre, que o IPTU todo ano vem, mas alguns serviços deixam de ser prestados com a devida qualidade pela falta de escritura. De fato, sem escritura, é como se aqueles imóveis não existissem. Fica o desafio para os gestores e vereadores para resolver esse problema o quanto antes. Outros municípios já resolveram, é mais simples do que pensamos.

Parlamento Os vereadores retornam “parlar” nesta segunda-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, bem ao lado da Prefeitura. A sessão começa às 19h e será presidida pelo vereador José Carlos Bortolin. Você que quer fazer sua parte como eleitor, independente do seu candidato ter sido eleito ou não, participe das sessões da câmara, toda segunda-feira. Eles estão lá para nos servir, para nos ouvir e você é o chefe, não esqueça.

Arquitetura consistente A Base Arquitetura, agora está em Morro da Fumaça, na Rua Vinte de Maio, 340 no Edifício Bougainvilie, Sala 9. A Base é referência em arquitetura na região, tendo à frente do negócio o Arquiteto e Urbanista, Adriano Zaboti Pereira. O telefone de contato para quem quer realizar um orçamento é o (48) 99191-4812.

Conselho Fiscal Morro da Fumaça perdeu na última quinta-feira, 09, uma liderança da comunidade. Helena Rosa Domingos, 44 anos, fundadora da Associação de Moradores do Bairro Vila Rica, em Estação Cocal. Ela foi vítima de um choque elétrico. Os bombeiros, quando chegaram, a encontraram sem vida. Lena foi candidata à vereadora pelo PSD em 2012 e era atuante nas reivindicações pelo Bairro Vila Rica.

O conselho fiscal eleito nas eleições da Cermoful deste ano reclama da falta de informações do conselho administrativo da cooperativa e que não conseguem realizar reuniões na empresa.

Conselho Administrativo

Em resposta, o advogado Rafael Ribeiro afirmou que a reunião foi marcada para as 19h, fora de horário de trabalho da Cermoful e que infringiria leis trabalhistas manter os funcionários após esse horário, para receber o grupo. E que a cooperativa nunca deixou de dar qualquer informação para o conselho fiscal.

Nova contagem Sobre o pedido de nova contagem dos votos da eleição da Cermoful, a cooperativa ainda não decidiu se vai realizar a recontagem ou vai recorrer na Justiça. Os votos já foram contados duas vezes. Pelo que eu fiquei sabendo, o pedido da terceira recontagem também não agradou a Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, que fiscaliza e realiza as eleições nas cooperativas do Estado.

Fim de temporada Para os brasileiros que trabalham na Europa, acabou mais uma temporada de férias na nação tupiniquim. A maioria já emborcou, ou embarca nesta semana. A saudade da família e dos amigos é o principal desafio para eles. Nossa região vai crescer muito por conta dessas pessoas que estão indo trabalhar fora. Eles ficam um ano, trabalham, comida e local é fornecido pelos empregadores e todo dinheiro ganho é enviado para o Brasil. Dinheiro esse que já está sendo injetados no Brasil, outros guardam e são mais pretenciosos e sonham em instalar grandes negócios por aqui. Desejo sorte e muita grana para todos em mais uma nova jornada.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.