Edição 1093

Page 1

Novo Mercado do Produtor cria impasse com feirantes

TREZE DE MAIO

Após 14 anos, moradores recebem escrituras

Doze famílias que moram no loteamento municipal Jardim Floresta, em Treze de Maio, realizam o sonho de ter a casa própria. pg 5

JAGUARUNA

Coleta seletiva de resíduos

Município inicia em alguns bairros o processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos a partir desta quinta-feira. Racli fará a coleta. pg 5

POLÊMICA

Os produtores e comerciantes que trabalham no Mercado do Produtor, no bairro Oficinas, têm até sexta-feira para deixar o local. O motivo da mudança é o início das obras para a construção do novo prédio, que será erguido no mesmo terreno. Ocorre, porém, que até agora eles não têm para onde ir. Após muita conversa e negociações, uma nova reunião nesta quinta pode resolver a situação. pg 3

Ação contra a Resex

Laguna forma grupo para elaborar processo judicial contra Reserva Extrativista. Nova reunião nesta quarta discute o assunto. pg 4

WILLIAN REIS |FOLHAREGIONAL ano 22 edição 1.093 Quarta-feira, 14 de junho de 2023 Sob nova direção desde 2021
TUBARÃO

Ministros do STF acompanham relatora e negam recurso a Joares Ponticelli

Agravo regimental havia sido interposto pela defesa após ministra Cármen Lúcia negar habeas corpus ao prefeito de Tubarão

Prefeitura de Capivari antecipa metade do 13º salário aos servidores

Os ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram nesta segunda-feira, dia 12, o julgamento do agravo regimental apresentado pela defesa do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, contra decisão da ministra Cármen Lúcia, que havia negado habeas corpus.

O agravo regimental é um recurso judicial que tem o intuito de fazer com que os tribunais provoquem a re-

visão de suas próprias decisões. No caso do prefeito de Tubarão, o recurso foi interposto pela sua defesa em 22 de maio, depois que a ministra Cármen Lúcia negou, no dia 15 do mesmo mês, seguimento ao habeas corpus impetrado pelos advogados de Ponticelli, contra decisão do desembargador Jesuíno Rissato. Em exercício no Superior Tribunal de Justiça, Rissato negou habeas corpus ao prefeito em 8 de maio.

No recurso contra a decisão de Cármen Lúcia, a defesa alegava que não houve

Presente de grego

análise de “elementos trazidos pelos impetrantes, que demonstram a excessividade e ilegalidade da medida constritiva de liberdade”. Afirmava também que “não há se falar em gravidade concreta na conduta do paciente, pois não houve demonstração mínima de sua efetiva participação no suposto esquema criminoso”.

A ministra defende que “a custódia cautelar foi imposta para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal, enfatizando a gravidade concreta da con-

Editor da Folha Regional

(48) 99142-6807

Se não fosse uma festa religiosa, a trilha sonora da cena poderia ser a antiga marchinha de Carnaval: “Bota camisinha; bota, meu amor...”. Mas era a procissão de Santo Antônio, padroeiro de Laguna, no sábado à noite. O presidente da Câmara, Hirã Floriano Ramos, aproveitou a presença do governador Jorginho Mello no evento, como manda a tradição entre os políticos, e entregou-lhe um presente. Enquanto ajudava a desembrulhar a embalagem, o vereador pedia a Jorginho Mello, se possível, que tirasse uma foto com a “camisinha” – no caso, a camisa que simboliza o movimento Ponte do Pontal Já, deflagrado pela Câmara a favor da obra, tão aguardada quanto prometida.

Presente de grego II

Hirã ainda pediu que o governo se sensibilizasse com o pleito. Jorginho não disse nem que sim, nem que não, muito menos botou a camisa. Apenas abriu um sorriso meio amarelo enquanto posava para as fotos exibindo o presente nas mãos. Talvez por essa o governador não esperasse: ser fotografado com o símbolo de algo a que, até agora, ele não se mostrou muito favorável. Tão logo assumiu, mandou suspender o processo que estava bastante avançado no governo anterior, inclusive em vias de ir à licitação.

Mesma camisa

Na ocasião também estava o secretário Estêner Soratto, da Casa Civil, que concordou com Hirã quando este disse que o assunto já foi debatido várias vezes entre as autoridades lagunenses e os membros do governo estadual. Por enquanto o projeto segue paralisado. Mas Jorginho já obteve um feito. Conseguiu fazer com que todos os vereadores, inclusive literalmente, vestissem a mesma camisa – a da Ponte do Pontal.

Bate-boca no plenário

Quase no fim da sessão desta segunda-feira em Laguna, o clima esquentou. Os vereadores votavam pedido de vista ao veto do Executivo para o projeto do canabidiol quando saiu do controle o bate-boca entre o vereador Kleber da Kek e alguém que assistia à sessão. “Chama a polícia que de safado eu não posso ser chamado!”, reclamou o vereador aos gritos ao microfone, mas também fora dele. A sessão teve de ser suspensa por cinco minutos.

Réu e testemunha

A relatora da Operação Mensageiro no TJSC, desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, em um de seus despachos questiona a defesa de Darlan Mendes da Silva, ex-gerente de Gestão de Tubarão. A doutora quer saber por que foi indicado como testemunha alguém que é réu em procedimento conexo à mesma operação e que, em tese, figura como coautor de condutas criminosas entre ambos.

duta do paciente e o risco de reiteração delitiva”. Sustenta ainda que “a necessidade atual de segregação preventiva foi levada em conta pela instância competente, que considerou evidenciada pelas circunstâncias do caso”. No julgamento finalizado segunda-feira, todos os ministros da 1ª Turma do STF acompanharam o voto da relatora Cármen Lúcia.

São eles os demais membros: Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. A análise do agravo regimental teve início no dia 2.

A charge do Guedes

A PREFEITURA DE CAPIVARI DE BAIXO vai depositar nesta quinta-feira, dia 15, 50% do 13º salário na conta dos servidores municipais. Embora não exista obrigatoriedade para que o pagamento seja feito agora, os recursos referentes ao 13º são reservados todos os meses pela administração municipal. A antecipação dos recursos ajuda a injetar dinheiro no comércio local, impulsionando a economia do município.

| Tubarão
Quarta-feira, 14 de junho de 2023 2 opinião www.folharegionalwebtv.com
Direção Willian Reis Edição Lysiê Santos Criação e diagramação Madre Santa Multiagência Comercial Suelen de Oliveira Contato jornalfolharegional@gmail.com (48) 99208-6198 Sede do jornal Tubarão (SC) Este veículo integra o CCJCadastro Catarinense de Jornais
Expediente

Obras no Mercado do Produtor geram impasse com feirantes

Comerciantes têm até esta semana para deixar o local, porém, ainda não houve consenso sobre o endereço provisório para abrigá-los durante as obras em Oficinas

A prefeitura de Tubarão informou no início desta semana que segue em busca de um local para o funcionamento provisório das vendas de comerciantes e produtores durante a construção do novo Mercado do Produtor, em Oficinas.

No final da manhã de terça-feira, dia 13, uma reunião entre comerciantes e o secretário municipal de Agricultura e Interior, Jairo Martins Sampaio, no próprio Mercado do Produtor, havia chegado a um novo encaminhamento. Após negociação, chegou-se a acatar, mais uma vez, a sugestão de abrigar os comerciantes no pátio do Ginásio Francisco Salgado Filho.

Porém, no início da tarde, houve nova reviravol-

ta. Os feirantes agora querem a locação de um prédio próximo à Fundação Municipal de Saúde, também em Oficinas. Para isso, o imóvel precisa estar regularizado, com todas as Certidões Negativas de Débito em dia. Uma reunião entre prefeitura e vereadores para definir o caso está marcada para esta quinta-feira, dia 15. A construção de um novo e moderno Mercado do Produtor em substituição ao tradicional espaço localizado na Avenida Altamiro Guimarães foi autorizada há algumas semanas pelo prefeito interino Gelson Bento. Mas, segundo a prefeitura, a procura por um local mais adequado para o público e os comerciantes tem mais de seis anos.

Em 2017 a prefeitura protocolou na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e

Construção do novo mercado deve levar 8 meses

O contrato entre a prefeitura e a empresa vencedora da licitação foi firmado em 29 de novembro do ano passado. De acordo com este contrato, o prazo de execução dos serviços é de 240 dias. Em abril, o município noticiou que, no dia 13 daquele mês, a empresa havia iniciado os preparativos para a obra, um trabalho preliminar de organização.

De início, a proposta da prefeitura era de que os feirantes se instalassem de maneira provisória na CEASA, no bairro Revoredo, durante a execução da obra. Mas a sugestão foi recusada pelos trabalhadores porque eles consideram o local muito distante do Mercado do Produtor, em Oficinas –pouco mais de 5 quilômetros entre eles, o que poderia prejudicar suas vendas.

Para tentar solucionar o impasse, definiu-se que o Mercado do Produtor iria

Esporte uma solicitação de reforma no local para atender as demandas de órgãos como Ministério Público e Polícia Civil. A intenção do município seria resolver, de maneira definitiva, todas as pendências do espaço, inclusive a ocupação dos comerciantes, que desde 2006 se encontram de modo precário e irregular no local.

O município encaminhou, em 2019, o pagamento de R$ 9 milhões em precatórios pela compra do terreno, pendente desde os anos 1980. Na nova fase a ocupação por parte dos comerciantes e produtores seria legalizada por chamamento público. Agora, eles têm até esta sexta-feira, dia 16, para deixar o local. A atual estrutura terá de ser demolida. A obra vai custar R$ 2.620.578,77 e será executada pela L Construções.

Diante do prazo exíguo para o início das obras, a prefeitura se reuniu com os feirantes com uma nova proposta. “Propusemos que não havia outra solução, senão ir para a CEASA. A não ser que eles vissem um galpão regular, de imediato, porque tem até o dia 16 para desmontar tudo e começar as obras. Então eles ficaram no compromisso de achar um galpão, e nós também, ali na área de Oficinas”, afirma o prefeito interino.

Bento acrescenta que a construção do novo Mercado do Produtor já era para ter iniciado meses atrás.

“Quanto mais tempo passa, mais se perde. Também estamos sujeitos à prefeitura ser multada por não ter começado essa obra”, diz ele.

Na terça-feira, dia 6, os comerciantes encontraram um novo imóvel para abrigá-los. Fica também na vizinha Rua Pedro Gomes de Carvalho, onde antes funcionava a antiga Luminar. Mas, a princípio, também não seria possível efetivar a locação deste prédio.

Sérgio Mendes é um dos feirantes que trabalham no Mercado do Produtor. Sua família está no local desde 1996. Ele confirma que, hoje, os comerciantes não têm

aonde ir – apesar do prazo final para deixarem o imóvel na Altamiro Guimarães. “É uma injustiça. Simplesmente deram prazos e não pensaram nas famílias que dependem do local”, reclama o produtor. Segundo ele, são 95 pessoas cuja renda depende do trabalho no Mercado do Produtor. “Nosso objetivo é não sair até acharem um local”, afirma o feirante. O município alega que, se não houver consenso para um local provisório para os comerciantes, a prefeitura poderá fechar o atual espaço de vendas até que o novo prédio seja inaugurado.

Fórum de Tubarão receberá audiências da Operação Mensageiro em julho

funcionar temporariamente no pátio do Ginásio Francisco Salgado Filho, o Salgadão. Localizado na Rua Pedro Gomes de Carvalho, fica mais próximo do atual Mercado do Produtor.

A permissão de uso do espaço chegou a ser aprovada pelos vereadores em 27 de março, mas, dias depois, a proposta foi descartada devido aos custos para a organização do local: R$ 1,1 milhão com tendas, banheiros químicos, sistema de água e esgoto, energia elétrica (instalação e consumo) e vigias

24 horas.

Decidiu-se, então, por um imóvel na Rua dos Ferroviários. “Perdemos quase dois meses para fazer o aluguel desse galpão. Mas não houve possibilidade legal de fazer essa contratação”, explica o prefeito interino Gelson Bento. A locação custaria R$ 9,3 mil mensais, porém, o contrato não pôde ser firmado por causa de problemas na documentação da empresa do proprietário, e o local, por não atender certas questões legais, precisou ser descartado.

Audiências de instrução ocorrerão presencialmente no Fórum da Comarca e serão presididas pela desembargadora relatora do caso no TJSC

A desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora da Operação Mensageiro no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), designou audiências de instrução para os dias 26 deste mês e 10 e 11 de julho. A audiência do próximo dia 26 será reali-

zada na sede do Tribunal de Justiça, em Florianópolis, e presidida pela desembargadora de maneira presencial.

A audiência de instrução serve principalmente para colher todas as provas das partes e todos os depoimentos das testemunhas, juntamente com as provas orais.

No dia 26 deste mês a audiência para a oitiva das testemunhas terá início às 13h30 e deverá ouvir cerca de 15 pessoas.

A desembargadora determinou também que as audiências de 10 e 11 de julho ocorram presencialmente no Fórum da Comarca de Tubarão, por ser o local de residência de 47 testemunhas diferentes, arroladas por apenas

três defesas – as de Joares Ponticelli, Caio Tokarski e Darlan Mendes da Silva, de vários dos réus e ambiente em que os supostos fatos criminosos teriam ocorrido. Os atos serão presididos pela desembargadora do TJSC.

A audiência de 10 de julho começará às 13h30, para a oitiva das testemunhas. No dia seguinte, dia 11, a audiência terá início às 10h. Ministério Público e advogados das partes poderão participar por videoconferência de quaisquer audiências.

Outras testemunhas também serão ouvidas no prazo de 60 dias em outros municípios do Estado, como Jaguaruna, Capivari de Baixo, Laguna e Braço do Norte.

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 www.folharegionalwebtv.com 3 cotidiano
O NOVO MERCADO terá área coberta ampliada, área de convívio e ampliação de boxes CERCA de 95 pessoas vivem do trabalho no local
FOTOS:
|FOLHAREGIONAL | Tubarão
DIVULGAÇÃO
“Deram prazos e não pensaram nas famílias que dependem do local”, reclama feirante

Comissão organiza ação judicial contra Reserva Extrativista em Laguna

Moradores e representantes de diversos setores se reúnem nesta quarta-feira, na Passagem da Barra, para continuar o debate sobre a criação da Resex no Farol de Santa Marta

A possibilidade de criação da Reserva Extrativista Marinha do Cabo de Santa Marta (Resex) continua em discussão em Laguna. Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira, dia 14, na localidade da Passagem da Barra, com moradores e outros representantes da região para debater o assunto polêmico.

Na última semana, durante reunião na sede da prefeitura, ficou defi nida a criação de um grupo de trabalho para elaborar um processo jurídico com embasamento legal e técnico comprovando que a reserva pode ser prejudicial às populações tradicionais.

A Resex, prevista para ser criada por decreto federal, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), surgiu após comunicado do órgão federal há poucos dias. Uma reunião com poucos parti-

cipantes para debater o tema, ocorrida há algumas semanas com órgãos ambientais, trouxe descontentamento e preocupação para a comunidade local. Por esse motivo, várias representações das localidades que formam a re-

gião do Farol de Santa Marta solicitaram um debate junto ao governo municipal. “Existe uma grande mobilização social contrária a esse decreto, e vamos ajudar a comunidade para que isso seja interrompido na justiça. Nosso

objetivo agora é, através de um grupo de trabalho, construir um processo jurídico com embasamento legal e técnico comprovando que a reserva pode prejudicar as populações tradicionais”, afi rma o prefeito Samir Ahmad.

O secretário de Pesca e Agricultura, Dener Vieira, explicou ao grupo que o processo de criação da reserva extrativista está sendo retomado após 20 anos. “Foi uma solicitação feita por uma organização não-governamental, associação de pescadores, e com apoio da Colônia de Pescadores em 2002. Essa pauta foi retomada e está em fase de aprovação por decreto federal. Mas sabemos que a região do Farol não é a mesma 20 anos depois e que esse processo precisa de consulta pública, audiências e estu-

dos técnicos que comprovem a viabilidade. Não temos acesso ao teor integral deste processo, tudo precisa ser estudado novamente”, explicou. O prefeito de Laguna, Samir Ahmad, acompanhado da equipe jurídica do município, defi niu que a prefeitura reunirá todas as informações necessárias, através da comissão formada na reunião, junto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Laguna), para impedir juridicamente que a Reserva Extrativista Marinha seja implementada na cidade.

Abaixo-assinado e audiência pública

Um ofício com mais de 300 assinaturas foi entregue pela presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha (UAPI), Maria Aparecida dos Santos Ramos, a Cida, como representante da comunidade e dos pescadores.

O texto solicita audiência pública junto à Câmara Municipal contra a implementação da Resex. “Não aceitamos que um assun-

to tão importante, que envolve diretamente a vida de todos, tenha andamento com poucas discussões e sem transparência com a população”, diz relato apresentado no documento.

A presidente da Uapi comenta que é notória a insatisfação e preocupação dos pescadores e da comunidade sobre a criação da Resex – assunto já anunciado nos anos 2000 e que agora vol-

tou à tona. “Cobramos que se tenham mais reuniões para que a população entenda o que está acontecendo, pois estamos preocupados com a criação dessa Resex marinha já comentada em 2000. Com a volta, a situação continua sem diálogo, e isso incomoda a população. Vimos o desconforto com a falta de discussão do assunto, que poderia prejudicar nosso terri-

tório”, critica.

As Resex são espaços territoriais protegidos que possuem como objetivo a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, além de assegurar o uso sustentável dos seus recursos naturais. Porém, a comunidade receia que a adoção da metodologia de reservas extrativistas impacte no desenvolvimento da região.

Proposições

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 12 de junho, foram aprovadas as seguintes proposições:

REQUERIMENTO N.º 006/2023, do vereador Micael Marcon Raldi: Que seja remetida a esta Casa Legislativa, em especial ao Vereador requerente, o seguinte: solicito à Secretaria Municipal de Agricultura de Treze de Maio a prestação de contas das horas-máquinas e quem utilizou dos serviços nos exercícios de 2021, 2022 e 2023 até a presente data.

MOÇÃO DE PESAR N.º 014/2023: A Câmara Municipal de Treze de Maio, através do Presidente e dos demais Vereadores que compõem a Câmara Municipal, quando nesta oportunidade externamos os nossos sentimentos de pesar aos familiares do senhor Nilton Crozetta, em decorrência de seu falecimento.

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 www.folharegionalwebtv.com 4 cotidiano
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL REUNIÃO debateu o assunto na última semana na prefeitura | Laguna CÂMARA MUNICIPAL DE TREZE DE MAIO

Após 14 anos, moradores recebem escritura de imóveis em Treze de Maio

A entrega foi feita na prefeitura aos moradores do Loteamento Jardim Floresta

Companhia de Habitação Popular (Cohab).

Doze famílias que moram no loteamento municipal Jardim Floresta, em Treze de Maio, realizaram o sonho de ter a casa própria nesta semana. Após 14 anos, eles receberam a escritura defi nitiva de suas residências, doadas por meio do programa

O prefeito de Treze de Maio, Neném Bardini, fez a entrega do documento junto com a secretária de Assistência Social, Maiani Machado Baptista. As famílias aguardaram durante 14 anos pela escritura como exigido em contrato na época da entrega das casas.

“É com imensa alegria que vejo a felicidade e o brilho no olhar de cada morador que recebe sua escritura. Tenho imensa gratidão por poder presenciar a conquista dessas pessoas através da minha obrigação. Muito gratificante quando exercemos uma profissão que nos dá essa oportunidade”, disse a secretária de Assistên-

cia Social. Ela destaca que todas as despesas para a emissão do documento foram pagas pela prefeitura.

O prefeito Neném Bardi-

ni destaca a importância dessa ação e relata que foi um ato importante para todos. “Obrigado aos moradores que aguardaram

Descubra como falir sua empresa em 10 passos

Vamos dessa vez demonstrar o que NÃO podemos fazer em nossas empresas, caso contrário o resultado será a falência. Importante lembrar que o objetivo real dos negócios é o sucesso, mas vamos explorar, de forma diferente, algumas maneiras fictícias e improváveis de arruinar completamente uma empresa. Seguem os nossos 10 passos malucos para a falência empresarial:

10 passos

Bairros Encruzo, Centro, Cristo Rei e Beija-flor serão os primeiros a receber o serviço, além da comunidade escolar

O município de Jaguaruna inicia o processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos a partir desta quinta-feira, dia 15. O serviço é um dos itens firmados em contrato com a empresa Racli, responsável pelos trabalhos de coleta do lixo na cidade desde fevereiro do ano passado.

De acordo com a prefeitura, neste primeiro momento os moradores e a comunidade escolar dos bairros Encruzo, Centro, Cristo Rei e Beija-flor serão os beneficiados pelo serviço, que,

Orientações

gradativamente, será ampliado para atender outras regiões da cidade.

As escolas e ruas do entorno por onde haverá a passagem do caminhão da coleta seletiva são: Escola Básica Municipal Profª. Dalcy Ávila de Souza, Centro de Educação Infantil Prof. Néria de Souza Marques, Centro de Educação Infantil Brincar e Aprender, Escola Marechal Luz e Escola Osny Pereira e Escola Manoel Prudêncio Martins. A coleta convencional já implantada

continua normalmente.

O trabalho para a conscientização sobre a reciclagem do lixo vêm sendo realizado na comunidade escolar através do projeto “É Hora de Reciclar”.

Os resíduos recolhidos pela coleta seletiva serão encaminhados aos centros de triagem para posterior reciclagem e reaproveitamento nos processos de fabricação de diferentes produtos, gerando emprego, renda e a melhoria da qualidade ambiental.

A prefeitura orienta a população a separar e acondicionar em sacos, sacolas ou recipiente apropriado os resíduos recicláveis, como: garrafas pet e demais embalagens plásticas, papel, vidro, metal, latinhas etc. A dica é colocar, preferencialmente no mesmo dia da coleta, os resíduos já separados em locais apropriados, como lixeiras e contentores.

e acreditaram. Agora está aqui o resultado, famílias felizes por terem a garantia do título de propriedade de seus imóveis”, diz.

Maurício Dobiez

mauricio.dobiez @gmail.com

(48) 98465-7350

1 - Contrate uma equipe de especialistas em procrastinação: Nada como uma equipe que adia todas as tarefas para amanhã. Certifique-se de contratar pessoas que sejam profissionais em procrastinar. Em pouco tempo, sua empresa estará afundada em atrasos e prazos perdidos!

2 - Faça investimentos aleatórios: Por que gastar tempo pesquisando investimentos sólidos? Em vez disso, coloque todo o seu dinheiro em produtos ou serviços estranhos e sem demanda. Fornecer 100.000 unidades de chapéus de abacaxi fluorescentes certamente levará sua empresa à falência.

3 - Ignore completamente seus clientes: Quem precisa de clientes satisfeitos? Responda às reclamações com indiferença e deixe os clientes esperando por respostas indefinidamente. Eles logo encontrarão outras empresas para atender às suas necessidades.

4 - Abuse das redes sociais: Poste fotos embaraçosas dos funcionários, faça piadas ofensivas e inunde as redes sociais com informações irrelevantes. A reputação de sua empresa estará arruinada antes mesmo que você perceba.

5 - Tome todas as decisões com base em palpites: Por que se preocupar com dados, análises ou estratégias? Em vez disso, confie exclusivamente em sua intuição infalível e tome todas as decisões importantes no escuro. Você estará navegando rumo ao desastre em pouco tempo!

6 - Gaste todo o seu orçamento em uma festa extravagante: Organize uma festa de arromba, com direito a malabaristas, fogos de artifício e uma banda famosa. Certamente, essa será uma ótima maneira de esvaziar sua conta bancária e afundar sua empresa.

7 - Nunca atualize seus produtos ou serviços: Fique preso no passado! Nunca se preocupe em inovar ou melhorar o que você oferece. Os clientes adoram quando as empresas estão presas em um mundo obsoleto.

8 - Adote uma política de “todos contra todos”: Promova uma cultura de rivalidade e competição tóxica entre seus funcionários. Assim, você garantirá um ambiente hostil e desmotivador que afastará qualquer talento valioso.

9 - Faça parcerias com empresas fraudulentas: Procure parceiros comerciais que tenham uma reputação duvidosa e estejam envolvidos em esquemas ilegais. Dessa forma, você não só arruinará sua empresa, mas também terá problemas legais garantidos.

10 - Desenvolva um péssimo senso de humor: Use piadas de mau gosto e sarcasmo inadequado em todas as interações com seus clientes. Nada como um humor questionável para garantir a rejeição e a ruína de sua empresa.

Melhores práticas

Embora seja importante levar a sério a gestão e o sucesso de uma empresa, às vezes é bom dar uma risada imaginando como seria se fizéssemos tudo errado. Espero que você tenha se divertido com essas maneiras fictícias e absurdas de falir uma empresa.

Lembre-se sempre de buscar as melhores práticas para construir um negócio sólido e próspero!

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 www.folharegionalwebtv.com 5 cotidiano
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
Prefeitura inicia implantação de coleta seletiva do lixo em Jaguaruna nesta quinta-feira
| Treze de Maio
O ATO de entrega ocorreu na prefeitura

Associação organiza 12ª Festa da Tainha na Praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna

Evento está marcado para os dias 8 e 9 de julho com shows musicais, gastronomia à base de tainha e exposições, além da apresentação do comediante Mané Darci

nho, na Praia do Arroio Corrente, com programação variada.

Após cinco anos, a Associação dos Moradores da Praia do Arroio Corrente de Jaguaruna (Amor-Pra-Jagua) retoma a tradicional Festa da Tainha. A última edição do evento foi realizada em 2017 e agora chega à sua 12ª edição.

A festa ocorre nos dias 8 e 9 de julho, em frente ao Restaurante Marisqui-

De acordo com o presidente da associação Amor-Pra-Jagua, Felipe Nardi, o objetivo é fomentar a cultura da tainha e movimentar a praia neste período de inverno. A associação pretende dar continuidade ao evento para que ele faça parte do calendário do município. “Queremos que a festa entre para o calendá-

rio de eventos da cidade, já que é uma ação importante para a comunidade. Será um momento de confraternização, cultura e ainda de oportunidade para mostrar o trabalho dos pescadores e comerciantes locais”, comenta o presidente da associação.

Os recursos arrecadados durante a festa também serão destinados para a reforma da sede da associação, que se mobiliza em prol de melhorias

no balneário.

“Estamos bem motivados para realizar a festa. Faz cinco anos que moro aqui e queremos que a praia seja bem cuidada e que possamos ter esses momentos de interação entre a comunidade e os pescadores para preservar a cultura da tainha, e também de conscientização para a preservação e cuidado com a praia e o meio ambiente”, explica Felipe Nardi.

Café e Conteúdo: inovação e modelos de negócios

Programação

A programação iniciará no sábado, dia 8 de julho, com almoço com tainha assada e seguirá com exposições de carros e shows musicais. No domingo, dia 9, além da venda da tainha e apresentações musicais, o público também poderá se divertir com o Mané Darci, personagem criado pelo compositor e músico da banda Dazaranha, Moriel Adriano da Costa. A festa conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, e patrocínio da Jaguaruna Saneamento.

Rede ACIT

www.acittubarao.com.br

(48) 3626-6222

Na próxima quinta-feira (15), a ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) realizará mais uma edição do Café & Conteúdo, desta vez com o tema Inovação e Modelos de Negócios. O convidado desta edição será o professor Wander Mendes, facilitador do PGVE (Programa de Gestão e Vivência

Casapronta

Iniciará nesta quarta (14) e segue até o próximo domingo (18) mais uma edição da Feira CasaPronta Tubarão. O evento será no Farol Shopping e reunirá cerca de 80 expositores, trazendo as últimas novidades e lançamentos dos setores da Construção, Mobiliário e Decoração. A ACIT é apoiadora e terá um estande na feira.

Próximos cursos

• 19, 20 e 21/06 (19h às 22h) - Elementos Fundamentais no Exercício da Liderança (Instrutor Moacir Aguiar) – Presencial

• 20/06 (19h às 21h) - Inove Agora: Transforme suas ideias em realidade em apenas 2 horas! (Instrutor Rodrigo Schilling) – Online

Empresarial). Com sua didática diferenciada, ele trará informações atualizadas sobre negócios, além de ser uma oportunidade para fortalecer a rede de contatos.

O evento é direcionado a Associados da ACIT, e tem entrada franca, iniciando às 8h30, na sede da Associação. As inscrições devem ser feitas pelo site www.acittubarao.com.br/cursos. Informações pelo WhatsApp (48) 3626-6222.

Farol Conecta

Além da exposição, o evento contará com o Farol Conecta, uma série de palestras com empresários e profissionais sobre o mundo dos negócios, com a seguinte programação: dia 14, o mestre em finanças e autor best seller Gustavo Cerbasi, com a palestra “Enriquecer é uma questão de escolha”; dia 16, a empresária e influenciadora digital Bella Falconi, com a palestra “Estilo de vida saudável”; e no dia 17, com o influenciador digital Felipe Theodoro, com o tema “Bora bater meta”. As palestras acontecem às 20h, na Praça Ivo Prim, sendo uma realização do Farol Shopping, e co-realização da ACIT, Sebrae SC e Nossa Casa Feiras e Eventos. As inscrições já podem ser feitas pelo site minhaentrada.com.br com vagas limitadas.

• 27/06 e 28/06 (19h às 22h) - Excelência no Atendimento (Instrutor Ricardo Oliveira Azevedo) – Presencial

• 28/06 e 29/06 (16h às 22h) - Lançamento PGVE (TURMA VII) – Presencial

Inscrições pelo site www.acittubarao.com.br/cursos ou pelo WhatsApp (48) 3626-6222.

LUIS REIS/DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL Quarta-feira, 14 de junho de 2023 6 cotidiano www.folharegionalwebtv.com
OBJETIVO da festa é fomentar a cultura da tainha e movimentar a praia no inverno | Jaguaruna

Doação de sangue

Junho é marcado com a cor vermelha, simbolizando a campanha de incentivo à doação de sangue. Nesta quarta-feira, 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Qualquer pessoa pode um dia necessitar de transfusão de sangue, seja devido a traumas provocados por acidentes, cirurgias ou no tratamento de doenças. O sangue doado disponibiliza componentes sanguíneos necessários para a sobrevivência de quem precisa. Uma única doação pode beneficiar até 4 pessoas.

DIEGO RODRIGUES MEDEIROS, gerente da Casan, em Laguna, e Fernanda Nobre, secretária de Assistência Social e Habitação de Laguna, oficializaram sua união no início deste mês com uma cerimônia na Cidade Juliana, que reuniu familiares e amigos. Que a caminhada que se inicia seja repleta de amor, boas risadas e muitas felicidades! Parabéns pelo casamento!

www.folharegionalwebtv.com

O VEREADOR e corretor de imóveis de Jaguaruna Armando Machado Neto trocou de idade nesta segunda-feira, 12. Desejamos que você tenha tempo suficiente para ser aproveitado com o que e com quem realmente vale a pena. Que seja abençoado com a realização de todos os seus sonhos e que a felicidade invada sua vida de maneira que desânimo nenhum se instale diante de qualquer problema. Feliz aniversário!

THE BEST AÇAÍ, maior rede de açaí self-service do Brasil, inaugura segunda loja em Tubarão. A marca, que já faz sucesso em oito Estados brasileiros com mais de 230 lojas, traz o açaí como protagonista principal e combinado em 12 sabores, do light ao tradicional, com trufa branca ou preta, entre outros. Todas as opções geladas são produzidas pela marca, em uma fábrica localizada no interior do Paraná.

PARABÉNS para os gêmeos Marcos e Lucas Nandi, que trocaram de idade no domingo, 11. À dupla mais querida da região, desejos a duplicar de um novo ciclo alegre e repleto de familiares e amigos! Desejo que a vida de vocês seja longa e recheada de muitas conquistas, sonhos realizados, alegrias, amor, saúde e paz. Espero que continuem assim, trazendo muitas alegrias para os que estão à sua volta. Feliz aniversário, meus queridos!

UMA DAS melhores clínicas de estética da região está localizada em Capivari de Baixo. A clínica Carla Aguiar Estética Avançada e BemEstar está situada na Avenida Nereu Ramos, 916, no Centro. Carla trabalha com o que há de mais moderno e eficaz em tratamento estético, além de ser uma profi ssional altamente qualificada, que se mantém constantemente atualizada na área. Cuidar da sua beleza é cuidar de você!

PENSA num evento massa! Dobra a expectativa! Marcada para o dia 26 de agosto a edição de aniversário do Pagode 10 Floripa, no Marina Park, em São José. Serão mais de 10 horas de evento, 10 atrações confirmadas e show nacional com o grupo Di Propósito. Os artistas de Brasília, no Distrito Federal, conquistam o país com músicas que ultrapassam mais de 220 milhões de ouvintes nas plataformas digitais. Entre os sucessos estão ‘Manda áudio’, ‘Vai que cola’, ‘Ped pra God’ e ‘Vápurmim’.

Quarta-feira, 14 de junho de 2023
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
7 social
V A S O S D E C I M E N T O C O M O M E L H O R P R E Ç O R u a J o s é P a u l o A r a n t e s , 2 8 8 , L a g u n a F o n e s : ( 4 8 ) 9 8 4 8 6 - 0 1 5 1 / 9 8 4 1 5 - 0 4 0 8 I n s t a g r a m @ a r t e n o j a r d i m | F a c e b o o k @ a r t e n o j a r d i m 0 1
Jailson Vieira Jornalista
jailson.vieira @hotmail.com

larysnandi@hotmail.com

www.folharegionalwebtv.com

Lábios desidratados

Com o frio chegando o primeiro a sentir o efeito é o lábio. Você concorda comigo que os lábios no inverno ficam super fragilizados? Machucados com casquinhas ou ardência, há um jeito de minimizar esse efeito nos lábios e passar por essa estação com alta hidratação. Vem comigo saber mais!

Os lábios não possuem glândulas sebáceas, por isso são mais fáceis de desidratar. E qual é a primeira reação quando sentimos nossos lábios desidratados? É passar a saliva nele, mas você deve parar com isso já! O pH da saliva é ácido e não possui função de hidratação.

Muitos utilizam protetor labial, porém, devem associá-lo ao hidratante para obter tal efeito.

Casacos 2023

O frio finalmente chegou, e você já está se preparando com seus casacos? Pra você que ainda vai comprar algum, ou você que quer confirmar se o que o tem no guarda-roupa continua pra esta coleção, aproveite as dicas.

O casaco é um item indispensável nos dias mais frios e, além disso, também deixa as produções mais estilosas. Então, vamos conhecer os principais modelos de casacos para este inverno.

Jaqueta pu er

Este modelo está em alta há algumas temporadas e vai se manter. O efeito inflado traz a sensação de conforto, de abraço, e, claro, é muito quente. Ideal para compor looks quentinhos e estilosos, é uma ótima aposta. Nessa coleção, aparece nas mais diversas cores e estampas. E o diferencial também é o tecido, em que o couro PU e o veludo cotelê estão aparecendo bastante.

Casacos de pelo

Sim, eles continuam com tudo. Do Teddy a outros tipos de pelo, esse modelo ganhou os corações. Além de esquentar muito, é um modelo leve e confortável. Ótimo para o dia a dia.

Cuidados

Já existe venda de produtos próprios para a região labial. Pegue essa dica para melhorar o aspecto da região e utilize produtos com os seguintes ativos: manteiga de karité, ácido hialurônico, glicerina e vitamina E. Evite batons matte e produtos com muito ácido na composição. Remova as casquinhas da boca com os dentes, mas o que não pode faltar é a ingestão de muita água.

E você já ouviu falar de tratamentos para essa disfunção? Como hidragloos e preenchimento labial com ácido hialurônico são tratamentos realizados por profissionais com ativos para recuperar a saúde dos lábios, vamos trazer matérias falando especificamente sobre eles. Então não perca!

Trench coat

Esse modelo é a cara do inverno. Geralmente é bem alongado e na cartela de cores do bege, preto ou cinza. É a sobreposição perfeita para deixar o look bem gringo. Quem já viu esse modelo de casaco nos fi lmes americanos?

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 8 estilo
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
Casaco é item indispensável nos
dias mais frios e deixa as produções mais estilosas.

Coorsel investe mais de R$ 1,5 milhão em renovação da frota de veículos

Os novos veículos foram adquiridos para reforçar a segurança dos colaboradores na prestação dos serviços nos municípios de atuação da cooperativa

Futebol nas ondas da web

Com intuito de oferecer mais segurança aos colaboradores e entregar serviços de mais qualidade aos associados, a Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) vem realizando diversas ações. A última delas foi a renovação de sua frota de veículos.

Mais de R$ 1,5 milhão foi investido na compra de um

caminhão Mercedes Atego, no valor de R$ 450.000; dois guindastes Palfinger PK23500 no valor de R$ 685.000; duas Toyotas Hilux CS DSL 4X4, no valor de R$ 382.745,14; e dois cestos aéreos isolados por R$ 275.000.

De acordo com o presidente Xela, a renovação da frota era uma ação importante para o seguimento dos trabalhos da cooperativa. “Atualmente, a Coorsel

encontrava-se com uma frota antiga e sucateada. Esse investimento traz segurança aos colaboradores e mais qualidade na entrega dos serviços prestados ao associado”, contou.

A nova frota foi exposta na frente da sede da coorsel, em Treze de Maio, por alguns dias, e transportada em seguida para Orleans, onde ficou disponível para a visitação até esta terça-feira, dia 13.

1º Grupo de Bombeiros Militar de Capivari de Baixo tem novo comandante

Solenidade de passagem de comando ocorre nesta quarta-feira, dia 14

| Capivari de Baixo

O 1º Grupo de Bombeiros

Militar de Capivari de Baixo conta com novo comandante. O atual comandante, subtenente BM Auri Geovane Nascimento, deixa o cargo, que passa a ser exercido pelo 1º sargento BM Fábio Claudino Ferreira.

A solenidade oficial de passagem de comando ocorre nesta quarta-feira, dia 14, às 16h, no quartel do Corpo de Bombeiros do município com a presença de autoridades.

De acordo com o novo comandante, um dos seus principais objetivos será dar continuidade aos trabalhos

desenvolvidos pelo grupo desde 2004 e iniciar o projeto de reforma do quartel.

“Minha principal missão é a reforma do quartel do Corpo de Bombeiros em Capivari de Baixo, além de buscar recursos para aquisição de novas viaturas e equipamentos e melhorar ainda mais o serviço emergencial e de segurança contra incêndio, prestados pela corporação”, afirma o co-

mandante, 1º sargento BM Fábio Claudino Ferreira.

O novo comandante é natural do Rio de Janeiro e já comandou o 3º Grupo de Bombeiros Militar de Armazém de 2016 a 2019; exerceu a função de inspetor de incêndio da região do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares de Tubarão de 2019 a 2022; e, recentemente, integrou o trem de socorro no 8º BBM.

Mesmo você tendo já a experiência de duas décadas na comunicação da região, há momentos em que a nossa missão é agradecer aqueles que nos apoiam. Chegamos à metade do turno do Campeonato Brasileiro da Série D acompanhando o Hercílio Luz nos jogos em casa e principalmente fora, sendo o único veículo a levar as emoções ao vivo dos jogos do Leão, e num modo diferente, pelo YouTube e app. Estivemos em São Leopoldo, São José dos Pinhais, Concórdia e Pelotas, todos com uma distância considerável, e sempre com a parceria nas reportagens e arriscando nos comentários de Caio Maximiano, e com o apoio de Academia Podium (professor Peter Rosa); AH2 Biomecânica; Concreto Falchetti; Costurarte; H.Fer, que agora é Reposição Ferramentas; Pirgon Confecções; Souza Antunes Empreiteira; Strawplast; Sul Bet Apostas Esportivas; e Urbano Empreendimentos Ltda.

A pressão da vitória em casa

A derrota em Pelotas pode estar na lista de jogos em que se pode perder a famosa gordura. Mas estar em terceiro com doze pontos, logo atrás o Concórdia com dez, e em quinto Camboriú e Brasil com nove pontos cada, coloca a partida desta quarta-feira na lista de vitória obrigatória. Até por conta do primeiro dos quatro jogos em casa no returno. São doze pontos em disputa, o que lhe colocaria com 24 pontos e classificado para a próxima fase. A vitória faz o Hercílio se distanciar do próprio Brasil, colocando-o na briga pela quarta vaga com Camboriú e Aimoré. Agora, se der mole em casa, é capaz de sair do G4 - situação que poderá até acontecer com uma combinação de resultados. São dois jogos-chave para os comandados de Raul Cabral: Brasil e Caxias. Claro, vamos num adversário de cada vez, mas o jogo desta quarta-feira é fundamental para não virar desespero contra o Caxias. O negócio é ter cabeça fria e buscar a melhor formação para enfrentar o Xavante. Convido você a nos acompanhar a partir das 18h, direto do Dr. Aníbal Torres Costa.

CEFF na Copa Fair Play de Futsal

O CEFF entrou em quadra no sábado disputando os jogos da segunda rodada da 1ª Copa Fair Play de Futsal. As partidas foram disputadas em Paulo Lopes, que fez a sua estreia na competição após o prefeito exonerar o vereador e agora ex-diretor de Esportes do município, o qual negou a participação de meninas na competição, chamando de “aberração”. Com aceitação dos clubes após pedido do mandatário de Paulo Lopes, a tabela foi alterada e a bola rolou nas categorias sub-11, 13 e 15. O CEFF venceu nas categorias sub-11 (7 a 1) e sub-15 (6 a 0); já no sub-15 saiu de quadra derrotado por 4 a 0. O destaque da rodada saiu da partida do sub-11, com Caio Machado como o artilheiro da partida com três gols marcados e Vitor Nandi, com sua visão de jogo, seguro na defesa, contribuindo com seus companheiros para a vitória. No próximo sábado as atenções se voltam para a sexta rodada do regional da Adesc, em que recebe a CME de Armazém no ginásio da Ases.

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 www.folharegionalwebtv.com 9 cotidiano
A NOVA frota foi exposta aos associados 1º SARGENTO BM Fábio Claudino Ferreira assume o cargo de comandante
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
Eduardo Ventura Colunista Esportivo esportedeprimeirasc @gmail.com (48) 98829-0523
| Treze de Maio

SC abriu mais de 77 mil empresas nos primeiros quatro meses de 2023

Com apenas 1,1% do território nacional, Santa Catarina ficou na quinta posição na abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2023 em relação aos demais estados da federação. Foram 77.056 novas organizações empresariais e 37.115 baixas. O saldo de 39.941 empresas abertas só perde para São Paulo (176.251), Minas Gerais (58.267), Rio de Janeiro (48.632) e Paraná (44.691).

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e mostram também que o tempo médio para abrir em-

presas em Santa Catarina diminuiu 14 horas em relação ao primeiro quadrimestre de 2022.

Considerando todos os municípios catarinenses, a média, atualmente, é de 1 dia e 7 horas.

Na Capital, Florianópolis, o tempo médio de abertura de empresa é de apenas 5 horas.

“Santa Catarina é empreendedora. A abertu-

Empregos

Secretário de infraestrutura fala sobre obras já contratadas

ra de empresas mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado, que serão reforçadas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia, com o desenvolvimento do estado e a qualidade de vida dos catarinenses”, destacou o governador Jorginho Mello.

Outro dado importante que demonstra o fôlego da economia catarinense é a geração de empregos. Só em abril, foram registrados 7.012 mil novos postos de trabalho, sendo o quarto mês consecutivo de aumento de empregos formais. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, Santa Catarina apresenta saldo de 55.675 vagas, o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas dos dois estados mais populosos do país: São Paulo (190.094) e Minas Gerais (92.205). Só a indústria garantiu 28.340 empregos nos primeiros quatro meses do ano.

ExpoSuper 2023 prevê gerar R$ 1 bilhão em negócios

A ExpoSuper 2023 –Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados espera atrair 22 mil visitantes, de 17 estados, no Expocentro Julio Tedesco, em Balneário Camboriú, no período de 20 a 22 de junho próximo.

O evento promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) reunirá empresários e pro ssionais deste segmento para apresentar os lançamentos em produtos, serviços, inovações e tecnologias do setor de supermercados.

Além da âncora dos negócios, cuja expectativa é atingir R$ 1 bilhão nos três dias de exposição, o evento foca também nas atividades de congresso e em oportunidades de relacionamentos pessoais e prossionais. A Convenção

Catarinense de Supermercadistas, realizada simultaneamente, terá na atividade de abertura, dia 20 de junho, a partir das 10h, um painel sobre o Cenário Econômico:

“Situação Atual, Contexto e Perspectivas do Setor Supermercadista”.

Em reunião promovida pela Federação das Associações Empresariais - Facisc na quarta-feira, 7, o secretário estadual de infraestrutura e mobilidade, Jerry Comper, tomou conhecimento das principais demandas de obras em rodovias estaduais apontadas pelo empresariado. Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. o estudo realizado pela Federação listou as prioridades em cada uma das regiões do Estado. Na oportunidade, o secretário apresentou as ações que já vêm sendo realizadas, que envolvem 77 convênios em andamento com 56 municípios e 3 consórcios municipais. “ Os valores das transferências superam R$ 1,5 bilhão e o acervo de obras contratadas pela secretaria totaliza mais de R $3,8 bilhões”, assinalou Jerry Comper.

Jornalistas, estudantes de jornalismo e convidados lotaram a sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) para o lançamento do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, que chega à 3ª edição, numa parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). O evento promovido na terça-feira, 6, contou com debate sobre os desa os da imprensa, o impacto da tecnologia no trabalho dos repórteres e o futuro da pro ssão. O presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil, José Roberto Deschamps, prestigiou o lançamento da premiação.

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 10
A
SC
RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
www.adjorisc.com.br
Considerando as baixas, o saldo de quase 40 mil novas organizações empresariais é o quinto maior do país nesse período
EDUARDO MARQUES
RCN 735 | rcnonline.com.br
Tempo médio de abertura de empresa diminuiu em 14 horas
DIVULGAÇÃO / FACISC
KARIME LIMEIRA www.folharegionalwebtv.com
Lançamento do Prêmio ACI OCESC

Tubarão é Mais Tec deve formar 4 mil jovens e adultos para o setor de TI

A expectativa é que o programa forme gratuitamente pessoas para atuarem na área de tecnologia da informação, uma das que mais demandam profi ssionais qualificados em Santa Catarina

| Tubarão

A prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Senai e o Núcleo de Tecnologia da Associação Empresarial de Tubarão, o AmurelTec, lançaram nesta terça-feira, dia 13, o programa Tubarão É Mais Tec.

Podem participar do projeto alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas públicas de Tubarão, bem como os docen-

tes e pessoas do município a partir de 14 anos. A expectativa é que o programa forme gratuitamente quatro mil pessoas para atuarem na área de tecnologia da informação, uma das que mais demandam profi ssionais qualificados em Santa Catarina.

Durante a formação, os participantes terão conteúdos de introdução à tecnologia, de acordo com o nível de conhecimento, e serão direcionados para trilhas de aprendizagem com aulas ao vivo, exercícios práticos e diversos desafios.

Todos os detalhes de como vai funcionar o programa Tubarão É Mais Tec serão apresentados no dia 27 de junho, no evento Tech Day, que ocorre na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva a partir das 13h30.

O prefeito interino Gelson Bento ressalta que “o município de Tubarão já é considerado um grande polo tecnológico, e o programa será mais um importante suporte para que alunos da rede pública e pessoas de baixa renda possam aproveitar avanços tecnológicos, bem co-

mo se preparar para as inúmeras oportunidades de atuação no mercado da tecnologia da informação, que é uma área em franco desenvolvimento também no município”.

A formação para o mercado de tecnologia é um dos focos de atuação do Senai, explica o diretor-regional da entidade, Fabrizio Machado Pereira. “Temos oferecido uma série de cursos para qualificar profi ssionais neste setor, em que a empregabilidade é praticamente garantida. O mapeamento mais recente mostra

Secretaria de Obras intensifica manutenção em estradas rurais em Treze de Maio

Diversas obras já foram concluídas e entregues à população e outras se encontram em fase de acabamento

| Treze de Maio

A Secretaria de Obras de Treze de Maio tem intensificado os trabalhos de manutenção em estradas rurais no município. Na última semana, a equi-

pe realizou a revitalização da estrada que liga as comunidades de Morro das Pedras e Boa Vista. A revitalização incluiu a abertura da via e aplicação de areão em todo o trajeto.

Diversas obras já foram concluídas e entregues à população e outras se encontram em fase de acabamento.

Além da manutenção das estradas, após as chuvas que acontecem durante o ano, foram desenvolvidos também proje-

tos baseados em revitalizações e alargamento de vias do município.

“A manutenção nas estradas rurais é necessária para garantir boas condições de tráfego não só aos motoristas e moradores que residem nas proximidades, mas também para os motoristas de ônibus que passam pelo local, promovendo também a segurança dos passageiros”, destaca o secretário de Obras, Jebersom Burato dos Santos.

REVITALIZAÇÃO foi feita na estrada que liga Morro das Pedras e Boa Vista

que precisamos formar 159 mil profi ssionais por ano até 2025 para atender à demanda em Santa Catarina”, reforça o diretor. Os cursos oferecidos por meio do programa com a prefeitura foram desenvolvidos pela escola digital do Senai, o Lab 365.

O Tubarão Mais Tec se soma aos demais esforços que a administra-

ção municipal já vem colocando em prática por meio do programa Tubarão É Mais e é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Senai/SC, Investe Tubarão, Amureltec e LAB365, com apoio da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, IFSC, Senac e Cedup.

PROJETOS APROVADOS NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 07 DE JUNHO DE 2023

PROJETO DE LEI DO PODER EXECUTIVO Nº 011, DE 05 DE MAIO DE 2023

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PROMOVER LEILÃO PARA ALIENAR VEÍCULO, MOTOCICLETAS, EQUIPAMENTO E SUCATAS, CONSIDERADAS INSERVÍVEIS, DE PROPRIEDADE DO SAMAE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI DO PODER EXECUTIVO Nº 013, DE 17 DE MAIO DE 2023

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ADQUIRIR BEM IMÓVEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI DO PODER EXECUTIVO Nº 014, DE 29 DE MAIO DE 2023

ALTERA O INCISO II, DO ART. 3º DA LEI 2.150, DE 26 DE MAIO DE 2023.

INDICAÇÃO E MOÇÃO APROVADAS NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 07 DE JUNHO DE 2023

INDICAÇÃO Nº 0012/2023

O Vereador abaixo-assinado, após ouvido o Plenário, requer o envio ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, da seguinte Indicação: “QUE SEJA CONSTRUÍDO UM PORTAL NA ENTRADA DE ACESSO A ESTA CIDADE”

VEREADOR ROGEMAR PEREIRA DE SOUZA MOÇÃO N° 0013/2023 - MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES, ao Ilustríssimo Senhor: Dr. Lucas de Sá Rezende, DD. Delegado de Polícia da Comarca de Jaguaruna, pelo excelente trabalho realizado em prol da segurança pública em nosso Município e região, no período de 12/12/2017 à 01/06/2023.

VEREADOR JAILTON DE LIMA (DEMAIS VEREADORES SUBSCREVEM)

CONHEÇA O LEGISLATIVO JAGUARUNENSE ACESSE: http://www.camarajaguaruna.sc.gov.br

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 www.folharegionalwebtv.com 11 cotidiano

www.folharegionalwebtv.com

Clini Clini

Consultas clínicas e idosos; Atestados admissionais e demissionais; Retorno ao trabalho; Mudança de função.

Atende convênios Unimed, SC Saúde e Saúde Conceição

CliniVida Morro Grande Rua José João Silvano, 36, WhatsApp: 48 99199-5656 Morro Grande - Sangão Morro Grande - Sangão

Atendimento na Clínica All Med em Treze de Maio 48 3191-0233 | WhatsApp: 48 9 9668-9487 RQE 10416 RQE 12962 | CRM SC 7010

Dr. Lawrence De Luca Dias

Centro – Jaguaruna Centro –

CliniVida Jaguaruna Praça Dep. Joaquim Ramos, 51, 48 3624-1032 48 9 9663-9300

Quarta-feira, 14 de junho de 2023
12
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.