Edição 1087

Page 1

COORSEL SAÚDE

Cooperativismo

Coorsel debate pautas nas assembleias da Fecoerusc e Ocesc, ocorridas na última semana em Florianópolis. pg 5

ano 22 edição 1.087

JAGUARUNA

Hospital em reforma

Instituição vai passar por reparos nos próximos 60 dias, com melhorias na sala de raio X, telhado e muros. pg 11

Espaços públicos

Prefeitura firma parcerias com a iniciativa privada para a manutenção de equipamentos públicos. pg 11

Sob nova direção desde 2021

Maratona de Tubarão

Mais de 400 atletas devem participar da 2ª edição da prova, com corredores vindos de diversos Estados. pg 9

Pesca artesanal à espera dos cardumes de tainha

Quarta-feira, 3 de maio de 2023

Artigo

Supremo Tribunal Federal publicou em abril a decisão que julgou favorável a Revisão da Vida Toda. Assim, as ações que estavam paradas na Justiça devem começar a “andar”. pg 11

A pesca da tainha é uma tradição do nosso litoral, que une de velhos pescadores à nova geração. Os homens do mar, como o famoso Zé Guede, aguardam ansiosos a chegada dos cardumes. pgs 3 e 4

OPINIÃO

PL 2630 e as empresas

Em sua coluna, Maurício Dobiez explica como a Lei das Fake News pode afetar negócios on e offline. pg 5

WILLIAN
|FOLHAREGIONAL
REIS
CAPIVARI ESPORTE

Polêmica

Ainda falando sobre a PL das Fake News, que tem gerado discussões acaloradas. Enquanto alguns defendem que ele é necessário para combater a disseminação de informações falsas e proteger a democracia, outros argumentam que o texto pode permitir o controle do governo sobre o que é divulgado nas redes sociais e prejudicar a liberdade de expressão.

Uma das preocupações é que a lei possa ser usada para cercear a atividade de pequenos portais de notícias e jornalistas independentes, que não têm a mesma capacidade financeira e estrutura de grandes veículos de mídia para cumprir com as exigências da nova lei.

Políticos

O risco de que políticos usem a nova Lei das Fake

News para censurar informações que os desagradem é uma preocupação legítima e representa o maior medo de todos que prezam pela liberdade de expressão. A aprovação da lei pode ser interpretada como uma tentativa de controlar a disseminação de notícias e opiniões nas redes sociais, o que poderia resultar em uma situação preocupante para a democracia e a liberdade de expressão. Caso a lei seja utilizada como uma ferramenta de censura por políticos e governantes, a consequência seria grave e prejudicaria o direito fundamental à liberdade de expressão.

Tainha

A retirada das redes dos pescadores de tainha é um espetáculo à parte no litoral catarinense durante a safra. É comum vermos os barcos dos pescadores retornando à praia e a comunidade se reunindo para ajudar na retirada da rede, que pode pesar várias toneladas. É uma tradição que envolve a comunidade e movimenta o comércio local, já que a tainha é um produto muito consumido na região. Lembro que em Jaguaruna já tivemos a Festa da Tainha, inclusive prevista através Lei nº 1.943, de 14 de dezembro de 2020, colocando a Festa da Tainha no

O PT e o afastamento

Com Joares Ponticelli e Caio Tokarski declarados réus pelo Tribunal de Justiça dentro da Operação Mensageiro, o PT de Tubarão encarnou seu papel de oposição ao governo e emitiu uma nota oficial no feriado do Dia do Trabalhador recomendando o afastamento definitivo do prefeito e vice. O partido ressaltou também a necessidade, nesse caso, da escolha de novos governantes dentro do que está previsto na legislação. Ou seja, havendo vacância nos dois últimos anos de mandato, a eleição para ambos os cargos seria indireta, pela Câmara de Vereadores.

Legislativo

A nota do PT também não poupa críticas à atuação do Poder Legislativo em meio às revelações da Operação Mensageiro. O partido fala em falta de ação, no que não deixa de ter razão. Mas, considerando que o governo tem maioria folgada na Câmara, dificilmente algum dos vereadores partiria para o ataque contra o Executivo. É do jogo. Salvo as exceções de José Luiz Tancredo (MDB) e Felippe Tessmann (Podemos), que vez ou outra entram com algum questionamento sobre os contratos e prestação de serviço entre o município e o Grupo Serrana.

Processo legal

Sem cargo no Executivo ou no Legislativo, o PT fica em uma posição mais confortável para se opor ao governo de maneira incisiva, pelo menos agora com a Operação Mensageiro. Ao fim de sua nota oficial, o partido prega o respeito ao processo legal. O que faz lembrar as críticas da esquerda a uma outra operação, a Lava Jato, cujos efeitos até hoje são sentidos pelo próprio PT. É um recado coerente para quem sempre acusou a Lava Jato de abuso de poder. Não por acaso, quando Caio Tokarski entrou com recurso no STJ, um de seus advogados era Roberto Podval - membro do Prerrogativas, um grupo de advogados que questiona os métodos da Lava Jato e seus desdobramentos. O paralelo entre ambas as operações, aliás, foi um dos argumentos da defesa de Caio. Prontamente refutado pelo STJ.

Além do lixo

Ainda em fevereiro o Sindicato do/as Trabalhadores/as em Água, Esgoto e Meio Ambiente de SC (Sintaema) e o conselheiro da Casan Haneron Victor Marcos encaminharam ofício ao Ministério Público solicitando que as investigações da Operação Mensageiro não se restringissem aos contratos de resíduos sólidos do Grupo Serrana com os municípios. Eles pediam então que a apuração se estendesse também aos contratos de água e esgoto, outro braço da empresa.

Alvarás

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruna instaurou procedimento administrativo para apurar a regularidade dos alvarás de funcionamento (sanitários e bombeiro militar) das unidades de ensino de Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão.

calendário oficial de festas, eventos, homenagens e datas comemorativas do município de Jaguaruna, prevista para ser realizada anualmente em junho.

Mensageiro

Na quarta fase da Operação Mensageiro, mais oito prefeitos de cidades catarinenses foram presos por suspeitas de corrupção no serviço de coleta de lixo da empresa de saneamento Serrana. Os alvos passaram por audiência de custódia em Florianópolis, acompanhados por cinco promotores de Justiça. Além do prefeito de Imaruí, preso na última fase, prefeitos de outras cidades do sul também foram presos e já viraram réus no caso, incluindo Pescaria Brava, Capivari de Baixo e Tubarão. Outras cidades da região também tinham contrato com a empresa e estão sendo investigadas. Acredita-se que esta seja uma das maiores operações contra a corrupção em Santa Catarina, e novos desdobramentos são esperados.

A charge do Guedes

Expediente

Direção Willian Reis

Edição Lysiê Santos

Criação e diagramação

Madre Santa Multiagência

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 2 opinião www.folharegionalwebtv.com
Comercial Suelen de Oliveira Contato jornalfolharegional@gmail.com (48) 99208-6198 Sede do jornal Tubarão (SC) Este veículo integra o CCJCadastro Catarinense de Jornais
Samuel Woyciekowski Jornalista (48) 99900-8188 Willian Reis Editor da Folha Regional (48) 99142-6807

Olhos atentos ao mar

A pesca da tainha é uma tradição do nosso litoral, que une de velhos pescadores à nova geração. Os homens do mar aguardam ansiosos a chegada dos cardumes que vêm do sul, a partir de uma conjunção entre frio e vento

Da sua casa, a uns 250 metros da praia, ouve-se o barulho do mar.

O som da maré soa como se fosse a trilha sonora de sua vida. O que não seria exagero, afinal praticamente desde a infância ele se dedica à lida dura da pesca – difícil porque é preciso enfrentar os perigos do mar, mas também os caprichos da natureza, que aqui é quem determina os dias de fartura e os dias de escassez nas redes.

É tarde de segunda-feira, e o sol começa a cair no horizonte. O pescador está em casa, onde horas antes ele se reunira com seus parceiros de pesca para um almoço. Mas antes ele e o grupo foram até a praia conferir o mar, com olhos atentos à procura de algum cardume. Primeiro dia do mês. Primeiro dia da safra da tainha, uma unanimidade do nosso litoral, capaz de agradar paladares de gregos a baianos.

Por enquanto, nada de redes ao mar. Enquanto isso, Zé Guede espera. “Não tem um dia que eu não vou ver o mar. Não fico um dia sem molhar o pé no mar. Tá no sangue”, conta ele. Cabelos

meio grisalhos, 65 anos de idade, o pescador do Campo Bom, em Jaguaruna, um dos mais antigos em atividade na região, está pronto para mais uma safra da tainha. Seu barco, o Viana, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pintada na proa, aguarda em cima do caminhão, na garagem de casa, o momento certo de zarpar.

“De Imbituba para cá, até o Arroio Chuí, conheço como a palma da minha mão”, orgulha-se Zé Guede. “Se me perguntar qualquer tipo de arroio que tem, quantos navios encalharam, sei todos”, comenta. Pescador desde a infância, Zé Guede está aposentado há cinco anos, mas não pensa em pendurar a rede. Pelo contrário, tem programada para novembro uma temporada de pesca no Rio Grande –a do ano passado durou 45 dias. “Só com o salário mínimo não dá”, brinca a esposa, Maria de Fátima dos Santos Viana.

Filho de pai mineiro das minas de Criciúma, Zé Guede mudou-se com a família para o Campo Bom quando ele ainda tinha 3 anos. Era um local quase inabitado, de poucas casas. Para visitar o pai no trabalho, ia-se de carroça por um caminho

entre o mato até o Distrito de Morro Grande e de lá embarcava-se no trem para Criciúma. Foi com os pescadores da vizinhança que ele e os irmãos aprenderam o ofício da pesca, ainda na infância. Zé Guede não parou mais: aos 12, já descia com os parceiros de pesca para o Rio Grande e aos 28, em 1986, comprou sua primeira canoa.

Renomado para além de Jaguaruna, Zé Guede herdou o apelido do pai, de modo que quase ninguém o co-

nhece pelo nome de batismo: José Viana. O pescador lidera uma parelha de cerca de 20 homens, um contingente que pode aumentar na praia conforme a quantidade de pescado trazida pelas redes da embarcação. “No barco vai eu e mais dois. Na tainha a gente faz o cerco e puxa pelas duas pontas. Se tiver peixe, vem puxando pra fora. Quando chega na praia, às vezes tem 50, 100 pessoas para ajudar. É uma festa, um mundaréu de gente”, relata.

Nova geração mantém a herança da pesca artesanal

Maique Ramos, 28 anos, da Praia do Camacho, também em Jaguaruna, trabalha na pesca desde os 10. A pesca da tainha, no seu caso, vem de berço. É uma tradição que começou com o seu bisavô e foi sendo repassada de pai para filho –como herança. Seu avô Gelson é dono de uma parelha com cerca de 20 homens, a Parelha Ramos.

“Acredito que sou a última geração de pescador da minha família. Sou a quarta geração desde meu bisavô nessa pescaria de tainha. Tenho muito orgulho”, comenta Maique, que na parelha do avô Gelson se divide entre as funções de cozi-

nheiro e motorista do caminhão que transporta o barco pela praia.

“A pesca da tainha fazemos desde Imbituba até Torres. Mas geralmente elas são sempre localizadas en-

tre o Farol de Santa Marta e Jaguaruna”, conta. A exemplo de seu colega Zé Guede, do Campo Bom, o pescador do Camacho compartilha do mesmo entusiasmo com a safra da tainha recém-li-

berada.

“A expectativa é muito boa pelas saídas de peixe no Sul, na barra do Rio Grande, o que nos auxilia muito na nossa pesca aqui no litoral catarinense”, aposta.

Para a safra da tainha recém-aberta, todos na parelha de Zé Guede estão otimistas, ainda que nestes primeiros dias o mar não esteja assim para peixe. Entre os pescadores a informação agora corre rápido. Eles trocam notícias por rádio amador e em grupos de WhatsApp. Mas a pesca artesanal conta com outro expediente: o olhar cirúrgico do pescador, que consegue avistar cardume onde para quem não é do mar não há nada além de água e ondas. Daí vem o otimismo deles.

A informação que chega do Sul é de que há muitos cardumes entre as costas do Uruguai e Argentina, à espera, portanto, das condições ideais para iniciar viagem mar acima, rumo ao norte: “No Rio Grande também tem muita tainha. O peixe tá pronto pra sair da lagoa. É só dar o vento sul”. Para isso, é preciso também o frio e um mar um pouco mais agitado. “Mar manso não dá tainha”, ensina Zé Guede.

O pescador conta com a mudança de tempo que se anuncia para os próximos

dias para, quem sabe, entrar com o Viana no mar. Uma temporada satisfatória, considerada lucrativa, rende em média 20 toneladas de tainha por barco. Sua parelha, e certamente as demais da região, está ansiosa com o início da safra. O que significa que é preciso ir aonde o cardume está. “Quando não tem por aqui, vamos de Passo de Torres até Imbituba. Tem que correr atrás”, explica. Tudo, claro, de maneira calculada para que os custos não corroam tanto a renda obtida com a venda do pescado.

Da sua rotina diária mar adentro, Zé Guede não esquece o dia em que a força da onda virou sua canoa a remo no Balneário Copa 70, em Jaguaruna. “Quase morremos. Quebrou tudo. O mar tava ruim, encheu a canoa de água, ela virou. Eram seis pescadores nadando, sem colete”, relembra. Só não houve uma tragédia maior porque Zé Guede manteve a calma em meio à aflição e ajudou a conduzir os colegas até a terra firme. “Foi um susto.” (Continua na pág. 4)

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 www.folharegionalwebtv.com 3 cotidiano
AO LADO da esposa, Zé Guede está pronto para mais uma safra da tainha HERANÇA de família, Maique pesca desde os 10 anos
WILLIAN REIS |FOLHAREGIONAL
DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL Lysiê Santos e Willian Reis | Jaguaruna
À espera dos cardumes, otimismo e atenção às informações

Em decisão inédita, governo proíbe pesca industrial da tainha

Nesta segunda parte da reportagem sobre a safra da tainha, confira as mudanças anunciadas pelo governo federal para a temporada de pesca

Neste ano uma decisão inédita no Brasil está proibindo a pesca industrial da tainha na temporada atual. A medida veio à tona com a divulgação das regras para a safra da tainha em 2023, em portaria conjunta entre MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) publicada em março.

O regramento veta a pesca industrial feita com cerco ou traineira e permite somente a pesca artesanal com emalhe anilhado, com cota total de até 460 toneladas de pei-

xe. No Estado, a medida divide opiniões. No final do mês passado a Alesc promoveu uma audiência pública para debater o assunto. Um grupo pede a revisão da portaria quanto ao estabelecimento do valor da cota, fixando-o no mesmo patamar da safra de 2022. Não está descartada também a possibilidade de o Estado adotar medidas jurídicas para tentar reverter a decisão.

Para quem vive da pesca artesanal, no entanto, cuja capacidade de captura do pescado é menor, a restrição imposta à pesca industrial é vista como benéfica à preservação da tainha. “Se deixar eles

pescarem, pescam tudo, não sobra nada, porque a rede deles é com ma-

lha 2 ou 3. A nossa é com malha 12, só pega tainha grande, de 1,5 kg para ci-

ma. Peixe que criou este ano a gente não pega. Já a deles não. Se liberar trai-

neira com sonar, não escapa nada”, preocupa-se Zé Guede. (Fim.)

Programa para internet rural beneficia moradores em Treze de Maio

O município é o primeiro do Estado a receber o projeto. O serviço está disponível para contratação há algumas semanas

| Treze de Maio

A prefeitura de Treze de Maio fez a inauguração oficial do Projeto Internet Rural. A solenidade ocorreu no estabelecimento Ana Orquídeas e Café da Roça, na comunidade de Boa Vista.

A moradora Ana Zenita Nandi de Faveri é uma das beneficiadas pelo projeto, assim como Marilda Felipe Modolon, que também es-

teve presente no evento. As duas já utilizam o plano de internet em suas residências, no interior da cidade.

Com investimento de R$ 728.544,35, Treze de Maio é o primeiro município do Estado a receber o projeto

de internet rural. Essa tecnologia pode superar a ausência de sinal das operadoras de internet em al-

guns lugares. Situação essa que está presente na grande maioria dos municípios brasileiros.

Metade da população brasileira acessa a internet pelo celular, e essa tendência não é diferente no campo. O município está empenhado em transformar as propriedades em empreendimentos rurais, facilitando o acesso à informação e à comunicação.

Feliz com a conquista, o prefeito Neném Bardini comentou sobre a importância da internet no campo. “Com a facilidade de acesso à comunicação, ficou mais fácil para os produtores terem conhecimento que possa melhorar ainda mais a sua produção e

tornando a atividade rural ainda mais atrativa. Esta é uma grande conquista para o nosso município”, afirma o prefeito.

Os interessados em ter acesso ao programa podem se dirigir até a filial da empresa Ateky, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Treze de Maio, e contratar o seu plano de internet. A instalação seguirá uma lista conforme a ordem de chegada.

A solenidade de inauguração contou com a presença da representante da empresa Ateky, Thayná de Pieri, e o representante do deputado estadual Volnei Weber, Daniel da Silva Machado, entre outras autoridades do município.

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 www.folharegionalwebtv.com 4 cotidiano JUH FOTOS/ DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
PREFEITURA fez a inauguração oficial do programa na comunidade de Boa Vista RESTRIÇÕES devem beneficiar pesca artesanal Lysiê Santos e Willian Reis | Jaguaruna

| Treze de Maio

Cooperativas de Santa Catarina se reuniram na última semana em Florianópolis para deliberar pautas importantes da área durante as assembleias gerais realizadas pela Federação das Cooperativas de Energia de SC (Fecoerusc) e pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

Presentes no evento, o presidente da Coorsel, Arilton Candido, Xela, o vice-presidente Frederico Hoepers Preve, o delegado Denesio Dorigon e o conselheiro administrativo da Coorsel, Juninho Bardini, puderam aprovar, juntamente com as demais cooperativas catarinenses, os dados do cooperativismo, números e relatórios importantes para a área.

“Foi muito importante participarmos das assembleias e ter contato com outras cooperativas. Um momento de troca de ideias, aprendizados e aprofun-

O PRESIDENTE da cooperativa participou dos debates com representantes de cooperativas de todo o Estado

damento no setor elétrico”, contou o presidente Xela.

atendimento jurídico gratuito em Sangão

A ação inicia nesta sexta-feira, no Cras, e faz parte do programa DPU para Todos

| Sangão

A Defensoria Pública da União (DPU) em Criciúma irá levar o projeto DPU para Todos aos moradores da cidade de Sangão durante o mês de maio. Os atendimentos ocorrerão todas as sextas-feiras do mês, das 13h às 17h, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) localizado no Morro Grande, levando o atendimento da instituição a um município que não conta atualmente com unidade instalada da DPU. O primeiro atendimento inicia nesta sexta-feira, dia 5.

O programa irá atender casos e demandas da população da região relativos a benefícios como apo-

sentadoria, auxílio-doença, benefício de prestação continuada (BPC/LOAS), pensão por morte, salário-maternidade, demandas de saúde como medicamentos e cirurgias e outras demandas nas áreas de educação, financiamentos da Caixa Econômica Federal, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros, para famílias com renda de até dois mil reais.

DPU para Todos

FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL

Qual o reflexo do PL 2630 (Lei das Fake News) para a sua empresa?

Maurício Dobiez

PROGRAMA irá atender casos e demandas da população da região

O DPU para Todos é o programa da Defensoria Pública da União que leva o atendimento jurídico gratuito na Justiça Federal para locais onde não há unidade da DPU ou em municípios com atendimento da DPU, mas de difícil acesso. O programa inclui ações itinerantes para atendimento à população carente e capacitação de agentes de assistência social de municípios no interior do país, para melhor identificação de casos de atendimento da DPU, com foco em previdência social, Bolsa Família, seguro-desemprego e outros benefícios do governo federal.

mauricio.dobiez @gmail.com

(48) 98465-7350

um planejamento sistêmico com metas econômicas, sociais e ambientais. O evento também contou com a participação de lideranças políticas do Estado. 5 cotidiano

O PL 2630, também conhecido como Lei das Fake News, é uma proposta de lei que tem como objetivo combater a disseminação de notícias falsas e desinformação na internet. Se aprovada, a lei terá reflexos significativos nas empresas que operam no ambiente digital.

Uma das principais medidas propostas no PL 2630 é a obrigação das empresas de redes sociais e aplicativos de mensagens de identificar e remover conteúdos considerados falsos ou enganosos. Para isso, as empresas terão que adotar sistemas de verificação de identidade e rastreio de origem de conteúdos compartilhados na plataforma, além de criar mecanismos de denúncia de notícias falsas por parte dos usuários. Essa obrigação pode exigir que as empresas invistam em tecnologia e contratação de pessoal especializado para o cumprimento da lei, o que pode representar um custo adicional significativo. Além disso, as empresas também podem ser responsabilizadas por danos causados por notícias falsas e desinformação compartilhadas em suas plataformas.

De forma resumida, o PL 2630 pode ter impactos significativos nas empresas que atuam no ambiente digital, especialmente as redes sociais e aplicativos de mensagens.

Os reflexos nas empresas com presença online e o line

Embora o PL 2630 tenha sido concebido para regulamentar a internet e as redes sociais, suas medidas também podem afetar as empresas que trabalham de forma tradicional, o o line. Isso ocorre porque muitas dessas empresas também possuem presença online, como sites e redes sociais, que podem ser afetados pela lei.

Além disso, o PL 2630 pode influenciar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes e público em geral, já que as medidas propostas na lei podem afetar a liberdade de expressão na internet. Isso pode afetar a forma como as empresas se posicionam em relação a questões polêmicas ou sensíveis, como temas políticos e sociais, por exemplo.

Em resumo, as empresas precisarão se adaptar às novas exigências da lei, o que pode representar um desafio, mas também pode criar oportunidades de negócios para empresas especializadas no combate à desinformação.

Você já preparou a sua empresa para o PL 2630?

A iniciativa busca estimular o crescimento sustentável do cooperativismo no Estado através de Quarta-feira, 3 de maio de 2023 www.folharegionalwebtv.com
Defensoria Pública da União fará Coorsel debate pautas nas assembleias da Fecoerusc e Ocesc Representantes da cooperativa puderam acompanhar a discussão sobre o crescimento sustentável do cooperativismo no Estado Aqueles que quiserem ser atendidos deverão levar documento de identificação, CPF, comprovante de endereço atualizado, carteira de trabalho e documentos relativos ao caso que pretende ser atendido, como laudos e atestados médicos, cartas de negativa em caso de benefício negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros. O atendimento é por ordem de chegada.

Prefeitura de Tubarão anula licitação para reforma de prédio que abrigará sede da Defesa Civil

Tribunal de Contas já havia determinado a suspensão do processo; prefeito interino diz que projeto terá continuidade

A prefeitura de Tubarão revogou o processo licitatório para a reforma e ampliação da nova sede da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, no antigo prédio da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Tubarão, localizado na Avenida Rodovalho, esquina com a Rua Felipe Schmidt, no Centro.

Antes da revogação, a licitação já estava suspensa cautelarmente por uma decisão do Tribunal de Contas do Estado.

No documento que justifica a anulação do processo licitatório, o município alega, além da decisão do TCE, que “a atual gestão entende ser essencial reavaliar a destinação

do prédio e que isso, consequentemente, poderá acarretar em alterações no projeto”.

“Será feita toda a recuperação do prédio, vamos ver o que precisa de espaço para a Defesa Civil e, se sobrar alguma sala, poderíamos ver para outro tipo de situação da prefeitura, porque ali é grande.

O projeto de reforma está seguindo em frente”, comenta o prefeito interino, Gelson Bento.

A obra estava orçada em até R$ 992.498,32. No dia 24 de fevereiro, o município chegou a defi nir uma das empresas concorrentes, a Allianz Construção de Obras, como a vencedora do certame, a qual apresentou proposta no valor de R$ 890.947,60.

Mas uma decisão do TCE,

ACIT fará Talk para MEIs nesta quinta-feira

atendendo a um pedido de medida cautelar, protocolado por uma das concorrentes, a Prossud Construtora, em 7 de fevereiro, determinou a sustação.

A empresa alegava que o edital não disponibilizou “informações essenciais para a execução da obra, notadamente, os projetos complementares ao arquitetônico, tornando imprevisíveis o método de execução e as quantidades de serviços e colocando em risco a segurança do imóvel”. Ela afi rmava também que “o projeto arquitetônico é omisso, pois não especifica as áreas de acréscimo, as esquadrias, os revestimentos e as cores, assim como também não foi apresentado projeto preventivo contra incêndio”.

Rede ACIT

O conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi, relator do processo no TCE, afi rmou que “a prática da municipalidade de ver corrigidas as deficiências do

projeto por meio de termos aditivos é justamente o que os órgãos de controle objetivam eliminar nas licitações”. Ele justificou a decisão de interromper a

licitação dizendo que havia a “iminência da contratação e execução dos serviços sem apresentação de um projeto básico e orçamento completos”.

mercado e aumentar seus resultados.

www.acittubarao.com.br

(48) 3626-6222

Com entrada franca e destinado a Microempreendedores Individuais, nesta quinta-feira, dia 4, às 19h, a ACIT realizará mais uma edição do ACIT TALK, desta vez com o tema Oportunidades para MEIs - como se adaptar ao

Certificação Digital

Agilizar os processos com segurança tem sido um dos diferenciais da Certificação Digital, que garante integridade do tráfego de dados e de documentos pela internet. Através de uma credencial que identifica entidades, empresas, pessoa fí-

Será um bate-papo, contando com a presença de três convidadas: Josiane Linhares, da Sala do Empreendedor - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Tubarão; Patrícia Martins, gerente geral da Casa do MIcrocrédito; e Aline Santos, analista técnica do Sebrae para Atendimento ao MEI e salas do empreendedor.

As vagas são limitadas e o evento será aberto a não associados. As inscrições devem ser feitas no site da ACIT em www.acittubarao.com.br/cursos. Outras informações pelo telefone/WhatsApp (48) 3626-6222.

sica, máquinas, aplicações ou site na web, emite um documento seguro para efetuar transações na internet de forma mais rápida e sigilosa. Consulte as opções no site da ACIT em www.acittubarao. com.br/solucoes ou pelo WhatsApp/telefone (48) 3626-6222.

Cursos em Maio

• 09/05 e 10/05 (19h às 22h) - Imersão de Google Ads (Instrutor Jaime Freitas Junior) – Presencial

• 15/05 e 17/05 (19h às 22h) - Ferramentas para Planejamento, Modelagem e Gestão de Pequenos Negócios (Instrutor Luiz Antonio Duarte) – Presencial

• 20/05 (08h às 17h30) - NR 35 - Segurança no Trabalho em Altura (Instrutora Fabíola Claudino Sampaio) – Presencial

• 23/05 e 24/05 (19h às 22h) - Práticas Fiscais (Instrutores Andrey Santos e Aurino Martins) –Presencial

• 29, 30 e 31/05 (19h às 22h) - Administração Eficaz de Estoques e Almoxarifados (Instrutor Alessandro Ramos Costa) – Presencial

• 30/05 e 31/05 (08h30 às 11h30) - Secretaria Administrativa na Prática (Instrutora Deise Cristina Wischral) – Presencial

Inscrições em www.acittubarao.com.br/cursos ou no telefone/WhatsApp (48) 3626-6222.

FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL Quarta-feira, 3 de maio de 2023 6 cotidiano www.folharegionalwebtv.com
O PRÉDIO fica na Avenida Rodovalho, esquina com a Rua Felipe Schmidt, no Centro
| Tubarão

Jailson Vieira

Jornalista

jailson.vieira @hotmail.com

idade nesta terça-feira, 2. Nessa data tão especial e nesse novo ciclo desejo que Deus lhe conceda muita saúde e muita força para continuar o seu caminho com a mesma determinação de sempre. Estarei do seu lado, torcendo por você a cada passo! No seu aniversário, quero agradecer por tudo e lembrar que você é motivo de orgulho!

Maio Amarelo

O GRUPO de pagode Sorriso Maroto se apresenta neste sábado, 6, na Hangar 737, no Dehon, em Tubarão. No repertório, canções do novo show, incluindo músicas como “Volta Pra Casa” e “Como Antigamente”. Com 25 anos de carreira, Sorriso Maroto possui, além de dezenas de hits, um grande grupo de fãs fiéis, que o acompanha por onde for. Dona de canções que falam sobre diversos tipos de amor, a banda é referência quando se trata de pagode.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e em todo o mundo, e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito. Além de mobilizar toda a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.

NO PRÓXIMO Sábado D do comércio, em Jaguaruna, no Espaço Empreendedor do município, será promovido um dia especial, que oferecerá serviços como auxílio na abertura de empresas, regularização e baixa; serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI) e orientações. Além dos serviços para os empreendedores, a ação na Praça da Estação Ferroviária contará com a Feira do Artesanato local e brinquedos para as crianças, além da Feira da Agricultura Familiar, que será realizada na estação.

A ADVOGADA de Tubarão Cláudia Bressan Brincas realizou recentemente a sua inscrição na disputa por uma vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A causídica busca um lugar na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo Quinto Constitucional da Advocacia.

PARABÉNS para a minha querida Mirian Carboni Florêncio, que completa mais um ano neste sábado, 6. Desejo que durante todo o seu dia muitos amigos e familiares se lembrem de você e que lhe digam palavras bonitas, dizendo como você é importante e especial, e como lhe desejam a felicidade. E espero que à noite você possa estar cercada das pessoas que ama, dos amigos e entes mais próximos e queridos, e receba muitos abraços e beijos, e carinhos sem fim.

O ÚLTIMO DIA do Outlet Beer Festival Tubarão terá programação exclusiva para animais e tutores. O evento ocorre de 18 a 21 de maio. Além da feirinha de adoção, haverá Cãominhada e apresentação de animais exóticos como aranhas, iguana e serpentes, com o biólogo Amilton Berkenbrock. O evento é pet friendly. A programação inclui inúmeras atrações, entre elas show com o cantor Salgadinho. A realização é da CDL Tubarão, XPO Feiras e Noticom Comunicação e Eventos.

MEU PAI, Sebastião Alves, trocou de
Quarta-feira, 3 de maio de 2023 www.folharegionalwebtv.com 7 social
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL

larysnandi@hotmail.com

Dia das Mães

Uma das comemorações mais importantes do ano está chegando, o Dia das Mães! Um momento especial para expressar ainda mais o amor e a gratidão por tudo que nossas mães fizeram e fazem por nós. Dia de dar toda a atenção e afeto e, claro, presentear. E para te ajudar, vou deixar aqui algumas dicas, pois sei que é sempre um momento de dúvida presentear uma das pessoas mais especiais da nossa vida.

Mas saiba que o mais importante é a presença, o carinho e amor que você demonstra, do seu jeito, todos os dias! Vamos lá:

Comprar na loja onde sua mãe é cliente

Se você sabe onde sua mãe costuma fazer compras, essa é uma boa dica, pois a lojista também já conhece o gosto de sua mãe e vai te ajudar. Além disso, você pode dar um vale-presente da loja preferida dela. Ela pode escolher algo de que goste e vai ficar muito feliz.

Presente personalizado

Essa opção não tem erro. Qualquer presente personalizado ganha o coração de uma mãe. Seja um pingente com a inicial do nome, seja um kit de nécessaire com o nome bordado, tudo pode ser personalizado e demonstra muito carinho, pois se torna um presente exclusivo. E essa dica vale para qualquer data.

Novas experiências

Nessa dica entram passeios a lugares diferentes, restaurantes, viagens, dia de SPA, enfim, momentos e experiências novas que ficarão para sempre na memória da sua mãe.

Mamães que se cuidam

Olá, leitores, mês das mães está aí, e você já sabe como presentear sua mãe, ou melhor, você se presentear? Posso dizer que, se você investir na estética e beleza, não tem erro. Qual mulher não quer um dia de princesa? Garanto que ela vai amar! Agora um papo sério aqui. Já vamos entrar no clima e conversar sobre um cuidado importantíssimo na gravidez, porém, deixado de lado, sabe qual é? Vem comigo! Hidratação cutânea na gravidez é um fator que poderá evitar indesejadas estrias, as cicatrizes decorrentes do rompimento das fibras elásticas, que fornecem sustentação da pele. Há dois tipos: vermelhas, em que as células ainda estão vivas, e as brancas, em que já é uma cicatriz, e o tratamento deverá ser mais intenso, com peelings, microagulhamento e laser.

Utilizar cremes ou óleos, com alguns ativos como karité, glicerina, amêndoas e ácido hialurônico, ajudam a nutrir a pele. Pode acrescentar uma massagem junto para absorção do produto. E claro, não podemos nos esquecer de um ingrediente importante: água para hidratação de dentro para fora.

Espero que tenham anotado todas as dicas e um feliz Dia das Mães!

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 8 estilo
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
www.folharegionalwebtv.com
Hidratação cutânea na gravidez pode evitar indesejadas estrias.

Mais de 400 atletas devem participar da 2ª edição da Maratona de Tubarão

As inscrições já estão abertas para as modalidades individual masculino e feminino, além de dupla, quarteto e octeto masculino, feminino e misto. Também haverá a categoria kids

O bem venceu o mal

O título é sugestivo logo pela situação criada na formatação de uma competição que atenderia municípios da região dos lagos, que não tem participação em competições regionais, neste caso o regional do Instituto Adesc. A competição criada pela Fair Play tem como intenção aproximar esses municípios. Foi atrás dos clubes e empresas para dar condições à realização do evento, e, por sugestão, com a inclusão de meninas para jogarem junto com os meninos. Bom, a história todos sabem. Mas, para quem não acompanhou o caso, e o lê pela primeira vez, o gestor esportivo de Paulo Lopes não aceitou. Citou a presença das meninas na competição mista como “aberração”, excluindo a sua equipe da competição. Atleta do Ceff/Ases/Insfut, Luiza jogou, fez novas amizades e encorajou pais a estimularem suas filhas para jogar também futsal e futebol de campo, pois não existe aberração quando se faz o trabalho de iniciação esportiva com seriedade, pois o treinador, além de profi ssional exemplar, é o pai da Luiza, e o lema do Centro de Formação é “Deixem as crianças brincarem”.

De laço e com talento nos pés

| Tubarão porte (FME) e o Clube de Corredores de Rua de Tubarão (Cortuba) e faz parte das comemorações de aniversário de 153 anos da cidade de Tubarão.

A segunda edição da Maratona de Tubarão já está com as inscrições abertas. O lançamento oficial do evento ocorreu na Sala de Atos da prefeitura de Tubarão na última semana e abriu a contagem regressiva para a corrida.

A prova ocorre no dia 28 de maio. O evento é uma parceria entre município, Fundação Municipal de Es-

A prova já ultrapassou os 400 inscritos, com atletas vindo de diversos Estados, entre eles Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Brasília.

Para a edição deste ano, a prova terá uma arena ainda maior e muitas novidades

para os atletas e a comunidade que prestigiará o evento. No ano passado, debaixo de muita chuva, o atleta tubaronense Felipe Costa foi o grande campeão dos 42k, completando o percurso em 2 horas e 34 minutos.

A gaúcha Juliana Stolarski Uavnizack, natural de Erechim, mas moradora de Pedras Grandes há bastante tempo, foi a grande campeã dos 42k feminino. Juliana finalizou a prova em 3 horas e 15 minutos.

Prova será aferida pela Federação Catarinense de Atletismo

A maratona deste ano será aferida pela Federação Catarinense de Atletismo (FCA) e possui índice técnico para poder competir em outras competições, como, por exemplo, a tradicional Maratona de Boston. O trajeto da prova também foi planejado de forma espe-

cial e os atletas percorrerão pontos turísticos da cidade.

As inscrições já estão abertas para as modalidades individual masculino e feminino, além de dupla, quarteto e octeto masculino, feminino e misto.

Também haverá a categoria kids. Cada atleta rece-

be um kit de participação, com camiseta personalizada, ecobag, medalha para quem concluir a prova e brindes dos patrocinadores. Além do kit, um número estampado no peito e chip de cronometragem, itens obrigatórios durante todo o percurso.

Ao entrar em quadra, Luiza foi aplaudida por todos os atletas em quadra e pelos professores e mostrou que, com apoio, ela pode ir mais longe. Em quadra, deu passes, recebeu e ajudou a conquistar a vitória pelo placar de 8 a 0. O resultado em quadra, neste momento, pouco importa, pois a Luiza venceu o mal e colocou o seu nome na história, aos 7 anos, jogando numa equipe sub-10, em que o mais velho tinha 9 anos. Fez o que mais gosta: competir jogando futsal.

Incentivo do saudoso Maccari

Aos 4 anos, através de uma bolsa doada pelo saudoso Edson Maccari, iniciava ali na Escolinha Maccari Footbal Center o contato com o esporte, no futebol de campo. Além do pai, a mãe Greice Teixeira sempre a acompanha. Aos 6, ingressou no centro de formação, do qual o pai é coordenador e professor. Aplicada aos treinos, faz as atividades juntos aos meninos sem discriminação. E no último sábado Luiza participou pela primeira vez de uma competição valendo três pontos, de laço no cabelo, como capitã da equipe.

Exemplo vem de casa

A soberba e a ignorância não podem fazer parte jamais de um profissional que se prepara para ser educador físico, ainda mais quem trabalha na iniciação esportiva. Tenho o professor Leonardo Aguiar como o avesso disso. Quando militar no Exército brasileiro, serviu na linha de frente enviada pelo governo brasileiro para ajudar a reconstruir o Haiti. Em janeiro de 2010, um terremoto matou mais de 200 mil pessoas, incluindo a catarinense Zilda Arns, no país mais pobre das Américas. Léo é o pai da Luiza, nascida em 2016.

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 www.folharegionalwebtv.com 9 cotidiano
A PROVA será no dia 28 de maio FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
Eduardo Ventura Colunista Esportivo esportedeprimeirasc @gmail.com (48) 98829-0523 V A S O S D E C I M E N T O C O M O M E L H O R P R E Ç O R u a J o s é P a u l o A r a n t e s , 2 8 8 , L a g u n a F o n e s : ( 4 8 ) 9 8 4 8 6 - 0 1 5 1 / 9 8 4 1 5 - 0 4 0 8 I n s t a g r a m @ a r t e n o j a r d i m | F a c e b o o k @ a r t e n o j a r d i m 0 1

Pesquisa da Fecomércio sobre o Turismo de Verão no Litoral de SC mostra também avanço no gasto médio e nas despesas com hospedagem

Pesquisa Fecomércio SC

Turismo de Verão no Litoral Catarinense, realizada anualmente há dez anos, trouxe importantes dados no levantamento referente a 2023, que ouviu 1213 turistas e 660 empresários/gestores do segmento de turismo, nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul.

Conclusão

A pesquisa conclui que a tendência de mudança no per l dos turistas está se con rmando, pelo aumento do número de pessoas com faixa de renda superior a R$ 8,8 mil/mês e maior faixa etária, que estão realizando gastos mais vultosos, o que pode representar turistas mais exigentes. Con ra os principais dados:

 Redução na parcela de turistas de 18 a 25 anos e ten-

O presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, se considera um grande entusiasta do turismo como propulsor da economia catarinense. Recém-chegado de Lisboa, onde visitou o World Trade Center, disse, em entrevista a RCN, que o gigantesco espaço na capital portuguesa é a porta de entrada para a Europa e que Santa Catarina está presente lá, por meio do Sistema Fecomércio SC. Lembrou que Portugal, que estava com sua econo-

dência de crescimento da faixa de 51 a 60 anos;

 Tendência de crescimento dos grupos de casais semlhos e redução da parcela de famílias;

 Redução do tamanho dos grupos de viagem;

 Crescimento da faixa de renda média familiar de 8 a 10 salários mínimos

 Avanço nos gastos dos turistas (a média cou em R$

4.937,00 valor 9% superior à média histórica) e nos gastos com hospedagem (29% superiores)

 Redução no tempo médio de permanência para a faixa de 10 dias.

Empresariado

Para o setor de hotelaria, a evolução do faturamento foi bastante signi cativa: 49% maior em relação aos meses anteriores à temporada e 28% maior que a temporada passada. Para os empresários dos demais setores, o faturamento foi 12% maior que nos meses anteriores à temporada e 21% maior que a temporada passada.

Destaques

A pesquisa revela, também, os pontos fortes e fracos da experiência avaliada

pelos turistas.

Pontos fracos: situações de balneabilidade, por conta de localidades com áreas impróprias para banho; precarização de infraestrutura da cidade, como fornecimento de água e energia, rede de esgoto, sinalização e conservação das ruas e calçadas, coleta de lixo e mobilidade urbana.

Pontes fortes: preservação ambiental e belezas naturais, receptividade e sensação de segurança.

O novo arcabouço scal, criado para substituir o teto de gastos e impor controle nas contas públicas, está sendo visto com cautela pelo empresariado catarinense.

Na avaliação da Federação das Associações Empresariais - Facisc, a apresentação inicial da proposta traz pontos positivos, como as metas scais ancoradas em redução da dívida bruta e metas para superávit primário, com limitação de despesas e mecanismos de ajustes, mas, ao mesmo tempo, traz muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito à forma de arrecadação

para atingir tais metas. De acordo com o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, o que preocupa mais uma vez, é que ainda não está clara a questão dos cortes de despesas a serem adotadas e nem se haverá mudanças quanto ao cenário de arrecadação tributária. “No aspecto scal, o grande risco é que o ajuste seja dado por aumento da arrecadação e carga tributária. Tal medida é contrária ao que a Facisc tem como bandeira sobre qualquer frente desta natureza, portanto, estaremos atentos a qualquer movimento neste sentido”, observa.

tanto para o empresariado como para os gestores públicos. “É preciso explorar melhor os aspectos positivos apontados pelos turistas e minimizar os pontos negativos que desagradam nossos visitantes”, alegou.

UNICREA lança nova plataforma e mais 68 cursos

mia decadente, registrou um excepcional avanço com o turismo. “Temos que seguir esse caminho, valorizando nosso potencial e nossas atrações”,

assinalou.

Em relação aos resultados da pesquisa, disse que o conjunto de dados apurados no levantamento é um farol, um sinalizador,

Dagnoni comentou que o setor de turismo catarinense avançou muito na formação de mão de obra graças aos inúmeros cursos promovidos pelo Sistema Fecomércio e que a próxima temporada tem tudo para ser ainda melhor.

Para celebrar um ano de atuação, comemorado no mês de abril, a Universidade Corporativa do CREA-SC - Unicrea lançou uma nova plataforma, que oferece um ambiente ainda mais intuitivo e interativo, além de 68 novos cursos.

O objetivo do Programa é a capacitação e valorização pro ssional através da oferta de cursos para os diferentes públicos do setor tecnológico incluin-

do pro ssionais, empresas, entidades de classe, instituições de ensino e público interno do Conselho, explica o presidente do CREA-SC, Eng. Civil Kita Xavier, idealizador do projeto. Atualmente, a plataforma conta com cerca de três mil usuários e mais de 130 cursos de aperfeiçoamento. Só no mês de março foram emitidos mais de 600 certicados.

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 10
A
SC www.adjorisc.com.br
RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
RCN 729 | rcnonline.com.br
Temporada de verão teve aumento de turistas mais velhos e de maior renda
“O Turismo pode alavancar a economia”
Novo arcabouço scal sugere cautela, diz presidente da Facisc
Marco Aurélio Floriani, presidente da Câmara de Turismo, e Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio/SC, no evento de apresentação da pesquisa sobre turismo EDUARDO VALENTE / SECOM COMUNICAÇÃO FACISC RODRIGO FERREIRA / AGÊNCIA ADJORI DE JORNALISMO SÉRGIO RODRIGUES ALVES
www.folharegionalwebtv.com
BALNÉARIO CAMBORIÚ

Hospital de Jaguaruna vai passar por reformas nos próximos 60 dias

De acordo com a instituição, serão feitas melhorias no telhado, na sala de raio X e nos muros

Nos próximos 60 dias, o Hospital de Caridade de Jaguaruna realizará uma série de reformas. Será executada a manutenção do telhado, a padronização dos muros e a preparação da infraestrutura para a unidade receber novos equipamentos de raio X.

Ao longo dos próximos

dois meses, o HCJ alterará o fluxo de atendimento para permitir a manutenção dos serviços e a execução das obras de melhoria.

Devido às limitações físicas decorrentes das áreas em manutenção, haverá restrições na prestação de serviços.

“Antecipadamente, o Hospital de Caridade de Jaguaruna pede a todos compreensão e desculpas

pelos eventuais transtornos”, afirma a instituição em nota oficial.

O Hospital de Caridade de Jaguaruna cita também a Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelos recursos destinados à melhoria do telhado, e a Câmara Municipal de Vereadores de Jaguaruna, que repassou os recursos para compra do novo raio X digital, já entregue nas de-

pendências do HCJ.

“A direção também agradece a comunidade e em-

Prefeitura firma parcerias para manutenção de espaços públicos

Espaços públicos serão concedidos à iniciativa privada para que sejam mantidos por empresas e entidades em troca de publicidade nestes locais

de Baixo

Espaços públicos de Capivari de Baixo, como praças, canteiros e rótulas, terão manutenção garantida por meio de uma parceria entre poder público e iniciativa privada.

A prefeita interina Márcia Roberg Cargnin assinou nesta terça-feira, dia 2,

quatro Termos de Cooperação com empresários e representantes de entidade, que asseguraram a manutenção dos locais públicos por um período mínimo de 2 anos, podendo ser estendido por mais tempo.

Pelos termos assinados, os espaços públicos serão concedidos à iniciativa privada para que sejam mantidos por estas empresas/ entidades em troca de publicidade nestes locais. A publicidade deverá seguir o padrão previsto em lei. Quatro termos foram assinados nesta primeira etapa do projeto: 1) Florentino Clínicas (manutenção de três canteiros); 2) Águia Silveira Lima (rótula Mãos Solidárias); 3) Duo Prime (rótula na Avenida Nilton

A. Sachetti); Igreja Conviver (rótula do Monumento à Bíblia).

“É importante destacar que neste tipo de parceria está em jogo a questão do pertencimento da via pública. Aos poucos precisamos mudar o pensamento de algumas pessoas que acreditam que o que é público não é de ninguém. Não, o que é

público é de todos, e precisa ser cuidado por todos”, destacou a prefeita.

Outras oito empresas já manifestaram interesse de firmar a parceria com a prefeitura. Interessados podem contatar a administração pelo desenvolvimentoeconomico@capivaridebaixo.sc.gov.br ou (48) 99919-6581 e 3623-3977.

presas locais que estão auxiliando o HCJ com a reestruturação do centro ci-

Artigo

Revisão da vida toda

rúrgico, que em breve entrará em operação”, diz a instituição.

O Supremo Tribunal Federal - STF publicou no mês de abril a decisão que julgou favorável a Revisão da Vida Toda. Assim, as ações que estavam paradas na Justiça devem começar a “andar”.

Edson de Carvalho

OAB/SC 13.542

Essa revisão é destinada para os aposentados que no início de sua vida laboral – antes de 07/1994 – tiveram salários ou rendimentos superiores aos que foram considerados pelo INSS no cálculo de seu benefício.

É aplicável não só às aposentadorias, mas a todos os benefícios concedidos entre 29/11/1999 e 13/11/2019 – ou que tenha sido concedido depois, mas com as regras do direito adquirido.

Outro aspecto relevante é a decadência. Em tese, o aposentado tem o prazo de 10 anos para requerer a revisão de seu benefício. Porém, é comum a pessoa requerer a aposentadoria e ficar um tempo aguardando seu pagamento – pela demora do INSS ou mesmo por ter ingressado na Justiça. Nesses casos, ela pode ter direito à revisão, porque o prazo de 10 anos começa a contar somente a partir do efetivo recebimento da primeira prestação.

Por essa razão, diante da complexidade do tema, é aconselhável que, antes de qualquer iniciativa de revisão direto no INSS, o aposentado procure um advogado da sua confi ança para analisar o seu processo de concessão e concluir se tem ou não direito.

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 www.folharegionalwebtv.com 11 cotidiano
O FLUXO de atendimento será alterado para as obras de melhoria
FOTOS: DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
QUATRO Termos de Cooperação foram assinados na primeira etapa | Jaguaruna

Principais distribuidoras da América Latina conhecem fábrica da Hipper Freios

O grupo formado por pessoas de diferentes países conheceu a unidade fabril e seu trabalho de inovação

A Hipper Freios abriu suas portas para a visita de uma delegação representativa das principais distribuidoras de peças da América Latina. Após passar o fim de semana em Florianópolis, na última semana, o grupo formado por 25 clientes, vindos da Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Equador, além do próprio Brasil, conheceu de perto a mais avançada tecnologia do segmento, na maior fábrica de discos de freio do país, localizada em Sangão.

Os distribuidores estiveram em cada setor da moderna unidade fabril. A atividade foi uma experiência diferenciada junto à empresa, pois eles puderam acompanhar de forma presencial cada detalhe do trabalho de inovação e controle de qualidade desenvolvido pela Hi-

pper Freios, que resulta em produtos com diferenciais exclusivos, com o uso das tecnologias Niobium Steel e Hipper Grinding, consideradas as mais avançadas no mundo.

“Ficamos muito felizes em receber os clientes em nossa empresa, pois esse contato direto é importan-

te para fortalecer e estreitar ainda mais o relacionamento com parceiros de longa data, que levam nossos produtos para vários lugares do mundo”, avaliou Gilson João da Silva, diretor-presidente da Hipper Freios. Para o supervisor de comunicação da marca, Jefferson Pereira, o encontro

representou “um passo importante no relacionamento com os clientes, que há muitos anos trabalham com a Hipper Freios, mas que com essa visita puderam comprovar de perto como chegamos à qualidade da marca que levam para garantir a segurança dos consumidores de tantos países”.

Clini Clini

Associação pede liberação para reforma de posto policial abandonado

Acav fez mutirão de limpeza no local e agenda nova reunião com o comando da Polícia Militar, para solicitar concessão do espaço para uso da comunidade e instalação da sede da associação

| Jaguaruna

Em reunião da diretoria da Associação

Costa Azul de Veranistas (Acav), com sede em Balneário Camacho, em Jaguaruna, um dos assuntos da pauta foi a situação do antigo posto policial, que hoje se encontra abandonado.

Com a estrutura danificada e falta de manutenção ao redor, alguns diretores da associação entraram em contato com o comandante da Polícia Militar do município para

Consultas clínicas e idosos; Atestados admissionais e demissionais;

Retorno ao trabalho; Mudança de função

Atende convênios Unimed, SC Saúde e Saúde Conceição

solicitar a concessão do espaço para a comunidade.

De acordo com o presidente da Acav, Ronaldo Luiz Silva, um mutirão de limpeza foi feito no local para posterior reforma da estrutura e, assim, transformá-la em uma sala de reuniões para uso da comunidade e sede da associação.

“Entramos em contato com o comandante da PM e ele nos autorizou a efetuarmos a limpeza. Vamos tentar uma liberação para recuperarmos a estrutura, quem sabe por meio de concessão ou liberação, para montarmos uma sala de reunião para a comunidade e ficar como sede da associação”, diz.

Os diretores da Acav pretendem agendar uma nova reunião com o comandante da Polícia Militar para apresentar um documento solicitando a liberação da estrutura para a sua reforma.

CliniVida Morro Grande Rua José João Silvano, 36, WhatsApp: 48 99199-5656 Morro Grande - Sangão Morro Grande - Sangão

Atendimento na Clínica All Med em Treze de Maio 48 3191-0233 | WhatsApp: 48 9 9668-9487

Dr.

De Luca Dias

RQE 10416

RQE 12962 | CRM SC 7010

CliniVida Jaguaruna Praça Dep Joaquim Ramos, 51, 48 3624-1032 48 9 9663-9300

Centro – Jaguaruna Centro – Jaguaruna

Quarta-feira, 3 de maio de 2023
12 contracapa
www.folharegionalwebtv.com
Lawrence DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL OS DISTRIBUIDORES estiveram em cada setor da moderna unidade fabril localizada em Sangão | Sangão Esc a n e i e o QR C O D E e f a ç a s u a iscri ç ã o R E U N I Ã O & CON T EÚ D O
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.