PROJETO DE ARQUITETURA VI
da fachada oeste da igreja. Tal visual para as montanhas, torna a edificação um mirante consolidado pela população local e turística da cidade.
universidade federal de pelotas faculdade de arquitetura e urbanismo
O estilo arquitetônico da obra é de influências greco-romanas, cujos elementos remanescentes característicos são basicamente as pilastras, arcos plenos, o frontão da fachada leste com os detalhes de base, corpo e coroamento definidos.
prof.ª Aline Montagna e prof.ª Mauren Aurich
CHIESA DIRUTA
GROTTOLE, MT - IT
Francielle Martins Silveira
ANTEPROJETO
Não existem documentações que retratem a obra em estado original, as fotos mais antigas que se tem conhecimento estão documentadas no livro Cinque secoli di vicende storico-religiose a Grottole de Giovanni Quaranta, e foram disponibilizadas digitalmente pela página do instagram da equipe do concurso Reuse Italy ,quando o concurso de ideias para o projeto de uma sala de consertos na ruína da igreja foi anunciado - no início do ano de 2021.
CERAMICHE FATTE A MANO
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DO SABER FAZER ARTESANAL localização da edificação de estudo escala 1/2000
As imagens em questão estão apresentadas ao lado, onde aparecem as paredes da fachada prinicipal ainda íntegras. Podemos, então, identificar que já nos anos 50, o acesso da nave já havia seido fechado por alvenaria de pedra, restando apenas uma porta de madeira de duas folhas, nessa época, ainda, a igreja possuía apenas uma torre e podemos ver como se dava o fechamento do canto que atualmente é uma lacuna por consequência do desabamento. a igreja nos anos 50, imagem interna fonte: Giovanni Quaranta reprodução: @reuseitaly, 2021. lacuna da fachada
RESUMO DO CONTEXTO E DA OBRA A obra de estudo é referente à uma igreja, possívelmente datada do século XV, cujo estado atual se encontra em ruínas. Está localizada ao sul da Itália, no centro histórico de uma comuna chamada Grottole, na província de Matera - Basilicata. A cidade está acentada no alto de uma montanha, característica comum das cidades medievais fortificadas.
a igreja nos anos 50. fonte: Giovanni Quaranta
O entorno edificado é bem denso, caracterizado por edificações de 2 andares, residenciais ou pequenos comércios, ruas pavimentadas em pedra com grandes declividades por conta da topografia.
reprodução: @reuseitaly, 2021
O entorno natural é caracterizado por uma vasta paisagem montanhosa que é visual
REFERÊNCIAS Museu Damiao de Gois e as Vitimas da Inquisição - Spaceworkers fonte: Archdaily, 2018. disponível em:< https://www.archdaily.com.br/br/893514/museu-damiao-de-gois-e-as-vitimas-da-inquisicao-spaceworkers> acesso em: maio de 2021. Expositor inspirado nos arcos da edificação. Além de serem uma releitura de elementos da pré-existência, serão utilizados na nave, direcionando o olhar do transeunte para o local onde se configurava o altar da igreja.
Skylight Church - Ferran Vizoso Architecture fonte: Inhabitat, 2014. disponível em:< https://inhabitat.com/massive-skylight-brings-new-light-to-an-old-historic-church-in-the-spanish-countryside/skylight-church-spain/> acesso em: maio de 2021. A cobertura que se pretende utilizar no projeto será com materiail transparente, afim de não barrar a luz que já se faz característica da ruína. Além disso, pretende-se que a cobertura tenha um aspecto leve na proposta de intervenção, para isto, serão utilizados arcos treliçados que vencem grandes vãos e por ser um elemento vazado, dão uma sensação de mais leveza para a estrutura. A utilização da cobertura em abóbada também é uma escolha que pretende ser uma releitura simplificada das coberturas remanescentes.
a igreja atualmente fonte: equipe do concurso Reuse Italy, 2021