Folha do Estudante - Edição 9

Page 1

FOLHA DO

ESTUDANTE

FESBDF.COM FESBDF@GMAIL.COM (61) 9 9905-2707 (61) 3352-0822 C9 LOTE 3 ED. JOSÉ MENDES II SALA 204 - TAGUATINGA

BRASÍLIA, FOLHA 7, ANO 2 - OUTUBRO DE 2018 - WWW.FOLHADOESTUDANTE.COM.BR

ELEIÇÕES 2018 Neste ano o primeiro turno acontece no dia 07 de outubro, se houver segundo turno acontecerá no dia 28 de outubro. o eleitor votará em seis candidatos diferentes na urna eletrônica. PÁGINA - 4

POLÍTICA E EDUCAÇÃO PODEM CAMINHAR JUNTAS? PÁGINA - 2

MEC PEDE MUDANÇA NO HORÁRIO DE VERÃO POR CAUSA DA DATA DO EXAME Por coincidência o primeiro dia de provas do ENEM seria aplicado no primeiro dia do horário de verão, o que atrapalharia a adaptação dos estudantes que farão o exame. PÁGINA - 2

UMA TRISTE REALIDADE: MAIS DA METADE DOS PROFESSORES DO DF FORAM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÁGINA - 3


2 - FOLHA DO ESTUDANTE

POLÍTICA E EDUCAÇÃO JUNTAS

Formado em Biologia na UnB, o professor Fábio Sousa começou a trabalhar na Secretaria de Educação do DF (SEEDF), onde atuou como professor, diretor, coordenador e subsecretário. Contribuiu para a implantação de 50 creches no DF, contribuiu e trabalhou na criação da Lei do PDAF, que permite a manutenção de equipamentos, reformas e pequenos reparos, além da execução de projetos pedagógicos. O Professor Fábio Sousa é candidato a deputado distrital pelo PDT, seu número é 12.156 e a Educação é a principal bandeira.

-Articular a ampla implantação da educação integral e humanizada. -Articular e cobrar capacitação e profissionalização a todos os profissionais da educação, além de plano de cargos e salários e plano de saúde. -Lutar por uma infraestrutura adequada para um ensino de excelência é uma melhor convivência no ambiente escolar. -Contribuir para a construção de creches visando o atendimento de todas as nossas crianças. Baixe o leitor de QR Code , fotografe e assista ao vídeo.

Alguns dos seus compromissos: - Votar contra aumento de impostos. - Não utilizar verba indenizatória. - Mandato 100% transparente e participativo. - Priorizar a destinação das emendas parlamentares para as áreas de Educação e Saúde.

MUDANÇA NO HORÁRIO DE VERÃO PARA A REALIZAÇÃO DO ENEM O ministro da Educação, Rossieli Soares, pediu ao presidente Michel Temer e à Casa Civil que adiem o início do horário de verão este ano por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro domingo de provas, 4 de novembro, coincide com o início da mudança nos relógios, que devem ser adiantados em uma hora, em parte do território nacional. A Presidência da República ainda não respondeu ao pedido do MEC. Ao definir o dia da prova do Enem, os técnicos do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não tinham levado em conta a definição do horário de verão estabelecida no decreto de Temer editado no final de 2017.

Diante do choque de datas percebido só recentemente, o Inep acionou o MEC para um adiamento do início do horário de verão. Os órgãos pedem à cúpula do governo que a mudança nos relógios só ocorra após o último dia de prova do Enem. A principal dificuldade será garantir a logística na região Norte do país, onde determinados municípios ficam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília. O deslocamento de equipes e provas teria que começar ainda de madrugada nesses locais. Em muitos deles só se chega de barco. O MEC e o Inep não trabalham com a possibilidade de mudança na data das provas. Toda a estrutura já está contratada, como aluguel de salas de

aplicação do exame e rotas de transporte para escoar as provas. Não haveria tempo hábil para remontar toda a logística, avaliam técnicos do governo. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, até o início da noite desta quarta-feira o órgão ainda não havia recebido nenhum pedido formal solicitando o adiamento do início do horário de verão em função do Enem. O Planalto afirmou que só irá se pronunciar após o pedido ser oficializado.

Fonte: O Globo

Envie sua sugestão de matéria: folhadoestudantedf@gmail.com (61) 99905-2707 (WhatsApp)

Editor responsável: DEIVISSON SANTOS Supervisão: ALAN VALENTE LIMA


3 - FOLHA DO ESTUDANTE

MAIS DA METADE DOS PROFESSORES DO DF FORAM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro) revela que 58% dos educadores do DF dizem ter sido vítima de algum tipo de agressão na escola ou dentro da sala de aula. Os principais agressores são os estudantes (43%). O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (18).

da que do total de professores entrevistados, 74% responderam que já presenciaram algum tipo de violência dos alunos contra outro educador. A maioria dos casos ocorreu em escolas das regiões de Ceilândia (15,8%), Plano Piloto e Cruzeiro (16%) e Taguatinga (8,5%).

O relatório mostra que o tipo mais comum de violência é a verbal, citada em 43% das entrevistas. Em seguida, estão as ameaças (29%) e o bullying (11%). Ao todo, foram ouvidos 1.355 professores entre dezembro de 2017 e março deste ano.

Origem da violência O relatório aponta ainda que – na versão dos professores, sem separá-los por gênero – a necessidade de autoafirmação do agressor, a impunidade e a violência no ambiente familiar são as principais causas dos problemas.

“Da grande maioria dos professores que se afasta, 70% são por problemas psiquiátricos causados por questões dentro da escola, dentro do ambiente de trabalho”, afirma o diretor do Sinpro-DF Samuel Fernandes.

Já as professoras associam as causas também ao uso de entorpecentes e a presença do tráfico no local. O “estresse com o ambiente escolar” também é citado.

“A categoria está adoecendo.” O documento mostra um índice ain-

Como resolver? Para o sindicato dos professores, a contratação de mais orientadores

VAGAS DE ESTÁGIO Atacadista contrata. Cidade: Sobradinho. Meio salário mínimo (468,00). É preciso morar em Sobradinho ou Planaltina. Hotel em Brasília contrata. Para serviços de hotelaria e turismo. Horário de trabalho: 08:00 ás 12:00 e 14:00 ás 18:00. Benefícios: alimentação no local + vale transporte. Fotografe o leitor de QR Code para ver mais vagas.

SPOILER - X-MEN: FÊNIX NEGRA Saiu nesta quinta-feira (27/09) o primeiro trailer do filme “X-Men: Fênix Negra”, que apresenta os conflitos da personagem Jean Grey (Sophie Turner) desde a infância. Em “Fênix Negra”, os X-Men enfrentam seu inimigo mais formidável e poderoso e um deles é Jean Grey. A primeira imagem de Sophie como Jean foi divulgada em dezembro de 2017. Junto ao trailer, a Fox Film divulgou um resumo do longa, que deve ser lançado em 14 de fevereiro de 2019. Fonte: G1

educacionais pode ajudar a resolver e prevenir conflitos. “Nós temos escolas no DF com dois mil alunos, e sem nenhum orientador”, afirma Fernandes. Em resposta, o secretario de Educação do DF, Júlio Gregório Filho, disse que 40 novos orientadores educacionais foram contratados este ano, e que o diálogo, dentro da escola, “é o melhor caminho pra resolver o problema”. “O ideal seria, pelo menos, a cada 500 alunos, 1 orientador educacional.” Fonte: G1 Baixe o leitor de QR Code, fotografe e leia a matéria completa.


4 - FOLHA DO ESTUDANTE

ELEIÇÕES 2018: FIQUE ATENTO

N

o primeiro turno das Eleições 2018, em 7 de outubro, o eleitor terá que digitar o número de seis candidatos na urna eletrônica. Um dos pontos que podem causar estranheza é a necessidade de votar em dois senadores, pois, em 2018, ocorre a renovação de 2/3 do Senado. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato, o segundo voto será anulado.

Ordem de votação: No 1º turno das Eleições 2018, o eleitor terá que votar em seis candidatos diferentes na urna eletrônica, nesta ordem: - Deputado federal; - Deputado estadual ou distrital; - Senador 1; - Senador 2 (se digitar o mesmo do voto anterior, este será anulado); - Governador e - Presidente. Posso usar uma “cola” para votar? Sim. A Justiça Eleitoral incentiva o uso de “colas”, em papel, com o nome e número dos candidatos escolhidos previamente anotados. O uso de celular não é permitido na cabine de votação.

E lembre-se:

Data e horário da votação:

Você só pode escolher candidatos a senador do seu estado. Outro ponto que pode gerar confusão é a ordem de votação.

1º turno: 7 de das 8h às 17h 2º turno: 28 de das 8h às 17h

Neste ano, o eleitor votará primeiramente no deputado federal, e depois no deputado estadual ou distrital, diferentemente do que ocorreu em 2014.

Documentos necessários:

Veja a seguir algumas informações importantes sobre as Eleições.

outubro de (no horário outubro de (no horário

2018, local) 2018, local).

Documento oficial com foto, como carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Obs.: Quem fez o recadastramento biométrico pode apresentar somente o E-título, aplicativo no celular.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.