Issuu on Google+

Inaugurado o CRAS Albatroz

Vereadores aprovam administração Dalmora Pág 02

Págs 03

Shows agitaram o Págs 7

Um novo olhar para a Educação Págs 04 e

Matinhos,

01

de

março

de

2.010,

Edição

14

R$

1 , 50

Alunos da rede pública recebem uniformes Em julho: Gideões em Matinhos Pág 15

SESI & Prefeitura mais uma parceria Pág 05

Espaço reservado para sua publicidade


Matinhos, 02 de março de 2.010

02

CRAS leva programas sociais para perto das pessoas

Na Inauguração Eduardo e Eunice Dalmora, Sergio Ciolli e Gleisi Hoffmam As políticas sociais estão mais perto dos moradores de Matinhos. Desde janeiro funciona o Centro de Referencia em Assistência Social (Cras) do Balneário Albatroz. Em julho começa a funcionar o Cras do bairro Tabuleiro. Nos centros é possível fazer o cadastro nos programas Leite das Crianças, Luz Fraterna e Tarifa Social da Água, do governo estadual, e no Bolsa Família e no Beneficio de Prestação Continuada, do governo federal. A prefeitura mantém uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e auxiliares administrativos que prestam serviços de aconselhamento e acompanhamento e fornece . benefícios eventuais e emergenciais, como auxilio funeral, resgate de documentos e recâmbio.

“Daremos atendimento para pessoas que vieram a Matinhos, em busca de emprego, mas não conseguem se estabelecer. Analisaremos cada caso e ajudaremos no retorno à suas cidades de origem”, disse a coordenadora do Cras, Eliane Maria de Lima. O Cras vai posibilitar que mais pessoas tenham acesso ao programas de qualificação profissional e geração de renda que a Prefeitura de Matinhos promove. Nas primeiras semanas de funcionamento, Eliane de Lima já identificou interesse de muitas mulheres por cursos de costura, artesanato, produção de chocolate para páscoa e sabonetes decorativos. O Cras Albatroz abrange 16 baleneários (Florida, Santa Etiene, Inajá, Marajó, Solimar, Betaras,

Clínica Odontológica Dr. Édison Leopoldo -CRO - 7712 Resp. Técnico - CL - M1376 Dr. Marcos Rogério Cantazini CRO - 12.514 Dra Amanda K. Panpuch CRO 19.090

Fone: 3453-0099 Rua Bandeirantes, 25, Centro,Matinhos – PR

Funcionárias já dão atendimento no CRAS Ipacarai, Perequê, Jamail-mar, Albatroz, Guaciara, Costa Azul, Iracema, Gaivotas, Junara, Corais e Arco Íris) e deverá atender 500 famílias. “Neste primeiro momento, estamos levantando as necessidades e demandas dos moradores da região. Faremos palestras sobre assuntos de interesses, oficinas de qualificação profissional e geração de renda disse Eliane de Lima. A Coordenadora do Núcleo Estadual de Assistência Social, Jucimeri Silveira, a disse que os Cras devem oferecer atendimento e garantir o acesso desta população a políticas públicas permanentes. “As famílias recebem cuidados extras e têm acesso a programas importantes de geração de renda, que melhoram a qualidade de vida. O Governo do Paraná tem compro-

misso com as comunidades necessitadas e as unidades aproximam os dois lados”, disse. Para Ana Santos, moradora de Matinhos, o Cras mudará para melhor a vida na região. “É bom contar com a ajuda da prefeitura e dos governos. Se eles vêm para perto das nossas casas a gente tem como pedir ajuda, reclamar, conversar. Minha irmã, por exemplo, tem uma filha pequena que precisa de leite. Amanhã mesmo faremos o cadastro da menina no programa Leite das Crianças”. O Centro de Referencia em Assistência Social Albatroz fica na rua África, esquina da Avenida do Canal, sem número. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (41) 3473-3359.

Atendimento nas áreas de : - Aparelhos Ortodônticos - Implante Dentário - Clareamento com Laser - Atendimento a Crianças - Cirurgias do Siso - Tratamento de Canal - Próteses Fixas e Removíveis - Clínica Geral


03

Matinhos, 02 de março de 2.010

Boas notícias para começar 2010 A Prefeitura de Matinhos já começou a distribuir este ano uniformes para todos os 4.200 estudantes da rede pública muncipal. Leia matéria completa nas páginas 04 e 05.

dos balnearios, as lâmpadas que antes eram de mercúrio (tom amarelado) foram substituidas por lâmpadas metálicas (super brancas) que garantem mais claridade e segurança.

Cada aluno recebeu jaqueta, calça, bermuda, short saias para as meninas e mochila, tênis e dois pares de camisetas. Os investimentos em Educação também contam com equipamento de cozinha, móveis, conjuntos de livros de literatura infantil, e 80 televisores 29 com entrada USB para as salas de aula.

Em diversas ruas, como a Jacarezinho, as manilhas de 40 centímetros de diâmetro foram substituídas por de 60 cm, que dão maior vazão às águas.

Estas são algumas das boas notícias do início de 2010. O ano começou com o bom resultado no turismo, boa parte condicionado ao clima que ajuda e ás vêzes atrapalha, mas também em função dos investimentos públicos do Estado e do município. Para atender ao aumento de veículos, foi a implantou o sistema binário no trânsito. Também foram investidos em equipamentos de sinalização. Ao todo foram mais de 700 placas na cidade para orientar os motoristas. A orfganização do trânsito é um benefício que será percebido o ano todo pelso moradores. Matinhos também conseguiu responder á demanda de Saúde na temporada e mostrou que está preparada para oferecer um serviço melhor para a população fixa. Só no mês de dezembro, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes realizou 15.427. Foram 11.609 consultas, 2.035 exames e 1.783 imagens de raios-X A farmácia do hospital chegou a fornecer mais de 700 receitas num único dia. A Casa da Cultura situada no antigo fórum recebeu reformas, manutenção e pintura nova. Estão sendo recuparados 10 mil metros quadrados de calçamentos de petit-pavê em varios pontos da região central. Os canteiros central e rotatória da Avenida Curitiba foram limpos e receberam pintura. Foram plantadas 18 mil mudas de flores diversas. Foram substituidas as lâmpadas e reatores dos postes da Avenida Curitiba e entrada de to-

O Corpo de Bombeiros de Matinhos recebeu um veiculo Iveco 0 km totalmente equipado com equipamentos para atendimento de emergências da população. A Prefeitura Municipal adquiriu para o projeto “Ondas do Saber” 30 roupas de borracha, nove pranchas de surf de quatro modelos diferentes, além de outros materiais usados nas aulas. Os materiais vão beneficiar as cerca de 200 crianças inscritas no projeto. A prefeitura adquiriu equipamentos de som. São seis kits completos que serão usados nas escolas municipais, secretarias e demais setores, evitando gastos com a contratação de equipamentos.

Paraná se prepara para vacinação da Gripe A

O Paraná iniciou os preparativos para o início da vacinação contra a Nova Gripe. O Ministério da Saúde prevê a compra de 83 milhões de doses da vacina para imunizar a população brasileira a partir de março. Embora ainda não se tenha um número oficial de qual será o percentual enviado para o Paraná, técnicos da Secretaria começaram as atividades necessárias para desencadear a imunização que ocorrerá em etapas. O Paraná, desde o início da epidemia, mantém a divulgação periódica de boletins epidemiológicos a cada 15 dias e análises epidemiológicas para manter a população informada sobre a situação da doença no Estado.

Plano – O plano de vacinação ocorrerá em quatro etapas. Na primeira, entre os dias 8 e 19 de março, trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos,e indígenas serão vacinados. As gestantes serão imunizadas na sequência, entre 22 de março e 21 de maio. Ainda como parte da segunda etapa, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos, serão imunizados entre os dias 22 de março e 02 de abril. A população com idade entre 20 e 29 anos será vacinada entre os dias 5 e 23 de abril. Por último, idosos com mais de 60 anos e com doenças crônicas serão vacinados entre 24 de abril e 7 de maio.

Recuperação de Veículos: Foram recuperados já no inicio da gestão. 18 ônibus 3 caminhões 2 retro escavadeiras. 1 escavadeira. 1 patrola. 1 trator de esteira. E mais: - Está em construção uma fabrica de gelo para os pescadores. - Foi adquirido um guincho para os pescadores retirarem suas canoas do mar. - Foi inaugurado o 1º CRAS de Matinhos centro de referência em assistência social no balneário Albatroz. - já esta pronta e em breve será inaugurada a Casa Lar, para receber idosos e crianças de Matinhos. - Foi fechado um novo convenio com a Emater e parcelado a divida existente da gestão anterior. - Reforma do Paço Municipal. - Reforma do Hospital. - Reformas de varias escolas. - Iluminação do Morro do Boi. - Lousa interativa na sala de aula e um neetbook para cada aluno três vêzes por semana.

Dep. Comercial e Coluna Social : Jornalista Responsável :

Gráfica e Editora Primeira Mão Ltda - ME CNPJ 01.514.299/0001-65 Tiragem 20.000 exemplares. Diretor:

Marcio Pereira de Miranda

Colaboração e Fotos :

Débora Miranda

Gustavo Aquino

Douglas Gerasom

matinhoscaioba.blogspot.com folhadematinhos@gmail.com

Fone: 9909-9510

“Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste veículo de comunicação”


Matinhos, 02 de março de 2.010

04

Um novo olhar para a Educação

Rede Municipal de Educação de Matinhos cias, por exemplo. Anotações podem ser feitas sobre as imagens capturadas pela Max Câmera, ampliando o uso e a interação dos recursos multimídias.

lho, acompanhar a tela de trabalho dos netbooks orientando e concentrando os alunos nos pontos necessários a cada momento da aula.

O projeto também contará com 840 Mobos (netboooks educacionais), utilizados pelo aluno e que podem ser gerenciados remotamente pelo professor por meio de um notebook interligado a eles. Sendo assim o professor tem liberdade de indicar conteúdos, organizar grupos de traba-

Espaços virtuais Um ambiente de aprendizagem no espaço virtual também será disponibilizado às escolas sendo composto pelo Portal Aprende Brasil (espaço de colaboração on-line) e pelo Aprimora (espaço de interação digital).

Eduardo Fofonca, Secretário Minicipal de Educação

Tecnologia nas escolas de Matinhos No início de 2010, oito escolas municipais de Matinhos recebem novidades em termos de Tecnologias para a Educação. São ferramentas que oferecem aos professores formas diferenciadas de trabalho, envolvendo todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem e contribuindo com a melhoria contínua da educação no município. Cada escola contemplada no projeto contará com uma Lousa Interativa e uma Max Câmera: A Lousa Interativa permite ao professor o uso de todas as possibilidades do computador diretamente na lousa por meio de

uma caneta como dispositivo de interação. Dessa forma, conteúdos de todas as áreas do conhecimento poderão ser trabalhados de forma multimídia, inclusive com a interação do aluno na lousa. Seu software conta com variadas ferramentas como régua e compasso digitais, banco de recursos e possibilidade de navegação na internet, entre outras. A Max Câmera, câmera digitalizadora de documentos, permite que o professor apresente documentos impressos na Lousa Interativa. Além disso, tira fotos digitais, grava vídeos e, se acoplada a um microscópio disponível na escola, permite a visualização das amostras que sejam usadas nas aulas de ciên-

A Televisão de 29’ e o Netbook que serão utilizados nas escolas municipais de Matinhos

Semana Pedagógica: Metas para 2010: Realização,em fevereiro, da semana pedagógica, na qual todos os funcionários da Secretaria de educação debateram as diretrizes e metas da educação para o ano. Aquisição de material didático para os 9 centros municipais de educação infantil (CEIs), atendendo aproximadamente 1.000 alunos. Formação contínua dos pro-

fessores, educadores, coordenadores educacionais e diretores de escolas para poderem trabalhar com as tecnologias nas escolas; Reformas das escolas e CEIs restantes; Desafios Educacionais Contemporâneos: Inclusão Digital e Cidadania:


05

Matinhos, 02 de março de 2.010

deu um salto de qualidade em 2.009 Conquistas de 2009 Melhoria da qualidade de ensino com a preocupação de repensar o uso do material didático; Êxito na construção coletiva dos PPPs dos CEIS e das Propostas do Ensino Fundamental junto ao Núcleo Regional de Ensino; Aquisição de material de literatura infantil e infanto-juvenil; Elaboração, edição e publicação das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental; Construção de um Manual Reflexivo sobre Educação Inclusiva.

Levantamentos e diagnósticos nas áreas da saúde (fonoaudiologia e fisioterapia). Com vistas na inclusão responsável, criou-se integrado ao Programa Saberes, nasceu o programa de Equoterapia, uma ação de ponta, que tem início em março de 2010; Melhoria da qualidade da merenda, principalmente na distribuição; Aquisição de utensílios de cozinha (mais de 20 mil itens); Aquisição de materiais escolares e de escritório para as secretarias das escolas; Móveis em geral, col-

Município implanta educação em período integral Lugar de criança é na escola, não nas ruas. Essa é a ideia do projeto “Saberes – Conhecimento, Cultura e Esporte”, que está implantando, gradativamente, a educação em período integral nas escolas municipais de Matinhos. A intenção é fazer com os mais de quatro mil alunos que integram a rede de ensino tenham atividades extracurriculares no período oposto às aulas. No contraturno, os alunos se dedicam a atividades esportivas, culturais e de acompanhamento pedagógico. O projeto está funcionando em caráter experimental e deve ser implantado definitivamente no próximo ano letivo. A iniciativa inédita no município tem como objetivo ampliar o acesso à aprendizagem, transformando os alunos e tirando-os da rua. Entre as atividades previstas no contraturno estão acompanhamento pedagógico, recreação, prática de educação ambiental, informática, laboratório de línguas (inglês e espanhol), biblioteca, além de práticas de

iniciação esportiva e artística. Outro objetivo do turno integral é atender aos alunos com qualidade de alimentação. A preocupação é com o desenvolvimento nutricional dos alunos, por isso a intenção é que tenham todas as refeições diárias. A princípio, o projeto está sendo oferecido para duas escolas, mas a ideia é ampliar para toda a rede municipal já no ano que vem.

chões, berços e itens gerais de cama, mesa e banho para os CEIs; Uniforme escolar para todos alunos, como também, mochilas e tênis; Uniformes para equipes de apoio: cozinheiras e serviços gerais; Uniformes para professores, educadores, secretários, gestores e coordenadores; 280 pendrives (distribuição para coordenadores, gestores, professores e educadores); 3 carros Uno Mille 2009; 4 ônibus escolares; Uniforme para todos os motoristas e fiscais; 5 tendas para o desenvolvimento do Programa Saberes. 78 televisores de 29’, com entrada USB – Tv Multimídia Azul; Estantes para organização de livros;

Livros de apoio à gestão e às coordenações pedagógicas. Aquisição de notebooks para todos os alunos do 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental; Aquisição de 8 telas digitais para as escolas, sendo uma por escola de Ensino Fundamental; Aquisição de 2 salas de recursos funcionais para o apoio à Educação Especial Inclusiva.

“A Natureza da Educação Pública constitui-se pelo enfrentar problemas, pela importância do educar frente aos problemas e, o que nos motiva nesta luta é justamente poder dedicar um pouco de cada um de nós, dando oportunidade para aqueles

que vivem numa sociedade de tantas desigualdades em mudar sua realidade. A Educação pode fazer isso”.

Reformas já concluídas: Centro Municipal de Educação Infantil Quatro de Março; Centro Municipal de Educação Infantil Bolinha de Neve; Centro Municipal de Educação Infantil Caminho Alegre; Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz; Centro Municipal de Educação Infantil Sarah Mesquita.

O espaço para implantação do projeto, localizado no bairro Bom Retiro, foi cedido ao município depois de acordo com a Federação das Industrias do Estado do Paraná (FIEP). O projeto “Saberes – Conhecimento, Cultura e Esporte” é baseado em um documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que estabelece quatro saberes para formação integral dos alunos: “Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver com os outros; aprender a ser”.

Eduardo Fofonca, secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura

Sede da Fetiep, onde será o contra turno, e, Risoto :Refeição reforçada no Ensino Integral

Anuncie Aqui! 9909-9510


Matinhos, 02 de março de 2.010

06

Economia

Temporada curta teve resultado positivo

Saúde pública nas praias começa a mudar Hospital Regional do Litoral fez 18 remoções para as cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Campo Largo”.

Desde 19 de dezembro cerca de 40 mil atendimentos médicos foram feitos no litoral. Destes, apenas 50 pacientes foram transferidos para outras cidades, o que equivale a 0,13% do total. A temporada curta em função da gripe suína e o Carnaval no início de fevereiro acabou sendo positiva para a economia do litoral. Há estimativas de que aproximadamente 3 milhões de pessoas estiveram na região entre o Natal e o Carnaval. De acordo com a concessionária da BR-277, a Ecovia, esta temporada teve a maior movimentação de veículoss desde que foi implantado o pedágio, há 11 anos. O clima foi um dos fatores decisivos: as chuvas do início de janeiro esvaziaram as praias e o forte calor que fez a seguir trouxe de volta as multidões. Os investimntos públicos do Estado e da Prefeitura de Matinhos

também influenciram positivamente. Além das atividades de esporte e lazer desenvolvido pelo governo estadual, os veranistas puderam contar com o trânsito organizado, melhoras na orla e a segurança das câmeras de vídeo. A organização do comércio ambulante e a implartação dos quiosques temporários também agradaram os visitantes e atenderam a grande maioria dos matinhenses que vêem no verão a maior oportunidade de renda. Os investimentos públicos em andamento ou previstos para acontecerem este ano em Matinhos, especialmente a obra de recuperação da orla, são um incentivo para os empresários apostarem na próxima remporada e gerarem mais empregos.

Do total de atendimentos, 2,5 mil foram encaminhados para o Hospital Regional do Litoral em Paranaguá, que é referência no atendimento de média e alta complexidade. Outros 30 pacientes foram removidos para Curitiba e outros dois para Joinville. A maior parte ficou mesmo nas praias: Pontal do Paraná (10.462 casos), Guaratuba 9.823) e Matinhos (7.615). O secretário da Saúde, Gilberto Martin, afirma que as remoções ocorreram a pedido dos próprios pacientes ou ainda da família. “A UTI móvel colocada à disposição do

Segundo Martin, os índices mostram a mudança no panorama da saúde em todo o litoral. “Estamos mudando o perfil dos atendimentos do litoral. Antes da construção deste hospital tínhamos que remover quase todos os doentes graves para Curitiba e Região Metropolitana. Hoje, estes pacientes recebem todo o atendimento necessário em Paranaguá”, disse Martin. O helicóptero cedido pela Casa Militar também auxilia no transporte médico. Até agora foram 11 transportes aeromédicos para o Hospital Regional do Litoral. Os demais atendimentos foram pelas unidades de saúde dos municípios e representam o total de consultas médicas de urgência e emergência, consultas médicas com observação – por 8 ou 24 horas, e consultas ortopédicas com imobilização provisória. Destes, 261 foram remoções feitas dos municípios para o Hospital Regional do Litoral.

Matinhos atendeu a demanda

O Prefeito Eduardo Dalmora visitando pacientes no Hospital Navegantes

Com muito sol, praia cheia.

Os numeros de atendimentos no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Matinhos só no mês de Dezembro de 2009 chegaram a marca de 15.427 (quinze mil quatrocentos e vinte e sete) procedimentos! Foram 11.609 Consultas - 2035 Exames - 1783 Raio-X Quase 500(quinhentos) atendimentos por dia. Em Apenas um unico dia a Farmacia do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes Forneceu mais de 700 (setecentos) medicamentos diversos de receitas provenientes de consultas a população e veranistas.


07

Matinhos, 02 de março de 2.010

Carnaval de todos os ritmos em Matinhos A opção da prefeitura pelo carnaval eclético deu certo em Matinhos. As tradicioanais Caiobanda e Matimbanda atraíram centenas de milhares de foliões, como era esperado. Mas a grande novidade este ano foi o carnaval ao ritmo do sertanejo universitário. A arena montada na Praia Brava de Caiobá, reuniu aproximadamente 30 mil pessoas para assistiram cinco shows do Festival Sertanejo,

na segunda-feira (15). A atração principl foi a dupla Fernando e Sorocaba mas também teve Luan Santana, Jean e Júlio, Roberta e Santiago, e Henrique e Diego. No sábado (13) a Matimbanda atraiu 200 mil pessoas entre a Avenida Atlântica e a rua José rebelo. No domingo, a Caiobanda teve ainda mais sucesso. Sdegundo a Polí-

cia Militar, aproximadamente 300 mil foliões acompanharam os trios elétricos, sob a liderança do carro da Uninter com a banda Bombahia. Atrás da banda, três trios elétricos reforçavam o ecletismo das atrações e do público: cada um deles, com som mecânico, tocava um ritmo diferente: funk, música eletrônica e o sertanejo. O povo ia em todas.

Supermercados

Br asão COMPROMISSO EM SER MAIS BARATO Loja 1: Rua Projetada nº 120 Em frente a Prefeitura Fone: 3453-2828 - Loja 2: Rua Roque Vernalha nº 157 - Centro Fone: 3453-0002


Matinhos, 02 de março de 2.010

Alunos

08

da

rede

pública

Eunice e Eduardo Dalmora fizeram pessoalmente a entrega dos uniformes escolares adquiridos para os 4.200 alunos da rede pública municipal de ensino.

* Matriz: Av. Paranaguá 253, Matinhos, PR F. 3453-1994

Emplacamento Habiliatação Tranferências Renovação Placas e Lacres Reciclagem

* Filial: Rod. PR 412, km 5,5, Loja 6 Baln. Ipanema, Pontal do Paraná, PR Fone: (41) 3457-1399

Fone: 3473-3773

Atendimento no Litoral. www.rodealvidros.com.br rodeal_vidros@hotmail.com


09

Matinhos, 02 de março de 2.010

recebem uniformes escolares Cada aluno recebeu jaqueta, calça, bermuda, short saias para as meninas e mochila, tênis e dois pares de camisetas.

Deixe seu filho em segurança Atendemos seu filho brincando

Recreação para Crianças

Fone: 3453-6683

Por hora, por dia, por mês. Monte seu pacote!


Matinhos, 02 de março de 2.010

10

Continua o trabalho de prevenção de enchentes O alargamento dos canais foi uma medida para evitar as enchentes ou pelo menos minimizar os efeitos das chuvas que tem caído em volume acima da média histórica.

Acesso à cultura e à informação

A impermeabilização do solo, o mal hábito de muitas pessoas de jogarem lixo nas ruas e década de desleixo só serão resolvidos com obras como esta e com a permanente limpeza e manutenção.

O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, assinou convenio com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para instalação de um módulo do programa Indústria do Conhecimento. O programa cria espaços para a população ter acesso à informação disponível em jornais, revistas, livros e sites. O acesso será gratuito e disponível a toda população. O módulo terá mobiliário adequado à leitura de publicações e computadores com acesso á Internet, num ambiente com ar-con-

Aceitamos todos os cartões

Chame o Leva e Traz para compras acima de R$ 100,00 até 19 hs Av. Paranaguá, 2.854 - Riviera II

Fone: 3453-3654 Segunda das Carnes e Terça das Frutas e Verduras

Pedrão Moda Moda Praia Praia Pedrão Vestidos & Cangas

Refrigeração do Tio Assistência Técnica Consul - Brastemp - Eletrolux

Fone: 9938-4406

Rua Tabajara, 339 - Esquina com (41) Av. do Contorno - Matinhos - Paraná

3453-3031 9227-7053

Chamou... Chegou!!! Desentupidora e Limpa Fossa AR CONDICIONADO - AR QUENTE INTALAÇÕES E REPAROS - MECÂNICAE ELÉTRICA PARA VEÍCULOS NACIONAIS E IMPORTADOS

3452-6289 e 9915-9904 Rua 4, nº 203 - Stª Etiene - Matinhos - Pr

Fones: (41) 3016-0090 - Cel. 9972-3852 Rua Des. Westphalen, 1768 - Rebouças - Curitiba - PR

dicionado. Serão, incialmente, 10 computadores e um acervo de, no mínimo, 1.300 livros e publicações. A prefeitura vai ceder o terreno para construção do módulo a partir de um termo de permissão de uso, fornecer infra-estrutura de água, luz, esgoto, benfeitorias do entorno e comunicação para Internet. Também ficará a cargo do município a conservação, limpeza, segurança e a manutenção dos computadores.


11

Matinhos, 02 de março de 2.010

Veja como foi aplicado seu IPTU de 2.009 Saúde

Educação

Segurança Transportes

Obras Assistência Social

Anuncie aqui: 9909-9510


Matinhos, 02 de março de 2.010

Em

Sessão

04

solene

Vereadores

Na sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo Municipal de Matinhos, o Prefeito Eduardo Dalmora fez uma explanação dos

Ver. Durval Romualdo

Ver. Jair Pescador

“ Eu sou suspeito para falar da administração do Eduardo porque, apesar de sermos amigos íntimos e sermos do mesmo partido, eu tenho acompanhado e muito de perto a administração do Eduardo, as obras que tem sido feito, nós sabemos tudo que o Eduardo tem de projetos, a forma que esta sendo feito, nós trabalhamos o primeiro ano com o orçamento do prefeito anterior, o Eduardo não citou que até agora que os projetos vindouros serão feitos já com o nosso orçamento, e como é que foi melhorado esta arrecadação, hoje todos sabem que basicamente vivemos da nossa receita que é o IPTU, não temos outra receita no Município, ICMS não temos, nós vivemos basicamente da receita do IPTU, e houve uma reavaliação dos imóveis, os imóveis ganharam o seu devido valor, com isso logicamente teve um aumento na arrecadação do Município, e o orçamento este ano, então nós temos condições de realizar todos os nossos projetos trabalhando com o nosso orçamento, também além dos projetos que serão realizados esse abono salarial para os nossos funcionários partiu daí, dessa reavaliação do valor venal dos imóveis, consecutivamente do IPTU, então, além das obras que o Eduardo já citou que foram realizadas, nós já estamos preparando para, enfim recuperar aquele cascatão, o famoso ginásio de esporte já estamos licitando a reforma tão esperada da rodoviária, porque pessoal, as administrações anteriores trabalharam com estrutura metálica aqui no nosso Município, nada contra, ah! mas é beira de praia e não funciona, funciona desde que faça a manutenção a cada dois anos ou a cada três anos desta estrutura metálica, não houve isto no cascatão e não houve na Rodoviária,estamos praticamente perdendo a nossa Rodoviária e o cascatão mais ainda, já está autorizada pelo Eduardo a licitar estas obras e as empresas em breve estarão realizando então estas reformas. Quanto aqui a nossa tão sonhada recuperação da praia, , isso é muito importante para nós, porque sem praia nós não temos nem como receber de forma correta os nossos turistas, então para nós é satisfatório. Eu não poderia deixar de registrar a minha alegria de realmente receber o nosso Prefeito e a dona Eunice a nossa primeira dama, aqui na Câmara, sejam sempre bem vindos, e gostaria também de deixar registrado e destacar que este trabalho que a dona Eunice fez na praça, motiva, alegra a todos os nossos filhos, aos nossos familiares, o trabalho que ela faz na assistência social, lá na casa de passagem, então parabenizo e agradeço pela presença”.

“Prefeito, quero dizer que tivemos um ano com muita luta, com muitas batalhas, discussões, criticas eu não posso chegar aqui e dizer que o governo Dalmora, o Prefeito de nossa cidade acertou em tudo, até mesmo porque ele é uma pessoa humilde e falou que muitas coisas ainda tem que ser resolvida em nossa cidade, sou muitas vezes critico até porque também recebo criticas nas ruas do nosso povo de Matinhos, mas sou sim um companheiro deste Prefeito, sou amigo dele também, sou amigo da primeira-dama e de toda a sua família, sei da sua seriedade, da sua competência, estive no palanque com ele e tenho certeza absoluta que estarei até o fim, trago Prefeito até aqui o abraço apertado do nosso povo lá de Gaivotas, as maquinas estão trabalhando na nossas ruas e sou assim quando tenho que criticar eu critico e quando tenho que agradecer agradeço”.

Verª Simone Pereira “Sr. Prefeito, o que me orgulha mesmo é quando se fala assim ‘o que nós compramos’, porque a muitos anos que o Município não comprava tanta coisa, eu posso dizer com bastante firmeza, foi comprado muita coisa e hoje nós temos dinheiro em caixa, coisa que a muito tempo não podíamos falar isso, não se comprava nada e se gastava tudo, um prefeito não precisa ser um político e sim uma pessoa honesta e trabalhar com transparência, eu gostaria de parabenizar a Dona Eunice e ao Prefeito por tudo que nós conquistamos, principalmente pelo CRAS, pelo Peti, Casa Lar e a praça achei magnífica esse ano, tinha espírito natalino, ficou muito bonito mesmo, parabéns Dona Eunice, uma mulher persistente, ela tem uma garra muito grande e ela vai com o nosso povo carente, isso para nós é muito importante, tem algumas coisas que nós temos reivindicado, nós temos mostrado que há necessidade, ele também tem aprovado como por exemplo a licença maternidade de 180 dias, foi um projeto meu esse era um sonho que nós tínhamos, hoje a mãe tem que ficar com a criança e vai continuar recebendo, isso já é indicação de todos os pediatras, os obstetras, que no mínimo uma criança recém nascida fique os primeiros 6 meses com a mãe, muito obrigada,

Ver. Jamo “Excelentíssimo Sr.Prefeito Municipal Antonio Dalmora, pelas inúmeras conquistas de seu primeiro ano de mandato o que me deixou muito feliz, falo como legislador, foi o reconhecimento dessa administração, dessa parceria com os Vereadores para essas conquistas, isso foi muito importante esse reconhecimento Prefeito, importante porque eu não me envergonho de falar e também não sou puxa saco, desses longos mandatos que tive aqui nessa Casa, nunca vi um Prefeito usar essa Tribuna para reconhecer essa parceria do trabalho dos Vereadores junto ao Executivo, meu muito obrigado. Seu eu fosse destacar inúmeras obras desta Administração, seria ate injusto de minha parte, porque para mim que vim de uma família muito pobre, reconheço a importância de uma ponte feita lá no Albatroz para atender uma família, imagine se falar desse curso do Positivo, onde minha esposa é professora a muitos anos e ficou abismada, quando ela chegou a tarde e disse Jamo só vendo para valorizar esta conquista que o Município tem e que muitos Municípios grandes não tem ainda, esse monitoramento, essa parceria com o Positivo, tudo on line é uma coisa fantástica e de primeiro mundo, parabéns Prefeito porque a educação é um passo para a vida melhor. Sr. Prefeito quando o Sr. falou no seu pronunciamento com relação as enchentes, algumas melhorias eu lembro e vale a pena que não estou mentindo, as grandes catástrofes nas grandes metrópoles do nosso Brasil, quem assistiu o Jornal Estadual por exemplo Curitiba e Regiões, quem assistiu a Band, às 18:30, meu Deus do céu, nós moramos no paraíso há de ser melhorado sim, mais nos moramos no paraíso, não por acaso porque existe uma contribuição desta administração com a abertura dos canais, ele fez aquele trabalho com as manilhas na frente do hospital, que eu sempre pensei nisso, aquele entroncamento com aquelas duas manilhas eram que as águas não tinham saída para praia, que a vazão é por ali, com essa melhora Sr. Prefeito, pode ter certeza que vai contribuir e muito com relação as enchentes. Destaco o trabalho da assistência social da nossa primeira dama – dona Eunice, do CRAS, desse casa lar, enfim de todo o trabalho tudo isso tem que ser valorizado e muito tem que ser feito. Sr. Prefeito, quero dizer que um ano esta iniciando e com a graça de Deus e da contribuição da comunidade em geral, nós vamos caminhar a passos largos em busca de uma melhor qualidade de vida para todos nós meu muito obrigado”.


03

Matinhos, 02 de março de 2.010

elogiam

administração

Dalmora

trabalhos realizados pelo Executivo em 2.010. Os Vereadores foram unânimes no apoio as ações do prefeito, vejam algumas partes dos discursos:

Ver. Carlinhos

Ver. Márcio Nascimento

“Excelentíssimo Prefeito eu me orgulho muito de fazer parte desse governo, eu acho que quem criticar não é nem oposição é quem realmente tem inveja desse governo, durante esse tempo que eu estou morando aqui, eu nunca vi bica-corridas nas ruas, eu nunca vi roçarem os Balneários, não vi mesmo, só via roçar a PR-412, uma gestão aonde nossa academias ao ar livre, uma conquista tão sonhada pelas pessoas da terceira idade e queremos ver essa cidade cheia dessas academias, como o pessoal aprovou isso, eu vejo que foi uma conquista maravilhosa e vou resumir assim : Esses 12 meses, eu acredito que já valeu pelos 48 meses que nos antecederam, muito obrigado.”

: Sr. Prefeito parabéns pelo seu trabalho, foi um ano de bastante conquistas e os Vereadores estiveram sempre ao seu lado, Vossa Excelência não teve dificuldade nenhuma quanto a esta Casa de Leis, e eu tenho certeza Sr. Prefeito que com a ajuda da Câmara e com projetos de Vereadores eu tenho certeza que a sua administração vai ser uma administração de sucesso, uma administração que vai ficar marcada na historia, para o desenvolvimento do nosso Município, nós Vereadores estamos aqui 24 horas trabalhando para a nossa cidade, nós estamos aqui para apoiar nosso Prefeito Dalmora a Dona Eunice e também todos os Secretários, nossos gabinetes estão abertos a todos secretários, diretores e a toda população, nós trabalhamos em prol da cidade, em prol do nosso Prefeito, também parabenizo o Presidente, pelo seu trabalho cada projeto que chega aqui do Prefeito, o Sr. rapidamente passa para as comissões e nós trabalhamos em conjunto, porque os poderes eles tem que trabalhar em harmonia, Legislativo, Executivo e o Judiciário e aqui em matinhos agora esta acontecendo e o Prefeito ele valoriza cada Vereador, eu em todas as minhas reivindicações que eu fui ate o Prefeito, como ele falou as portas estavam sempre abertas da Prefeitura, então parabéns pelo seu trabalho Prefeito e pode contar com essa Câmara de Vereadores, muito obrigado a todos.”

Ver. Sandro Braga “Sr. Prefeito o lema desta administração se chama o tempo de reconstruir, não só reconstrução em ruas, não só reconstrução em prédios públicos, mas reconstrução do ser humano, reconstrução na dignidade, na vitalidade e na força da nossa população, estamos reconstruindo a assistência social que hoje sim podemos chamar de assistência social, com um belo trabalho, dona Eunice, que você e sua equipe vem trabalhando na assistência social, nunca se brigou tanto por um CRAS no nosso Município, que antigamente era só uma utopia e que hoje já é uma realidade, já vamos para o segundo CRAS, a vontade é tão grande de resolver os problemas de nossa cidade, a vontade é tão grande de reconstruir o nosso Município nós vereadores temos a obrigação moral a dignidade de apoiar uma administração que esta fazendo tudo certo não apoiaríamos se tivesse atitudes desonestas, uma administração pura que dá para votar sim de olhos fechados e quem me questionar que eu voto tudo que o Prefeito manda, eu falo me aponte uma coisa errada que eu engulo o que você esta falando, tudo que nós votamos aqui, foi tudo revertido em prol da nossa população, não foi nada revertido em prol de amigos, não foi nada revertido em prol da própria administração, eu quero parabenizar o Prefeito por tudo isso que foi relatado Comecei a ser vereador em 2005 e as dificuldade que nós tínhamos para conversar com o Prefeito Municipal era uma coisa de outro mundo, na gestão anterior em 4 anos eu conversei com ele duas vezes no gabinete. O Prefeito Dalmora não tem medo de reivindicação, não tem medo de questionamento o Prefeito vem em prol da economia e essa economia hoje começamos a ver que esta sendo investido na educação, na saúde, na assistência social, em todos os âmbitos reais de necessidade da população, e essa economia que não era feita antigamente, essa economia que não se via numa administração clara, hoje o Prefeito fala você quer ver a licitação, esta aberta, você quer ver pregão, você quer ver compras, esta aberta, só ir lá, se a pessoa tiver tempo de ir lá e entender como é feito, é só ir lá e pronto, então por isso prefeito espero que nós Vereadores tenhamos contribuído em 2009, para um bom andamento na administração, todos os Vereadores já se comprometemos aqui, seguir essa linha de honestidade, seguir essa linha de determinação da sua pessoa e de toda a sua administração. 2010 também terá o nosso apoio, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, porque se depender de nós se continuar com essa postura não vai ser o povo, que vai fechar os olhos para tanto benefícios que a nossa população esta recebendo, Prefeito, foi entregue uniformes escolar, antigamente foi dado uma vez uniforme escolar, mais foi uma pecinha coisinha pequena, tudo que em 2, 3 meses já se acabou, pelo o que o Prefeito Municipal nos relatou vai ter ate cobertura sim uma coisa completa que todos nos pais vamos ficar orgulhosos de recebermos essas benfeitorias que vai melhorar a qualidade do nosso aluno, com esses computadores inserindo a tecnologia nas escolas municipais, o nosso índice de desenvolvimento na saúde básica, da educação básica já vinha aumentando aos poucos, agora vai dar um grande salto segundo o Prefeito, um salto gigantesco, o índice também de desenvolvimento humano das nossas crianças das futuras gerações vai ser de dar inveja a qualquer Município, eu sempre digo muitos não gostam de investir na educação, porque a educação ela dá o resultado a longo prazo, é assim mesmo que se faz Sr. Prefeito, investe hoje que o Município vai ganhar amanhã, não é a administração, é o Município que vai ganhar amanhã, muito obrigado Prefeito.”

Ver. Afonso Leite “Sr. Presidente, nobres pares, senhoras e senhores presentes, boa noite, e especialmente ao Prefeito e a primeira-dama – dona Eunice. Prefeito eu não fiz parte da tua campanha, não subimos no mesmo palanque, mas muito me orgulha hoje fazer parte desta administração, para mim é uma honra muito grande estar trabalhando junto com você pelo Município de Matinhos e pode contar com meu apoio, tenho até te defendido na rua das pessoas que vem te criticar eu não sou acostumado a puxar saco, nunca fui puxa saco de ninguém, nem de outros prefeitos que passaram, mas me orgulha muito te defender porque eu sei que você fez e vai fazer muito mais para o Município de Matinhos, pode contar com meu apoio, obrigado”.

Ver. Márcio Duarte : “Este ano vai ser um ano de muitas lutas, mais vai ser um ano de muitas conquistas, eu sempre digo que temos que construir o amanhã, e o amanhã se constrói com muito trabalho, com muita responsabilidade. Eu quero dizem também Sr. Prefeito, que esta Câmara através de seus vereadores tem trabalhado em sintonia com o Poder Executivo e estas conquistas foram conquistas árduas e de muito valia para o nosso povo, sobre educação, minha esposa é professora e ela comentou em casa que os materiais que foram adquiridos pelo Poder Executivo, são materiais muito importante, foi um grande trabalho que foi realizado, que vai dar para trabalhar muito bem este ano na educação. Sobre o CRAS, no dia 22 de janeiro eu tive na inauguração do CRAS lá do Albatroz e uma palavra que a dona Eunice falou no seu discurso que me emocionou e que me tocou foi “que aquele CRAS era para aquelas crianças”, porque as crianças, muitas vezes não tem pão para comer, não tem um copo de leite para tomar, mas vocês podem notar que sempre tem um sorriso na boca destas crianças e é por elas que nós vamos trabalhar porque elas são o futuro desta cidade, muito obrigado Sr. Prefeito pela presença de Vossa Excelência, dona Eunice e de todos, obrigado”.


Matinhos, 02 de março de 2.010

14

Caiobá recebe triatletas em março Caiobá recebe o tradicional Triathlon do Sesc, no dia 7 de março. Além de uma atividade do calendário esportivo brasileiro, é mais um atrativo de lazer no final da temporada de verão. A prova faz parte do circuito nacional e é realizada no balneário desde 1989. Em 2009, o evento contou com a participação de 670 atletas. O triatlhon é uma competição que engloba três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida, com variações de distâncias nos percursos, que definem o formato e o tipo do evento. A prova disputada em Caiobá e na modalidade short para amadores (750 metros para a natação, 20 quilômetros para o ciclismo e 5 quilômetros para a acorrida) e olímpica para a categoria eleite (1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10

11º Rally Naútico de Caiobá terá 90 embarcações

quilômetros de corrida). Programação: 1) Simpósio Técnico 6 de março – sábado às 18h Local: Ginásio do Sesc Caiobá – Centro de Turismo e Lazer. No Simpósio Técnico, é de suma importância a presença de todos os triatletas, para esclarecimentos de dúvidas, aspectos técnicos e orientações gerais quanto ao regulamento, percurso e dicas para a prova. O triatleta que não comparecer ao Simpósio Técnico não terá direito à solicitação de recurso. 2) Prova. 7 de março – domingo “Check-in”: • Categoria Amadora e Comerciária / Dependente – 6h15 às 7h30 • Categoria Elite – 8h15 às 9h

2h45 de prova.

Cerca de 90 embarcações vão participar 11º Rally Náutico do Iate Clube de Caiobá, no sábado (6). As inscrições acontecem, até quinta-feira (4) na Sede Administrativa do clube, em Curitiba, ou pelo site www.icc.org.br. O comodoro do Iate Clube de Caiobá, Cyro Pereira de Camargo Filho, diz que o maior evento náutico motorizado da América Latina, terá novidades para os participantes e convidados. Este ano os competidores irão percorrer em torno de 35 milhas náuticas, com duração de

Se no dia da prova houver condições meteorológicas e de estado do mar que permitam a navegação em mar aberto, a prova será realizada fora da Baía de Guaratuba. Caso as condições de tempo não permitam este trajeto, será cumprido percurso alternativo no interior da baía. Este ano o Rally Náutico contará com duas categorias: Sport embarcações de 26 a 40 pés e Yacht - acima de 40 pés. Após a competição, acontecerá uma festa na balsa ancorada, com 720 m² ambientada com lounges e mesas. No comando do som, entre os já confirmados estão o DJ Edo Krause e a dupla de música eletrônica Hands Up, formada pelo DJ Ber Bush e pelo percussionista Gutto Serta

Anjuss Vigilância Ronda Motorizada Fones: 9128-0670 9674-5960

Luciana Oliveira Martins Antônio da Silva martins (Guardião Noturno Alvará nº 3.017-A)

Rua Telêmaco Borba nº 1.326, Riviera - Matinhos - PR.

TRANSPORTE Escolar - Viagens - Excursões Tenha uma viagem segura e tranquila Getúlio: (41) 9919-8537 - 3453-6509 Av. Paranaguá nº 84 - Matinhos - Paraná

Matrículas Abertas

Faculdade a distância A evolução da educação

Av. Atlântica, 510 – Caiobá – Matinhos - Fones: Matinhos – 3453-7641 Pontal do Paraná – 3458-2270


15

Matinhos, 02 de março de 2.010

Orquestra Sinfônica do Paraná na Igreja Matriz

Numa parceria entre Prefeitura Municipal, Igreja Católica de Matinhos e Teatro Guaira, a Orquestra Sinfônica do Paraná estará pela primeira vez em em nossa cidade.

O concerto acontecerá no dia 21 de Março, às 18:00 Horas, na Igreja Matriz de São Pedro. Serão 60 músicos numa apresentação única e imperdível.

Las Olas - Fazemos Corte Escova e Penteados dos mais modernos modelos. Progressiva (sem formol). -Trabalhamos com hidratação a laser, i ncluindo Marroquina (inteligente), Cauterização e Nano Cauterização. - Temos Depilação a base de mel e esfoliações. - Manicure com unhas decoradas e acrílicas. - Temos pacotes para noivas.

Rua Da Fonte nº 554 Centro Matinhos. Fone: 3453-9471

Taxi Litoral

8416-4463 e 8420-1633

Matinhos Receberá “GIDEÕES” em Julho.

O Mundialmente conhecido Encontro Internacional de Missões “Gideões Missionários da Ultima Hora”, que acontece anualmente em Camboriu e movimenta em torno de 200 mil pessoas, e que neste ano vai para sua 28º edição com o tema “Gideões: Ainda há povos, tribos e nações para conquistarmos.” de 24 /04 a 04/05/2010 no Ginásio Irineu Bornhausen em Camboriu, vai acontecer tamém na Cidade de Matinhos, do dia 01 a 05 de Julho. Na tarde de quarta-feira, 24/ 02 o Pastor Cesino Bernardino Presidente GMUH Fundador do “Gideões” e Pastor Marcos Aurélio, receberam na Sede dos Gideões em Camboriu o Prefeito de Matinhos Eduardo Antonio Dalmora acompanhado do Pastores Elias Mendes da Igreja Batista Independente de Matinhos, Volnei Cardoso do Site Portal do Céu e do Dir. Comunicação Douglas Gabriel da Silva, para tratarem da vinda do Congresso dos Gideões para a cidade de Matinhos. Na reunião ficou acertado que anualmente Matinhos receberá o congresso sendo 2.010 a sua primeira edição. Por: Douglas Gerasom

Marcos Fazemos viagens Agradecemos a preferência

Copão Distribuidora de Bebidas

Atendemos 24 horas Rua Apucarana, nº 598 Caiobá - Matinhos


Matinhos, 02 de marรงo de 2.010

16

Reservas: (41) 3452-1688

Rua Augusto Blitzkow, 208 - Caiobรก - www.caiobapraiahotel.com.br


Folha de Matinhos