Iluminar edicao1

Page 1

ANO 1, EDIÇÃO 01, OUTUBRO DE 2016

PROJETO

ILUMINAR ONDE HÁ PREVENÇÃO NÃO ENTRAM DROGAS

Um recado aos pais: vamos falar de prevenção às drogas? D

e todos os objetivos na vida, ter uma família unida e saudável, certamente está entre as nossas principais metas. Juntando-se a isso, todos desejam uma carreira profissional promissora e que proporcione condições ideais para preencher as nossas necessidades mais imediatas. Mas de que vale tudo isso se alguém da nossa família for afetado pelo uso de drogas ou abuso de álcool? Será que todas as pessoas conseguem ter a família que sempre sonharam? Nossos filhos são nossos maiores investimentos. Muitas vezes, são a razão de nossos trabalhos e esforços. Mas nossos filhos crescem, entram na adolescência, mudam de comportamento, adquirem ideias próprias e nem sempre nos sentimos satisfeitos e seguros com suas preferências ou escolhas.

O que nos preocupa? Do que temos medo? É nesse momento que surge um alerta que assombra famílias de todas as camadas sociais: o perigo do álcool e das drogas. O maior desafio, nos dias de hoje, é criarmos uma CULTURA DE PREVENÇÃO voltada a garantir que nossa juventude não seja seduzida pelo prazer ilusório da droga, pois em lares onde a droga entra, a paz e a felicidade vão embora. Por isso, criamos o Projeto Iluminar, voltado às famílias que se preocupam com este assunto e buscam meios educativos que possam impedir que esse problema aconteça com alguém muito próximo. O objetivo é conscientizar pais e mães de que atos simples formam o caráter de seus filhos. E a partir de exemplos, condutas, valores e virtudes, as crianças terão mais condições de estarem conscientes sobre vícios, de se afastarem de más companhias e seguirem suas vidas.

!

Isso não é a escola que ensina A PREVENÇÃO aos vícios começa dentro de casa. Essa é uma tarefa que pertence a nós, pais e mães, e não podemos delegar para ninguém. Na escola, a criança aprende e recebe informações sobre muitos assuntos, mas, a educação emocional e a criação de valores sadios são obras do exemplo e do amor que vêm dos pais.

‘Temos a noção do perigo das drogas e ignoramos as armadilhas do álcool’

‘Temos que preparar nossos filhos para entenderem que o perigo da droga está na esquina, na escola, no clube ou na casa dos amigos’ Você sabia que alguns tipos de filhos são mais vulneráveis ao uso de droga? Filhos tímidos, filhos por adoção ou que sofrem bullying na escola são os que correm mais riscos. Devemos estar alerta de que a principal porta de entrada para esse mundo de sofrimento e dor é o álcool, e a nossa sociedade aceita a bebida como algo natural, mesmo entre os jovens, porque embora proibida a menores, ela é de fácil acesso e custo muito barato.

?

E por que ficar atento tão cedo Uma coisa é experimentar maconha aos 12 anos. É bem diferente de começar fumar aos 20. No adolescente, o cérebro ainda está em desenvolvimento, em formação, e ao consumir drogas haverá a formação de circuitos cerebrais nada saudáveis. O filho que começa a consumir droga muito cedo vai ter um grande impacto por toda sua vida. Não existe droga leve, natural ou inofensiva. Todo jovem que usar droga, por tempo prolongado, ficará com sequelas comportamentais por toda sua existência.

‘A droga não deixa a pessoa fazer a transição da adolescência para a idade adulta. Fica um eterno adolescente. Torna-se um irresponsável’


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.