Formar, Orientar, Certificar e Otimizar com a UNTL (2019-2022)
2022 | Projeto FOCO.UNTL
Todos os direitos reservados.
Universidade Nacional Timor Lorosa’e
Centro de Língua Portuguesa
MANUAL
DE LÍNGUA PORTUGUESA
NÍVEL DE INICIAÇÃO
Ficha Técnica
Título
Manual de Língua Portuguesa - Nível de Iniciação
Autoria
Filipa Filipe, Márcia Pinto, Susana Soares
Coordenação do Manual
Susana Soares
Coordenador - Geral do Projeto FOCO UNTL
Samuel S. Freitas
Coordenação Científica e Pedagógica
Paulo M. Faria
Consultoria Científica
Isabel Margarida Duarte
Paginação e Capa
José Manuel Sarmento
Edição
Projeto FOCO.UNTL | 2022
ISBN 978-989-53844-0-2
2022 | Projeto FOCO.UNTL
Todos os direitos reservados.
MANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL DE INICIAÇÃO
Enquadramento
Do protocolo de cooperação estabelecido entre o CAMÕES, I.P. – Instituto da Cooperação e da Língua e a Universidade Nacional Timor Lorosa´e, resultou o projeto FOCO.UNTL (2019-2022).
Com o objetivo global de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Timor-Leste e de consolidação da língua portuguesa como instrumento para aquisição e acesso ao conhecimento, visa o projeto FOCO.UNTL (doravante Projeto) conferir uma nova dinâmica ao funcionamento do Centro de Língua Portuguesa da UNTL (CLP).
No plano dos objetivos específicos, enumeram-se:
1. Consolidar o Centro de Língua Portuguesa como centro de excelência no ensino da língua portuguesa a nível local e regional.
2. Melhorar, ao nível da formação inicial e pós-graduada, as competências de proficiência em língua portuguesa dos futuros professores e dos quadros qualificados timorenses.
3. Melhorar as competências de proficiência em língua portuguesa dos quadros de administração.
Neste pressuposto, o projeto FOCO.UNTL desenvolve um conjunto de atividades destinadas a contribuir para o reforço das competências do CLP, apostando em contribuir para o reforço das competências do CLP, investindo na melhoria do nível de proficiência em língua portuguesa dos professores e estudantes da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL), bem como dos funcionários da administração pública e público em geral; ao mesmo tempo aposta na componente em dotar o CLP enquanto centro de certificação em língua portuguesa.
A missão consubstancia-se em quatro resultados estruturadores de ação a desenvolver:
1. Reforço de competências técnico-científicas, didático-pedagógicas e linguísticocomunicativas dos estagiários e dos professores nacionais do CLP.
2. Capacitação linguístico-comunicativa e de proficiência em língua portuguesa de alunos de programas de licenciatura e do programa de Mestrado em Ensino de Português no Contexto de Timor-Leste da UNTL.
3. Capacitação do CLP como centro de formação e certificação em língua portuguesa, e de produção de materiais didáticos e de provas de avaliação.
4. Capacitação e certificação linguístico-comunicativa e de proficiência em língua portuguesa de funcionários de instituições públicas e do público em geral.
Neste quadro, o Projeto operacionaliza-se nas várias faculdades e áreas científicas de ensino para os cursos de Licenciatura em Educação da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH) da UNTL, em particular no Departamento de Ensino da Língua Portuguesa (DLP), no Departamento de Formação de Professores do Ensino Básico (DFPEB) e no Departamento do Ensino Pré-Escolar (DEPE). Os seus docentes lecionam também unidades curriculares do curso de Mestrado em Ensino do Português no Contexto de Timor-Leste (através do protocolo
estabelecido com a Faculdade Letras da Universidade do Porto) e colaboram na orientação de dissertações de mestrado, de relatórios de estágio e de monografias de licenciatura.
A ação Projeto estende-se também a outras unidades orgânicas da UNTL, como a Faculdade de Ciências Exatas e a Faculdade de Direito e na área de lecionação de cursos em língua portuguesa na UNTL e em instituições públicas e privadas.
Outra atividade relevante no âmbito do Projeto, inscrita no Resultado 4., diz respeito à lecionação de cursos de língua portuguesa dirigidos internamente a docentes, funcionários e estudantes da UNTL e, exteriormente, a instituições de natureza pública, como ministérios e órgão de soberania, de que são exemplo funcionários do Gabinete do Primeiro-ministro, Presidência da República e organismos como a Fundação Oriente ou a Autoridade Nacional de Petróleo e Minerais.
No ano de 2022, constituem recursos humanos do Projeto 12 professores nacionais, 6 internacionais, um coordenador científico-pedagógico internacional e um coordenador geral nacional.
Antecedentes
Os documentos orientadores para a implementação do Projeto preveem a “produção de materiais didáticos”, designadamente manuais, no sentido de dar resposta às necessidades formativas dos diversos públicos-alvo dos cursos de língua portuguesa.
No que diz respeito particularmente à produção de manuais, constatou-se que os materiais produzidos não correspondiam aos objetivos específicos do Projeto, principalmente por três razões. Em primeiro lugar, os manuais (com a designação corrente de sebentas) foram concebidos e estruturados para apoiar a lecionação de unidade curriculares nas licenciaturas da FEAH. Neste pressuposto, a sua organização interna de conteúdos e mesmo na adequação aos níveis de proficiência não se enquadram nos fins previstos. Em segundo lugar, não é identificável a existência de um quadro teórico que oriente a seleção de conteúdos e as propostas de atividades apresentadas; por último, nenhuma das propostas segue o Referencial Camões PLE, justificadamente por questões de natureza temporal ou o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
Considerando o Resultado 3., no início de 2020 foi apresentado um novo plano à Divisão de Programação, Formação e Certificação do Camões – ICL, IP., com o intuito de produzir um novo manual e ao mesmo tempo na oferta de cursos intensivos, de estrutura modular.
Após ter sido amplamente debatida esta questão com os professores do Projeto, decidiu-se que deveriam ser elaborados programas, guias de planificações e manuais para os cursos de língua portuguesa a ministrar a funcionários públicos e ao público em geral. Foi constituída nesse âmbito uma equipa de professores nacionais e internacionais para avaliar e aprofundar (i) a adequação de textos produzidos para contexto sociocultural timorense; (ii) avaliar o grau de compreensibilidade das explicações teóricas, que se pretendem rigorosas, mas não dependentes de conhecimentos de linguística; (iii) verificar a existência de equilíbrio entre as diferentes competências em foco e as tipologias de itens propostos.
Pressupostos teóricos e desenho concetual
Depois de analisados diversos documentos orientadores, e centrando a atenção no Referencial Camões PLE (IRCPLE), respetivo inventário e no Volume de Acompanhamento do Quadro Europeu Comum de Referência, ficou definido que este manual serviria para um curso de 90 horas de contacto, mais 10 horas de estudo autónomo. Na sua planificação discrimina-se, por unidade, as competências e os conteúdos que devem ser desenvolvidos, no âmbito da competência pragmática (funções e competências socioculturais) e da competência linguística (conteúdos lexicais e conteúdos gramaticais).
O manual destina-se a um público adulto de aprendentes falantes de tétum, num contexto em que, sendo o português língua não materna, não se verifica imersão linguística.
Neste sentido, o manual apresenta maioritariamente conteúdos de nível A1, mas, em relação ao léxico e a algumas estruturas gramaticais, entra no nível A2, por se tratar de conteúdos com que os aprendentes já estão, de alguma forma, familiarizados.
O desenho conceptual deste manual parte da assunção do caráter iminentemente acional da linguagem, pelo que a competência pragmática é o ponto de partida para a agregação das demais competências (como se pode constatar na planificação do mesmo e até nos títulos atribuídos às unidades), pretendendo-se articular sempre os conteúdos (componente linguística), as funções (componente pragmática) e as noções (componente nocional) elencados no Inventário apresentado no IRCPLE. Quanto à competência linguística, esta apresenta-se subdividida em conteúdos lexicais e em conteúdos linguísticos. Os primeiros decorrem do material linguístico listado nas noções específicas apresentadas no IRCPLE para cada nível, ajustadas ao contexto específico de Timor-Leste. Já os segundos partem das estruturas linguísticas que suportam a realização das funções em cada nível e são complementados com os conteúdos de gramática da palavra e da frase que se encontram, para cada nível, no IRCPLE.
Outro elemento matricial na conceção deste manual é o facto de se pretender que o desenvolvimento da competência gramatical se faça através de atividades comunicativas e não que a estrutura da língua se apresente como um fim em si mesmo. Assim, os conteúdos gramaticais surgem sempre na sequência do seu uso em textos e são destacadas caixas intituladas “Repare!”, onde se apresenta a explicação do conteúdo, com exemplos, associado às funções que permite ativar. Para verificar a sua compreensão, segue-se sempre uma proposta de exercícios de consolidação.
Manual de nível de iniciação – desenvolvimento de competências
Tratando-se de um manual de nível de iniciação inicial, as atividades propostas ao longo das unidades centram-se mais nas competências de receção, tanto do modo oral, como do modo escrito. As competências de produção, interação e mediação, em ambos os modos, são privilegiadas nas propostas apresentadas no portefólio agregado a cada unidade.
O manual prevê diferentes tipos de avaliação de aprendizagens, sendo que o portefólio segue uma metodologia de TBLT (Task Based Language Teaching) e os testes de final de unidade centram-se nas competências pragmática e linguística, com remissão para os conteúdos testados
em cada item.
Ao longo de todo o manual apresentam-se textos de diferentes tipologias, assim como as atividades propostas incluem diversas tipologias de itens (ordenação, associação, escolha múltipla, verdadeiro/falso…). Para além de permitir a familiarização com o tipo de itens que surgem nas provas de certificação de proficiência de nível, outro objetivo era que os exercícios pudessem ser organizados por tipologia para que, no caso de ser um manual interativo, os aprendentes pudessem selecionar o tipo de exercício que queriam realizar, dado que os graus de dificuldade são diferentes, o que permitiria uma aprendizagem mais autónoma.
Projeto interativo
Aquando da conceção do manual, pretendia-se criar um material interativo que respondesse às necessidades de formandos profissionalmente ativos e com pouca disponibilidade para frequentar aulas presenciais, ou aos condicionalismos criados pela pandemia que vivemos. Por outro lado, pretendia-se usar apenas documentos autênticos. No entanto, fosse por questões de direitos autorais, fosse pela falta de recursos didáticos adequados ao contexto, fosse pela falta de equipamento ou conhecimentos técnicos para os adaptar material autêntico, fosse ainda pela falta de recursos financeiros para contratualizar serviços externos ao projeto, a aproximação do resultado a uma versão mais tradicional acabou por ser uma inevitabilidade.
De qualquer forma, temos plena convicção de que este manual servirá com eficácia os objetivos propostos.
Fazemos votos que os seus utilizadores beneficiem de um instrumento útil no desenvolvimento da sua proficiência linguística.
NOTA DE ABERTURA
O Manual de Língua Portuguesa, Nível de iniciação, que agora se apresenta é uma proposta muito interessante, por variados motivos que passarei a elencar.
O primeiro deles é que os seus autores estão profundamente mergulhados na realidade do ensino do Português em Timor-Leste: trabalham e vivem em Timor há bastante tempo e conhecem não só a realidade quotidiana dos seus estudantes, mas também as suas dificuldades típicas, aquelas áreas críticas da língua portuguesa em que, habitualmente, os aprendentes timorenses tropeçam.
Esta é uma primeira vantagem de monta, dado que, com frequência, os manuais de português dos jovens países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa são / eram construídos longe desses países e, por vezes, por quem não conhecia, ou conhecia apenas muito superficialmente, as realidades de cada um.
A segunda razão pela qual este Manual me agrada muito decorre do motivo anterior: é que ele espelha, bastante bem, a realidade dos estudantes timorenses. Os lugares e as situações a que o manual se refere são espaços e situações típicas de Timor-Leste: a toponímia, os nomes das pessoas que aparecem no livro, o quotidiano que se vislumbra (por exemplo, a inscrição num curso da Fundação Oriente). É verdade que uma parte das Unidades tem como cenário não Timor-Leste, mas Portugal, nomeadamente Lisboa. Mas a situação das personagens timorenses que vivem em Lisboa é verosímil. E, aliás, há também um jovem estudante em Leiria o que torna a situação ainda mais simpática. De resto, em Portugal, as personagens programam idas a Fátima (o que acontecerá com a maior parte dos timorenses que vêm a Portugal) e até vão visitar os Açores, outra ideia feliz, porque se trata de ilhas também.
No que concerne à língua em uso no Manual, este é mais um tópico feliz: os diálogos entre personagens são muito genuínos. Parecem realmente saídos de gravações de conversas autênticas entre falantes reais. Esta aproximação da língua que se aprende à língua em uso é motivadora e prepara os estudantes para eventuais interações com falantes do Português Europeu. Aliás, esta atenção à comunicação real é visível também por via dos modos de comunicação usados: é frequente o uso do WhatsApp para as personagens comunicarem, por exemplo, tal e qual como na vida quotidiana. No mesmo sentido vai o aproveitamento inteligente de emojis para variados exercícios propostos. Estes símbolos ajudam a compreender a linguagem verbal e são familiares a todos os utilizadores.
As imagens auxiliam a identificação entre o Manual e os destinatários, pois apresentam-nos um conjunto de personagens jovens e que representam bem, do ponto de vista gráfico, os eventuais aprendentes timorenses de Língua Portuguesa. O grupo é formado, sobretudo, por pessoas jovens e não há a estereotipada família branca constituída por pai, mãe, filho e filha, como era hábito nos manuais de línguas estrangeiras, há uns anos atrás. Mas, apesar desta aproximação, procura
combater-se um outro estereótipo: nem todas as personagens são católicas, por exemplo, e há tons de pele e de cabelo variados. Por outro lado, a Joaninha veio para Lisboa trabalhar numa empresa, o que é também uma forma de contrariar o lugar-comum segundo o qual os timorenses vêm sempre para estudar.
Os exercícios que o Manual propõe são muito práticos. Treinam, por um lado, estruturas gramaticais centrais na aprendizagem do português, mas treinam igualmente atos de fala prototípicos, aqueles com os quais se confrontará qualquer aprendente de nível inicial: como nos cumprimentamos, despedimos, pedimos, criticamos (de forma aceitável e devidamente atenuada), como agradecemos, como nos dirigimos aos outros adequadamente, etc.
Por fim, há uma última razão para eu gostar deste manual: a matéria a aprender, os exercícios propostos são-nos apresentados com uma lógica interna bem visível, partindo do mais básico (como os sons da língua), para estruturas morfossintáticas e pragmáticas mais complexas. E nada disto aparece desligado, mas antes bem contextualizado em situações de comunicação do quotidiano.
A Joaninha, o Cesário e os seus amigos e conhecidos ensinam-nos e levam-nos, assim, para dentro das suas casas, das suas conversas e do seu mundo, que é, afinal, o mundo onde todos vivemos, neste caso, na nossa comum língua partilhada: em português.
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3 IR Atividades
Unidade 4
Unidade 5
UNIDADE 1
SER
Competência pragmática / funções a desenvolver ao longo da unidade:
■ Aceitar / recusar um pedido de licença / permissão;
■ Apresentar-se / apresentar alguém;
■ Corrigir informação;
■ Dar informações sobre pessoas;
■ Despedir-se;
■ Expressar conhecimento ou desconhecimento;
■ Expressar emoções e estados de ânimo;
■ Expressar permissão e proibição;
■ Interpelar / Dirigir-se a alguém (conhecido / desconhecido);
■ Oferecer ajuda;
■ Pedir autorização ou licença para passar / entrar;
■ Pedir confirmação de informação;
■ Pedir informações sobre pessoas;
■ Pedir para ajustar o discurso;
■ Pedir um favor;
■ Responder a perguntas fechadas (de sim / não) e a pedidos de confirmação;
■ Saudar / Cumprimentar.
Atividade 1
Nas primeiras aulas, é normal ter dificuldades e é sempre bom pedir ajuda! Ligar as dificuldades aos pedidos. Há uma opção a mais.
Dificuldades Pedidos
1. Quero falar. . . a) … pode esperar um bocadinho?
2. Não consigo ouvir as palavras. . . b) … pode explicar?
3. Preciso de ouvir outra vez. . . c) … como é que se escreve?
4. Preciso de mais tempo. . . d) … pode ajudar-me?
5. A pessoa fala muito depressa. . . e) … pode repetir?
6. Tenho uma dúvida. . . f) … pode falar mais alto?
7. Não sei as letras, só sei dizer. . . g) … pode falar mais devagar?
8. Não consigo fazer sozinho. . . h) … pode ouvir com atenção? . i) … posso dizer uma coisa?
Repare 1!
Para ser mais educado, deve usar a expressão “por favor”, depois do pedido.
Quando interrompe o discurso de outra pessoa, deve sempre usar a expressão “desculpe” para introduzir o pedido.
Ex.: Desculpe, pode repetir, por favor?
O alfabeto português:
Atividade 2
Escrever as letras pela ordem que ouve.
Atividade 3
Ouvir as palavras e sublinhar a sílaba mais forte (sílaba tónica) de cada uma.
1. galinha
2. rapaz
3. sândalo
4. órgão
5. professor
6. mochila
7. azul
8. César
9. próximo
10. gelado
11. cómico
12. táxi
13. exercício
14. queixo
15. população
16. qualidade
17. lápis
18. canguru
19. telemóvel
20. homem
Repare 2!
Em português há:
- uma consoante sem som - “h” (ex.: homem)
- conjuntos de duas consoantes que correspondem a um só som - “ch” (ex.: mochila); “nh” (ex.: galinha); “lh” (ex.: ilha); “ss” (ex.: professor); “rr” (ex.: carro)
- consoantes que correspondem a diferentes sons - “s” (ex.: sândalo, César, lápis); “z” (ex.: azul, rapaz); “x” (ex.: táxi, próximo, Atividade, queixo); “g” (ex.: galinha, gelado); “c” (ex.: cómico, César, Atividade)
- vogais com a mesma representação gráfica que correspondem a diferentes sons“a” (lápis, azul); “e” (ex.: César, ler, gelado, Atividade); “o” (ex.: homem, professor, cómico)
Como se leem as palavras em português?
COM ACENTO GRÁFICO:
- A sílaba mais forte é a que tem acento gráfico
- A vogal que tem acento agudo (´) é sempre aberta (ex.: lápis, César, telemóvel)
- A vogal que tem acento circunflexo (^) é sempre fechada (ex.: sândalo)
- O til (~) marca sempre o som nasal (ex.: órgão), e quando é o único sinal na palavra marca a sílaba mais forte (ex.: população)
SEM ACENTO GRÁFICO:
- Nas palavras terminadas em a, e, o, a sílaba mais forte é a penúltima (ex.: galinha, qualidade, gelado)
- Nas palavras terminadas em i, u, l, r, z, im, um, a sílaba mais forte é a última (ex.: canguru; azul; professor; rapaz)
Atividade 4
Ouvir o áudio. Escrever na imagem abaixo palavras com o mesmo som que se encontra sublinhado nos nomes: Zé, Júlia, Carlos, Glória, Xico, Sara.
Ex.: 0. azul
1. azeite
2. caixa
3. calças
4. camisa
5. cansado
6. casada
7. católico
8. chave
9. dengue
10. doce
11. exame
12. feliz
13. figo 14. gelo
15. Guiné
16. hoje
17. igreja
18. igual
19. jipe
20. jogo 21. lápis 22. março
23. máximo
24. mestre
25. missa
26. muçulmano
27. óculos
28. quintal
29. rapariga
30. recibo
31. relógio
32. Viqueque
Atividade 5
Sublinhar a palavra que ouve em cada par.
1. avô/ avó
2. cante/ quente
3. pé/ fé
4. cabelo/ cavalo
5. caçar/ casar
6. cenoura/ senhora
7. faca/ vaca
8. já/ chá
9. maçã/ massa
Atividade 6
10. pais/ pães
11. cumprimento/ comprimento
12. dia/ tia
13. fim/ vim
14. gato/ gado
15. tem/ têm
16. caro/carro
17. valsa/ falsa
18. saia/ ceia
Ler e ordenar as falas de cada diálogo.
Diálogo 1.
__ Também.
__ Tudo, e contigo?
__ Oi, tudo bem?
19. sou/ som
20. mais/ mães
21. venho/ banho
22. foz/ voz
23. veem/ vêm
24. cato/ gato
25. muro/ murro
26. queixo/ queijo
Diálogo 2.
__ Mais ou menos. __ Olá, como é que estás? __ Tudo bem, e tu?
__ Oh, estou cansada.
__ Então?
Diálogo 3.
__ Bem, obrigada.
__ Muito prazer, D. Benilde. Como está?
__ Olá, Cesário, sou a Benilde.
Diálogo 5
__ Estamos bem, obrigada. E vocês, como é que estão?
__ Boa tarde, D. Emília.
__Então, como é que estão? Está tudo bem con vosco?
Diálogo 7.
__ Também.
__ Olá, colega, tudo bem consigo?
__ Tudo bem, obrigado, e consigo?
Atividade 7
Diálogo 4.
__ Obrigada.
__ Boa tarde, Joaninha! Sim, claro! Entrem e sen tem-se.
__ Boa tarde, D. Benilde! Podemos entrar?
Diálogo 6.
__ Nem por isso.
__ Então, António?
__ Olá, como está?
__ Estou bem, obrigada, e o António?
Ouvir o áudio e confirmar as respostas da atividade 6.
Atividade 8
Ouvir o áudio novamente e escrever o número do diálogo que corresponde a cada imagem.
a) Diálogo ___ b) Diálogo ___ c) Diálogo ___ d) Diálogo ___
e) Diálogo ___ f) Diálogo ___ g) Diálogo ___
Repare 3!
Para agradecer, os homens dizem obrigado! e as mulheres dizem obrigada!
Atividade 9
Reler os diálogos da Atividade 6 e assinalar com um X a idade de quem fala.
Idade
Diálogo 1. Jovens ___ Adultos ___
Diálogo 2. Jovens ___ Adultos ___
Diálogo 3. Jovens ___ Adultos ___
Diálogo 4. Jovens ___ Adultos ___
Diálogo 5. Jovens ___ Adultos ___
Diálogo 6. Jovens ___ Adultos ___
Diálogo 7. Jovens ___ Adultos ___
Atividade 10
Reler os diálogos da Atividade 6 e completar a tabela com as formas de tratamento.
Formas de tratamento
Diálogo 1.
Diálogo 2.
Diálogo 3.
Diálogo 4.
Diálogo 5.
Diálogo 6.
Diálogo 7.
Repare 4!
Em português, os pronomes pessoais sujeito variam em pessoa e em número.
As formas verbais têm de concordar com estes pronomes em pessoa e em número.
Pronomes pessoais Uso Singular
1.ª pessoa eu ...para falar de si
2.ª pessoa tu … para dirigir-se a outra pessoa você
3.ª pessoa ele, ela ...para falar sobre outra pessoa Plural
1.ª pessoa nós ...para falar de si e de outras pessoas
2.ª pessoa vós … para dirigir-se a outras pessoas vocês
3.ª pessoa eles, elas ...para falar sobre outras pessoas
Formas de tratamento
A escolha do pronome e da forma de tratamento nominal para se dirigir a outra(s) pessoa(s) depende da idade e da relação que existe.
Tratamento informal Formas de tratamento
Relação entre adultos muito amigos entre pessoas da mesma família
Idade entre crianças e jovens de adultos para crianças e jovens tu nome próprio vocês
Tratamento formal
Formas de tratamento
Idade de crianças e jovens para adultos [você] o/ a + nome o sr. / a D. + nome os senhores/ as senhoras…
Relação entre adultos desconhecidos nas relações profissionais entre pessoas da mesma família
Atividade 11
Assinalar com um ✓ as duas expressões adequadas para cada situação.
1. Quero cumprimentar um colega de trabalho ou alguém mais velho.
a) Como está?
b) Como é que estás? c) Como estão?
d) Tudo bem convosco? e) Tudo bem consigo? f) Tudo bem contigo?
2. Quero cumprimentar um colega de escola ou um amigo.
a) Como está?
b) Como é que estás? c) Como estão?
d) Tudo bem convosco? e) Tudo bem consigo? f) Tudo bem contigo?
3. Quero cumprimentar várias pessoas.
a) Como está?
b) Como é que estás? c) Como estão?
d) Tudo bem convosco? e) Tudo bem consigo? f) Tudo bem contigo?
Atividade 12
Reler os diálogos do Atividade 1 e completar a tabela com as expressões para cumprimentar.
Expressões para cumprimentar
Texto 1.
Texto 2.
Texto 3.
Texto 4.
Texto 5.
Texto 6.
Texto 7.
Repare 5!
Também as expressões para cumprimentar dependem das relações entre as pessoas: - “olá” só se usa em situações muito informais. - “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” usam-se em situações mais formais.
Atividade 13
Ligar os elementos das três colunas.
Falo com meu chefe. . . a) Tu . . Formal
2. Falo com os amigos do meu pai. . . b) Dr. Miguel .
3. Falo com os meus amigos. . . c) Vocês . . Informal
4. Falo com o meu filho. . . d) Sr. Venâncio e D. Maria .
1.
Atividade 14
Completar os espaços em branco com as palavras da caixa. Há duas palavras a mais.
convosco estão e vocês estou nem por isso bom dia obrigada tudo bem oi Dr. obrigado D. bem como estás?
– Bom dia, a)_______ Jorge. Como está?
– Bem, b)_______ . E a senhora?
– Também.
– Boa tarde, colega, g)_______?
– Sim, h)_____. E consigo?
– Também.
Atividade 15
– Boa tarde! Tudo bem c)_______?
– Estamos bem, obrigada. d)_______?
– Tudo bem connosco, também.
– Bom dia, meninos! Como i)_______?
– j)_____, professor!
– e)_______, Filipa! Tudo bem contigo?
– f)_______.
- Então? Que se passa?
– Olá, professor.
– Olá, Maria. k)_______?
– l)_______, e o professor?
Completar o quadro com as formas do presente do indicativo do verbo estar.
Presente do indicativo
Pronomes pessoais
1.ª pessoa eu
Verbo estar
Singular
Plural
2.ª pessoa tu você
3.ª pessoa ele, ela
1.ª pessoa nós
2.ª pessoa vós estais vocês
Repare 6!
O verbo “estar” permite: - apresentar características temporárias de alguma coisa ou alguém.
Ex.: O Cesário está cansado.
Com a preposição “em”
- localizar, de forma temporária, no espaço
Ex.: O António e o Cesário estão na rua.
Atividade 16
Realizar a atividade 16 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 17
Completar, como no exemplo.
Está tudo bem...
comigo (= com + eu)
a)_______________ (= com + tu) …
b)_______________ (= com + você)
c)_______________ (= com + nós)
d)_______________ (= com + vocês/vós)
Repare 7!
Para falar de alguém que participa na conversa, a preposição “com” junta-se ao pronome pessoal, formando uma única palavra.
MAS, para falar de outras pessoas, usamos a preposição simples:
Ex.:
- Não está tudo bem com a Filipa. Não está tudo bem com ela.
- Está tudo bem com a Maria e com o professor. Está tudo bem com eles
Atividade 18
Ler o texto.
Repare 8!
O verbo “ser” permite:
- apresentar-se ou apresentar alguém.
Ex.: Eu sou o António e este é o meu amigo Cesário.
- definir/identificar alguma coisa ou alguém.
Ex.: Nós somos estudantes.
Com a preposição “em”
- localizar, de forma permanente, no espaço
Ex.: O curso é na Fundação Oriente; Díli é em Timor-Leste.
Com a preposição “de”
- Indicar a origem
Ex.: Eu sou de Ataúro.
- Indicar a posse/ pertença
Ex.: O telemóvel é da Maria.
- Indicar um material
Ex.: A mesa é de bambu.
Atividade 19
Completar com o quadro com as formas do presente do indicativo do verbo ser.
Presente do indicativo
Pronomes pessoais Verbo ser
1.ª pessoa eu
Singular
Plural
2.ª pessoa tu você
3.ª pessoa ele, ela
1.ª pessoa nós
2.ª pessoa vós sois vocês
3.ª pessoa eles, elas
Repare 9!
Todos os nomes em português têm género (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
Normalmente, as palavras do género masculino terminam em -o e as do género feminino terminam em -a, mas nem sempre é assim!
As palavras terminadas em -ista e em -e não variam em género.
Para formar o plural, quando a palavra termina em vogal, a regra é acrescentar um -s à forma do singular. Quando a palavra termina em -z ou -r, a regra é acrescentar -es
Casos irregulares
Os determinantes têm de concordar em género e em número com os nomes que determinam. Ex.:
- Eu sou o António e este é o meu amigo Cesário.
- As aulas são na Fundação Oriente.
- Os dois amigos são estudantes da UNTL.
Os determinantes artigos definidos (o, a, os, as) permitem identificar uma realidade concreta e conhecida.
Atividade 20
Realizar a atividade 20 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 21
Realizar a atividade 21 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 22
Ler a tira de banda desenhada.
Repare 10!
Para indicar uma ação que acontece ao mesmo tempo em que se fala ou escreve, usa-se a estrutura “estar a + infinitivo”.
Ex.:
- Ó Cesário, o que estás a fazer?
- Estou a atualizar a minha página de Facebook.
Atividade 23
Realizar a atividade 23 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Repare 11!
Para pedir um favor ou ajuda, usa-se o verbo poder numa pergunta.
Ex.: “podes ajudar-me a criar uma conta?”; “desculpe, pode repetir?”
Nota: Ver “Repare 32!” para mais informações sobre o verbo poder
Atividade 24
Assinalar com um ✓ os balões em que o Cesário aceita o pedido da avó.
Atividade 25
Completar o registo de conta da avó do Cesário com os dados da imagem.
apelido data de nascimento correio eletrónico nome próprio
Atividade 26
O a)_______________ da avó do Cesário é Belmira.
O b)_______________ dela é Gusmão.
O seu c)_______________ é belmiragusmao1955@gmail.com. A sua d)_______________ é 19/03/1955.
Fazer corresponder as perguntas do Facebook à informação pessoal da avó Belmira.
1. Estado civil? a) (Sou) católica.
2. Trabalho? b) (Sou) timorense.
3. Nacionalidade? c) (Sou) viúva.
4. Naturalidade? d) (Sou) reformada.
5. Crenças religiosas? e) (Sou) de Tilomar.
6. Gostos? f) (Gosto de) ler.
Atividade 27
Ler as informações pessoais de cada um e completar as frases com os nomes em falta.
Cesário
Outros dados
Simone
Outros dados
Jenny
Outros dados
Estado - solteiro
Trabalho - estudante
Nacionalidade - timorense
Crenças religiosas - muçulmano
Gosta de ir ao cinema e de ouvir música
Estado - casada
Trabalho - médica
Nacionalidade - cubana
Crenças religiosas - evangélica
Adora dançar
Estado - noiva
Trabalho - médica
Nacionalidade - australiana
Crenças religiosas - evangélica
Não gosta de animais
Outros dados
Outros dados
Outros dados
Estado - numa relação
Trabalho - estudante
Nacionalidade - timorense
Crenças religiosas - católica
Detesta correr
Estado - separada
Trabalho - professora
Nacionalidade - portuguesa
Crenças religiosas - ateia
Adora fazer desporto
Estado - divorciado
Trabalho - professor
Nacionalidade - português
Crenças religiosas - católico
Gosta de ler e de viajar
Mónica Ana
Pedro
1. ___________é muçulmano. ___________ e ___________ são cristãos católicos.
2. ___________ e ___________ são evangélicas. Elas não são católicas mas são cristãs. ___________ é ateia. Os ateus não acreditam em Deus.
3. ___________ é timorense, como ___________ e a avó dele. Os três são timorenses.
4. ___________ e ___________ são professores portugueses.
5. ___________ e ___________ são médicas.
6. ___________ e ___________ são estudantes.
7. ___________ tem um marido timorense.
8. ___________ e ___________ não têm marido.
9. ___________ tem um namorado australiano e o casamento da ___________ já tem data.
10. ___________ e ___________ não são casados. ___________ ainda não tem mulher e o Pedro já não tem.
11. ___________ e ____________ são pessoas ativas.
Repare 12!
Tal como os determinantes, também os adjetivos têm de concordar, em género e em número, com os nomes a que se associam.
Ex.:
- O Pedro é católico e a Mónica é católica Eles são católicos
- A avó do Cesário é católica, como a Mónica. Elas são católicas
- A médica cubana tem um marido timorense.
- São pessoas ativas.
Atividade 28
Realizar a atividade 28 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 29
Escrever os nomes de países e nacionalidades que correspondem a cada bandeira.
Atividade 30 Completar com os nomes das profissões.
1. O Pedro dá aulas numa escola. Ele é _________________.
2. A Jenny e a Simone dão consultas no hospital. Elas são ___________________.
3. O Cesário e a Mónica estão a tirar um curso na UNTL. Eles são ____________________.
4. O Antonino trabalha num restaurante. Ele é ________________________.
5. A Sónia trata de documentos e atende o telefone da empresa. Ela é _________________.
6. O Romualdo trabalha na PNTL. Ele é ___________________.
Atividade 31
Completar as palavras cruzadas.
Atividade 32
Identificar a amiga de infância da avó Belmira, a partir da informação que dá ao neto.
Francisca Imaculada Barroso
Estudou Saúde Pública em Universidade da Paz
Vive em Havana, Cuba
Casada com Rui Araújo
Sobre
21 de março de 1962
Católica não praticante Espanhol, inglês
Atividade 33
Francisca Maria Barroso
Estudou Enfermagem em UNTL
Trabalha no Hospital Referal de Maliana
Vive em Díli
Sobre
15 de março de 1967
Muçulmana
Indonésio, espanhol, inglês
Francisca Rosário Barroso
Estudou Medicina na Universidade de Havana
Vive em Suai
Solteira
Sobre
02 de março de 1970
Ateia
Tétum, indonésio, espanhol
Completar a conversa com as perguntas e respostas das duas amigas.
a) Vivo, sim. b) É a Francisca do coro de Tilomar, não é? c) Viva!
d) Claro que me lembro! Que saudades! e) Claro que sim!
1. Belmira
3. Belmira
4. Belmira
Sou a Belmira! Não te lembras de mim, pois não?
6. Belmira
Tu já não vives no Suai, pois não?
8. Belmira
Oh, eu também! Então temos de nos encontrar!
2. Francisca Bom dia…
4. Francisca
Sou eu, sim. E você, quem é?
5. Francisca
7. Francisca
9. Francisca
Repare 13!
Usa-se “sim” para:
- aceitar (Claro que sim!)
- responder de forma afirmativa (sim)
- confirmar uma informação (sou eu, sim; vivo, sim)
- afirmar com o verbo da pergunta (Queres ir ao cinema? - Quero!; Fizeste os TPC? - Fiz.)
Usa-se “não” para:
- recusar (Não, obrigado/a.)
- responder de forma negativa (não)
- refutar uma informação (não, não sou; não sou, não)
Para pedir a confirmação de uma informação, usa-se, no final da pergunta:
- “não é?”, quando a frase é afirmativa (ex.: É a Francisca do coro de Tilomar, não é?)
- “pois não?”, quando a frase é negativa (ex.: Não te lembras de mim, pois não?)
Atividade 34
Realizar a atividade 34 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Repare 14!
Para identificar uma pessoa usa-se “quem”, mas para identificar uma coisa usa-se “o que”:
Ex.:
- “E você, quem é?”
- “Sou a Belmira!” MAS
Ex.:
- O que é isso que tens na mão?
- Isto é um tablet.
Atividade 35
Realizar a atividade 35 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 36
Identificar “quem é quem?” entre os amigos do Cesário.
Estudante A 1. Selecionar um perfil de Facebook.
Estudante B 2. Fazer perguntas ao colega para descobrir o perfil de Facebook selecionado.
Estudante A 3. Dar respostas (sim/não) às perguntas do colega.
Estudante A e B 4. Exemplo:
Q: É um rapaz?
R: Sim, é. / Não, não é.
5. Quando o estudante B acertar, trocar de papéis.
Ameu (Domingos)
Bidau
Timor-Leste
Ateísmo
Masculino
Duda (Eduarda)
Becora
Cuba
Evangelicalismo
Feminino
Liv (Olivia)
Bebonuk
Austrália
Evangelicalismo
Feminino
Atividade 37
Bia (Beatriz)
Formosa
Timor-Leste
Catolicismo
Feminino
Fati (Fátima)
Bidau
Indonésia
Islamismo
Feminino
Olly (Oliver)
Bebonuk
Austrália
Protestantismo
Masculino
Bob (Robert)
Formosa
Estados Unidos Judaísmo
Masculino
Meri (Maria)
Bidau
Timor-Leste Islamismo
Feminino
Zé (José)
Becora
Portugal
Catolicismo
Masculino
Ler o texto e assinalar com um ✓ a opção que completa corretamente cada frase.
1. A Maria …
a) … tem mais um ano do que o João.
b) … tem mais dois anos do que a Jesuína.
c) … tem menos um ano do que o João.
2. Durante a semana, a Maria, o João e a Jesuína…
a) … têm aulas na UNTL.
b) … estão sempre juntos.
c) … têm aulas em Hera.
3. Ao sábado e ao domingo, a Maria, o João e a Jesuína…
a) … cantam no coro.
b) … vão à praia.
c) … estão juntos.
Repare 15!
O verbo “ter” permite:
- indicar uma característica individual.
Ex.:
- Eu tenho 23 anos.
- O João tem 22 anos.
- indicar a posse:
Ex.: A Maria tem dois amigos, o João e a Jesuína.
Atividade 38
Completar quadro com as formas do presente do indicativo do verbo ter.
Presente do indicativo
Pronomes pessoais Verbo ter
1.ª pessoa eu
Singular
Plural
Atividade 39
2.ª pessoa tu você
3.ª pessoa ele, ela
1.ª pessoa nós
2.ª pessoa vós tendes vocês
3.ª pessoa eles, elas
Realizar a atividade 39 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 40
Escrever o nome que corresponde a cada fotografia de perfil.
O Ameu tem pele escura e cabelo curto. A Liv é loira e magra.
A Duda tem o cabelo curto e olhos grandes. A Méri tem o cabelo preto e encaracolado.
A Bia tem cabelo comprido e liso. O Zé tem barba e bigode.
A Fati é ruiva e tem cabelo ondulado. O Bob tem pele clara e é gordo.
O Olly tem os olhos azuis e é moreno. ________________________.
Atividade 41
Escrever uma descrição para a Ana.
Atividade 42
Responder às perguntas, como no exemplo:
Fotografia de grupo
Atividade 43
Ex.: Quem é a pessoa mais bonita?
É a Méri. / A Méri é a mais bonita.
1. Quem é a pessoa mais alta?
2. Quem é a pessoa mais baixa?
3. Quem é a pessoa mais gorda?
4. Quem é a pessoa mais magra?
Ouvir a apresentação. Completar os espaços em branco com palavras da caixa e identificar o nome das pessoas representadas nas imagens.
Nome: _____________
Bom dia!
Nome: _____________
O meu nome é Francisca, mas a minha família chama-me Kika.
Nome: _____________
Sou a mais a)_____________ da família. Sou muito b)_____________ no meu dia a dia.
Olá!
O meu nome é Luísa, mas chamam-me sempre Lila, é o meu nome estimado. Sou c)_____________ mas não sou d)_____________.
Sou muito e)_____________ e vivo muito feliz com a minha família.
Olá!
O meu nome é Domingas, mas tratam-me por Mimi.
Sou enfermeira e sou mãe de uma f)_____________.
O meu trabalho é muito g)_____________, mas nem sempre é muito h)_____________.
Colocar o advérbio muito antes de um adjetivo qualificativo reforça determinada característica física ou psicológica. O advérbio é invariável, por isso só tem a forma muito, mesmo quando o adjetivo está no feminino ou no plural.
Ex.:
- Vivo muito feliz.
- A Domingas é muito bonita
- Estas mulheres são muito interessantes
Repare 17!
Para juntar duas afirmações que se completam, usa-se a conjunção “e”.
Ex.: Sou enfermeira e sou mãe.
Para juntar duas afirmações que apresentam ideias diferentes, usa-se a conjunção “mas”.
Ex.: O meu nome é Francisca, mas a minha família chama-me Kika.
Atividade 44
Realizar a atividade 44 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 45
Legendar as imagens com as palavras da caixa.
menina mulher bebé senhora rapariga
Atividade 46
Observar as imagens e completar com os nomes corretos.
Ana: Como se chama este senhor? Emília: Esse senhor chama-se a) _________
Ana: Como se chama aquele rapaz?
Emília: Aquele rapaz chama-se b) _________
Ana: Como se chama esse homem?
Emília: Este homem chama-se c) _________
Repare 18!
Os demonstrativos (determinantes ou pronomes) permitem indicar a localização de alguma coisa ou alguém.
Localização
Demonstrativos perto de quem fala/escreve este, esta, estes, estas perto de quem ouve/lê esse, essa, esses, essas longe de quem fala/escreve e longe de quem ouve/lê aquele, aquela, aqueles, aquelas
Os determinantes demonstrativos concordam, em género e em número, com o nome que localizam.
Ex.:
- Esse senhor/ essa senhora/ esses senhores/ essas senhoras
- Este homem/ esta mulher/ estes homens/ estas mulheres
- Aquele rapaz/ aquela rapariga/ aqueles rapazes/ aquelas raparigas
Atividade 47
Realizar a atividade 47 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 48
Ler o texto e completar o esquema com os nomes dos familiares da Luísa.
Em minha casa somos muitos - sete adultos e duas crianças - e todos nos damos bem. O meu pai chama-se Eugénio e a minha mãe chama-se Sabina. Eles têm três filhos - o meu irmão Leonardo, a minha irmã Madalena e eu. Os meus irmãos já são casados e têm filhos.
A minha irmã e o meu cunhado, o Rui, são pais do meu sobrinho José. A minha sobrinha Maria é filha do meu irmão Leonardo e da minha cunhada, a Ana. Os meus pais gostam muito do genro e da nora e são uns sogros muito simpáticos.
A tia Inocência é irmã da minha mãe e é casada com o tio Joaquim. Eles são os pais do meu primo Marcelo e da minha prima Filomena.
Os meus primos e eu vamos muitas vezes brincar para casa do avô Francisco e da avó Isabel. Eles são uns avós muito simpáticos e gostam da companhia dos netos.
Repare 19!
Os pares na família:
O pai + a mãe = os pais
O tio + a tia = os tios
O cunhado + a cunhada = os cunhados
O sogro + a sogra = os sogros
MAS O avô + A avó = Os avós
O filho/primo/neto... + O filho/primo/neto... = Os filhos/primos/netos
A filha/prima/neta... + A filha/prima/neta = As filhas/primas/netas...
O irmão + O irmão = Os irmãos
A irmã + A irmã = As irmãs
MAS O filho/primo/neto... + A filha/ prima/neta... = Os filhos/primos/netos
O irmão + A irmã = Os irmãos
Atividade 49
Usar as palavras do quadro para escrever seis frases como no exemplo.
avó - avô - avós - cunhada - cunhado - cunhados - filha - filho - filhos - genro - irmã - irmãoirmãs - irmãos - mãe - neta - neto - netos - nora - pai - pais - prima - primo - primos - sobrinha - sobrinho - sobrinhos - sogra - sogro - sogros - tia - tio - tios
Ex.: Eu sou pai porque tenho filhos.
Atividade 50
Completar as frases com o nome do grau de parentesco correto entre as palavras da lista.
A família da Domingas Lista
A irmã da minha tia é a minha a)_____________.
O irmão da minha mãe é b)_____________ da mãe da minha mãe.
Ela tem o mesmo pai e a mesma mãe da minha mãe. Ela é a c)_____________ da minha mãe.
Eu sou d)_____________ da minha avó.
A minha mãe é a e)_____________ do pai do meu pai. A mãe do meu pai é a f)_____________ da minha mãe.
O irmão do meu pai é meu g)_____________ e é h)_____________ da minha mãe.
A filha do meu tio é i)_____________ dos meus pais.
O irmão da minha prima é meu j)_____________.
pai / mãe irmão / irmã avô / avó filho / filha neto / neta tio primo / prima sobrinho / sobrinha cunhado / cunhada sogro / sogra nora / genro
Atividade 51
Escrever a alínea correspondente ao texto que falta para completar a conversa.
Atividade 52
Ouvir o áudio e confirmar as respostas.
Atividade 53
a) Também. Quero inscrever-me no curso de Língua Portuguesa. Sabes onde é?
b) Oh… E terminam quando?
c) Sim, sei. Tens de ir inscrever-te na receção da Fundação Oriente e tens de levar um documento de identificação. Atenção! As inscrições começam hoje!
d) Oi, tudo bem?
e) Vou tentar ir amanhã... Obrigado!
Ouvir o áudio novamente e assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas f).
1. Os dois rapazes conhecem-se.
2. O António quer inscrever-se no curso.
3. O Cesário pede informações.
4. O António dá informações.
5. O Cesário faz um aviso.
6. O Cesário agradece.
V F
Repare 20!
Os sinais de pontuação assinalam, na escrita, as entoações que fazemos quando falamos: - ponto de interrogação (?) para fazer perguntas e pedidos. Ex.: Sabes onde é? - ponto de exclamação (!) para mostrar emoções. Ex.: Obrigado! - ponto final (.) para dar uma informação. Ex.: Sim, sei. - reticências (...) para deixar uma ideia por concluir. Ex.: Vou tentar ir amanhã...
Atividade 54
Ouvir o áudio e colocar os sinais de pontuação adequados.
1.
a) Tudo bem __
b) Tudo bem __
2.
a) Mais ou menos
b) Mais ou menos
3.
a) Tens de ir à Fundação Oriente
b) Tens de ir à Fundação Oriente
c) Tens de ir à Fundação Oriente
Atividade 55
4.
a) As inscrições começam hoje__
b) As inscrições começam hoje__
c) As inscrições começam hoje
5.
a) As inscrições terminam sexta-feira__
b) As inscrições terminam sexta-feira__
c) As inscrições terminam sexta-feira
Escrever por ordem os dias da semana com as palavras do quadro.
domingo quarta segunda sexta quinta terça sábado
Uma semana tem sete (7) dias.
a)_____________-feira Dias úteis
b)_____________-feira
c)_____________-feira
d)_____________-feira
e)_____________-feira
f)_____________ Fim de semana
g)_____________
Atividade 56
Identificar o dia da semana.
Estudante A 1. Escrever num papel um dia da semana.
Estudante B 2. Adivinhar qual é o dia da semana.
Estudante A 3. Dar pistas: “É um dia antes de…, mas depois de…”.
Estudante A e B 4. Quando o estudante B acertar, trocam de papéis.
Atividade 57
Completar as frases com o dia da semana em que estes dois amigos se vão inscrever no curso de Língua Portuguesa.
Em que dia se vão inscrever os dois amigos?
O João vai inscrever-se na a)_____________-feira.
A Maria vai inscrever-se na b)_____________-feira.
Repare 21!
Alguns verbos, como inscrever-se ou chamar-se, podem ser reflexos. Nesse caso, o pronome pessoal reflexo tem de concordar sempre com o sujeito. Nas frases afirmativas, o pronome pessoal reflexo une-se ao verbo com um hífen
Realizar a atividade 58 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 59
Completar os diálogos com as expressões adequadas da caixa.
Comigo está tudo bem, e consigo? Sim, sim. Até logo! Claro! Tchau!
Bom dia!
Tudo e contigo? Também, felizmente!
Então até já! Até já! Estou bem, obrigado.
Diálogo 1
– Oi, tudo bem?
– a)__________________________
– Também. Vou agora à Fundação Oriente. Tenho de ir, desculpa...
– b)__________________________ – Tchau!
Diálogo 2
– Bom dia!
– a)__________________________
– Como está?
– b)__________________________, mas estou muito atrasado para uma reunião. Falamos depois, pode ser?
– c)__________________________
Diálogo 3
– Olá, Joaninha! Como é que estás?
– Olá, D. Benilde! a)__________________________
– b)__________________________ Vou agora para a Fundação Oriente. – Eu também vou daqui a pouco. – c)__________________________
– d)__________________________
Atividade 60
Ler em voz alta/ representar (treinar a entoação).
Repare 22!
As formas de despedida, como as formas de tratamento, dependem das relações entre as pessoas:
- “tchau” nunca se usa em situações formais
- usado sozinho, “adeus” é uma despedida para sempre
Para referir um próximo encontro, usa-se a preposição “até”.
No mesmo dia, usa-se “até já!” (pouco tempo) ou “até logo!” (muito tempo).
Noutro dia mas com data conhecida, indica-se o momento (Ex.: até amanhã! até sábado!; até para a semana!; até para o ano!)
Quando não se sabe quando é o próximo encontro, usa-se “até à próxima!”, “até breve!”, "até qualquer dia!”
Atividade 61
Completar com as expressões adequadas da caixa.
Até amanhã!
Até à próxima!
Até logo! Tchau!
1. Despeço-me dos meus amigos.
2. Temos aula no dia seguinte.
3. Volto ao final do dia.
4. Chego aí em 5 minutos.
5. Não sabemos quando vamos estar juntos de novo.
Atividade 62
Ouvir o diálogo entre dois amigos.
- Escrever o nome por cima de cada imagem.
- Identificar com um X a quem se refere cada afirmação.
Até já!
Digo:
1. Está cansado/a.
2. Trabalha numa empresa.
3. É familiar da D.Benilde.
4. É vizinho/a da D. Benilde.
5. Vai inscrever-se no curso de LP.
6. Tem carro.
7. Tem mota.
Atividade 63
Ler o diálogo entre os dois amigos e confirmar as respostas do exercício anterior.
Joaninha: Olá, como é que estás?
Cesário: Tudo bem, e tu?
Joaninha: Mais ou menos.
Cesário: Então?
Joaninha: Oh, ando cansada. Tenho muito trabalho na empresa.
Cesário: Onde é que vais?
Joaninha: Vou à Fundação Oriente ter com a minha vizinha, a D. Benilde.
Cesário: Com a tua vizinha? Porquê?
Nome Nome Nenhum dos dois
Joaninha: Ela trabalha lá e vai ajudar-me. Quero inscrever-me no curso de língua portuguesa. As inscrições abrem hoje e terminam na sexta-feira.
Cesário: Sim, eu sei. O Atói também quer inscrever-se no curso, e eu também tenho de fazer a minha inscrição. Como é que vais, queres boleia? Estou com a minha mota e tenho dois capacetes.
Joaninha: Obrigada, aceito.
Cesário: Vamos lá, então.
Atividade 64
Escrever as expressões do texto com o mesmo sentido:
a) como tens passado __________________
b) vou encontrar-me com ________________ c) quer matricular-se
Atividade 65
Assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).
1. A Joaninha está bem.
2. A Joaninha não conhece a D. Benilde.
3. O período de inscrição do curso é entre segunda e sexta-feira.
4. A Joaninha vai sozinha para a Fundação Oriente.
5. A Joaninha vai para a Fundação Oriente de mota.
Atividade 66
Identificar a passagem do texto que justifica a sua resposta.
1. A Joaninha está bem.
2. A Joaninha não conhece a D. Benilde.
3. A D. Benilde trabalha na Fundação Oriente.
4. O período de inscrição do curso é entre segunda e sexta-feira.
5. A Joaninha vai sozinha para a Fundação Oriente.
6. A Joaninha vai para a Fundação Oriente de mota.
Atividade 67
Corrigir as frases falsas.
Repare 23!
Uma pessoa nunca responde que está mal quando alguém pergunta como está.
Quando alguém não está bem, as respostas mais frequentes são: “mais ou menos” ou “vai-se andando”. Só depois de uma pergunta como “então?” ou “o que se passa?” é que a pessoa explica o que tem.
Ex.: “ando cansada”; “estou triste”
Alguns dos estados mais frequentes:
Eu estou contente Nós estamos nervosos
Tu estás cansado Vocês estão tristes
Ele está doente Elas estão zangadas
Ela está preocupada Eles estão apaixonados
Atividade 68
Escrever frases que revelam o estado de ânimo, como no exemplo. Selecionar o estado de ânimo adequado à situação. Há um estado de ânimo a mais.
O que se passa?
Situação
Estados de ânimo Frase
2. Tu não tens lugar no curso. a)
3. Ele tem febre. b)
4. Ela ganha sempre os concursos de leitura. c)
5. Nós corremos todos os dias 10 km. d)
1. Eu gosto de alguém. apaixonado nervoso distraído doente triste contente cansado Eu estou apaixonado.
6. Vocês têm de fazer um discurso. e)
Atividade 69
Procurar no texto as formas verbais necessárias para completar a tabela abaixo.
Presente do indicativo
Pronomes pessoais Verbo ir
1.ª pessoa eu
Singular
Plural
2.ª pessoa tu você
3.ª pessoa ele, ela
1.ª pessoa nós
2.ª pessoa vós ides vocês vão
3.ª pessoa eles, elas
Repare 24!
O verbo ir pode ser usado sozinho, com valor de deslocação/ movimento.
No presente do indicativo, juntamente com um verbo no infinitivo, permite indicar uma ação futura.
Atividade 70
Identificar no texto exemplos dos dois usos possíveis do verbo ir:
a) Deslocação/ movimento: b) Ação futura:
Atividade 71
Realizar a atividade 71 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 72
Completar o seguinte diálogo com as palavras do quadro. de onde entre quando na até
– a)_____________ é que podemos fazer a inscrição no curso de língua portuguesa?
– Na Fundação Oriente.
– E b)_____________ é que acabam as inscrições?
– Podemos inscrever-nos c)_____________ sexta-feira, mas d)_____________ sexta-feira as inscrições acabam. As inscrições estão abertas e)_____________ hoje até sexta f)_____________ hoje e sexta temos de lá ir.
Repare 25!
Para perguntar sobre um lugar, usamos onde
Para perguntar sobre um momento, usamos quando Na oralidade, juntamos quase sempre “é que” ao interrogativo.
Atividade 73
Realizar a atividade 73 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 74
Ler o diálogo e numerar as frases, de 1 a 10, de acordo com a ordem do texto.
Joaninha: Boa tarde, D. Benilde! Podemos entrar?
D. Benilde: Boa tarde, Joaninha! Podem, claro! Entrem e sentem-se.
Joaninha: Obrigada. Este é o Cesário, meu colega.
D. Benilde: Olá, Cesário, sou a Benilde.
Cesário: Muito prazer, D. Benilde. Como está?
D. Benilde: Bem, obrigada. Então, Joaninha? Do que é que precisam? Posso ajudar?
Joaninha: Queremos inscrever-nos num curso de nível intermédio de LP.
D. Benilde: Querem inscrever-se os dois?
Cesário: Sim, sim! É possível?
D. Benilde: Claro. É só preencher os formulários de inscrição e anexar a cópia de um documento de identificação.
Cesário: Qual documento? O cartão de eleitor?
D. Benilde: Sim, sim.
Cesário: Oh, eu não tenho o meu aqui. E agora?
D. Benilde: Tens contigo a tua carta de condução?
Cesário: Tenho, sim.
D. Benilde: Pronto, problema resolvido.
A D. Benilde dá informações.
A Joaninha cumprimenta a D. Benilde.
A Joaninha e o Cesário querem inscrever-se num curso.
A Joaninha apresenta o Cesário.
___ A D. Benilde oferece ajuda.
O Cesário cumprimenta a D. Benilde.
A D. Benilde apresenta uma solução.
A D. Benilde apresenta-se ao Cesário.
O Cesário fica preocupado.
___ A Joaninha bate à porta e pede para entrar.
Atividade 75
Completar as palavras cruzadas com as informações do texto.
Repare 26!
Os determinantes artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) referem uma realidade que não é específica ou que ainda não é conhecida.
Ex.: “É só preencher os formulários de inscrição e anexar a cópia de um documento de identificação.”
Atividade 76
Realizar a atividade 76 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 77
A quem se refere a forma verbal sublinhada em cada uma das frases? Escrever o(s) nome(s) e identificar os pronomes pessoais sujeito, como no exemplo.
1. Podemos entrar?
2. Podem, claro!
3. Como está? D. Benilde (você)
4. Do que é que precisam?
5. Posso ajudar?
6. Queremos inscrever-nos no curso de nível intermédio de LP.
7. Querem inscrever-se os dois?
8. Tens contigo a carta de condução?
9. Tenho, sim.
Repare 27!
Consegue identificar os sujeitos apesar de quase nunca os encontrar no texto. Sabe porquê?
Em português, as terminações dos verbos indicam qual o seu sujeito.
Os verbos regulares têm em comum as seguintes terminações no presente do indicativo: eu -o tu -s você ele, ela nós -mos vós -is vocês eles, elas -m
A vogal temática depende da conjugação a que pertence o verbo
Presente do indicativo
Singular
Plural
Pronomes pessoais
Verbos em -AR trabalhar
Verbos em -ER inscrever
Verbos em -IR abrir
1.ª pessoa eu trabalho inscrevo abro
2.ª pessoa tu trabalhas inscreves abres você trabalha inscreve abre
O presente do indicativo usa-se, sobretudo, para dar informações que são válidas e atuais quando se fala ou escreve.
Ex.: Timor-Leste é uma nação independente.
Para indicar que a ação está a decorrer ao mesmo tempo em que se fala (ou escreve) usa-se a estrutura estar a + infinitivo.
Ex.: A Madalena trabalha na UNTL e agora está a dar uma aula.
Atividade 78
Realizar a atividade 78 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 79
Observar as formas verbais das frases retiradas dos diálogos e completar a tabela abaixo. As formas que não existem seguem a regra geral do presente do indicativo.
" Quero inscrever-me num curso de língua portuguesa."
" O Atói também quer inscrever-se num curso, e eu também tenho de fazer a minha inscrição."
" Como é que vais, queres boleia? "
" Queremos inscrever-nos num curso de nível intermédio de LP."
" Querem inscrever-se os dois? "
Singular
Presente do indicativo
Pronomes pessoais Verbo querer
1.ª pessoa eu
2.ª pessoa tu você
3.ª pessoa ele, ela
1.ª pessoa nós
vós quereis
Plural
2.ª pessoa
3.ª pessoa
vocês
eles, elas
Repare 28!
Numa frase declarativa, o verbo querer permite indicar - uma vontade, uma intenção ou um desejo
Numa frase interrogativa, o verbo querer permite - oferecer alguma coisa - perguntar sobre a vontade ou desejo do(s) outro(s)
Atividade 80
Realizar a atividade 80 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 81
Ouvir o diálogo e completar o formulário de inscrição do Cesário com os dados pessoais.
DELEGAÇÃO EM TIMOR-LESTE
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dados pessoais
NOME (letra maiúscula): _______________________________________________________
Copiar do texto expressões com o mesmo significado, como no exemplo.
Ex.:
Eu tenho um nome - o meu nome
Eu tenho uma idade - a minha idade
1. Eu tenho um número (de telefone)
2. Tu tens um número de telefone
3. Tu tens uma morada
4. Nós temos uma morada __________________________
5. Vocês têm documentos __________________________
Repare 29!
Para além do verbo ter, é possível usar os possessivos (determinantes ou pronomes) para indicar uma relação de posse ou pertença.
Os possessivos concordam, em pessoa, com o possuidor:
Eu → meu (s) /minha(s)
Tu → teu(s) / tua(s)
Você → seu(s) / sua(s)
Nós → nosso(s) / nossa(s)
Vocês → vosso(s) / vossa(s)
Os determinantes possessivos concordam, em género e em número, com o nome que indica o que se tem, e são sempre acompanhados pelo determinante artigo definido correspondente. nome → o meu; o teu; o seu; o nosso; o vosso morada → a minha; a tua; a sua; a nossa; a vossa documentos → os meus; os teus; os seus; os nossos; os vossos fotocópias → as minhas; as tuas; as suas; as nossas; as vossas
Atividade 85
Completar o quadro com os determinantes possessivos adequados, como no exemplo.
eu as minhas motas tu você nós vocês
Atividade 86
Realizar a atividade 86 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 87
Responder às questões com informação pessoal.
Qual é o teu nome completo?
Quais são os teus apelidos?
Qual é o teu número de telefone?
Onde vives?
Quantos anos tens?
Atividade 88
Escrever por extenso o número de telemóvel do Cesário e da Joaninha:
Os quantificadores numerais correspondem aos algarismos. Como indicam quantidades, são invariáveis em número. Normalmente, são também invariáveis em género.
Unidades: um/uma (1); dois/duas (2); três (3); quatro (4); cinco (5); seis (6); sete (7); oito (8); nove (9)
Centenas: cem (100); duzentos/as (200); trezentos/as (300); quatrocentos/as (400); quinhentos/ as (500); seiscentos/as (600); setecentos/as (700); oitocentos/as (800); novecentos/as (900)
Como ler e dizer os números
- As unidades 1 e 2 e todas as centenas a partir de 200 concordam em género com o nome que quantificam.
Ex.: O Cesário vive com um irmão, duas primas, uma avó e dois tios. A casa do Cesário fica a trezentos metros do mercado. O irmão do Cesário é professor. Ele dá aulas a duzentas crianças.
- Do 11 ao 19, usa-se apenas uma palavra: onze (11); doze (12); treze (13); catorze (14); quinze (15); dezasseis (16); dezassete (17); dezoito (18); dezanove (19)
- A partir do 20, usa-se a conjunção “e” para juntar centenas, dezenas e unidades
Ex.: 43 (quarenta e três); 106 (cento e seis); 727 (setecentos e vinte e sete)
Atividade 89
Escrever os números de telemóvel que ouve:
Atividade 90
Ordenar os números do menor para o maior. Escrever as alíneas nos espaços em branco. ___ < ___ < ___ < ___ < ___ < ___ < ___ < ___ < ___
a) setenta e oito b) quarenta e cinco c) doze
Atividade 91
d) noventa e um e) setenta e seis f) sessenta e sete
Completar as frases, como no exemplo.
Ex.: Uma semana tem cinco (5) dias úteis.
Uma semana completa tem a)_____________ (___) dias.
O fim de semana tem b)_____________ (___) dias.
Um ano tem c)_____________ (___) meses.
Um ano tem d)_____________ (___) semanas.
Um ano normal tem e)_____________ (___) dias
Um ano bissexto tem f)_____________ (___) dias.
Atividade 92
g) vinte e nove h) trinta e três i) dezoito
Ligar os nomes dos meses ao número que representa a sua ordem no ano.
1. abril . . a) 1
2. agosto . . b) 2
3. junho . . c) 3
4. fevereiro . . d) 4
5. maio . . e) 5
6. outubro . . f) 6
7. julho . . g) 7
8. novembro . . h) 8
9. dezembro
10. março
11. janeiro
12. setembro
. i) 9
. j) 10
. k) 11
. l) 12
Atividade 93
Escrever as datas de nascimento que escuta. a) ____________________ b) _____________________ c) _____________________ d) ____________________ e) _____________________ f)
Atividade 94
Completar o ditado com os números em falta.
“a)_____________ dias tem novembro, agosto, junho e setembro.
Com b)_____________ só há só um e o resto tem c)_____________.”
Atividade 95
Pedir e dar informações sobre dados pessoais. Ligar os tópicos às perguntas.
1. nome . . a) Qual é a cor dos teus/ seus olhos?
2. data de nascimento . . b) Quanto medes?
Quanto mede?
Qual é a tua / sua altura?
c) Onde moras?
3. naturalidade
Onde mora?
Qual é a tua/ sua morada?
4. morada . . d) Como te chamas?
Como se chama?
Qual é o teu/ seu nome?
5. tipo de sangue . . e) Qual é a tua/ sua naturalidade?
6. cor dos olhos . . f) Qual é a tua/ sua data de nascimento?
7. altura . . g) Qual é o teu/ seu grupo sanguíneo?
Repare 31!
Para identificar ou individualizar, num conjunto, usa-se qual
Ex.: Preciso de saber qual é a tua data de nascimento.
Para identificar o meio ou modo, usa-se como
Ex.: Como vais para casa?
Para identificar um lugar, usa-se onde
Ex.: Onde moras?
Para identificar um tempo, usa-se quando
Ex.: Quando é o teu aniversário?
Para identificar uma quantidade, usa-se quanto
Ex.: Quantos anos tens?
Atividade 96
Realizar a atividade 96 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 97
Completar os documentos de identificação com os dados pessoais de um colega.
Vai com um amigo fazer a inscrição no curso de Língua Portuguesa.
Um amigo tem o cartão de eleitor e o outro amigo tem a carta de condução.
Amigo 1. Completar o cartão de eleitor do seu amigo. A pares, colocar perguntas ao colega para completar o cartão de eleitor.
Amigo 2. Completar a carta de condução do seu amigo. A pares, colocar perguntas ao colega para completar a carta de condução.
Atividade 98
Ouvir o diálogo e assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).
Cesário: Obrigado, vamos preencher. Desculpa, Joaninha, aqui no tópico sobre o nível de escolaridade… não estou a compreender. Sabes o que é para escrever?
Joaninha: Também não sei bem, não tenho a certeza…
Cesário: Desculpe, D. Benilde, pode ajudar-nos? Temos aqui uma dúvida… não sabemos o que responder neste tópico.
D. Benilde: Não há problema, eu ajudo. Cada um tem de escrever qual o seu nível de escolaridade, se é nível básico, secundário ou superior.
Cesário: Ah, eu já completei o ensino secundário e frequento a UNTL.
Joaninha: Então já sei. Aqui tenho de assinalar ensino superior concluído em administração.
D. Benilde: Tu ainda trabalhas na Timor Telecom, não é?
Joaninha: Sim, sim, no Plaza. É isso que tenho de escrever aqui no tópico “Instituição ou Empresa”?
D. Benilde: Sim, é. E não se esqueçam de responder sim ou não à pergunta: "Já frequentou antes aulas de Língua Portuguesa?” E, se sim, onde e durante quanto tempo.
Joaninha: Eu tenho aulas de Língua Portuguesa na Timor Telecom desde o ano passado.
Cesário: Eu frequentei o Curso de Verão de Língua Portuguesa na Universidade de Macau durante um mês.
1. O Cesário tem dúvidas para preencher o formulário.
2. A Joaninha ajuda o Cesário a preencher o formulário.
3. O Cesário estuda na UNTL.
4. O Cesário trabalha na Timor Telecom.
5. Os dois amigos frequentam atualmente aulas de Língua Portuguesa.
Atividade 99
Completar a apresentação da Joaninha com as informações do texto.
No primeiro dia de aulas…
– Olá a todos. Eu sou a a)_____________ e já não sou nova aluna aqui, na b)_____________ _______________. Tenho um certificado de curso de c)_____________ meses. Neste momento, trabalho na d)_____________ _____________ . Sou licenciada em e)_____________ e estou novamente aqui a estudar para melhorar as minhas competências em língua f)_____________._____.
Atividade 100
Assinalar com um ✓ as expressões em se apresenta uma dificuldade.
Não estou a compreender. Não há problema.
Não se esqueçam de responder. Não tenho a certeza.
Não sabemos o que responder. Temos aqui uma dúvida.
Atividade 101
Completar o quadro com as formas verbais do texto. As formas que faltam seguem as regras.
Presente do indicativo
Pronomes pessoais Verbo saber
1.ª pessoa eu
Singular
Plural
2.ª pessoa tu você
3.ª pessoa ele, ela
1.ª pessoa nós
2.ª pessoa vós sabeis vocês
3.ª pessoa eles, elas
Repare 32!
O verbo saber refere conhecimento em determinado grau.
Numa frase interrogativa, permite pedir uma informação. Ex.: “Sabes o que é para escrever?”
Numa frase declarativa, indica conhecimento (“já sei”) ou desconhecimento (“não sabemos o que responder”)
Quando o conhecimento não é total, pode usar-se uma das seguintes expressões:
- não saber bem (Ex.: “Também não sei bem”)
- ter dúvidas (Ex.: “Temos aqui uma dúvida”)
- não ter a certeza (Ex.: “Não tenho a certeza…”)
Atividade 102
Completar o quadro com as formas verbais do texto. As formas que faltam seguem as regras.
Presente do indicativo
Pronomes pessoais Verbo poder
1.ª pessoa eu
Singular
Plural
2.ª pessoa tu você
3.ª pessoa ele, ela
1.ª pessoa nós
2.ª pessoa vós podeis vocês
3.ª pessoa eles, elas
Repare 33!
Numa frase declarativa, o verbo poder permite, entre outras coisas:
- autorizar, numa frase afirmativa (Ex.: sim, pode)
- recusar ou proibir, numa frase negativa (Ex.: não, não pode)
Numa frase interrogativa, o verbo poder permite:
- pedir autorização (Ex.: podemos entrar?)
- pedir um favor (Ex.: pode ajudar-nos?)
- oferecer ajuda (Ex.: posso ajudar?)
Atividade 103
Realizar a atividade 103 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Atividade 104
Completar a segunda parte do formulário de inscrição do Cesário, com os dados profissionais.
DELEGAÇÃO EM TIMOR-LESTE
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dados profissionais
ESTUDANTE ___ TRABALHADOR ___
SE ESTUDANTE indique:
Nível de escolaridade que frequenta: ENSINO BÁSICO ___ ENSINO SECUNDÁRIO ___
ENSINO SUPERIOR ___
ESCOLA: _______________________________________
SE TRABALHADOR indique: PROFISSÃO: _________________________________
INSTITUIÇÃO/EMPRESA: ________________________
Já frequentou antes aulas de Língua Portuguesa? SIM ___ NÃO ___
Se SIM, indique:
ESCOLA/ INSTITUIÇÃO: __________________________
DURAÇÃO: ____________________________________
Atividade 105
Ler o texto.
Cesário: Agora o horário... não sei o que escolher, Joaninha...
Joaninha: Eu tenho de escolher uma turma com horário à hora de almoço. Não tenho transporte e não posso fazer viagens à noite.
Cesário: Joaninha, eu só não quero ter aulas ao sábado.
Joaninha: E eu não posso à quarta-feira...
Cesário: Pronto, vou inscrever-me na mesma turma que tu.
Joaninha: Ótimo!
Cesário: Aqui tem os dois formulários preenchidos, D. Benilde.
D. Benilde: Muito bem. Desculpem, mas têm de assinar no final.
Joaninha: Ah, D.Benilde, peço desculpa. Fazemos isso já!
Cesário: Muito obrigado pela ajuda.
D. Benilde: De nada. Nós depois enviamos mensagem com mais informações.
Joaninha: Obrigada. Foi muito simpática, D. Benilde, e até logo!
Atividade 106
Copiar do texto as expressões ou frases que provam que:
a) O Cesário tem dúvidas sobre o horário.
b) A Joaninha tem dificuldades com os horários disponíveis.
c) O Cesário prefere ter aulas durante a semana.
d) A Joaninha fica contente com a decisão do Cesário.
e) Os formulários estão incompletos.
f) A Fundação Oriente vai entrar em contacto com os candidatos.
Atividade 107
Identificar a turma que os dois amigos querem frequentar.
Repare 34!
O verbo ter pode ser usado sozinho, para indicar a posse
Ex.: Não tenho transporte e não posso fazer viagens à noite.
Quando ocorre com a preposição de e com um verbo no infinitivo, indica dever ou obrigação
Ex.:
- Tens de ir inscrever-te na receção da FO e tens de levar o teu cartão de eleitor.
- Eu também tenho de fazer a minha inscrição.
- Cada um tem de escrever qual o seu nível de escolaridade.
- Então eu tenho de assinalar ensino superior concluído em administração.
- Eu tenho de escolher o horário da hora de almoço.
- Desculpem, mas têm de assinar no final.
Atividade 108
Realizar a atividade 108 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 1.
Repare 35!
Quando nos dirigimos diretamente à pessoa, podemos dizer o seu nome no início, no meio ou no final da frase. Na escrita, esse nome ou forma de tratamento é marcado por vírgulas.
Ex.:
- não sei o que escolher, Joaninha...
- Aqui tem os dois formulários preenchidos, D. Benilde
- Joaninha, eu só não quero ter aulas ao sábado.
- Ah, D. Benilde, peço desculpa.
- Foi muito simpática, D. Benilde, e até logo!
Atividades de Consolidação
Atividade de Consolidação 16
16.1. Completar o diálogo abaixo com as formas do presente do indicativo do verbo estar:
estão estão estou estás estou estou estás estou estou estou
Ao telefone
Ana: Alô, João! Tudo bem?
João: Olá! Ana. Tudo, obrigado. E contigo?
Ana: Mais ou menos. a)_____________ na loja?
João: Não, não. b)_____________ em casa agora.
Ana: Passa-se alguma coisa?
João: Não, c)_____________ só a descansar um pouco. d)_____________ muito cansado.
Ana: E os teus pais, onde e)_____________ agora?
João: f)_____________ em Gleno, porquê?
Ana: É que eu g)_____________ com um problema. Podemos falar pessoalmente?
João: Pode ser. Onde é que h)_____________ agora?
Ana: i)_____________ mesmo ao lado da tua casa, na ABC.
João: Ah, j)_____________ mesmo perto. Vou já abrir a porta!
16.1.1. Identificar as alíneas que correspondem a:
16.1.1.2. apresentação de características temporárias ____________________
16.1.1.3. localização no espaço _______________________
16.2. Completar o diálogo abaixo com as formas do presente do indicativo do verbo estar:
estão está está está estão estou está estamos estou está
Ao telefone
Joana: Bom dia, sr. Diretor.
Diretor: Bom dia, quem fala?
Joana: Sou a Joana. Como a)_____________, sr. Diretor?
Diretor: b)_____________ bem, obrigado. E consigo? Hoje a sra. Joana não c)_____________ no escritório... d)_____________ tudo bem?
Joana: Nem por isso. e)_____________ muito preocupada com os meus filhos.
Diretor: Então, o que se passa?
Joana: Os meus filhos f)_____________ doentes, sr. Diretor, e eu e o meu marido agora g)_____________ no Hospital Nacional Guido Valadares.
Diretor: Oh, lamento! É grave? Como é que eles h)_____________?
Joana: O mais novo i)_____________ com dores de dentes e o mais velho j)_____________ com cólicas.
Diretor: Compreendo. As melhoras!
Joana: Muito obrigada, sr. Diretor.
16.2.1. Identificar as alíneas que correspondem a:
16.2.1.1. apresentação de características temporárias de alguma coisa ou alguém _____________
16.2.1.1. localização temporária no espaço _______________________
Atividade de Consolidação 20
20.1. Responder às perguntas a partir das imagens, com as formas do presente do indicativo do verbo ser, como no exemplo.
Ex.:
O copo é de vidro? a) Sim, o copo é de vidro.
A festa é em tua casa? b)
Vocês são solteiros? c)
Nós somos parecidas? d)
Os livros são da Maria? e)
Tu és o Cesário? f)
A mota é do Cesário? g)
Eu sou bonita? h)
Você é professor? i)
Eles são de Maliana? j)
20.1.1. Identificar as alíneas que correspondem a:
20.1.1.1. definição de alguma coisa ou alguém _____________
20.1.1.2. localização permanente no espaço _____________
20.1.1.3. indicar a origem _______________________
20.1.1.4. indicar a posse / pertença _________________
20.1.1.5. indicar um material _______________________
20.2. Completar o texto abaixo com as formas do presente do indicativo dos verbos ser ou estar.
O Hipólito a)_____________ professor na Faculdade de Ciências Exatas. Ele b)_____________ muito contente com o seu trabalho, porque c)_____________ um dos professores mais jovens da faculdade.
O João e a Maria d)_____________ irmãos do Hipólito. Os dois e)_____________ estu-
dantes na UNTL. Neste momento, o João f)_____________ no primeiro semestre e a Maria g)_____________ finalista. Os três irmãos h)_____________ de Baucau e vivem juntos em Díli. A casa deles (i)________ em Balide.
Eles j)_____________ muito preocupados com a saúde do pai, que k)_____________ muito doente. Como os três l)_____________ em Díli, não podem ajudar muito.
20.2.1. Identificar as alíneas que correspondem a:
20.2.1.1. apresentação de características temporárias de alguma coisa ou alguém ____________
20.2.1.2. localização temporária _____________
20.2.1.3. definição de alguma coisa ou alguém _____________
20.2.1.4. localização permanente _____________
20.2.1.5. indicar a origem _______________________
Atividade de Consolidação 21 21.1. Legendar as imagens, como no exemplo.
Ex.: É a igreja de Motael.
Ex.:
São os gatos da vizinha.
da minha escola.
___ ____ ________ da cozinha.
do Luís. f) ___ ____ ________ dos alunos.
21.2. Completar os espaços em branco com determinantes artigos definidos.
Eu sou a)___ Mónica.
b)___ meu apelido é Ximenes.
Moro em Díli, c)___ capital de Timor-Leste. d)___ línguas oficiais de Timor-Leste são e)___ língua tétum e f)___ português.
Eu sou g)___ Cosme. h)___ minha profissão é pescador.
Eu e i)___ meus pais somos de Ataúro. j)___ ilha de Ataúro é muito bonita. k)___ praias são limpas e l)___ pessoas são simpáticas.
Chamo-me Olderico Soares.
Sou m)___ chefe da turma E. n)___ turma E tem cinquenta alunos.
o)___ melhores alunos são p)___ Nuno e q)___ Madalena. Todos r)___ professores gostam da turma E. –
da UNTL.
Atividade de Consolidação 23
23.1. Ligar cada pergunta à sua resposta e a uma imagem.
1. – O que é que a Lúcia está a fazer? . . a) – Estão a jogar futebol. . .
2. – O que é que eles estão a fazer? . . b) – Estamos a ler. . .
3. – O que é que vocês estão a fazer? . . c) – Está a ver televisão. . .
4. – O que é que tu estás a fazer? . . d) – Estou a rezar. . .
23.2. Observar a imagem abaixo e descrever a atividade de cada membro da família. Usar a estrutura “estar a + infinitivo” e as expressões da caixa. Há três expressões a mais.
falar ao telemóvel - ler o jornal - fazer compras - ler um livro - ler uma mensagem no telemóvel - trabalhar no computador - jogar à bola - fazer ginástica - conversar
(d) A prima (e) Os irmãos (f) Os avós
(a) O pai
(b) A mãe
(c) A irmã
Atividade de Consolidação 28
Completar os espaços em branco com as terminações corretas de género e número.
O Baltazar e a Antónia são irmãos. A Antónia é alt___ a), magr___ b) e moren___ c). O irmão da Antónia tem os olhos castanh___ d) e o cabelo curt___ e). A Antónia é simpátic___ f) e o Baltazar é carinhos___ g).
O Baltazar é casad___ h) com a Simone. Ela é brasileir___ i). A Antónia é casad___ j) com o Ahmad. Ele é indonési___ k). A Simone e a Antónia são católic___ l), mas o Ahmad e o Baltazar são muçulman___ m)
O Ahmad e o Baltazar são enfermeir___ n) no hospital. A Simone é cozinheir___ o) e a Antónia é professor___ p) de Biologia. Os quatro são muito ativ___ q) na comunidade.
Atividade de Consolidação 34
Completar com a opção correta.
Ex.:
– Você não se lembra de mim, pois não?
– Não, não me lembro.
Atividade de Consolidação 35 35.1. Ligar pergunta e resposta. pois não / não é
– Você não é católico, a)_____________?
– Não. Sou ateu.
– Tu não estás bem, c)_____________?
– Não, não estou. Estou muito cansado.
– Os timorenses falam tétum, e)_____________?
– Sim, falam. Mas também falam outras línguas.
– A Jenny é australiana, b)_____________? – Sim, é.
– Amanhã não há aulas, d)_____________?
– Não. Amanhã é feriado.
– Vocês têm muitos filhos, f)_____________?
– Sim, temos. São oito. sim / não
– Pode ajudar-me com o exercício?
– Claro que g)_____________.
– Estás preparado?
– Ainda i)_____________?. Preciso de mais tempo.
– Gostas de arroz de pato?
– k)_____________?, nem por isso.
– Vocês não vão trabalhar hoje?
– h)_____________?, hoje estamos em casa.
– Queres ir comigo ao mercado?
– Quero, j)_____________?!
– Precisas de ajuda?
– l)_____________? por favor.
. a) – É o Cesário.
1. – Quem é? . . b) – É a avó Belmira. . c) – É um marcador de livros.
2. – O que é?
. . d) – É um instrumento musical. . e) – É o meu porta-chaves. . f) – É uma colega do Cesário.
35.2. Escrever a pergunta para cada resposta, como no exemplo.
Ex.:
– Quem é?
– É a Joaninha.
– a)_____________? – É um livro de receitas.
– d)_____________? – É um colega de trabalho.
Atividade de Consolidação 39
– b)_____________? – São calendários.
– e)_____________? – É uma prenda de aniversário.
– c)_____________? – É o Dr. Romero.
– f)_____________? – São cartas antigas.
39.1. Completar as seguintes frases com as formas do verbo ter no presente do indicativo.
O Afonso a)_____________20 anos, é estudante universitário e estuda na UNTL. Ele b)_____________dois irmãos gémeos, a Francisca e o Francisco, que são estudantes na Escola Básica 30 de agosto. Como os três c)_____________ aulas muito cedo, aproveitam para sair de casa juntos:
– Afonso, eu d)_____________ fome!
– Afonso, tu e)_____________ um lápis a mais?
– Afonso, nós f)_____________uma ficha de avaliação hoje...
– Afonso, tu g)_____________muitos amigos na faculdade?
Não é fácil ter irmãos, sobretudo gémeos. Que canseira!
39.2. Completar os espaços em branco com as formas de pronome pessoal sujeito que substituem as expressões entre parênteses, como no exemplo.
Ex.:
Ela (a Teresa) tem 25 anos.
1. __________ (o João) acorda sempre às 5h da manhã porque tem aulas muito cedo.
2. __________ (a Maria e eu) estudamos na UNTL e temos alguns professores internacionais.
3. __________ (a Sara e o Virgílio) moram em Balide numa casa grande porque têm muitos irmãos.
4. __________ (a Madalena e a Ana) trabalham juntas e têm o mesmo horário.
5. __________ (O Mário e o João) são funcionários na Presidência da República, mas têm serviços diferentes.
6. __________ (Tu e o Pedro) têm muitos amigos estrangeiros porque sabem falar muitas línguas.
39.3. Ligar os elementos das colunas, formando frases corretas.
1. Vocês . a) tenho 12 anos.
2. Eu e a Maria . . b) tem o cabelo curto.
3. Eu . . c) tens namorada?
4. A Ana . . d) temos um carro novo.
5. Tu . e) têm sono.
Atividade de Consolidação 44
Completar com as conjunções “mas” ou “e”.
1. Eu sou muito alto, ___ os meus pais são baixos.
2. Os meus pais não sabem falar inglês, eu sei.
3. Eu sou religiosa, ___ não vou à igreja.
4. Vivo em Díli, sou de Maliana.
5. O Cesário gosta de ouvir música de ir ao cinema.
6. A tua família é católica, ___ tu és ateu.
7. Vamos à praia? Eu ligo ao Cesário tu telefonas à Joaninha.
8. Tu és muito divertido, hoje estás com um ar triste.
9. A Méri é simpática está sempre bem–disposta.
10. Sou timorense moro em Ataúro.
Atividade de Consolidação 47
47.1. Responder às perguntas a partir das imagens com as formas corretas dos demonstrativos, como no exemplo.
Ex.:
Susana: Aquele é o Paulo?
João: Não. Aquele é o Pedro.
S: Este restaurante tem comida timorense?
J: b)___________________.
J: Estas camisas são verdes?
S: d)
S: Essa é a microlete número 7?
J: a)___________________.
S: Aquela é secretária?
J: c)_____________________.
J: Esse exercício é fácil?
S: e)____________________.
47.2. Observar a figura e completar o diálogo.
Mãe: De quem é a)_____________livro?
Francisco: b)_____________ livro é da Francisca.
Mãe: De quem são c)_____________chaves?
Francisco: d)_____________ chaves são do Afonso.
Mãe: De quem é e)_____________ mochila?
Francisco: f)_____________ mochila é do Afonso.
Mãe: De quem são g)_____________ óculos?
Francisco: h)_____________ óculos são da Francisca.
Mãe: De quem são i)_____________ sapatos?
Francisco: j)_____________ sapatos são da Francisca.
Mãe: De quem são k)_____________ canetas?
Francisco: l)_____________canetas são do Afonso.
Atividade de Consolidação 58
58.1. Completar as frases com os pronomes pessoais reflexos do quadro. te nos me se
Eu quero inscrever-___a) no curso de Língua Portuguesa da Fundação Oriente. E tu Ana, queres inscrever-___b) comigo? Achas que o Francisco e a Lúcia querem inscrever-___c) neste curso também? Assim podemos inscrever-___d) todos juntos!
58.2. Completar com as formas do presente do indicativo dos verbos entre parênteses.
Eu e o Tomé a)__________- (encontrar-se) sempre no Largo de Lecidere.
Habitualmente, o Tomé b)__________- (levantar-se) às 6h.
Ele c)__________-___ (vestir-se) muito depressa e sai de casa às 6h45 minutos.
O Tomé tem dois irmãos, eles d)__________- (chamar-se) Anó e Ana. Os irmãos do Tomé e)__________-___ (deitar-se) muito tarde.
Eles f)__________- (esquecer-se) sempre de fazer os TPC.
O Tomé g)__________- (preocupar-se) muito com as notas dos irmãos.
Eu h)_____________ (sentir-se) triste com a situação.
Atividade de Consolidação 71
71.1. Completar com as formas do presente do indicativo do verbo ir.
Cesário: Olha, eu a)_____________ agora à Fundação Oriente. A D. Benilde b)_____________ ajudar-me no processo de inscrição. Queres vir?
Atói: Ah, não posso. Eu e a Ana c)_____________ agora para casa. Nós d)_____________ de microlete, então fica muito tarde. Como é que tu e)_____________ para casa?
Cesário: Eu f)_____________ de carro… posso dar-vos boleia.
Atói: Maravilha! g)_____________ telefonar à Ana para avisar.
71.1.1. Identificar as alíneas que correspondem a:
71.1.1.1. deslocação/ movimento:
71.1.1.2. ação futura: _____________
Atividade de Consolidação 73
Completar as perguntas com os interrogativos onde ou quando, de acordo com as respostas dadas.
a)_____________ terminam as inscrições?
Resposta: Na sexta-feira.
b)_____________ é o exame?
Resposta: Amanhã.
c)_____________ a Joaninha vai jantar?
Resposta: Em casa.
d)_____________ compras legumes?
Resposta: No mercado.
e)_____________ queres ir?
Resposta: À tarde.
f)_____________ queres ir?
Resposta: À praia.
Atividade de Consolidação 76
76.1. Completar com os determinantes artigos indefinidos.
Para fazer a atividade, preciso de:
a) ____ tesoura; b) ____ jornal; c) ____ lápis; d) ____ garrafas de plástico.
76.2. Completar com os determinantes artigos definidos e indefinidos.
1. Ela é ____ mãe da Maria.
2. Tens ____ caneta que me emprestes?
3. Estes são ____ amigos da Joaninha.
4. Professora, tenho ____ dúvida.
5. ____ Manuel já tem bigode.
6. Vou ao quiosque comprar ____ bolachas.
7. Qual é ____ tua cor favorita?
8. Eu tenho ____ tio que vive no Brasil.
9. Preciso de ____ óculos novos.
10. ____ perguntas do exame são difíceis.
Atividade
de Consolidação 78
78.1. Completar com as formas do presente do indicativo dos verbos entre parênteses:
Como ter boas notas em Língua Portuguesa?
“Eu a)_____________ (organizar) o meu estudo. Primeiro, b)_____________ (passar) os apontamentos a limpo. Depois, c)_____________ (sublinhar) as partes mais importantes.”
“Nós d)_____________ (prestar) muita atenção às aulas: e)_____________ (escrever) todas as palavras novas e f)_____________ (esclarecer) todas as dúvidas com os professores.”
“Tu g)_____________ (estudar) sempre com outros colegas porque h)_____________ (aprender) melhor quando i)_____________ (explicar) a matéria aos outros.”
“A Rosalina j)_____________ (utilizar) o computador para estudar. Normalmente k)_____________ (conversar) em Português em salas de chat. Além disso, ela também l)_____________ (assistir) a séries de televisão na Netflix.”
78.2. Completar os espaços em branco com a estrutura estar a + infinitivo ou as formas do presente do indicativo dos verbos entre parênteses.
Por WhatsApp:
Ana: Olá, Lília! O que é que a)_____________ (fazer) agora?
Lília: Oi, Ana. Eu b)_____________ (preparar-se) para sair. c)_____________ (ir) agora à praia.
Tu também d) _____________ (ir)?
Ana: Claro que sim! Hoje e)_____________ (ser) sábado e não f)_________ (ter) trabalhos de casa.
Lília: E os teus irmãos?
Ana: Não sei. Neste momento, o Júlio e o Rui g)_____________ (dormir) e a Lia h) _____________ (estudar).
Lília: Eles i)_____________ (ficar) sozinhos? Os teus pais j)_____________ (estar) em casa hoje?
Ana: Não, eles k)_____________ (trabalhar). Normalmente, não l)_____________ (ter) o sábado livre. Bem, m)_____________ (estar) pronta? n)_____________ (demorar) muito?
Lília: Não, o)_____________ (sair) agora.
Ana: Eu já p)_____________ (chegar)!
Atividade de Consolidação 80
80.1. Formar pares, como no exemplo.
Ex.:
Queres casar comigo? → Sim, quero!
Queres ajuda?
Tenho sede.
Quero ser enfermeiro.
Queres água?
Queres boleia?
Queres bolo?
Queres falar?
Não consigo fazer o exercício.
Não, obrigado. Prefiro ir a pé.
O que queres ser quando fores grande?
Desculpa, estou a fazer dieta. Não estou bem.
Queres casar comigo?
80.1.1. Escrever as frases usadas para:
Sim, quero!
80.1.1.1. indicar uma vontade, intenção ou desejo _____________
80.1.1.2. oferecer alguma coisa _____________
80.1.1.3. aceitar _____________
80.1.1.4. recusar _____________
80.2. Completar com as formas do verbo querer no presente do indicativo.
– O que é que a)_____________ ser em adulta, Lídia?
– Eu b)_____________ ser como tu, mãe.
– E a tua irmã? O que é que ela c)_____________ ser, sabes?
– Sim, mãe, nós d)_____________ser as duas como tu!
– Então vocês e)_____________ ser polícias?
– Nós f)_____________ ser fortes e inteligentes como tu!
– Como é que as meninas g)_____________ a vossa festa?
– Nós h)_____________ uma festa com balões e um bolo muito grande!
– E as aniversariantes i)_____________ um bolo de chocolate ou de baunilha?
– Eu j)_____________de chocolate e ela k)_____________ de baunilha. É possível misturar os dois sabores?
– Sim, é, eu l)_____________ fazer tudo para vos ver felizes.
Atividade de Consolidação 86
Completar com possessivos adequados, como o exemplo.
O Atói tem uma mota.
A mota é sua. É a sua mota.
Eu tenho um lápis.
O lápis c) ___________.
d) _____________ lápis.
A minha mãe tem uns sapatos pretos.
Os sapatos pretos (g)___________. (h) ___________ sapatos pretos.
Tu tens umas galinhas.
As galinhas (k) ___________. (l) ___________ galinhas.
Atividade de Consolidação 96
A Joaninha tem duas mochilas.
As mochilas (a) ___________. (b) mochilas.
As minhas irmãs têm um tablet.
O tablet é (e) ___________.
(f) ___________ tablet
Nós temos uma horta.
A horta (i) ___________. (j) __________ horta.
Vocês têm uma microlete.
A microlete (m) ___________. (n) ___________ microlete.
96.1. Assinalar com um ✓ a alínea que completa corretamente cada pergunta.
1. .... é que vocês vão passar férias? a) qual b) quanto c) onde
2. ... é a vossa casa? a) quanta b) qual c) quando 3. ... é um bilhete de avião até Bali? a) quando b) quanto c) onde
4. ... está a vossa tia? a) quando b) qual c) como 5. ... está a minha carteira? a) quanto b) quando c) onde
6. ... vais para Lospalos? a) onde b) qual c) quando 7. ... anos tem a Ângela? a) quantos b) como c) quanto
8. ... vamos para o mercado de Taibessi? a) como b) onde c) quanto
96.2. Responder às perguntas, como no exemplo. Atenção às concordâncias dos possessivos.
Ex.:
– Onde mora a tua amiga Carla? (Bidau Lecidere)
– A minha amiga Carla mora em Bidau Lecidere.
1. – Qual é o teu número de telemóvel? (77557744)
3. – Onde está o vosso professor? (biblioteca)
5. – Como está a vossa sobrinha? (ótima)
Atividade de Consolidação 103
103.1. Ligar as frases às respostas.
2. – Quais são os seus passatempos favoritos, Ana? (fazer desporto e dançar)
4. – Quando chegam as vossas encomendas? (próximo mês)
6. – Quantas pastas estão na minha secretária, sr. Abel? (seis) – .
1. A Maria pode dar-te boleia. . . a) São 15h30.
2. Podes ajudar-me com um exercício? . . b) Podem, sim.
3. Hoje não posso sair. . . c) Desculpa, agora não posso.
4. Podemos entrar, professor? . . d) Perfeito!
5. Desculpe, pode dizer-me as horas? . . e) E amanhã, podes?
103.1.1. Escrever as frases usadas para:
103.1.1.1. pedir autorização _____________
103.1.1.2. pedir um favor _____________
103.1.1.3. pedir ajuda _____________
103.1.1.4. dar autorização _____________
103.1.1.5. recusar ou proibir _____________
Atividade de Consolidação 108
Sublinhar a opção correta.
a) O Ameu e eu temos / temos de sempre aulas às 8h00, por isso temos / temos de acordar cedo.
b) Nós temos / temos de limpar a praia, porque a praia tem / tem de muito lixo.
c) Eu não tenho / tenho de um lápis, tenho / tenho de comprar.
d) Tu tens / tens de visitar Jaco, porque a ilha tem / tem de peixes coloridos.
e) A nossa casa tem / tem de um jardim lindo, então nós temos / temos de cuidar desse jardim.
Teste
Sublinhar a alternativa correta em cada frase.
Preciso da ajuda de um professor para fazer um exercício. “– Socorro! / Desculpa, podes ajudar-me? / Pode ajudar-me, por favor?”
– Os seus filhos são muito simpáticos, D. Manuela! “– Obrigado! / Obrigada! / Obrigados!”
Boa tarde, D. Teresa. Tudo bem contigo? / Como está? / Como estás?
Preciso de uma ajuda tua. “– Pode ajudar-me? / Posso ajudar? / Ajudas-me?”
Cumprimentos numa reunião de trabalho às 14h00. “– Oi! / Boa tarde! / Tudo bem?”
O meu telemóvel é / está avariado.
Eu sou / estou de Liquiçá.
Os telhados estão / são de zinco.
Tu és / estás o filho mais velho.
O Pedro é / está em Baucau.
Nós somos / estamos com sono.
Estes livros são / estão do Paulo.
Os dicionários são / estão na estante.
Olá, meninos, tudo bem comigo / contigo / convosco?
Espera por mim, eu vou comigo / contigo / consigo
Vamos ao cinema. Queres vir comigo / connosco / convosco?
Desculpe, professor, mas não concordo... comigo / contigo / consigo.
– Como é que você se chama? – Sim / Sou o Mateus / Chama-se Filipe.
Vou comprar a / uma televisão nova.
Esta encomenda é para um / o pai do Rodrigo.
Estão umas / as chaves no chão, são tuas?
Temos os / uns vizinhos muito simpáticos!
O avô está a ler o / a jornal.
O carro tem um / uma cor bonita!
O Joaquim vai visitar a / as família à montanha.
Socorro! A minha cozinha arde / está a arder!
Todos os meus amigos têm / estão a ter namoradas.
A Maria nunca chega / está a chegar a horas.
A graduação dos seus filhos é / está a ser este ano?
Cuidado! A panela ferve / está a ferver!
Ele toma / está a tomar banho, não demora muito.
A Rita é moreno / morena.
O irmão da Sofia é alto / alta.
Eu tenho olhos castanho / castanhos
Ela tem cabelo comprido / compridos
A Alice e o João são irmãs / irmãos.
Ela vai comprar umas calças azul / azuis.
Vocês são de Lospalos, não são / pois não?
É o teu pai, não é? / pois não?
Tu não vais à praia, não vais? / pois não?
O teu avô ouve mal, não ouve? / pois não?
Amanhã não temos aulas, não temos / pois não?
– Quem é / O que é? – É o primo da Rosário.
– Quem é / O que é? – É um porta-chaves.
– Quem é / O que é? – É uma mochila.
– Quem é / O que é? – É o meu diretor.
Eu sou / tenho 25 anos.
Ela está / tem doente.
Os meus avós tem / têm doze netos.
A Lúcia é / tem cabelo comprido.
Nós estamos / temos fome.
O sr. Ximenes tem / têm um galo muito forte.
A Filomena come muito e / mas é magra.
Vocês gostam de ir à praia e / mas adoram nadar.
Eu gosto de ler e / mas não tenho livros em casa.
O Tiago parece doente e / mas é saudável.
A Mariana estuda muito e / mas tem boas notas.
A Lúcia precisa de umas fotocópias. As fotocópias estão junto do Tomé. “– Tomé, passasme estas / essas / aquelas fotocópias, por favor?”
A Maria e o Pedro estão a estudar. A Maria precisa de um dicionário. O dicionário está na última prateleira da estante. “– Pedro, podes ir buscar este / esse / aquele dicionário?
Não chego lá…”
A Luísa tem um telemóvel na mão e não sabe quem é o dono. “– De quem é este / esse / aquele telemóvel?”
A Joana está a comer uma torta muito saborosa. “– Esta / essa / aquela torta é mesmo boa!”
Eu chamo-me/te/se Madalena.
Os meus irmãos levantam-nos/vos/se antes das sete.
O Samuel deita-me/te/se sempre muito tarde.
Tu lembras-me/te/se do nome da tua professora primária?
Vocês vestem-te/vos/se muito bem.
Vou sair mas volto daqui a 15 minutos. – Até logo! / Até já! / Até à próxima!
– Tudo bem contigo, Sofia? – Tudo, e tu? / Bem, obrigado. / Mais ou menos.
Eu vou/ vai/ vamos a pé para a escola.
As minhas amigas vou / vamos / vão viajar.
Nós vai / vamos / vão ao município nas férias.
Onde / Quando fazes anos?
Onde / Quando vives?
Vou perguntar onde / quando terminam as aulas.
Não sei onde / quando está a chave da mota.
Eu / Você / Vocês levanta-se sempre cedo.
Eu não sei / sabe / sabes onde ele mora.
Tu e o Paulo estudas / estudam / estudamos Língua Portuguesa.
O José e a família vivem / vive / vivemos em Lospalos.
Maria, tu conhece / conheces / conhecem as minhas primas?
Eu e os meus irmãos vou / vão / vamos à missa todos os domingos.
Tenho fome, quero / queres / queremos comer!
Este sumo é ótimo! Quero / Queres / Queremos provar?
Sabem se o Pedro quero / quer / querem ir à praia?
Os meninos queres / querem / queremos jogar futebol.
Tu tens dois cães. São os meus / teus / seus cães.
A tua / sua / vossa mulher é muito simpática, Sr. Abel!
Sou alta como o meu / a minha / a nossa pai.
Vamos visitar o nosso / a nossa / as nossas família.
Quando começam as vossas / os vossos / a vossa férias?
Caros estudantes, este ano a sua / vossa / tua graduação vai ser online.
Qual / Como / Quanto é o preço do saco de arroz?
Qual / Como / Quanto custa um saco de arroz?
Qual / Como / Quanto vais para casa?
Quero entrar na sala. – Posso entrar / Pode entrar / Podemos entrar?
Posso apagar o quadro? “– Posso! / Podemos! / Pode esperar um bocadinho?”
O meu exame é na próxima semana. – Tenho de / quero / posso estudar.
A estrada tem muitos buracos. Sabemos / Podemos / Temos de conduzir com cuidado. Para conduzir, os cidadãos com maioridade podem / têm de / querem ter uma carta de condução.
O pai do meu pai é meu… avô / avó/ tio.
Nós somos irmãs. O meu / teu / nosso marido é meu cunhado.
Tu és irmã da minha mãe. És a minha prima / tia / sobrinha
Eles são filhos do meu tio. Eles são meus sobrinhos / primos / netos
Tenho COVID19, estou… cansado / doente / contente
Elas discutem muito. Estão sempre… preocupadas / tristes / zangadas.
Ele trabalha muito. Ele está… nervoso / doente / cansado.
D. Benilde: Boa tarde, Joaninha! Sim, claro! Entrem e sentem-se.
Joaninha: Obrigada.
Diálogo 5.
Família Pinto: Boa tarde, D. Emília.
D. Emília: Então, como é que estão? Está tudo bem convosco?
Família Pinto: Estamos bem, obrigada. E vocês, como é que estão?
Diálogo 6.
António: Olá! Como está?
Lúcia: Bem, obrigada, e o António?
António: Nem por isso.
Lúcia: Então, António?
Diálogo 7.
Colega 1: Olá, colega, tudo bem consigo?
Colega 2: Tudo bem, obrigado, e consigo?
Colega 1: Também.
Atividade 8
a) 2.; b) 4.; c) 5.; d). 1.; e). 7; f) 6.; g) 3.
Atividade 9
Diálogo 1. Jovens.
Diálogo 2. Jovens.
Diálogo 3. Jovens, Adultos.
Diálogo 4. Jovens, Adultos.
Diálogo 5. Adultos.
Diálogo 6. Adultos.
Diálogo 7. Adultos.
Atividade 10
Diálogo 1.
Diálogo 2. “tu”
Diálogo 3. “D. Benilde”; “Cesário”
Diálogo 4. “D. Benilde”; “Joaninha”
Diálogo 5. “D. Emília”, “vocês”
Diálogo 6. “o António”
Diálogo 7. “colega”.
Atividade 11
1. Como está?; Tudo bem consigo?
2. Como é que estás?; Tudo bem contigo?
3. Como estão?; Tudo bem convosco?
Atividade 12
Diálogo A. “Oi, tudo bem?”
Diálogo B. “Olá, como é que estás?”
Diálogo C. “Como está?”; “Olá”.
Diálogo D. “Boa tarde!’”.
Diálogo E. “Boa tarde, como é que estão?” “Está tudo bem convosco?”.
Diálogo F. “Olá, como está?”.
Diálogo G. “Olá, colega, tudo bem consigo?”.
Atividade 13
1.b) informal; 2. d) formal; 3. c) informal; 4. a) informal.
Atividade 14
a) Dr.; b) obrigado; c) convosco; d) e vocês; e) oi; f) nem por isso; g) tudo bem; h) obrigada; i) estão; j) bom dia; k) como estás; l) bem.
Atividade 15 estou; estás; está; estamos; estão
Atividade de Consolidação 16
16.1. a) estás; b) estou; c estou; d) estou; e) estão; f) estão; g) estou; h) estás; (i) estou; j) estou; 16.1.1.2. c; d); g);
16.1.1.3. a); b); e); f); h); i); j).
16.2.
16.2. a) está; b) estou; c) está; d) está; e) estou; f) estão; g) estamos; h) estão; i) está; j) está. 16.2.1.2. e); f); i); j)
16.2.1.3. c); g)
Atividade 17
a) contigo; b) consigo; c) connosco; d) convosco.
Atividade 18
Leitura
Atividade 19
Sou, és, é, somos, são.
Atividade de Consolidação 20
20.1. a) Sim, o copo é de vidro.; b) Não, a festa é em Tasi Tolu.; c) Não, nós somos casados.; d) Sim, vocês são parecidos.; e) Não, os livros são do Rui.; f) Não, eu sou o Atói.; g) Sim, a mota é do Cesário.; h) Sim, tu és bonita.; i) Não, eu sou médico.; j) Sim, eles são de Maliana.
20.1.1.1. c); d); f); h).
20.1.1.2. b).
20.1.1.3. j).
20.1.1.4. e); g).
20.1.1.5. a).
20.2. a) é; b) está; c é; d) são; e) são; f) está; g) é; h) são; i) é; j) estão; k) está; l) estão.
20.2.1.1. b); k); j).
20.2.1.2. f); l).
20.2.1.3. a); c); d); e); g).
20.2.1.4. i).
20.2.1.5. h).
Atividade de Consolidação 21
21.1.
a) São os professores; b) É o carro; c) São os estudantes; d) É a mesa; e) É o relógio; f) São as mochilas.
21.2.
a) a; b) o; c) a; d) as; e) a; f) o; g) o; h) a; i) os; j) a; k) as; l) as; m) o; n) a; o) os; p) o; q) a; r) os.
Atividade 22
Leitura
Atividade de Consolidação 23
23.1. 1. c) ; 2. a) ; 3. b) ; 4. d) . 23.2.
a) O pai está a ler o jornal; b) A mãe está a falar ao telemóvel.; c) A irmã está a trabalhar no computador.; d) A prima está a ler uma mensagem no telemóvel.; e) Os irmãos estão a jogar à bola.; f) Os avós estão a conversar.
Atividade 24
Posso, sim.; Está bem.; Claro.; Pode ser.; Com certeza.; Vamos lá!
Atividade 25
a) nome próprio; b) apelido; c) correio eletrónico; d) data de nascimento.
Atividade 26
1.e); 2. c); 3. a); 4. b), 5. d.
Atividade 27
1. O Cesário; A Mónica e o Pedro.
2. A Jenny e a Simone; A Ana.
3. A Mónica; o Cesário.
4. A Ana e o Pedro.
5. A Simone e a Jenny.
6. A Mónica e o Cesário.
7. A Simone.
8. A Jenny e a Mónica.
9. A Mónica; Jenny.
10. O Cesário e o Pedro; O Cesário.
11. A Simone e a Ana.
Atividade de Consolidação 28
a) alta; b) magra; c) morena; d) castanhos; e) curto; f) simpática; g) carinhoso; h) casado; i) brasileira j) casada; k) indonésio; l) católicas; m) muçulmanos; n) enfermeiros; o) cozinheira; p) professora; q) ativos.
Atividade 29
1. China – chinês / chinesa; 2. França – francês / francesa; 3. Inglaterra – inglês / inglesa; 4. Irlanda – irlandês / irlandesa; 5. Japão – japonês / japonesa; 6. Nova Zelândia – neozelandês / neozelandesa; 7. Paquistão – paquistanês / paquistanesa; 8. Portugal – português / portuguesa; 9. Guiné Bissau – guineense; 10. Guiné Equatorial – guineense; 11. São Tomé e Príncipe – santomense; 12. Timor-Leste - timorense; 13. Angola – angolano /a; 14. Austrália – australiano/a; 15. Cabo Verde – cabo-verdiano/a; 16. Coreia do Sul – sul-coreano/a; 17. Cuba – cubano/a; 18. Estados Unidos da América - norte-americano/a; 19. Índia – indiano/a; 20. Moçambique – moçambicano/a; 21. Indonésia – indonésio/a; 22. Malásia – malaio/a; 23. Brasil - brasileiro/a; 24. Espanha – espanhol / espanhola; 25. Alemanha – alemão / alemã.
A Ana é morena / tem o cabelo liso / tem o cabelo comprido / tem os olhos castanhos.
Atividade 42
1. É o Ameu. / O Ameu é o mais alto.
2. É a Bia. / A Bia é a mais baixa.
3. É o Olly. / O Olly é o mais gordo.
4. É a Bia. / A Bia é a mais magra.
Atividade 43
Áudio:
Francisca: Bom dia! O meu nome é Francisca, mas a minha família chama-me Kika. Sou a mais idosa da família. Sou muito otimista no meu dia a dia.
Luísa: Olá! O meu nome é Luísa, mas chamam-me sempre Lila, é o meu nome estimado. Sou jovem mas não sou adulta. Sou muito simpática e vivo muito feliz com a minha família. Domingas: Olá! O meu nome é Domingas, mas tratam-me por Mimi. Sou enfermeira e sou mãe de uma bebé. O meu trabalho é muito interessante, mas nem sempre é muito agradável.
a) idosa; b) otimista; c) jovem; d) adulta; e) simpática; f) bebé; g) interessante; h) agradável. 1. Luísa; 2. Domingas; 3. Francisca.
a) Bebé; b) Menina; c) Rapariga; d) Mulher; e) Senhora.
Atividade 46
a) Daniel; b) Luís; c) Aldo.
Atividade de Consolidação 47 47.1.
a) Não, esta é a microlete número 8.; b) Não, essas camisas são baratas.; c) Não, aquela é a Joaninha.; d) Não, este exercício é difícil.; e) Não, este restaurante tem comida chinesa. 47.2.
a) este; b) esse; c) essas; d) estas; e) aquela; f) aquela; g) estes; h) esses; i) aqueles; j) aqueles; k) essas; estas.
Atividade 50 a) mãe; b) filho; c) irmã; d) neta; e) nora; f) sogra; g) tio; h) cunhado; i) sobrinha; j) primo.
Atividade 51 d), a), c), b), e)
Atividade 52
Áudio:
Cesário: Oi, tudo bem?
António: Tudo, e contigo?
Cesário: Também. Quero inscrever-me no curso de Língua Portuguesa. Sabes onde é?
António: Sim, sei. Tens de ir inscrever-te na receção da Fundação Oriente e tens de levar um documento de identificação. Atenção! As inscrições começam hoje!
Cesário: Oh… E terminam quando?
António: Podes ir até sexta-feira. Tens cinco dias.
Cesário: Vou tentar ir amanhã... Obrigado!
António: De nada, até logo!
Cesário: Tchau!
Atividade 53
1. V; 2. V; 3. F; 4. F; 5. V; 6 V.
Atividade 54
Áudio:
Tudo bem? Tudo bem!
Mais ou menos... Mais ou menos?
Tens de ir à FO! Tens de ir à FO. Tens de ir à FO?
As inscrições começam hoje. As inscrições começam hoje? As inscrições começam hoje!
As inscrições terminam sexta-feira? As inscrições terminam sexta-feira! As inscrições terminam sexta-feira.
1. a) Tudo bem?; b)Tudo bem!
2. a) Mais ou menos…; b) Mais ou menos?
3. a) Tens de ir à FO!; b)Tens de ir à FO.; c) Tens de ir à FO?
4. a) As inscrições começam hoje.; b) As inscrições começam hoje?; c) As inscrições começam hoje!
5. a) As inscrições terminam sexta-feira?; b) As inscrições terminam sexta-feira!; c) As inscrições terminam sexta-feira.
Atividade 55
a) segunda; b) terça; c) quarta; d) quinta; e) sexta; f) sábado; g) domingo.
Atividade 56
Jogo
Atividade 57 a) quinta; b) segunda.
Atividade de Consolidação 58
58.1.
a) me; b) te; c) se; d) nos. 58.2.
a) encontramo-nos; b) levanta-se; a) veste-se; d) chamam-se; e) deitam-se; f) esquecem-se; g) preocupa-se; h) sinto-me.
Atividade 59
Diálogo 1. a) Tudo e contigo?; b) Claro!
Diálogo 2. a) Bom dia!; b) Estou bem, obrigado.; c) Sim, sim. Até logo!
Diálogo 3. a) Comigo está tudo bem, e consigo?; b) Também, felizmente!; c) Então até já!; d) Até já!
Atividade 60
Leitura
Atividade 61
1.Tchau!; 2. Até amanhã!; 3. Até logo!; 4. Até já!; 5. Até à próxima!
Atividade 62
1. Joaninha; 2. Joaninha; 3. Nenhum dos dois. 4. Joaninha; 5. Cesário; 6. Nenhum dos dois; 7. Cesário.
Atividade 63
Leitura
Atividade 64
a) como é que estás; b) vou ter com; c) quer inscrever-se.
Atividade 65
1. F ; 2. F ; 3. V ; 4. V ; 5. F ; 6. V
Atividade 66
1. “mais ou menos”
2. “Vou à Fundação Oriente ter com a minha vizinha, a D. Benilde”
3. “Ela trabalha lá”
4. “As inscrições abrem hoje e terminam na sexta-feira.”
5. “Vamos lá, então”
6. “Obrigada, aceito.”
Atividade 67
1. A Joaninha está mais ou menos.
2. A Joaninha conhece a D. Benilde. Elas são vizinhas.
5. A Joaninha vai para a FO com o Cesário.
Atividade 68
a) Tu estás triste; b) Ele está doente; c) Ela está contente; d) Nós estamos cansados; e) Eles estão nervosos.
Atividade 69
vou, vais, vai, vamos, vão.
Atividade 70
a) Onde é que vais?, Vou à Fundação Oriente., Como é que vais?, Vamos lá.; b) Ela vai ajudar-me
Atividade de Consolidação 71
71.1.
a) vou; b) vai; c vamos; d) vamos; e) vais; f) vou; g) vou.
71.1.1.1.
a); c; d); e); f).
71.1.1.2. b); g).
Atividade 72
a) onde; b) quando; c) até; d) na; e) de; f) entre.
Atividade de Consolidação 73
a) Quando; b) Quando; c) Onde; d) Onde; e) Quando; f) Onde.
a) Joaninha e Cesário (nós); b) Joaninha e Cesário (vocês); d) Joaninha e Cesário (vocês); e) D. Benilde (eu); f) Joaninha e Cesário (nós); g) Joaninha e Cesário (vocês); h) Cesário (tu); i) Cesário (eu).
Atividade de Consolidação 78 78.1.
a) organizo; b) passo; c) sublinho; d) prestamos; e) escrevemos; f) esclarecemos; g) estudas; h) aprendes; i) explicas; j) utiliza; k) conversa; l) assiste. 78.2.
a) estás a fazer; b) estou a preparar-me; c) vou; d) vais; e) é; f) tenho; g) estão a dormir; h) está a estudar; i) ficam; j) estão; k) estão a trabalhar; l) têm; m) estás; n) demoras; o) estou a sair; p) estou a chegar.
Tenho sede. Queres água?; Não estou bem. Queres falar?; Não consigo fazer o Atividade. Queres ajuda?; O que queres ser quando fores grande? Quero ser enfermeiro.; Queres bolo? Desculpa, estou a fazer dieta.; Queres boleia? Não, obrigado. Prefiro ir a pé.
a) queres; b) quero; c) quer; d) queremos; e) querem; f) queremos; g) querem; h) queremos; i) querem; j) quero; k) quer; l) quero.
Atividade 81
Nome: Cesário da Costa Belo
Telefone: 7845129
Idade: 20
Morada: Beco Fitun, Becora
Atividade 82
Leitura
Atividade 83
1. c); 2. b); 3. c); 4. a).
Atividade 84
1. O meu número de telefone;
2. O teu número de telefone;
3. A tua morada;
4. A nossa morada;
5. Os vossos documentos;
Atividade 85
Eu: o meu cartão; a minha carta, os meus capacetes; as minhas motas.
Tu: o teu cartão; a tua carta; os teus capacetes; as tuas motas
Você: o seu cartão; a sua carta; os seus capacetes; as suas motas
Nós: o nosso cartão; a nossa carta; os nossos capacetes; as nossas motas
Vocês: o vosso cartão; a vossa carta; os vossos capacetes; as vossas motas
Atividade de Consolidação 86
a) As mochilas são suas; b) São as suas mochilas.; c) O lápis é meu.; d) É o meu lápis.; e) O tablet é seu.; f) É o seu tablet.; g) Os sapatos pretos são seus.; h) São os seus sapatos pretos.; i) A horta é nossa.; j) É a nossa horta.; k) As galinhas são tuas.; l)São as tuas galinhas.; m) A microlete é vossa.; n) É a vossa microlete.
a) O meu número de telefone é 77557744.; b) O nosso professor está na biblioteca.; c) A nossa sobrinha está ótima.; d) Os meus passatempos favoritos são fazer desporto e dançar.; e) As nossas encomendas chegam no próximo mês.; f) Na sua secretária estão seis pastas.
Atividade 97
Livre
Atividade 98
1. V; 2. F; 3. V; 4. F; 5. F.
Atividade 99
a) Joaninha; b) Fundação Oriente; c) cinco; d) Timor Telecom; e) administração; f) portuguesa.
Atividade 100
a) não estou a compreender; d) Também não tenho a certeza; e) não sabemos o que responder; f) Temos aqui uma dúvida.
Atividade 101
Sei, sabes, sabe, sabemos, sabem.
Atividade 102
Posso, podes, pode, podemos, podem.
Atividade de Consolidação 103
103.1.
1. d); 2. c), 3. e); 4. b); 5. a).
103.1.1.
103.1.1.1.
Podemos entrar, professor?
103.1.1.2.
Desculpe, pode dizer-me as horas?
103.1.1.3.
Podes ajudar-me com um Atividade?
103.1.1.4.
Podem sim.
103.1.1.5.
Desculpa, agora não posso.
Atividade 104
Estudante/ Superior/ Universidade Nacional Timor Lorosa'e / Universidade de Macau / um mês
Atividade 105
Leitura
Atividade 106 a) “... não sei o que escolher, Joaninha...”; b) “Não tenho transporte e não posso fazer viagens à noite”, “... não posso à quarta-feira”; c) “Eu só não quero ter aulas ao sábado”; d) “Ótimo!”; e) “Desculpem, mas têm de assinar no final.”; f) “Nós depois enviamos mensagem com mais informações”.
Atividade 107
Terça-feira e quinta-feira, turma B- 12h00-14h30.
Atividade de Consolidação 108
a) temos; b) temos de; c) temos de; d) tem; e) tenho; f) tenho de; g) tens de h) tem; i) tem; j); temos de.
Teste
Preciso da ajuda de um professor para fazer um exercício. “– Socorro! / Desculpa, podes ajudar-me? / Pode ajudar-me, por favor?” (R1+ R33)
– Os seus filhos são muito simpáticos, D. Manuela! “– Obrigado! / Obrigada! / Obrigados!” (R3)
Boa tarde, D. Teresa. Tudo bem contigo? / Como está? / Como estás? (R4)
Preciso de uma ajuda tua. “– Pode ajudar-me? / Posso ajudar? / Ajudas-me?” (R4)
Vocês gostam de ir à praia e / mas adoram nadar. (R17)
Eu gosto de ler e / mas não tenho livros em casa. (R17)
O Tiago parece doente e / mas é saudável. (R17)
A Mariana estuda muito e / mas tem boas notas. (R17)
A Lúcia precisa de umas fotocópias. As fotocópias estão junto do Tomé. “– Tomé, passas-me estas / essas / aquelas fotocópias, por favor?” (R18)
A Maria e o Pedro estão a estudar. A Maria precisa de um dicionário. O dicionário está na última prateleira da estante. “– Pedro, podes ir buscar este / esse / aquele dicionário? Não chego lá…” (R18)
A Luísa tem um telemóvel na mão e não sabe quem é o dono. “– De quem é este / esse / aquele telemóvel?” (R18)
A Joana está a comer uma torta muito saborosa. “– Esta /essa / aquela torta é mesmo boa!” (R18)
Eu chamo-me/te/se Madalena. (R21)
Os meus irmãos levantam-nos/vos/se antes das sete. (R21)
O Samuel deita-me/te/se sempre muito tarde. (R21)
Tu lembras-me/te/se do nome da tua professora primária? (R21)
Vocês vestem-te/vos/se muito bem. (R21)
Vou sair mas volto daqui a 15 minutos. – Até logo! / Até já! / Até à próxima! (R22)
– Tudo bem contigo, Sofia? – Tudo, e tu? / Bem, obrigado. / Mais ou menos. (R23)
Eu vou/ vai/ vamos a pé para a escola. (R24)
As minhas amigas vou / vamos / vão viajar. (R24)
Nós vai / vamos / vão ao município nas férias. (R24)
Onde / Quando fazes anos? (R25)
Onde / Quando vives? (R25)
Vou perguntar onde / quando terminam as aulas. (R25)
Não sei onde / quando está a chave da mota. (R25)
Eu / Você / Vocês levanta-se sempre cedo. (R4+R21)
Eu não sei / sabe / sabes onde ele mora. (R4+R27)
Tu e o Paulo estudas / estudam / estudamos Língua Portuguesa. (R4+R27)
O José e a família vivem / vive / vivemos em Lospalos. (R4+R27)
Maria, tu conhece / conheces / conhecem as minhas primas? (R4+R27)
Eu e os meus irmãos vou / vão / vamos à missa todos os domingos. (R4+R27)
Elas discutem muito. Estão sempre… preocupadas / tristes / zangadas. (R19)
Ele trabalha muito. Ele está… nervoso / doente / cansado. (R19)
UNIDADE 2
Competência pragmática / funções a desenvolver ao longo da unidade:
■ Apreciar, valorar;
■ Expressar concordância ou discordância;
■ Expressar opinião;
■ Expressar preferências, gostos e aversões.
Atividade 1
Ouvir a mensagem de áudio e assinalar com um ✓ a opção que completa corretamente cada frase
1. Quem envia a mensagem é...
a) ... uma colega de trabalho.
b) ... uma funcionária dos Recursos Humanos.
c) ... uma pessoa desconhecida.
2. Quem envia a mensagem quer...
a) ... dar uma informação.
b) ... dar uma ordem.
c) ... pedir uma informação.
3. O email refere-se...
a) ... aos Recursos Humanos.
b) ... a um estágio profissional.
c) ... aos gostos da Joaninha.
Atividade 2
Ouvir a mensagem de áudio e assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).
1. A secretária da UNTL envia esta mensagem.
2. A Fundação Oriente vai publicar os resultados no Facebook
3. Todos os candidatos têm de contactar a Fundação Oriente.
4. Esta mensagem é para todos os candidatos.
Atividade 3
Ler os dois textos e completar a tabela com as informações em falta, como no exemplo.
Texto A
Texto B
Ex.: Meio digital de divulgação da informação Facebook Correio eletrónico
1. Número de candidatos selecionados
2. O que ganham os candidatos selecionados
3. Instituição a que pertencem os candidatos
4. Cidade para onde vão
5. Duração da estadia em Portugal
6. O que têm de fazer até ao final do mês
Atividade 4
Fazer corresponder os comentários aos emojis.
1. Só alunos da UNTL?
Acho muito injusto!
2. Deus vos acompanhe, vamos ter saudades...
3. Oh, que pena, @Maria, não estamos na lista…
4. Ih! Não acredito!!! 5. Vais passear, @Cesario?
Repare 1!
Cada língua tem formas próprias de representar emoções por sons. Em português europeu, estas são as principais:
Interjeição
Ah!; Oh!; Ih!; Ena!
Oh!; Que pena!
Emoção transmitida
Surpresa
Tristeza
Bravo! Aplauso
Ai!; Ui!
Dor
Uf!; Ufa! Alívio
Pfff!
Hahaha!
Aborrecimento
Riso
6. Bravo! Parabéns a todos!!! 7. Boa iniciativa.
Atividade 5
Assinalar com um ✓ as opções adequadas para responder à mensagem de correio eletrónico.
1.
a) Envio de documentação
b) Pedido de documentação
c) Pedido de informação
2.
a) Caros colegas:
b) Exmo.Dr. Arnaldo:
c) Querido Arnaldo:
3.
a) Muito obrigado pela informação.
b) Muitos parabéns aos vencedores!
c) Agradeço o seu email.
4.
a) Preciso da minha ficha biográfica.
b) A minha ficha biográfica segue em anexo.
c) Aguardo pelo envio da sua ficha biográfica.
5.
a) Beijinhos, b) Até logo,
c) Atenciosamente,
Atividade 6
Completar os espaços em branco com as alíneas correspondentes ao texto que falta.
a) Leiria. É perto de Fátima. E tu?
b) Sim, vou em julho, e tu?
c) Claro! Quanto tempo ficas lá?
d) Eu vou ser bolseiro da Fundação Oriente.
e) Eu só fico seis. Quando é que vais, já sabes?
f) No dia 18. Preciso de procurar um quarto.
g) Vou para Lisboa, não é longe ;) Depois combinamos e vamos a Fátima os dois.
h) Queres ajuda? Há muitas opções na internet...
Atividade 7
Ouvir o áudio e confirmar as respostas.
Repare 2!
O advérbio “também” estabelece uma relação com uma afirmação anterior e permite indicar duas situações iguais.
Quando a afirmação anterior tem polaridade positiva, usa-se “também”.
Ex.:
- Hoje estou muito feliz!
- Eu também ( = eu estou muito feliz)
Quando a afirmação anterior tem polaridade negativa, usa-se “também não”.
Ex.:
- Não sei quando vou.
- Eu também não ( = eu não sei quando vou)
Atividade 8
Realizar a atividade 8 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 2.
Repare 3!
O verbo “ir” pode ser usado com as preposições “a” ou “para”, quando se quer indicar uma deslocação.
Quando a deslocação implica ficar pouco tempo no destino usa-se a preposição “a”. Ex.: Depois combinamos e vamos a Fátima os dois.
Quando a deslocação implica ficar bastante tempo no destino usa-se a preposição “para”. Ex.: Vou para Lisboa.
Atividade 9
Realizar a atividade 9 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 2.
Atividade 10
Ler o diálogo e completar o formulário de pesquisa.
Atividade 11
Ler os anúncios e sublinhar a opção que completa corretamente cada frase.
1. A casa com mais quartos é uma moradia / um apartamento.
2. A casa com menos quartos é a mais cara / a mais barata.
3. As casas com os quartos mais caros têm elevador / não têm elevador
4. Todas as casas têm internet / cozinha equipada
5. Todos os quartos têm casa de banho privada / armários embutidos.
6. O limite máximo de pessoas nos apartamentos é igual / diferente.
7. Nos apartamentos não são permitidos casais / menores de idade
8. A estadia mínima no T3 e no T5 é de um mês / três meses
9. O apartamento do sétimo andar tem dois quartos / quatro quartos
10. O quarto mais caro e o quarto mais barato têm cama individual / cama dupla.
1
Arrendamento de quarto – Leiria (centro)
200€/ mês
Arrenda-se quarto mobilado a rapaz estudante ou trabalhador, 2 roupeiros, wc privado. Varanda com vista para o castelo. Cozinha equipada com fogão, forno, frigorífico, microondas e máquina de lavar roupa. Internet incluída.
2
Arrendamento de quarto – Leiria
300€/ mês
Quarto de casal com wc privativo e varanda grande. Cozinha com despensa. Lugar de estacionamento na garagem. Prédio com dois elevadores. Fica a 50 metros do Instituto Politécnico de Leiria. Internet e limpeza incluída.
Anúncio
Anúncio
Arrendamento de quarto – Leiria 180€/ mês
Quartos para alugar em moradia a 200 metros do Instituto Politécnico de Leiria. Perto de restaurantes, supermercado e farmácia. Casa com jardim, terreno e árvores, ideal para BBQ e convívio. Cão de guarda.
Anúncio 3
Arrendamento de quarto – Leiria (perto do IPL) 195€/ mês
1 Quarto com wc privado, em apartamento com ambiente calmo, com sala de jantar e sala de estar, televisão, máquina de lavar roupa e pequenos eletrodomésticos. Perto de bancos, cafés, supermercados, papelarias e serviços públicos. Não inclui despesas.
Atividade 12
Legendar as imagens.
1. Exterior
a) b) c) d) e) f) despensa
Atividade 13
Ler as frases dos balões e responder à pergunta:
Qual o quarto preferido do Cesário?
Repare 4!
I.
Para posicionar-se sobre uma realidade ou situação, de forma positiva ou negativa, pode usar-se o verbo gostar, sempre acompanhado pela preposição de.
Ex.:
- Gosto de estar em silêncio ( )
- Não gosto de ter muitas contas para pagar no fim do mês ( )
Essa avaliação pode apresentar diferentes graus de intensidade.
Para indicar maior intensidade, acrescenta-se o advérbio muito à forma afirmativa e o advérbio nada à forma negativa.
Ex.:
- Gosto muito de fazer amigos. ( )
- Não gosto nada de cães ( )
Para tornar a avaliação ainda mais intensa, usam-se os verbos adorar e detestar
Ex.:
- Adoro tomar café ao ar livre ( )
- Detesto limpar a casa. ( )
NB: Com os verbos adorar e detestar NÃO PODE USAR:
- a preposição de
- os advérbios de quantidade/grau muito, pouco, nada, mais, menos
II.
Para destacar um gosto em relação a outro(s), usa-se o verbo preferir, que significa “gostar mais de”.
Ex.: Prefiro apartamentos com varanda (por comparação a apartamentos sem varanda).
NB: Na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, o verbo preferir tem alternância vocálica (eu prefiro, tu preferes, você/ele/ela prefere, nós preferimos, vocês/eles/elas preferem).
Atividade 14
Completar o quadro com os gostos e preferências do Cesário.
Atividade 15
Realizar a atividade 15 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 2.
Atividade 16
Ler os textos A e B e assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).
1. A Joaninha fica assustada com o preço das rendas.
2. A Joaninha pode pagar 350 euros de renda.
3. A Joaninha procura jovens estudantes.
4. A Joaninha prefere dividir casa com raparigas.
5. A Joaninha procura casa longe do centro.
6. O anúncio vai ser publicado no Twitter.
Texto A Texto B V F
Atividade 17
Ler os anúncios. Preencher o quadro com os dados dos três anúncios adequados para a Joaninha.
(1)
Manuela
47 anos Há 5 dias
Olá! Sou professora e tenho uma filha de 13 anos. Preciso de dividir renda e despesas de casa nas Amoreiras.
(3)
José
28 anos Há 7 dias
Olá! Sou um jovem bailarino responsável e calmo. Procuro pessoa para partilhar casa no centro de Lisboa.
(5)
Ana
19 anos Há 8 dias
Olá! Eu e a minha irmã somos estudantes universitárias. Procuramos pessoa para dividir apartamento no Campo Grande.
(7)
Teresa
32 anos Há 9 dias
Somos duas médicas e vivemos com uma bolseira de investigação em Picoas. A partir de julho vamos ter um quarto disponível. O preço por quarto com despesas incluídas é de 325€/ mês. Urgente.
(9)
Beatriz
21 anos Há 9 dias
Olá! Sou trabalhadora-estudante e divido casa no Saldanha com uma amiga. Ela vai sair no fim de agosto e preciso de novo/a companheiro/a de casa a partir de setembro.
(2) Maria
30 anos Há 10 dias
Sou engenheira informática numa multinacional, com sede na Alemanha. Durante o primeiro semestre vou trabalhar na zona do Campo Pequeno. Procuro casa para partilhar.
(4)
Célia
29 anos Há 12 dias
Olá! Sou técnica superior na Biblioteca Municipal de Lisboa. Trabalho e vivo no Campo Pequeno. Procuro uma jovem trabalhadora para partilhar casa comigo. A renda por pessoa é de 350€, com despesas incluídas.
(6)
Júlia
33 anos Há 13 dias
Olá! Sou enfermeira no Hospital Curry Cabral e vivo no Campo Pequeno com uma colega. Ela vai sair em junho. Procuro uma jovem companheira de casa para dividir a renda de 1100€.
(8)
Fátima
50 anos Há 15 dias
Vivo em casa partilhada na zona do Saldanha. Há dois quartos disponíveis e a renda + despesas é 350€ por quarto. Aguardo contacto.
(10)
Sara
28 anos Há 18 dias
Olá! Sou hospedeira de bordo e tenho um apartamento nas Amoreiras. Quero dividir as despesas com uma mulher jovem e responsável. Renda entre 300 e 400€ por pessoa (condições a negociar).
Nome Idade Profissão N.º de pessoas na casa
Atividade 18
Renda por pessoa
Localização da casa
Ouvir a mensagem de áudio e assinalar com ✓ o que existe na futura casa da Joaninha.
a) forno
c) frigorífico
b) microondas
d) máquina de lavar roupa
e) fogão f) arca
g) banheira h) sanita
i) chuveiro
j) lavatório
Casa da Joaninha
Atividade 19
Ler o texto e identificar os lugares em que estão a Joaninha e a sua companheira de quarto. Em cada divisão há um lugar vazio.
Repare 5!
Os pronomes permitem substituir nomes e têm de estar no mesmo género e número do nome que substituem. Os pronomes demonstrativos podem ser variáveis ou invariáveis. Os pronomes demonstrativos variáveis podem referir pessoas ou coisas e têm a mesma forma e uso dos determinantes demonstrativos.
Os pronomes demonstrativos invariáveis “isto”, “isso” e “aquilo” só podem referir coisas. A escolha do pronome depende da posição relativa, tal como acontece com os variáveis.
Localização Demonstrativos variáveis Demonstrativos invariáveis perto de quem fala/escreve este, esta, estes, estas isto perto de quem ouve/lê esse, essa, esses, essas isso longe de quem fala/escreve e longe de quem ouve/lê aquele, aquela, aqueles, aquelas aquilo
Ex.:
- Esta [divisão] é a sala.
- Aquele [móvel] é o armário.
- Estas [gavetas] são as gavetas das toalhas e dos utensílios de cozinha.
- Este [quarto] é o teu [quarto] e aquele [quarto] é o meu [quarto].
NB: Em português, há pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e indefinidos.
Atividade 20
Realizar a atividade 20 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 2.
Atividade 21
Ouvir o telefonema entre a Joaninha e a amiga e ligar os temas de conversa às avaliações.
1. Dimensão da casa .
2. Companheira da casa
3. Decoração
4. Localização da casa . .
5. Trânsito .
Atividade 22
Escrever a letra correspondente ao texto que falta para completar a conversa entre as duas amigas.
Joaninha: Está, Madalena?
Madalena: Oh, Joaninha! Tudo bem? Já tens casa?
Joaninha: 1.
Madalena: Então? Conta!
Joaninha: 2.
Madalena: Ena! Estás mesmo entusiasmada!
Joaninha: 3.
Madalena: Também acho! Dizem que o trânsito em Lisboa é horrível…
Joaninha: 4.
Madalena: E quando é que começas o estágio?
Joaninha: 5.
Madalena: Então aproveita estes dias para passear e conhecer a cidade! E manda fotos! Quero ver tudo!
Joaninha: 6.
Madalena: Não faz mal, depois falamos. Beijinhos.
Joaninha: Beijinhos!
a) Estou mesmo! E é muito perto do meu trabalho, posso ir a pé. Sou uma sortuda!
b) Já sim! É espetacular!
c) Acho que começo no início da próxima semana, mas ainda não sei. Estou à espera da confirmação.
d) É mesmo muito gira! É pena a casa ser pequena, mas tem muita luz e acho a decoração fantástica! A rapariga que lá vive também parece muito simpática, acho que nos vamos dar bem!
e) Ok, combinado! Olha, estou a receber outra chamada, vou ter de desligar, desculpa.
f) Eu não acho, mas também não conduzo…
Repare 6!
Para fazer uma avaliação pessoal usa-se o verbo “ser”, na 3ª pessoa do singular, e um adjetivo avaliativo. Essa avaliação pode ser positiva ou negativa, de acordo com o adjetivo usado.
Ex.:
- [a casa] é espetacular!; é mesmo muito gira!
- [o trânsito em Lisboa] é horrível
Outra forma de fazer uma avaliação pessoal, ou de expressar uma opinião quando não se tem certeza, é usar o verbo “achar”.
Ex.:
- acho a decoração fantástica!
- acho que nos vamos dar bem!
- Acho que começo no início da próxima semana, mas ainda não sei.
NB: o verbo “achar” permite também manifestar acordo (ou desacordo) perante a avaliação feita por alguém.
Ex.:
- Também acho [que a Joaninha é uma sortuda]!
- Eu não acho [que o trânsito em Lisboa é horrível].
Atividade 23
Realizar a atividade 23 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 2.
Atividade 24
Ler os textos A e B.
O Cesário é da turma A.
Em que dia é que ele pode ir aos Serviços Académicos? ____________________
TEXTO A
Aviso para estudantes internacionais
Para completar o processo de matrícula, os estudantes internacionais têm de apresentar, nos Serviços Académicos, a declaração das unidades de crédito (ECTS) realizadas na instituição de origem.
Horário de funcionamento:
2ª, 3ª e 5ª - das 9h00 às 12h00
4ª e 6ª - das 14h00 às 16h00
Atividade 25
Ouvir o áudio e numerar as imagens (de 1 a 6) pela ordem de apresentação.
Atividade 26
Ouvir o áudio novamente e ligar os locais aos espaços e serviços.
1. R/C (rés de chão) . . a) salas de aula . b) reprografia . c) sala de professores
3. 2.º piso . . g) gabinetes dos professores . h) cantina . i) gabinete de apoio ao estudante
4. Edifício amarelo . . j) bar
Atividade 27
O que é que não há?
Ouvir e riscar o que não há em cada espaço.
1. Na papelaria há... cadernos / canetas / apagadores.
2. No corredor há... cacifos / fotocópias / impressoras.
3. Nas salas de aula há… quadro preto / computadores / projetores
4. Na parede da sala de aula há… folhas de presença / aparelhos digitais.
5. Na biblioteca há… estantes / secretária / computador.
Repare 7!
Para descrever o que existe num espaço usa-se o verbo “haver”. O verbo “haver” não tem sujeito. Por isso, só se conjuga na 3ª pessoa do singular. Este verbo usa-se para afirmar que algo existe ou não existe.
Ex.: - Ao lado dos cacifos há duas impressoras. - Nas nossas aulas não há folhas de presença.
Quando a frase tem sujeito, usa-se o verbo “ter” para indicar uma propriedade do espaço.
Ex.:
Todas as salas têm computadores. Há um computador por mesa.
Atividade 28
Realizar a atividade 28 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 2.
Atividades de Consolidação
Atividade de Consolidação 8
Completar o quadro com as respostas adequadas.
Usar as expressões “também” ou “também não”, como no exemplo.
Ex.:
Amanhã vamos à universidade. Nós também.
Eu não gosto de canja. 1. ______________
Temos aulas hoje. 2. ______________
Estás tão bonita! 3. ______________
Sou filho único. 4. ______________ Não trabalhamos no sábado. 5. ______________
Atividade de Consolidação 9
Sublinhar a opção correta.
1. Prefiro ir para as / às compras depois do trabalho.
2. Eu costumo ir à / para a universidade de autocarro.
3. O Cristiano vai para / a Portugal estudar. 4. Já vais para / a casa? Então, até amanhã!
5. Bem, vou para / a casa almoçar. Até já! 6. Elas vão para o / ao supermercado comprar fruta.
7. Agora tem de ir para a / à Secretaria carimbar o documento.
Atividade de Consolidação 15
Observar o quadro.
8. Ai, Isabel! o sol está muito forte. Vamos para / a casa buscar um chapéu?
Margarida Gelson Lara Tiago
barulho dançar
ir às compras bolos
15.1. Completar as frases sobre os gostos e preferências das quatro pessoas.
A Margarida a)________ dançar.
O Tiago c)________ ir às compras.
A Lara e o Gelson e)________ barulho.
A Lara g)________ bolos.
15.2. Responder com a informação do quadro.
15.2.1. Quem não gosta de dançar?
15.2.2. Quem detesta bolos?
15.2.3. Quem gosta muito de ir às compras?
Atividade de Consolidação 20
O Gelson e a Margarida b)________ bolos.
O Tiago d)________ dançar.
A Margarida e o Tiago f)________ barulho.
O Gelson e Lara h)________ ir às compras.
Sublinhar o pronome que completa corretamente cada frase.
1. Este apartamento tem quatro divisões e aquele / estes / aquela tem duas.
2. Aquela é a casa de banho dos homens e estas / este / essa é das mulheres.
3. Aquelas gavetas são tuas, as minhas / o teu / a vossa são estas.
4. Aqueles são os gabinetes e aquela / estes / estas são as salas de aula.
5. Estas são as fotocopiadoras e este / esta / essas é o papel.
6. Esses livros são meus, os teus / a sua / o vosso são aqueles.
7. Esse / Isso / Essas é um abre-latas.
8. Aquelas / Aquilo / Aqueles são as minhas primas.
Atividade de Consolidação 23
23.1. Ligar as situações às avaliações pessoais.
1. Tens medo de um cão. . . a) É gira!
2. O teu vizinho é muito simpático. . . b) É horrível!
3. A ideia é maravilhosa. . . c) É assustador!
4. Detestas aquele vestido. . . d) É espetacular!
5. Gostas muito da sala de estar. . . e) É fantástica!
23.2. Escrever as expressões usadas para:
a) fazer uma avaliação positiva _______________________ b) fazer uma avaliação negativa _______________________
23.3. Responder a cada afirmação, como no exemplo:
Exemplo:
– Acho o apartamento pequeno.
Concorda: – (Eu) também acho.
– Acho mais barato comer na cantina.
Não concorda: – a)________________
– Eu acho a língua portuguesa difícil.
Não concorda: – c)________________
– A varanda é espetacular!
Não concorda: – e)________________
Atividade de Consolidação 28
– A comida está fantástica. Concorda: – b)________________
– Ela acha melhor arrendar um T1. Concorda: – d)________________
– Acho horrível fumar dentro de casa. Concorda: – f)________________
Completar as frases com a forma adequada dos verbos ter ou haver.
A sala de rádio do IPL a)__________ duas divisões.
Numa divisão, b)__________ dois computadores, na outra c)__________ um.
Na biblioteca do Campus 1 do IPL d)__________ muitas estantes e as estantes e)__________ muitos livros.
Hoje f)__________ poucos estudantes na biblioteca.
– O espetáculo é muito bom. – Ena! / Bravo! / Hahaha! – Tenho dor de barriga.– Ai! / Que pena! / Ufa!
O Joaquim é de Maubisse e o Hilário também / também não.
A Teresa não tem filhos e a Luísa também / também não
Eu detesto futebol e a minha prima também / também não
A Cidália vai a / para casa buscar um casaco.
Ele vai viver a / para Portugal.
Amanhã nós vamos ao / para o cinema.
No final do dia, ela vai a / para casa descansar.
Eu gosto muito de chocolate e gosto de morangos. Eu prefiro chocolate / morangos
Ela não gosta de cozinhar e detesta limpar a casa. Ela prefere cozinhar / limpar a casa
Nós gostamos de andar de carro e não gostamos nada de andar de avião. Nós preferimos andar de carro / avião.
Eles gostam muito de ir ao cinema e adoram ir à praia. Eles preferem ir ao cinema / à praia
Esta casa tem dois quartos e aquela / estes / aquele tem três.
Aquele é o gabinete da reitoria e esta / estes / esse é para os estudantes.
Aquela é a sala de professores e aquela / estas / estes são os seus gabinetes.
Estas são as estantes e estes / este / essas são os livros de livre acesso.
Esses livros são da Maria, os meus / a sua / o vosso são aqueles.
Aquele / Aquilo / Aquela é a chefe de turma.
Não sei quando vou para a casa nova. É / Acho que é na próxima semana.
Adoro a casa nova, é fantástica / horrível!
A casa há / tem três quartos.
Nos armários há / têm louça e toalhas.
Em todas as divisões há / têm janelas.
Soluções
Atividade 1
Áudio
TT: Joaninha, tudo bem? Tenho aqui um email dos Recursos Humanos. Acho que também tens, vai ver. Há novidades sobre o estágio profissional. Acho que vais gostar…
1. a); 2. a); 3. b).
Atividade 2
Áudio:
FO: Bom dia, estou a ligar da Fundação Oriente sobre as bolsas de estudo de curta duração para estudantes da UNTL.
Ainda hoje vamos publicar os resultados na nossa página de Facebook e todos os candidatos selecionados têm um prazo para entrar em contacto connosco. Boa sorte a todos!
1. F; 2. V; 3. F; 4. V.
Atividade 3
1. Texto A: 5; Texto B: 3.
2. Texto A: bolsa de estudo; Texto B: estágio profissional.
partilhar casa com fumadores: claro; partilhar casa de banho: nem pensar; partilhar sala: claro; partilhar quarto: nem pensar; ter animais de estimação dentro de casa: talvez; receber visitas: claro; viver numa casa com crianças: nem pensar;
Atividade 11
1. uma moradia; 2. a mais cara; 3. têm elevador; 4. Internet; 5. casa de banho privada; 6 diferente; 7. menores de idade; 8. um mês; 9. quatro quartos; 10. cama dupla.
Atividade 12
1. a) prédio; b) moradia; c) garagem; d) jardim; e) varanda; 2. a) quarto; b) casa de banho; c) sala de estar; d) sala de jantar; e) cozinha; f) despensa.
Atividade 13
O quarto é o número 2.
Anúncio 1: apartamento; 7.º andar; T4; 4; sim; 4; Internet, cozinha equipada, quarto mobilado, elevador, aquecimento, cama individual; sim; não; 6 meses ou mais.
Anúncio 2: apartamento; 2.ºandar; T3; 2; sim; 4; Internet, quarto mobilado, elevador, aquecimento, cama dupla; sim; não; 1 mês.
Anúncio 3: moradia; rés do chão; T5; 3; sim; 5; Internet, cozinha equipada, quarto mobilado, cama dupla; sim; não; 1 mês.
Anúncio 4: apartamento; rés do chão; T4; 2; sim; 4; Internet, cozinha equipada, quarto mobilado, ar condicionado, cama individual; sim; não; 3 meses.
Atividade 14
1. limpar a casa, sentir-me sozinho; 2. cães; 3. ter muitas contas para pagar no fim do mês; 4. estar em silêncio; 5. fazer amigos; 6. tomar café ao ar livre, conviver com pessoas de várias idades
Atividade de Consolidação 15 15.1.
a) adora; b) gostam de; c) detesta; d) gosta de; e) detestam; f) não gostam nada de; g) gosta muito de; h) adoram.
Olha, já tenho informações sobre a minha casa nova! Sei que na cozinha há um fogão e um microondas, mas não há forno. Não sei se há arca, mas o frigorífico tem congelador. A máquina de lavar roupa não está na cozinha, está na varanda. Acho que a cozinha é pequena… Também sei que há uma casa de banho completa em cada quarto, com sanita, lavatório e chuveiro, só não tem banheira. Paciência!... Olha, quando receber as fotos da casa envio-te, ok? Beijinhos. b), c), d), e), h), i), j).
Atividade 19
Joaninha: n.º1, n.º1, n.º1. Companheira de quarto: n.º3, n.º2, n.º3.
Joaninha: É mesmo muito gira! É pena a casa ser pequena, mas tem muita luz e adoro a decoração! A rapariga que lá vive também parece muito simpática, acho que nos vamos dar bem!
Madalena: Ena! Estás mesmo entusiasmada!
Joaninha: Estou mesmo! E é muito perto do meu trabalho, posso ir a pé. Sou uma sortuda!
Madalena: Também acho! Dizem que o trânsito em Lisboa é horrível…
Joaninha: Eu não acho, mas também não conduzo…
Madalena: E quando é que começas o estágio?
Joaninha: Acho que começo no início da próxima semana, mas ainda não sei. Estou à espera da confirmação.
Madalena: Então aproveita estes dias para passear e conhecer a cidade! E manda fotos! Quero ver tudo!
Joaninha: Ok, combinado! Olha, estou a receber outra chamada, vou ter de desligar, desculpa.
Madalena: Não faz mal, depois falamos. Beijinhos.
Joaninha: Beijinhos!
1. b); 2. a); 3. a); 4. a); 5. b).
Atividade 22
1. b); 2. d); 3. a); 4. f); 5. c); 6. e).
Atividade de Consolidação 23
23.1
1. c); 2. d), 3. e); 4. b); 5. a)
23.2
a) é gira!, é espetacular!, é fantástica!; b) é horrível!, é assustador!
23.3
a) não acho; b) também acho; c) não acho; d) também acho e) não acho f) também acho.
Atividade 24
Quinta (11h)
Atividade 25
Áudio
Visita virtual ao IPL
Muito bem-vindos ao Instituto Politécnico de Leiria. O nosso Instituto segue a linha da era digital. Todos os estudantes realizam o registo na plataforma e têm acesso aos serviços pela internet. Muito simples e prático! Começamos a nossa visita por esta porta do edifício principal do nosso Campus.
No rés-do-chão há um conjunto de serviços académicos essenciais, tais como a secretaria, a reprografia e o gabinete de apoio ao estudante. Neste piso também temos a papelaria, onde podem comprar todo o material escolar necessário: cadernos, canetas, lápis, borracha, afia…Ali no corredor, ao lado dos cacifos, há duas impressoras e duas fotocopiadoras para uso dos alunos.
Aqui no primeiro piso são as salas de aula e a biblioteca.
Nas salas de aula há quadros brancos e projetores. Todas as salas têm computadores. Há um computador por mesa. Nas nossas aulas não há folhas de presença. Para entrar, os alunos marcam a presença com a sua impressão digital no aparelho que está na parede junto à porta de cada sala de aula.
Na biblioteca, junto da janela, há estantes de livre acesso. Os estudantes podem retirar os livros da estante, fazer as consultas e no fim deixam os livros na secretária do funcionário. Ele depois coloca os livros no lugar correto.
A sala de professores e os gabinetes ficam no segundo piso. A cantina e o bar são naquele edifício amarelo.
1. Na papelaria há... cadernos; canetas; apagadores
2. No corredor há... cacifos; fotocópias; impressoras
3. Nas salas de aula há… quadro preto; computadores; projetores
4. Na parede da sala de aula há… folhas de presença; aparelhos digitais
4. Na biblioteca há… estantes; secretária; computador
Atividade de Consolidação 28
a) tem; b) há; c) há; d) há; e) têm; f) há.
Grupo I.
1. . . a) Oh! 5. . . e) Hahaha!
2. . b) Bravo! 6. . f) Ai!
3. c) Pfff! 7. g) Que pena!
4. d) Ufa! 8. h) Ah!
– Perdemos o jogo. – Ai! / Uf ! / Oh! (R1)
– O espetáculo é muito bom. – Ena! / Bravo! / Hahaha! (R1)
– Tenho dor de barriga.– Ai! / Que pena! / Ufa! (R1)
O Joaquim é de Maubisse e o Hilário também / também não. (R2)
A Teresa não tem filhos e a Luísa também / também não. (R2)
Eu detesto futebol e a minha prima também / também não. (R2)
A Cidália vai a / para casa buscar um casaco. (R3)
Ele vai viver a / para Portugal. (R3)
Amanhã nós vamos ao / para o cinema. (R3)
No final do dia, ela vai a / para casa descansar. (R3)
Eu gosto muito de chocolate e gosto de morangos. Eu prefiro chocolate / morangos. (R4)
Ela não gosta de cozinhar e detesta limpar a casa. Ela prefere cozinhar / limpar a casa. (R4)
Nós gostamos de andar de carro e não gostamos nada de andar de avião. Nós preferimos andar de carro / avião. (R4)
Eles gostam muito de ir ao cinema e adoram ir à praia. Eles preferem ir ao cinema / à praia (R4)
Esta casa tem dois quartos e aquela / estes / aquele tem três. (R5)
Aquele é o gabinete da reitoria e esta / estes / esse é para os estudantes. (R5)
Aquela é a sala de professores e aquela / estas / estes são os seus gabinetes. (R5)
Estas são as estantes e estes / este / essas são os livros de livre acesso. (R5)
Esses livros são da Maria, os meus / a sua / o vosso são aqueles. (R5)
Aquele / Aquilo / Aquela é a chefe de turma. (R5)
Não sei quando vou para a casa nova. É / Acho que é na próxima semana. (R6)
Adoro a casa nova, é fantástica / horrível! (R6)
A casa há / tem três quartos. (R7)
Nos armários há / têm louça e toalhas. (R7)
Em todas as divisões há / têm janelas. (R7)
UNIDADE 3
Competência pragmática / funções a desenvolver ao longo da unidade:
■ Aprovar e desaprovar;
■ Dar informações sobre: coisas, localização e quantidade;
■ Elogiar;
■ Expressar desejo/ vontade;
■ Expressar diferentes graus de certeza;
■ Expressar opinião;
■ Expressar sensações físicas;
■ Interpelar / Dirigir-se a alguém (conhecido/ desconhecido);
■ Oferecer e convidar;
■ Pedir ajuda;
■ Pedir apreciação/valoração de alguma coisa;
■ Pedir conselhos e recomendações;
■ Pedir informações sobre: coisas, localização e quantidade;
■ Pedir opinião;
■ Pedir para fazer algo;
■ Perguntar sobre gostos e aversões;
■ Perguntar sobre intenções;
■ Perguntar sobre preferências;
■ Perguntar sobre sensações físicas;
■ Sugerir e propor.
Atividade 1
Ler as mensagens trocadas entre a Joaninha e a amiga Maria. Completar as alíneas com o nome dos espaços e o que vê na cidade.
a) _______________________
b) _______________________
c) _______________________/ _______________________
d) _______________________
e)
Repare 1!
Os quantificadores concordam em género e em número com aquilo que quantificam. “muito”, “muita”, “muitos” e “muitas” indicam uma grande quantidade
Ex.: não há muito trânsito; aqui há muitos bancos; na pastelaria estão muitas pessoas; tenho muita fome “pouco”, “pouca”, “poucos”, “poucas” indicam uma pequena quantidade
Ex.: hoje há poucos carros e poucas motas na rua “todo”, “toda”, “todos”, “todas”, em conjunto com um determinante artigo definido, indicam a totalidade
Ex.: todos os edifícios são cor-de-rosa “nenhum”, “nenhuma”, “nenhuns”, nenhumas” indicam a ausência, o vazio
Ex.: Não há nenhum cliente na esplanada do restaurante
NB: os quantificadores são variáveis, mas os advérbios de quantidade “muito” e “pouco” são invariáveis!
Como distinguir?
Os quantificadores associam-se a nomes.
Os advérbios associam-se a adjetivos e a verbos.
Atividade 2
Observar as imagens e completar as frases com os quantificadores “muito”, “pouco”, “todo” e “nenhum”. Atenção às concordâncias em género e em número!
a) Há _______ carros na estrada. c) _______ os autocarros são amarelos
b) Não há _______ mota na estrada. d) Não há _______ autocarro de cor azul.
e) Há _______ pessoas na rua.
f) _______ as lojas estão fechadas.
g) A esplanada do quiosque tem_______ clientes.
h) Há _______ mesas livres na esplanada.
Atividade 3
Selecionar a opção que completa corretamente cada frase.
a). Os pastéis de Belém são _______ (muito/ muita/ muitos/ muitas) famosos.
b). O autocarro leva ___________ (muito/ muita/ muitos/ muitas) pessoas.
c). A Joaninha gosta ___________ (muito/ muita/ muitos/ muitas) de andar de autocarro.
d). A colega da Joaninha é ___________ (muito/ muita/ muitos/ muitas) simpática.
e). Lisboa tem ___________ (muito/ muita/ muitos/ muitas) monumentos para visitar.
f). Há ____________ (pouco/ pouca/ poucos/ poucas) lixo nas ruas.
g). Na capital há _________ (pouco/ pouca/ poucos/ poucas) bicicletas na estrada.
h). A Joaninha é ___________ (pouco/ pouca/ poucos/ poucas) faladora.
i). A pastelaria tem __________ (pouco/ pouca/ poucos/ poucas) funcionários.
j). A Joaninha come __________ (pouco/ pouca/ poucos/ poucas) durante a manhã.
Atividade 4
Ler as legendas. Classificar os espaços com um X de acordo com as categorias apresentadas.
Espaços
Mercado da Ribeira
Padrão dos Descobrimentos
Museu do Oriente
Ler Devagar
Torre de Belém
Jardim da Praça do Império
Armazéns do Chiado
Categorias
monumento/local público loja/restaurantes
Mercado da Ribeira - Do lado esquerdo, estão as bancas dos vendedores de carne, peixe, fruta e flores. Do lado direito ficam restaurantes, bares, espaços comerciais e uma sala de espectáculos. No Cais do Sodré, em Lisboa.
Padrão dos Descobrimentos - monumento de 56 metros de altura, em forma de caravela. À frente, na proa, está o Infante D. Henrique, com um barco na mão direita e um mapa na mão esquerda. Atrás da caravela está uma Rosa dos Ventos desenhada no chão, e ao centro o mapa mundi e a localização de Portugal, mais precisamente Lisboa.
Museu do Oriente - Neste museu podemos conhecer um pouco da arte, da história, das culturas e das tradições asiáticas. Aqui é possível encontrar uma coleção relativa às culturas dos povos de Timor. O museu também tem um restaurante e fica num edifício dos anos 40, junto ao rio Tejo, na Doca de Alcântara.
Livraria Ler Devagar - Dentro desta livraria é possível tomar um café, beber uma cerveja, assistir a exposições, concertos ou debates. Em baixo, há mesas para trabalhar. Situa-se no LXFactory, em Alcântara, Lisboa.
Torre de Belém (Torre de São Vicente) - Torre com 30m de altura e cinco andares, construída entre 1514 e 1520. Do lado de fora deste monumento está uma figura da Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em cima fica o Terraço da Torre, com uma vista fantástica. É património da Humanidade da UNESCO desde 1983.
Jardim da Praça do Império - É um grande espaço verde com formas geométricas e tem uma fonte no meio. Situa-se perto do Mosteiro dos Jerónimos, entre o Jardim Vasco da Gama e o Centro Cultural de Belém. Neste jardim é possível ficar longe da confusão da cidade.
Armazéns do Chiado - Centro comercial elegante com dezenas de lojas e praça de alimentação, com cafés e restaurantes, além de wi-fi grátis.
Atividade 5
Fazer corresponder as mensagens da Joaninha A às fotografias dos espaços.
(a)
(b)
(c)
(e)
(f)
(g)
Localização no espaço
I. Para localizar no espaço, utiliza-se a preposição “em” (simples ou contraída):
Ex.:
- Situa-se no LXFactory, em Alcântara
- uma Rosa dos Ventos desenhada no chão
- na Doca de Alcântara
- num edifício dos anos 40
II. Para indicar a posição em relação a quem fala usa-se:
- aqui; cá (perto de quem fala/escreve)
Ex.: Olha aqui uma caravela fora da água; venho cá comprar frutas e legumes frescos
- aí (perto de quem ouve/lê)
Ex.: imagina uma loja com estes livros todos aí em Timor...
- ali; lá (longe de quem fala/escreve e de quem ouve/lê)
Ex.: Vou agora entrar ali; lá dentro há muitas lojas
III. Para indicar uma posição em relação a um ponto de referência, pode utilizar-se as seguintes expressões:
- ao centro/ no meio
Ex.: ao centro o mapa mundi ; no meio da cidade
- junto a/de
Ex.: junto ao rio Tejo
- perto (de)
Ex.: perto do Mosteiro dos Jerónimos
- longe (de)
Ex.: longe da confusão da cidade
- entre… e...
Ex.: entre a Avenida da Índia e a Rua de Belém
- do lado esquerdo/ à esquerda… do lado direito/ à direita…
Ex.: Do lado esquerdo, vendedores (...). Do lado direito, restaurantes (...)
- (do lado de) fora de
Ex.: Do lado de fora deste monumento há figuras de santos; uma caravela fora da água
- (do lado de) dentro de
Ex.: dentro desta livraria
- em cima
Ex.: Em cima fica o Terraço da Torre
- em baixo
Ex.: Em baixo, há mesas para trabalhar.
- à frente (de)
Ex.: À frente, na proa, está o Infante D. Henrique
- atrás (de)
Atrás da caravela está uma Rosa dos Ventos
Atividade 6
Realizar a atividade 6 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 3.
Atividade 7
Ler o diálogo e ordenar as frases (1 a 12) de acordo com a sequência do texto.
Empregado de mesa: Boa tarde. Vem para almoçar? Aqui tem a ementa.
Joaninha: Oh, obrigada, mas prefiro saber já qual é o prato mais rápido. Estou cheia de fome...
Empregado de mesa: O mais rápido é uma sopa, mas temos várias opções. O que prefere? Carne ou peixe?
Joaninha: Está muito calor, tenho vontade de comer alguma coisa fresca… Preciso de ajuda para escolher.... Apetece-me uma salada, tem?
Empregado de mesa: Com certeza. Sugiro a nossa salada de polvo. É muito fresca!
Joaninha: Obrigada, mas não... acho que não vou gostar. E como é a salada de atum?
Empregado de mesa: A salada de atum também é fresca. Leva atum e feijão frade.
Joaninha: Detesto feijão frade...
Empregado de mesa: Então que tal uma salada de frango?
Joaninha: Boa ideia! E leva o quê?
Empregado de mesa: Alface, ananás, milho, frango, ovo cozido e maionese.
Joaninha: A salada pode ser sem maionese e sem ovo? Tenho alergia ao ovo…
Empregado: Sim, claro! Vou avisar na cozinha.
Joaninha: Oh, muito obrigada!
Empregado: Ora essa, não tem de quê! E para beber? O que vai querer?
Joaninha: Não sei, pode ajudar-me? Tem alguma sugestão?
Empregado: Sugiro o sumo natural do dia. É com cenoura, laranja, gengibre e hortelã. É muito bom!
Joaninha: Acredito! Pode ser esse, sim, sem açúcar.
Empregado: Muito bem. Quer o sumo com ou sem gelo?
Joaninha: Com, por favor.
Empregado: Com certeza. Volto já, então.
___ A Joaninha recusa duas sugestões de salada.
___ A Joaninha não aceita o menu.
___ A Joaninha aceita a primeira sugestão do empregado de mesa.
1 _ A Joaninha senta-se na esplanada para almoçar.
___ O empregado de mesa aceita a proposta de alteração de um prato.
___ A Joaninha prefere gelo no sumo.
___ O empregado de mesa pergunta à Joaninha o que é que ela prefere.
___ O empregado de mesa sugere uma salada de frango.
___ A Joaninha deseja uma comida fria.
___ A Joaninha pede uma sugestão ao empregado de mesa.
___ O empregado de mesa pergunta à Joaninha se ela vai almoçar.
___ O empregado de mesa apresenta várias opções.
Repare 3!
Para referir desejos ou vontades, usa-se o verbo “querer” ou a expressão “ter vontade de”.
Ex.: - O que vai querer?
- tenho vontade de comer alguma coisa fresca
Para questionar sobre preferências, usa-se os interrogativos “qual”/”quais” e os verbos “querer” ou “preferir”.
Ex.: - Quer o sumo com ou sem gelo?
- O que prefere?
Para pedir ajuda, usa-se uma frase interrogativa com o verbo “poder” na 2ª/3ª pessoa ou uma frase declarativa com o verbo “precisar (de)” na 1ª pessoa.
Ex.: - pode ajudar-me?
- Preciso de ajuda para escolher
Para sugerir ou propor, usa-se uma frase interrogativa com expressões como “que tal…”, “e…”, “então e...”.
Ex.: - Então que tal uma salada de frango?
- Sugiro o sumo natural do dia.
Para recusar sugestões ou propostas, usa-se uma frase declarativa iniciada por “Obrigado/a, mas…”, seguido de uma justificação para recusar.
Ex.: - Obrigada, mas não… acho que não vou gostar.
Para aceitar sugestões ou propostas, usa-se uma frase exclamativa com expressões como “Sim, claro!” ou “Boa ideia!”
Ex.: - Então que tal uma salada de frango? → Boa ideia!
Para reagir a um agradecimento, usa-se diferentes expressões, de acordo com o grau de formalidade. “De nada” é menos formal e “ora essa” ou “não tem de quê” são expressões mais formais.
Ex.: - Ora essa, não tem de quê!
Atividade 8
Organizar a lista de compras da Joaninha e da sua companheira de casa de acordo com a divisão da roda dos alimentos, como no exemplo.
Atividade 9
A Joaninha e a sua companheira de casa vão preparar um jantar para os vizinhos. Elas não conhecem as preferências alimentares de todos. Por isso, vão cozinhar um prato de peixe, um prato de carne e um prato vegetariano.
Lulas recheadas Francesinha Caril de Lentilhas
Ingredientes
8 lulas frescas
3 colheres de sopa de arroz
1 tomate
1 lata de polpa de tomate
3 ovos cozidos
½ pimento vermelho
azeite q.b.
1 cebola
3 dentes de alho
sal q.b.
100 ml vinho branco
16 palitos
Ingredientes
12 fatias de pão de forma
16 fatias de queijo
4 bifes de vaca pequenos
4 salsichas frescas
4 linguiças
4 fatias de fiambre
Sal e pimenta q.b.
Para o molho:
2 cebolas
8 dl de cerveja
6 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 dl de brandy
1 dl de Vinho do Porto
2 colheres (sopa) de margarina
2 cubos de caldo de carne
2 folhas de louro
Leite q.b.
Sal e picante q.b.
Ingredientes
200 g de lentilhas
1 cebola
200 g de alho-francês
45 ml de óleo
2 dentes de alho
10 g de gengibre fresco
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá de curcuma em pó 400 ml de tomate pelado
200 ml de leite de coco
330 ml de água
1 pitada de pimenta em pó
Sal q.b.
Coentros q.b.
Identificar com um X o prato que corresponde a cada uma das perguntas do quadro. Em seguida, responder, como no exemplo.
Pratos
Lulas recheadas Francesinha Caril de Lentilhas
Ex.: O que é isto?
R.: É um ralador de gengibre. x
a) Quanta água devemos pôr?
R.: __________________________
b) Quantas fatias de pão são precisas?
R.: __________________________
c) Quanto arroz cozemos?
R.: __________________________
d) Quantos gramas de gengibre colocamos?
R.: __________________________
e) Qual é a quantidade de queijo?
R.: __________________________
f) Qual é o tipo de pimento?
R.: __________________________
g) Quais são as salsichas indicadas?
R.: __________________________
h) Quais são os ingredientes em pó?
R.:__________________________
Repare 4!
Para pedir informações sobre coisas usa-se “que” ou “o que”. Quando não se sabe o que é, usa-se um demonstrativo invariável (“isto”, “isso” ou “aquilo”), de acordo com a posição relativa.
Ex.:
- o que é isto?
Para pedir informações sobre quantidades usa-se “quanto”, “quanta”, “quantos” ou “quantas”, de acordo com o género e o número do nome que acompanha.
Ex.:
- Quanto arroz cozemos?
- Quanta água devemos pôr?
- Quantos gramas de gengibre colocamos?
- Quantas fatias de pão são precisas?
Para identificar um ou mais elementos dentro de um conjunto usa-se “qual” ou “quais”
Ex.:
- Qual é a quantidade de queijo?
- Qual é o tipo de pimento?
- Quais são as salsichas indicadas?
- Quais são os ingredientes em pó?
Atividade 10
Realizar a atividade 10 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 3.
Atividade 11
Ler o diálogo.
Funcionária: Boa tarde. Posso ajudar?
Joaninha: Sim, por favor. Preciso de comprar alguma roupa formal. Normalmente visto-me assim como estou hoje: calças de ganga e t-shirt, mas não é roupa adequada para trabalhar numa empresa, não acha?…
Funcionária: Pois, estou a ver…
Joaninha: O que é que me aconselha?
Funcionária: Para poder ajudar, preciso de saber... o que é que não gosta de vestir?
Joaninha: Não me sinto bem com roupa justa ou muito curta. Para mim, a roupa para ir traba lhar tem de ser elegante, discreta e confortável.
Funcionária: Sem dúvida! Ora bem, temos aqui estas camisas de senhora a um ótimo preço. Têm um corte muito bonito e ficam sempre bem.
Joaninha: Tenho de ver. Posso experimentar?
Funcionária: Com certeza. Qual é o seu tamanho?
Joaninha: Às vezes é S, às vezes é M, não sei…. Qual o tamanho que me recomenda?
Funcionária: Talvez um S. E cores, adora ou detesta alguma cor em especial?
Joaninha: Não gosto nada de cores escuras, prefiro cores mais alegres, como o azul ou o cor de laranja.
Funcionária: Pronto, aqui tem. De certeza que vai gostar! (uns minutos depois…)
Funcionária: Já está? Posso ver?
Joaninha: Sim. O que é que acha? Fica bem?
Funcionária: Está ótima! A cor fica muito bem na sua pele. E o tamanho é perfeito! Tenho aqui estas calças, acho que são o seu número. Quer experimentar, para ver como fica o conjunto?
Joaninha: Pode ser. E posso ver aqueles sapatos da montra? O meu número é o 36.
Funcionária: Com certeza. Trago já. (...)
Funcionária: Tenho aqui os sapatos e também esta mala que está em promoção.
Joaninha: Oh, muito obrigada! A mala é muito bonita e os sapatos são super confortáveis. As calças são muito giras e a medida da cintura está certa, mas são muito compridas…
Funcionária: Isso é fácil de resolver. Temos uma costureira para fazer esses arranjos.
Joaninha: Que maravilha! Então vou levar a camisa, as calças, os sapatos e a mala.
Funcionária: Muito bem, uma excelente decisão. E vai ver que a conta não é alta! O total dá só 59 euros e 95 cêntimos.
Joaninha: Para quatro peças não é caro, não…. Oh, não tenho aqui o cartão multibanco! Vou ter de pagar em dinheiro…
Funcionária: Não faz mal. Aqui tem o seu troco. Uma nota de dez e uma moeda de cinco. As suas calças ficam prontas amanhã, a partir do meio-dia. Pode levantá-las com este talão.
Joaninha: Obrigada! Então até amanhã.
Atividade 12
Ligar os números das duas colunas para obter frases verdadeiras sobre o texto da atividade 11.
1. A Joaninha procura roupa adequada...
a) ...para confirmar o seu tamanho.
2. A funcionária pede informações.. b) ...para pagar a conta.
3. A Joaninha precisa de ajuda... c) ...para fazer arranjos de costura.
4. A Joaninha experimenta a roupa... d) ...para ir trabalhar.
5. A funcionária mostra umas calças... e) ...para encontrar roupa formal.
6. A loja de roupa tem uma funcionária... f) ...para ir buscar as calças.
7. A Joaninha não tem o cartão multibanco... g) ...para ajudar a cliente.
8. A Joaninha volta no dia seguinte... h) ...para fazer conjunto com a camisa.
Repare 5!
Para indicar um objetivo ou expressar uma finalidade usa-se “para” com infinitivo.
Ex.:
- não é roupa adequada para trabalhar numa empresa
- Para poder ajudar, preciso de saber... o que é que não gosta de vestir?
- a roupa para ir trabalhar tem de ser elegante, discreta e confortável.
- Quer experimentar, para ver como fica o conjunto?
- Temos uma costureira para fazer essas correções.
Atividade 13
Realizar a atividade 13 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 3.
Atividade 14
Assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F), de acordo com a informação do texto da atividade 11.
1. Quando a Joaninha entra, a funcionária oferece ajuda.
2. A Joaninha entra na loja para comprar uma camisa.
3. A Joaninha gosta de usar roupa colorida e alegre.
4. A Joaninha aceita as sugestões da funcionária
5. A Joaninha elogia a funcionária da loja de roupa.
6. Os sapatos da montra estão em promoção.
7. A Joaninha compra quatro artigos na loja.
8. A Joaninha acha que a conta é muito alta.
9. A Joaninha entrega 70 euros para pagar a conta.
10. As calças ficam prontas durante a manhã.
Repare 6!
Para perguntar sobre gostos e aversões, usa-se os verbos “gostar”, “adorar” e “detestar”.
Ex.:
- o que é que não gosta de vestir?
- adora ou detesta alguma cor em especial?
Para pedir para fazer uma coisa, usa-se uma frase interrogativa com o verbo “poder” na 1ª pessoa.
Ex.:
- posso experimentar?
- posso ver aqueles sapatos?
Para pedir conselhos e recomendações, usa-se uma frase interrogativa com os verbos “aconselhar” ou “recomendar”.
Ex.:
- O que é que me aconselha
- Qual o tamanho que me recomenda?
Para manifestar certeza, usa-se uma frase exclamativa ou declarativa com expressões como “sem dúvida” ou “de certeza”.
Ex.:
- Sem dúvida!
- De certeza que vai gostar
Para manifestar incerteza, usa-se uma frase declarativa com expressões como “não sei” ou “talvez”.
Ex.:
- Talvez - não sei
Para pedir a apreciação ou valoração de alguma coisa, usa-se uma frase interrogativa com os verbos “achar” e “gostar”
Ex.: O que é que acha? ou com o verbo “ficar”, associado aos advérbios “bem” ou “mal” ou a um adjetivo qualificativo (bonito, feio...).
Ex.: Fica bem?
Para fazer um elogio, usa-se uma frase exclamativa (ou declarativa) com os adjetivos como “ótimo”, “excelente”, “perfeito”, “lindo”, etc. Usa-se o verbo “ser” para elogiar características permanentes e os verbos “estar” ou “ficar” para situações temporárias.
Ex.: Está ótima! A cor fica muito bem na sua pele. E é o tamanho perfeito!
Atividade 15
Ouvir o áudio e assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F):
1) A Joaninha tem o número do Cesário.
2) Os dois amigos estão muito bem.
3) O Cesário está a viver na capital.
4) Para ela, Lisboa é uma cidade diferente.
5) Leiria é uma cidade enorme.
Atividade 16
Ler o diálogo e assinalar com um ✓ a opção que completa corretamente cada frase.
Cesário: Olha, o que vais fazer no feriado? É já daqui a dois dias. Eu vou a Fátima com uns colegas, queres vir connosco?
Joaninha: Oh, que pena… Os meus tios vêm visitar-me e vou passar o dia com eles. Não pode ser na sexta-feira?
Cesário: É o último dia para entregar os documentos no IPL. Tenho uma consulta no Centro de Saúde às 10h para o atestado médico e à tarde vou ao banco. Preciso de abrir uma conta para receber a bolsa.
Joaninha: Ah, pronto. Não faz mal. Não vou poder ir, mas obrigada!
Cesário: De nada! Vou trazer uma lembrança para ti e depois envio por correio, queres? Só preciso da tua morada.
Joaninha: Oh, claro que quero! Muito obrigada!
Cesário: Então fico à espera da morada. Beijinhos!
Joaninha: Beijinhos e boa viagem!
1. No feriado, o Cesário...
a) ...vai estar com colegas.
b) ...vai a Fátima sozinho.
c) ...vai visitar a Joaninha.
2. No feriado, a Joaninha não vai a Fátima porque...
a) ... quer ir com os tios.
b) ... não pode ir nesse dia.
c) ... vai visitar os tios.
3. Na sexta-feira, o Cesário
a) ... vai ao hospital de manhã.
b) ... vai comprar uma lembrança.
c) ... vai abrir uma conta no banco.
4. A Joaninha faz...
a) ... um convite. b) ... uma oferta. c) ... uma proposta.
5. No final da conversa, a Joaninha sente-se...
a) ... triste. b) ... contente. c) ... aborrecida.
Repare 7!
Para indicar algo que vai acontecer depois de falar, usa-se a estrutura “ir + infinitivo”, com o verbo “ir” no presente do indicativo.
Ex.: Olha, o que vais fazer no feriado? [No feriado] vou passar o dia com eles.
Vou trazer uma lembrança para ti.
Para indicar o momento em que isso vai acontecer, usam-se diferentes expressões:
No mesmo dia: hoje (de manhã, à tarde, à noite, às XX horas) logo (à tarde, à noite, às XX horas)
Noutro dia: amanhã depois de amanhã daqui a ... (5 minutos, 2h, três dias, uma semana, dois meses…) no… (dia 17, sábado, domingo, fim de semana, Natal, próximo mês…) na… (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, Páscoa, próxima semana…)
Ex.:É já daqui a dois dias. Não pode ser na sexta-feira?
Atividade 17
Observar a agenda do Cesário e completar os espaços em branco com as expressões do quadro:
Depois de amanhã Amanhã Hoje No dia 10 Na sexta-feira
Hoje De manhã À tarde
Depois de amanhã Daqui a três dias
[dia 13 de agosto]
a) _____________ vou comprar fruta.
b) _____________ vou a Fátima.
[dia 14 de agosto]
c) _____________ é terça-feira.
d) _____________ vou aos Correios.
[dia 15 de agosto]
e) _____________ é feriado.
f) _____________ vou tratar de documentos.
[dia 16 de agosto]
g) _____________ é sábado.
h) _____________ vou à missa.
[dia 17 de agosto]
i) _____________ vou a uma consulta.
j) _____________ vou ao Banco.
Atividade 18
Realizar a atividade 18 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 3.
Repare 8!
Convites e ofertas
Para fazer um convite, apresenta-se a atividade e faz-se uma pergunta com o verbo “querer” no presente do indicativo:
Ex.: Eu vou a Fátima com uns colegas, queres vir connosco?
Para fazer uma oferta, faz-se uma afirmação que indica a intenção de oferecer. Pode também fazer-se uma pergunta com o verbo “querer” no presente do indicativo:
Ex.: Vou trazer uma lembrança para ti e depois envio por correio, queres?
Para aceitar um convite ou uma oferta, responde-se de forma afirmativa e agradece-se.
Ex.: Oh, claro que quero!
Ex.: Muito obrigada!
Para recusar um convite ou uma oferta, responde-se de forma negativa e/ou apresenta-se uma justificação para recusar. Agradece-se sempre.
Ex.: Oh, que pena… Os meus tios vêm visitar-me e vou passar o dia com eles.
Ex.: Não vou poder ir, mas obrigada!
Atividade 19
Assinalar com um X os convites e as ofertas.
a) Quer boleia ?
b) Vou ao café, queres vir?
c) Estes postais são para ti.
d) Vamos dar uma volta a pé. Querem vir?
e) Vou ao quiosque. Precisam de alguma coisa?
Atividade 20
Responder aos convites ou ofertas de acordo com os símbolos ✓ para aceitar e X para recusar.
- Quer boleia?
- 1_______________________________________ ( ✓ )
- Vou ao café, queres vir?
- 2________________________________________( X)
- Estes postais são para ti.
- 3_______________________________________ ( ✓ )
- Vamos dar uma volta a pé. Querem vir?
- 4_______________________________________ ( ✓)
- Vou ao quiosque. Precisam de alguma coisa?
- 5_______________________________________ ( X)
Atividade 21
Ler o texto e assinalar com um X a pessoa a que se refere cada frase.
1. Tem informações sobre os autocarros.
2. Propõe ir no primeiro autocarro.
3. Também quer ir cedo.
4. Não gosta de acordar cedo.
5. A ideia de regressar de bicicleta é dele.
6. Quer comprar um presente a uma amiga.
7. Vai levar comida para os três.
Atividade 22
Completar os espaços em branco com as formas verbais do presente do indicativo dos verbos do quadro. Atenção! Há três verbos a mais. achar - chegar - comer- concordar - decidir - detestar - discordar - enviar - gostar - ir - quererregressar - sugerir
O Cesário a)_____________ os horários dos autocarros. Ele b)_____________ ir de manhã e o Miguel c)_____________ bem, mas o Pedro não, porque d)_____________ acordar cedo. É possível levar bicicletas dentro do autocarro. Por isso, eles e)_____________ para Fátima de autocarro e f)_____________ a Leiria de bicicleta. Para aproveitar o dia, eles g)_____________ ir no primeiro autocarro. O Pedro h)_____________ ir a um restaurante mas o Cesário i)_____________ do Pedro e o Miguel j)_____________ com o Cesário.
Repare 9!
Para pedir opinião, faz-se uma pergunta com verbos como “achar”, “dizer” ou “pensar” no presente do indicativo:
Ex.: O que é que dizem?
Para perguntar sobre intenções, faz-se uma pergunta com “o que é que” ou “como é que” e os verbos como “querer” ou “pensar” no presente do indicativo, seguidos de infinitivo:
Ex.: Como é que querem fazer?
Para expressar opinião, usa-se o verbo “achar” ou a expressão “para mim”, no início da frase.
Ex.: - Acho que devemos ir cedo, para aproveitar o dia.
- Para mim, o melhor é comer lá num restaurante.
Para aprovar uma proposta usa-se expressões como “acho bem”, “parece-me bem”, “estou de acordo”, “concordo”.
Ex.: Vamos no primeiro? → Parece-me bem.
Para desaprovar uma proposta usa-se expressões como “não acho bem”, “não concordo” ou, de forma mais marcada, “acho mal”, “nem pensar!”.
Ex.: Vamos no primeiro? → Ui, nem pensar!
Cesário Miguel Pedro
Atividade 23
Ouvir o diálogo e identificar com um X a ação de cada um.
Atividade 24
Ouvir as indicações e identificar o destino das três pessoas.
pede ajuda
aceita (ajuda)
recusa (não ajuda)
Senhora Miguel
Rapaz
Destino
Repare 10!
Senhora Senhor Rapaz
Para começar a falar com um desconhecido, cumprimenta-se e pede-se desculpa. Dependendo da idade pode usar-se a 2ª pessoa formal ou informal. É também possível usar o verbo “pedir” na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Ex.:
- Desculpe, bom dia.
- Olá, bom dia. Desculpa, (...)
- Peço desculpa...
NB: Na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, o verbo pedir é irregular (eu peço, tu pedes, você/ele/ela pede, nós pedimos, vocês/eles/elas pedem).
Para fazer pedidos, usa-se uma frase interrogativa com o verbo “poder” e as expressões “se faz favor”, “por favor” ou “se não se/te importa(s)”.
Ex.:
- Pode indicar-nos o caminho até ao Santuário, se não se importa?
- podes dizer-me como é que vamos para lá, por favor?
Para recusar pedidos, pede-se desculpa e apresenta-se uma justificação para recusar.
Ex.: Desculpem, mas não. Eu não sou de cá, não conheço nada
Para aceitar pedidos, usa-se expressões como “claro que sim”, “sim, claro” ou “com certeza”.
Ex.: podes dizer-me onde fica o Santuário, por favor? → Sim, claro!
Para pedir indicações de localização, usa-se uma frase interrogativa e a expressão “onde é” ou “onde fica”.
Ex.: onde fica o Santuário?
Para pedir indicações de percurso, usa-se uma frase interrogativa com o verbo “poder” na 3ª pessoa do presente do indicativo ou o interrogativo “como” com o verbo “ir”.
Ex.: - Pode indicar-nos o caminho até ao Santuário?
- Como é que vamos para lá?
Para dar indicações, pode usar-se o presente do indicativo na pessoa que corresponde ao interlocutor.
Ex.: [vocês] Vão sempre em frente até à rotunda e na rotunda viram para a Avenida de Santo Agostinho.
Para aceitar um pedido de desculpa, usa-se a expressão “não faz mal”.
Atividade 25
Os três amigos precisam de encher os pneus das bicicletas antes de regressar a Leiria Ordenar (de 1 a 6) os diálogos A e B.
A B
__ Podes dizer-me onde há uma oficina, por favor?
__ De nada!
__ Desculpa, bom dia.
__ Desculpa, mas não sei. É que eu não sou de cá.
__ Ah, não faz mal. Obrigada.
__ Sim?
__ Ah, não, desculpe. É a primeira vez que venho a Fátima.
__ Bom dia, peço desculpa. Pode dizer-me onde fica a oficina mais próxima?
__ Não tem de quê.
__ Sim, com certeza. Há uma perto dos Bombeiros. Conhece?
__ Ah, muito obrigado!
__ Oh! Não há problema, é fácil. Vai pela avenida e vira na terceira rua à esquerda. A oficina fica ao lado do edifício grande dos Bombeiros.
Atividade 26
Ler o texto e ordenar as frases (de 1 a 7), de acordo com a sequência dos acontecimentos.
Pedro: Ai, desculpem, tenho de parar. Estou com medo de cair.
Miguel: Então, o que é que tens?
Pedro: Não estou bem, sinto-me fraco.
Miguel: Mas fraco como?
Pedro: Estou tonto, dói-me a cabeça e tenho muita sede, sinto a boca seca.
Cesário: O açúcar ajuda. Tenho aqui um sumo, queres? Ainda está fresco.
Pedro: Obrigado.
Cesário: Então, sentes-te melhor?
Pedro: Mais ou menos… já não sinto dor de cabeça, mas ainda estou tonto, e agora do em-me as pernas.
Cesário: Oh, tens sangue na camisola! É do nariz…. Qual é o número das emergências? Liga mos e pedimos ajuda!
_____ O Pedro tem tonturas e dor nas pernas.
_____ O Pedro explica ao Miguel como se sente.
_____ O Cesário pede o número das emergências.
1__ Na viagem de bicicleta, o Pedro sente-se mal.
_____ O Cesário pergunta ao Pedro como se sente.
_____ O Cesário oferece ao Pedro uma bebida doce.
_____ O Pedro começa a deitar sangue do nariz.
Repare 11!
Para perguntar ou referir o estado geral (de saúde ou ânimo), usa-se os verbos “estar” ou “sentir-se” com os advérbios “bem” ou “mal”.
Ex.: Não estou bem; sentes-te bem?; ele sente-se mal
NB: Para referir uma evolução, usa-se o grau comparativo. Se a evolução é positiva, usa-se “melhor” e se é negativa usa-se “pior”.
Ex.: sentes-te melhor?; ele está pior
Para perguntar sobre estados e sensações físicas mais específicas usa-se uma frase interrogativa introduzida por:
- “o que”, com os verbos “ter” ou “sentir”.
Ex.: o que é que tens?; o que é que sentes?
- “como”, com os verbos “estar” ou “sentir-se”
Ex.: como é que estás? como é que te sentes?
Para expressar estados e sensações físicas mais específicas usa-se:
- “estar” ou “sentir-se”, seguido de adjetivo
Ex.: estou tonto; sinto-me fraco
- “ter” ou “sentir”, seguido de nome
Ex.: tenho muita sede, sinto a boca seca
- “estar com” ou “sentir-se com”, seguido de nome
Ex.: estou com medo de cair; sinto-me com tonturas
NB: Na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, o verbo sentir tem alternância vocálica (eu sinto, tu sentes...).
Quando a sua conjugação é reflexa, o pronome concorda sempre com o sujeito (eu sinto-me, tu sentes-te, você/ele/ela sente-se, nós sentimo-nos, vocês/eles/elas sentem-se).
Para indicar dor numa parte do corpo, usa-se:
- “ter”, “sentir”, “estar com” ou “sentir-se com”, seguido de “dor de” e a parte do corpo que dói.
- “doer”, seguido da parte do corpo que dói. O verbo doer só se conjuga na 3ª pessoa.
Ex.: dói-me a cabeça; doem-me as pernas.
Atividade 27
Realizar a atividade 27 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 3.
Atividade 28
Ler as informações sobre os dois serviços de saúde e identificar para que número o Cesário deve ligar para pedir ajuda.
Quando ligar SNS 24 ou INEM
SNS 24 (808 242424)
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 é responsável por avaliar e orientar os cidadãos em problemas de saúde não urgentes.
Consideram-se problemas de saúde não urgentes os seguintes exemplos: -dor ligeira a moderada (ex.: garganta, barriga) -tosse -febre -tonturas ou vómito -alteração da tensão arterial
Atividade 29
INEM (112)
O Instituto Nacional de Emergência Médica -INEM é responsável por garantir cuidados de emergência médica em situações graves ou de risco de vida.
Consideram-se situações graves ou de risco de vida os seguintes exemplos: -desmaio -dificuldade em respirar -acidentes -dor no peito -queimaduras graves
https://www.sns24.gov.pt/guia/quando-ligar-sns-24-ou-inem/ (texto adaptado e com supressões)
Completar o texto com as palavras do quadro. Atenção! Há duas palavras a mais.
Quando não bebemos líquidos suficientes, o nosso corpo perde água e podemos sofrer de desidratação.
A desidratação é um problema de saúde e pode ser grave.
Os principais sintomas são dor de a)_____________,cansaço, fraqueza, sede e b)_____________ seca. Os olhos também ficam secos e sem brilho. Em casos graves, a c)_____________ pode desmaiar.
Em casos ligeiros, deve falar com o d)_____________ e pedir ajuda. Em casos moderados ou graves tem de ir ao e)_____________ no centro de saúde ou no hospital. Nunca deve tomar f)_____________ ou outro g)_____________ sem indicação de um h)_____________ de saúde!
Atividade 30
Ler a banda desenhada e completar as frases com as palavras do quadro. Há uma palavra a mais.
mensagem dentro direito nome envelope esquerdo morada trás selo (2x)
Como enviar um postal?
Escolhemos um postal bonito.
Na parte de a)_______, escrevemos a b)_______ e os dados do destinatário - o c)_______, a d)_______ e o código postal.
Para enviar um postal, não precisamos de um e)_______.
Compramos um f)_______ nos Correios e colamos o g)_______ na parte de cima do postal, do lado h)_______
Por fim, colocamos o postal i)_______ de um marco dos Correios.
Atividades de Consolidação
Atividade de Consolidação 6
6.1. Ligar as perguntas às respostas.
Mapa de São Bento:
1. Onde fica a Assembleia da República?
2. Onde fica a Academia das Ciências de Lisboa?
3. Onde fica a Igreja da Nossa da Mercês?
4. Onde fica a loja Parlamento?
5. Onde fica a loja de informática?
a) Fica ao lado do restaurante “Despensa”.
b) Fica entre a Escola EB/ES Passos Manuel e a Academia das Ciências.
c) Fica à frente de um restaurante.
d) Fica perto da paragem da Rua de São Bento / Calçada da Estrela.
e) Fica na Praça da Constituição de 1976.
6.2. Observar a fotografia e completar as indicações com as expressões adequadas.
do lado direito perto do lado de fora em dentro do lado esquerdo
- Onde fica a Biblioteca Por Timor?
- Há algum ponto de referência?
- É fácil identificar a biblioteca?
- Obrigada... vou procurar então!
- Fica (a)_______ São Bento.
- É (b)_______ do Parlamento.
- Não. (c)_______ parece um prédio normal; (d)_______ tem várias salas. Há um prédio vermelho (e)_______. , (f)_______ não há nada.
Atividade de Consolidação 13
Ligar as funções aos espaços da cidade..
COLUNA A COLUNA B
1. Para comprar medicamentos... a) ...vamos aos Correios.
2. Para enviar cartas... b) ...vamos ao restaurante.
3. Para almoçar ou jantar... c) ...vamos à pastelaria.
4. Para comprar pão... d) ...vamos ao supermercado.
5. Para ir ao médico... e) ...vamos à escola.
6. Para beber um café... f) ...vamos ao hospital.
7. Para comprar um bolo de aniversário... g) ...vamos à loja de roupa.
8. Para ir às aulas... h) ...vamos ao café.
9. Para comprar um vestido... i) ...vamos à farmácia.
10. Para comprar fruta... j) ...vamos à padaria.
Atividade de Consolidação 16
e) farinha leva o bolo? f) custa o pastel de nata? g) _____________ são as tuas canções preferidas? h) _____________ fruta é essa?
Atividade de Consolidação 18
Marcar com um X a(s) agenda(s) que correspondem a cada afirmação.
Completar as perguntas com as palavras do quadro. 1 2 3 4 5 que quanta quais quantas quanto qual quantos o que a) é a tua cor favorita? b) _____________ paragens há até Alcântara? c) é aquilo? d) anos tens?
a) Hoje não almoço em casa.
b) São 9h00. Daqui a uma hora vou à igreja.
c) Logo vou praticar desporto.
d) Tenho aulas de manhã.
e) São 07h30. Daqui a meia hora vou arrumar a casa.
f) Hoje vou ao supermercado.
g) À tarde vou estudar.
Atividade de Consolidação 27
27.1. Assinalar com um ✓ a opção que completa corretamente a frase.
1. Os meus avós …. muito doentes.
a) estão
b) sentem
c) têm
3. … dor de dentes.
a) Dói-me
b) Tenho
c) Estou
5. O João …. enjoado.
a) tem
b) está
c) sente
7. … os pés.
a) Estou
b) Sinto-me
c) Doem-me
2. A Maria… sede.
a) tem
b) está
c) sente-se
4. ... com tonturas.
a) Tenho
b) Sinto
c) Estou
6. … a barriga.
a) Dói-me
b) Sinto-me
c) Estou com
8. Eu …. com calor.
a) tenho
b) estou
c) dói-me
27.2. Assinalar com um ✓ a opção que completa corretamente a frase.
1. ... febre.
a) Estou
b) Estou com
3. A minha mãe está a… mal.
a) sentir-se
b) sentir-se com
5. ... as costas
a) Dói-lhe
b) Doem-lhe
7. O meu avô… diabetes.
a) está
b) tem
2. … uma ferida no pé.
a) Estou
b) Tenho
4. Depois do trabalho … sempre cansada.
a) sinto-me
b) sinto-me com
6. … constipado?
a) Estás
b) Tens
8. Ele ... COVID-19.
a) está
b) está com
Teste
Sublinhar a alternativa correta em cada frase. 1.
Eu tenho muito / muita sede.
Essa camisa é muito / muita gira!
A receita leva pouco / poucos ingredientes.
As bananas estão pouco / poucas maduras
A Joaninha gosta muita / muito de ler.
O banco fica na / em cima da rua principal.
Ataúro fica à frente / ao lado de Díli.
Timor-Leste fica longe / entre a Indonésia e a Austrália.
Bobonaro é longe / perto de Lautém.
O coração está do lado esquerdo / direito do corpo humano.
Em cima / baixo do monte Ramelau está uma imagem de Nossa Senhora.
Na katupa, o arroz coze fora / dentro das folhas de coqueiro.
O que vai querer? → Um sumo, por favor. / Boa ideia!
Tens fome? / Queres carne ou peixe? → Prefiro peixe.
Pode ajudar-me? / Precisa de ajuda? → Desculpe, mas não posso
E que tal um café? → Ora essa, não tem de quê. / Boa ideia!
Sugiro o doce de maracujá. / Prefiro o doce de maracujá. → Obrigado, mas não. Estou
muito gordo…
Muito obrigada. → De nada. / Não faz mal.
Quanto / Qual dinheiro tens na carteira?
Quanta / Qual é a casa dos teus pais?
Quantas / Quais são os países da CPLP?
Quantos / Quais filhos tens?
Vou ao banco para abre / abrir uma conta.
Preciso de um dólar para comprar / compra um selo nos correios.
Detestas algum alimento? / O que é isto? → Não gosto de pepino.
O que é que acha? / Posso ir à casa de banho? → Com certeza!
Qual o prato que me recomenda? / Tenho fome... → As lulas recheadas.
Qual o vestido que preferes? / Gostas do meu vestido novo? → É lindo!
Amanhã eles vão andar / andam de bicicleta.
Não sei o que é que eu vai / vou pedir para comer.
Queres jantar connosco? / O que queres fazer logo à noite? → Obrigada, mas não… tenho de ir embora.
Este sumo está ótimo, queres provar? Sim, obrigado. / Concordo.
O que é que queres fazer? → Para mim, um café sem açúcar. / Acho melhor esperar.
Chamo uma ambulância? / Onde vais? → Nem pensar!
Não sei onde ficam os Correios. / Pode dizer-me como vou para os Correios? → Claro que sim!
Peço desculpa, não posso ajudar... → Não faz mal. / Sem dúvida!
Doem-me / Dói-me os dentes, tenho de ir ao dentista.
Como é que estás? → Sente-se / Sinto-me melhor, obrigado.
Estou com / Sinto dengue.
O Francisco tem / está alergia ao amendoim.
Soluções
Atividade 1
a).Rotunda do Marquês de Pombal; b) Autocarro; c) Elétrico/Palácio de São Bento; d) Palácio de Belém; e) Correios/ Polícia /Banco/ Restaurante; f) Quiosque; g) Torre de Belém/
Atividade 2
b). muitos; b) nenhuma; c) Todos; d) nenhum; e) poucas; f) todas; g) poucos; h) muitas.
Mercado da Ribeira: loja/restaurantes; Padrão dos Descobrimentos: monumento/local público; Museu do Oriente: monumento/local público; Ler Devagar: loja/restaurantes; Torre de Belém: monumento/local público; Jardim da Praça do Império: monumento/local público; Armazéns do Chiado: loja/restaurantes
Atividade 5
1. c); 2. f); 3. g); 4. a); 5. d); 6. e); 7. b).
Atividade de Consolidação 6
6.1.
1. e); 2. a); 3. b); 4. c); 5. d); 6.2.
a) em; b) perto; c) do lado de fora; d) dentro; e) do lado direito; f) do lado esquerdo.
Atividade 7
7; 3; 11; 1; 9; 12; 4; 8; 5; 10; 2; 6.
Atividade 8
Frutas: papaia; mangas; abacates
Hortícolas: espinafres; repolho; agrião.
Cereais e derivados: arroz; bolachas; farinha. Óleos e gorduras: azeite; óleo.
Leite e derivados: leite; queijo de cabra; iogurtes Carne, peixe, ovos: bifes; lulas; ovos
a) envia; b) quer; c) acha; d) detesta; e) vão; f) regressam; g) decidem; h) sugere ir a; i) discorda; j) concorda
Atividade 23
Áudio:
Miguel: Desculpe, bom dia. Pode indicar-nos o caminho até ao Santuário, se não se importa?
Senhora: Desculpem, mas não. Eu não sou de cá, não conheço nada, e estou atrasada para apanhar o autocarro.
Miguel: Oh, peço desculpa!
Senhora: Não faz mal, não faz mal. Adeus, bom dia.
Miguel: Olá, bom dia. Desculpa, onde fica o Santuário? Podes dizer-me como é que vamos para lá, por favor?
Rapaz: Sim, claro! É muito fácil. Saem daqui do Terminal e vão sempre em frente até à rotunda. Na rotunda viram para a Avenida de Santo Agostinho. Andam mais ou menos 100 metros e viram à direita para a rua Jacinta Marto. Voltam a virar à direita para a Praceta de São José, continuam sempre em frente e viram na 3ª à esquerda.
Miguel: É muito longe? Quanto tempo demoramos até lá?
Rapaz: Não, é perto, pouco mais de meio quilómetro. São menos de dez minutos a pé.
15. Pode ajudar-me? / Precisa de ajuda? → Desculpe, mas não posso. (R3)
16. E que tal um café? → Ora essa, não tem de quê. / Boa ideia! (R3)
17. Sugiro o doce de maracujá. / Prefiro o doce de maracujá. → Obrigado, mas não. Estou muito gordo… (R3)
18. Muito obrigada. → De nada. / Não faz mal. (R3)
19. Quanto / Qual dinheiro tens na carteira? (R4)
20. Quanta / Qual é a casa dos teus pais? (R4)
21. Quantas / Quais são os países da CPLP? (R4)
22. Quantos / Quais filhos tens? (R4)
23. Vou ao banco para abre / abrir uma conta. (R5)
24. Preciso de um dólar para comprar / compra um selo nos correios. (R5)
25. Detestas algum alimento? / O que é isto? → Não gosto de pepino. (R6)
26. O que é que acha? / Posso ir à casa de banho? → Com certeza! (R6)
27. Qual o prato que me recomenda? / Tenho fome... → As lulas recheadas. (R6)
28. Qual o vestido que preferes? / Gostas do meu vestido novo? → É lindo! (R6)
29. Amanhã eles vão andar / andam de bicicleta. (R7)
30. Não sei o que é que eu vai / vou pedir para comer. (R7)
31. Queres jantar connosco? / O que queres fazer logo à noite? → Obrigada, mas não… tenho de ir embora. (R8)
32 Este sumo está ótimo, queres provar? Sim, obrigado. / Concordo. (R8)
33 O que é que queres fazer? → Para mim, um café sem açúcar. / Acho melhor esperar. (R9)
34. Chamo uma ambulância? / Onde vais? → Nem pensar! (R9)
35. Não sei onde ficam os Correios. / Pode dizer-me como vou para os Correios? → Claro que sim! (R10)
36. Peço desculpa, não posso ajudar... → Não faz mal. / Sem dúvida! (R10)
37. Doem-me / Dói-me os dentes, tenho de ir ao dentista. (R11)
38. Como é que estás? → Sente-se / Sinto-me melhor, obrigado. (R11)
39. Estou com / Sinto dengue. (R11)
40. O Francisco tem / está alergia ao amendoim. (R11)
UNIDADE 4
Competência pragmática / funções a desenvolver ao longo da unidade:
■ Aconselhar, recomendar;
■ Censurar e acusar;
■ Dar informações sobre situação temporal;
■ Expressar (in)capacidade ou (in)aptidão;
■ Expressar obrigação e necessidade ou a sua ausência;
■ Justificar ações;
■ Manifestar uma intenção;
■ Pedir informações sobre causa;
■ Pedir informações sobre situação temporal;
■ Perguntar sobre obrigação e necessidade.
Atividade 1
Escrever a letra correspondente ao texto que falta para completar a conversa.
Atividade 2
Ligar as frases aos emojis.
1. Então porque é que não dás notícias?
2. Não consigo ter um minuto livre, a sério!
3. Pois, eu percebo, mas nem uma mensa gem?!...
4. Eu sei, tens razão…
Repare 1!
a) Eu sei, tens razão…
b) Então porque não dás notícias?
c) Está tudo bem contigo?
d) Porque ando muito ocupada com um relatório… Não consigo ter um minuto livre, a sério!
Para perguntar sobre um motivo/uma causa, usa-se “porque é que” no início da pergunta ou “porquê” no final.
Ex.: - Está, porquê?
- Então porque é que não dás notícias?
Para apresentar um motivo ou justificar uma ação usa-se “porque”.
Ex.: porque ando muito ocupada com um relatório...
Quem recebe a justificação pode manifestar compreensão ou criticar.
Quando a reação é positiva, usa-se expressões como “sim, eu compreendo”, “pois, estou a perceber”.
Quando a reação é negativa, usa-se uma frase exclamativa ou interrogativa, muitas vezes introduzida por “mas”.
Ex.: Pois, eu percebo, mas nem uma mensagem?!...
Atividade 3 - Consolidação
Realizar a atividade 3 em “Atividades de Consolidação: Unidade 3”.
Repare 2!
O verbo “conseguir” permite indicar capacidade (numa frase afirmativa) ou incapacidade (numa frase negativa). No presente do indicativo apresenta alteração vocálica na 1ª pessoa do singular: eu consigo, tu consegues, você/ele/ela consegue, nós conseguimos, vocês/eles/ elas conseguem
Ex.: Não consigo ter um minuto livre, a sério!
Atividade 4 - Consolidação
Realizar a atividade 4 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 4.
Atividade 5
Associar as imagens às legendas.
1. São sete 2. São onze 3. É uma e um quarto 4. É uma
5. É uma menos um quarto 6. É meia-noite 7. É meio-dia 8. São sete e meia
Repare 3!
Para saber as horas, a pergunta é “Que horas são?”.
Para responder sobre as horas, usa-se o presente do indicativo do verbo “ser”, na 3ª pessoa do plural, exceto com “meio-dia” (12h00), “meia-noite” (00h00) e “uma” (01h00 ou 13h00), que fica no singular. Na resposta não se usam as palavras “horas” e “minutos”.
Ex.: 10h20m → São dez e vinte
Para os minutos diz-se o número (entre 1 e 59). Também é possível usar “e um quarto” (13h15); “e meia” (19h30); e “menos um quarto” ou “um quarto para”, com a hora seguinte (00h45 → uma menos um quarto; um quarto para a uma).
Para indicar as horas, usa-se a preposição “a”, quando é hora exata, e a preposição “por” seguida ou não de “volta de”, quando a hora é aproximada. Nos dois casos as preposições são contraídas:
ao meio-dia (12h00) / pelo meio-dia, por volta do meio dia (11h56; 12h03) à meia-noite (00h00) / pela meia-noite / por volta da meia-noite (23h55; 00h02) à uma (01h00 ou 13h00) / pela uma / por volta da uma (00h58; 01h04) às duas (02h00) / pelas duas / por volta das duas (01h57)
Para perguntar ou indicar um momento, usa-se “quando”. Ex.:
- Quando é que chegas a casa? → Às dez.
- Quando saio ainda vou fazer compras
NB: As horas podem ser “da manhã”, “da tarde” ou “da noite”: “da manhã” → da uma às onze (01h00 a 11h00) “da tarde” → da uma às sete (13h00 a 19h00) “da noite” → das oito às onze (20h00 a 23h00)
Atividade 6 - Consolidação
Realizar a atividade 6 em “Atividades de Consolidação: Unidade 5”.
Atividade 7
Ouvir o áudio e completar com as horas dos vários momentos da rotina diária da Joaninha.
Rotina diária
Amiga, durante a semana não paro!
De manhã, levanto-me sempre às a) _____, tomo um duche rápido, visto-me e preparo o pequeno-almoço: como sempre fruta, uma torrada e bebo café. Às vezes também faço ovos mexidos!
Saio de casa às b) _____, porque venho a pé para o trabalho e gosto de vir com calma. Antes de sair de casa, faço a cama, lavo a loiça e dou comida à tartaruga.
Começo a trabalhar às c) _____: leio os emails dos clientes, faço os relatórios… ufa...ponho tudo em ordem até às d) _____ porque tenho reuniões a partir das e) _____.
Pelo f) _____, faço um intervalo curto para almoçar. Trago sempre comida de casa para não gastar dinheiro nem perder tempo. Muitas vezes almoço uma salada em frente ao computador e à tarde continuo a ter reuniões e a preparar documentos.
Fico no escritório até às g) _____. O nosso horário termina às h) ______, mas nunca conseguimos sair a essa hora… fazemos sempre horas extra.
Quando saio do trabalho ainda vou fazer compras. Chego a casa às i) ______, mudo de roupa e vou fazer o jantar.
Janto pelas j) _____ e depois do jantar vejo a novela, mas nunca acabo de ver o episódio, normalmente adormeço antes do fim…
Durante o dia estou sempre ocupada e à noite já não tenho energia para nada… Como vês, só paro quando durmo… O que é que eu devo fazer?
Atividade 8
Ler o texto e ordenar (1-10) a sequência de ações a negrito. Há uma imagem a mais.
Repare 4!
Em português, os verbos vir e trazer indicam a aproximação ao lugar de quem fala.
Por oposição os verbos ir e levar indicam o afastamento.
Ex.: venho a pé para o trabalho (estou no trabalho).
Trago sempre comida de casa (estou em caa)
No presente do indicativo, conjugam-se da seguinte forma: Vir - eu venho, tu vens, você/ele/ ela vem, nós vimos, vocês/eles/elas vêm Trazer - eu trago, tu trazes, você/ele/ela traz, nós trazemos, vocês/eles/elas trazem
Atividade 9 - Consolidação
Realizar a atividade 9 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 4.
Atividade 10
Completar os espaços em branco com os verbos do quadro.
adormecer dar dormir fazer pôr sair ver vestir
1. Eles vão anos no próximo mês.
2. Não consigo _____________ cedo.
3. Tenho de de casa às 9h00.
4. À noite, gosto de as notícias.
5. Devemos 8 horas por noite.
6. Quero _____________ uma boa notícia a todos!
7. Vou _____________ água a ferver para o café.
8. Aos fins de semana, costumo roupa desportiva.
Repare 5!
Todos os verbos do exercício 10 apresentam irregularidades no presente do indicativo. No caso dos verbos adormecer, dormir e vestir, a alteração é apenas na 1ª pessoa do singular: eu adormeço; eu durmo; eu visto
Os restantes verbos apresentam várias alterações, como se pode verificar no quadro abaixo. dar fazer pôr sair ver eu dou faço ponho saio vejo
tu dás fazes pões sais vês você, ele, ela dá faz põe sai vê
nós damos fazemos pomos saímos vemos vocês, eles, elas dão fazem põem saem veem
Atividade 11 - Consolidação
Realizar a atividade 11 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 4.
Repare 6!
Para estabelecer relações de tempo, usa-se antes (de) ou até (a) quando é anterior a um momento e depois (de) ou a partir de quando é posterior a um momento.
Ex.:
- Antes de sair de casa, faço a cama
- ponho tudo em ordem até às dez menos um quarto
- depois do jantar vejo a novela
- tenho reuniões a partir das dez
Para identificar as diferentes fases de uma ação prolongada, usa-se começar (a) para indicar o início, continuar (a) para indicar o meio e acabar (de) para indicar o fim.
Ex.:
- começo a trabalhar às oito
- à tarde continuo a ter reuniões nunca acabo de ver o episódio
Atividade 12
Completar as frases sobre o texto com antes ou depois.
1. A Joaninha alimenta a tartaruga _____________ do pequeno-almoço.
2. A Joaninha lê os relatórios das reuniões.
3. A Joaninha organiza os documentos das 10h00.
4. A Joaninha sai das cinco.
5. A Joaninha faz compras do trabalho.
6. A Joaninha janta _____________ de ver a novela.
Atividade 13 - Consolidação
Realizar a atividade 13 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 4.
Atividade 14
Assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F), de acordo com as informações do texto.
1. A Joaninha toma o pequeno-almoço antes das 7h30.
2. A Joaninha faz ovos mexidos todos os dias.
3. Quando envia o áudio, a Joaninha está em casa.
4. De manhã, as reuniões começam sempre às 10h00m.
5. A Joaninha almoça sempre no escritório.
6. Ela e os colegas fazem horas extra todos os dias.
7. A Joaninha vê sempre um episódio completo da novela.
8. À noite, a Joaninha sente-se muito cansada.
Atividade 15
Ler e marcar com um ✓ as seis recomendações adequadas para a Joaninha.
Repare 7!
Para referir necessidade ou obrigação usa-se “dever” ou “ter de”, seguido de infinitivo.
Estas estruturas permitem também aconselhar ou recomendar
Ex.:
- O que é que eu devo fazer?
- tens de relaxar um pouco
Para indicar algo que não é adequado usa-se o verbo “dever”, seguido de infinitivo, numa frase negativa.
Ex.: não deve comer e trabalhar ao mesmo tempo.
Atividade 16 - Consolidação
Realizar a atividade 16 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 4.
Atividade 17
Ler o texto e identificar qual é a agenda da amiga da Joaninha.
A Maria é estudante universitária e está a tirar um curso de informática pela internet. Para conseguir organizar o seu dia, escreve na agenda todas as suas tarefas.
Acorda todos os dias às 6h00. Veste-se, toma o pequeno-almoço, lava a cara e os dentes e prepara o saco para o ginásio: uma garrafa de água, chinelos, toalha, sabonete, champô e roupa lavada. Treina todos os dias durante uma hora, normalmente até às 7h30. Depois de terminar o treino, toma um duche no ginásio e vai para a escola, porque as aulas começam às oito. Ela tem aulas até ao meio-dia e depois vai almoçar a casa. Normalmente a Maria almoça pela uma hora, mas antes arruma o quarto e faz a cama, põe a roupa a lavar e rega as plantas.
Quando acaba de almoçar, pela uma e meia, leva o cão à rua. A partir das 13h45, liga o computador porque tem uma aula de informática das 14h às 15h. Depois, faz os trabalhos do curso até às 16h30. Por essa hora, costuma lanchar e depois continua a estudar até às seis. Pelas seis e meia sai e vai fazer uma caminhada até às sete e meia. Antes de voltar a casa, vai ao supermercado. Quando chega a casa toma um banho e vai cozinhar. Janta às 20h30. Depois, vê um filme ou lê um livro e deita-se sempre antes das onze.
1
2
3
Atividade 18
Ler a carta do Cesário à família. Ligar os números das duas colunas, formando frases verdadeiras. Atenção, há três alíneas a mais!
Olá a todos!
Como estão? Tenho saudades de todos e da nossa ilha!
Por aqui está tudo bem.
Os meus colegas de casa são simpáticos e divertidos. Somos todos estudantes do mesmo curso. Então, muitas vezes fazemos trabalhos juntos. Costumamos almoçar na cantina, a comida é ótima! Na ementa há sempre sopa, um prato de carne, um prato de peixe, um prato vegetariano e duas sobremesas para escolher! Às vezes não conheço os pratos, então tenho de pesquisar na internet. A ementa está na página do Instituto e temos de reservar a refeição até 24 horas antes. Frequentemente fazemos a reserva para toda a semana e assim nunca ficamos sem almoço! Hoje vou comer o prato de carne e amanhã vou comer o prato vegetariano. Raramente escolho o prato de peixe. Hoje não sei o que vou escolher para sobremesa, mas amanhã vou ter de escolher a fruta porque detesto iogurte. Ao sábado de manhã tenho aulas de natação na piscina municipal e à tarde costumo ir jogar futebol. Algumas vezes saio à noite com os meus amigos, mas quando está a chover fico em casa a ver um filme no computador, a ouvir música no telemóvel ou a jogar cartas. No meu curso há uma rapariga muito bonita, chama-se Joana. Ela gosta muito de ler. Traz sempre com ela um livro, uma revista ou um jornal. Ela sai poucas vezes, é uma pena!... Mas eu tenho uma ideia para a conquistar. O meu plano é fazer uma surpresa no seu dia de aniversário. Vou escolher um poema e fazer uma música. Depois faço um vídeo e envio.
Acho que ela vai gostar!
Em breve dou mais novidades.
Um abraço com muitas saudades do Cesário
1. O Cesário escreve à família... . . a) … quando tem saudades.
2. O Cesário faz trabalhos com os colegas de casa... . . b) … então escolhe fruta como sobremesa.
3. Os estudantes vão à página do Instituto... . . c) … para reservar as refeições.
4. Eles nunca ficam sem almoço ... . . d) … para fazer uma surpresa.
5. O Cesário não gosta de iogurte... . . e) ... para dar notícias.
6. O Cesário sai à noite com os amigos... . . f) … então vai fazer um vídeo.
7. O Cesário quer conquistar a Joana... . . g) … porque reservam para toda a semana.
. h) … porque a comida é ótima. . i) … quando não está a chover.
. j) … porque são do mesmo curso.
Repare 8!
Para manifestar uma intenção usa-se “ideia”, “plano”, “projeto” ou “intenção”.
Ex.: o meu plano é fazer uma surpresa no seu dia de aniversário.
Para apresentar uma conclusão, usa-se “então”.
Ex.:
- Somos todos estudantes do mesmo curso. Então, muitas vezes fazemos trabalhos juntos.
- Às vezes não conheço os pratos, então tenho de pesquisar na internet.
NB: Existe sempre uma causa que leva a uma conclusão. Assim, é possível apresentar essa relação de duas formas.
Ex.:
- Somos todos estudantes do mesmo curso. Então, muitas vezes fazemos trabalhos juntos. ←→ Muitas vezes fazemos trabalhos juntos porque somos todos estudantes do mesmo curso.
Às vezes não conheço os pratos, então tenho de pesquisar na internet. ←→ Tenho de pesquisar na internet porque às vezes não conheço os pratos.
Atividade 19 - Consolidação
Realizar a atividade 19 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 4.
Repare 9!
Para apresentar uma situação que se repete, usa-se:
- “costumar” seguido de infinitivo
Ex.: Costumamos almoçar na cantina
- o presente do indicativo, normalmente com expressões que indicam essa repetição.
Ex.: Ao sábado de manhã (= todos os sábados de manhã) tenho aulas de natação na piscina municipal
Para indicar o número de vezes que uma situação se repete usa-se:
- sempre (todas as vezes)
Ex.: Na ementa há sempre sopa
- frequentemente (muitas vezes)
Ex.: Frequentemente fazemos a reserva para toda a semana - às vezes (algumas vezes)
Ex.: Às vezes não conheço os pratos
- raramente (poucas vezes)
Ex.: Raramente escolho o prato de peixe
- nunca (nenhuma vez)
Ex.: assim nunca ficamos sem almoço
Atividade 20
Assinalar com um ✓ a opção que completa cada frase com a informação do texto.
1. O Cesário faz _____________ os trabalhos com os colegas.
a) às vezes
b) sempre
c) frequentemente
2. O Cesário e os colegas almoçam na cantina
a) poucas vezes.
b) muitas vezes.
c) algumas vezes.
3. o Cesário procura na internet o que é a comida.
a) muitas vezes
b) algumas vezes
c) poucas vezes
4. O Cesário e os colegas reservam as refeições para a semana.
a) muitas vezes
b) sempre
c) algumas vezes
5. O Cesário escolhe o prato de peixe . a) muitas vezes.
b) algumas vezes.
c) poucas vezes.
6. Aos sábados, o Cesário joga futebol com os amigos.
a) frequentemente
b) raramente
c) nunca.
7. A Joana _____________ sai à noite. a) nunca
b) frequentemente
c) raramente
Atividade 21
Ler a ementa e identificar com um X o dia da semana correto.
Em que dia é que... segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira
1. ... a sopa não tem legumes?
2. há um prato de massa?
3. ... não há fruta?
4. ... não há arroz?
5. … não há feijão?
6. … o Cesário escreve a carta?
Atividade 22
Observar a agenda cultural e indicar o programa adequado aos interesses de cada um.
Sábado (10h00)
Mercado de Sant’Ana
Mostra de culinária
Domingo (10h00)
Centro de Diálogo Intercultural de Leiria
Mercado de artesanato
Sábado (15h00)
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Exposição de fotografia
Domingo (15h00)
Livraria Arquivo
Feira do livro
1. Adoro ouvir música.
Programa: _____________
3. Gosto de ler poemas e livros de histórias.
Programa: _____________
5. Os meus passatempos são jogar futebol e ver filmes.
Programa:
Sábado (18h00) Villa Portela
Oficina de escrita
Domingo (18h00) Villa Portela Oficina de audiovisual
7. Tenho um canal de vídeos na internet.
Programa: _____________
Sábado (21h00)
Teatro José Lúcio da Silva
Sessão de cinema
Domingo (21h00) Casa Cidade Criativa da Música
Concerto de Jazz
2. Os meus interesses são na área da saúde e alimentação.
Programa: _____________
4. No meu tempo livre, sou voluntária numa loja de produtos tradicionais.
Programa: _____________
6. Aos fins de semana, costumo ir a museus de arte.
Programa:
8. Quero trabalhar numa revista ou num jornal... ou ser locutora de rádio.
Programa:
Atividades de Consolidação
Atividade de Consolidação 3
3.1. Completar as perguntas (coluna A) com porque é que ou porquê.
3.2. Ligar as perguntas às respostas.
1. – estás a estudar? . . a) – Porque não tenho dinheiro.
2. – Vais de mota ? . . b) – Porque vou ter um exame.
3. –_____________ não dizes nada? . . c) – Porque deve chover.
4. – levas o guarda-chuva? . . d) – Porque estou ocupada.
5. – Não compras isso _____________ ? . . e) – Porque é mais rápido.
3.3. Completar as frases com a opção adequada. porquê porque é que porque
– Bom dia, Margarida. A Ana está?
– Não está, a) _____________?
– b) _____________ temos agora uma reunião.
– Hoje não vou trabalhar.
– Então, e) _____________?
– f) _____________ estou doente.
Atividade de Consolidação 4
– Ai! Não consigo fazer o exercício.
– c) _____________ não pedes ajuda?
– d) _____________ tenho vergonha.
– Mãe, g) _____________ a escola está fechada?
– h) _____________hoje é feriado.
– Então vamos para casa.
Completar com as formas do presente do indicativo do verbo “conseguir”.
Não temos internet.
Não a) _____________ entrar na plataforma.
A Maria é muito responsável.
Ela c) _____________ cumprir todos os prazos.
Os gémeos não e) _____________ dormir sozinhos.
Os meus pais têm de dormir com eles.
Estou cansada.
Não b) _____________ fazer mais nada hoje.
Estou com problemas com o som.
Vocês d) _____________ ouvir-me?
Não f) _____________ ler essas letras?
Acho que precisas de óculos.
Não g) _____________ fazer dieta: adoro doces. h) _____________ fazer isso sozinho ou precisas de ajuda?
6.1. Escrever as horas por extenso, seguindo o exemplo. 09h00 São nove horas. 17h30 a)_______________________
6.2. Escrever as seguintes horas numericamente, seguindo o exemplo. 04h00 – Que horas são? – São quatro da manhã. a)_____________. – Que horas são? – São dez da noite.
b)_____________ – Que horas são? – É um quarto para as três. c)_____________. – Que horas são? – São nove e um quarto.
d)_____________. – Que horas são? – É uma da tarde. e)_____________. – Que horas são? – É meia-noite.
f)_____________ – Que horas são? – São duas menos um quarto. g)_____________. – Que horas são? – É meio-dia.
h)_____________. – Que horas são? – São seis e meia da tarde. i) _____________. – Que horas são? – São quatro da tarde.
6.3. Completar as perguntas e respostas usando as preposições “a” ou “por”, seguindo o exemplo.
17h02 – Quando é que sais do trabalho? – Saio do trabalho pelas cinco. 13h05 – a)______________________? – Vou almoçar b)____________. 13h00 – c)________________________? – A Maria sai da escola d)_________ 17h00 – e)______________________? – A consulta é f)_____________ 19h57 – g)________________________? – Costumo jantar h)___________ 14h03 –i)_______________________? – Estou livre j)______________. 15h00 – k)________________________? – Podemos reunir l)___________.
12h30 – m)______________________? – O sr. Jacinto chega n)_________ 00h00 – o)________________________? – O prazo termina p)___________
08h55 – q)______________________? – Elas chegam r) ___________ 17h09 – s)________________________? – A conferência começa t) _______
Atividade de Consolidação 9
9.1. Sublinhar a opção correta entre os pares.
a). Não gostei nada desta loja, nunca mais cá vou / venho.
b). Posso levar / trazer animais de estimação para aqui?
c). Quero muito ir / vir àquele museu.
d). Vou agora levar / trazer o meu filho à escola.
e). Vou / Venho ali e já vou / venho.
f). Levas-me / trazes-me uma lembrança daí?
g). Já volto, vou / venho ao mercado.
h). Levas / Trazes o cão a passear hoje?
i). Vou / Venho agora do banco.
9.2. Completar os diálogos com a forma adequada do verbo entre parêntesis.
a) – Tu (ir) à universidade hoje?
– Não _____________ (ir), não.
b) – A menina (trazer) consigo um saco?
– (trazer), sim.
c) – Vocês (vir) a casa depois do almoço?
– Não _____________ (vir), não.
d) – Tu (levar) bolo para o lanche?
– Não (levar), não.
Exemplo:
Eu
Ele
Vocês
Eu não oiço rádio. Ele não ouve rádio. Vocês não ouvem rádio.
Eu
Ele
Vocês
Eu não vejo TV. a) b)
c) d) Vocês não põem sal na salada.
e) f) Vocês saem à noite.
Eu faço musculação. g) h)
i) Ele veste-se com roupas escuras. j)
k) Ele adormece facilmente. l)
Eu durmo oito horas por dia. m) n) o)
Ele dá aulas na universidade. p)
Atividade 9
9.1. Selecionar a opção correta entre os pares.
a) Não gostei nada desta loja, nunca mais cá vou / venho
b) Posso levar / trazer animais de estimação para aqui?
c) Quero muito ir / vir àquele museu.
d) Vou agora levar / trazer o meu filho à escola.
e) Vou / Venho ali e já vou / venho.
f) Levas-me / trazes-me uma lembrança daí?
g) Já volto, vou / venho ao mercado.
h) Levas / Trazes o cão a passear hoje?
i) Vou / Venho agora do banco
9.2 Completar os diálogos com a forma adequada do verbo entre parêntesis.
a) – Tu _______ (ir) à universidade hoje?
b) – Não _______ (ir), não.
c) – A menina _______ (trazer) consigo um saco?
– _______ (trazer), sim.
d) – Vocês _______ (vir) a casa depois do almoço?
– Não _______ (vir), não.
e) –Tu _______ (levar) bolo para o lanche?
– Não _______ (levar), não.
Atividade 11
11. Completar os diálogos com a forma adequada do verbo entre parêntesis.
Eu Ele
Eu não oiço rádio.
Ele não ouve rádio.
Vocês
Vocês não ouvem rádio.
Eu Ele Vocês
Eu não vejo TV. a) b)
c) d)
e) f)
Vocês não põem sal na salada.
Vocês saem à noite.
Eu faço musculação. g) h)
i) Ele veste-se com roupas escuras. j)
k) Ele adormece facilmente. l)
Eu durmo oito horas por dia. m) n)
o) Ele dá aulas na universidade. p)
Atividade 13
13. Completa os espaços com as palavras do quadro.
antes de depois do a partir das até às começo a continuo a acabo de
Atividade de Consolidação 13
Completa os espaços com as palavras do quadro.
antes de depois do a partir das até às começo a continuo a acabo de
AGENDA
Acordar Tomo o pequeno -almoço
Tomar banho Ter aulas Almoçar Estudar Jantar Arrumar a casa Ler um livro Dormir
a)_____________ tomar banho, tomo o pequeno-almoço. Tenho aulas b)_____________ 10h.
c)_____________ estudar às 14h00. À tarde d)_____________ estudar.
e)_____________ estudar às 19h00.
f)_____________ jantar arrumo a casa. Leio um livro g)_____________ 22h.
Atividade de Consolidação 16
16.1. Ligar os elementos das duas colunas, formando frases com sentido.
1. Deves escovar os dentes... . . a) por tu ou por você?
2. O seu texto deve ter... . . b) para ter boas notas.
3. Tens de estudar muito... . . c) cem palavras no máximo.
4. Temos de tirar os sapatos... . . d) para o chão.
5. Não devemos deitar lixo... . . e) antes de entrar em casa.
6. Devo tratar a colega... . . f) depois de cada refeição.
16.2. Escrever as expressões usadas para:
16.2.1. expressar obrigação e necessidade ou a sua ausência _______________________
16.2.2. perguntar sobre obrigação e necessidade _______________________
Fazer frases com “então” ou “porque”, como no exemplo:
Ex.: Nós / estar doente/ ir ao médico
Nós estamos doentes, então vamos ao médico. Nós vamos ao médico porque estamos doentes.
a) Nós / ser irmãos / ir juntos para a escola.
b) Tu / fazer desporto / ser saudável
c) Eu / não ter dinheiro / não ir à festa
d) Ela / ler muito / escrever bem
e) Vocês / morar perto da universidade / ir a pé
f) Você / estar com febre / não poder entrar
g) Estar a chover / não poder sair
Teste
Sublinhar a alternativa correta em cada frase.
– Não respondes às minhas mensagens porque/ porquê?
– Porque / Porquê o meu telefone está com um problema no ecrã e não consegue / con sigo ler as mensagens…
– Não percebo… porque é que / porquê não vens connosco à praia?
– Porque é que / Porque tenho um trabalho para entregar amanhã! (R1)
– Mas deixas tudo para o último dia porque / porquê? Não consigo / consegues ser mais organizado?
– Normalmente até consegue / consigo, mas este trabalho é mesmo complicado…
O Joaquim nunca consegue / consigo ser pontual…
Que horas são? → Não tenho relógio, não consegues / consigo responder.
9h00 → É / São nove horas.
12h30 → É meio-dia e meio / meia.
15h45 → São três e um quarto / quatro menos um quarto.
23h50 → É / São meia-noite menos dez.
01h00 → é uma da manhã / da noite.
Vou estar aqui em casa todo o dia. Podes ir / vir a qualquer hora.
Quando nós vamos à praia trazemos / levamos toalhas e guarda-sol.
Eu estou internado há duas semanas, mas os meus irmãos vêm / vão visitar-me todos os dias e levam / trazem sempre água de coco.
A Manuela e a irmã vem / vêm connosco ao cinema?
Toda a gente saem / sai à mesma hora do serviço.
Elas usam óculos porque vêm / veem mal.
Como é que vocês vêm / veem para a escola?
A população põe / põem sacos de areia na entrada da casa para não entrar água.
Ao fim-de-semana adormeço / durmo tarde, mas adormeço / durmo sempre oito horas.
A Margarida janta às sete e a Francisca janta às oito. A Francisca janta antes / depois da Margarida.
O Paulo adora fazer exercício, mas trabalha entre as oito e as cinco da tarde. Por isso, vai correr antes / a partir das oito ou até às / depois das cinco.
A Juliana trabalha na rádio. O programa dela é à sexta-feira, das nove às dez da manhã. Ela começa / continua a preparar o programa alguns dias antes, mas só continua a / acaba de escrever os textos dez minutos antes de começar a emissão.
Soluções
Sublinhar a frase que expressa obrigação ou necessidade.
Quando estamos doentes devemos ir ao médico / Nós devemos um favor ao nosso irmão.
Tu tens teste. / Tu tens de estudar.
Os filhos não devem dinheiro aos pais. / Os pais devem ajudar os filhos.
Tens de comprar umas sapatilhas novas. / Estas sapatilhas… tem de todos os tamanhos?
Esta fruta não está madura porque / então não vou comer.
Estamos com a roupa molhada porque / então está a chover muito.
O teu telefone está avariado porque / então tens de comprar outro.
Eu estou a fazer dieta porque / então quero ser mais saudável.
Ela come muitos doces porque / então nunca vai ser magra.
Atividade 1 c); b) ; d) a).
Atividade 2
1.b); 2.a); 3.b) 4.a).
Atividade de Consolidação 3 3.1.
Porque é que; 2. Porquê?; 3. Porque é que; 4. Porque é que; 5. Porquê. 3.2.
1. b); 2. e); 3. d); 4. c); 5. a).
3.3.
a) porquê?; b) porque; c) porque é que; d) porque; e) porquê?; f) porque; g) porque é que; h) porque.
Atividade 4
a) conseguimos; b) consigo; c) consegue; d) conseguem; e) conseguem; f) consegues; g) consigo; h) consegues.
a).São cinco e meia / São dezassete e trinta; b) São quinze e dez / São três e dez. c) É uma e cinquenta e cinco. d) São dez e cinco; e) São três e vinte; f) São oito e um quarto; g) São seis e quarenta e cinco/ São sete menos um quarto / É um quarto para as sete; h) É meio-dia / São doze horas; i) São onze.
6.2.
a) 22h00; b) 02h45/14:45; c) 09h15/21h15; d) 13h00; e) 00h00; f) 01h45/13h45; g)12h00; h)18h30; i)16h00.
6.3.
a) Quando é que vais almoçar?; b) pela uma.; c) Quando é que a Maria sai da escola?; d) à uma; e) Quando é que é a consulta?; f) às cinco; g) Quando é que costumas jantar?; h) pelas oito; i) Quando é que estás livre?; j) pelas duas; k) Quando é que podemos reunir?; l) às três. m) Quando é que chega o sr. Jacinto?; n) ao meio-dia e meia. o) Quando é que termina o prazo?; p) à meia-noite; q) Quando é que elas chegam?; r) pelas nove; s) Quando é que começa a conferência?; t) pelas cinco.
Atividade 7
Áudio:
Amiga, durante a semana não paro!
De manhã, levanto-me sempre às seis e meia, tomo um duche rápido, visto-me e preparo o pequeno-almoço: como sempre fruta, uma torrada e bebo café. Às vezes também faço ovos mexidos!
Saio de casa às sete e meia, porque venho a pé para o trabalho e gosto de vir com calma. Antes de sair de casa, faço a cama, lavo a loiça e dou comida à tartaruga.
Começo a trabalhar às oito: leio os emails dos clientes, faço os relatórios… ufa...ponho tudo em ordem até às dez menos um quarto porque tenho reuniões a partir das dez.
Pelo meio-dia e um quarto, faço um intervalo curto para almoçar. Trago sempre comida de casa para não gastar dinheiro nem perder tempo. Muitas vezes almoço uma salada em frente ao computador e à tarde continuo a ter reuniões e a preparar documentos.
Fico no escritório até às seis.. O nosso horário termina às cinco, mas nunca conseguimos sair a essa hora… fazemos sempre horas extra.
Quando saio ainda vou fazer compras. Chego a casa às sete e meia, mudo de roupa e vou fazer o jantar.
Janto pelas nove e depois do jantar vejo a novela, mas nunca acabo de ver o episódio, normalmente adormeço antes do fim…
Durante o dia estou sempre ocupada e à noite já não tenho energia para nada… Como vês, só paro quando durmo..
a) 6:30; b) 7h30; c) 8h00; d) 9h45; e) 10h00; f) 12h15; g) 18h00; h) 17h00; i) 19h30; j) 21h00.
a) Ele não vê TV.; b) Vocês não veem TV.; c) Eu não ponho sal na salada.; d) Ele não põe sal na salada.; e) Eu saio à noite.; f) Ele sai à noite.; g) Ele faz musculação.; h) Vocês fazem musculação.; i) Eu visto-me com roupas escuras.; j) Vocês vestem-se com roupas escuras.; k) Eu adormeço facilmente.; l) Vocês adormecem facilmente.; m) Ele dorme oito horas por dia.; n) Vocês dormem oito horas por dia.; o) Eu dou aulas na universidade.; p) Vocês dão aulas na universidade.
a) Antes de...; b) A partir das...; c) Começo a...; d) Continuo a...; e) Acabo de...; f) Depois do...; g) Até às..
Atividade 14
1. V; 2. F; 3. F; 4. F; 5. V; 6. V; 7. F; 8. V.
Atividade 15 a); b); d); f); g); i).
Atividade de Consolidação 16
16.1.
1. f); 2. c); 3. b); 4. e); 5. d), 6. a)
16.2.
16.2.1.
O seu texto deve ter cem palavras no máximo.; Tens de estudar muito para ter boas notas.; Temos de tirar os sapatos antes de entrar em casa.; Não devemos deitar lixo para o chão.
16.2.2.
Devo tratar a colega por tu ou por você?
16.2.3.
Deves escovar os dentes depois de cada refeição.
Atividade 17
Agenda 3.
Atividade 18
1. e); 2. j); 3. c); 4. g); 5. b); 6. i); 7. f).
Atividade de Consolidação 19
a) Nós somos irmãos, então vamos juntos para a escola. Nós vamos juntos para a escola porque somos irmãos; b) Tu fazes desporto, então és saudável. Tu és saudável porque fazes desporto.; c) Eu não tenho dinheiro, então não vou à festa. Eu não vou à festa porque não tenho dinheiro.; d) Ela lê muito, então escreve bem. Ela escreve bem porque lê muito.; e) Vocês moram perto da universidade, então vão a pé. Vocês vão a pé porque moram perto da universidade.; f) Você está com febre, então não pode entrar. Você não pode entrar porque está com febre.; g) Está a chover, então não podemos sair. Não podemos sair porque está a chover.
1. Concerto de Jazz; 2. Mostra de culinária; 3. Feira do livro; 4. Mercado de artesanato; 5. Sessão de cinema; 6. Exposição de fotografia; 7. Oficina de Audiovisual; 8. Oficina de Escrita
Teste
– Não respondes às minhas mensagens porque/ porquê? (R1) – Porque / Porquê o meu telefone está com um problema no ecrã (R1) e não consegue / consigo ler as mensa gens… (R2)
– Não percebo… porque é que / porquê não vens connosco à praia? (R1)
– Porque é que / Porque tenho um trabalho para entregar amanhã! (R1)
– Mas deixas tudo para o último dia porque / porquê? (R1) Não consigo / consegues ser mais organizado? (R2)
– Normalmente até consegue / consigo, mas este trabalho é mesmo complicado… (R2)
O Joaquim nunca consegue / consigo ser pontual… (R2)
Que horas são? → Não tenho relógio, não consegues / consigo responder. (R2)
9h00 → É / São nove horas. (R3)
12h30 → É meio-dia e meio / meia. (R3)
15h45 → São três e um quarto / quatro menos um quarto. (R3)
23h50 → É / São meia-noite menos dez. (R3)
01h00 → é uma da manhã / da noite. (R3)
Vou estar aqui em casa todo o dia. Podes ir / vir a qualquer hora. (R4)
Quando nós vamos à praia trazemos / levamos toalhas e guarda-sol. (R4)
Eu estou internado há duas semanas, mas os meus irmãos vêm / vão visitar-me todos os dias e levam / trazem sempre água de coco. (R4)
A Manuela e a irmã vem / vêm connosco ao cinema? (R4)
Toda a gente saem / sai à mesma hora do serviço. (R5)
Elas usam óculos porque vêm / veem mal. (R5)
Como é que vocês vêm / veem para a escola? (R5)
A população põe / põem sacos de areia na entrada da casa para não entrar água. (R5)
Ao fim-de-semana adormeço / durmo tarde, mas adormeço / durmo sempre oito horas. (R5)
A Margarida janta às sete e a Francisca janta às oito. A Francisca janta antes / depois da Margarida. (R6)
O Paulo adora fazer exercício, mas trabalha entre as oito e as cinco da tarde. Por isso, vai correr antes / a partir das oito ou até às / depois das cinco. (R6)
A Juliana trabalha na rádio. O programa dela é à sexta-feira, das nove às dez da manhã. Ela começa / continua a preparar o programa alguns dias antes, mas só continua a / acaba de escrever os textos dez minutos antes de começar a emissão. (R6)
Quando estamos doentes devemos ir ao médico / Nós devemos um favor ao nosso irmão. (R7)
Tu tens teste. / Tu tens de estudar. (R7)
Os filhos não devem dinheiro aos pais. / Os pais devem ajudar os filhos. (R7)
Tens de comprar umas sapatilhas novas. / Estas sapatilhas… tem de todos os tnhos?
ama (R7)
Esta fruta não está madura porque / então não vou comer. (R8)
Estamos com a roupa molhada porque / então está a chover muito. (R8)
O teu telefone está avariado porque / então tens de comprar outro. (R8)
Eu estou a fazer dieta porque / então quero ser mais saudável. (R8)
Ela come muitos doces porque / então nunca vai ser magra. (R8)
UNIDADE 5
Competência pragmática / funções a desenvolver ao longo da unidade:
■ Dar informações sobre: deslocação, direção e distância;
■ Pedir informações sobre: deslocação, direção e distância.
Atividade 1
Ler o diálogo e assinalar com um ✓ a opção que completa corretamente cada uma das frases.
Cesário: Está, Joaninha? Tudo bem? Estás sentada? Não vais acreditar…
Joaninha: Ei, calma! O que é que se passa? Estás bem?
Cesário: Eu? Eu não estou bem, eu estou ótimo! Estou de férias e acabo de receber uma prenda espetacular dos meus colegas de curso!
Joaninha: Ah, boa, parabéns! E que prenda é essa? Quero saber!...
Cesário: Na verdade, quero partilhar a minha prenda contigo! É um vale para uma estadia de quatro dias, para duas pessoas, num hotel perto da Natureza. Há uma lista de hotéis para escolher por todo o país! Vens comigo? Sozinho não tem graça e és a minha melhor amiga… Vá lá, diz que sim!
Joaninha: Obrigada, Cesário, mas não consigo decidir assim, de repente… Ligo-te logo, quando chegar a casa, e falamos com calma, ok? Desculpa, estão a chamar-me, tenho de desligar.
Beijinhos e parabéns! Até logo!
Cesário: Até logo! Beijinhos.
Escolha múltipla
1 O Cesário telefona à Joaninha para …
a) saber como ela está.
b) dizer que não está bem.
c) contar uma novidade.
2 O Cesário está…
a) nervoso.
b) feliz.
c) com pressa.
3 O Cesário diz que a prenda é…
a) para a Joaninha.
b) dos amigos dele.
c) um prémio do curso.
4 A prenda do Cesário é um vale para… a) uma viagem pelo país.
b) um espetáculo.
c) três noites num hotel.
5 A Joaninha…
a) agradece mas não responde ao convite.
b) agradece e aceita o convite do Cesário. c) pede desculpa porque recusa o convite.
Atividade 2
Ler as informações sobre o presente do Cesário e completar as frases com as palavras ou expressões corretas do quadro.
ar livre – cem – dois – duas – música – pequeno-almoço – quatro – sem – três
O vale é para a) ____________ dias e b) ____________ noites.
Há c) _____________ alojamentos para escolher.
O vale inclui d) ____________ para e) ______________ pessoas.
Este vale é para pessoas que gostam de f) ____________.
O SEU PRECENTE INCLUI:
Válido para 2 Pessoas
• 3 noites de alojamento;
• pequeno almoço
• 100 estadias á escolha
VANTAGEN E CONDIÇÕES:
• Validade: 3 anos e 3 meses apartir da data de compra
• Escolha receber este e-pack em segundos no seu email em formato digital ou entregue em gift box uma morada á escolha em 48h úiteis sem taxas de entrega:
• Novidade: Reserva online disponivel em esperiências assinaladas! Confirmação imediata;
Assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) sobre as vantagens e condições do presente do Cesário.
1. As pessoas podem escolher o lugar e a data da estadia.
2. Depois de receber o presente, as pessoas têm pouco tempo para usar o vale.
3. Para receber o presente numa morada, é preciso pagar uma taxa.
4. Para reservar o alojamento é possível pela Internet.
5. Para cancelar uma marcação dois dias antes, é obrigatório pagar.
Atividade 4
Ouvir o diálogo e assinalar com um X o nome da pessoa responsável pela ação.
Joaninha: Está, Cesário? Sou eu.
Cesário: Olá, Joaninha! Então, vens comigo?
Joaninha: Primeiro tens de me explicar bem esse convite.
Cesário: É simples. Tenho um vale para um alojamento durante quatro dias para duas pessoas.
Podemos marcar a estadia em qualquer data. Só temos de escolher o alojamento.
Joaninha: Escolher como?
Cesário: No vale temos a indicação da página de internet com a lista de alojamentos. É uma lista enorme. Podemos escolher em qualquer região do país, no continente ou nas ilhas.
Joaninha: A sério? Quero muito conhecer os Açores, até já tenho um roteiro de coisas a fazer e sítios a visitar…
Cesário: Boa! Vens comigo, então. Está decidido! Logo podes vir jantar cá a casa e trazes esse roteiro.
Joaninha: Ok! Só posso ir depois das sete e meia, por isso não vou conseguir ajudar a cozinhar, mas levo a sobremesa!
Cesário: Combinado, sem problema! Um beijinho e até logo!
Joaninha: Até logo!
Quem é que… Ninguém
1…faz o telefonema.
2… pede uma explicação.
3… diz que já conhece os Açores.
4… quer ir aos Açores.
5… convida para jantar num restaurante.
6… já conhece a lista de alojamentos.
7… vai levar o roteiro turístico.
8… vai cozinhar.
9… vai levar a sobremesa.
Repare 1!
Os verbos ir, vir, trazer e levar são verbos de movimento/ deslocação e mudam de acordo com o lugar onde se está.
Em português, os verbos vir e trazer indicam a aproximação ao lugar de quem fala. Por oposição, os verbos ir e levar indicam o afastamento.
Quem fala refere o movimento do outro para perto de si: vir, trazer.
Ex.: Logo podes vir jantar cá a casa e trazes esse roteiro.
Quem fala refere o movimento para perto do outro: ir, levar.
Ex.: Só posso ir depois das sete e meia, mas levo a sobremesa!
No presente do indicativo, conjugam-se da seguinte forma:
Vir - eu venho, tu vens, você/ele/ela vem, nós vimos, vós vindes, vocês/eles/elas vêm
Trazer - eu trago, tu trazes, você/ele/ela traz, nós trazemos, vós trazeis, vocês/eles/elas trazem
Existem outros verbos que indicam movimento/ deslocação: chegar, partir, sair, entrar, viajar, andar, etc. Com estes verbos, o que permite identificar o tipo de movimento é a preposição utilizada:
- de permite identificar o ponto de origem
Ex.: chegar do trabalho; partir de Baucau; sair de casa
- a e para permitem identificar o destino
Ex.: chegar a casa; partir para Balibó; sair para a rua; viajar para o estrangeiro
No caso do verbo andar, usa-se geralmente a preposição de para indicar o meio de transporte.
Pode substituir-se, nesses casos, pelo verbo ir ou viajar
Ex.: andar/ ir/ viajar de carro, de mota, de barco, de comboio, de avião…
NB: São exceções “a pé”, “a cavalo”, “à boleia”.
Por oposição, os verbos parar e ficar são verbos com sentido estático (sem movimento).
A preposição associada é em
Ex.: parar no cruzamento; ficar em casa.
Atividade 5
Realizar a atividade 5 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 5.
Atividade 6
Ler a conversa dos dois amigos. Assinalar com um X a opção correta na deslocação, no clima, alojamento e em cada uma das atividades que vão realizar na ilha de São Miguel.
Joaninha: Bem… como não temos muito dinheiro, em vez de alugarmos um carro, podemos comprar um passe diário para os transportes públicos! O que dizes?
Cesário: Concordo, é caro ter um carro para 4 dias. Estou a ler aqui neste site e diz que há muitos transportes públicos disponíveis, por isso não há problema. Podemos descarregar os horários, imprimir e assim é mais fácil.
Joaninha: Sim e temos sorte porque vamos nos meses com menos turistas. Dizem que faz bom tempo na mesma! A temperatura ideal é acima dos 20ºC.
Cesário: Ainda bem, não gosto quando está frio ou vento! Antes de ver as atividades, temos de escolher o alojamento. Vamos ver a lista e escolhemos agora, pode ser? Tens alguma preferência?
Joaninha: Eu tenho, o hotel com piscina… tenho saudades de estar a tomar banhos de sol.
Cesário: Então…que tal este? Fica a 1km do centro. Podemos passear a pé!
Joaninha: Ótimo… Cesário, estou a ver os locais mais turísticos da ilha…no primeiro dia vamos ver a caldeira do vulcão do Fogo, olha que bonito que é! Aqui diz que conserva muito da sua fauna e flora ainda selvagem. Eu adoro natureza, vamos?
Cesário: Vamos, claro. Eu também quero ir visitar um miradouro junto a uma praia. Conseguimos ver uma rocha que parece a tromba de um elefante!
Joaninha: Eu sei qual é. Vamos apontar aqui no nosso plano.
Cesário: Perto desse espaço, podemos andar de moto 4, o que achas?
Joaninha: Tenho algum medo, mas quero experimentar, sim. Ah, perto desse espaço há plantações de ananás. Vamos ver qual o ananás mais doce, o dos Açores, ou o ananás da nossa ilha.
Cesário: Vamos ver e vamos comer!
Joaninha: Depois de todas as visitas, no último dia, vamos fazer praia, não é? Vamos descansar…também merecemos!
Cesário: Por mim, está combinado. Vamos aproveitar e conhecer as piscinas naturais no Mosteiro, olha para isto…
Joaninha: UAU! Fantástico! Vou adorar! Ah, não pode faltar um passeio para compras. Também quero visitar um mercado tradicional… espera… olha aqui, Mercado da Graça, dizem que há vários frutos e legumes típicos. Escreve aí na lista.
Cesário: Já está… agora só falta mesmo preparar a mala e ir!!!!
Joaninha: Oh, Cesário, graças a ti vou ter umas férias de sonho!
Visitar a ilha de São Miguel
1) Deslocação Alugar um carro Usar transportes públicos
2) Clima Tempo ameno, com pouco movimento - meses de primavera e outono abril, maio, setembro e outubro.
3) Alojamento Chegada a São Miguel ao meio-dia e check-in no hotel com piscina em Ponta Delgada.
4) Atividade 1 Visita à Lagoa do Fogo.
Tempo quente, com muito movimento - os meses de verão, junho, julho e agosto
Chegada a São Miguel ao meio-dia e check-in no hotel sem piscina em Ponta Delgada.
Visita às termas na Caldeira Velha e Salto do Cabrito.
5) Atividade 2 Visitar o miradouro da Vista do Rei e continuar até Lagoa do Canário.
6) Atividade 3
Visitar também a fábrica de cerâmica Viera, em Lagoa: comprar as loiças típicas de São Miguel, de cor azul.
7) Atividade 4 Visitar a plantação de ananás
Arruda tem mais de 100 anos de história.
8) Atividade 5 Visitar o Jardim Botânico
António Borges com centenas de espécies exóticas.
Visitar O Miradouro Pedras
Negras oferece vistas para a Tromba do Elefante.
Passeio com quadriciclo pelo Litoral Norte.
Ir às plantações de chá no norte.
9) Atividade 6 Grutas do Carvão Piscinas naturais no Mosteiro.
Ir à Praia do Fogo na Ribeira Quente.
10) Atividade 7 Mercado da Graça Teatro Micaelense.
Repare 2!
Em português há diferentes formas de indicar o estado do tempo. Nalguns casos, existe um verbo específico (nevar; trovejar; chover).
Noutros casos, usa-se o termo correspondente ao elemento (sol, vento, nevoeiro), à temperatura (frio, calor) ou ao tipo de clima (bom tempo, mau tempo).
Para descrever o estado do tempo num determinado momento usa-se o verbo estar e para indicar o tipo de clima habitual usa-se o verbo fazer
Em todos os casos, a forma verbal está obrigatoriamente na 3ª pessoa do singular, porque a frase não tem sujeito (como acontece com o verbo haver).
Ex.:
- Todos os dias troveja em Ataúro.
- Dizem que faz bom tempo na mesma!
- Ainda bem, não gosto quando está frio ou vento!
Atividade 7
Realizar a atividade 7 em “Atividades de Consolidação” da Unidade 5.
Atividade 8
Ouvir o diálogo entre a rececionista do hotel e o Cesário.
Assinalar com um X (Sim ou Não), se o hotel disponibiliza as comodidades e serviços apresentados.
Comodidades e serviços do hotel
Assinalar com X a) Quarto Individual Sim Não
b) Quarto duplo Sim Não
c) casa de banho privativa Sim Não
d) Quarto com televisão Sim Não
e) Pequeno-almoço Sim Não
f) Piscina Sim Não
g) Serviço de transporte Sim Não
Atividade 9
Ordenar de 1 a 13 o diálogo entre a rececionista do hotel e o Cesário:
– Em que nome está a reserva?
– Muito obrigada. Vão passar três noites, correto?
– Boa tarde! Em que posso ajudar?
– Cesário Almeida? Um quarto duplo?
– O passaporte? Aqui tem.
– Temos uma reserva em meu nome.
– Sim. Saímos no domingo, dia 15.
8 – Ah, sim, sim, tenho aqui a sua reserva, desculpe a confusão... Tem consigo um documento de identificação?
– Cesário.
– Não. Cesário Belo. Dois quartos com camas individuais, televisão e casa de banho privativa.
– Obrigada. Aqui estão as chaves dos quartos. Boa estadia!
1 – Boa tarde.
13 – Obrigado!
Atividade 10
Preencher o quadro com informações do texto.
Data de chegada: quinta-feira, dia___
Tipo de alojamento: (assinalar X)
Quarto: (assinalar X)
Comodidades: (assinalar X)
Data de partida: domingo, dia___ N.º de dias:
Atividade 11
Para o Cesário e a Joaninha, quatro dias não são suficientes para conhecer os Açores. Por isso, decidem ficar mais uns dias e conhecer outras ilhas. O Atói e a Méri querem saber tudo sobre a viagem e enviam mensagens à Joaninha.
Ler as trocas de mensagens e assinalar com um X as afirmações que correspondem às conversas com o Atói e com a Méri.
1. A Joaninha vai continuar na pousada.
2. A Joaninha tem planos para ir passear.
3. A Joaninha está a caminho de São Jorge.
4. A Joaninha vai utilizar um transporte.
5. A Joaninha está quase a dormir.
6. A Joaninha promete ligar mais tarde.
Atividade 12
Completar os espaços em branco nas mensagens com as opções adequadas do quadro abaixo.
Em português há diferentes formas de expressar desejos e formular votos
A forma mais comum é utilizar o adjetivo bom (e suas formas flexionadas no feminino e no plural).
Ex.:
- Bom trabalho!
- Boa viagem!
- Bons sonhos!
- Boas férias!
- Bom Natal!
Para outras festas e celebrações, usa-se também o adjetivo feliz (e sua forma flexionada no plural).
Ex.:
- Feliz Natal!
- Feliz aniversário!
- Festas felizes!
- Bom Ano! / Feliz Ano Novo!
Ao receber alguém no seu espaço, para dar as boas-vindas, diz-se:
- Bem-vindo! a uma pessoa do sexo masculino
- Bem-vinda! a uma pessoa do sexo feminino
- Bem-vindos! a mais do que uma pessoa, quando no conjunto existe pelo menos uma pessoa do sexo masculino
- Bem-vindas! a mais do que uma pessoa, quando no conjunto só há pessoas do sexo feminino
Nos aniversários, quando alguém ganha alguma coisa ou alcança um objetivo, dá-se os parabéns - Parabéns!
Para brindar, usa-se a expressão “Saúde!” ou “Tchim-tchim!”.
Atividade 13
Ler o diálogo e assinalar com um X as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).
Na receção da Pousada:
Joaninha: Bom dia!
Rececionista: Bom dia!
Joaninha: Pode dizer-nos onde fica a Adventour?
Rececionista: Sim, claro. Fica ao pé da Câmara Municipal.
Joaninha: Hum, não estou a ver onde é. É muito longe daqui? Por onde vamos?
Rececionista: Não, é aqui perto, a cerca de 1,5 km. Vão pelo porto. Vocês conhecem o porto?
Joaninha: Sim, sim.
Rececionista: Pronto, é ao lado do porto. Fica entre o porto e o museu.
Joaninha: É aquela loja em frente ao restaurante do porto?
Rececionista: Sim, essa mesmo.
Joaninha: Acho que já estou a ver! Obrigada.
Rececionista: De nada. Vocês vão em excursão?
Cesário: Sim. Vamos na excursão das 10h00, com um guia da Adventour.
Rececionista: Para onde vão?
Cesário: Vamos à Fajã dos Cubres.
Joaninha: Sim. Vamos caminhar até à Ermida da Nossa Senhora de Lourdes.
Rececionista: Claro. É o percurso PR01! Vão passar por cascatas e lagoas lindas...!
Cesário: Sim. Como as do nosso país!...
Rececionista: De onde são vocês?
Cesário: Somos de Timor-Leste. Mas estamos agora a viver em Portugal.
Joaninha: Bem, Cesário, são 09h30. Temos de ir.
Cesário: Ah, sim. Temos de ir. Obrigado pela ajuda.
Rececionista: Ora essa. Bom passeio!
1. O Cesário e a Joaninha vão fazer uma caminhada.
2. O Cesário e a Joaninha não sabem onde é o porto.
3. A Adventour fica longe da Pousada de Juventude.
4. A Adventour organiza excursões na ilha de S. Jorge.
5. A excursão tem como destino a Fajã dos Cubres.
6. A excursão começa dali a uma hora.
Atividade 14
Assinalar com um X no mapa a localização da Adventour:
Atividade 15
Copiar do texto três expressões ou frases que indicam que:
a) O Cesário e a Joaninha pedem informações à rececionista.
b) A rececionista dá informações ao Cesário e à Joaninha.
Em português, as expressões que permitem identificar a posição em relação a ponto cardeal são as seguintes:
- a norte (de)
- a sul (de)
- a leste (de)
- a oeste (de)
Para indicar a proximidade, usa-se:
- perto (de); junto (de/ a); ao pé (de); à beira de
Para indicar a distância, usa-se: longe (de); afastado/a (de)
Atividade 16
Ler o texto e selecionar a opção que completa corretamente as frases do quadro.
Guia: Estamos no parque eólico da Serra do Topo. Como faz bom tempo, é possível ver a montanha do Pico. A ilha do Pico está a sul de São Jorge.
Cesário: Uau! Vou tirar uma fotografia.
Joaninha: Sabes que a montanha do Pico é a mais alta de Portugal?
Cesário: Ai sim? E é maior que o Ramelau?
Joaninha: Não, acho que não. Mas lá neva!
Guia: Estamos no cimo da Serra do Topo. Aqui está mais frio. Pode até chover! Em São Jorge, o tempo muda depressa. Às vezes, há as quatro estações do ano num dia!
Joaninha: Oh não! Estás a ouvir, Cesário?
Cesário: O quê?!
Joaninha: Não temos guarda-chuva.
Cesário: Ui! Isto vai correr mal.
Guia: Estamos a descer até à Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Depois de passar a ponte, vamos virar à direita e chegamos à lagoa mais bonita da ilha!
Joaninha: Ai, Cesário! Estou a sentir uma coisa nas pernas!
Cesário: Calma. Deve ser uma planta.
Joaninha: Não é uma cobra verde, pois não?
Cesário: Não. Aqui não há cobras.
Guia: Estamos quase a chegar à Fajã dos Cubres e ao fim dos nossos 10 km. Temos sorte, não chove!
Joaninha: Que calor. Estou cansada.
Cesário: Queres água?
Joaninha: Não, obrigada! Preciso de me sentar!
Cesário: Força, Joaninha. Já está quase!
1. A caminhada vai desde a Serra do Topo / Fajã dos Cubres.
2. No parque eólico está vento / sol.
3. São Jorge fica a norte / sul do Pico.
4. O Cesário gosta / não gosta da paisagem da Serra do Topo.
5. A Joaninha está preocupada / orgulhosa com o tempo.
6. O Cesário incentiva a Joaninha a continuar / desistir.
Atividade 17
Responder às perguntas a partir da leitura das imagens:
Atividade 18
1.“A ilha do Pico está a sul de São Jorge”.
a) Que ilha está a norte de São Jorge?
b) E a Oeste?
c) E a Este?
2. “Em São Jorge, o tempo muda muito rápido.”
a) Como vai estar o tempo de manhã?
b) E de tarde?
c) E à noite?
3. “Às vezes, há as quatro estações do ano num dia!”
a) Qual é a estação mais fria?
b) E mais quente?
c) E com neve?
Associar as explicações do guia turístico às fotografias dos espaços:
1. Esta é lagoa da Fajã de Santo Cristo. Como não há praia em São Jorge, muitas pessoas vêm para aqui nadar. É possível comer as amêijoas da lagoa em vários restaurantes da ilha. 1
2. Estamos no Pico da Esperança, o ponto mais alto de São Jorge. Desta montanha, podemos ver a ilha do Pico. Pelo caminho encontramos muitas hortênsias, as flores típicas dos Açores. 2
3. Estes são os campos de cultivo de milho da Fajã de São João. Esta fajã localiza-se a Sul da ilha de São Jorge e é famosa pelos seus vinhos e frutas, como os figos e as nêsperas
4. Estamos no Parque Florestal das Sete Fontes, que funciona como um viveiro de árvores e plantas exóticas. Situa-se no centro da ilha de São Jorge, longe do mar.
5. À direita, vemos o Farol da Ponta do Topo que se situa na parte Este da ilha de São Jorge. Perto do farol, é possível ver cagarras, umas aves marinhas que costumam voar à noite.
Atividade 19
Legendar as imagens a partir da informação do texto.
cagarras nêsperas hortênsias amêijoas
Atividade 20
Ler o texto e assinalar com um ✓ a imagem que identifica o brinde.
Atividade 21
Assinalar com um ✓ a expressão utilizada pelos amigos do Cesário no brinde.
Parabéns! Os meus sentimentos! Vivam os noivos!
Atividades de Consolidação
Atividade de Consolidação 5
5.1. Completar com as formas do presente do indicativo do verbo ir, vir, trazer e levar.
Cesário: Olha, a)_____________ cá a casa jantar e b) _____________ o teu computador? É mais fácil para pesquisar.
Joaninha: Ah, está bem. Eu c)_____________ o computador e também uma sobremesa.
Cesário: d)_____________ a sobremesa da minha pastelaria preferida?
Joaninha: e)_____________ a sobremesa de que mais gostas, sim!
Cesário: Obrigada. f) _____________ cedo? vir
Joaninha: Vou, sim. g)_____________ por volta das 20h30.
Cesário: Fica combinado. Até mais logo.
5.2. Identificar as alíneas que correspondem a:
5.2.1. movimento do outro para perto de si: ________________________________________
5.2.2. movimento para perto do outro: ____________________________________________
5.3. Assinalar com ✓ a alínea que representa a imagem.
5.3.1.
a) Sair de casa.
b) Entrar em casa.
5.3.3.
a) Chegar à praia.
b) Chegar da praia.
Atividade de Consolidação 7
Ligar as frases aos símbolos.
5.3.2.
a) Ir ao museu.
b) Vir do museu.
5.3.4.
a) Ir a casa.
b) Ir para casa.
1. Hoje está a nevar na minha cidade! ● a) ●
2. Todos os dias faz frio na montanha. ● b) ●
3. Faz muito calor na ilha de S. Miguel. ● c) ●
4. Amanhã vai estar vento pelo final da tarde. ● d) ●
5. Na época seca, não chove em Díli. ● e) ●
6. Gosto muito quando faz sol logo pela manhã!● f) ●
Teste
Sublinhar a alternativa correta em cada frase.
Está a chover muito, não consigo sair de / em casa. Amanhã vamos no / ao museu.
Vou chegar em / a casa às cinco da tarde.
Hoje vou visitar-te e trago / levo um bolo de chocolate.
Logo os meus amigos vêm / vão cá a casa.
Hoje tem / faz calor.
Está / faz a chover.
Em Díli não chove / faz sol na época seca.
Quando chove / neva vou esquiar.
Hoje o dia faz / está quente.
É a primeira vez que estou aqui. → Bem-vindo! / Parabéns!
Até segunda-feira, Manuel! → Bom feriado! / Bom fim de semana, João!
Vou apanhar a biscota para Baucau. → Boa viagem! / Bons sonhos!
Vou receber um prémio agora. → Boa sorte! / Parabéns!
Hoje faço anos. → Feliz aniversário! / Feliz Natal!
Tutuala fica a leste / oeste de Lautem.
Ataúro fica a sul / norte de Díli.
A UNTL fica ao pé / afastada do Parlamento Nacional.
O aeroporto fica junto / perto da rotunda Nicolau Lobato. Balibó fica a leste / oeste de Díli.
Soluções
Atividade 1
1. c); 2. b); 3. b); 4. c); 5. a).
Atividade 2
a) quatro; b) três; c) cem; d) pequeno-almoço; e) duas; f) ar livre.
Atividade 3
1. V; 2. F; 3. F; 4. V; 5. F.
Atividade 4
Áudio:
Joaninha: Está, Cesário? Sou eu.
Cesário: Olá, Joaninha! Então, vens comigo?
Joaninha: Primeiro tens de me explicar bem esse convite.
Cesário: É simples. Tenho um vale para um alojamento durante quatro dias para duas pessoas. Podemos marcar a estadia em qualquer data. Só temos de escolher o alojamento.
Joaninha: Escolher como?
Cesário: No vale temos a indicação da página de internet com a lista de alojamentos. É uma lista enorme. Podemos escolher em qualquer região do país, no continente ou nas ilhas.
Joaninha: A sério? Quero muito conhecer os Açores, até já tenho um roteiro de coisas a fazer e sítios a visitar…
Cesário: Boa! Vens comigo, então. Está decidido! Logo podes vir jantar cá a casa e trazes esse roteiro.
Joaninha: Ok! Só posso ir depois das sete e meia, por isso não vou conseguir ajudar a cozinhar, mas levo a sobremesa!
Cesário: Combinado, sem problema! Um beijinho e até logo!
Rececionista: Olá, bom dia. Hotel Sol e Mar, em que posso ser útil?
Cesário: Olá, bom dia. Quero reservar dois quartos individuais para 4 dias e 3 noites, é possível? Eu e a minha amiga vamos chegar aí no próximo sábado.
Rececionista: Muito bem, tenho de verificar. Está com sorte, só há dois quartos individuais e os duplos também estão todos ocupados.
Cesário: Não sei se é possível, mas podemos ter quartos com televisão e casa de banho privativa, por favor?
Rececionista: Sim, todos os nossos quartos têm essas comodidades.
Cesário: Ótimo!
Rececionista: O valor do quarto inclui pequeno-almoço continental, servido até às 10h.
Cesário: Muito bem! Ah, a minha amiga quer muito ir à piscina. A vossa piscina está disponível?
Rececionista: Sim, sim, está aberta ao público entre as 7h da manhã e as 9 da noite.
Cesário: Só mais uma pergunta: têm serviço de transporte até ao hotel?
Rececionista: Desculpe, mas infelizmente estamos com esse serviço encerrado.
Cesário: Tudo bem, vamos de táxi.
Rececionista: Sim, o serviço de táxi é muito eficiente. Bom, no dia da vossa chegada recebem as chaves dos quartos e têm direito a uma bebida de boas-vindas. Estamos ansiosos pela vossa visita. Até breve.
Data de chegada: 11; Data de partida: 15; N.º de dias: 4; Tipo de alojamento: c); Quarto: a); Comodidades: a), c).
Atividade 11
1. Méri; 2. Atói; 3. Atói; 4. Atói; 5. Méri.
Atividade 12
a) Boa viagem!; b) Bons sonhos!
Atividade 13
1. V; 2. F; 3. F; 4. V; 5. V; 6. F.
Atividade 14
Assinalar com um X o espaço entre o porto e o museu, em frente ao restaurante.
Atividade 16
1. A caminhada vai desde a Serra do Topo.; 2. No Parque Eólico está sol.; 3. São Jorge fica a norte do Pico.; 4. O Cesário gosta da paisagem da Serra do Topo.; 5. A Joaninha está preocupada com o tempo.; 6. O Cesário incentiva a Joaninha a continuar.
Atividade 17
1. a) Graciosa.; b) Faial.; c) Terceira.; 2. a) Sol.; b) Vento.; c) Chuva.; 3. a) Inverno.; b) Verão.; c) Inverno.
Atividade 18
1. a); 2. e); 3. b); 4. d; 5. c).
Atividade 19
a) amêijoas; b) cagarras; c) hortênsias; d) nêsperas.
Atividade 20 b).
Atividade 21 a).
Teste
Balibó fica a leste / oeste de Díli. (R4) 1. 2.
Está a chover muito, não consigo sair de / em casa. (R1)
Amanhã vamos no / ao museu. (R1)
Vou chegar em / a casa às cinco da tarde. (R1)
Hoje vou visitar-te e trago / levo um bolo de chocolate. (R1)
Logo os meus amigos vêm / vão cá a casa. (R1)
Hoje tem / faz calor. (R2)
Está / faz a chover. (R2)
Em Díli não chove / faz sol na época seca. (R2)
Quando chove / neva vou esquiar. (R2)
Hoje o dia faz / está quente. (R2)
É a primeira vez que estou aqui. → Bem-vindo! / Parabéns! (R3)
Até segunda-feira, Manuel! → Bom feriado! / Bom fim de semana, João! (R3)
Vou apanhar a biscota para Baucau. → Boa viagem! / Bons sonhos! (R3)
Hoje faço anos. → Feliz aniversário! / Feliz Natal! (R3)
Tutuala fica a leste / oeste de Lautem. (R4)
Ataúro fica a sul / norte de Díli. (R4)
A UNTL fica ao pé / afastada do Parlamento Nacional. (R4) O aeroporto fica junto / perto da rotunda Nicolau Lobato. (R4)
Portefólio
NOME PRÓPRIO +APELIDO
PROFISSÃO / LOCAL DE TRABALHO
CONTACTO TELEFÓNICO
CONTACTO ELETRÓNICO FOTOGRAFIA
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Portefólio
Registo pessoal de aprendizagem linguística.
Reflete as experiências de aprendizagem sobre o ser - Identificar-se no meio familIar, profissional e social.
02
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Portefólio
SER E IDENTIFICAR-SE
03
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
04
Identificação Línguas
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Educação
06
Portefólio
ENSINO BÁSICO - ESCOLA
ENSINO SECUNDÁRIOESCOLA
ENSINO SUPERIORINSTITUTO /FACULDADE / UNIVERSIDADE
GRAU(S) ACADÉMICO(S) 07
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
08
Trabalho Apresentação pessoal
PROFISSÃO LOCAL DE TRABALHO
OUTRAS EXPERIÊNCIAS
PROFISSIONAIS: SIM / NÃO
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
09
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
SER E IDENTIFICAR-SE NO MEIO FAMILIAR
10 UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Família
FILIAÇÃO
AVÓS PATERNOS
AVÓS MATERNOS
IRMÃOS
CÔNJUGE
FILHOS
11 UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
A minha família
1. Recolher fotografias dos familiares;
2. Identificar cada pessoa com o nome e relação de parentesco;
3. Apresentar por escrito a pessoa de que mais gosta na sua família: relação familiar, características físicas e de personalidade.
12
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Portefólio
13
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Eu e os meus amigos
14
GOSTAMOS DE... ADORAMOS... DETESTAMOS...
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Os meus amigos
1. Selecionar fotografias com amigos;
2. Legendar cada fotografia com a identificação dos amigos, data, local e atividades que estão a realizar.
15
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
A pessoa mais interessante
1. Entrevistar em áudio uma pessoa muito interessante: colocar perguntas e ouvir respostas. 16
UNIDADE 1 PORTEFÓLIO
Portefólio
Registo pessoal de aprendizagem linguística. Reflete as experiências de aprendizagem sobre o estarconhecer e integrar espaços do domínio privado, educativo e profissional.
17
UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
ESTAR EM ESPAÇOS DO DOMÍNIO PRIVADO
18 UNIDADE 2 PORTEFÓLIO Casa
1. Pesquisar na Internet: "arrendar quarto imobiliária virtual";
2. Selecionar três quartos para arrendar (localização à escolha);
3. Preencher a ficha de imóvel;
4. Fazer a apreciação dos imóveis.
19
UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
Ficha de imóvel
ENDEREÇO ELETRÓNICO
DATA DE ACESSO FOTO(S)
LOCALIZAÇÃO
DIVISÕES PARTILHADAS
COMODIDADES / EQUIPAMENTOS
DISPONÍVEIS
CARACTERÍSTICAS DO QUARTO
PREÇO
DESPESAS INCLUÍDAS
OUTRAS INFORMAÇÕES
UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
Ficha
de imóvel
ENDEREÇO ELETRÓNICO
DATA DE ACESSO FOTO(S)
LOCALIZAÇÃO
DIVISÕES PARTILHADAS
DISPONÍVEIS
COMODIDADES / EQUIPAMENTOS
CARACTERÍSTICAS DO QUARTO
PREÇO
DESPESAS INCLUÍDAS
OUTRAS INFORMAÇÕES
UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
Ficha de imóvel
ENDEREÇO ELETRÓNICO
DATA DE ACESSO
FOTO(S)
LOCALIZAÇÃO
DIVISÕES PARTILHADAS
COMODIDADES / EQUIPAMENTOS
DISPONÍVEIS
CARACTERÍSTICAS DO QUARTO
PREÇO
DESPESAS INCLUÍDAS
OUTRAS INFORMAÇÕES
22 UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
APRECIAÇÃO DOS IMÓVEIS
*Escrever frases sobre as três opções, com indicações dos pontos positivos e negativos.
23 UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
Portefólio
ESTAR EM ESPAÇOS DO DOMÍNIO EDUCATIVO E PROFISSIONAL Visita guiada à escola ou trabalho
24
25
UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
Criar um documento audiovisual de apresentação da escola ou do local de trabalho:
1. Identificar os espaços e serviços;
2. Descrever mobiliário, objetos e outras características.
UNIDADE 2 PORTEFÓLIO
Portefólio
Registo pessoal de aprendizagem linguística.
Reflete as experiências de aprendizagem sobre o ir - conhecer e interagir nos espaços do domínio público.
2. Fazer a descrição de cada um dos espaços: localização, função/utilização, curiosidades.
3. Apresentar em formato digital com descrição gravada em áudio.
UNIDADE 3 PORTEFÓLIO
Receita
1. Selecionar uma receita típica timorense.
2. Gravar um vídeo para ensinar a cozinhar a receita.
No vídeo deve dizer:
• o nome da receita;
• os ingredientes para 10 pessoas (nome, quantidade e preço);
• modo de preparação.
UNIDADE 3 PORTEFÓLIO
Convite
1. Planear uma semana de atividades no município com um grupo de amigos.
2. Criar o convite. O convite deve ter:
• Fotografia de um espaço do município;
• Nome do município/suco/aldeia...,
• Texto de convite com: a data, as atividades a realizar e roupa/ calçado a levar para as atividades;
• Indicações do percurso até sua casa;
• Dados para confirmação.
UNIDADE 3 PORTEFÓLIO
Portefólio
Registo pessoal de aprendizagem linguística. Reflete as experiências de aprendizagem sobre o fazer - organizarse no domínio privado, educativo e púbilico.
30
Portefólio
FAZER NO DOMÍNIO PRIVADO
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
31
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
1. Responder ao inquérito sobre os hábitos saudáveis.
2. Contar os pontos das suas respostas e ler os resultados.
Rotina diária
32
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
Inquérito
Os seus hábitos são saudáveis?Depois de responder a estas 15 perguntas vai descobrir!
33
1.QUANTAS HORAS DORME POR DIA?
A) ENTRE 4H E 6
B) ENTRE 6H E 8H
C) MAIS DE 8H
2. DURANTE A SEMANA, A QUE HORAS VAI DORMIR?
A) ANTES DAS 21H
B) ENTRE AS 21H E AS 23H
C) DEPOIS DAS 23H
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
3. QUANTAS VEZES POR SEMANA TOMA BANHO?
A) MENOS DE 3 VEZES
B) ENTRE 3 E 6 VEZES
C) TODOS OS DIAS
4. COM QUE FREQUÊNCIA LAVA OS DENTES DEPOIS DE JANTAR?
A) NUNCA
B) RARAMENTE
C) FREQUENTEMENTE
D) SEMPRE
5. QUANTAS REFEIÇÕES FAZ POR DIA?
A) 2
B) 1
C) 3 OU MAIS
34
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
6. COSTUMA TOMAR PEQUENO-ALMOÇO?
A) SIM
B) NÃO
7. SE SIM, O QUE COSTUMA COMER /BEBER?(PODE SELECIONAR VÁRIAS OPÇÕES)
A) PÃO 1
B) FRUTA 1
C) CHÁ 1
D) BOLOS
E) CEREAIS
F) LEITE
G) CAFÉ
H) SUMO DE LATA
35
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
8. NORMALMENTE, AO ALMOÇO COME:
A) MENOS DE 3 VEZES
B) ENTRE 3 E 6 VEZES
C) TODOS OS DIAS
4. COM QUE FREQUÊNCIA LAVA OS DENTES DEPOIS DE JANTAR?
A) NUNCA
B) RARAMENTE
C) FREQUENTEMENTE
D) SEMPRE
5. QUANTAS REFEIÇÕES FAZ POR DIA?
A) 2
B) 1
C) 3 OU MAIS
36
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
37
11.COM QUE FREQUÊNCIA CONSOME BEBIDAS ALCOÓLICAS?
A) TODOS OS DIAS
B) DUAS OU TRÊS VEZES POR SEMANA
C) UMA VEZ POR SEMANA
D) NUNCA
12.COM QUE FREQUÊNCIA COME DOCES?
A) TODOS OS DIAS
B) DUAS OU TRÊS VEZES POR SEMANA
C) UMA VEZ POR SEMANA
13.COM QUE FREQUÊNCIA PRATICA EXERCÍCIO FÍSICO?
A) TODOS OS DIAS
B) FREQUENTEMENTE
C) RARAMENTE
D) NUNCA
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
14.QUANTO TEMPO POR DIA PASSA NAS REDES SOCIAIS?
A) MENOS DE 1H
B) 1H A 2H
C) MAIS DE 2H
15.COM QUE FREQUÊNCIA PARTICIPA EM EVENTOS CULTURAIS?
A) NUNCA
B) UMA VEZ POR ANO
C) UMA VEZ POR MÊS
D) UMA VEZ POR SEMANA
38 UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
Chave de respostas
Agora, para saber se tem hábitos saudáveis, basta atribuir os pontos de acordo com as suas respostas.
39 UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
40
Portefólio
FAZER NO DOMÍNIO PRIVADO E EDUCATIVO
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO 41
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
Entrevista
42
1. Escrever guião de entrevista para duas pessoas: uma no campo de trabalho e outra no campo educativo.
2. Fazer perguntas sobre horários, alimentação e tarefas no trabalho/ escola.
3. Marcar um encontro com a pessoa.
4. Gravar (áudio ou vídeo) a entrevista.
5. Escrever um texto com as informações de cada entrevista (cada texto deve ter entre 30-40 palavras).
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
Portefólio
FAZER NO DOMÍNIO PÚBLICO
43
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
Eventos
1. Aceder à página oficial do FESTLIPFestival Internacional das Artes da Língua Portuguesa. (https://www.talu.com.br/festlip/)
2. Preencher o quadro com as informações do programa.
3. Selecionar os eventos da sua preferên cia, atendendo aos horários marcados.
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
NOME DO EVENTO
ÁREA (TEATRO, CINEMA, MÚSICA, LITERATURA, GASTRONOMIA...) ARTISTA
PAÍS
DATA
HORA
NOME DO EVENTO
ÁREA (TEATRO, CINEMA, MÚSICA, LITERATURA, GASTRONOMIA...) ARTISTA
PAÍS
DATA
HORA
UNIDADE 4 PORTEFÓLIO
Portefólio
Registo pessoal de aprendizagem linguística.
Reflete as experiências de aprendizagem sobre o passear - moverse no domínio público.
46
UNIDADE 5 PORTEFÓLIO
Plano de férias
47
1. Aceder a páginas de internet para pesquisar sobre os locais a visitar nas férias de sonho.
2. Preencher com as informações para o plano de férias: destino, datas, alojamento, tempo (clima) e locais a visitar).