Ler 2 ano

Page 57

Neste bimestre, você poderá aproveitar algum contexto esportivo para intensificar o trabalho com os textos presentes nos jornais e ler em voz alta para os alunos...

TABELAS E GRÁFICOS também são leituras! Na proposta de leitura do jornal, os alunos encontrarão tabelas e gráficos. Não evite esse tipo de texto. Afinal, hoje em dia não dá para ser um leitor competente sem a leitura de toda a variedade textual. Se eles são desconhecidos para você, aventure-se a compreendê-los com seus alunos. Eles entendem! Nos jornais vocês também vão encontrar informações de equipes/seleções, países e atletas/jogadores na forma de fichas técnicas. Explore bastante essas situações como referência para as propostas de produção escrita que poderão ser feitas.

j Reportagens, crônicas e notícias sobre os jogos e os jogadores. j Textos informativos sobre a história do(s) esporte(s) em questão.

4

j Textos informativos históricos e atuais sobre os países participantes.

E SEUS ALUNOS PODERÃO: j buscar informações; j ler as manchetes; j ler as legendas;

j localizar o nome de algum atleta/jogador ou equipe/seleção. As propostas podem ter variações que atendam às diferenças entre os alunos, garantindo desafios para todos (difíceis, mas possíveis). Lembrete

Apresentar os textos no seu portador original é muito importante para a construção do universo da cultura escrita. No nosso caso, neste bimestre, vamos ler muitas notícias; por isso, traga, sempre que possível, o jornal inteiro para a sala de aula. Não se esqueça dos outros portadores de texto também.

5

Em relação à produção de texto

1

Contos, contos e mais contos nos momentos de ESCRITA DO ALUNO O trabalho com contos prossegue. Não deixe de ler aqueles mais conhecidos, mas aproveite para acrescentar ao repertório dos alunos contos novos e, de forma geral, pouco divulgados. Há muitas publicações de Grimm, Andersen e Charles Perrault. Aproveite também para apresentar-lhes diferentes versões. Você já reparou como a Chapeuzinho Vermelho de Perrault é diferente da Chapeuzinho de Grimm?

2

Escrevendo contos... Neste bimestre, as atividades de produção oral com destino escrito poderão ser intensificadas. Você será o(a) escriba e, junto com os alunos, poderá escolher as histórias às quais querem dar forma escrita – reescreva-as e, junto com os alunos, dê um destino para essa escrita: o mural da classe ou de outra classe, por exemplo.

Lembrete... você é o(a) escriba! Não é preciso que todos os alunos copiem os textos produzidos na lousa coletivamente. O objetivo é elaborar a linguagem que se escreve e não grafar!

56

guia_planej_orient_1aSerie_Vol1_2010.indd 56

Guia de Planejamento e Orientações didáticas

2009-11-24 10:10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.