Page 1

Ano 01 - n째 05 - Novembro 2013

Revista BH Online


www.assessoriaeminformatica.com.br

Rua Itapetinga 2183 Belo Horiz Tel.: (31) 3424.6261 | (31) 342


www.facebook.com/Www.EscolaDeInformatica

contato@assessoriaeminformatica.com.br

3 Lj B, Cachoeirinha zonte / MG 23.1985 | Cel.: (31) 9764.0170


4

Editorial: No mês de novembro a Revista BH Online com estrutura editorial assinada pela comunicadora ADRIENI GOMES FERREIRA YASSINE. Traz colunas de interesse diversicado, buscando sempre o que há de mais novo na internet. Se você desejar participar será sempre um grande prazer. Cadastre-se ou envie um email no link contatos. Um grande abraço.

Sumário:

Distimia

18

Distimiaéumtipo d e d e p r e s s ã o c r ô n i c a ,  d e m o d e r a d a i n t e n s i d a d e . Diferentemente d a d e p r e s s ã o q u e s e i n s t a l a d e repente,adistimianãotemessa marcabruscaderuptura.

AlienaçãoParental 30 Situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro conjuge, c r i a n d o fo r t e s sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

AnáliseAmbiental 46 Neste artigo iremos tratar da análise ambiental. Contudo vamos dividir entre ambiente interno e externo, neste primeiro artigo, vamos falar exclusivamente sobre o ambiente interno.

Revista BH Online


5

A

construção da praça foi

Revista BH

iniciada na época da

Online

fundação da nova capital

mais alto da área inicial da cidade (circunscrita à Avenida do Contorno) a praça foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do

Ano 01 - n° 05 - Novembro 2013

mineira (1895-1897). Situada no ponto

Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos . Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos.

Capa Entrega do prêmio para Hospital

10

NOSSAS RECEITAS UAI

11

Receita de Suê de Abóbora

ASSUNTOS DO DIVÃ

18

DE OLHO NA LEI

30

Distimia

Alienação Parental

GESTÃO DE NEGÓCIOS Análise Ambiental

Mauricio Louzada A importância da pontualidade

46 52

Já é Novembro e estamos na nossa quinta edição. parceiros que não param de aderir a esta super ideia: REVISTA BH ON LINE, feita para valorizar Belo Horizonte e região.

sac@revistabh.com.br

Adrieni Yassine Comunicadora Social

Flávio Pereira Gomes Editor de artes

Maria de Fátima P. Gomes Gerente Geral


A Box Print atua no ramo de material de escritório, suprimentos de informática, material escolar, produtos para limpeza, descartáveis, higiene e papelaria em geral. Faturamos e entregamos em seu escritório para sua maior comodidade. 5 2 4 , io iv r u O Rua José Cachoeirinha MG nte / o iz r o H o l e B 0 3 0 6 4 4 4 3 ) Tel.: (31 26 6 9 1 5 6 8 ) 1 Cel.: (3 030 6 4 4 4 3 ) 1 3 Fax: (


A Box Print oferece à sua empresa soluções para higiene pessoal e de ambientes.

o t n e m a . ç s r ora o m ult u s a n ç a o f c e s a s s o s n o n e t e a d t n ma o C u

m o c

anaboxprint@hotmail.com


Capa 8

Um pouco de história... O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 2 de junho de 1977 pelo IEPHA. A medida contempla, portanto, os edifícios do centro cívico – Palácio da Liberdade e antigas secretarias de Estado –, e estende-se aos jardins, lagos, alamedas, fontes e monumentos da praça, bem como as fachadas de diversas edicações do seu entorno. Circuito Cultural Praça da Liberdade A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897). Situada no ponto mais alto da área inicial da cidade (circunscrita à Avenida do Contorno) a praça foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos . Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos. Na década de 1940, o estilo art decó com revestimento em pó de pedra do Palácio Cristo Rei. Nas décadas de 1950 e 1960 prédios modernos foram incorporados ao conjunto, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública, ambos projetados por Oscar Niemeyer. Nos anos 1980, em estilo pósmoderno, foi inaugurado o prédio conhecido como "Rainha da Sucata", onde hoje funciona o Memorial da Mineração.

Instalado em prédios públicos do entorno da Praça da Liberdade, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos maiores complexos do gênero do país, será formado por dez espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento. Compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento, em parceria com a TIM e UFMG; o Museu das Minas e do Metal, em parceria com a EBX; o Memorial de Minas Gerais, com patrocínio da Vale e o Centro de Arte Popular, da Cemig. Ainda integram o complexo cultural, outros quatro espaços públicos que passaram por recente processo de revitalização: o Palácio da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Arquivo Público Mineiro e o Museu Mineiro.

A praça conta ainda com coreto e fonte luminosa. O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, são um convite aos passeios e caminhadas. Esta praça, juntamente com a Praça Raul Soares e a Praça Sete de Setembro, está entre as mais importantes da cidade.

Fonte: Wikipédia


NOSSAS RECEITAS UAI

Receita de Suflê de Abóbora Tempo de preparo: 30 min Rendimento: 07 porções Diculdade: fácil

Ingredientes da Receita de Suê de Abóbora: 01 abóbora média 02 ovos 01 colher (sopa) de farinha de trigo Queijo ralado 01 cebola ralada 02 colheres (sopa) de margarina Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como Fazer Suê de Abóbora: Cozinhe a abóbora e amasse com um garfo. Coloque em uma tigela e adicione os outros ingredientes, mexendo até formar uma massa homogênea. Passe margarina em uma assadeira, coloque a massa e leve ao forno quente para assar. Quando dourar, retire e sirva.

Fonte: www.receitastipicas.com

9


Centro de Formação de Condutores Santa Terezinha

Precisando de habilitação para Carros, Motos e ou Ônibus? Aqui você se prepara com os melhores instrutores e com as melhores condições. Rua Conceição da Aparecida, 738 - Itatiaia Belo Horizonte / MG Tel.: (31) 34751320 | (31) 84101361 Cel.: (31) 86734429


Apoio: Incasa moveis planejados trabalhamos com a marca Italinea, a cinco anos no mercado mesas, cadeiras e banquetas. orรงamento sem compromisso Av. Santa Terezinha, 380 loja 04 B. Santa Terezinha fone: 8567 6380 www.incasaplanejados.com.br


Diferenciais: - Atendimento Nacional - As melhores opções de Seguradoras - Excelência em gerenciamento de risco e atendimento -/do sinistro - Foco no seguro - Compromisso total com o cliente

Rua Córrego da Mata, 400 Lj 20 Tel.: (31) 3317.7483 | (31) 2512.


Nossa função é efetivar parcerias cliente-cliente de forma que eles possam cooperar para o crescimento mútuo de seus negócios.

0 - Horto - Belo Horizonte / MG .5035 | Cel.: (31) 9782.3855


Localizada em Belo Horizonte, a Distribuidora Mosaico é uma empresa que atua no segmento de pastilhas, mosaicos e faixas para revestimento e decoração e vem ao longo dos anos oferecendo aos seus clientes soluções de alta qualidade com uma enorme variedade de formatos, materiais, cores e texturas. Especializada em revestimentos e pastilhas de diversos materiais a Distribuidora Mosaico busca a excelência, com foco na criação de valores e sustentabilidade para seus clientes.

Rua Guaíra, 9 - Caiçara Tel.: (31) 3224.8212 -


www.distribuidoramosaico.com.br

a - Belo Horizonte / MG - Cel.: (31) 8484.8512


C

on

ď€ r a!


ASSUNTOS DO DIVÃ

18

- Distimia Dist imiaéumt ipodedepressão crônica,demoderadaintensidade. Diferentementedadepressãoquese instaladerepente,adistimianãotem essamarcabruscaderuptura.Omau humoréconstante.Osportadoresdo transtornosãopessoasdedifícil relacionamento,combaixaautoestimaeelevadosensodeautocrítica. Estãosempreirritados,reclamando detudoesóenxergamoladonegativo dascoisas.Namaiorpartedasvezes, t u d o  fic a  p o r  c o n t a  d e  s u a p e r s o n a l i d a d e e t e m p e r a m e n t o complicado.

*Tendênciaaousodedrogaslícitas,ilicítasede tranquilizantes.

Diagnóstico Odiagnósticoéeminentementeclínico.Odado maisimportanteaconsideraréamanifestação dossintomasdurantepelomenosdoisanos consecutivos. Vi a d e r e g r a , o s p o r t a d o r e s d e d i s t i m i a desenvolvemconcomitantementeepisódiosde depressãograve.Quandoserecuperam,porém, retornamaumpatamardehumorqueestá sempreabaixodonívelnormal.Amaior

Sintomas

dificuldadeéqueraramentesedãocontado próprioproblema.Achamqueomauhumor,a

Oprincipalsintomaéairritabilidade, masexistemoutros:

faltadeprazereinteressepelascoisasea tristezaquenãodátréguafazempartedesua personalidadeedoseujeitodeveromundo,e

*Mauhumor;

quasenuncaprocuramajuda.

*Baixaauto-estima;

Diagnosticarotranstornoprecocementee introduzirotratamentoadequadoédeextrema

*Desânimoetristeza;

importância,umavezqueporvoltade15%a 20%dospacientestentamosuicídio.

*Predominânciadepensamentos negativos; *Alteraçõesdoapetiteedosono; *Faltadeenergiaparaagir; *Isolamentosocial;


19

Prevalência

assistênciamédica; *Fiqueatento:adistimia,assimcomoa

Adistimiapodeaparecernainfânciaou

depressãoclássica,podeacometercrianças

numafasemaistardiadavida.Omais

eadolescentes.Àsvezes,essestranstornos

comum,porém,équesurjanaadolescência.

estãocamufladosatrásdobaixorendimento

Háevidênciasdequemuitosidososjá

escolar,docomportamentoanti-socialedo

tinhammanifestadosinaisdotranstornona

t e m p e r a m e n t o a g r e s s i v o q u e n ã o

adolescência.

conseguemcontrolar;

Nainfância,acometeigualmentemeninose

*Se,nosúltimosdoisanospelomenos,seus

meninas.Depois,émaisprevalentenas

amigoseparentestêmcomentandoquevocê

mulheresdoquenoshomens.

andadecaraamarrada,irritado,descontente comtudoecomtodos,estejacertodeque

Tratamento

issonãoénormal,procureummédico;

A  a s s o c i a ç ã o  d e  m e d i c a m e n t o s

*Nãosubestimeossintomasdadistimia.

antidepressivoscompsicoterapiatem

Paraaliviarossintomas,écomumopaciente

apresentadobonsresultadosnotratamento

r e c o r r e r  a o  u s o  d e  d r o g a s  e  d e

dadistimia.Isoladamente,umeoutronão

tranqüilizantes.Em15%a20%doscasos,

f u n c i o n a m a c o n t e n t o . E m b o r a o s

surgeideaçãosuicida;

a n t i d e p r e s s i vo s c o r r i j a m o d i s t ú r b i o biológico,opacienteprecisaaprendernovas

* N ã o s e e n g a n e : n ã o a t r i b u a a o

possibilidadesdereagireestabelecer

envelhecimento,acasmurrice,omauhumor

relaçõesinter-pessoais.

easqueixasdoidosoquesóreclamaenão quersairdecasa.Adistimiapodeacometer

Apsicoterapiasemrespaldofarmacológicoé

pessoasnaterceiraidade;

contrapro ducente,porquecobrauma mudançadecomportamentoqueapessoaé

* M a n t e n h a a a d e s ã o a o t r a t a m e n t o

incapazdeatingirporcausadesualimitação

f a r m a c o l ó g i c o e à p s i c o t e r a p i a . O s

orgânica.

medicamentosajudamacorrigiroproblema

Recomendações *Sevocêconhecealguémsempredemau humor,irritado,pessimista,considerea possibilidadedequesejaportadordistimia, umdistúrbiodohumorparaoqualexiste tratamento,etenteconvencê-loaprocurar

físicoeapsicoterapia,aaprendernovas formasderelacionamento.

Fonte: drauziovarella.com.br


Entre em Contato

Tel.: (31) 9776.7654


djmatheusbala.blogspot.com.br

Cel.: (31) 8824.4715


Avenida Clara Nunes 665 , Ren Tel.: (31) 3564.2314 |


Hidrate o seu humor. Esfolie o estresse. Maqueie a emoção. A exclusividade da beleza agora em suas mãos.

nascença - Belo Horizonte / MG | Cel.: (31) 8635.4872


Massagem redutora - Massagem relaxante - Tratamento para estrias Limpeza de pele - Depilação cera quente (descartável) - Pilling Clareamento de virilha - Tratamento de rugas e linhas de expressão


Preparamos e executamos o teu evento tornando-o InesquecĂ­vel Festas de Casamento, AniversĂĄrios, Formaturas, Bodas e muito mais.

Rua Itapetinga 2199 , Cachoe Tel.: (31) 9865.6166 |


Contate Gala Cerimonial e confirme o que muitos jรก sabem.

eirinha -Belo Horizonte / MG | Cel.: (31) 8565.4153


Esquadrias de Alumínio, Vidro Temperado, Box de Vidro, Janelas, Portas e Portões, Kits para Box, Fechamento de área, Guarda Corpo, Corrimão Inox e muito mais.

Rua Engenho do Sol, 697 - Engenh Tel.: (31) 3418.0274 | (31) 911


Venha conferir pessoalmente ou contate-nos pelos telefones e ou e-mail.

lumiline@yahoo.com.br

ho Nogueira - Belo Horizonte / MG 17.4931 | Cel.: (31) 8674.0301


DE OLHO NA LEI

30

ALIENAÇÃO PARENTAL A raiva é da família, o prejuízo é do lho Por: Karina Aparecida de Mattos Franzes

Quem nunca ouviu falar daquele conto de fadas, de um amor avassalador, o casamento perfeito, o nascimento dos lhos. Porém, alguns contos de fadas da vida moderna acabam bem antes do “até que a morte nos separe", e o que parecia ser um “felizes para sempre” acaba se tornando um lme de terror, regado à brigas, intrigas, traições e a ruptura denitiva da união. Mesmo que em alguns casos não haja a constituição prévia de família, havendo apenas a geração de lhos, não é incomum se observar que a raiva e o ressentimento de um dos genitores pelo relacionamento problemático com o parceiro, ou até mesmo sem justicativa, ou atitudes de um familiar próximo, acabe se exteriorizando em demasia, a ponto de reetir na criança ou no adolescente esse mesmo sentimento e comprometendo sua convivência pacíca com outro genitor. É a chamada alienação parental. Esse assunto vem ganhado destaque

social, e existe uma legislação que trata especicamente sobre a alienação parental desde agosto de 2010, é a lei 12.318/2010. Essa lei, em seu artigo 2º, dene como sendo ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. Ainda, o próprio artigo da referida lei, traz em seu bojo exemplos do que se pode considerar ato de alienação parental, quais sejam:  Realizar campanha de desqualicação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade.  Dicultar o exercício da autoridade parental.  Dicultar contato de criança ou adolescente com genitor.  Dicultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar.  Omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço.  Apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dicultar a convivência deles com a criança ou adolescente.  Mudar o domicílio para local distante, sem justicativa, visando a dicultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. Obviamente, a Alienação Parental não ca adstrita a esses exemplos, podendo também


31 ser considerado outros atos abusivos declarados pelo juiz ou por perícia. A legislação inova ao estipular ao alienante sanções que variam entre, advertência, multa, inversão de guarda e até mesmo a suspensão da autoridade parental, entre outras prevista no artigo 6º da Lei, sem prejuízo de sanções decorrentes de responsabilidade civil e criminal. Porém, vale frisar que os maiores prejudicados são sempre as crianças e adolescentes alienados, que por sofrerem com essa situação podem chegar a apresentar distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e pânico, baixa auto-estima, bem como, o comprometimento de relações estáveis na vida adulta, pois, “os pais são as primeiras experiências que a criança passa a ter com o mundo externo, essa relação parental é uma das primeiras formas em que o indivíduo busca modelo para o seu desenvolvimento” (BUOSI, 2012, p. 114). Inobstante isso, a prática de alienação parental constitui abuso moral contra a criança ou adolescente, fere o direito fundamental das mesmas de terem uma convivência familiar saudável, e constitui descumprimento de deveres inerentes ao poder familiar, guarda ou tutela. Assim, muito mais que uma conduta ilícita é

um dever moral da família zelar pela imagem e convivência pacíca dos menores com ambos os genitores. Pois a família é o alicerce do cidadão, é o exemplo pelo qual esses jovens futuramente estarão construindo seus relacionamentos e educando seus lhos BIBLIOGRAFIA BUOSI, Caroline de Cássia Francisco. ALIENAÇÃO PARENTAL: Uma interface do direito e da psicologia. 01 ed., Curitiba: Juruá, 2012, 176 p. MONTEIRO, Washington de Barros, SILVA, Regina Beatriz Tavares. CURSO DE DIREITO CIVIL – Direito de Família. 42 ed., São Paulo: Saraiva, 2012, 629 p. LEI 12.318./2010 QUE DISPÕE SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20 07-2010/2010/Lei/L12318.htm> Acesso em 22/10/2013. SAP – SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL. Disponível em: <http://www.alienacaoparental.com.br/oque-e> Acesso em 22/10/2013.

Sobre a Autora: Advogada, inscrita na OAB/PR nº 55.719, com escritório prossional em Santa Terezinha de Itaipu/PR, militante na área de Direito Previdenciário. Contato (45) 3541 2920 e-mail: karina_advprev@hotmail.com.

Karina Aparecida de Mattos Franzes


Na Luxo dos Colchões, representante Orthocrin em Belo Horizonte você encontra toda a linha de colchões e travesseiros da marca Orthocrin. Dormir em um colchão Orthocrin significa garantia de um sono tranquilo e restaurador, o que traduz em saúde e disposição para o dia a dia. Com mais de 48 anos de tradição, os produtos Orthocrin se tornaram referência no mercado. Os nossos colchões e travesseiros são modernos, confortáveis e possuem qualidade garantida pelos principais órgãos certificadores.

Rua Bernardo Vasconcelo Belo Horiz Tel.: (31) 3643.0358 | Cel.: (31) 8


os, 1227 L5 - Cachoeirinha zonte / MG 8661.4482 | Fax: (31) 3643.0358


Restaurante

Cozinha Oriental


Maiores informações contate-nos pelos telefones apresentados.

www.toyocozinhaoriental.com.br

Avenida Antônio Abrahão Caram, 460 Lj 5 São José (Pampulha) - Belo Horizonte / MG Tel.: (31) 3403.2347 (31) 3423.6086 Cel.: (31) 9824.1433 Fax: (31) 8826.9887


Matriz Ele Comércio LTDA

Avenida Catulo da Paixã

Indústrias - Belo Tel.: (31) 3362.8832 | Cel.: (31)


etricação e o - Produtos de Qualidade - Segurança - Confiabilidade

www.mclmatriz.com.br

ão Cearense 286 lJS 01/02

o Horizonte / MG 9395.3495 | Fax: (31) 3362.8832


Móveis e Aços Mais de

20 anos de mercado.

Na RE Móveis e Aço, você encontra armários novos e reformados, estantes, mesas e arquivos.

Av. Presidente Antônio C Belo Horiz Tel.: (31) 3324.3829 | Cel.: (31)


Vai adquirir um novo móvel de aço ou deseja reformar o que já possui? Procure a RE Movéis e Aço e faça um grande negócio

Carlos 2186 , Cachoeirinha zonte / MG 9137.2632 | Fax: (31) 3421.3829


restauranteluecris@gmail.com

Rua Henrique Diniz 71 Belo Horiz

Tel.: (31) 3428.3878 | Tel.: (31) 8


Venha saborear uma deliciosa comida caseira que não pesa nem na balança e nem no seu bolso.

19 , Nova Cachoeirinha zonte / MG

8631.6079 | Cel.: (31) 8652.5939


CASTELO Tratamentos com acompanhamento médico para redução de peso, gordura localizada, flacidez e estrias. Tratamentos: Massagem Modeladora, Massagem Relaxante e Anti Estress, Drenagem Linfática, Acupuntura Auricular, Caboxiterapia, Vibrocell, Manthus, Hertix (radiofrequência), Estimulação Russa, Intrasadermoterapia (Enzimas), Infra Red, Mega Som, Endermoterapia, Plataforma Vibratória e Escleroterapia (Secagem de Vasinhos). Programas: Emagrecimento, Gordura Localizada, Celulite, Flacidez, Pós Parto e Pós Operatório. Facial: Botox, Caboxiterapia Facial, Drenagem Facial, Peeling Químico, Preenchimento e Radiofrequência Facial (Hertix). astelo

-C 6 3 8 , s re a o S o n li e v A Avenida Altamiro Belo Horizonte / MG

(31) 2511.5006 3 1 1 1 . 2 1 8 8 ) 1 3 (


Ampla Infra-Estrutura

Aparelhos de Ă&#x161;ltima Geração Para garantir um tratamento seguro e personalizado com conforto e comodidade.

www.

r b . m o c . h b o r t n e c e r g a m e


No Salão Fino Tok, você encontra cortes de cabelo masculinos, femininos e infantis, escova progressiva, marroquina, hidratação, relaxamento, tintura, sobrancelha entre outros. O Salão Fino Tok conta com prossionais atualizados nos mais modernos estilos da moda.

Venha conferir. !

Rua Bernardo Vasconcelos, 1181 Cachoeirinha - Belo Horizonte / MG Tel.: (31) 3077.9717


GESTÃO DE NEGÓCIOS

46

Análise Ambiental Adrieni G F Yassine Para isso estudamos todos os elmentos que compoem sua interioridade, como: quem é a empresa, o que ela faz, como faz, seus aspectos organizacionais, processos internos, capacidades de aprender e crescer, cultura organizacional, seus sistemas de gestão , seus talentos, sua equipe de trabalho e idéias, entre outros. Vamos lembrar o quão difícil que é conhecer a organização internamente, citando Sócrates, a mais de 20 séculos nos incomoda com sua assertiva: “conhece-te a ti mesmo”. Então ca claro com este paralelo que não será tarefa fácil.

Neste artigo iremos tratar da análise ambiental. Contudo vamos dividir entre ambiente interno e externo, neste primeiro artigo, vamos falar exclusivamente sobre o ambiente interno. Vejamos; A análise interna tem por nalidade conhecer a empresa, suas relações internas. Mas tal qual acontece com o indivíduo que somente se conhece por do seu reexo no outro, ou melhor dizendo por meio de suas relações humanas. A empresa também, somente podemos falar de estudo de ambiente interno, no momento que confrontamos os dados encontrados com outra empresas, assim estabelecemos um parâmetro, relativamos os valores. Neste sentido, destacamos Oliveira ( 2007. P.81): A análise interna tem por nalidade colocar em evidência s deciências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja,os pontos fortes e fracos da empresa devem ser determinados diante da atual posição de seus produtos ou serviços versus segmentos de mercados. Ao confrontar, comparar, vamos vericar se o que temos internamente atende ao objetivo maior de toda organização, a sua razão de ser, a prestação ou entrega para o cliente de seus desejos.

Contudo possível, e com uma margem de previsibilidade muito maior que a análise do ambiente externo, como veremos na sequência. Mas quais seriam as capacidades do estrategista para encontrar um excelente diagnóstico estratégico interno: - Distanciamento: para ouvir e ver mais doque apresentar. Nos levantamentos de dados, o objetivo é conhecer, o caminho então é ouvir, deixar que os colaboradores se expressem da melhor forma possível. Desligar o julgamento e distanciar suas próprias concepções de mundo e de empresa. - Conhecimento: toda a empresa, seus setores, suas formas de gestão, cultura organizacional e principalmente seus recursos dentre eles, o capital humano. - Flexibilidade: aberto ao novo e desconhecido. Assim terá mais changes de apreender e compreender a organização. Assim vericado a importância da análise interna, vamos ver os pilares do ambiente externo e no próximo capítulo o estudo das ferramentas para estudarmos os ambientes. No próximo artigo vamos abordar o ambiente externo, até a próxima edição, em Dezembro. Grande abraço


47 Referência Bibliográca:

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de.

GODET, Michel. Manual de prospectiva

Planejamento Estratégico – Conceitos,

estratégica: da antecipação a acção. Lisboa:

Metodologia e Práticas. São Paulo: Atlas,

Publicações Dom Quixote, 1993.

2001.OLIVEIRA. SCHWARTZ, Peter. The Art of long view. Planning for the future in an uncertain world. New York : Doubleday, 1996.

__________. Scenarios and Strategic Management. London : Butterworths Scientic, Ltd., 1987. GODET, Michel; ROUBELAT, Fabrice. Creating the future: The use and misuse of scenarios. Long Range Planning, v. 29, n. 2, p. 164-171, 1996. C O S TA , E l i e z e r A r a n t e s d a . G e s t ã o Estratégica – fácil. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

Sobre a autora: Formação: Comunicadora Social (UEL), Advogada (UNIFOZ), Especialista em: Gestão de Negócios (FCV) , Marketing (UNIOESTE); Direito do Trabalho (UNINTER), Mestre em Administração Estratégica (UFPR). Atuação: Consultora empresarial em gestão de negócios e planejamento estratégico; palestrante; conferencista; escritora romancista; professora na graduação para o curso de Direito, com as disciplinas: Direito do Trabalho e Direito Administrativo; para o curso de Administração de Empresas com as disciplinas: Marketing, Estratégia, Planejamento Estratégico; professora na pós graduação com as disciplinas: Didática e Docência do Ensino Superior, Estratégia, Planejamento Estratégico, Comunicação Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Comunicação Empresarial Estratégica. CONTATO: all0506@hotmail.com

Adrieni Yassine


rocammoveisltda@yahoo.com.br Roupeiros, mesas, estantes, conjunto escolar, armários, sofas, arquivos de aço, longarinas, cadeiras diversas e executivas entre outros artigos do gênero.

Vai adquirir um móvel novo?

Rua Álvaro Alvim 2265 A, Ca Tel.: (31) 3415.6066 |


Conď&#x20AC; ra!

aiçaras - Belo Horizonte / MG | Cel.: (31) 8335.8989


PLANALTO O Emagrecentro Planalto oferece diversos programas para atender às diferentes necessidades de seu clientes. LINHA CORPORAL

LINHA FACIAL

- Massagem redutora;

- Peeling químico;

- Massagem relaxante;

- Carboxiterapia;

- Drenagem linfática;

- Limpeza de pele;

- Programa pós-parto;

- Toxina botulínica (Botox);

- Ultra Tônus;

- Preenchimento.

- Oligo modelagem; - Celu power; - Lipo carbox; - Intradermoterapia sem agulhas; - Speed performance aesthetic.


w w w.em agrecentroplanalto.com .br

Rua Moura Costa 180 - Planalto Belo Horizonte / MG Tel.: (31) 2555.5858 Cel.: (31) 8805.9575


Mauricio Louzada 52

Quem é dono de quem? Por: Mauricio Louzada o dinheiro é o que motiva. O que realmente nos faz sair do lugar, realizar um trabalho invejável e alcançar voos mais altos é uma energia que vem de dentro. Mobilizar esta energia é uma arte e poucos líderes sabem fazê-lo. Mobilizar esta energia passa por estimular as pessoas a descobrirem algumas coisas importantes: 1) Todos devemos ter uma missão

Outro dia ouvi alguém dizer: "Motivação é dinheiro na mão". Engraçado... Conheço tantas pessoas com muito dinheiro, e que estão pouco motivadas para a vida. Conheço tantas outras que estão sempre no limite de seus orçamentos mensais, mas continuam motivadas e prontas para dar o seu melhor... É que existe uma confusão na cabeça das pessoas. Poucas entendem que falta de dinheiro pode desmotivar, mas que muito dinheiro não é obrigatoriamente sinônimo de motivação. Responda-me com toda sinceridade: se uma pessoa está descontente com seu trabalho, em um ambiente onde os relacionamentos são ruins, a cobrança é grande e o reconhecimento inexistente, será que é um aumento que irá fazer esta pessoa ter uma vontade incontrolável de trabalhar e alcançar os objetivos da empresa? É claro que não...

Assim como as empresas possuem uma missão, todos nós devemos saber qual é a nossa. Por que saímos para trabalhar todos os dias? Queremos só pagar nossas contas ou estamos contribuindo com nossa parte, reconhecendo-a como essencial nos resultados que a empresa pretende atingir? E mais: qual nossa missão para construção de uma sociedade mais justa? Como estamos fazendo a diferença neste mundo? 2) Somos insubstituíveis Outra crença errada: ninguém é insubstituível... Desculpe discordar, mas quem pode me dizer que substituiria Einstein, Madre Tereza, Gandhi, Ayrton Senna, Picasso, Beethoven ou Os Beatles? Cada um de nós é único, e exatamente por isso, insubstituível. Mas para que as pessoas que convivem com a gente percebam isso precisamos dar o nosso máximo. Buscar dentro do nosso coração a força motriz que nos impulsiona na direção do melhor que podemos ser sem se preocupar em impressionar ninguém. Alcançar esta consciência é um dos passos para se atingir o "Ponto de Transição" que nos leva de pessoas comuns a pessoas extraordinárias.

É bem verdade que, por outro lado, o dinheiro e uma remuneração adequada são muito importantes, porque ninguém consegue se concentrar em um trabalho pensando em como vai sobreviver até o nal do mês. Além disso, uma remuneração adequada também é uma forma de reconhecimento.

3) Recompensas são consequências e não causas

Mas precisamos derrubar a crença errada de que

Quando damos o nosso melhor, e assim


53 mostramos que somos capazes de surpreender, é natural que o reconhecimento aconteça, simplesmente porque as empresas não querem (e não podem) perder grandes talentos.

trabalho, poderemos olhar para o dinheiro e dizer bem alto para ele: - Entendeu quem é dono de quem?

Quanto custa para uma empresa substituir um prossional ou correr o risco de perder alguém que realmente faz a diferença? Muito caro... Muito mais caro do que um aumento considerável para manter este prossional motivado em seu quadro. Mas perceba que neste caso, o dinheiro é consequência e não a causa que gerou a motivação. Ele é resultado do seu esforço não medido para realizar sua missão, de se fazer perceber como alguém insubstituível e de mudar sua forma de ver seu trabalho e o mundo. E então, quando contrariar discursos padronizados como "Motivação é dinheiro na mão", você perceberá que não precisará mais se preocupar com isso. Quando descobrirmos que o reconhecimento não é a causa, mas o resultado do nosso

www.mauriciolouzada.com.br Maurício Louzada ministra palestras desde 1998 , foi professor do SENAC – SP por 15 anos, formado em “Professional coach” pela Bridgestone AC (Londres), diretor da AmericanSat do Brasil, ministra cursos, palestras e treinamentos em empresas e universidades em todo o território nacional. Entre seus clientes guram empresas como: Metrô, Ambev, 3M, Citroen-Peugeot, Santander, Eaton, Gerdau, Sebrae, Samsung e mais de 200 outros clientes. Recebeu o título “Palestrante do Ano” em 2006, 2008 e 2009 pelo instituto Pró-Treinare, cuja avaliação se baseia no índice de satisfação das empresas contratantes. Em 2010 recebeu o título "Top of Business" na categoria Palestrante. Por duas vezes foi premiado com o maior reconhecimento da América Latina na área de treinamentos: o "Latin American Quality Awards" (2010 - Santa Marta na Colômbia e 2012 Lima no Peru).


No Gerson Bar, Restaurante e Pizzaria, você encontra a boa cozinha mineira, reuni com os amigos, além de saborear uma cerveja gelada com deliciosos tira gostos. O Gerson Bar, Restaurante e Pizzaria fica em São Sebastião das Águas Claras - Macacos, e se apresenta como uma excelente opção para descanço e laser.

as, 650 A - Macacos ma / MG | Cel.: (31) 8482.7266


Alameda dos Jatoba Nova Lim Tel.: (31) 3547.7266 |


VANTAGENS DE LAVAR SUAS ROUPAS NA DICASA: 1 - Riscos de danos a roupa estão garantidos.

4 - Produtos e prossionais qualicados.

2 - As roupas são devidamente embaladas e entegues.

3 - Serviços de busca e entrega gratuitos.

6 - Maior proteção aos tecidos das 5 - Qualidade de roupas, por acabamento no passamento. usarmos produtos de alta qualidade.


7 - As roupas são secas à sombra, evitando desgates e danos ás bras.

8 - Maior conforto e comodidade para o cliente.

9 - Nossos serviços e prazos são costumizáveis de acordo com as necessidade de cada cliente.

10 - Remoção de manchas, das mais simples às mais complicadas.

www.dicasalavanderia.com.br

Rua Monteiro Lobato, 135 - B.Ouro Preto Belo Horizonte - Minas Gerais Telefone: 31 3498.1289


Anuncie c Contate nosso Re Belo Horizon Cynthia - tel (3 sac@revista


conosco! epresentante para nte e Regi達o 31) 3075 0202 abh.com.br


Revista BH Online

Revista BH Online - Novembro