Bago d'Arroz 1ªEdição 2013

Page 13

Paula Rego nunca se desligou da vida artística portuguesa, expondo regularmente entre nós, mas também noutros países, como aconteceu, por exemplo, nas cidades de Amesterdão, Paris, Lima e Bruxelas. Em maio de 1997, no Centro Cultural de Belém, foi inaugurada uma importante exposição retrospetiva da sua obra, com 136 trabalhos, cobrindo trinta e seis anos de carreira, e, em outubro de 2004, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, acolheu uma seleção da obra de Paula Rego, produzida desde 1997. Nesta mostra, de cerca de 150 obras, a artista apresentou, pela primeira vez, os desenhos preparatórios de algumas da suas pinturas, destacando a importância do desenho no seu trabalho.

Mulher-Cão

Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios, dos quais se destacam: 

Prémio Soquil (1971)

Penzance (1984)

Prémio Benetton/Amadeo de Souza-Cardoso

Casa de Serralves, Porto (1987)

Prémio Turner 89, Londres (1989)

Prémio AICA'97, Lisboa (1998)

Prémio de Consagração Celpa/Vieira da Silva (2001)

Neste pequeno texto apenas se encontra uma pequena amostra da obra desta grande pintora, que espero que seja o suficiente para aguçar o interesse de todos vós. Podem agora procurar um pouco mais sobre a vida e obra de Paula Rego, bem como descobrir mais curiosidades sobre a pintura a nível nacional.

Diogo Ferreira 13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.