Comentário à Regra da Militia Sanctae Mariae - 29 de junho de 2015

Page 1

MILITIA SANCTÆ MARIÆ Província de S. Nuno de Santa Maria - Portugal Capítulo de 29 de junho de 2015

Leitura da Regra: CAPÍTULO I FINS DA ORDEM DE SANTA MARIA 6. O combate da Ordem, que justifica a sua existência como Ordem de Cavalaria, é um combate no próprio sentido da palavra. Com efeito, o assalto lançado pelas forças infernais contra a Cristandade comporta um aspeto ideológico predominante ao qual não se pode opor eficazmente senão um combate espiritual e doutrinal atacado à firme resolução de defender até a morte os valores supremos da civilização cristã. Não são só os exércitos os únicos a medir-se sobre os campos de batalha; o objeto desta guerra é a própria população, e por conseguinte esta deve ser enquadrada e protegida por uma elite cujo valor espiritual, moral, intelectual e simplesmente humano seja manifesto. A ordem contribui, na medida dos seus meios a construir esta elite43.

Comentário: “A vida cristã é uma milícia, supõe luta, mas a nossa luta não é contra os homens de carne e osso mas contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos malignos do ar (Ef 6, 12). Para vencer, nesta luta, não servem as armas fabricadas à nossa medida: precisamos da “armadura de Deus”, para “termos a capacidade de resistir… e nos mantermos firmes” (ibid); a arma de Deus é a CRUZ. Nela foi vencido o Maligno para sempre. Quando assumimos a cruz como salvação sentimos no nosso íntimo que esta guerra não é nossa mas de Deus” (2 Cr 20, 15). (Cardeal Jorge Mario Bergoglio, in “Só Nele a Esperança”, Ed. Apostolado da Oração, Braga, 2013).

Esta curta passagem do livro citado, dos Exercícios Espirituais que o então Cardeal de Buenos Aires pregou aos Bispos espanhóis, em 2005, aplica-se completamente à nossa MSM, como se pode confrontar com a passagem da Regra que foi lida. De facto, o nosso Fundador teve,


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Comentário à Regra da Militia Sanctae Mariae - 29 de junho de 2015 by Filipe Amorim - Issuu