3 minute read

MEGACABLE MARCA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM REDES DE ÚLTIMA MILHA NO MÉXICO

Por: Redação

As novas demandas do mercado e a visão de seu Conselho Administrativo contribuíram para que a Megacable Holdings se transformasse em uma das maiores empresas de telecomunicações do México e da América Latina

Há mais de 40 anos no mercado, a Megacable oferece serviços de entretenimento e telecomunicações de banda larga em 26 estados do México. Está presente em 360 localidades, às quais leva suas ofertas a mais de 3,9 milhões de assinantes únicos, incluindo assinantes de internet, usuários de vídeo, telefonia fixa e serviços móveis. A companhia atende a mais de 9 milhões de lares através de uma rede de 63,7 mil quilômetros e conta com 1.200 centros de serviços e mais de 23 mil colaboradores que ajudam a garantir a qualidade de seus serviços.

Enrique Yamuni Robles, CEO da Megacable, afirma que as prioridades da companhia terão foco na correta execução dos projetos que já estão em andamento, como o de evolução da rede e o de crescimento e consolidação de outros mercados e serviços.

Para a Megacable, no médio prazo, as redes de telecomunicações baseadas em cobre serão migradas de maneira massiva para as redes de fibra: “A ativação de

AS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES BASEADAS EM COBRE SERÃO MIGRADAS DE FORMA MASSIVA PARA REDES DE FIBRA EM MÉDIO PRAZO

redes de distribuição com tecnologia FTTH/GPON pode ser realizada a custos mais competitivos, permitindo menores tempos de retorno sobre o investimento”.

TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA

A Megacable está realizando uma forte transformação em tecnologia e continua sendo uma companhia na qual GPON e HFC coexistem, ambos com excelente desempenho.

A empresa iniciou com FTTH em 2014, na cidade de Guanajuato, onde construiu uma rede de 300 km. De lá para cá, ano após ano, foi crescendo em novas áreas (Greenfield), até chegar a 2.000 km e, ao mesmo tempo, reconstruindo com FTTH áreas nas quais possuía HFC (Brownfield), chegando a outros 3.600 km. Assim, somou 5.600 km de rede FTTH, em 2019. A partir de 2020, a Megacable deu início à ativação de 24.000 km de rede FTTH em 11 das principais cidades nas quais opera e ativou Docsis 3.1 em 34.000 km de rede HFC.

“Ainda que a tecnologia Docsis ofereça serviços de banda larga com excelente qualidade, a diminuição de custos de implementação (CAPEX) das redes de fibra óptica vem movendo a Megacable no sentido de renovar suas redes com a tecnologia FTTH-GPON”, comenta Enrique Yamuni.

MIGRAÇÃO PARA FTTH

Este ano, a empresa continuará com a implementação do projeto de evolução de sua rede, que compreende a migração de aproximadamente 1,6 milhão de assinantes - ou 4,2 milhões de casas - para a tecnologia FTTH. O restante terá um incremento de capacidade em seu serviço HFC através da reutilização de tecnologia.

Para a Megacable, o capítulo LATAM da FBA representa a oportunidade de não apenas compartilhar com outras operadoras a experiência adquirida com a ativação e operação de redes de fibra, mas também de aprender com elas.

Créditos: Megacable

“A DIMINUIÇÃO DOS CUSTOS DE IMPLEMENTAÇÃO (CAPEX) DAS REDES DE FIBRA ÓTICA ESTÁ IMPULSIONANDO A MEGACABLE A RENOVAR SUAS REDES COM ESSA TECNOLOGIA FTTH-GPON”, COMENTA ENRIQUE YAMUNI

O Capítulo LATAM da FBA está comprometido em acompanhar e dar apoio à indústria, atuando como referência na evolução e implementação de fibra como base para as redes 5G e FTTH de próxima geração”.

Christian Steube

Chairman Financeiro da Fiber Broadband Association - LATAM Chapter

This article is from: