

Nova rota: voo direto entre Foz do Iguaçu e Brasília iniciou nesta segunda operado pela Latam

Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, às 17h15, e tem duração de duas horas. Já vindo de Brasília, as partidas do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek são às 8h25.
SJP: UBS Borda do Campo é reaberta após obras de reforma e modernização
Após um período de obras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Borda do Campo, em São José, foi reaberta na sextafeira (24) para atendimento à população. A unidade, localizada na Estrada da Roseira, nº 5.850, no São Sebastião, recebeu uma série de melhorias estruturais que garantem mais conforto, funcionalidade e qualidade no atendimento.
O investimento faz parte do trabalho contínuo da Prefeitura de São José dos Pinhais para fortalecer a rede de atenção básica e proporcionar um atendimento mais humanizado à população e melhores condições de trabalho aos servidores.
A UBS Borda do Campo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Já a Sala de Vacina atende das 8h30 às 16h. Mais informações sobre os serviços oferecidos no local podem ser obtidas pelos telefones (41) 3385-7216 ou (41) 9.8805-6827 (WhatsApp Institucional).


Um dos principais destinos turísticos nacionais, Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, iniciou nesta segundafeira (27) um novo voo direto até Brasília, operado pela Latam. A nova rota que conecta a Capital Federal à Terra das Cataratas foi destacada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que se reuniu, no Palácio Iguaçu, com o diretor de Assuntos Públicos da Latam Airlines Brasil, Eduardo Macedo. Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, às 17h15, e tem duração de duas horas. Já vindo de Brasília, as partidas do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek são às 8h25, utilizando aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo assentos na categoria Premium Economy. Esta é a segunda rota iniciada nesta semana a partir de Foz do Iguaçu. No domingo (26), a companhia aérea Azul iniciou a conexão com o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com dois voos diários por trecho.
Brasília é o hub doméstico da Latam, onde são feitas todas as conexões entre todas as capitais brasileiras, além de receber voos internacionais, o que deve ajudar a ampliar o fluxo turístico em Foz do Iguaçu. “A Latam tem investindo muito em novas rotas aqui no Estado, isso aumenta o número de voos para a população do Paraná e também atrai mais turistas ao nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior. “Essa rota é importante porque Brasília é uma grande central de passageiros do Brasil inteiro e também de fora do País, porque tem muitos voos internacionais”, salientou o governador. “Esse voo direto conecta a nossa Foz do Iguaçu, que é o segundo maior destino internacional do Brasil, a muitos turistas brasileiros e estrangeiros. E novos voos vêm por aí. Trabalhamos com a Latam e outras companhias para ampliar a malha aeroviária do Estado”.
Pinhais é a grande vencedora do prêmio Band Cidades Excelentes 2025

Pinhais foi a grande vencedora do prêmio Band Cidades Excelentes 2025, concedido na noite desta quarta-feira (22). O município recebeu o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente na categoria acima de 100 mil habitantes, pela pontuação obtida em todos os indicadores avaliados. Além disso, conquistou o primeiro lugar em dois pilares: Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. A prefeita Rosa Maria dedicou os prêmios recebidos às equipes envolvidas e à população. "A sensação é que o trabalho está sendo bem feito pelos servidores e servidoras, há uma população que compreende e que contribui. É a materialização do trabalho, do esforço, da dedicação e do comprometimento de quem entende que são as melhores estratégias que nós fazemos com que nossa cidade continue se transformando, levando qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

nos dias 16/11 e 14/12. Inicialmente previsto para o último domingo de cada mês, o calendário do projeto foi ajustado em razão de outros eventos da cidade e das datas festivas de fim de ano. Criado em março como parte das comemorações dos 332 anos de Curitiba, o Domingo no Centro já soma 11 edições, reunindo milhares de pessoas em um ambiente de convivência, cultura e serviços públicos gratuitos.
O Paraná registrou a maior redução de homicídios dolosos do país entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Ministério da Justiça. A queda foi de 31%, com 764 casos registrados em 2025, frente a 1.112 no mesmo período de 2024,
consolidando Estado como referência nacional em segurança pública.
Página 2

Editais página 3
Foto: Jonathan Campos/AEN
A Prefeitura de Curitiba
Terça-feira




Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado de secretários, vereadores e outras autoridades, participa das comemorações do Outubro Rosa e assina Decreto Curitiba Mais Mulheres, na Rua da Cidadania do Boqueirão. Foto: José Fernando Ogura/SECOM Outubro Rosa
Prefeito assina decreto que institui o Programa Curitiba Mais Mulheres em manhã de celebração no Boqueirão
Este sábado (25/10) foi marcado por um momento histórico para as políticas públicas voltadas às mulheres em Curitiba. Durante o evento Curitiba Mais Mulheres –Outubro Rosa, realizado na Rua da Cidadania do Boqueirão, o prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto que institui o Pacto Curitiba Mais Mulheres, uma iniciativa liderada pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (SMIR), em articulação com outras secretarias municipais.
O Pacto Curitiba Mais Mulheres nasce como uma estratégia transversal de articulação institucional e comunitária, com o objetivo de integrar e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. O programa propõe uma atuação conjunta entre o poder público, a sociedade civil, o setor privado e as instituições de ensino superior, consolidando um compromisso coletivo pela igualdade de gênero e pelo protagonismo feminino.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Pimentel destacou o simbolismo da assinatura do decreto:
“Reforçamos nosso compromisso de combater o assédio em todas as suas formas, protegendo nossas cidadãs.”
A secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, reforçou o papel articulador da iniciativa:
“O Pacto Curitiba Mais Mulheres reúne o poder público e a sociedade em um compromisso conjunto por mais oportunidades, autonomia e visibilidade para as mulheres curitibanas.”
Além da solenidade, o evento teve uma programação vibrante com aulas de dança, defesa pessoal, quick massagem, maquiadoras e um estúdio fotográfico, além de apresentações musicais e uma feira de artesanato que reuniu o talento de mulheres empreendedoras.
O Curitiba Mais Mulheres – Outubro Rosa é promovido pela SMIR, em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Administração Regional do Boqueirão, com apoio de instituições como Amigas da Mama, Instituto Batom, Humsol e Mulheres que Inspiram. Planos de ação intersetoriais
Segundo o decreto, o Pacto tem como finalidades prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra a mulher, promo-

ver os direitos sociais, econômicos e culturais das curitibanas, ampliar sua participação social e fortalecer a integração entre os diferentes setores da cidade.
A coordenação do Pacto ficará sob responsabilidade da SMIR, pasta criada pelo prefeito Eduardo Pimentel este ano, e que atuará na articulação entre secretarias e na criação de mecanismos de diálogo permanente com a sociedade civil. A implementação ocorrerá por meio de planos de ação intersetoriais, grupos de trabalho temáticos, campanhas educativas e instrumentos de monitoramento e avaliação de resultados.
Cada órgão municipal poderá desenvolver ações temáticas vinculadas ao Pacto, em áreas como saúde, segurança, educação, esporte, habitação, cultura e sustentabilidade. Entre os exemplos previstos estão: Elas nas Hortas Urbanas – da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, voltada à autonomia econômica e inclusão produtiva; Mulheres em Movimento – da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que estimula a prática esportiva e a ocupação de espaços públicos; Novos restaurantes populares Durante o evento, o prefeito também anunciou a implementação de mais dois restaurantes populares, um no Boqueirão e outro no Tatuquara.
“Aqui na Regional do Boqueirão, eu juntamente com o secretário Leversi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e o IPPUC, aprovamos a
construção de mais um restaurante popular em Curitiba, desta vez no Boqueirão. Ele estará localizado na Rua da Cidadania do Boqueirão, oferecendo refeições diárias a R$ 3,00 a partir do próximo ano", disse o prefeito.
Eduardo Pimentel também anunciou que no dia 20 de novembro será inaugurado o restaurante popular do Tatuquara, que se somará aos já existentes no Portão, Fazendinha, Matriz e Pinheirinho.
Novo sede do Cras Boqueirão
As novidades não param por aí. O prefeito Eduardo Pimentel também anunciou novos investimento no Cras Boqueirão.
“Aqui no Boqueirão também vamos, no próximo ano, cumprir um compromisso do plano de governo, que é a sede de um novo Cras Boqueirão. Fora da Rua da Cidadania, mais amplo, para dar mais tranquilidade nos atendimentos dos nossos serviços de ação social”, disse o prefeito.
Presenças
Também estiveram presentes na celebração o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; o presidente da Cohab, André Baú, a secretaria municipal de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos; o administrador regional do Boqueirão, Zeca Melo; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Marques Prado; e os vereadores de Curitiba João das 5 irmão e Jasson Goulart.

Segurança pública O Paraná registrou a maior redução de homicídios dolosos do país entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Ministério da Justiça. A queda foi de 31%, com 764 casos registrados em 2025, frente a 1.112 no mesmo período de 2024, consolidando o Estado como referência nacional em segurança pública. Atividade econômica De acordo com estudo do Ipardes com base em dados do Banco Central, a atividade econômica do Paraná cresceu 1,5% entre julho e agosto, superando em mais de três vezes a média nacional de 0,4%. O Estado liderou o ranking entre os 13 avaliados, à frente de Rio Grande do Sul (0,64%) e São Paulo (-0,03%), consolidando-se como destaque nacional em desempenho econômico.
“Eleitor Comprometido”
A ação do TRE-PR, que nomeou a atriz e influenciadora Pietra Silvestri como embaixadora de acessibilidade da Justiça Eleitoral, é finalista na categoria “Eleitor Comprometido” do 1º Prêmio Justiça Eleitoral. A iniciativa, lançada em 2024, incentiva a participação política de pessoas com deficiência. O prêmio, promovido pelo TSE, recebeu 327 inscrições e divulgará os vencedores em 10 de dezembro, em Brasília.
Investimento
O Governo do Paraná autorizou licitações que somam mais de R$ 284 milhões para obras em nove municípios da Amsulpar: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória. Os investimentos, coordenados pelas secretarias das Cidades e da Agricultura, abrangem pavimentação, recape, iluminação em LED e maquinários para infraestrutura rural. O programa estadual totaliza R$ 1,5 bilhão em recursos para 397 cidades.
Educação Especial
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, divulgou nota de repúdio ao Decreto Federal nº 12.686/25, que cria a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. Segundo ele, a medida ameaça o modelo paranaense de educação especial, referência nacional por meio das APAEs. “A educação especial não pode ser tratada de forma ideológica ou burocrática”, afirmou Curi, destacando a importância do diálogo e da escuta das famílias e profissionais que vivem os desafios da inclusão.
Contas públicas
O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, anunciou medidas de austeridade para equilibrar as contas públicas, incluindo a redução de 20% em seu próprio salário e de 10% nos vencimentos do vice-prefeito, secretários e cargos comissionados. Também haverá cortes em diárias, horas extras e despesas administrativas. A decisão busca conter o impacto de dívidas e queda de arrecadação, garantindo a sustentabilidade financeira do município.
Melhor do Brasil
A cerveja paranaense Frutopia, produzida pela parceria entre a Yellow Bird Brewery (Pinhais) e a Hespanha Brewery (Paranaguá), foi eleita a melhor do Brasil em 2025 na 5ª Copa Cerveja Brasil, da Abracerva. O rótulo sour de amora e morango superou 823 concorrentes de todo o país. O resultado consolida o Paraná como referência nacional em cervejas artesanais, setor que conta com 175 cervejarias e produção anual de 7,8 milhões de litros.
Eleições de 2026
O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, esteve em Curitiba na sexta-feira (23) e se reuniu com o ex-senador Alvaro Dias e o secretário estadual Rafael Greca (PSD). As conversas reforçaram a aproximação política visando as eleições de 2026. Rossi afirmou que o MDB mantém as portas abertas para Alvaro e busca ampliar alianças com o grupo do governador Ratinho Junior.
Cidades inteligentes
O senador Sérgio Moro chegou à China na quinta-feira (23) para integrar a Missão Brasil-China 2025, liderada pelo presidente do União Brasil, Antônio de Rueda, e por ACM Neto. Durante uma semana, a comitiva cumprirá agenda técnica e institucional sobre Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial. Moro destacou que a viagem busca aprofundar intercâmbios e conhecer soluções chinesas em cidades inteligentes. Food Valley Paraná
O Food Valley Paraná foi lançado oficialmente na sexta-feira (24) em Palotina, marcando a parceria entre a UFPR e o Sistema Ocepar, com apoio das principais cooperativas agroindustriais do Oeste do Estado. A iniciativa busca transformar a região em polo de inovação e tecnologia no agronegócio. O evento reuniu lideranças como Marcos Sunye, José Roberto Ricken e Alfredo Lang, consolidando uma aliança entre universidade e setor produtivo.
Exigências
De acordo com o UOL, após o encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na Malásia, os Estados Unidos apresentaram exigências para suspender o tarifaço sobre produtos brasileiros. Washington quer que o Brasil reduza a taxa de 18% sobre o etanol americano e conceda acesso a reservas de terras raras e minerais estratégicos. As demandas incluem ainda investimentos de empresas brasileiras nos EUA e abertura do mercado de compras públicas, ampliando o embate comercial entre as duas maiores economias do continente.
Espaço de liberdades
Em celebração ao Dia Nacional da Democracia (25 de outubro), a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, destacou que “a democracia é um espaço de liberdades”. A Justiça Eleitoral reforça seu papel essencial na garantia desse direito, permitindo que cidadãos a partir dos 16 anos escolham seus representantes.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br
não expressam necessariamente a opinião do jornal





Paraná firma parceria com Exército para pesquisas com IA e cibersegurança
Protocolo de intenções foi firmado entre a Seti, Seia, Fundação Araucária e Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, com apoio do Instituto Synapse. Tecnologia quântica também será alvo das pesquisas desenvolvidas dentro da parceria.
O Governo do Paraná assinou na segunda-feira (27) um protocolo de intenções com o Comando do Exército Brasileiro para o desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos voltados às áreas de Inteligência Artificial (IA), cibersegurança e tecnologias quânticas. O vice-governador Darci Piana participou da assinatura do documento, no Palácio Iguaçu.
O Governo do Paraná assinou na segunda-feira (27) um protocolo de intenções com o Comando do Exército Brasileiro para o desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos voltados às áreas de Inteligência Artificial (IA), cibersegurança e tecnologias quânticas. O vice-governador Darci Piana participou da assinatura do documento, no Palácio Iguaçu.
“O Paraná reafirma seu papel de referência em ciência e tecnologia, abrindo caminho para novas frentes de investigação científica e para o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa em temas importantes para o futuro do Brasil. Essa parceria é um marco na consolidação de um ecossistema de inovação robusto e comprometido com a segurança, a soberania e o desenvolvimento sustentável do Estado e do País”, afirmou Piana. Trata-se de uma iniciativa inédita que une esforços civis e militares em prol do avanço tecnológico. A parceria envolve as secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), a Fundação Araucária (FA) e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, com apoio do Instituto Synapse.
Serão desenvolvidos projetos conjuntos alinhados à atuação institucional de cada parte envolvida no projeto, com frentes de pesquisa, formação de pesquisadores e fomento de estudos nas áreas de IA, tecnologias quânticas e cibersegurança. O acordo visa fortalecer o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nacional, posicionando o Paraná como um dos polos estratégicos de pesquisa tecnológica do Brasil, além de contribuir para o avanço de pesquisas estratégicas voltadas à defesa nacional.
O secretário da Seti, Aldo Bona, destacou que os investimentos do Paraná em ciência e tecnologia fo-
ram fundamentais para a parceria com o Exército. “Temos excelentes pesquisadores e uma infraestrutura em expansão. Essa colaboração permitirá que utilizemos a estrutura que o Exército tem, e eles possam utilizar a nossa, compartilhando cérebros e talentos para produzir resultados que interessam ao País”, ressaltou. “Esse protocolo trata da disposição desses atores em trabalhar em regime de colaboração em questões de interesse nacional. Tudo isso interessa não apenas à defesa nacional, mas também ao setor produtivo e empresarial, em um conjunto de ações cada vez mais necessárias, uma vez que os negócios hoje são todos geridos no campo da tecnologia”, acrescentou Bona.
Para o secretário da Seia, Alex Canziani, a parceria combina a expertise de dois atores importantes no campo da CT&I. “O Exército tem uma área de inovação muito forte, uma vez que a defesa faz com que eles desenvolvam trabalhos profundos nas áreas de computação quântica, inteligência artificial e ciberataques, e o Paraná é uma referência para eles. Com as nossas universidades e empresas, vamos desenvolver projetos que vão servir para a sociedade como um todo”, comentou.
“Essa parceria vai trazer resultados positivos ao Paraná e ao Brasil. A computação quântica é uma área em que o mundo inteiro está focado, assim como a inteligência artificial. Fomos pioneiros com uma das primeiras secretarias de Inteligência Artificial do Brasil. Isso mostra a fortaleza que é o ecossistema de inovação do Paraná, com as nossas universidades demonstrando uma grande maturidade, assim como as empresas que temos aqui”, finalizou Canziani.
Para o andamento das atividades, serão realizadas reuniões técnicas quinzenais entre os órgãos para definição de um plano de trabalho e linhas de pesquisa a serem priorizadas dentro do acordo. A iniciativa segue as diretrizes previstas na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná; Política Nacional de Defesa; Estratégia Nacional de Defesa; Política de Propriedade Intelectual do Ministério da Defesa; e nos planos institucionais dos demais órgãos envolvidos.
O Exército ficará responsável pela mobilização de equipes com conhecimento nas áreas a serem pesquisadas e assessoria técnica aos demais integrantes do convênio. “O objetivo é aproveitar o parque de ciência e tecnologia do Paraná, que é riquíssimo, e suas sete universidades estaduais muito ativas, somando esforços em projetos dual use, ou seja, que atendam tanto à defesa quanto tragam retorno à sociedade do Paraná e brasileira como um todo”, explicou o chefe do DCT, general Hertz Pires do Nascimento. “Fomos procurados pelo Estado para unirmos experiências, especialmente nas áreas de inteligência artificial, defesa cibernética e computação quântica. Juntos, devemos lançar desafios aos nossos pesquisadores, para que possamos fazer entregas efetivas à sociedade. Esse é um trabalho que começa no Paraná, mas certamente será expandido para todo o País”, arrematou o general. Já o Governo do Estado irá disponibilizar informações sobre o estágio de desenvolvimento dos pilares do protocolo; plano de trabalho e linhas de investimento; além de disponibilizar equipes da Seti, Seia e da Fundação Araucária para o desenvolvimento do convênio.
A parceria com o Instituto Synapse se dará por meio da disponibilização de informações sobre o ecossistema paranaense nas áreas de IA, quântico e cibersegurança; a conexão das linhas de pesquisa com o setor privado; a estruturação das linhas de pesquisa; e o desenvolvimento de ações no ecossistema de promoção dos programas desenvolvidos a partir do protocolo.
“Temos o papel de ser um aglutinador dessas iniciativas, com a responsabilidade de coordenar as entregas. Em 45 dias, vamos formalizar o plano de trabalho e, a partir disso, assinar o termo de compromisso entre as entidades. Vamos definir o que será realizado, em quais fases e como será a atuação conjunta entre os setores público e privado, a academia e o Exército”, destacou a presidente do Instituto, Iolanda Viola.
“A participação do Governo do Paraná foi decisiva para que conseguíssemos trazer essas iniciativas para o Estado. Essa parceria
com uma instituição tão importante como o Exército é um marco. Isso vai trazer benefícios concretos para os pesquisadores, para a comunidade acadêmica e, principalmente, para as empresas, que poderão colocar essas tecnologias em prática no mercado”, disse. Neste momento, não há transferência de recursos para o desenvolvimento das ações do protocolo de intenções. O prazo de vigência do acordo é de cinco anos, podendo ser prorrogado.
SUPERCOMPUTADORES
Dentro da área de tecnologia, o Governo do Paraná vem trabalhando para a formação da Rede Estadual de Computação de Alto Desempenho com a instalação de oito supercomputadores nas universidades estaduais e uma máquina otimizada para IA no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná).
Fruto de uma parceria com o Centre for Development of Advanced Computing (C-DAC), a empresa indiana garantirá a transferência de tecnologia e capacitação de pesquisadores paranaenses, permitindo que o Estado avance em sua soberania digital e inovação tecnológica.
O objetivo é fazer com que a rede estadual de supercomputadores fortaleça a pesquisa acadêmica, estimule a indústria nacional de tecnologia e forme profissionais altamente qualificados para os desafios da ciência e da inovação. A expectativa é que impulsione avanços em áreas como IA e tecnologias quânticas, áreas que serão fruto de pesquisa pelo Estado e Exército. O processo de encomenda tecnológica para criação da rede de supercomputadores está em fase avançada.
PRESENÇAS Participaram do evento o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Celso Kloss; o diretorpresidente do Ipardes, Jorge Callado; o coordenador de Políticas Públicas e Estratégicas da Seti, Ivan Carlos Vicentin; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone; autoridades do Exército e representantes do Instituto Synapse.



Fotos: Valdelino Pontes/SECID-PR
Estado autoriza licitações que somam R$ 284 milhões para municípios da região Sul
São recursos para investimentos em obras de infraestrutura urbana e rural. As cidades contempladas são União da Vitória Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e São Mateus do Sul
O Governo do Estado autorizou (24/10) licitações que somam mais de R$ 284 milhões em investimentos em infraestrutura urbana e rural, contemplando nove municípios que integram a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). A autorização foi formalizada pelas secretarias das Cidades (Secid) e da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em evento em União da Vitória. Os recursos fazem parte de um programa estadual que destina R$ 1,5 bilhão a 397 cidades paranaenses, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura urbana e rural.

Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, os municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e o município anfitrião poderão acessar esses recursos mediante aprovação de projetos pelas pastas, que deverão compreender obras de pavimentação nova, recape asfáltico, iluminação em LED, equipamentos, entre outros investimentos que mudam a cara das cidades.
Pela pasta das Cidades, Antônio Olinto teve autorizados R$ 10 milhões; Bituruna, R$ 18 milhões; Cruz Machado, R$ 27,8 milhões; General Carneiro, R$ 3,8 milhões; Paula Freitas, R$ 8,58 milhões; Paulo Frontin, R$ 10 milhões; Porto Vitoria, R$ 8 milhões; São Mateus do Sul, R$ 30 milhões e União da Vitoria, R$ 63,46 milhões.
Pela Seab, explicou o secretário Márcio Nunes, são duas novas obras rodoviárias: a pavimentação entre União da Vitória e Paula Freitas, no valor de R$ 18 milhões, e entre Bituruna e Porto Vitória, de R$ 48 milhões. "Serão dez quilômetros entre União da Vitória e Paula Freitas e mais 32 quilômetros entre Bituruna e Porto Vitória”, afirmou o secretário Mácio Nunes. Além do anúncio das estradas, Nunes
também confirmou R$ 34 milhões em recursos para os nove municípios da Amsupar, sendo cerca de R$ 3,7 milhões para cada um, destinados a maquinários para melhoria da infraestrutura rural.
O Detran-PR também autorizou recursos pelo programa Sinaliza Paraná para a continuação das obras de sinalização vertical e horizontal em Bituruna, General Carneiro e União da Vitória, que somam quase R$ 800 mil.
O secretário Guto Silva, disse que o Governo do Paraná reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano e rural, acelerando obras estruturantes, conforme determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“A região precisa de um olhar diferenciado para receber mais fomento, mais desenvolvimento, mais emprego e essas obras ajudam nesse sentido”, disse Silva. “Quando vem infraestrutura, vêm indústrias, vêm possibilidades. A Região Sul preservou suas florestas e isso limitou desenvolvimento. Mas o desenvolvimento será alcançado com investimento maciço em infraestrutura, deixando as cidades melhores, mais urbanizadas e organizadas”, afirmou.
Os municípios da Amsulpar também receberão R$ 121,5 milhões, dentro do Pro-
grama Asfalto Novo, Vida Nova, a maior iniciativa de urbanização da América Latina, que tem pavimentado áreas em leito natural por todo o Estado, tirando mais de 70 toneladas de pó circulante por ano, por quilômetro asfaltado. Também inclui calçadas com acessibilidade, iluminação em LED, galerias de águas pluviais e arborização.
O restante dos recursos será direcionado para um barracão em Paula Freitas; novas calçadas em Cruz Machado, recapes e calçamentos em Bituruna, Cruz Machado e Porto Vitória; revitalização de avenida em União da Vitória; a aquisição de um rolo compressor para Cruz Machado e de uma van adaptada para portadores de deficiência de União da Vitória.
INVESTIMENTOS NO SUL
Até o momento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, já disponibilizou mais de R$ 458 milhões, desde 2019, para projetos em diversos municípios da Região Sul.
Entre eles, são destaques a conclusão da pavimentação de vias urbanas em Antônio Olinto, com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões; o espaço de lazer em General Carneiro, na Rua Paraná, com cerca de R$ 1 milhão; a quadra de esportes
em Cruz Machado, também na faixa de R$ 1 milhão; e o centro de atendimento da mulher e da criança em São Mateus do Sul, no Jardim Dona Hermínia, com investimento próximo de R$ 800 mil.
Entre os projetos em execução, estão o Hospital Municipal Monte Castelo, em General Carneiro, com valor total de R$ 12 milhões; o Centro de Convivência do Idoso em Bituruna (R$ 2 milhões); e a escola municipal em Porto Vitória, na Rua Arlindo Azeredo (R$ 700 mil).
Além disso, há projetos autorizados para licitação em União da Vitória, todos voltados à pavimentação de vias urbanas, somando mais de R$ 47 milhões.
Estão previstos, ainda, pela pasta, investimentos em pavimentação de 16 estradas rurais nos municípios de Antônio Olinto, General Carneiro, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, União da Vitória, Cruz Machado e São Mateus do Sul, totalizando mais de R$ 94 milhões, aguardando a elaboração dos projetos técnicos pelos municípios.
PRESENÇA
Participaram da solenidade o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Santin Roveda; os deputados estaduais Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e Hussein Bakri, líder do Governo; o presidente da Amsulpar e prefeito de Paula Freitas, Sebastião Algacir (Xiru), e os prefeitos Fabinho Machiavelli (Antônio Olinto), Tiago Ribas (prefeito interino de Bituruna), Carlos Nowak (Cruz Machado), Joel (General Carneiro), Irineu Zacharias (Paulo Frontin), Fabiano Glaab (Porto Vitória), Fernanda Sardanha (São Mateus do Sul) e Dr. Ary (União da Vitória).




Metrópole pinhais
Pinhais é a grande vencedora do prêmio Band Cidades Excelentes 2025
Município recebeu o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente acima de 100 mil habitantes, chamado de "Oscar da gestão pública" pelos gestores, e conquistou o "tetra" no pilar Sustentabilidade
Pinhais foi a grande vencedora do prêmio Band Cidades Excelentes 2025, concedido na noite desta quarta-feira (22). O município recebeu o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente na categoria acima de 100 mil habitantes, pela pontuação obtida em todos os indicadores avaliados. Além disso, conquistou o primeiro lugar em dois pilares: Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. O município também foi destaque nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência (2.º lugar), Educação (2.º lugar) e Saúde e Bem-Estar (3.º lugar). Com esse desempenho, Pinhais superou Curitiba e Maringá no principal prêmio da noite, o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) Geral. Essa é a quarta vez que Pinhais recebe a condecoração no pilar Sustentabilidade para municípios com mais de 100 mil habitantes. O Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila, foi criado em 2021 e desde então reconhece e incentiva as boas práticas municipais de gestão pública. Os vencedores de cada etapa estadual concorrem na etapa nacional, que ocorre em dezembro, em Brasília.
A prefeita Rosa Maria dedicou os prêmios recebidos às equipes envolvidas e à população. "A sensação é que o trabalho está sendo bem feito pelos servidores e servidoras, há uma população que compreende e que contribui. É a materialização do trabalho, do esforço, da dedicação e do comprometimento de quem entende que são as melhores estratégias que nós fazemos com que nossa cidade continue se transformando, levando qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.
Rosa Maria disse que é uma honra para Pinhais receber pela quarta vez consecutiva a premiação no pilar Sustentabilidade e, especialmente, o prêmio principal. “Com o IGMA, é o Oscar. É realmente dizer que Pinhais se configura como uma grande gestão e isso realmente aumenta a responsabilidade para o município se manter eficiente”, acrescentou.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, comemorou o “tetra” de Pinhais no pilar Sustentabilidade. “Estamos muito felizes, pois consolida o trabalho que a gente vem desenvolvendo, cuidando da nossa cidade, cuidando dos rios, dos animais, dos bosques, das praças. É um trabalho conjunto das equipes, que fazem com que nossa cidade tenha esse diferencial”, declarou.
Autoridades
A premiação Band Cidades Excelentes 2025 foi acompanhada pelo viceprefeito de Pinhais, Marcinho, pelas demais secretárias e secretários municipais e também pelo presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco, pela vereadora Professora Haline Siroti e pelos vereadores Amarildo Amaral, Fabricio Sousa e Leandro do Zezinho.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi e o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, representando o governo do Paraná. Ambos destacaram a relevância de premiar as boas práticas de gestão. O secretário estadual de Administração e Previdência, Luizão Goulart, também acompanhou a solenidade.
Detalhamento O IGMA reúne 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Segundo informações dos organiza-
dores, o prêmio tem como objetivo incentivar a melhoria contínua das gestões municipais, promovendo políticas públicas baseadas em dados e resultados. Veja os vencedores na categoria municípios acima de 100 mil habitantes
Prêmio PrincipalIGMA Geral (Cidade Excelente)
1.º Pinhais
2.º Curitiba
3.º Maringá
Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
1.º Curitiba
2.º Pinhais
3.º Maringá
Pilar Desenvolvimento
Socioeconômico e Ordem Pública
1.º Pinhais
2.º Curitiba
3.º São José dos Pinhais
Pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana
1.º Maringá
2.º Arapongas
3.º Londrina
Pilar Sustentabilidade
1.º Pinhais
2.º Francisco Beltrão
3.º Arapongas
Pilar Educação
1.º Curitiba
2.º Pinhais
3.º Francisco Beltrão
Pilar Saúde e Bem-Estar
1.º Campo Largo
2.º Cascavel
3.º Pinhais




e Justiça é considerada da principal porta de entrada para os projetos de lei. (Foto: Júlia Schneider/CMC)
CCJ decide pela anexação de dois projetos de “Lei Felca”
em Curitiba
Na 27ª reunião ordinária de 2025, colegiado decidiu juntar propostas de Eder Borges (PL) e Professora Angela (PSOL) que combatem a adultização de crianças e adolescentes
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisou 41 proposições que integraram a pauta da 27ª reunião ordinária, realizada na terça (21/ 10). Além de aprovar o trâmite de 11 proposições e arquivar outros 3, o colegiado decidiu que outras 27 proposições precisam ser reavaliadas pela própria CCJ com base em decisões como pela anexação, por mais informações, pela devolução ao autor ou ainda pelo pedido de vista regimental. No único caso de pedido de anexação, houve um debate acerca do projeto de lei que tinha como objetivo instituir uma política municipal de combate à cyberpedofilia e à adultização (005.00583.2025), da Professora Angela (PSOL). A decisão foi pela anexação a proposta similar (005.00578.2025), apresentada pelo vereador Eder Borges (PL). Ambas as proposições usam a mesma denominação: Lei Felca. No parecer, o relator Rodrigo Marcial (Novo) explicou que ambos os textos tratam de matéria semelhante, o que justificou a unificação. “O artigo 116 do Regimento Interno desta Casa indica que, se houver matéria semelhante, a proposição apresentada será anexada à anterior, prevalecendo a primeira apresentada”, justificou Marcial. Ele ainda ressaltou a proximidade do protocolo das duas propostas: enquanto o projeto de lei de Eder Borges foi protocolado no dia 10 de agosto, a proposta da Professora Angela foi protocolada no dia seguinte, 11 de agosto.
A vereadora Camilla Gonda (PSB) divergiu do relator e votou contra a anexação. Em voto separado, ela afirmou: “Os dois projetos, muito embora tratem da adultização de menores, têm campos de atuação distintos. Um se concentra em estratégias no ambiente digital, e o outro trata de ações presenciais e proibições. Entendo que poderiam tramitar separadamente.”
Da Costa (União) destacou que a anexação pode gerar um espírito colaborativo. “É legal ver os dois defendendo juntos”, comentou o vereador, ao reconhecer a convergência de propósitos. Com 5 votos favoráveis ao parecer, e apenas 1 contrário, o colegiado decidiu pela unificação dos dois projetos.
9 projetos foram devolvidos aos autores
A CCJ decidiu devolver 9 projetos de lei aos respectivos autores, para responder a apontamentos feitos pelo colegiado em até 60 dias, sob pena de arquivamento. A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) recebe de volta duas proposições de sua autoria: a 005.00605.2025, que proíbe o cruzamento consanguíneo de animais, e a 005.00601.2025, sobre notificação de acidentes de trânsito envolvendo embriaguez. Professora Angela (PSOL) também recebeu novamente duas iniciativas: a 005.00614.2025, para dispor salas de apoio à amamentação em repartições públicas e empresas, e a 005.00613.2025, para garantir passe livre a lactantes e acompanhantes.
Outros cinco vereadores tiveram uma proposta legislativa devolvida: a 014.00063.2025, de Laís Leão (PDT), que reconhece de Utilidade Pública à Associação Scalabrini; a 005.00274.2025, de Da Costa (União), para criar um programa de reinserção social de pessoas em situação de rua; a 005.00085.2024, de Leonidas Dias (Pode) e Alexandre Leprevost, sobre o uso de sensores de glicose em crianças da rede pública municipal; a 014.00064.2025, de Tiago Zeglin (MDB), para reconhecer a Utilidade Pública da Associação Evangelizar é Preciso; e a 014.00067.2025, de Sidnei Toaldo (PRD), para reconhecer a Utilidade Pública do Instituto Didier Ravon.
Outros projetos aguardam por mais informações
A comissão solicitou informações complementares sobre projetos que exigem parecer técnico de outros órgãos municipais. O 005.00480.2025 (com substitutivo geral 031.00234.2025), de Delegada Tathiana Guzella (União) e João 5 Irmãos (MDB), que trata do descarte irregular de resíduos, permanecerá em análise até o recebimento de parecer da Secretaria do Meio Ambiente. Também foram encaminhados para complementação o 005.00590.2025 (com substitutivo geral 031.00268.2025), também de Delegada Tathiana, sobre a campanha "No Trânsito, o Maior Cuida do Menor", e o 005.00154.2025 (que conta com quatro substitutivo gerais, 031.00107.2025, 031.00189.2025, 031.00265.2025 e 031.00267.2025), que cria a política de habitação popular por autogestão, de Vanda de Assis (PT).
3 projetos receberam pedidos de vista regimental
Três projetos receberam pedidos de vista regimental, entre eles o 005.00663.2025, do Executivo, que trata da transferência de imóvel à Cohab; o 005.00032.2025, de Da Costa (União), sobre o uso de câmeras de monitoramento; e o 005.00396.2025, de Vanda de Assis (PT), que propõe o rastreamento de transplantes de vegetação em obras públicas. Os pedidos foram apresentados para que os vereadores tenham mais tempo de avaliar o mérito das matérias.
Função da CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça é responsável por analisar a constitucionalidade, legalidade e adequação regimental das proposições apresentadas ao Legislativo. Após a etapa na CCJ, os projetos seguem para as comissões de mérito e, quando aplicável, ao plenário.
Presidida por Fernando Klinger (PL), a CCJ é composta por Tiago Zeglin (MDB), vice-presidente, Camilla Gonda (PSB), Da Costa (União), Jasson Goulart (Republicanos), Lórens Nogueira (PP), Rafaela Lupion (PSD), Rodrigo Marcial (Novo) e Toninho da Farmácia (PSD). A íntegra da 27ª reunião está disponível no canal da Câmara Municipal de Curitiba no YouTube.
Por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), critica Decreto Federal que altera educação especial
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, publicou em suas redes sociais, na quintafeira (23/10), uma nota de repúdio ao Decreto Federal 12.686/25, que institui a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. Na avaliação do parlamentar, a medida coloca em risco um modelo de sucesso de Educação Especial executado no Paraná.
“Somos exemplo para todo o Brasil no atendimento pedagógico e terapêutico ofertado a cerca de 50 mil pessoas com deficiência em mais de 400 APAEs existentes no Estado. Um trabalho reconhecido nacionalmente, desenvolvido com excelência, humanidade, transparência e resultados

concretos de inclusão social”, observou Curi. “A educação especial não pode ser tratada de forma ideológica ou burocrática”, completa.
A medida do governo federal estabelece que o atendimento educacional especializado (AEE), para pessoas com deficiência, deve ocorrer pre-
Deputada Márcia Huçulak (PSD)
Para marcar os dois anos da Lei da Telessaúde, a deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) produziu um podcast especial com a médica Rafaela Wagner, coordenadora da área no Hospital Pequeno Príncipe. No programa, Rafaela apresenta o trabalho desenvolvido pela instituição, referência nacional no atendimento infantojuvenil.
O conteúdo estará disponível no canal da deputada no YouTube (youtube.com/@marcia.huculak) a partir das 9 horas deste sábado (25/10), data em que a Lei 21.718/ 2023, proposta por Márcia, completa dois anos em vigor. O Paraná foi o primeiro estado a contar com uma legislação estadual sobre o tema.
Márcia lembra que a lei trouxe segurança jurídica para as atividades do setor, tendo sido criada na esteira da lei federal. Ambas regulamentaram o serviço que teve grande expansão durante a pandemia de covid-19, diante do aumento expressivo da demanda por atendimento remoto.
Rafaela destaca esse ponto: “Enfrentamos uma série de desafios, entre eles a falta de informação e a necessidade de atuar de forma emergencial nessa área, garantindo o atendimento dos pacientes. A normatização legal ocorreu no pós-pandemia”, relata. “Foi um período, eu diria, assustador e fascinante; agora estamos colhendo os frutos.”
“Agradeço imensamente a contribuição [da lei] para o Estado do Paraná nesse sentido”, completou a médica.
ferencialmente dentro da escola regular, tornando exceção o trabalho das instituições especializadas. Na avaliação de Curi, a iniciativa altera de forma significativa a organização da educação especial e o funcionamento das APAEs em todo o país.
“Defender as APAEs é defender a inclusão com responsabilidade, respeito à diversidade e sensibilidade às necessidades reais das pessoas com deficiência e de suas famílias”, expressou o deputado. Na avaliação dele, as políticas públicas que tratam de educação especial precisam ser construídas “com diálogo, sensibilidade e escuta daqueles que vivem, na prática, os desafios da inclusão”.
inovação no atendimento

Mais acesso qualificado
Rafaela Wagner apresenta o histórico do desenvolvimento e o estágio atual dos serviços, que têm ampliado o alcance da instituição – principalmente para comunidades e pacientes distantes. “Telessaúde é acesso”, resume.
Na avaliação de Márcia Huçulak, a Telessaúde do HPP promove um atendimento qualificado, especializado e multiprofissional, ao mesmo tempo em que atua com a equipe local — aquela que está onde o paciente se encontra. “Isso qualifica muito o serviço”, afirma.
Rafaela destaca que a atuação de alta complexidade do HPP — que inclui, por exemplo, cirurgias cardíacas de altíssima complexidade, correções de malformações cardíacas e transplante cardíaco — faz com que a instituição busque constantemente a excelência em sua atuação.
“Essa busca exige que a gente olhe para fora e observe o que os principais players estão realizando de diferente, que possa garantir melhoria na qualidade de
vida e na morbimortalidade das crianças, e que possamos incorporar”, explica. Essa prática foi aplicada à Telessaúde, cuja origem no hospital curitibano remonta a contatos do diretor-superintendente José Álvaro Carneiro com o Pittsburgh Children’s Hospital, em 2013. A instituição norte-americana desenvolvia, à época, um trabalho de teleconsultoria médica em vários países.
“Com 105 anos de atuação, o HPP sempre buscou a inovação ao longo de sua história”, ressalta Márcia. “Vemos isso muito bem agora na Telessaúde, um trabalho que merece ser reconhecido.”
Quem é a especialista Rafaela Wagner formou-se em Medicina pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Focou sua atuação em pediatria e reumatologia pediátrica. É preceptora da residência médica em pediatria do Hospital Pequeno Príncipe e coordena o Serviço de Telessaúde da instituição.

Créditos: Orlando Kissner/Alep
Com nove integrantes, a Comissão de Constituição


Oscar da Contabilidade: Sanepar é primeira empresa tricampeã no Troféu Transparência Anefac
A Companhia Paranaense de Saneamento foi escolhida pela terceira vez consecutiva Empresa de Destaque na premiação Troféu Transparência 2025, promovido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a primeira empresa a conquistar, por três anos consecutivos, o título de Empresa de Destaque na premiação do Troféu Transparência Anefac, considerado o “Oscar da Contabilidade”. O anúncio foi feito na noite desta quintafeira (23), durante a cerimônia de entrega dos troféus em São Paulo, entre os vencedores das três categorias da premiação promovida pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Em 29 edições do Troféu, esta é a primeira vez que uma das mais de 100 empresas avaliadas pela Anefac conquista o “tricampeonato” como a que teve melhor desempenho em suas demonstrações contábeis no ano anterior. Além dos três anos consecutivos, a Sanepar já havia sido eleita Empresa Destaque do Troféu Transparência outras cinco vezes.
“Conquistar esse reconhecimento, entre grandes empresas do mesmo porte, mostra o quanto a transparência é uma cultura enraizada em todos os setores da Sanepar, resultando em informações claras, completas e de fácil acesso”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

O Troféu Transparência, realizado anualmente pela Anefac, é concedido após um processo de avaliação rigoroso e em constante aperfeiçoamento, com mais de cem especialistas de diferentes setores, coordenados por três instituições acadêmicas: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Fundação de Estudos Superiores de Ciências Aplicadas (Fucape), com sede no Espirito Santo, e Universidade Nacional de Brasília (UnB).
O trabalho tem também o envolvimento de profissionais da Fundação Ins-
tituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto e Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Este ano, o tema da premiação foi “Liderança Humanizada com transparência, inspirando o mercado”, reforçando a importância da combinação entre transparência e liderança humanizada, valorizando organizações que promovem ética, responsabilidade social e uma gestão centrada nas pessoas.
“Em um mercado cada vez mais competitivo, o Troféu Transparência Anefac se consolida como um selo de excelência, conferindo às empresas ganhadoras um reconhecimento único por suas práticas de transparência e governança. Para os investidores, essa chancela representa um importante indicador de confiança e solidez”, afirmou Alexandre Velilla, presidente nacional da Anefac.
SELO DE EXCELÊNCIA
A Sanepar foi escolhida Empresa Destaque na categoria de companhias
com receita líquida de R$ 5 bilhões a R$ 20 bilhões. São diversas vencedoras: além da Sanepar, também venceram nesta categoria a Cogna, Eneva, Engie, Fleury, Guararapes, Klabin, Lojas Renner, M. Dias Branco e Randoncorp. O resultado das vencedoras havia sido divulgado pela Anefac em agosto. A Empresa de Destaque foi anunciada na noite de premiação. TRABALHO EM EQUIPE
O diretor Financeiro e de Relação com Investidores da Sanepar, Abel Demétrio, ao lado do gerente contábil, Ozires Kloster, receberam o prêmio na cerimônia desta quinta. Demetrio destacou o trabalho em equipe como essencial para a conquista. “O compromisso de cada funcionário na estruturação das informações foi fundamental para tornar a Sanepar uma referência nacional na transparência”, declarou.
Na manhã desta sexta-feira (24), eles entregaram as premiações ao diretor-presidente, Wilson Bley, na sede administrativa da Companhia em Curitiba. Os empregados foram reunidos para também celebrarem a conquista, reforçando que foi uma conquista feita pelo trabalho dos mais de 6 mil funcionários.
Estado amplia acervo de materiais didáticos com novas cartilhas de educação ambiental
Seis novas cartilhas, de diferentes vertentes, estão em produção pelo Instituto Água e Terra. Entre as novidades, destaque para produção sobre as abelhas nativas sem ferrão, sobre árvores de espécies nativas e um passeio pelo Parque Rio da Onça, além de uma segunda versão da “Outo rguinha”
O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), está ampliando a coleção de materiais didáticos voltados à sensibilização e conscientização ambiental. Seis novas cartilhas, de diferentes vertentes, estão em produção pelo órgão, com destaque para um material dedicado exclusivamente às abelhas nativas sem ferrão, protagonistas do programa Poliniza Paraná. As outras envolvem “Descobrindo o Mundo das Árvores”, o “Rio Vivo: Pescando Consciente”, um livreto sobre o Parque Rio da Onça, em Matinhos, no Litoral, além da nova edição da cartilha “Outorguinha” e a atualização do material de apresentação do Poliniza Paraná.
Parte dos conteúdos são produzidos por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA). O “Descobrindo o Mundo das Árvores”, por exemplo, foi pensado com o intuito de conscientizar a população sobre a importância das árvores nativas do Paraná, um braço do programa Paraná Mais Verde. Entre outras ferramentas educativas, a cartilha exemplifica quais espécies são frutíferas e como, com o auxílio da fauna, as sementes são dispersas, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e a recuperação de áreas degradadas.
O material revela ainda que essas árvores nativas frutíferas possuem diversos usos socioeconômicos, como a produção de alimentos, cosméticos e subprodutos que geram novas fontes de renda e promovem desenvolvimento sustentável. “Uma criança que tem acesso à educação ambiental de qualidade será um adulto que vai disseminar as informações de maneira adequada e cobrar da sociedade comportamentos responsáveis. A educação é a base da transformação do mundo”, destaca a chefe do Núcleo de Educação Ambiental do IAT, Ana Letícia Aniceto Lowen.
Já o “Rio Vivo: Pescando Consciente” é um material desenvolvido em parceria com a Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SBHP), ligada à Sedest. A publicação tem como principal objetivo a conscientização sobre a pesca esportiva e busca reduzir os impactos sobre o ciclo natural dos peixes. O conteúdo orienta sobre a importância da sol-
tura pós-pesca de pequenos peixes e da suspensão da atividade durante o período da piracema, fase reprodutiva essencial para a renovação das populações e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.
A coleção dedicada às abelhas nativas sem ferrão tem como foco despertar a curiosidade do público sobre a importância desses insetos na manutenção da vida. O material apresenta de forma lúdica e informativa o papel essencial das abelhas na polinização, a contribuição para a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, além de destacar como qualquer pessoa pode ajudar na preservação dessas espécies.
A produção sobre o Rio da Onça, por sua vez, foca em uma aventura cheia de descobertas dentro da Unidade de Conservação encravada em Matinhos. Entre os atrativos do parque de 119 hectares estão trilhas, pontes elevadas e o mirante, onde é possível observar a formação das copas das árvores.
“São produções que contam com o apoio de instituições de ensino, Unidades de Conservação e profissionais parceiros, que colaboram com a equipe técnica do IAT na elaboração dos conteúdos”, diz Ana Letícia.
OUTORGUINHA
Depois do sucesso da primeira edição, “Outorguinha em: A história da água”, lançada em 2024 para crianças entre 8 e 10 anos, vem aí
uma nova versão da cartilha elaborada pela Diretoria de Licenciamento e Outorga do IAT. O material, agora, vai abordar a relação entre resíduos sólidos e recursos hídricos, mostrando como pequenas ações cotidianas impactam na qualidade da água e na preservação dos ecossistemas.
Voltada a crianças a partir de 9 anos, a publicação traz conteúdos detalhados, atividades interativas e orientações sobre separação, reaproveitamento e destinação adequada dos resíduos. “O objetivo é despertar a conscientização desde cedo, mostrando que pequenas atitudes no descarte dos resíduos fazem toda a diferença para a qualidade da água e para a manutenção dos ecossistemas aquáticos”, explica o gerente de Outorga do Instituto, Tiago Martins Bacovis.
Chefe da Divisão de Demanda e Disponibilidade Hídrica do IAT, Gláucia Tavares Paes de Assis destaca que a nova edição trará também novidades no aspecto visual e narrativo. “O personagem Outorguinha, símbolo da série educativa, cresceu junto com o projeto. Ele acompanha a evolução do conteúdo e do público, mantendo a proposta de unir aprendizado e diversão. Essa conexão ajuda a aproximar a população dos temas da gestão dos recursos hídricos e do manejo adequado dos resíduos sólidos”, afirma.
BIBLIOTECA

Além dos novos títulos, o IAT dispõe de diversas outras cartilhas que vêm sendo utilizadas em ações educativas em todo o Paraná. Entre elas estão “Poliniza Paraná”, livreto que está em atualização e aborda o papel das abelhas e de outros polinizadores na manutenção dos ecossistemas; “E se eu encontrar um animal silvestre?”, que orienta sobre como agir corretamente ao encontrar animais nativos; e a “Teoria do Elo”, que apresenta a relação entre maus-tratos a animais e a violência contra pessoas, especialmente mulheres, crianças e idosos. “O investimento em materiais didáticos, nesse conteúdo tão rico, é um dos caminhos mais efetivos para transformar a relação das pessoas com o meio ambiente”, ressalta Ana Letícia.


Paraná acumula cinco superávits desde 2019 e já iguala marca da década anterior
Os números apontam ainda que 2025 tende a manter o cenário de exportações em maior volume do que as importações. Entre janeiro e setembro, o saldo positivo é de aproximadamente US$ 2,1 bilhões. As vendas somaram US$ 17,7 bilhões e as compras de itens estrangeiros movimentaram US$ 15,6 bilhões nesse período
O Paraná registrou superávit na balança comercial em cinco anos desde 2019, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), compilados a partir da Secretaria de Comércio Exterior do governo federal. O número iguala a quantidade de superávits dos nove anteriores - foram quatro déficits consecutivos entre 2011 e 2014. Confira os dados AQUI . Os números apontam ainda que 2025 tende a manter o cenário de exportações em maior volume do que as importações. Entre janeiro e setembro, o saldo positivo é de aproximadamente US$ 2,1 bilhões. As vendas somaram US$ 17,7 bilhões e as compras de itens estrangeiros movimentaram US$ 15,6 bilhões nesse período "Os sucessivos superávits que o Paraná vêm registrando na sua balança comercial refletem a competitividade das empresas locais, com o apoio do Governo do Estado para garantir infraestrutura de escoamento. As exportações paranaenses destacam-se pela diversificação, incluindo desde alimentos até produtos de alto valor agregado, como automóveis, tratores e caminhões", afirma o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado. Em 2019, o saldo registrado foi de pouco menos de US$ 2 bilhões, fruto de US$ 16,4 bilhões arrecadados em exportações e US$ 14,4 bilhões em importações, principalmente de fertilizantes para o agronegócio, uma tendência estadual. A economia paranaense mostrou resiliência em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, quando a diferença entre as exportações (US$ 16,2 bilhões) e importações (US$ 11,8 bilhões) resultaram em um superávit de US$ 4,3 bilhões.

A partir de 2021 os montantes envolvidos no comércio paranaense com o mercado internacional cresceram bastante, mesmo ainda em meio ao estado de emergência em saúde pública. Naquela oportunidade, os valores em exportações subiram para US$ 19 bilhões - quase US$ 3 bilhões a mais do que nos dois anos anteriores. Como as importações também subiram, alcançando US$ 16,9 bilhões, o saldo acabou ficando em US$ 2 bilhões.
O bom desempenho teve um hiato em 2022. Por causa da guerra na Ucrânia, houve aumento dos preços em dólar dos insumos para a agricultura. As exportações, no entanto, continua-
Bombeiros paranaenses
são
ram em ascendência e somaram US$ 22,1 bilhões. As importações foram de US$ 22,4 bilhões.
A economia paranaense voltou a ter superávit em 2023, após estabilidade dos preços dos fertilizantes. Com força em diversos segmentos, o Paraná teve nesse ano seu melhor desempenho em exportações dentro do período analisado, com US$ 25,2 bilhões. Houve uma combinação perfeita de grande safra agrícola com bons preços internacionais. Com US$ 18,1 bilhões registrados nas importações, o saldo favorável bateu em US$ 7,1 bilhões.
A tendência se manteve no ano pas-
sado. As saídas internacionais movimentaram US$ 23,3 bilhões, enquanto as entradas ficaram no patamar de US$ 19,6 bilhões. O resultado positivo para as empresas paranaenses foi de US$ 3,7 bilhões. EM 2025 Para 2025, as exportações do Paraná vêm passando por um processo de desconcentração de mercados internacionais. Até setembro, os produtos do Estado já chegaram a 209 destinos diferentes. Se por um lado, Estados Unidos e China apresentaram redução na participação desse comércio, países como Argentina, Índia e Irã, por exemplo, cresceram como parceiros paranaenses.
Os principais produtos exportados pelo Paraná seguem sendo a soja em grão e a carne de frango “in natura”, únicos que alcançam os dois dígitos no porcentual de participação da balança comercial. A soja representou 26,9% de tudo que foi vendido em 2024. Neste ano, em nove meses, essa parcela caiu um pouco, para 20,9% do total. A carne de frango, por sua vez, era responsável por 15,7% dos negócios no ano passado, passando para 14,8% em 2025, entre janeiro e setembro. A economia paranaense observa ainda o aumento expressivo na participação nas exportações de diversos itens. É o caso dos cereais, que foram de 1,7% em 2024 para 3,5% em 2025. O valor já é 95,9% maior, mesmo faltando três meses ainda para fechar a conta. Os automóveis também ganharam espaço nas vendas internacionais, passando de uma fatia de 2,1% no total de exportações no ano passado, para os atuais 3,7%, em uma elevação de 69,6%.
A participação da carne suína “in natura” e do óleo de soja bruto subiu pouco mais de 50% entre os dois anos - ambos têm uma fatia de 2,4% do mercado de exportações do Paraná nesses primeiros meses de 2025. PAÍSES
Entre 2019 e 2025 a produção paranaense também alcançou novos mercados. No primeiro semestre de 2025, os produtos paranaenses desembarcaram em 206 mercados diferentes, dos tradicionais, como Estados Unidos, Argentina, Alemanha e China, a lugares como Moldávia, Gibraltar, Vanuatu, Laos, Madagascar, Palau, São Vicente e Granadinas, Camarões e Belize. Em 2019, no mesmo período, eram 196 mercados.
campeões de torneio nacional de salvamento veicular
A vitória dos bombeiros do 4º BBM garantiu ao CBMPR uma vaga para representar o Brasil no Desafio Mundial de Salvamento Veicular, que ocorrerá em 2026, no Rio de Janeiro. Essa será mais uma oportunidade de mostrar o alto nível técnico e o comprometimento dos bombeiros paranaenses em um evento de alcance internacional
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) conquistou o 1º lugar geral no 7º Desafio Nacional de Salvamento Veicular, neste final de semana, representado pela equipe do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Cascavel. Nesta edição, a competição integrou a programação do 1º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária, realizado de 23 a 25 de outubro, no Espírito Santo.
O desafio reuniu 24 equipes de 14 estados brasileiros, integrando bombeiros militares, profissionais do Samu e representantes de concessionárias de rodovias, totalizando mais de 200 competidores. Além da equipe de Cascavel, o CBMPR também estava representado pela equipe do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, de Francisco Beltrão. Ambas chegaram ao nacional por meio da etapa estadual — seletiva que define as representações de cada estado na competição.
Foto: CBMPR

A vitória do 4º BBM consolidou os bombeiros paranaenses como a melhor equipe de salvamento veicular do Brasil em 2025. A equipe de Cascavel também foi a grande vencedora nas premiações por áreas, levando os troféus de Melhor Comandante, Melhor Equipe Técnica e Melhor Equipe Médica. O grupo vitorioso tem em sua equipe técnica o 1º tenente Risardi (comandante), o 1º tenente Cícero, o 1º sargento Baranowski e o 2º sargento Franciney. No atendimento pré-hospitalar o 2º sargento Dos Santos e o cabo Fernando, e ainda a 3º Sargento Melânia na reserva.
Em sua sétima edição, o Desafio tem como objetivo aprimorar as técnicas de resposta a acidentes de trânsito com vítimas presas em ferragens. Durante as provas, as equipes realizam simulações de resgate em veículos acidentados, com cenários que reproduzem situações reais — desde colisões frontais até capotamentos. Cada equipe dispõe de 25 minutos para aplicar o conjunto completo de procedi-
mentos: avaliação de cena, comando de operações, corte e estabilização dos veículos e atendimento pré-hospitalar às vítimas. Segundo o major Tiago Zajac, presidente da Câmara Técnica de Salvamento Veicular do CBMPR, o desafio tem papel fundamental na formação continuada dos bombeiros. “Essas competições vão muito além da disputa. Elas estimulam a criação de equipes especializadas, a padronização de técnicas e o aperfeiçoamento constante do atendimento prestado à população. Cada minuto salvo em um treinamento como esse pode representar uma vida preservada em um acidente real”.
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
O processo de seleção das equipes participantes ocorre por meio de desafios estaduais, que avaliam o desempenho técnico e tático dos grupos em diversas situações operacionais. Após a classificação, os representan-
tes estaduais seguem para o desafio nacional, onde as provas cobram habilidades de comando, comunicação, segurança de cena, uso de ferramentas de desencarceramento e atendimento préhospitalar.
A equipe paranaense campeã mantém uma rotina intensa de treinamentos e instruções há mais de quatro anos, possibilitando a capacitação de excelência de bombeiros militares e equipes do Samu. Esse trabalho contínuo tem contribuído para elevar o nível técnico do salvamento veicular em todo o Paraná e no Brasil.
O histórico de participação do CBMPR no Desafio Nacional é marcado pela constância e o protagonismo. O Estado participa desde a primeira edição do evento, acumulando experiências e melhorias ao longo dos anos — mas o resultado de 2025 é, até agora, o melhor desempenho da Corporação em âmbito nacional. “O resultado é fruto de muito esforço, dedicação e estudo. As competições são desafiadoras, mas o maior ganho é o preparo das equipes para atuar nas emergências reais, com segurança e eficiência. É uma vitória que representa todo o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná”, comemora o tenente Risardi, comandante da equipe campeã. DESAFIO MUNDIAL
A vitória dos bombeiros do 4º BBM garantiu ao CBMPR uma vaga para representar o Brasil no Desafio Mundial de Salvamento Veicular, que ocorrerá em 2026, no Rio de Janeiro. Essa será mais uma oportunidade de mostrar o alto nível técnico e o comprometimento dos bombeiros paranaenses em um evento de alcance internacional. Com o título nacional e a vaga garantida para o Mundial de 2026, o CBMPR reafirma sua posição de referência em salvamento veicular no Brasil, destacando-se não apenas pelas conquistas em competições, mas pelo compromisso permanente com a melhoria da resposta operacional e a preservação de vidas nas estradas paranaenses e em todo o País.
Limpeza de canais e valas reforça prevenção contra alagamentos em São José dos Pinhais

Com o objetivo de evitar alagamentos, melhorar o escoamento das águas pluviais e garantir mais segurança à população, estão sendo realizadas ações intensivas de limpeza e desobstrução de canais e valas em diversos bairros de São José dos Pinhais. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de
Viação e Obras Públicas (Semvop) e fazem parte das medidas preventivas adotadas antes do período de chuvas mais intensas.
As equipes atuam com o auxílio de escavadeiras hidráulicas e caminhões, retirando resíduos, entulhos e vegetação que comprometem o fluxo natural da água. Além de prevenir pontos de alagamento, a
limpeza contribui para a conservação das redes de drenagem e reduz o risco de proliferação de insetos e mau cheiro em áreas urbanas e rurais. De acordo com o secretário de Viação e Obras Públicas, Marco Setim, o trabalho é essencial para manter a cidade preparada.
“A prevenção é sem-
pre o melhor caminho. A limpeza constante de canais e valas garante que a água tenha o escoamento adequado, evitando transtornos e protegendo as famílias de São José dos Pinhais”, destacou o secretário.
O diretor de Viação, Agnaldo dos Santos, reforça que as equipes estão percorrendo diferentes re-
giões do município.
“Estamos intensificando as frentes de serviço para atender o maior número possível de locais antes do aumento das chuvas. Esse cuidado faz toda a diferença para o bem-estar e a segurança da população”, afirmou o diretor.
As ações de limpeza seguem um cronograma
planejado, contemplando pontos críticos já mapeados pela Semvop. A Prefeitura orienta os moradores a colaborarem com o trabalho, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em valas e beiras de rios, atitude fundamental para manter o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade.
Últimos dias para participar do concurso cultural “Vamos Pintar São José dos Pinhais”
O concurso cultural
“Vamos Pintar São José dos Pinhais”, promovido pela Rádio CBN Curitiba em comemoração aos 335 anos da cidade, está em sua reta final. No último sábado (25), foram realizadas ações especiais de distribuição de mapas ilustrados no calçadão da Rua XV de Novembro e no Shopping São José, em parceria com a Multiloja e o shopping center. Os mapas, criados
pelos cartunistas Ademir Paixão e Guilherme Paixão, apresentam uma versão estilizada da cidade, destacando pontos turísticos, locais históricos e referências cotidianas.
Os participantes têm até o dia 28 de novembro para devolver os mapas coloridos nos pontos de distribuição. As obras serão avaliadas por uma comissão julgadora, e os trabalhos mais criativos serão premiados em
uma cerimônia no final de 2025. Além disso, as obras selecionadas integrarão uma exposição itinerante pela cidade.
O concurso está aberto a todas as idades e é uma oportunidade para os moradores expressarem sua criatividade e carinho por São José dos Pinhais. Para mais informações e consulta dos pontos de retirada dos mapas, acesse o site oficial da Rádio CBN Curitiba.

Praça Getúlio Vargas guarda mais de um século de história
em São José dos Pinhais
A Praça Getúlio Vargas, localizada no Centro de São José dos Pinhais, entre as ruas Scharffenberg de Quadros e Padre Bittencourt, passou por diversas transformações ao longo de seus mais de 100 anos, incluindo alterações físicas e de nomenclatura. O local ainda abriga um dos principais monumentos da cidade: a Caixa d’Água. De acordo com a historiadora Damiana Pereira, do Museu Municipal Atílio Rocco, o primeiro nome do espa-
ço era Praça Craveiro de Sá. Posteriormente, foi renomeado para Praça Dr. Faria Sobrinho, até receber sua atual denominação em homenagem ao ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas. Segundo registros do Museu, em 1966 foi inaugurada na Praça Getúlio Vargas a Caixa d’Água, monumento que se tornou um marco da cidade e foi tombado pelo patrimônio histórico em 2018. O local também abrigou, por muitos anos, o Terminal Central de ônibus, que teve suas
operações transferidas em 2011 para o atual espaço na Rua Norberto de Brito.
Após a desativação do terminal, a praça passou por um processo de revitalização, ganhando um espelho d’água e novas áreas de convivência. Atualmente, o espaço conta com um parquinho infantil, a histórica Caixa d’Água e o Instituto de Identificação, mantendo-se como um importante ponto de referência para a população de São José dos Pinhais.


Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais
Roberto Carlos confirma show extra em Curitiba após sucesso de vendas

Foto: Pedro Gomes / Getty Images
O público pediu e o Rei atendeu: Roberto Carlos confirmou uma data extra em Curitiba, no dia 27 de novembro, no Teatro Positivo. A primeira apresentação, marcada para o dia 28, teve os ingressos esgotados rapidamente, e as vendas para o novo show
já estão abertas pelo Disk Ingressos.
Os ingressos variam de R$ 340 a R$ 1.500, conforme o setor, e há opções de descontos promocionais, como ingresso solidário e benefícios para clubes parceiros. As apresentações começam às 21h, com
abertura da casa às 19h. O artista chega à capital paranaense com a turnê “Eu Ofereço Flores”, que celebra mais de seis décadas de carreira e reúne sucessos que marcaram gerações, como “Detalhes”, “Cavalgada”, “Emoções” e “Como é Grande o Meu
Amor por Você”. Em 2025, Roberto Carlos segue em turnê nacional e internacional, após apresentações na América do Sul e nos Estados Unidos, onde foi incluído na lista dos 30 artistas com maior público do país, ao lado de Elton John e Cher.
Ícone da música brasileira, Roberto Carlos construiu uma trajetória marcada por romantismo, fé e inovação. Com mais de 70 álbuns lançados, o cantor acumula centenas de discos de ouro, platina e diamante, além de prêmios como Grammy Latino, Billboard Lifetime Achievement Award e Personalidade do Ano da Academia Latina de Gravação.
A produção local é assinada pela Cult! Produções, RW7 Production & Entertainment e RC Produções.
Musical que celebra a vida e a obra de Djavan chega a Curitiba
O Teatro Guaíra recebe, nos dias 7 e 8 de novembro, o espetáculo “Djavan – O Musical: Vidas Para Contar”, uma homenagem vibrante a um dos maiores nomes da música brasileira. A produção, sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo, combina música, teatro e dança para revisitar momentos marcantes da trajetória do cantor e compositor alagoano.
Com cerca de duas horas
de duração, o musical traz canções emblemáticas como “Flor-de-Lis”, “Meu Bem Querer”, “Pétala”, “Um Amor Puro” e “Se…”, em arranjos que transitam entre samba, jazz, pop e ritmos afro-brasileiros. A direção musical é de Fernando Nunes e João Viana, filho de Djavan.
No papel principal, o ator e cantor Raphael Elias dá vida ao artista em diferentes fases da carreira. Seleciona-
do entre 250 candidatos, o mineiro interpreta Djavan com emoção e autenticidade, em um espetáculo que exalta sua genialidade e representatividade.
“Queremos levar ao público uma experiência cheia de brasilidade, emoção e inspiração. Djavan é um símbolo de poesia, talento e perseverança”, destaca Gustavo Nunes, idealizador da montagem.
Com direção artística
de João Fonseca e texto de Patrícia Andrade e Rodrigo França, o espetáculo reúne ainda elenco com nomes como Marcela Rodrigues, Milton Filho, Erika Affonso, Aline Deluna e Tom Karabachian, entre outros.
Os ingressos estão disponíveis pelo site Olha o Ingresso, com valores entre R$ 25 e R$ 220, conforme o setor. As apresentações acontecem às 20h, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Foto: Divulgação

Banda James chega a Curitiba com turnê que celebra 40 anos
de carreira
A lendária banda britânica James, um dos grandes nomes do rock alternativo, volta ao Brasil com uma turnê que celebra quatro décadas de história. Em Curitiba, o show acontece no dia 12 de novembro, na Ópera de Arame, prometendo uma noite nostálgica e vibrante para os fãs.
Formada nos anos 1980, a banda conquistou o público com clássicos como Come Home, Sit Down, Laid e She’s a Star, e ultrapassou a marca de 25 milhões de álbuns vendidos. Ao longo da carreira, o James se destacou pela
autenticidade, mesclando letras profundas e críticas sociais com melodias envolventes.
Após um breve hiato, o grupo retornou com força total, lançando álbuns elogiados como Hey Ma (2008), Living in Extraordinary Times (2018) e All The Colours Of You (2021). Em 2023, o James comemorou 40 anos com o disco “Be Opened By The Wonderful”, que trouxe releituras orquestrais emocionantes de seus maiores sucessos. O mais recente trabalho, “Yummy” (2024),
atingiu o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido — um feito inédito para a banda — e reforça sua relevância no cenário musical contemporâneo, abordando temas como política, tecnologia e sociedade.
Essa será a terceira vez que o James se apresenta no Brasil — a última foi em 2024, no palco Sunset do Rock in Rio. Os ingressos para o show em Curitiba já estão disponíveis pela Ticketmaster, com preços entre R$ 292,50 e R$ 785,00. A realização é da MCA Concerts. Foto: Divulgação

Bragantino demite técnico Fernando Seabra após derrota para o Vasco

Técnico Fernando Seabra — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino anunciou a demissão do técnico Fernando Seabra após a derrota por 3 a 0 para o Vasco da Gama, no último domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Além de Seabra, os auxiliares Vinícius Rovaris e Álvaro Martins também deixam o clube.
Até que um novo treinador seja definido, o time será comandado interinamente por Anderson Marques. A decisão veio após uma sequência negativa: o time acumulou três derrotas consecutivas, incluindo goleadas para Palmeiras e Juventude. Nos últimos 20 jogos, o
Bragantino teve 13 derrotas, apenas três vitórias e quatro empates. Fernando Seabra havia assumido o comando do clube em outubro de 2024, com a missão de evitar o rebaixamento — objetivo que foi alcançado. Neste ano, no entanto, a equipe não apresentou evolução: foi
eliminada nas quartas do Campeonato Paulista, nas oitavas da Copa do Brasil e ocupa atualmente a 12ª posição no Brasileiro, com 36 pontos.
Agora, o Bragantino busca um novo técnico para tentar reverter o mau momento e garantir uma reta final mais estável na competição.
John Textor faz oferta de R$ 3 bilhões para comprar clube

O empresário americano John Textor enviou uma oferta de US$ 200 milhões em dinheiro e US$ 350 milhões em ações, totalizando cerca de R$ 3 bilhões, para adquirir o Wolverhampton Wanderers, da Inglaterra. A proposta foi encaminhada ao Fosun Group, acionista majo-
ritário do clube desde 2016. Apesar do alto valor, o Wolves afirmou que “o clube não está à venda”, embora possa considerar investidores minoritários.
Caso o negócio avance, a compra ampliaria a presença de Textor no futebol europeu, fortalecendo sua rede global de clubes.
Henrique Marques conquista ouro mundial no taekwondo
e
faz
história
O jovem atleta brasileiro Henrique Marques, de apenas 21 anos, sagrou-se campeão mundial na categoria até 80 kg ao vencer o chinês Xiang Qizhang por 2 a 0 em decisão realizada em Wuxi, na China. Com esse triunfo, Henrique tornou-se o primeiro homem brasileiro a conquistar um ouro em Campeonatos
para o Brasil
Mundiais de taekwondo.
A campanha vencedora foi marcada por domínio técnico e superação: antes da final, ele derrotou adversários de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia — mostrando consistência desde as fases iniciais. Além disso, a conquista representa a segunda medalha de ouro da seleção brasileira na
edição de 2025 do Mundial, reforçando o crescimento do taekwondo do país no cenário internacional.
Henrique Marques, que enfrentou desafios como uma grave arritmia cardíaca e uma cirurgia em 2023, ressaltou que o título é fruto de muito trabalho e dedicação. “Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, lá
em Los Angeles-2028 a gente vai ser campeão também”, afirmou o atleta.
Com este feito, o taekwondo brasileiro ganha novo fôlego e Henrique se firma como promessa para os próximos ciclos olímpicos — um atleta que alia talento, resiliência e ambição para colocar o Brasil no topo novamente.

Imagem: CBTKD
João Fonseca brilha na Suíça e conquista seu maior título no tênis profissional
O tênis brasileiro vive um novo momento de glória. O jovem João Fonseca, de apenas 18 anos, conquistou neste fim de semana o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça — um dos torneios mais prestigiados do circuito mundial. A façanha marca o maior título da carreira do carioca até agora e reforça seu nome como uma das maiores promessas do esporte nacional.
Ao longo da competição, Fonseca impressionou pela postura madura e pela força mental diante de adversários experientes, incluindo joga-
dores do top 30 mundial. Sua performance sólida e confiante chamou atenção do público e da imprensa internacional, que destacou a potência de seu saque e o equilíbrio entre agressividade e estratégia nas partidas. A vitória em Basileia rendeu ao brasileiro 471 mil euros em premiação, o equivalente a quase R$ 3 milhões, além de pontos preciosos no ranking da ATP, que devem impulsioná-lo significativamente na classificação global. Com isso, Fonseca se aproxima do grupo de elite do tênis e abre caminho para disputar
torneios ainda mais importantes, como Masters 1000 e Grand Slams. O torneio suíço é conhecido por ter revelado e consagrado grandes nomes da história do tênis, como Roger Federer, que venceu ali dez vezes, e Novak Djokovic. Agora, João Fonseca inscreve seu nome nessa lista, levando de volta ao pódio o orgulho brasileiro que não via um jovem despontar com tanta força desde Gustavo Kuerten. Natural do Rio de Janeiro, Fonseca vem sendo preparado desde cedo para o alto rendimento. Com uma trajetória
marcada por disciplina, mentalidade competitiva e apoio familiar, o jovem atleta demonstra maturidade incomum para sua idade. Após a conquista, ele dedicou o troféu à equipe que o acompanha e aos torcedores brasileiros que têm o apoiado desde o início da carreira. Com o título da Basileia, João Fonseca não apenas consolida seu talento, mas também reacende a esperança de uma nova era do tênis brasileiro — uma geração que promete recolocar o país entre os grandes do esporte mundial.

John Textor - Foto: Stephane Cardinale. Corbis/Corbis via Getty Images

Paraná se destaca com sete finalistas no Prêmio Finep de Inovação
O Paraná mostrou mais uma vez sua força no cenário nacional da inovação: o estado tem sete projetos entre os finalistas da etapa Sul do Prêmio Finep de Inovação 2025. A cerimônia será realizada nesta quinta-feira (23), em Florianópolis, e reunirá iniciativas que representam o que há de mais promissor em ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável na região.
O prêmio, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é considerado o mais tradicional do país no incentivo à inovação. Após dez anos de pau-
sa, ele volta a premiar empresas, instituições e startups que estão transformando diferentes setores da economia brasileira.
As iniciativas paranaenses se destacam pela diversidade e impacto social. Entre elas estão projetos que envolvem reprogramação celular para tratamento de doenças pediátricas, automação industrial com robôs móveis, sistemas de inteligência artificial voltados à análise de risco sanitário e tecnologias de energia limpa com aproveitamento de resíduos e captura de CO₂ renovável.
Esses projetos mostram como o estado tem se consolidado como um polo de inovação,
conectando universidades, empresas e centros de pesquisa em prol do desenvolvimento sustentável e da competitividade industrial.
Os vencedores regionais da etapa Sul se juntarão aos das demais regiões — Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste — na disputa pelo prêmio nacional, que será entregue em dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A Finep destaca que o prêmio também busca valorizar a diversidade, com menções especiais a projetos liderados por mulheres, além de reforçar o compromisso do Governo Federal em fortalecer o ecossistema de inovação em todo o país.
Projeto recolhe 364 quilos de redes de pesca na Baía de Paranaguá

O litoral do Paraná recebeu, entre os dias 14 e 17 de outubro, a primeira edição do Projeto Vamos Desenredar na região, com ações voltadas à limpeza dos mares e à educação ambiental nas comunidades pesqueiras. A iniciativa percorreu seis ilhas da Baía de Paranaguá — Valadares, Eufrasina, Piaçaguera, Amparo, São Miguel e Ponta de Ubá — e conseguiu retirar mais de 364 quilos de materiais de pesca abandonados, como redes, cordas e boias. Além da coleta, o projeto promoveu atividades educativas com moradores locais, exibindo fotos de animais marinhos impactados pela chamada “pesca fantasma” — quando redes abandonadas continuam capturando e ferindo espécies — e
incentivando o descarte correto dos resíduos. Os participantes também receberam brindes feitos a partir de materiais reciclados, confeccionados por artesãs da Rede de Mulheres pela Vida Marinha.
O projeto é realizado em parceria com o Instituto Gremar, a Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e conta com o apoio da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), dentro do programa “Saúde e Bem-Estar”. De acordo com Kayo Zaiats, superintendente de Meio Ambiente da TCP, a ação reforça o compromisso da empresa com a preservação da Baía de Paranaguá e sua biodiversidade. Após o recolhimento, os petrechos passaram por triagem e foram destinados à reciclagem

Nex House recebe exibição do documentário “Ciclos: Corpos, Café e Cuidado”
industrial ou ao reaproveitamento artesanal, transformando-se em bolsas, brinquedos e acessórios sustentáveis. Segundo Carolina Moretti Ortega, bióloga do Instituto Gremar, o projeto já recolheu mais de 8 toneladas de materiais desde 2021, e a chegada ao Paraná representa um novo avanço na conscientização ambiental. A iniciativa também fortalece a pesca artesanal, uma atividade essencial para a identidade e a economia local, ao incentivar práticas mais sustentáveis e seguras para o meio ambiente.
O “Vamos Desenredar” contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo os de proteção da vida marinha, consumo responsável e fortalecimento de comunidades costeiras.
O Nex House, em Curitiba, recebe na próxima quarta-feira, 29 de outubro, a exibição do documentário “Ciclos: Corpos, Café e Cuidado”, que propõe uma reflexão sensível sobre corpo feminino, trabalho, cuidado e feminismo. Com 15 minutos de duração, o filme conecta a produção do café aos ciclos do corpo feminino e à economia circular do grão, revelando o esforço e a sensibilidade de mulheres do norte do Paraná e do sistema prisional feminino.
Além da sessão, o público poderá participar de uma degustação do Café
Coado na Calcinha, bate-papo sobre empreendedorismo feminino de impacto social e conhecer o trabalho do Coletivo Igualdade Menstrual, que promove ações de educação menstrual e solidariedade. O evento é gratuito, mas os participantes são convidados a levar produtos de higiene pessoal para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O projeto é idealizado por Nina Ribas, artista e empresária, em parceria com o Coletivo Igualdade Menstrual, e conta com direção de Saravy, roteiro de Adriana Bukowski e
Nina Ribas e produção da Terceira Margem. O documentário oferece um olhar poético e político sobre o poder do feminino, a relação com a terra e as práticas de cuidado como força transformadora. O encontro acontece no Nex House (Alameda Presidente Taunay, nº 130 – Batel), a partir das 19h30. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. A iniciativa convida o público a refletir sobre como o empreendedorismo pode gerar impacto social positivo, quando baseado em vínculos de afeto, escuta e solidariedade.
