25042025

Page 1


Ratinho Junior sanciona lei que garante segurança alimentar a universitários no Paraná

O objetivo é assegurar o acesso dos universitários a uma alimentação adequada e saudável, reduzir desigualdades sociais e contribuir para a permanência no ensino superior. Foto: UEL

Prefeitura de São José dos Pinhais inaugura a primeira Araucária Solar do Brasil

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), inaugurou nesta quinta-feira (24) a primeira Araucária Solar do Brasil, instalada no Terminal Urbano Afonso Pena. Inspirada na árvore símbolo do Paraná, a estrutura alia arte, tecnologia e consciência ambiental ao transformar a luz solar em energia elétrica para abastecer o local, por onde circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas.

A prefeita Nina Singer destacou o simbolismo do projeto para o município e a importância da parceria entre as empresas envolvidas. “Quando o público e o privado se unem, e quando utilizamos a inovação, a tecnologia e a cultura, conseguimos transformar a realidade. Esse símbolo é uma materialização do nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse.

Frio no Paraná Sexta-feira

no Centro

(PCPR), que está nas ruas desde as primeiras horas da manhã para cumprir mandados de busca e apreensão em hotéis e pousadas suspeitos de apoiar o tráfico de drogas no Centro de Curitiba. A ação conta com o apoio, também, da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Penal (PPPR). Mais de 150 policiais participam da ofensiva, que tem como alvo todos os quartos e áreas comuns dos seis estabelecimentos investigados. O delegado Rodrigo Brown, chefe do Centro de Operações Policiais Especiais da PCPR (Cope), explica que a partir de agora possivelmente esses estabelecimentos serão fechados.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior sancionou quarta-feira (23) a Lei n.º 22.366/2025, que estabelece o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para os estudantes das sete universidades estaduais do Paraná. A medida é um avanço nas políticas públicas educacionais do Estado, alinhando desenvolvimento acadêmico com inclusão social. O objetivo é assegurar o acesso dos universitários a uma alimentação adequada e saudável, reduzir desigualdades sociais e contribuir para a permanência no ensino superior. A nova legislação possibilita que as instituições ligadas ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná implementem programas específicos para conceder auxílios financeiros e subsidiar as refeições dos alunos nos restaurantes universitários (RUs). Também será possível destinar recursos para a manutenção de RUs, a fim de melhorar a infraestrutura, ampliar a capacidade de atendimento e viabilizar as condições adequadas de armazenamento, preparo e distribuição de refeições, de acordo com as normas nutricionais e sanitárias.

Na prática, a iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com políticas públicas voltadas para a formação de qualidade e o bem-estar dos alunos universitários, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras durante a graduação, impactando diretamente no desempenho acadêmico e no risco de evasão. Ao oferecer refeições a preços acessíveis ou até gratuitas, conforme a situação socioeconômica dos alunos, o programa fortalece a equidade e o direito à educação. Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, essa lei garante segurança jurídica para as políticas de assistência estudantil.

Acontece em Pinhais a maior feira do setor supermercadista do Paraná

A 42ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (ExpoApras) teve início na terça-feira (22) com a ocupação recorde de 100% do pavilhão Expotrade Pinhais. Com a presença de cerca de 450 fornecedores de todo o Brasil e da Argentina, a expectativa é que o volume de negócios gerados na feira chegue a R$ 1 bilhão, cerca de 20% a mais do que em 2024. Um dos destaques da ExpoApras é a delegação da Confederação Argentina da Média Empresa (Came). Em um dos maiores estandes da feira, com 430 metros quadrados, estão cerca de 80 expositores de 13 estados argentinos.

Uma massa de ar polar deve intensificar o frio no Paraná a partir de terça-feira (29), com mínimas previstas de até 6 °C na região centro-sul. Segundo o Simepar, General Carneiro será um dos municípios mais afetados pela queda tempera-

tura. O fenômeno marca o avanço do outono com características típicas do inverno.

2

A Prefeitura de Curitiba deu apoio, na manhã desta quinta-feira (24/4), a uma operação da Polícia Civil do Paraná
Página
Página 4

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou o termo de doação de serviços que vai permitir a parceria entre a Prefeitura e HPet. Foto: Hully Paiva/SECOM

Parceria

Cães e gatos ganham mais um endereço de atendimento veterinário gratuito

O atendimento público a cães e gatos de Curitiba foi ampliado pela Prefeitura. Agora, além do Hospital Veterinário Municipal, os moradores vão poder usar os serviços de atendimento veterinário gratuito para cães e gatos na HPet Clínica Veterinária, que fica no bairro Boa Vista. Na terça-feira (22/4), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou o termo de doação de serviços que vai permitir a parceria entre a Prefeitura e HPet.

A estrutura conta com consultórios e equipes especializadas, salas de cirurgia equipadas e laboratórios. O atendimento gratuito será feito por agendamentos on-line, pelo site da Rede de Proteção Animal de Curitiba. O HPet tem previsão de atendimento de no mínimo 15 consultas por dia na modalidade clínica veterinária, com previsão de internamento/dia em determinados casos. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Nesta terça, o prefeito Eduardo Pimentel também abriu a primeira agenda de consultas gratuitas no HPet e destacou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado.

“Isso que está acontecendo aqui hoje é o espírito do nosso governo, é a integração. O trabalho em conjunto a favor de quem mais precisa e nesse caso os gatos e cachorros, os nossos amigos pets. Aqui é mais uma porta de atendimento gratuito veterinário na nossa cidade”, explicou Eduardo Pimentel. O prefeito também determinou que os moradores que adotarem cães ou gatos no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) tenham atendimento prioritário e vitalício no HPet, assim como já acontece no Hospital Veterinário Municipal.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, disse que a parceria vai fortalecer o trabalho da Rede de Proteção Animal de Curitiba. “Hoje estamos ampliando o atendimento público veterinário gratuito e isso é maravilhoso para a cidade. A equipe da Rede de Proteção Animal faz um trabalho incansável e conseguimos avançar cada vez mais”, disse Marilza.

Como funciona

As inscrições dos animais para atendimento na HPet Clínica Veterinária serão feitas pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos, assim como já ocorre para as consultas do Hospital Veterinário Municipal e para os mutirões de castração gratuitos e demais eventos da Rede de Proteção Animal. As agendas vão abrir uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, a partir do dia 28 de abril.

O HPet é mantido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e foi inaugurado em novembro de 2024. Por meio do termo de doação de serviços ao município de Curitiba, passa a oferecer atendimento médico veterinário gratuito para cães e gatos de moradores de Curitiba. A doação dos serviços veterinários têm o valor inicial de R$ 500 mil, com vigência de 1 ano. Rede de Proteção Animal Desde janeiro de 2025, o Programa Municipal de Castração Gratuita de cães e gatos da Prefeitura de Curitiba já fez 10.800 cirurgias. O Pet móvel - Unidade Veterinária, em ações de vacinação realizadas nas regionais Cajuru, Bairro Novo e Tatuquara, também já possibilitou a vacinação (poliva-

em Curitiba

lente e antirrábica) para 900 pets de moradores de Curitiba.

O serviço da Unidade de Resgate AnimalAmbulância Veterinária socorre, em média, dois animais em situação de rua por dia, vítimas de atropelamentos nas ruas. Estes animais são disponibilizados para adoção responsável no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), que é tratado com um centro permanente de adoções, além dos eventos Amigo Bicho, com quatro edições já realizadas em 2025.

Hospital Veterinário Municipal O Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, no Parque Municipal São Francisco de Assis, iniciou o funcionamento no dia 13 de janeiro deste ano e já promoveu 3 mil consultas gratuitas de cães e gatos de moradores de Curitiba, que geraram um total de 6.500 procedimentos até o momento. Destes, foram 245 atendimentos de maior complexidade, como cirurgias ortopédicas e oncológicas.

Presenças

Também participaram do evento o superintendente de Controle Ambiental da SMMA, Ibson Campos; o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; o coordenador da Rede de Proteção Animal, Fabiano Cruzara; o administrador da Regional Boa Vista, Reinaldo Boaron; o diretor-executivo na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Rogério Kuntz; o arcebispo emérito de Maringá, dom Anuar Battisti; o deputado federal Matheus Laiola; e os vereadores Andressa Bianchessi, Hernani, Lórens Nogueira e Meri Martins.

Frio no Paraná Uma massa de ar polar deve intensificar o frio no Paraná a partir de terça-feira (29), com mínimas previstas de até 6 °C na região centro-sul. Segundo o Simepar, General Carneiro será um dos municípios mais afetados pela queda de temperatura. O fenômeno marca o avanço do outono com características típicas do inverno.

Senado

Com a decisão de Oriovisto Guimarães (PSDB) e Flávio Arns (PSB) de não buscar reeleição, duas vagas no Senado do Paraná estão em aberto, gerando uma disputa entre candidatos “institucionais” e uma outsider. Curiosamente, o nome de Álvaro Dias (Podemos), com grande votação nas últimas eleições, foi excluído das pesquisas. Caso o governador Ratinho Junior (PSD) opte pelo Senado em vez da Presidência, ele garante uma vaga, deixando a outra para candidatos como Felipe Barros (PL), Cristina Graeml (Podemos) e, talvez, Alvaro Dias.

Café Cultural A Escola Judiciária Eleitoral promove na segunda-feira (28), às 16h, o 30º Café Cultural. O tema desta edição será a “Constitucionalismo Digital”. O Café Cultural, que será conduzido pelo doutor João Victor Archegas, acontecerá no endereço Rua: João Parolin, 224, também será transmitido ao vivo, pelo Youtube do TRE-PR Inspeção Em maio, o Conselho Nacional de Justiça realiza mais uma inspeção no Tribunal de Justiça do Paraná, avaliando setores administrativos e judiciais, além de cartórios e varas de nove cidades da região metropolitana e 17 do centro de Curitiba. A inspeção será de 19 a 23 de maio, com foco na produtividade dos desembargadores e tempo de tramitação dos processos. Fusão

O PSDB e o Podemos devem anunciar a fusão entre os dois partidos na próxima terça-feira, 29. A nova sigla terá a presidência de Renata Abreu (Podemos) nos primeiros dois anos, seguida por Marconi Perillo (PSDB). A aliança, que pode incluir ainda o Solidariedade, formará uma bancada de 33 deputados, sete senadores e três governadores, com o comando alternado entre os partidos. O deputado Beto Richa (PSD) é o nome mais cotado para presidir a nova legenda no Paraná.

Mabel no PP

O PP anunciou a filiação da deputada estadual Mabel Canto, eleita pelo PSDB, que assina sua ficha no partido na próxima segunda-feira (28). Mabel, líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa e destaque nas pautas de direitos das mulheres, desenvolvimento regional e transparência, reforça o time do partido, que já é a segunda maior força política no Paraná. A filiação será na sede do PP em Curitiba com a presença de lideranças estaduais e nacionais. Com a chegada de Mabel, a bancada estadual do PP passa a contar com sete parlamentares na Alep.

Codesul

O vice-governador Darci Piana (PSD) representou o Paraná na reunião do Codesul, em Brasília, que reúne também Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Durante o encontro, foi apresentado o plano “Visão Regional 2040” e assinado um memorando com o Banco Mundial para criar um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos. O planejamento define ações coordenadas em áreas como meio ambiente, educação e segurança, visando o desenvolvimento regional e a resposta a emergências climáticas.

Pavimentação

O Paraná já pavimentou 1,6 mil km de estradas rurais desde 2019, com R$ 1,5 bilhão em investimentos. O programa Estradas da Integração responde por 1.350 km desse total, beneficiando 100 mil famílias e impulsionando a economia local. Novos trechos, como em Pinhalão e Ibiporã, melhoraram o escoamento agrícola e atraíram empresas. A meta agora é pavimentar mais 1 mil km com aporte de R$ 2 bilhões. Idosos Curitiba sediou a 2ª Reunião Descentralizada do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro reuniu representantes de todo o país para debater políticas públicas e preparar as conferências estadual e nacional. Curitiba aderiu ao programa Cuida Mais Paraná, voltado ao envelhecimento ativo. A capital tem 320 mil idosos e integra a Rede Global de Cidades Amigas da Pessoa Idosa.

Tecnologia

As universidades estaduais, por meio do programa Projetek, desenvolveram 87 projetos de obras públicas para 59 cidades, uma economia de R$ 8,8 milhões. O programa oferece serviços técnicos em diversas áreas, como saúde e educação, utilizando a metodologia BIM para otimizar recursos e qualificar estudantes. Os projetos abrangem desde reformas de escolas até sistemas de drenagem e acessibilidade, beneficiando as comunidades locais e promovendo o desenvolvimento regional. Lavagem de dinheiro

O Gaeco cumpriu nove mandados de busca e apreensão e 22 mandados de medidas cautelares na Operação Proteus, que investiga a cúpula da Cativa (Cooperativa Agroindustrial de Londrina) por apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. As investigações apontam que os envolvidos desviaram mais de R$ 18 milhões da venda de parte da Confepar Agro-Industrial para a Lactalis, utilizando empresas fictícias para justificar o desvio. A operação também identificou aquisições de imóveis e veículos de luxo pelos investigados, e o Judiciário determinou o sequestro de R$ 20 milhões, além de medidas cautelares como monitoração eletrônica e suspensão das atividades na cooperativa.

não expressam necessariamente a opinião do jornal Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Pedreira do Atuba: sancionada lei que autoriza concessão do espaço em Colombo

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná de quarta-feira (23) a Lei 22.365, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que autoriza a concessão de uso da área para implantação de um novo espaço de lazer para a população em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba

O projeto da Pedreira do Atuba deu um novo passo para sua concretização. Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná de quartafeira (23) a Lei 22.365/2025 , sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que autoriza a concessão de uso da área para implantação de um novo espaço de lazer para a população na região. A partir desta formalização, abre-se caminho para que os estudos de viabilidade sejam concluídos para posterior análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A lei 22.365/2025 autoriza o Poder Executivo a conceder à uma pessoa jurídica, mediante licitação, o uso para conservação do paredão rochoso, operação, manutenção e exploração da Pedreira do Atuba, localizada no município de

Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. No terreno hoje desocupado, são três áreas que totalizam 119.278,95 metros quadrados, onde estão previstas a implantação de atividades como escalada, parque de aventuras e tirolesa, entre outras.

Estruturado com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o projeto faz parte do Programa de Parcerias do Paraná, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL). A expectativa de investimentos é na ordem de R$ 36 milhões ao longo dos 30 anos de concessão.

“Com essa lei, é dado um passo importante para que a equipe técnica conclua os estudos e avance para as próximas etapas que antecedem a licitação. A previsão é de que

até o final do ano a população perceba as melhorias que o Governo do Estado trará para a região”, comentou o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia.

O núcleo de eventos prevê um palco aberto para realização de eventos de pequeno porte, considerando o redimensionamento do projeto para atender as demandas da população local que surgiram na consulta pública. O espaço deve ser estruturado como um parque de lazer, e ter condições de atender eventos, feiras e festividades locais.

Os benefícios esperados são a revitalização e valorização do espaço, proteção e conservação do meio ambiente, aumento da segurança e a implantação de atrativos em prol da comunidade.

O projeto prevê ainda o li-

vre acesso de pesquisadores e geólogos para realização de pesquisas científicas e ambientais, atendendo a comunidade acadêmica que poderá explorar as características da pedreira para realização de estudos. PRÓXIMOS PASSOS Com a publicação da lei, os técnicos devem finalizar os estudos de viabilidade já nos próximos dias. Depois, passa-se à análise da PGE, e à ratificação do governador. Na sequência, os documentos são encaminhados para análise prévia do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que tem o prazo de 90 dias se manifestar sobre o projeto. Após este andamento, ocorrerá o lançamento do edital de licitação para a escolha do parceiro privado para a realização das obras e demais andamentos.

Foto: Leonardo Sguarezi/SEPL

Governador Ratinho sanciona lei que garante segurança alimentar a universitários no Paraná

O objetivo é assegurar o acesso dos universitários a uma alimentação adequada e saudável, reduzir desigualdades sociais e contribuir para a permanência no ensino superior.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior sancionou (23) a Lei n.º 22.366/ 2025, que estabelece o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para os estudantes das sete universidades estaduais do Paraná. A medida é um avanço nas políticas públicas educacionais do Estado, alinhando desenvolvimento acadêmico com inclusão social. O objetivo é assegurar o acesso dos universitários a uma alimentação adequada e saudável, reduzir desigualdades sociais e contribuir para a permanência no ensino superior.

A nova legislação possibilita que as instituições ligadas ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná implementem programas específicos para conceder auxílios financeiros e subsidiar as refeições dos alunos nos restaurantes universitários (RUs). Também será possível destinar recursos para a manutenção de RUs, a fim de melhorar a infraestrutura, ampliar a capacidade de atendimento e viabilizar as condições adequadas de armazenamento, preparo e distribuição de refeições, de acordo com as normas nutricionais e sanitárias.

titucionais de permanência estudantil, incluindo a concessão de auxílio-alimentação para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, são 14 RUs em diferentes câmpus, sendo alguns com a oferta de três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. É o caso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que soma 400 alunos beneficiários de auxílioalimentação. Desse total, 289 estudantes têm isenção no café da manhã, almoço e jantar no RU do câmpussede, em Maringá, no Noroeste. O restante recebe refeições no almoço e jantar nos câmpus regionais da instituição nas cidades de Cianorte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.

Na prática, a iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com políticas públicas voltadas para a formação de qualidade e o bem-estar dos alunos universitários, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras durante a graduação, impactando diretamente no desempenho acadêmico e no risco de evasão. Ao oferecer refeições a preços acessíveis ou até gratuitas, conforme a situação socioeconômica dos alunos, o programa fortalece a equidade e o direito à educação.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo

Nelson Bona, essa lei garante segurança jurídica para as políticas de assistência estudantil. "Esta medida assegura a base legal necessária para as ações que nossas universidades já desenvolvem com recursos próprios, como os subsídios à alimentação estudantil, e permite ampliar esses programas com respaldo institucional”, afirma. “Reduzimos em mais de 80% a evasão entre os estudantes mais vulneráveis, comprovando que a segurança jurídica somada aos repasses de recursos é o caminho para o sucesso acadêmico".

A normativa do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional foi proposta pelo Governo do Paraná, conforme as diretrizes da Lei Estadual nº 20.933/2021, a chamada Lei Geral das Universidades (LGU), e da Lei Orçamentária Anual (LOA), sem gerar aumento de despesas para os cofres públicos. Nesse cenário, para implementar os programas em cada uma das sete instituições estaduais de ensino

superior serão utilizados recursos já previstos no orçamento das respectivas universidades.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber, destaca a importância da nova legislação para a permanência estudantil. "As universidades estaduais já contam com restaurantes universitários, mas agora podem avançar ainda mais nesse caminho de garantia da permanência e estabilidade dos alunos, além de buscar mais recursos para ampliar as ações institucionais de segurança alimentar dos universitários", salienta Webber, que preside a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e o Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (Cruep).

ECONOMIA REGIONAL

Outro aspecto importante da nova legislação é o incentivo à economia local e regional do Paraná, já que as

universidades estaduais poderão priorizar parcerias com pequenos produtores rurais e agricultores familiares para o fornecimento de alimentos. O intuito é movimentar o comércio local, alinhando a qualidade nutricional ao desenvolvimento regional e à sustentabilidade na produção de alimentos. Para ampliar ainda mais o alcance da política pública e oferecer cardápios diversificados e nutritivos para os universitários, as instituições estaduais de ensino superior poderão aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos termos da Lei Federal n.º 14.628/2023. Essa medida possibilitará, por exemplo, a compra direta de produtos da agricultura familiar, incentivando a economia local ao mesmo tempo em que fornece alimentos frescos e saudáveis para as refeições dos estudantes.

APOIO AOS ESTUDANTES

A rede de universidades estaduais do Paraná conta com programas ins-

No ano passado, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que conta com dois RUs, concedeu isenção para 514 alunos no pagamento de refeições (almoço e jantar), cujo valor é R$ 3,80. Outros 156 universitários foram beneficiados com desconto de 50% do valor, o que equivale a R$ 1,90. Atualmente, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UEPG está em fase de avaliação de novas solicitações de isenções e descontos para o ano letivo de 2025.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) concedeu, em 2024, 300 refeições subsidiadas (almoço ou jantar) e 84 auxílios-alimentação, beneficiando 384 estudantes dos câmpus localizados em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Para 2025, a instituição estadual de ensino superior ampliou as refeições subsidiadas para atender 330 alunos, mantendo o auxílio-alimentação para outros 84 estudantes.

Repressão às drogas: operação no Centro de Curitiba mira hotéis usados pelo tráfico

A ação da Polícia Civil (PCPR) com foco em hotéis que servem de ponto de tráfico teve apoio da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Penal (PPPR). Mais de 150 policiais participam da ofensiva, que tinha como alvo todos quartos e áreas comuns dos seis estabelecimentos investigados

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu mais de 6 quilos de diferentes tipos de drogas durante uma operação realizada na quinta-feira (24) em seis hotéis e pousadas suspeitos de apoiar o tráfico de drogas no centro de Curitiba. A ação contou com o apoio da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Penal (PPPR).

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, cerca de 150 policiais vistoriaram todos os quartos e áreas comuns dos estabelecimentos investigados. Foram apreendidos quase três quilos de maconha, 250 pedras de crack, 1,8 quilo de morruga, 713 gramas de haxixe, 331 gramas de skunk, além de porções de drogas sintéticas como MDMA, LSD e comprimidos de ecstasy. Também foram recolhidas balanças de precisão, dinheiro em espécie, cadernos com anotações sobre o tráfico, celulares e embalagens ziplock.

Nove pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo três presas em flagrante por tráfico de drogas, uma por cumprimento de mandado de prisão em aberto e cinco autuadas por porte de drogas para consumo pessoal.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, a ação reforça o compromisso das forças de segurança com a integridade da região central da capital. “O Centro de Curitiba não será território

livre para o crime. Estamos intensificando as ações integradas para impedir que hotéis e outros estabelecimentos sirvam de abrigo para o tráfico e a violência”, afirma.

Segundo o delegado Rodrigo Brown, chefe do Centro de Operações Policiais Especiais da PCPR (Cope), a ofensiva teve como foco interromper o uso recorrente de hotéis por traficantes. “A operação de hoje é resultado de um trabalho minucioso de inteligência. Identificamos que esses estabelecimentos vinham sendo usados como pontos de apoio logístico para o tráfico e agimos para desarticular essa estrutura criminosa”, explica. A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em outubro de 2024, quando um homem foi preso em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em março do mesmo ano. Na ocasião, foram apreendidos 3,7 quilos de crack e um fuzil. Conforme apurado, o homem comandava pontos de venda de drogas e exercia controle violento sobre o tráfico, inclusive executando rivais. Em novembro do ano passado, outros dois homens investigados por participação na mesma organização criminosa foram presos. Na ocasião, os policiais civis apreenderam duas pistolas, um fuzil, 200 munições e porções de diferentes drogas.

Acontece em Pinhais a maior feira do setor supermercadista do Paraná

Na sua 42.ª edição, ExpoApras tem ocupação total do pavilhão do Expotrade

A 42.ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (ExpoApras) teve início na terça-feira (22) com a ocupação recorde de 100% do pavilhão Expotrade Pinhais. Com a presença de cerca de 450 fornecedores de todo o Brasil e da Argentina, a expectativa é que o volume de negócios gerados na feira chegue a R$ 1 bilhão, cerca de 20% a mais do que em 2024. Um dos destaques da ExpoApras é a delegação da Confederação Argentina da Média Empresa (Came). Em um dos maiores estandes da feira, com 430 metros quadrados, estão cerca de 80 expositores de 13 estados argentinos. “A importância para estarmos aqui é superlativa, porque as pequenas empresas que nós representamos têm a

possibilidade de vir aqui e mostrar seus produtos e fazer negócios. A ExpoApras tem o tamanho ideal para as empresas do nosso país”, afirmou o presidente da Came, Ricardo Diab. Dos 80 expositores argentinos, metade está em Pinhais pela primeira vez. É o caso da indústria de alfajor Milagros del Cielo. “É a primeira vez que viemos, estamos muito emocionadas com o alcance da feira. Temos fábrica há 25 anos em Mar del Plata, na província de Buenos Aires”, afirmou a empresária Fabiana Milagros. Ela estava acompanhada da sobrinha, Micaela Badie, que se formou há pouco em Comércio Exterior. “É a nossa primeira experiência em exportação e é muito bom

poder trazer nosso produto ao Brasil”, acrescentou. Troca de experiências Além de proporcionar encontros entre empresários do setor, a ExpoApras pretende levar conhecimento aos associados, por meio de workshops, oficinas e palestras. Em 2025, um dos temas norteadores do encontro é o uso da inteligência artificial (IA). O atleta Arthur Antunes Coimbra, o Zico, proferiu na tarde de terça-feira a palestra magna “O papel do líder: desafios e oportunidades”. Também fazem parte da programação apresentações da médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, o empresário Caito Maia, a influenciadora Karol Babadeira e o professor Juan Pablo Boeira, especialista em IA.

Pinhais terá programação inclusiva para crianças no próximo sábado (26)

Evento “Histórias que Incluem”, que atende famílias atípicas, será realizado no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves

Famílias com crianças atípicas estão convidadas a participar da próxima edição do “Histórias que Incluem”, evento mensal realizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). O encontro ocorre no próximo sábado, 26 de abril, das 14h30 às 17h, no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves.

O “Histórias que Incluem” é direcionado a pessoas com deficiência, autismo, TDAH, AHSD, T21 e outras condições específicas. No evento haverá brinquedos inclusivos e infláveis, mesa de pintura, cama elástica, oficinas e jogos.

A participação é gratuita, mas cada família preci-

sa preencher um formulário com informações sobre a criança. O participante deve estar acompanhado de um ou dois adultos responsáveis pelo cuidado e atenção. Irmãos e irmãs podem participar, mas também precisam estar sob cuidado dos familiares. O projeto “Histórias que Incluem” tem o objetivo de incluir e dar protagonismo às pessoas com deficiência e neuroatípicas, bem como suas famílias.

Serviço

Histórias que Incluem

Inscrições pela internet

Data: 26 de abril, das 14h30 às 17h00

Local: Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Rua: 11 de Junho, n.º 637, Centro.

Presente na solenidade de abertura, a prefeita Rosa Maria destacou a satisfação do município de Pinhais em abrigar mais uma vez a ExpoApras e desejou sucesso aos organizadores para que o objetivo de volume de negócios seja atingido. “Tenho certeza de que isso vai acontecer, pois é muito mais do que uma feira de negócios, mas é uma feira de troca de experiências. Desejo muito sucesso para vocês, muita troca, que muitos paradigmas sejam quebrados, a fim de que a ExpoApras seja realmente um marco de inovação, um marco de criatividade, um marco de grandes possibilidades”, afirmou. Na mesa oficial de abertura estavam presentes também o governador em exercício, Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o cônsul da Argentina no Paraná, Eduardo Leone; o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Carlos Beal; o presidente da Came, Ricardo Diab; representantes de outras instituições parceiras e órgãos estaduais. Também estavam na cerimônia o vice-prefeito Marcinho; a secretária municipal de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes; o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Pioco; a vereadora professora Haline Siroti; os vereadores Amarildo Amaral, Fabricio Sousa e Sargento Almeida; deputados estaduais e secretários estaduais e municipais de Curitiba.

Dia do Trabalhador terá ação solidária, sorteio de automóveis e encontro de carros antigos

Parque das Águas recebe programação das 10h às 20h com shows musicais, cervejarias da Rota da Cerveja Artesanal e diversas atrações

No Dia do Trabalhador, 1º de maio (quinta-feira), o Parque das Águas será palco de dois grandes eventos abertos ao público: 1º de Maio Solidário, promovido pela Força Sindical do Paraná, com sorteio de carros, e o 1º Encontro Municipal de Carros Antigos de Pinhais. A programação vai das 10h às 20h e conta com apresentações dos artistas locais: Anderson & Eric, Sangue de Limão, Samba 4, Batalha de Pinhais e DJ Darlanzzinho.

Além da exposição de carros antigos, haverá dicas de confecção de currículos pela UniFapi, vagas de emprego e orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital, e brinquedos infantis. Já a praça de alimentação terá as cervejarias da Rota da Cerveja Artesanal e outras opções gastronômicas.

Como participar do sorteio

A Força Sindical irá sortear 10 veí-

culos novos entre os cinco municípios participantes do evento. Para concorrer é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) e, assim, ganhar um cupom virtual para inscrição no site: www.forcapr.com.br/ primeirodemaio. A participação já pode ser registrada, porém a validação será realizada pelas equipes no dia do evento, mediante a entrega da doação. Serviço 1º de Maio Solidário e 1º Encontro Municipal de Carros Antigos de Pinhais Quinta-feira, 1º de maio, das 10h às 20h Parque das Águas de PinhaisRod. João Leopoldo Jacomel, esquina com Estrada Ecológica Informações 1º Encontro de Carros Antigos de Pinhais: WhatsApp (41) 99133-4829 Informações 1º de Maio Solidário: www.forcapr.com.br

Proibição à Marcha da Maconha em Curitiba já pode ser votada em plenário

Além do veto à Marcha da Maconha, Comissão de Direitos Humanos acatou pareceres a mais dois projetos de lei

A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu, na quartafeira (23), e liberou o trâmite regimental dos três projetos de lei em pauta. Uma das propostas que recebeu o parecer favorável do colegiado é a que pretende vetar a edição local da Marcha da Maconha e de outros “eventos, reuniões, ou práticas análogas, que façam apologia ao consumo de drogas ilícitas que causem dependência física e/ou psíquica”.

De autoria do vereador Bruno Secco (PMB), que faz parte da Comissão de Direitos Humanos, o projeto de lei já se encontra apto à inclusão na ordem do dia, para os dois turnos de votação em plenário. Aos organizadores da Marcha da Maconha e similares, a matéria estipula a aplicação de multas entre R$ 10 mil e R$ 50 mil. Ao público, a multa começaria em R$ 2 mil (005.00046.2025, com o substitutivo 031.00040.2025).

Responsável pelo parecer, a vicepresidente da Comissão de Direitos Humanos, Delegada Tathiana Guzella (União), aponta que “quanto à pertinência e ao cabimento, trata-se de projeto que aborda tema de interesse público e relevante para a segurança e a saúde coletiva, alinhado com as disposições da lei federal 11.343/2006, Lei de Drogas, e com os princípios constitucionais da proteção à vida, à saúde e à segurança”.

“Em um primeiro momento tenho alguma questão acerca de liberdade de

expressão, algum receio nesse sentido”, disse Rodrigo Marcial (Novo), lembrando que a análise do mérito compete ao plenário. “A gente não pode confundir a liberdade de expressão com a liberdade de drogadição”, respondeu Secco. Conforme o autor, uma marcha em apoio ao canabidiol não teria problemas, “só que a maconha, ela é ilegal”. Antes de passar por Direitos Humanos, a proposição havia sido admitida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Direitos Humanos acatou mais dois projetos de lei Outras duas propostas de lei avançaram com o parecer positivo de Direitos Humanos. Uma delas, com o objetivo de proibir a destinação de recursos públicos para a realização de eventos relacionados à diversidade e ao orgulho da comunidade LGBTQIAPN+, também está apta à inclusão na ordem no dia. A matéria vedaria, ainda, a realização de tais iniciativas em espaços públicos (005.00059.2025, com o substitutivo 031.00041.2025).

A iniciativa é do vereador Eder Borges (PL), e a relatoria ficou com a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode). O parecer defende que, “sem adentrar nas questões puramente ideológicas”, a destinação de recursos públicos deve “promover a cultura positiva e reforçar o princípio da igualdade”. “Aceitável, portanto, que a destinação de recurso público se dê tendo como destinatário quem não ultrapasse os limites da razoabilidade e da legalidade”, cita a relatora.

Marcial chamou a atenção, novamente, à liberdade de expressão. Para ele, “parece excessivamente genérico” vedar quaisquer eventos com a temática da diversidade em espaços públicos de Curitiba. Antes de Direitos Humanos, a proposição havia sido discutida pela CCJ, responsável pela apresentação do substitutivo geral à redação original.

A Comissão de Direitos Humanos também concordou com o trâmite regimental do projeto de lei que visa ao atendimento prioritário às pessoas em situação de violência doméstica, mediante a apresentação do boletim de ocorrência ou de relatório emitido por um profissional de saúde, em serviços públicos de saúde e de assistência social (005.00082.2025). Com a relatoria de Jasson Goulart (Republicanos), a proposta é da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT).

“Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) revelam que, entre janeiro e maio de 2024, foram registrados 3.800 boletins de ocorrência por violência doméstica contra mulheres em Curitiba. No Paraná, o período contabilizou 69 feminicídios consumados e 99 tentativas, totalizando 168 casos”, alerta o parecer. A matéria agora será discutida pela Comissão de Serviço Público da CMC.

A próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias foi agendada para o dia 12 de maio, às 8h. Por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques

Cultura Flashback pode ganhar data oficial no calendário de Curitiba

A data será celebrada anualmente no dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança.

Com o objetivo de reconhecer a importância deste movimento para a preservação e valorização da memória musical, cultural e social de diferentes gerações, tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) uma proposta que pretende instituir o Dia Municipal do Movimento e da Cultura Flashback no calendário oficial da cidade. A ideia é que a comemoração aconteça anualmente em 29 de abril, em alusão também ao Dia Internacional da Dança.

O projeto de lei é de autoria de Lórens Nogueira (PP) e tramita com um substitutivo geral (031.00030.2025), que fez alterações técnicas na redação. Segundo o vereador, seu intuito é ampliar o reconhecimento das manifestações artísticas e culturais associadas ao flashback, como os passinhos de dança, as músicas marcantes das décadas de 1970 a 2000, a atuação dos DJs e o trabalho de colecionadores de itens nostálgicos, como discos de vinil e relíquias visuais e sonoras. A partir da data municipal, pretende-se resgatar memórias e fortalecer os laços familiares, promovendo o convívio intergeracional por meio da dança e da música. Na proposta, a Cultura Flashback é caracterizada não apenas como entretenimento, mas como um patrimônio cultural vivo. “O flashback, além de resgatar grandes sucessos que marcaram época, promove encontros intergeracionais, fortalecendo laços comunitários e incentivando atividades culturais e de lazer”, diz o parlamentar, na justificativa do projeto (005.00189.2025).

Quais as ações que podem ser realizadas na data comemorativa?

Durante o Dia do Movimento e da Cultura Flashback poderão ser promovidos eventos, shows, apresentações culturais, exposições e demais atividades voltadas ao fortalecimento e à divulgação da Cul-

tura Flashback. Caberá ao Município autorizar, apoiar e incentivar as organizações, por meio de parcerias e incentivos a eventos, que atuam para o fortalecimento da Cultural Flashback na cidade. Também é previsto que as escolas municipais promovam atividades educativas e culturais que explorem a Cultura Flashback, permitindo que as crianças aprendam sobre esse movimento cultural e compreendam sua relevância histórica e social. “O Movimento Flashback fomenta eventos sociais, gera a contratação de pessoas em atividades laborais e envolve pessoas de todos os gêneros e classes sociais, e por isso deve ser ensinado e praticado na nossa cidade”, afirma o vereador. A proposta de Lórens Nogueira já passou pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, agora, aguarda parecer do colegiado de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Se chegar à votação em plenário, for aprovada e sancionada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial de Curitiba.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC. Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.

Edição: Pedritta Marihá Garcia. Revisão: Ricardo Marques

Comissão de Direitos da Câmara Municipal de Curitiba se reuniu nesta quarta-feira (23), antes da sessão plenária
(Foto: Jean Lucredi/CMC)
(Foto: Canva)

Assembleia Itinerante é vencedora do prêmio Curitiba Mais Criativa

Iniciativa de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná conquistou prêmio dedicado a soluções no setor público que melhoram a vida dos cidadãos. Procuradoria da Mulher foi finalista na categoria “Inovação Social e Impacto Comunitário”

A Assembleia Itinerante, iniciativa que leva o Parlamento ao interior do Paraná, é a grande campeã da categoria “Criatividade na Gestão Pública” do prêmio Curitiba Mais Criativa, organizado pelo evento World Creativity Day 2025. A conquista foi revelada na quarta-feira (23), em cerimônia realizada no Hard Rock Café, na capital do Estado.

O prêmio foi recebido pela segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP). Para ela, a conquista é um reconhecimento ao compromisso, da mesa diretora e dos deputados, com a inovação, transparência e diálogo.

“A Assembleia Itinerante criou um canal direto de diálogo com a população para ouvir demandas reais, promover cidadania e colher sugestões para construir políticas públicas mais eficientes”, destacou a deputada.

Pinheiro (PSD), promove políticas públicas para proteção e empoderamento feminino, estimula a criação de procuradorias municipais, além de receber e encaminhar denúncias sobre violação dos direitos da mulher.

Assembleia Itinerante

A Assembleia Itinerante leva a Alep ao interior do Paraná desde abril de 2023 – há dois anos. Durante as edições, o Parlamento é instalado nas feiras e festas dos municípios paranaenses, promovendo um canal direto entre a população e as ações parlamentares. Nos eventos e no site oficial da iniciativa, a população tem a oportunidade de apresentar demandas e sugestões.

Assembleia Legislativa firma Protocolo de Intenções com o Google

e a Celepar

A formalização da parceria ocorreu durante o Google Cloud Next, nos Estados Unidos, e visa implementar a Inteligencia Artificial na Assembleia

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, representou a instituição no Google Cloud Next, em Las Vegas (EUA), onde firmou um Protocolo de Intenções com o Google e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para implementar a Inteligencia Artificial (IA) na Casa de Leis. “Acreditamos que a IA possui um potencial enorme para simplificar tarefas, otimizar fluxos de trabalho e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. E a participação no Google Cloud Next: Conectando o Paraná com a Vanguarda da Tecnologia foi uma honra e uma oportunidade valiosa para discutir o uso estratégico da IA no setor público”, disse.

A parceria trará benefícios como a criação de um chatbot com IA generativa para auxiliar os servidores e parlamentares na busca de leis visando assim otimizar o tempo e evitar o retrabalho na elaboração de novas proposições. Como forma de conferir maior clareza e uniformidade aos documentos legislativos devem ser implementados sistemas de minuta e templates para padronizar projetos de lei e, como forma de acelerar a tramitação das matérias e garantir maior rigor nas análises, devem ser introduzidas ferramentas ágeis para a criação e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.

O evento aconteceu no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vesgas (EUA), de 9 a 11 de abril, e reuniu os CEOs das

principais organizações do mundo que conheceram as últimas tendências em tecnologia e as novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética. A Casa de Leis foi uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento. “Nossa participação no evento reforçou o compromisso da Mesa Executiva, comandada pelo deputado Alexandre Curi, de primar pela modernização do parlamento paranaense, tornando-o uma instituição cada vez mais ágil, transparente e alinhado com as demandas da sociedade”, comentou o diretor.

Governança e Sustentabilidade

Dalmaz destacou ainda que o compromisso da Casa de Leis vai além da implementação da IA nos processos legislativos, mas sim avanços na área da governança e da sustentabilidade. Para ele, acompanhar os avanços tecnológicos não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade imperativa para um Legislativo mais eficiente e próximo do cidadão. “As iniciativas que estamos implementando, desde a modernização da governança até a incorporação da Inteligência Artificial e as práticas sustentáveis, refletem o compromisso da nova Mesa Executiva e, com essas transformações em curso, a Assembleia reafirma seu propósito de servir melhor o Paraná, sempre pautada pela transparência e pela busca contínua por inovação”, afirmou. Por Thaís Faccio

“Esse prêmio muito nos honra pois reconhece uma iniciativa dos 54 deputados estaduais paranaenses para se aproximarem da população. Criatividade na Gestão Pública é o nome da categoria em que fomos premiados e é disso que precisamos: iniciativas criativas para que, cada vez mais a população se sinta parte da administração pública”, celebrou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD).

Maria Victoria reforçou que a próxima edição do projeto acontece agora em Maio durante a Expoingá. “Conseguimos juntar representação de todos os poderes no estande da Assembleia Itinerante, agilizando e dando mais celeridade aos processos”, disse.

O projeto de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná concorria com outros dois programas na mesma categoria, dedicada a soluções no setor público que melhoram a vida dos cidadãos. Disputaram os projetos "Eficiência na Gestão Pública: Aplicação da Notação BPMN em um Órgão Licenciador do Paraná" e "Fiscaliza Pedágios – Paraná”.

A Procuradoria Especial da Mulher (ProMu), outra iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná, foi finalista na categoria “Inovação Social e Impacto Comunitário”.

A ProMu, chefiada hoje pela procuradora especial da Mulher da Alep, deputada Cloara

Até então, foram realizadas 21 sessões de interiorização. A última, organizada entre os dias 8 e 11 de abril na ExpoLondrina, teve como novidade a oferta de serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e da Escola do Legislativo. “Após constatarmos que o Poder Legislativo era um dos mais desconhecidos pela população, com quem o cidadão menos se identificava, apesar de os deputados serem seus representantes. Fomos atrás de soluções criativas para aproximar a Casa do Povo de seu povo e, aí, surgiu a Assembleia itinerante, levando o Legislativo estadual aos quatro cantos do Paraná”, lembrou Curi. “Hoje, temos uma Assembleia bem mais próxima do cidadão, que passou a se sentir representado por seus deputados”. Festival Mundial da Criatividade O World Creativity Day 2025, realizado em Curitiba e em outras 66 cidades do mundo, trouxe para a capital paranaense mais de 50 atividades entre esta segunda (21) e quarta-feira (23). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer e promover a criatividade como aliada ao desenvolvimento sustentável. A realização é da World Creativity Organization. Ao todo, 98 projetos foram avaliados pela organização do prêmio Curitiba Mais Criativa, distribuídas em 13 categorias. Elas contemplaram áreas como gestão pública, negócios, gastronomia, design, sustentabilidade, moda, entre outros. Por Felipe Bottamedi

Créditos:Arte:

Rotas cervejeiras em Curitiba e Região fomentam o turismo gastronômico do Paraná

Curitiba conta com a Rota Cervejeira. O tour passa por 17 bairros e conta com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos. O roteiro conecta turistas, apreciadores e profissionais à cena curitibana das produtoras artesanais, dando destaque às microcervejarias. Já em Pinhais, na Região Metropolitana, é possível visitar a Rota da Cerveja Artesanal, que integra sete empreendimentos.

Em evidência nas produções e atrativos ligados à gastronomia – que envolve tanto comida, quanto bebidas –, o Estado é destaque no turismo cervejeiro, com rotas consolidadas na Capital e na Região Metropolitana. De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), em 2024 o Paraná se estabeleceu como um dos estados com maior número de empresas do ramo, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano. Curitiba conta com a Rota Cervejeira, uma opção para conhecer mais da cultura que envolve a produção e degustação da bebida. Lançada em 2024 pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), o roteiro conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná.

O tour passa por 17 bairros e conta em seu itinerário com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos. O roteiro conecta turistas, apreciadores e profissionais à cena curitibana das produtoras artesanais, dando destaque às microcervejarias.

Já em Pinhais, na Região Metropolitana (RMC), é possível visitar a Rota da Cerveja Artesanal, que conta atualmente com sete empreendimentos em seu itinerário. O roteiro é outra boa opção para os turistas que podem conhecer um município de fácil acesso, localizado a aproximadamente 10 km de carro do Centro de Curitiba e a 18 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na vizinha São José dos Pinhais.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado -, afirma que as rotas são atrativos importantes, que destacam os municípios e fomentam a regionalização.

“Muitas vezes, um município que não

conta com tantos atrativos turísticos encontra na sua cultura e na criação de rotas um novo fluxo e produto que valoriza o turismo municipal. A regionalização é muito importante, porque o turista que vem fazer a Rota Cervejeira de Curitiba pode conhecer a Rota da Cerveja em Pinhais, visitar o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais e aproveitar muitos outros atrativos na Região Metropolitana”, afirmou.

TOUR PELA ROTA

Ainda em Pinhais, acontece a 2ª edição do Tour da Rota da Cerveja Artesanal, apresentando a cultura cervejeira do município aos turistas. O evento será no próximo sábado (26) e as inscrições começam nesta quinta-feira (24).

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) e Departamento de Turismo de Pinhais, o passeio é gratuito e tem cerca de quatro horas de duração. As inscrições têm início no meio-dia desta quinta-feira e são limitadas.

O passeio acontece de ônibus, por meio da Linha Turismo de Pinhais. Durante o roteiro, os participantes poderão visitar três cervejarias (Yellow Bird, Way Beer e Rubira), além de fazerem uma parada no Parque das Águas – onde está o Caneco, escultura em alusão à Rota da Cerveja – e outra no Bosque Municipal. Essa é a segunda edição do tour cervejeiro no município. O primeiro passeio aconteceu em 12 de abril, quando 25

pessoas conheceram as cervejarias Coice da Mula, Lobos e Ovelha. Segundo a Prefeitura, a ideia é que o tour opere mensalmente, tornando o passeio uma programação fixa de Pinhais.

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO Pinhais é o menor município do Estado em área territorial, com cerca de 60 km² de território, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como medida de comparação, a Capital do Paraná é quase oito vezes maior em extensão, com cerca de 430 km².

Apesar do tamanho, a cidade é economicamente forte na cultura cervejeira, tornando-se um polo a partir de 2017, com a criação da Lei Nº 1834 que insti-

tuiu a Rota da Cerveja Artesanal, atraindo muitas empresas e investimentos. É o que explica Fabiana Moraes, diretora do Departamento de Turismo da Prefeitura. “Hoje, a rota faz parte da economia do município, porque além da atratividade das cervejarias aos turistas e à própria população, elas também acarretam em geração de emprego e renda. Pinhais tem se consolidado como um grande polo cervejeiro, com qualidade, história e gastronomia, tornando esse pacote um produto turístico forte da região”, explicou.

OUTROS EXEMPLOS

Ainda no ano passado, a Heineken –uma das maiores marcas de cerveja do mundo – criou um tour envolvendo sua produção no Estado. O tour dura cerca de duas horas e só pode ser feito em dois municípios brasileiros: em Jacareí (SP) e Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Com a inauguração da experiência Inside the Star, a unidade paranaense –que possui a maior produção de Heineken e Heineken 0.0 da companhia no Brasil – também passou a oferecer uma visitação, focada na conexão dos consumidores com o processo produtivo da bebida.

Outro exemplo que vale a pena conhecer fica em Foz do Iguaçu (Oeste), na Cervejaria 277 Craft Beer. O estabelecimento foi premiado na 4ª Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) no final de 2024, em São Paulo (SP). A Canoa Quebrada, rótulo foz iguaçuense, conquistou a medalha de prata no concurso, que reuniu cerca de 1.060 cervejas de 135 empreendimentos brasileiros. O título se somou as mais 240 medalhas e premiações conquistadas por empresas paranaenses no Festival Brasileiro da Cerveja – o maior do ramo no País – desde 2019, segundo a Procerva.

TV Paraná Turismo estreia série “O Paraná Visto do Céu” com imagens aéreas do Litoral

Programa passa a ser transmitido nesta quinta-feira (24), às 20h30, com episódio dedicado à Ilha do Mel. Série reúne imagens aéreas das belezas naturais, históricas e culturais do Paraná.

Com foco nas belezas naturais, históricas e culturais do Estado, a TV Paraná Turismo estreiou na quinta-feira (24), às 20h30, a série documental “O Paraná Visto do Céu”. A produção vai apresentar semanalmente os visuais mais deslumbrantes do Paraná por imagens aéreas inéditas.

A primeira temporada da série terá nove episódios e será dedicada ao Litoral do Paraná. Cada edição do programa vai tratar de diferentes aspectos da região, desde áreas preservadas de Mata Atlântica até cidades históricas e balneários. O objetivo é valorizar o patrimônio natural e histórico do Estado e promover o turismo sustentável nas cidades.

O episódio de estreia vai apresentar imagens aéreas da Ilha do Mel, uma das atrações mais encantadoras do Paraná. O programa vai mostrar porque o local é uma referência nacional de turismo sustentável, com suas paisagens paradisíacas.

Na sequência, a série vai apresentar Morretes e Antonina, com toda a tradição colonial e gastronômica das duas cidades. Depois, o programa terá episódios dedicados às cidades de Paranaguá, Guaraqueçaba, Pontal do Sul, Matinhos e Guaratuba. Fecham a série um episódio sobre a história e a

cultura das cidades do Litoral e outro programa sobre as paisagens mais belas das praias paranaenses.

COMO ASSISTIR

A série “O Paraná Visto do Céu” será exibida todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprises ao longo da programação da TV Paraná Turismo. A emissora pode ser sintonizada no canal 9.1 UHF (TV aberta) em Curitiba e Região Metropolitana e no canal *509 da Claro/NET. O sinal também está disponível em todo o Brasil pelo canal **236 da Banda Ku, canal *66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 no Star One D2, além de outras operadoras de TV a cabo.

São José dos Pinhais abre inscrições para novos cursos gratuitos de qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para novos cursos de qualificação profissional em diversas áreas, com o objetivo de preparar a população são-joseense para o mercado de trabalho. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) de São José dos Pinhais, oferece formação técnica e prática, com duração e modalidades variadas, atendendo a diferentes perfis e necessidades dos interessados. As vagas para os cursos são limitadas. A orientação é para que os interessados garantam sua participação apresentando pessoalmente seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho Digital) no Centro de Qualificação e Capacitação, localizado na Avenida das Américas, n.º 1.500/1.420 – São Cristóvão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3134-0038.

Segundo o secretário da Setrab, Luiz Gustavo S. Mello, as oportunidade de qualificação profissional ofertadas pela Prefeitura de São José dos Pinhais fazem parte do compromisso da gestão para aumentar as chances de empregabilidade dos cidadãos, especialmente em um cenário econômico dinâmico e competitivo.

“Os cursos que oferecemos no município são destinados

a profissionais de diferentes áreas, desde gastronomia, indústria, informática, beleza, entre outras. É importante ressaltar que pessoas com cursos específicos e atualizados possuem mais chances de conquistar boas oportunidades de trabalho”, enfatiza o secretário.

CONFIRA OS CURSOS OFERTADOS

Auxiliar de produção de alimentos

Duração: 160 horas.

Período: de 7 de maio a 31 de julho.

Horário: das 13h30 às 17h30.

Requisitos: Ter mais de 18 anos e ensino médio incompleto. O curso será realizado na unidade do Senai Afonso Pena – localizada na Avenida Rui Barbosa, n.º 5.881 – Aviação.

Doces espelhados e glaceados

Duração: 15 horas.

Período: de 5 a 9 de maio.

Horário: das 18h30 às 21h30.

Requisitos: ter 16 anos ou mais e escolaridade mínima 5º ano do ensino fundamental.

Eletricista predial

Duração: 80 horas.

Período: de 9 de maio a 5 de junho de 2025. Horário: das 13h15 às

16h50.

Requisitos: Ter mais de 18 anos e ensino médio incompleto.

Básico de corte feminino e escova

Duração: 62 horas.

Período: de 5 de maio a 2 de junho.

Horário: das 19h às 22h.

Requisitos: ter 16 anos ou mais e escolaridade mínima 5º ano do ensino fundamental.

O curso será realizado na unidade do Senac São José dos Pinhais – localizada na Avenida Rocha Pombo, n.º 3.028 – Águas Belas.

Inversores de frequência

Duração: 40 horas.

Período: de 6 a 30 de maio.

Horário: das 18h30 às 22h30.

Requisitos: Ter mais de 18 anos e ensino médio incompleto.

O curso será realizado na unidade do Senai Afonso Pena – localizada na Avenida Rui Barbosa, n.º 5.881 – Aviação.

Informática básica

Duração: 60 horas.

Período: de 12 de maio a 27 de junho.

Horário: das 18h30 às 22h30.

Requisitos: Ter mais de 18 anos e ensino médio incompleto.

O curso será realizado na unidade do Senai Afonso Pena – localizada na Avenida Rui Barbosa, n.º 5.881 – Aviação.

Preparo de pães

Duração: 21 horas.

Período: de 5 a 9 de maio.

Horário: das 13h30 às 16h30.

Requisitos: ter 16 anos ou mais e escolaridade mínima 5º ano do ensino fundamental.

Inspetor de qualidade

Duração: 160 horas.

Período: de 19 de maio a 9 de julho.

Horário: das 18h30 às 22h05.

Requisitos: Ter mais de 18 anos e ensino médio incompleto.

Operador de processo de operação (OPP)

Duração: 160 horas.

Período: de 19 de maio a 9 de julho.

Horário: das 8h às 11h35.

Requisitos: Ter mais de 16 anos e ensino médio incompleto.

Soldador

Duração: 100 horas.

Período: de 9 de maio a 17 de junho.

Horário: das 18h30 às 22h05.

Requisitos: Ter mais de 18 anos e ensino médio incompleto.

Prefeitura de São José dos Pinhais inaugura a primeira Araucária Solar do Brasil

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), inaugurou nesta quinta-feira (24) a primeira Araucária Solar do Brasil, instalada no Terminal Urbano Afonso Pena. Inspirada na árvore símbolo do Paraná, a estrutura alia arte, tecnologia e consciência ambiental ao transformar a luz solar em energia elétrica para abastecer o local, por onde circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas.

A obra é assinada pelo artista visual André Baía e faz parte do projeto “Árvores do Brasil – Edição: Araucária”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com realização da empresa ARBO. Além do patrocínio das empresas SIMM Soluções, Brose, Ecofibra, Aeroflex e da MHM, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e do Ministério da Cultura. Com oito módulos solares, cada um com cinco metros de altura e oito de largura, a estrutura tem design inspirado nas folhas da araucária e é composta por painéis solares fotovoltaicos. Durante o dia, esses painéis captam a energia do sol e a convertem em eletricidade, abastecendo o novo terminal do bairro Afonso Pena.

A prefeita Nina Singer destacou o simbolismo do projeto para o município e a importância da parceria entre as empresas envolvidas. “Quando o público e o privado se unem, e quando utilizamos a inovação, a tecnologia e a cultura, conseguimos transformar a realidade. Esse símbolo é uma materialização do nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse.

A Araucária Solar representa um passo importante na construção de um município mais sustentável, que une preservação ambiental, identidade cultural e inovação. Estima-se que, ao longo do ano, a araucária gere cerca de 5.670 kWh, o suficiente para alimentar 310 lâmpadas LED de 10 W por 5 horas diárias.

“Trata-se de um projeto alinhado com os valores de São José dos Pinhais, uma cidade que se preocupa com o meio ambiente e busca construir, por meio de iniciativas concretas, um futuro mais limpo e sustentável para toda a população”, comentou o secretário municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto.

PRÓXIMOS PASSOS

Além da intervenção artística permanente, o projeto prevê a realização de workshops educativos com alunos da rede pública de ensino da cidade, incentivando o interesse pela arte sustentável e consciência ambiental desde cedo.

“Além da sua função prática, a estrutura serve como uma ferramenta de educação, com a intenção de incentivar a população a adotar energias sustentáveis, fomentando a preservação da natureza e a cultura local”, afirma o artista plástico responsável pela obra, André Baía.

Prefeitura de Curitiba distribui mais 10 mil mudas de árvores gratuitamente; veja a programação

A Prefeitura de Curitiba promoverá distribuição gratuita de 10 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, nesta terça (29/4) e quarta-feiras (30/4), nas dez regionais da cidade. É a terceira ação do ano do programa Meio Milhão de Árvores, iniciativa da gestão do prefeito Eduardo Pimentel com objetivo de plantar 500 mil mudas nos quatro anos de governo.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Desta vez, os interessados em receber as mudas terão de apresentar um documento e um comprovante de residência para a retirada. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) pede também que as pessoas levem uma sacola própria para transportar as mudas.

A exigência de documentação tem como objetivo cadastrar o destino das mudas para que seja feito um controle de georreferenciamentio pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As informações serão incluídas no Hipervisor da Prefeitura, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.

“Cada um fazendo a sua parte, e a Prefeitura plantan-

do nos parques, fundos de vale, nas ruas e avenidas, nós vamos chegar a este número”, comenta o prefeito Eduardo Pimentel.

Nos primeiros meses do projeto Meio Milhão de Árvores já foram distribuídas mais de 50 mil mudas na cidade.

CAPITAL MAIS ARBORIZADA

O Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgado no dia 17 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Curitiba como a quarta capital mais arborizada do Brasil, atrás apenas de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO). A média nacional de ruas que possuem pelo menos uma árvore por rua é de 66%. Em Curitiba, esse índice é de 85,2% das vias. Com 52 parques, Curitiba também tem uma das maiores áreas verdes por habitante do Brasil. Nos últimos oito anos, a capital paranaense aumentou a área verde por habitante de 62 metros quadrados para 68 metros quadrados. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para áreas verdes urbanas é de um mínimo de

12 metros quadrados de área verde por habitante.

BOM PARA O MEIO AMBIENTE

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.

PLANTIO RESPONSÁVEL

Todo plantio de árvore feito em ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal.

Segundo o diretor do departamento, José Roberto Roloff, plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Quando o morador quiser plantar árvore em ruas ou áreas públicas, deve fazer antes a solicitação pela Central 156 informando o local. O pedido

será enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a avaliação.

ENTREGA DE MUDAS DE ÁRVORES

Terça-feira (29/4)

MANHÃ

Tatuquara

Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n. Bairro Novo

Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700.

CIC

Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460. Pinheirinho

Endereço: Av. Winston Churchill, 2.033. Matriz

Endereço: Praça Rui Barbosa, 101.

TARDE

Cajuru

Endereço: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150.

Boa Vista

Endereço: Av. Paraná, 3.600.

Portão

Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700.

Quarta-feira (30/4)

MANHÃ

Santa Felicidade

Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213.

TARDE

Boqueirão

Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430.

Prefeitura de Curitiba dá apoio a operação que combate o tráfico de drogas no Centro da capital

A Prefeitura de Curitiba dá apoio, na manhã desta quinta-feira (24/4), a uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), que está nas ruas desde as primeiras horas da manhã para cumprir mandados de busca e apreensão em hotéis e pousadas suspeitos de apoiar o tráfico de drogas no Centro de Curitiba.

A ação conta com o apoio, também, da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Penal (PPPR). Mais de 150 policiais participam da ofensiva, que tem como alvo todos os quartos e áreas comuns dos seis estabelecimentos investigados.

O delegado Rodrigo Brown, chefe do Centro de Operações Policiais Especiais da PCPR (Cope), explica que a partir de agora possivelmente esses estabelecimentos serão fechados.

Durante a ação, uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba emitiu três notificações e um auto de infração por falta de alvará de localização e funcionamento nos pontos já vistoriados.

Segundo o delegado, a apuração da Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) deve mostrar que se tratam de estabelecimentos que funcionam de forma irregular, sem alvará, e isso acaba fomentando a criminalidade na região central da capital.

INVESTIGAÇÃO

A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em outubro de 2024, quando a PCPR prendeu, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, um homem suspeito de um homicídio ocorrido em março daquele ano. Com ele, foram apreendidos 3,7 quilos de crack e um fuzil. Segundo as investigações, ele também comandava pontos de venda de drogas e executava rivais. Em novembro de 2024, a PCPR prendeu outros dois homens investigados por envolvimento com o tráfico na região central. Na ocasião, os policiais civis apreenderam duas pistolas, um fuzil, 200 munições e porções de diferentes drogas.

Evento nacional em Curitiba debate políticas públicas para população idosa

2ª Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) na gestão 2023/25 é organizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR), em parceria com a prefeitura de Curitiba.

O Paraná recebeu na quarta e quinta-feira (23 e 24) a 2ª Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) na gestão 2023/25. Organizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR), em parceria com a prefeitura de Curitiba, o evento acontece no Salão de Atos do Parque Barigui, na Capital, e debate temas que serão tratados, também, na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, entre os dias 26 e 28 de agosto, e depois levados à 6ª Conferência Nacional, agendada para os dias 5 a 8 de novembro, em Brasília.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; o presidente do Conselho Nacional, Raphael Castelo Branco, e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participam do evento. Cerca de 30 conselheiros nacionais, além de dezenas de representantes estaduais e municipais dão continuidade aos trabalhos nesta quinta-feira.

“Queremos virar a página da invisibilidade das pessoas idosas, de negligências e violação de direitos, que precisam ser fortemente combatidas com atitudes”, afirmou a secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte. “O Paraná tem se destacado nas políticas públicas para a população idosa e acreditamos que é preciso inovar sempre, buscar soluções novas para os problemas”, disse ela.

DEBATES

Para o secretário nacional Alexandre da Silva é importante reunir iniciativas nas três esferas públicas para as políticas públicas voltadas ao envelhecimento da população. “Queremos conhecer oportunidades, fazer conexões, ouvir e entender as demandas, lacunas, projetos e programas que deram certo. Representamos a pauta da pessoa idosa que nos une acima de qualquer questão política, ideológica ou religiosa”, afirmou.

Entre as questões debatidas em Curitiba estão a importância

da participação social na formulação das políticas públicas; mobilização e gestão dos fundos municipais, valorização da atuação dos conselhos no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas, reconhecimento das diversas formas de envelhecer, considerando contextos regionais e culturais diferentes — como o de indígenas e quilombolas.

Também foram apresentados programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, como o Paraná Amigo da Pessoa Idosa, e o modelo de cofinanciamento fun-

Sesc PR divulga período e temática da Semana Literária 2025

A tradicional Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025

Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.

O escritor homenageado será o curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.

Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.

Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais importantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros.

Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária

Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Semana Literária

Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Foram convidados mais de 150 artistas, para 500 ações culturais que receberam mais de 81 mil pessoas nas programações. O evento integrou nomes renomados da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli, às atividades promovidas em diversas cidades. As ações também incentivaram novos talentos, como na Coletânea Sesc de Contos Infantis, que destacou a produção literária regional e foi distribuída em bibliotecas públicas do estado. Lançamentos de livros, como o “Sabores do Mesa Brasil”, e a nova temporada do Podcast Janela Cultural ampliaram a experiência literária para diferentes públicos. Mais de 40 livrarias e editoras comercializam mais de 11 mil livros.

SERVIÇO

44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Período: 13 a 17 de agosto de 2025

Autor homenageado: Dalton Trevisan

Site oficial: www.sescpr.com. br/semanaliteraria

do a fundo, adotado em 378 municípios paranaenses.

CUIDA MAIS

Na cerimônia de abertura foi firmado o termo de adesão do município de Curitiba ao Programa Cuida Mais Paraná, do Governo do Estado. Assinaram o documento a secretária Leanre Dal Ponte, o prefeito Eduardo Pimentel e a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato. A parceria vai viabilizar o repasse de recursos destinados à promoção de ações esportivas, lúdicas e culturais, voltadas para o envelhecimento ativo e saudável.

“O documento é importante para fazermos acontecer o nosso Plano de Governo. Mas também quero muito ouvir os Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa para podermos avançar. Para isso, contamos com a nossa Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, com sua política de inclusão”, destacou Eduardo Pimentel.

Integrante da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, Curitiba tem cerca de 320 mil moradores idosos (18% da população) e cerca de 40 mil pessoas do segmento inscritas no Cadastro Único do governo federal, para inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. A previsão é que a cidade chegue em 2030 com 435,6 mil habitantes (20% da população) na faixa etária. Desde 2023, por certificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (Opas), a capital paranaense faz parte da Rede de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade de abertura da reunião do Conselho a procuradora da Justiça do Paraná, Mônica Louise de Azevedo; o presidente do Cedipi-PR, Jorge Nei Neves; a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Semipi, Larissa Marsolik; o presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Renan Rodrigues; a presidente do Instituto Municipal de administração Pública (Imap), Beatriz Battistella.

Foto: Robson
Mafra/SEMIPI

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.