

81,7% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de emprego de janeiro a maio, aponta Caged

Entre as cidades paranaenses, Curitiba registrou o maior saldo positivo do Estado, com 18.490 novas vagas de trabalho criadas. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Transporte coletivo de São José dos Pinhais ganha reforço com novos veículos
A partir desta quarta-feira (2/7), três novos veículos entram em operação em São José dos Pinhais para melhor atender as demandas do transporte coletivo. Os ônibus fazem parte de uma processo de renovação de toda a frota e beneficiarão diretamente os passageiros das regiões do São Marcos e Jardim Carmem, oferecendo mais conforto, segurança e tecnologia.
O secretário municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), Lucas Pigatto, afirma que o novos veículos se somam a outros que já foram entregues com o objetivo de beneficiar os são-joseenses no dia a dia.
“A entrega desses novos ônibus representa mais um avanço concreto na renovação total da nossa frota. É o reflexo do compromisso da nossa gestão com um transporte público mais digno, moderno e eficiente para a população de São José dos Pinhais”, destaca Pigatto.


Dos 399 municípios do Paraná, 326 registraram saldo positivo na criação de empregos formais entre janeiro e maio de 2025, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (30). Proporcionalmente, isso significa que 81,7% das cidades paranaenses tiveram mais contratações do que demissões nos cinco primeiros meses do ano.
Com este desempenho, o Paraná alcançou um saldo positivo de 84.882 novos postos de formais de trabalho criados ao longo do ano, que é o terceiro melhor resultado do País, atrás somente de São Paulo (309.759) e Minas Gerais (124.272).
Entre as cidades paranaenses, Curitiba registrou o maior saldo positivo do Estado, com 18.490 novas vagas de trabalho criadas, saldo de 256.608 admissões e 238.118 demissões entre janeiro e maio. Deste total, 12.178 vagas são no setor de serviços, 2.619 na área da construção, 2.201 no comércio, 1.422 na indústria e 70 na agropecuária.
No Interior, a cidade com o maior saldo de empregos foi Londrina, com 5.736 novos postos de trabalho, sendo 3.530 empregos na área de serviços, 1.195 na construção, 821 na indústria, 167 no comércio e 23 na agropecuária. Na sequência estão Maringá (3.930), Cascavel (3.706), Toledo (3.448), São José dos Pinhais (3.129), Araucária (2.000), Ponta Grossa (1.877), Arapongas (1.571), Pinhais (1.568), Foz do Iguaçu (1.470), Colombo (1.449), Fazenda Rio Grande (1.162) e Apucarana (1.059).
Considerando o crescimento proporcional no número de contratações com carteira assinada, a cidade que teve o maior aumento no número de registros entre janeiro e maio foi Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira. Com um saldo positivo de 91 postos de trabalho, o município registrou um crescimento de 57,6% no total de empregados formais.
3
Centro de Convivência do Idoso de Pinhais promove Festa de Rodeio

Centenas de pessoas compareceram à Capela Bom Pastor para a Festa de Rodeio do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Pinhais. A celebração se tornou tradição entre os usuários do equipamento e se soma às ações de promoção de qualidade da prefeitura, direcionadas ao público com mais de 60 anos. Neste ano, o tema da festa foi a telenovela “Rei do Gado”, transmitida pela Rede Globo em 1996. Alguns dos frequentadores do CCI organizaram uma apresentação teatral para homenagear a novela. Também houve apresentações musicais, danças e comidas típicas. O objetivo da Festa de Rodeio é resgatar memórias e valorizar a cultura popular, incentivando a participação ativa dos idosos que frequentam o CCI e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Produto paranaense
nesta terça-feira (1/7), a primeira fase da revitalização do Restaurante Popular da Fazendinha/CIC. A unidade, que funciona desde 2010, recebeu melhorias estruturais e visuais para garantir mais conforto, acessibilidade e segurança aos usuários. “Esse restaurante foi criado para garantir comida de qualidade e com preço justo para todos. Hoje, mais de uma década depois, ele continua cumprindo esse papel com excelência. Por isso, promovemos essa revitalização, para que a população possa almoçar com dignidade, conforto e sabor. Em um dia frio como este, não tem nada melhor do que uma refeição nutritiva, saborosa e bem quentinha para dar força e seguir em frente”, destacou o prefeito.
O Café de Mandaguari, no Noroeste do Paraná, conquistou a Indicação Geográfica (IG), tornando-se o 20o produto paranaense com o selo do INPI. A certificação reconhece a qualidade e tradição da região, envolvendo seis municípios. A conquista valoriza a agricultura familiar e im-
pulsiona o turismo rural local. O selo agrega visibilidade e fortalece os pequenos produtores.

O prefeito Eduardo Pimentel entregou,
Página
Quarta-feira



MAIS LEITOS


Produto paranaense O Café de Mandaguari, no Noroeste do Paraná, conquistou a Indicação Geográfica (IG), tornando-se o 20º produto paranaense com o selo do INPI. A certificação reconhece a qualidade e tradição da região, envolvendo seis municípios. A conquista valoriza a agricultura familiar e impulsiona o turismo rural local. O selo agrega visibilidade e fortalece os pequenos produtores. Contorno Sul de Maringá
O Governo do Paraná anunciou um investimento de R$ 400 milhões na duplicação do Contorno Sul de Maringá, no Norte do Estado. A obra, aguardada há décadas, será executada pelo DER/ PR e vai modernizar a Avenida Sincler Sambatti. O trecho é essencial para o trânsito regional e o escoamento da produção. A duplicação promete mais segurança e eficiência para motoristas e caminhoneiros.
Paraná Empreende Mais
Estão abertas até 9 de julho as inscrições para o curso online gratuito de Inovação e Tecnologia da Unioeste, pelo programa Paraná Empreende Mais. As vagas são limitadas. A formação desenvolve habilidades empreendedoras e estratégicas para negócios sustentáveis. Inscreva-se: https://forms.gle/ WRVG5XULcWgMqHM2A.
Paraná Ciência
A TV Paraná Turismo estreia nesta quarta (2), às 19h, o programa “Paraná Ciência”, com foco na pesquisa feita pelas universidades estaduais. A atração mensal mostra como a ciência está presente no dia a dia dos paranaenses. O conteúdo poderá ser assistido na TV aberta, por assinatura e via satélite. LDO 2026
A Assembleia Legislativa do Paraná debateu nesta terça-feira (1) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, em audiência pública proposta pela Comissão de Orçamento. O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, alertou para a possível queda na arrecadação e instabilidade fiscal nacional. A previsão de receita é de R$ 83 bilhões, mas o cenário incerto exige cautela. O Refis está entre as alternativas para reforçar o caixa estadual. Halal no Brasil
100% SUS em Curitiba
Prefeito Eduardo Pimentel prestigia inauguração da nova maternidade
O prefeito Eduardo Pimentel participou (30/6), da inauguração do Hospital e Maternidade Luísa de Marillac, antiga maternidade Mater Dei, que passa a funcionar no prédio do antigo Hospital Vitória, no bairro Cidade Industrial de Curitiba.
A nova estrutura passa de 73 para 149 leitos que serão destinados exclusivamente para o SUS. Os leitos serão usados no atendimento à Rede de Urgência do município, sendo 10 leitos de UTI adulto e 66 leitos de enfermaria clínica. Já a maternidade conta 55 leitos obstétricos, 18 complementares, salas cirúrgicas, salas de parto e espaço para exames, além do Pronto Atendimento para retaguarda às gestantes vinculadas à maternidade.
“Eu quero, em nome de Curitiba e dos curitibanos, agradecer esse presente para a nossa cidade. Aqui é um lugar de Deus, aqui é o cuidado da cidade. Abrir um hospital e maternidade aqui nessa região para nós também é muito importante”, disse Eduardo Pimentel.
Eduardo Pimentel lembrou o importante papel desempenhado pelo então Hospital Vitória, que foi incorporado à estrutura da Saúde municipal durante a pandemia de covid19, e ajudou a salvar muitas vidas.
“No início da pandemia, em momentos difíceis, estrangulávamos os leitos da cidade e numa parceria importante, nós abrimos o Hospital Vitória para o atendimento na SUS Municipal. E como salvou vidas”, lembrou o prefeito.
“A vinda nossa aqui hoje é para agradecer. O Hospital e Maternidade Luísa de Marillac pode contar com a Prefeitura. Nós estamos juntos, lado a lado, para fazer funcionar, para fazer operar no seu dia a dia. Quantos curitibanos e paranaenses vão nascer aqui diariamente, que vão construir a nossa cidade, o nosso estado no futuro”, finalizou Eduardo Pimentel.
Referência
O Hospital e Maternidade Luísa de Marillac é referência para a Rede Mãe Curitibana Vale a Vida e Rede Mãe Paranaense, atendendo as gestantes residentes em Curitiba e em outros municípios da Região Metropolitana conforme a pactuação estadual.
Desde que foi contratualizada com o SUS Curitibano, em 2008, a maternidade Mater Dei já realizou mais de 73 mil partos pelo SUS. Desde que foi criada em Curitiba, há 58 anos, foi responsável por mais de 230 mil nascimentos na cidade.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o novo hospital é um presente para a cidade.
“Não tem nada mais gratificante hoje, à frente da Secretaria de Saúde, em ver a estrutura aberta para o SUS Curitibano. Quantas vidas mostraremos ao mundo aqui? Uma história que marca a vida de muitas e muitas famílias pela sua excelência, o seu amor e o seu cuidado, com uma equipe técnica e altamente qualificada, é um presente de Deus. Um presente de Deus para o SUS Curitibano”, declarou a secretária.
Gestantes
Duas gestantes atendidas pela Rede Mãe Curitibana Vale a Vida participaram da abertura da unidade. Lisbet Vicente Brígida, de 38 semanas de gestação, e Kethin Buchner, 31 semanas, são moradoras da região e serão atendidas na nova maternidade.
Lisbet é cubana e mora em Curitiba há um ano com o marido e dois outros filhos, de 13 e 5 anos. Os pais também vieram de Cuba e a família gosta muito do Brasil. A gestante é atendida na Unidade de Saúde Campo Alegre e gosta do acompanhamento que recebe. “Estou muito feliz aqui no Brasil e sou muito bem atendida. Aurora vai ser minha primeira filha brasileira”, declarou.
Com a primeira filha no colo, Helena, de um ano e sete meses, Kethin estava feliz por ter a maternidade mais perto de casa. O prénatal ela faz na Unidade de Saúde São Miguel e vai ter o bebê perto de casa. “Estou bem feliz e bem mais tranquila também porque é bem mais fácil pra mim. Está ótimo”, disse a futura mãe de Sofia.
A presidente do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, do qual faz parte a nova maternidade, Irmã Maria de Fátima Sobral, agradeceu o apoio das autoridades de Curitiba e do Paraná.
“Há muito tempo sonhávamos com uma nova sede para a pequena Mater Dei e, ao mesmo tempo, tão singela em estrutura, sempre se
colocou em posição de destaque como maternidade de referência de Curitiba e do Estado, seja pelo trabalho executado com seriedade e humanização, seja pela grandeza expressa nos números de nascimento, ou melhor, no número de tesouros preciosos entregue às mãos das famílias”, refletiu a diretora.
“Para nós, filhas da caridade de São Vicente de Paulo, esta é a continuidade da missão iniciada por São Vicente e Santa Luísa há mais de 400 anos, movida pelo desejo sincero de servir o próximo”, finalizou Irmã Maria. Ao final, foram homenageados funcionários e autoridades que contribuem com a missão do hospital. O bispo Dom Reginei José Modolo fez a benção à nova sede e, na sequência, o prefeito, demais autoridades e convidados conheceram a estrutura do novo hospital.
Presenças
Participaram do evento de inauguração a deputada estadual Márcia Huçulak; o vereador Tico Kuzma; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves; a presidente do Imap, Beatriz Battistella; o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), Charles London; o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; o administrador Regional da CIC, Rudmar Fedrigo; a supervisora do Distrito Sanitário CIC, Alessandra Lopes dos Santos; o coordenador da Rede Mãe Curibana Vale a Vida, Everson Ribeiro; o Bispo Auxiliar Dom Reginei José Modolo; o pároco Frei Cláudio de Camargo; Irmã Provincial da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Irmã Vanilza Maria Bueno; a diretora Financeira do Grupo Hospitalar, Irmã Maria do Carmo Marques; o diretor Executivo do Grupo Hospitalar, Alex Marques; a diretora do Hospital e Maternidade Luísa de Marillac, Irmã Iracema Marques; o gerente Hospitalar do Hospital e Maternidade Luísa de Marillac, Hilton da Cruz Bueno; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana e a conselheira Malu Gomes; além de servidores municipais, funcionários do hospital, médicos e demais profissionais de saúde da nova maternidade

O deputado Padovani (União-PR) é autor do Projeto de Lei 356/25, que regulamenta a produção e comercialização de produtos e serviços Halal no Brasil. A proposta também torna obrigatória a certificação desses produtos e serviços, exigindo selo com o nome da certificadora.
Sesc e o Pacto Global
O Sesc Paraná oficializou sua adesão ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa. Com isso, passa a integrar uma rede internacional que promove princípios em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Expotécnica
A 30ª Expotécnica será realizada de 9 a 11 de julho em Sabáudia, reunindo produtores rurais, técnicos e empresas do agronegócio. O evento gratuito oferece estações técnicas, demonstrações de máquinas, feira da agroindústria e palestras. Reconhecida como o maior dia de campo em propriedade rural do Brasil, promove inovação e sustentabilidade no campo. Alinhamento
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), reuniu esta semana todo o secretariado para avaliar os primeiros seis meses da gestão. Foram destacadas ações como o Vale-Creche, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego e o programa Curitiba de Volta ao Centro. A reunião também serviu para alinhar metas e ampliar o diálogo permanente entre as pastas. O vice-prefeito Paulo Martins (PL) participou do encontro.
Educação e Tecnologia
A vice-reitora Vanessa Ishikawa Rassoto tomou posse nesta segunda (30) na UTFPR, que celebra 20 anos como a primeira universidade tecnológica do Brasil. Fundada em 1909, a instituição é referência na formação de profissionais qualificados. Com 13 câmpus no Paraná, oferece 110 cursos de graduação e 80 de pós. É a universidade com mais vagas públicas em engenharia no país.
CNH social
Parte do dinheiro das multas de trânsito poderá financiar a CNH para pessoas de baixa renda. A medida está na Lei 15.153/ 25, publicada na semana passada, que altera o Código de Trânsito. O benefício será destinado a quem estiver inscrito no CadÚnico. Lula sancionou a norma com vetos.
CNPJs: novo formato
A Receita Federal anunciou que, a partir de julho de 2026, novos CNPJs passarão a incluir letras além de números. A medida visa ampliar as combinações possíveis e evitar o esgotamento do formato atual, que já identifica cerca de 60 milhões de empresas. A estrutura continuará com 14 caracteres. A mudança não afeta os CNPJs já existentes.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

não expressam necessariamente a opinião do jornal


81,7% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de emprego de janeiro a maio, aponta Caged
Entre as cidades paranaenses, Curitiba registrou o maior saldo positivo do Estado, com 18.490 novas vagas de trabalho criadas. Considerando o crescimento proporcional no número de contratações com carteira assinada, a cidade que teve o maior aumento no número de registros entre janeiro e maio foi Doutor Ulysses

Dos 399 municípios do Paraná, 326 registraram saldo positivo na criação de empregos formais entre janeiro e maio de 2025, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na segunda-feira (30/6). Proporcionalmente, isso significa que 81,7% das cidades paranaenses tiveram mais contratações do que demissões nos cinco primeiros meses do ano.
Com este desempenho, o Paraná alcançou um saldo positivo de 84.882 novos postos de formais de trabalho criados ao longo do ano, que é o terceiro melhor resultado do País, atrás somente de São Paulo (309.759) e Minas Gerais (124.272).
Entre as cidades paranaenses, Curitiba registrou o maior saldo positivo do Estado, com 18.490 novas vagas de trabalho criadas, saldo de 256.608 admissões e 238.118 demissões entre janeiro e maio. Deste total, 12.178 vagas são no setor de serviços, 2.619 na área da construção, 2.201 no comércio, 1.422 na indústria e 70 na agropecuária.
No Interior, a cidade com o maior saldo de empregos foi Londrina, com 5.736 novos postos de trabalho, sendo 3.530 empregos na área de serviços, 1.195 na construção, 821 na
Foto: Roberto Dziura
Jr/AEN

indústria, 167 no comércio e 23 na agropecuária. Na sequência estão Maringá (3.930), Cascavel (3.706), Toledo (3.448), São José dos Pinhais (3.129), Araucária (2.000), Ponta Grossa (1.877), Arapongas (1.571), Pinhais (1.568), Foz do Iguaçu (1.470), Colombo (1.449), Fazenda Rio Grande (1.162) e Apucarana (1.059).
CRESCIMENTO
Considerando o crescimento proporcional no número de contratações com carteira assinada, a cidade que teve o maior aumento no número de registros entre janeiro e maio foi Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira. Com um saldo positivo de 91 postos de trabalho, o município registrou um crescimento de 57,6% no total de empregados formais.
Em seguida estão Itambaracá (23,6%), Munhoz de Melo (19,7%), São Pedro do Iguaçu (17,2%), Ivatuba (17,1%), Amaporã (15,5%) e Mato Rico (14,97%). Já entre as cidades com mais de 10 mil trabalhadores formais empregados, os

que tiveram os maiores crescimentos foram Dois Vizinhos (5,9%), Almirante Tamandaré (5,6%), Toledo (5,6%), Fazenda Rio Grande (5,4%), Irati (4,9%), Arapongas (4,1%) e Araucária (4%).
MAIO Além dos dados acumulados do ano, o Caged também conta com informações sobre as contratações e demissões apenas no mês de maio. Neste recorte, Curitiba registrou um saldo positivo de 1.277 novos postos de trabalho. Londrina (1.237), Ponta Grossa (450), Toledo (232), Foz do Iguaçu (227), Castro (202), Colombo (156), Araucária (152), Fazenda Rio Grande (137) e Jacarezinho (133) aparecem na sequência






Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
A novidade foi testada durante o mês de junho em Piraquara e em Quatro Barras, cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A partir da terça-feira (1º), também será disponibilizada para clientes de Campina Grande do Sul, Colombo e Pinhais.
A Sanepar está implantando um novo serviço de recebimento de débitos: é a visita do agente de corte que pode receber pagamento das faturas atrasadas há mais de 48 dias direto na casa do cliente, com cartões de débito ou de crédito, à vista ou parcelado. Se o pagamento é realizado, o corte não é feito e se evita a suspensão do fornecimento da água.
A novidade foi testada durante o mês de junho em Piraquara e em Quatro Barras, cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A partir desta terça-feira (1º), também será disponibilizada para clientes de Campina Grande do Sul, Colombo e Pinhais. Ainda em julho o serviço estará também disponível para clientes de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, conta que o serviço será implantado gradativamente em todas as cidades do Paraná até o fim do ano. “Ainda em julho, o serviço estará disponível para outros municípios da RMC e, em agosto, em Curitiba. Esta é mais uma oportunidade de quitação de débitos para o cliente. Sabemos que pode haver momentos da vida mais atribulados, quando a pessoa se perde com a organização das contas. Também podem acontecer problemas de saúde na família ou mesmo de ordem financeira, que tenham inviabilizado o pagamento anteriormente. A partir de agora, é possível fazer o pagamento na porta de casa", comentou.

O diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, explica que a Sanepar está realizando uma mudança significativa na forma de cobrança, que por 60 anos esteve vinculada à fatura mensal. “Antes dessa novidade, era preciso que o cliente pagasse os débitos e fosse a uma Central de Relacionamento para comprovar o pagamento e pedir a religação de água. O novo serviço é uma quebra de paradigma que facilita a vida do cliente, trazendo para ele esta opção mais cômoda e ágil. Agora, o cliente pode pagar em casa a fatura em atraso e, sendo no crédito, pode parcelar em até 12 vezes”, informou.
O diretor explicou que a cobrança com a máquina de cartão em domicílio é uma possibilidade ligada apenas ao processo de corte de abastecimento, quando existem fa-
turas em atraso. “A quitação das contas ocorre dentro do sistema da Sanepar, sem necessidade de nova confirmação ou deslocamento até uma Central de Relacionamento da Companhia, que seria necessário no caso de um corte. Um comprovante é impresso na máquina de pagamento e entregue ao cliente imediatamente após a transação”, alertou. "Ali existem dados do imóvel, do cliente, das contas quitadas com respectivos valores, bandeira e tipo de cartão utilizado, as taxas aplicadas e o número de parcelas, se houver. A máquina de arrecadação só aceita cartão, não sendo possível fazer pagamentos com PIX junto ao agente de corte. Eles estão autorizados a receber apenas com cartão de débito ou crédito, nunca em dinheiro. É importante que o cliente entenda o processo que envolve
este pagamento e esteja seguro de que não se trata de fraude ou golpe", complementou. Segundo ele, a Sanepar tem uma forte política de inovação e com avanços constantes e melhorias nos processos comerciais, buscando elevar a eficiência e a satisfação dos clientes. “Mesmo com uma vasta rede de conveniados para o recebimento das faturas, queremos facilitar ainda mais a vida das pessoas, que podem resolver suas pendências sem sair de casa. Hoje, quase tudo está disponível na palma da mão, com aplicativos de celular, e, por isso, já implementamos o pagamento na modalidade PIX, via WhatsApp, por exemplo, que está em fase de testes. Agora levamos a opção de pagamento com cartão para a porta de casa do cliente, evitando o corte de água”, ressaltou.
COMO FUNCIONA
O serviço de cobrança no ato do corte, com máquina de cartão de débito ou crédito, será levado até o cliente por agentes de corte a serviço da Sanepar, devidamente identificados. Eles têm um roteiro de visitas diário e vão apenas até os imóveis onde existe alguma fatura em aberto, com débitos atrasados há mais de 48 dias. O processo é seguro e transparente e o cliente pode, ainda, conferir o débito da matrícula do seu imóvel consultando o aplicativo Sanepar Mobile ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115.
O sistema também aplica automaticamente as regras de parcelamento e taxas, sendo que tudo é exibido na tela da máquina para a conferência do cliente, antes de fazer a confirmação. É importante que o cliente saiba que os encargos normalmente cobrados pelo pagamento em atraso, como juros e multa, serão lançados em fatura futura. Após a transação, os dados passam por autenticação e autorização via token seguro e um comprovante completo é gerado, com todas as informações da operação e das contas quitadas. Atualmente, os agentes de corte da Sanepar estarão com identificação da SCS (Sociedade Civil de Saneamento), a empresa contratada pela Sanepar para esse trabalho. “Eles conferem com o responsável pelo imóvel os dados do titular (CPF ou CNPJ), a matrícula e o valor em aberto. Se estiver com dúvidas, o cliente pode ligar para o 0800 200 0115”, explicou Bihl.
Estado vai investir R$ 400 milhões na duplicação em concreto do Contorno Sul de Maringá

A duplicação do Contorno Sul é uma obra aguardada há décadas pela população e pelo setor produtivo da região. O trecho é usado para escoar o trânsito metropolitano, especialmente das cidades de Paiçandu, Sarandi e Marialva, e por motoristas que saem da cidade em direção a Paranavaí ou Campo Mourão.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai anunciar, em agosto, um novo investimento do Governo do Estado para a duplicação em concreto do Contorno Sul Metropolitano de Maringá (Avenida Sincler Sambatti), no Noroeste do Paraná. A obra, que será bancada pelo governo estadual por meio de um convênio com a Prefeitura de Maringá, deve custar cerca de R$ 400 milhões.
A duplicação do Contorno Sul é uma obra aguardada há décadas pela população e pelo setor produtivo da região. O trecho é usado para escoar o trânsito metropolitano, especialmente das cidades de Paiçandu, Sarandi e Marialva, e por motoristas que saem da cidade em direção a Paranavaí ou Campo Mourão. Atualmente, o local registra fluxo intenso de carros e caminhões, o que faz do Contorno Sul um trecho perigoso para os motoristas e ineficiente para caminhoneiros, devido aos buracos e ao desgaste do pavimento.
“Maringá tem crescido muito e precisa de uma artéria que atenda este crescimento. Vamos dar à cidade um con-
torno moderno, durável, eficiente e seguro, tanto para os moradores que fazem este trajeto diariamente para trabalhar, quanto para os motoristas que passam por ali para escoar a produção da região”, afirmou Ratinho Junior. "A obra também vai resolver um dos piores problemas de trânsito entre Sarandi e Maringá, na rotatória da entrada da cidade". O projeto, doado pelo setor produtivo local, prevê duplicação de aproximadamente 12 quilômetros de extensão, com viadutos e passarelas ao longo do trajeto. O contorno inicia na PR-317 e segue até a BR376. Ao longo do trajeto, o projeto terá novos acessos à Avenida Pioneiro Maurício Mariani, à Avenida Carlos Correa Borges, à Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, à Avenida Guedner, à Avenida Carmen Miranda e à Rua Mário José de F. Ferraz.
O trecho será duplicado em concreto, que é um pavimento mais adequado para vias com trânsito pesado, dentro de um programa do Estado que já contempla 500 quilômetros de rodovias. O pavimento rígido tem maior resistência ao desgaste causado pela circulação constante de veículos de carga, com o dobro da durabilidade do asfalto. O concreto também apresenta custo de manutenção significativamente mais baixo em comparação às pistas de asfalto, fazendo com que a obra seja mais viável economicamente no longo prazo.




Pinhaense integra escuderia classificada para mundial de miniaturas de F1

Jovens inventores, construtores de velocidade. São atributos dos estudantes, de 16 e 17 anos, Anthony Giorgio Giacomozzi, Arthur Lucachaki Takaki, Fernanda Glouber Marcon, Gabriel Henrique Vernizze Dalke, Gabriela Chinato Pagnoncelli, Nicolas Merugo Bezerra e Tiago Chaves Fagundes. Eles compõem a Sirius Scuderia, equipe de miniaturas de Fórmula 1 classificada para o para o campeonato mundial promovido pela F1, em Singapura, em setembro próximo. As miniaturas são feitas com o mesmo critério de medida de um carro oficial de Fórmula 1. A versão pequena percorre uma pista de 20 metros, impulsionada por uma cápsula de CO2. “O carro mais veloz, além das outras categorias (marketing, gestão de projeto, engenharia e projeto social), se classifica, ou seja, pela velocidade e pela apresentação de cada uma dessas ‘salas”, explica a professora do IFPR e orientadora da equipe, Danniella Rosa. Nicolas é um dos engenheiros do time e morador de Pinhais, aluno de Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba. Sob orientação de Danniella Rosa, e dos também professores Rafael Voltolini e Wagner Frederico Chierosin Uhlmann, o pinhaense se junta aos colegas na construção das miniaturas que os levaram a conquistar o 1º lugar na Final Nacional Brasileira da STEM Racing (antiga F1 in Schools), em março deste ano. Campeã geral brasileira entre escolas públicas e privadas, a Sirius Scuderia também foi a melhor nas categorias Escrutínio e Apresentação Verbal. Além disso, ficou entre as três melhores nas categorias Empreendimento, Engenharia e Carro Mais Veloz. “Um dos nossos principais diferenciais é que por se tratar de uma escola federal, o IFPR, temos acesso aos laboratórios. Temos uma escola técnica e toda a confecção do carro é feita por nós”, comenta o engenheiro da equipe. “Por exemplo, o ‘corpinho’ do carro é feito com poliuretano, credenciado pela própria ‘F1 in Schools’, que temos que
Morador de Pinhais, estudante do Instituto Federal do Paraná reforça a Sirius Scuderia na competição científica e esportiva promovida pela Fórmula 1, em Singapura, em setembro


Nicolas é um dos engenheiros do time e morador de Pinhais. (Foto: Divulgação)
trazer para fazer a usinagem no nosso centro de usinagem, onde extraímos material até chegar nessa geometria final. Já outros componentes são feitos em impressão 3D. Daí entra o IFPR que nos disponibiliza os laboratórios. Também desenvolvemos um teste de reação, um projeto de inovação que desenvolvemos para testar e treinar o tempo de reação da equipe ao disparar os carros nas corridas”, acrescenta. O carrinho em si percorre uma pista de 20 m, como se fosse uma arrancada, impulsionado pelo gás CO2, concentrado em um cartucho acoplado na traseira do protótipo, por meio de um disparador manual. Você aperta o disparador, uma agulha fura o centro desse cartucho e o gás que está ali impulsiona o carro. Para o carro não bater nas laterais e também para não sair da superfície, uma linha de nylon que cruza a pista inteira perpassa o veículo por baixo. Então, o carro que tem os melhores tempos de reação e também de pista, seria o mais rápido. “O nosso carro é o mais rápido da competição que teve neste ano, percorrendo esses 20 m em 1 segundo”, reporta Nicolas.
Para chegar a esse resultado, a equipe aposta na criatividade, com os recursos que cada competidor possui sobre os mesmos
materiais, já que o carrinho tem que seguir uma série de padrões. “Até onde temos registro, nossa equipe é a única no mundo a trazer essa abordagem que se chama o ‘efeito da bola de golfe’. Então, a ideia é que quando o fluxo de ar passa rente à parede ao corpo do carro, essas cavidades vão gerar um vácuo, e o fluxo vai fazer com que a camada limite se aproxime mais do corpo do carro, gerando menos arrasto, consequentemente, fazendo com que o carro seja mais rápido”, explica o engenheiro Nicolas. “Testamos diversas abordagens aerodinâmicas, como por exemplo, o software de CFD, que seria de análise de fluido aerodinâmico, um novo, de vento, que chegamos a desenvolver. Então, vai muito da sacada de cada equipe, e não só nesse aspecto. A competição não é só engenharia, todas as áreas são igualmente importantes para ganhar”, completa. “Moro em Pinhais desde os meus primeiros meses de vida, nasci na primeira maternidade do município. Fui aluno do Cmei Vó Margarida, da escola José Brunetti Gugelmin, colégios Amyntas de Barros, Arnaldo Faivro Busato e, por fim, do Colégio Paulo Leminski de Curitiba”, conta o jovem Nicolas, de 18 anos. “O que mais admiro em Pinhais é a forma como o município é administrado. Desde a organização, até o atendimento da prefeitura, o acesso à educação de qualidade e a segurança, garantida pela atuação eficiente da polícia. Recentemente, visitei o gabinete da prefeita pela primeira vez e fiquei impressionado com a estrutura e a proximidade com a comunidade”, diz, orgulhoso da cidade natal. Para custear hospedagens, passagens e materiais, a equipe abriu uma vaquinha virtual, onde espera arrecadar fundos para a disputa mundial em setembro. “Cada contribuição, de qualquer valor, ajuda a tornar esse sonho possível. A Sirius é feita de esforço, dedicação e amor pela ciência e educação pública. Com seu apoio, podemos brilhar ainda mais”, comunica a equipe.
Centro de Convivência do Idoso de Pinhais promove Festa de Rodeio
Celebração que valoriza cultura popular é realizada no mês de junho desde a inauguração do equipamento, há 15 anos Centenas de pessoas compareceram à Capela Bom Pastor (26/6) para a Festa de Rodeio do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Pinhais. A celebração se tornou tradição entre os usuários do equipamento e se soma às ações de promoção de qualidade da prefeitura, direcionadas ao público com mais de 60 anos. Neste ano, o tema da festa foi a telenovela “Rei do Gado”, transmitida pela Rede Globo em 1996. Alguns dos frequentadores do CCI organizaram uma apresentação teatral para homenagear a novela. Também houve apresentações musicais, danças e comidas típicas.
O objetivo da Festa de Rodeio é resgatar memórias e valorizar a cultura popular, incentivando a participação ativa dos idosos que frequentam o CCI e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), equipamentos de respon-

sabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, compareceu ao evento e parabenizou os participantes. “Aqui é uma energia incrível. Que alegria reencontrar vocês. São sempre encontros que enchem nosso coração de esperança, de que o mundo pode ser melhor, com pessoas como vocês, que amam viver e que aproveitam muito essa cidade. Ela é construída pelas mãos de tantos servidores, com tanta competência, para tornar Pinhais um lugar cada vez melhor, mais acessível”, afirmou.
Também estiveram presentes na Festa de Rodeio o vice-prefeito Marcinho; a vereadora Professora Haline; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Sargento Almeida; a deputada estadual Marli Paulino; e o secretário de Estado de Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart.




Líder do governo faz balanço das ações da Prefeitura
de Curitiba
Serginho do Posto utilizou o horário da liderança do governo para fazer um balanço do início da gestão Eduardo Pimentel.

Serginho do Posto enumerou polítcas públicas da gestão Eduardo Pimentel no fim do semestre. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na última sessão plenária deste semestre na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na segunda-feira (30/6), o líder do governo, vereador Serginho do Posto (PSD), apresentou um balanço das ações da gestão do prefeito Eduardo Pimentel no primeiro semestre de 2025. Entre os destaques, ele citou a compra de 157 novos ônibus, a tarifa zero para desempregados, o Domingão Meia-Passagem e a criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo.
Na Educação, mencionou o programa Vale-Creche, que atende 3,6 mil famílias, a nomeação de 406 professores, e a ampliação de vagas em CMEIs. Na saúde, destacou a redução de 92% nos casos de dengue e as 12 mil consultas e 5 mil exames realizados pelo programa Especialidades em Ação. Serginho do Posto também

Rodrigo Marcial argumenta que novas tecnologias tornaram mais segura a instalação de postos de combustíveis. (Foto: Arquivo/Agência Brasília)
Projeto autoriza postos de combustíveis em shoppings e mercados de Curitiba
Proposta de Rodrigo Marcial também prevê o fim da distância mínima de 1 km entre postos de combustíveis em Curitiba
Com o objetivo de eliminar barreiras à livre concorrência, o vereador Rodrigo Marcial (Novo) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que revoga a exigência de distância mínima entre postos de combustíveis e autoriza a instalação desses estabelecimentos no centro da cidade e em grandes comércios. “A medida corrige distorções regulatórias que impõem barreiras desnecessárias ao desenvolvimento urbano e ao acesso da população a serviços essenciais”, defende o parlamentar.
Além da revogação da distância mínima atualmente exigida entre postos, o projeto prevê o fim da proibição para instalação desses empreendimentos no núcleo central da cidade, área delimitada por ruas como Ubaldino do Amaral, Presidente Affonso Camargo, Sete de Setembro e Desembargador Motta. Também será permitido o funcionamento de postos em supermercados, hipermercados, shopping centers e estabelecimentos congêneres (005.00223.2025).
Projeto altera legislação vigente em Curitiba
A proposta modifica trechos da lei municipal 8.681/1995 e revoga integralmente a lei 11.368/2005 e dispositivos da lei 12.173/2007. Essas normas, em vigor atualmente, proíbem postos de combustíveis no centro da cidade e em grandes estabele-
cimentos comerciais, além de exigirem um distanciamento mínimo de mil metros entre empreendimentos do setor.
Segundo Rodrigo Marcial, as restrições previstas nas legislações anteriores não se justificam sob o ponto de vista técnico ou ambiental. “Os avanços nas normas de segurança e nas tecnologias adotadas nesses empreendimentos garantem sua compatibilidade com o meio urbano, independentemente da distância entre eles, minimizando eventuais impactos ambientais e urbanísticos”, afirmou o vereador.
Na justificativa, Marcial cita que, atualmente, o núcleo central de Curitiba possui oito postos de combustíveis e serviços. O autor argumenta que a limitação existente compromete o atendimento à população e prejudica a competitividade no setor. “Ao concentrar serviços em locais estratégicos, reduz-se o deslocamento necessário para o abastecimento de veículos, contribuindo para um trânsito mais eficiente e sustentável”, argumenta.
O projeto de lei tramita nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba, onde está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após essa etapa, seguirá para os demais colegiados pertinentes e, caso aprovado, será incluído na pauta de votações do plenário. Por José Lázaro Jr.

apontou o início da revitalização do Centro, a entrega de 200 casas de interesse social e a oferta de 5,7 mil vagas de emprego.
“Todas essas ações seguem os pilares da transparência e da responsabilidade com a gestão fiscal, que têm orientado o trabalho da Prefeitura. Foram avanços concretos que impactaram positivamente a vida da população”, afirmou Serginho do Posto. Sidnei Toaldo (PRD) e João da 5 Irmaõs (MDB) também pediram a palavra para fazer elogios à gestão Eduardo Pimentel na conclusão do primeiro semestre de 2026.
“Temos muitas obras acontecendo”, destacou Toaldo, contando como foi atendido pelo secretário de Governo, Marcelo Fachinello, para levar iluminação pública à praça Sinibaldo Trombini, na Regional Santa Felicida-
de. O parlamentar colocou como demanda para a gestão a ampliação do CMEI Dinalva Túlio, “porque a região é carente de vagas [na Educação Infantil]”. João da 5 Irmãos elogiou as obras na divisa com Pinhais, para contenção de enchentes, e em áreas para a prática de esporte em Curitiba.
O Regimento Interno estabelece que cada legislatura tem a duração de quatro anos, sendo dividida em quatro sessões legislativas. Cada sessão possui dois períodos – de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. No mês de julho e entre 20 de dezembro e 31 de janeiro, os vereadores têm recesso parlamentar – quando não são realizadas sessões plenárias e reuniões de comissões, exceto quando há convocação extraordinária do presidente do Legislativo ou do prefeito. Por José Lázaro Jr.

Proposta estende isenções de taxas dadas a MEIs para novas empresas de pequeno porte em Curitiba. (Foto: Arquivo/PMC)
Proposta na Câmara de Curitiba incentiva empreendedorismo com isenção de taxas
Ideia é estender a MEs e EPPs benefício fiscal já concedido a MEIs na abertura do primeiro negócio, facilitando a formalização de empresas em Curitiba
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) apresentou na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei complementar que propõe estender a isenção de taxas para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) no momento da abertura de seu primeiro negócio, visando incentivar a criação e o desenvolvimento de novas empresas em Curitiba (002.00018.2025).
A proposta busca impactar um segmento considerado vital para a economia da cidade pela vereadora. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), citados na justificativa da matéria, as microempresas representam 42,2% dos estabelecimentos registrados até 2024 em Curitiba, totalizando 169.642 negócios. Já as empresas de pequeno porte somam 18.752 estabelecimentos, o que equivale a 4,66% do total.
Isenção para novas micro e pequenas empresas O mecanismo proposto para alcançar o objetivo é uma alteração no artigo 8º da lei complementar 89/2014, que atualmente concede benefícios ao Microempreendedor Individual (MEI). A legislação em vigor já isenta o MEI de taxas de localização, expediente, licenciamento ambiental, vigilância sanitária, emolumentos e outros custos relativos ao registro e renovação de licenças. A alteração adicionaria um parágrafo único ao artigo, com a seguinte redação: “os mesmos benefícios do caput incidirão no ato de abertura de microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), caso seja a primeira empresa dos sócios”. Se aprovada e sancionada, a nova regra entrará em vigor 90 dias após sua publicação oficial.
O MEI se caracteriza por receita bruta anual de até R$ 81 mil e limite de um empregado, operando como pessoa física em regime tributário simplificado. As Microempresas (ME) podem faturar até R$ 360 mil anuais, sem limitação de empregados, podendo ser pessoa física ou jurídica e com maior complexidade tributária, embora possam optar pelo Simples Nacional. Já as Empresas de Pequeno Porte (EPP) possuem faturamento anual entre R$ 360.000,01 e R$ 4,8 milhões, também sem limite de funcionários, e podem optar pelos mesmos regimes tributários das MEs.

Incentivo à economia e à formalização de negócios em Curitiba Na justificativa do projeto, a vereadora Indiara Barbosa argumenta que a medida é fundamental para aliviar a carga financeira sobre os novos empreendedores e combater a informalidade. “As taxas municipais, muitas vezes, representam um ônus para essas empresas, impactando sua capacidade de investir em crescimento, contratar funcionários e contribuir para o desenvolvimento econômico local, motivo pelo qual muitas empresas permanecem na informalidade”, afirma a parlamentar no documento. A autora do projeto defende, ainda, que a renúncia fiscal inicial não resultará em perda de receita para o município a longo prazo. Pelo contrário, "ao estimular o crescimento das empresas locais, aumentamos a arrecadação de impostos sobre o lucro, contribuindo para a sustentabilidade financeira do município a longo prazo”. A proposta, segundo ela, fortalece o tecido econômico local, promove a geração de empregos e fomenta a diversidade no mercado de trabalho. Protocolado na Câmara de Curitiba em 3 de junho de 2025, o projeto teve sua leitura em plenário no dia seguinte. Atualmente, a proposição se encontra em análise pelas comissões temáticas da Casa, para as quais foi enviada após parecer da Procuradoria Jurídica. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques



Assembleia e CRM/PR firmam acordo para aprimorar políticas públicas de saúde no Paraná
Cooperação prevê atuação conjunta em propostas relacionadas à área médica e criação de grupo de trabalho com parlamentares e especialistas
A Assembleia Legislativa do Paraná e o Conselho Regional de Medicina (CRM/PR) assinaram, na segunda-feira (30/6), um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de estabelecer uma parceria institucional, promover o intercâmbio técnico-científico entre as entidades e aprimorar as políticas públicas voltadas à área médica no estado.
“É uma alegria muito grande assinar esse acordo de cooperação técnica entre a Assembleia e o CRM, para que vocês possam colaborar trazendo aqui um auxílio, uma opinião de quem vive o dia a dia da profissão, contribuindo com os projetos de lei. Isso reforça a atuação conjunta entre o Conselho e a Casa de Leis, por meio da nossa Escola do Legislativo”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD). Para ele, a parceria será essencial para a elaboração de bons projetos na área da saúde.
O presidente do CRM/PR, médico Romualdo José Ribeiro Gama, destacou o compromisso do Conselho com a qualidade da Medicina e da saúde pública. “Nós, enquanto Conselho, prezamos pela boa Medicina, pela boa saúde da população. Essa parceria será muito positiva para todos. Com a união dos 42 conselheiros e os 54 deputados, bons projetos devem surgir em benefício da população”, afirmou. “Essa parceria é fantástica para o Paraná e,
Créditos: Valdir Amaral/Alep

quem sabe, pode até servir de exemplo para outros estados.”
O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, ressaltou a relevância do acordo e a importância da criação de um Grupo de Trabalho, que permitirá aprofundar os debates sobre políticas públicas — um esforço que, segundo ele, tem sido reforçado pela Mesa Executiva. “Essa é a vocação do Legislativo: discutir políticas que melhorem a vida das pessoas. E a Escola do Legislativo seguirá avançando em parcerias com outros conselhos profissionais, justamente para integrar
cada vez mais a sociedade ao Parlamento”, afirmou.
O acordo prevê a colaboração do CRM/PR na elaboração e análise de propostas legislativas relacionadas à área médica, com o fornecimento de apoio técnico e científico às atividades parlamentares, especialmente em matérias de interesse da Medicina. Também será criado um Grupo de Trabalho com cinco deputados e cinco representantes do Conselho para atuar em conjunto no desenvolvimento de propostas voltadas à saúde pública.
Aprofundamento do debate técnico e institucional O presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, deputado Tercílio Turini (MDB), destacou a importância da parceria com o CRM/PR. “Aqui é um colegiado heterogêneo e muitas das matérias tratam da área médica. Por isso, é fundamental que tenhamos esse intercâmbio com uma instituição tão respeitada, para debater os temas com profundidade técnica, além do viés político. O objetivo de cada pro-
jeto de lei é melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Para o deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina e da Odontologia, a iniciativa demonstra que a Casa está atenta às demandas da categoria e aberta a ouvir sugestões do setor. “Há muitas preocupações da área médica que estarão em pauta na Assembleia e também em discussão nos órgãos nacionais. Como Poder Legislativo, podemos atuar junto ao Governo Federal”, pontuou, ressaltando a necessidade de criação de uma carreira médica e de soluções para a escassez de profissionais e de insumos no interior do país.
A deputada Marcia Huçulak (PSD), líder do Bloco Parlamentar da Saúde Pública, comemorou a parceria entre o Legislativo e o CRM. “Com essa colaboração, poderemos avançar na saúde do Paraná e garantir o respeito à corporação médica. Como enfermeira, vejo que essa união contribui para uma saúde de qualidade para toda a população”, afirmou.
Já o deputado Dr. Antenor (PT), que também é médico, ressaltou a importância da ciência na formulação de políticas públicas. “Quando o CRM se aproxima da Assembleia por meio dessa parceria, traz consigo os subsídios da ciência e da pesquisa. Isso é muito importante para nós. Nós não sabemos tudo, buscamos saber mais, mas jamais devemos negar a ciência.”
Com mais de 160 milhões de pets no país, Julho Dourado reforça a importância da saúde animal
Lei estadual n.º 19.472/2018, do deputado Cobra Repórter (PSD), chama a atenção para ações fundamentais como vacinação, prevenção de doenças, consultas, higiene e alimentação adequada.
Com uma população estimada de 160,9 milhões de animais de estimação, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de países com mais pets. Cães, gatos, aves, peixes, répteis e pequenos mamíferos fazem parte da rotina de milhões de lares brasileiros — realidade que reforça a importância de iniciativas voltadas à saúde, proteção e bem-estar dos animais. No Paraná, esse cuidado ganha destaque durante o Julho Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a causa animal, instituído pela Lei estadual n.º 19.472/2018, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD).
A campanha busca chamar a atenção para ações fundamentais, como vacinação, prevenção de doenças, consultas veterinárias, higiene e alimentação adequada, além de incentivar a adoção de animais abandonados e o combate aos maus-tratos. “Os animais não têm quem os defenda, não têm noção da maldade humana. É nossa responsabilidade cuidar, proteger e garantir que tenham seus direitos respeitados”, afirma o parlamentar.
A verticalização das cidades e o estilo de vida urbano têm alterado o perfil dos lares com animais: os cães ainda são maioria (62,2 milhões), mas cresce a procura por animais de menor porte e mais independentes, como aves ornamentais (42,8 milhões) e gatos (30,8 milhões), segundo dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil.
Em Curitiba, há um cão para cada três habitantes e um gato para cada nove pessoas. Os dados são do Censo Animal, contratado pela prefeitura e divulgado em 2023, apontando 584.661 cães e 185.379 gatos na capital. Os números também revelaram que 13% dos cães têm acesso à rua sem supervisão (semi-domiciliados ou abandonados).
São 76 mil cães nesta situação. 17 mil cachorros estão em situação de rua. Do total de gatos da cidade, 69 mil – o que representa 37% do total – têm acesso à rua sem supervisão. A pesquisa tem 95% de nível de assertividade. Campanha O Julho Dourado está previsto no Calendário Oficial de Eventos do Estado e estimula ações em todo o Paraná. Entre elas, estão o pedido para que prédios públicos sejam iluminados na cor dourada, o envio de ofícios a prefeituras, câmaras e entidades da área ani-
Créditos: Arte: Anne Botero


mal, e a promoção de campanhas educativas em rádios e TVs. A proposta também visa ampliar a articulação entre órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil, com foco na saúde de animais domésticos e de rua.
A campanha tem um papel essencial na prevenção de zoonoses — doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos, como raiva, leptospirose, febre maculosa, leishmaniose e toxoplasmose. A vacinação é uma das principais formas de evitar essas enfermidades, além de contribuir para sua erradicação. Veterinários alertam ainda para a importância de checkups regulares, que ajudam no diagnóstico precoce e no controle de doenças silenciosas.
Inspirada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da ONU e da Unesco, a lei que criou o Julho Dourado propõe a valorização da vida em todas as suas formas e o respeito aos direitos dos animais.
“Esses seres tão fiéis e inocentes merecem todo o nosso respeito e cuidado. Como defensor da causa animal, sugeri ao governador Ratinho Junior a criação do CastraPet, um programa de castração gratuita que hoje é referência no Estado. Também apresentei projetos importantes, como a construção de hospitais veterinários regionais, a criação de delegacias especializadas em maus-tratos, programas de distribuição de ração para famílias de baixa renda, atendimento odontológico gratuito com o DentalPet e até telemedicina veterinária por meio do programa Saúde Animal On-line”, detalhou o deputado Cobra Repórter.
Denúncias
Outro aspecto que evidencia a relevância da campanha é o número de denúncias. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), somente em 2024, o Disque-Denúncia 181 recebeu mais de 11 mil registros sobre situações de maus-tratos no Paraná. No ano anterior, foram pouco mais de 9 mil. As ocorrências formalizadas com base na Lei de Crimes Ambientais também aumentaram: de 2.105 casos em 2023 para 2.295 no ano seguinte. Esses números mostram que a população está cada vez mais atenta, mas também que o problema persiste, reforçando ações de proteção.



Instituto Renault promoveu Fórum de Segurança no Trânsito com Jean Todt
Evento promovido em parceria com o Detran-SP, teve a presença do enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Segurança no Trânsito, Jean Todt
O Instituto Renault, em parceria com o Detran-SP e a Organização das Nações Unidas (ONU), promoveu em São Paulo o Fórum de Segurança no Trânsito com Jean Todt, enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Segurança no Trânsito e referência global na mobilização por vias mais seguras.
“Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte de crianças e jovens na América Latina. Precisamos construir cidades com as pessoas no centro, garantindo mobilidade segura e sustentável para todos”, afirmou Jean Todt.
O evento teve como objetivo promover a troca de boas práticas e reforçar os compromissos com a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021–2030, que visa reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2030.
“No Grupo Renault a segurança no trânsito faz parte da nossa estratégia global de responsabilidade social, que está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ter a presença de Jean Todt no Brasil reforça a importância da cooperação entre governos, setor privado e sociedade civil para salvar vidas no trânsito”, destacou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O evento integrou a parceria global entre o Renault Group e a ONU, que visa promover a segurança viária por meio de treinamentos, inovação tecnológica e ações de conscientização.
“A realização deste Fórum, uma parceria entre o Detran-SP e o Instituto Renault do Brasil, representa uma oportunidade estratégica para consolidar São Paulo como referência nacional em segurança no trânsito. A expectativa é reunir lideranças para promover a troca de experiências sobre o conceito de Sistemas Seguros e Visão Zero, em que nenhuma morte no trânsito é aceitável, e políticas públicas baseadas em evidências para salvar vidas”, diz Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
O evento reuniu ainda representantes de associações da indústria automotiva e organizações voltadas à segurança viária, como Anfavea, AEA e o Observatório Nacional de Segurança Viária, bem como representantes dos SISTRANs – Sistemas de Gestão de Trânsito e Transporte.
Iniciativas do Instituto Renault
No Brasil, as iniciativas e projetos voltados para a segurança no trânsito da Renault do Brasil são realizadas pelo Instituto Renault, que completa 15 anos realizando ações de transformação e impacto social positivo, que promovem a inclusão e a segurança no trânsito.
Desde 2012 é realizado no país o Programa “O Trânsito e Eu”, iniciativa voltada a formar cidadãos mais conscientes para um trânsito seguro. “O Trânsito e Eu” é um programa global do Grupo Renault, que já beneficiou mais de 15 milhões de crianças e jovens em 35 países.
No Brasil, mais de 270 mil alunos já participaram do programa desde a sua criação, nos seis municípios brasileiros que mantêm as atividades permanentes e nas ações iti-

Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, e Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP também apresentaram iniciativas para a segurança no trânsito. Fórum reuniu especialistas e instituições para fortalecer compromissos com a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021–2030, que visa reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2030
nerantes. Voltado para crianças de 7 a 11 anos o programa forma professores com um o material pedagógico disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Renault. De forma lúdica e divertida são apresentadas as noções básicas de segurança e convivência no trânsito para crianças, que participam das atividades atuando nos diferentes papéis dos atores do trânsito: como passageiros, pedestres, ciclistas, como a pessoa idosa que atravessa a rua, entre outros.
O objetivo é sempre buscar a convivência pacífica entre os diversos atores do trânsito. Para ampliar o alcance do programa, em 2018, foi lançada a versão digital do Programa. “O Trânsito e Eu Digital” adota novas tecnologias, como sistema touch, realidade virtual e óculos 3D em cartilhas, jogos e aplicativos desenvolvidos especialmente para as crianças. Este programa foi o vencedor da 7ª edição do Prêmio Destaques Maio Amarelo 2024, promovido pelo Observatório Nacional da Segurança Viária. Durante o evento, foi realizada uma atividade interativa com o projeto “O Trânsito e Eu”, para um grupo de 20 crianças assistidas pela Arca do Saber, um projeto social localizado nas favelas da Vila Prudente, em São Paulo, que é um parceiro do Instituto Renault em outros projetos, como o Geração Futuro Profissionalizante. Programa Human First Renault O Programa Human First é o pro-
grama global da Renault que visa melhorar a segurança de todos no trânsito, por meio da tecnologia embarcada nos veículos. Com o compartilhamento de dados, testes de falha, exercícios em larga escala, além da aplicação de tecnologias de segurança avançadas em seus veículos (ADAS) a Renault está comprometida em reduzir o número e a gravidade dos acidentes.
O programa foi desenvolvido em conjunto com pesquisadores, especialistas e bombeiros. Essa aliança entre engenharia e P&D constitui uma aventura incrível dedicada à "Hora de Ouro", os preciosos minutos em que os socorristas têm uma chance maior de salvar vidas.
Durante o evento, a Renault apresentou o Renault Kardian, modelo que traz as mais recentes tecnologias de segurança como seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
Sobre Jean Todt
Com uma carreira marcada por conquistas no automobilismo, Jean Todt foi piloto e navegador de rali, diretor de equipe na Fórmula 1 entre 2000 e 2004 e presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) entre os anos de 2009 e 2021.
Ele também liderou iniciativas como o “eSafety Aware” e campanhas globais de segurança viária, consolidando-se como uma referência internacional na promoção de tecnologias
e políticas públicas voltadas à redução de acidentes e à proteção da vida no trânsito.
Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU)
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente, em 1945, para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.
Erguida sobre os escombros da Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Organização das Nações Unidas é o pilar da cooperação pela paz, justiça e o desenvolvimento sustentável, unindo 193 países para buscar soluções comuns para nossos desafios compartilhados.
Um lugar onde as nações do mundo podem se reunir, discutir problemas comuns e encontrar soluções compartilhadas.
A ONU evoluiu ao longo dos anos para acompanhar o ritmo de um mundo em rápida mudança. Mas uma coisa permaneceu a mesma: ela continua sendo o único lugar na Terra onde todas as nações do mundo podem se reunir, discutir problemas comuns e encontrar soluções compartilhadas que beneficiem toda a humanidade.
Sobre o Detran-SP
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável no Estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasilei-

ro (CTB) e por normatização própria. São competências do Detran.SP promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação de infrações de trânsito cuja fiscalização é de sua competência.
O objetivo do órgão é realizar todas essas atividades com qualidade, eficiência e transparência, contribuindo para a defesa da vida e da cidadania.
O Detran.SP conta com unidades de atendimento em todos os municípios do estado. São 336 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), 309 Seções de Trânsito, além dos postos fixos de atendimento do Poupatempo. Possui, ainda, unidades regionais de acompanhamento e controle e uma estrutura de coordenação e normatização, localizada na capital do estado.
Sobre o Instituto Renault
A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 110 mil pessoas desde 2002.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 572 pessoas em 2024 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
O Instituto Renault celebrou cinco anos de impacto social positivo com o Programa Geração Futuro. Desde 2019, foram realizadas 20 turmas com a formação de 742 pessoas em situação de vulnerabilidade social. São quatro modalidades de capacitação desenvolvidas para jovens e adultos a partir das necessidades da comunidade apontadas pelo Mapa Social. O programa tem taxa de empregabilidade de 55%.
Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 284 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.


Transporte coletivo de São José dos Pinhais ganha reforço com novos veículos

A partir desta quarta-feira (2/7), três novos veículos entram em operação em São José dos Pinhais para melhor atender as demandas do transporte coletivo. Os ônibus fazem parte de uma processo de renovação de toda a frota e beneficiarão diretamente os passageiros das regiões do São Marcos e Jardim Carmem, oferecendo mais conforto, segurança e tecnologia.
O secretário municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), Lucas Pigatto, afirma que o novos veículos se somam a outros que já foram entregues
com o objetivo de beneficiar os são-joseenses no dia a dia.
“A entrega desses novos ônibus representa mais um avanço concreto na renovação total da nossa frota. É o reflexo do compromisso da nossa gestão com um transporte público mais digno, moderno e eficiente para a população de São José dos Pinhais. Cada veículo que entra em circulação é fruto de muito planejamento, diálogo com a concessionária e respeito com os usuários”, destaca Pigatto.
Equipados com motores
no padrão Euro 6, esses ônibus contam com sistemas avançados, como Redução Catalítica Seletiva (SCR), filtros de partículas (DPF) e Recirculação de Gases de Escape (EGR), que reduzem o impacto ambiental de maneira significativa.
De acordo com dados técnicos, esses novos ônibus garantem: redução de 28,57% na emissão de óxidos de nitrogênio (NOx); redução de 51,21% na emissão de monóxido de carbono (CO) e redução de 33% na emissão de material particulado (MP).
Além do compromisso ambiental, os passageiros ganharão mais comodidade: Wi-Fi gratuito, câmeras de monitoramento, tomadas USB e USB-C para carregamento de celulares, espaço reservado para cadeirantes e cães-guia com elevador de acessibilidade, bancos estofados — incluindo preferenciais — vidros escurecidos, piso com aspecto amadeirado, tapete antiderrapante, balaústres encapsulados com alças de apoio, sistema de segurança nas portas e capacidade mínima para 85 passageiros.
SINE nos Bairros chega ao Rio
Pequeno nesta quarta-feira (2)

Está procurando emprego? A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) de São José dos Pinhais promove nesta semana mais uma edição do SINE nos Bairros. A ação será realizada no bairro Rio Pequeno, na quarta-feira (2), das 9h às 15h, no CRAS Miguel Haluch, localizado na Rua Onofre Holthman, nº 200. Os interessados poderão se candidatar para vagas em diferentes áreas de atuação e também receber orientações e informações sobre o mercado de trabalho.
Solidariedade: Participe da campanha de arrecadação de cobertores de São José

O inverno começou! A previsão de tempo para São José dos Pinhais é de que a temperatura poderá chegar perto de negativa em alguns dias desta semana. Neste momento, a solidariedade se torna ainda mais necessária para proteger quem mais precisa e, pensando nisso, a Secretaria de Assistência Social (Semas) está arrecadando cobertores — novos ou usados em bom estado — que serão destinados à população em situação de vulnerabilidade social.
As doações podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, no Centro de Especializado de Assistência Social (CREAS) e na sede Semas. As administrações regionais da cidade e as agências dos Correios também participam da campanha desta campanha do bem.
O secretário de Assistência Social, Abílio Alves, enfatiza que o objetivo é proporcionar noites mais seguras e dignas às pessoas em situação de rua. “Cada doação é um gesto de empatia que faz diferença durante a estação mais fria do ano”, afirma.
As doações podem ser feitas de segunda a sextafeira, das 8h às 17h, nos seguintes pontos da cidade: Secretaria de Assistência Social (Semas)
Endereço: Rua Joinville, nº 2.109 – São Pedro
Telefone: (41) 3381-5972
Administração Regional Afonso Pena
Endereço: Rua Prof. Lourdes Grutter Bonin, nº 100, esquina com Almirante Alexandrino – Parque da Fonte
Telefone: (41) 3398-1537
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Administração Regional Borda do Campo
Endereço: Estrada da Roseira, nº 5.800 – Borda do Campo
Telefone: (41) 3385-8374
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Administração Regional Guatupê
Endereço: Praça da Juventude, S/Nº – Guatupê CEP 83.060-196
Telefone: (41) 3382-1518
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Administração Regional São Marcos
Praça Manoel Alves Pereira
Endereço: R Sezinando Ferreira da Cruz, nº 550 – São Marcos
Telefone: (41) 3282-1258
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Administração Regional Murici
Endereço: Rua Doutor Murici, nº 3.121 – Bairro Costeira Telefone: (41) 3134-0072
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
CRAS – Affonso Celso de Araújo Franco
Endereço: Estrada da Roseira, n° 5.800 – Borda do Campo Telefones: (41) 3382-2786 / 98701-2674
CRAS – Alcídio Zeni Zaniolo
Endereço: Rua Senador Darci Ribeiro, nº 3.332 – Vila Iná Telefones: (41) 3398-4740 / 97403-5101
CRAS – Vanilda Francisca de Oliveira
Endereço: RManoel Marcílio de Oliveira, nº 330 – São Marcos Telefones: (41) 3384 -2597 / 3398- 2698 / 98701-2324
CRAS – Cyro Pellizzari
Endereço: Nelson França, nº 200 – Jardim Fabíola Telefones: (41) 3398 -2566 / 3398 -2752 / 98701-3423
CRAS – Da Juventude
Endereço: Rua Ieda Solange Ribeiro, nº 71 – Jardim Alegria Telefones: (41) 3398- 3468 / 3398 -2723/ 98701-2217
CRAS – Francisco Quirino dos Santos
Endereço: Rua Aristides de França, nº 624 – Cidade Jardim Telefones: (41) 3383-6337 / 3398-8842 / 98701-2426
CRAS – Helena Meister
Endereço: Av. Guatupê, nº 3.480 – Jardim Alvorada Telefones: (41) 3385-1261 / 3556- 3736 / 97403-5192
CRAS – Miguel Haluch
Endereço: Rua Onofre Holtmam, n° 200 – Rio Pequeno Telefones: (41) 3382-2280 / 3385 -2129 / 98701-2977
CRAS – Parque da Fonte
Endereço: Rua Lourdes Grutter Bonim, nº 100 – Jardim Independência Telefones: (41) 3381- 5836 / 3398- 4738 / 98701-2744
CRAS – José Zen
Endereço: Rua Rodolfo Scherner Zagonel, s/n – Jardim Itália Telefones: (41) 3383-6907 / 98701-2977
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Endereço: Rua Janiópolis, 431 – Cidade Jardim Telefone: (41) 3398-2575
Correios: Cachoeira - Endereço: Rua Benjamin Negoseki, 7675 – Cachoeira – CEP: 83021-970
Colônia Marcelino - Endereço: Av. Ver Domingos Benvenuto Moletta, 15785 – Colônia Marcelino – CEP: 83024-970
PARA PARTICIPAR, É NECESSÁRIO COMPARECER COM:
– Currículo atualizado; – Carteira de Trabalho; – Documentos pessoais (CPF, RG e PIS); – Comprovante de residência.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Setrab pelo telefone (41) 3134-0024.
Contenda
Endereço: Rua Antônio Quintino De Almeida, 170 – Contenda – CEP: 83115-970
Colônia Malhada - Endereço: R Antônio Greboge, 8000 Centro – CEP: 83180-970
Campo Largo da Roseira - Endereço: Rua Antônio Singer, 7504 – Campo Largo Roseira Campestre Faxina - Endereço: Rua Albino Mickosz, 5434 – Campestre da Faxina – CEP 83163-000



Fotos: Pedro Ribas/SECOM
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Prefeito Eduardo Pimentel entrega 20 ambulâncias para renovação da frota do Samu
O prefeito Eduardo Pimentel entregou (30/6), 20 novas ambulâncias que serão utilizadas na renovação da frota do Samu Curitibano. O ato simbólico aconteceu em cerimônia realizada no estacionamento do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico.
“Quero dizer a vocês que me orgulho em vestir uma jaqueta dessa aqui (do Samu) pelo trabalho que vocês representam. Muito obrigado em nome da cidade e dos curitibanos. Vocês salvam vidas todos os dias e merecem o nosso reconhecimento”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba. aos funcionários do Samu.
“Agradeço poder vivenciar esse momento maravilhoso: a Saúde de Curitiba é um exemplo. Curitiba é uma cidade que cuida da população e investe em Saúde, com uma gestão municipal comprometida com o cidadão”, disse a secretária municipal da Saúde de Curitiba Tatiane Filipak, secretaria municipal de Saúde.

Cada veículo novo tem um valor de R$ 289 mil, totalizando um investimento de R$ 5,8 milhões. As ambulâncias foram repassadas ao município pelo Ministério da Saúde. “Agradeço ao governo federal por essa disponibilização aqui hoje. Com essa parceria, quem ganha é a nossa população”, completou o prefeito.
Recertificação Angels
Durante o evento, representantes da iniciativa Angels (organização global da Boehringer Ingelheim), entregaram ao prefeito e à secretária Tatiane a recertificação do Samu Curitiba, nível Diamond (o mais alto), dentro do programa Cidade Angels.
“É uma honra estar aqui em Curitiba, não só representando a Boehringer, mas uma honra como curitibano. Quando a gente começou a falar de Cidade Angels internamente, eu disse na empresa, ‘Cidade Angels é a cara de Curitiba’, que é uma cidade que cuida e é uma cidade inovadora, uma cidade que educa. Então, hoje, a gente está muito feliz de estar aqui entregando um prêmio para o Samu, que é uma certificação internacional que mostra que o Samu Curitibano é uma referência para todo mundo”, afirmou o gerente de Ecossistema de Saúde Público da Boehringer Kleber Primo, gerente de Ecossistema de Saúde Público da Boehringer.
Cidade Angels
O Cidade Angels é um programa da iniciativa Angels, uma organização global da Boehringer Ingelheim, com apoio da World Stroke Organization, que trabalha em prol da qualificação do atendimento ao acidente vascular cerebral (AVC) no mundo.
A certificação reconhece cidades comprometidas com a prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com AVC. Para receber a certificação, a capital e os seus serviços de saúde foram avaliados em critérios rigorosos, como protocolos de atendimento, capacitação de profissionais de saúde e ações de conscientização pública.
O Samu, o Hospital de Clínicas e o Hospital Evangélico Mackenzie receberam certificação Diamond e o Hospital Santa Casa, Platinum, em 2024. As certificações demonstram que os serviços seguem os protocolos e tem todo os seus profissionais treinados, para reconhecer os sinais e intervir em caso de AVC.

Curitiba recebeu, então, em dezembro de 2024, a certificação de Cidade Angels. Na época, foi a primeira capital Angels do mundo. Além de Curitiba, atualmente, apenas sete municípios do Brasil têm a certificação de Cidade Angels: Ribeirão Preto (SP), Ituverava (SP), Gravataí (RS), Sapucaia do Sul (RS), Quixeramobim (CE), Serra Talhada (PE) e Joinville (SC). Fora do país já receberam esse reconhecimento também 28 municípios de 9 países: Chile, Espanha, Itália, Portugal, Polônia, Hungria, Ucrânia, República Tcheca e Vietnã. Entre as cidades certificadas estão Siena (Itália) e Hanói (Vietnã). Recentemente, Curitiba foi homenageada pela Iniciativa Angels durante o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que aconteceu de 15 a 18 de junho em Belo Horizonte (MG), por ter sido a primeira capital Angels do mundo.
E agora, em 2025, num novo ciclo de certificação, que começa pela reavaliação dos serviços de saúde, o Samu recebe sua recertificação Diamond, comprovando que o serviço permanece atendendo os mais altos critérios da Iniciativa Angels.
Samu
O Samu Curitiba conta atualmente com 32 ambulâncias, sendo 26 da frota operacional e 6 reservas, além de 2 helicópteros (em parceria com Polícia Rodoviária Federa e Polícia Militar).
A Central Metropolitana 192 do Samu recebe em média 1.095 ligações por dia. Considerando os atendimentos em que há despacho de ambulância, são realizados em média 541 atendimentos diários em toda a área de abrangência metropolitana de atuação.
Levando em conta apenas o Samu Curitiba, são feitos em média 340 atendimentos com ambulância por dia, sendo 203 com ambulância de suporte básico, 43 com ambulâncias de suporte avançado ou helicópteros, para pacientes com maior gravidade, e outros 94 para deslocamento de pacientes entre um serviço de saúde e outro.
Presenças


Estiveram presentes no evento também o superintendente do Ministério da Saúde – Seção Paraná, Luiz Armando Erthal; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa; a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella; a deputada estadual Márcia Huçulak; o presidente da Fundação de Ação Social, Renan de Oliveira Rodrigues; o controlador-geral do município, Bruno Pandini; e a consultora científica da Iniciativa Angels, Dayane Diehl. Participaram também o administrador regional do Portão, Rodrigo Reis; o superintendente Executivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliano Gevaerd; a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Jane Sescatto; a diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Keity Arias; a diretora Administrativa do Departamento de Urgência e Emergência, Katiuscia Schiontek; funcionários do Samu; o vereador Hernani e a conselheira municipal, Malu Gomes.





Sesc PR seleciona livrarias e distribuidoras de livros para Semana Literária 2025
Responsáveis pela mediação entre leitores e livros, conhecedores dos catálogos das editoras, aqueles que compreendem os interesses do público que ajudam a manter a diversidade e a circular a produção literária, movimentam a economia e setor e sabem indicar obras de acordo com os mais variados perfis de leitores, os livreiros e distribuidores de livros são personagens imprescindíveis para a realização dos eventos literários do Sesc PR. Para este público, a instituição abriu o edital que seleciona livrarias e distribuidoras de livros para o maior evento literário que ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses: a Semana Literária Sesc e Feira do Livro, que em 2025 chega a sua 44ª edição. Até o dia 2 de junho, livrarias e distribuidoras de livros sediadas em território nacional podem se inscrever gratuitamente para participar do evento que será realizado em Curitiba nas cidades de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. De acordo com o edital, para a capital paranaense serão selecionadas 22 empresas que comercializarão seus livros durante a Semana Literária que ocorrerá de 13 a 17 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, além das editoras nas cidades do interior. Para
participar de mais de uma cidade, os interessados deverão indicar os municípios que desejam concorrer, ainda no ato da inscrição.
Em contrapartida, os selecionados no edital deverão oferecer uma ação cultural para a programação do evento com no mínimo 30 minutos de duração, podendo ser o lançamento de livros que foram editados até 2023, oficinas de literatura, contação de histórias ou, ainda, mediação de obras literárias.
A divulgação dos selecionados ocorrerá no site do Sesc PR a partir do dia 11 de junho.
Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
SEMANA LITERÁRIA
Neste ano o Sesc PR escolheu homenagear o escritor curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.
Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.
Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais im-
Sesc PR divulga período e temática da Semana Literária 2025
A tradicional Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025
Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.
O escritor homenageado será o curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento. Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos. Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais importantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros. Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária
Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
Semana Literária
Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Foram convidados mais de 150 artistas, para 500 ações culturais que receberam mais de 81 mil pessoas nas programações. O evento integrou nomes renomados da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli, às atividades promovidas em diversas cidades. As ações também incentivaram novos talentos, como na Coletânea Sesc de Contos Infantis, que destacou a produção literária regional e foi distribuída em bibliotecas públicas do estado. Lançamentos de livros, como o “Sabores do Mesa Brasil”, e a nova temporada do Podcast Janela Cultural ampliaram a experiência literária para diferentes públicos.
Mais de 40 livrarias e editoras comercializam mais de 11 mil livros.
SERVIÇO
44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro
Período: 13 a 17 de agosto de 2025
Autor homenageado: Dalton Trevisan
Site oficial: www.sescpr.com. br/semanaliteraria
portantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros.
Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Houve a participação de público superior a 98 mil pessoas nas mais de 600 programações em todo o estado e as mais de 40 livrarias e editoras comercializam em torno de 12 mil livros.
SERVIÇO
44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro
Período: 13 a 17 de agosto de 2025
Autor homenageado: Dalton Trevisan
CIDADES
Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Site oficial: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Dalton Trevisan



Engematsu: “Máquina parada é prejuízo na certa”
A composição de uma nova diretoria para uma das empresas mais tradicionais de Cascavel, a Engematsu, começou em uma ligação telefônica despretensiosa.

Fazendo bom uso de sua rede de contatos, o já veterano na área comercial há mais de duas décadas na empresa, William Assunção, consultou o amigo e advogado Charles Lustosa sobre matricular o filho Enzo no Colégio FAG. Lustosa, filho do exvice prefeito Hostílio (in memoriam), alongou a prosa com o amigo de longa data, quando soube que o fundador da Engematsu, Manoel Trindade, estava disposto a se aposentar após mais de três décadas a frente do negócio. “Ali começamos a conversar sobre algo que estava fora da nossa pauta. O William argumentou que poderíamos assumir a direção da empresa como gestores e investidores”, disse Lustosa.
Foi aqui que entrou um terceiro personagem, Ricardo Oliveira , empresário especialista em números, leitor assíduo de balanços em-presariais. Ele foi convocado por Lustosa para ajudar a decifrar a saúde financeira e a prospecção do negócio. Gostou do que viu, e topou fazer parte do grupo.
Na sequência o trio convidou o quarto sócio, Osni Espefelde , pre-sente na oficina da empresa também há mais de 30 anos, quando Manoel mantinha uma pequena sala alugada na Avenida Brasil com rua JK.
Fechada a equipe, mesclouse ali investidores e gestores com profissionais que conheciam cada palmo daquele chão rústico e inevitavelmente engraxado onde está a operação: manutenção de máquinas pesadas e comércio de peças.
Agora a Engematsu tem uma nova cara, e nova filosofia de trabalho, que Lustosa define assim: “Tratase de um nome tradicional no setor, porém agora sob nova direção. Adotamos ferramentas de compliance, organização de do-cumentos, revisão de todos os procedi-mentos internos e externos, e abrimos o leque para ampliar o atendimento a ou-tros setores”.
Abrir o leque significa também, se-gundo o quarteto de sócios, estar tecni-camente preparados para atender o importante mercado de manutenção e pe-ças de má-
QUARTETO DA PESADA
Um dos CNPJs mais tradicionais de Cascavel muda de mãos; nova diretoria da Engematsu mescla conhecimento prático do “chão de fábrica” com know how de gestores profissionais

para

O advogado Charles Lustosa construiu o elo entre amigos de adolescência transformados em sócios: Engematsu sob nova direção quinas pesadas, um mercado a cada dia mais acirrado.
A leitura detalhada que os empreendedores fizeram da operação permite vislumbrar também outras possibilidades, notadamente a partir crescimento de atividades que demandam o uso de máquinas pesadas no Oeste e Sudoeste do Paraná, além do Sul do Mato Grosso do Sul e até mesmo nos países vizinhos Paraguai e Argentina.
TEMPO É DINHEIRO!
“Máquina parada é prejuízo na certa. A hora máquina está em torno de R$ 300,00. O cliente sabe que aqui temos toda a estrutura, fazendo entrega de ponta a ponta, das peças e equipamentos ao time mecânico especializado para dar uma resposta rápida e devolver a má-

Manutenção de máquinas pesadas providas de ferramentas eletrônicas pede elevada especialização

quina para a operação com agilidade e segurança”, afirma William. Uma visita aos boxes de manutenção da Engematsu em seus quase 5 mil metros quadrados de área permite entender melhor do que se trata. A caminho da manutenção, um estoque robusto de peças a disposição. Nos boxes tem de tudo: retroescavadeira, trator de esteira, pá carregadeira e ela, a patrola, nome popular da motoniveladora.
“As prefeituras são clientes importantes, com as quais mantemos vínculos impessoais, estabelecidos por licitação, mas o mercado é muito mais amplo: empresários da construção civil, terraplanagem e até o agro, onde quase todo agricultor já possui máquina pesada. Estamos pron-tos para atender todos”, explica William. Assim, Charles, Ricardo e William, amigos desde a adolescência, acabaram percebendo os caminhos se cruzando novamente em uma empreitada da pesada, as máquinas que não podem parar.
Adicionado ao grupo, Osni, o especialista que parece ter um catálogo inteiro de peças gravado na memória, é quem dá um tom mais informal para a Engematsu sob nova direção. No dia desta matéria, coube a ele preparar o prato à base de peixe servido periodicamente no refeitório da empresa. Ali os “novos membros da casa”, Charles e Ricardo, fazem ques-tão de comparecer frequentemente para estreitar relacionamento com a equipe.
“Temos um excelente time para atendimento, clientes fidelizados e muitas oportunidades de expansão, agora é pôr a máquina para funcionar”, afirma Charles Lustosa, destacando atendimentos em vários estados brasileiros e até no exterior, como na Argentina. Como se percebe, há muita estrada para a Engematsu sob nova direção abrir. E se depender do “quarteto da pesada”, as máquinas pesadas não pararão.
Jairo Eduardo – editor do Pitoco - Cascavel/PR

Pessoal do “chão de fábrica”: experiência e capacitação contam pontos para por a máquina em operação novamente com agilidade e segurança

Da esquerda
direita, Osni, Charles Lustosa, Willian e Ricardo: nova diretoria mescla vasta experiência no segmento com a especialização de gestores profissionais