08082025

Page 1


Mercado formal de trabalho do Paraná cresce acima das principais economias do Brasil

O Paraná encerrou o primeiro semestre de 2025 com 94.219 novas vagas de trabalho com carteira assinada, o que coloca o Estado como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil no ano, até o momento. Foto:

Eleição dos Conselhos Escolares de São José dos Pinhais será realizada no dia 11 de agosto

A Secretaria de Educação (Semed) de São José dos Pinhais convida à comunidade escolar para participar da eleição dos novos membros dos Conselhos Escolares, que acontece nesta segunda-feira (11). A votação será realizada diretamente nas escolas e CMEIs do município, durante o horário de atendimento de cada unidade.

Estão aptos para votar: Professores e demais servidores públicos lotados na unidade; Pais ou responsáveis legais de alunos matriculados; Estudantes com 16 anos ou mais, regularmente matriculados e com frequência comprovada.

Os conselheiros eleitos tomarão posse no mesmo dia da eleição, com registro em ata nas dependências da própria escola ou CMEI e o mandato terá início em 12 de agosto de 2025.

O Paraná alcançou em junho de 2025 a marca de 3.313.368 pessoas com emprego formal, segundo o relatório mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É a maior marca da história na nova formatação de controle do Ministério do Trabalho, implementada em 2020. Também é o maior resultado da região Sul, na frente de Rio Grande do Sul (2.910.184) e Santa Catarina (2.649.067), e o quarto maior do Brasil, atrás de São Paulo (14.667.290), Minas Gerais (5.059.493) e Rio de Janeiro (3.942.630).

O Paraná vem evoluindo nesse indicador do mercado formal de trabalho desde janeiro de 2020 e chegou a junho de 2025 com crescimento no estoque superior às outras grandes economias do Brasil. A evolução paranaense foi de 22,9% (de 2.694.877 para 3.313.368), acima de Minas Gerais - de 4.138.300 para 5.059.49322,2%, São Paulo - de 12.305.991 para 14.667.29019,1%, Rio de Janeiro - de 3.347.118 para 3.942.63017,7% e Rio Grande do Sul - de 2.534.481 para .910.184 - 14,8%.

Dois marcos importantes desse período foram que a diferença para o Rio de Janeiro, terceiro colocado, diminuiu ao longo dos últimos cinco anos, ao mesmo tempo em que a diferença com o Rio Grande do Sul, quarto colocado, aumentou. Atualmente essa diferença é 629.262 para o Rio de Janeiro, 22.979 a menos do que o começo da série, e de 403.184 para o Rio Grande do Sul, 242.788 a mais, o que significa que o Paraná produziu uma Colombo a mais em novos empregos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior comemora os bons resultados. "Alcançamos o posto de quarta maior economia, com o PIB crescendo acima da média nacional, e pleno emprego no mercado de trabalho. Conseguimos atrair R$ 300 bilhões em investimentos privados nos últimos anos e isso teve impacto positivo sobre todas as cadeias, do campo à indústria", afirmou. "Conseguimos crescer de maneira organizada aliando grandes investimentos públicos em infraestrutura e apostando nas virtudes dos nossos municípios".

Induspar tem recorde de participações de empresas de Pinhais

Nesta semana, Pinhais vira a meca da indústria da Região Sul. A terceira edição da Induspar, maior feira de tecnologias e soluções para a indústria, está aberta no Expotrade ao público especializado até sexta-feira (8). Ocupando um lugar de destaque, a Prefeitura de Pinhais montou um estande com o número recorde de 32 empresas locais. Além disso, há presença especial dos estabelecimentos da Rota da Cerveja Artesanal, empreendedores de turismo e exposição de diversos serviços e projetos municipais. No total, há mais de 500 expositores no Expotrade, entre fornecedores de todo o Brasil e representantes de indústrias estrangeiras. A presença das empresas locais foi coordenda pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação.

que

nas unidades dos Restaurantes Populares para os 549 atletas e paratletas ligados às instituições beneficiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa foi anunciada durante a reabertura dos trabalhos da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) Municipal, no Palácio 29 de Março. “O Vale Alimentar Esportivo se soma a uma série de ações já consolidadas, como os Restaurantes Populares, as Mesas Solidárias, as hortas urbanas e o apoio à agricultura familiar. Tudo isso é alimento com dignidade na mesa do curitibano”, disse o prefeito.

“O Paraná vive o melhor momento da sua história. Somos exemplo de desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inovação no campo”, destacou o presidente da Alep, Alexandre Curi. Das 10 maiores cooperativas do agro em 2024, 5 são para-

naenses: Coamo, C.Vale, Lar, Cocamar e Integrada.

Página 2

Editais página 3

Roberto Dziura Jr/AEN
O prefeito Eduardo Pimentel lançou, nesta quinta-feira (7/8), o Vale Alimentar Esportivo, novo benefício
garante refeições gratuitas
Sexta-feira

Saúde em ação - Prefeitura de Curitiba reduz fila de espera por especialistas em quase 40% em sete meses

Com organização, planejamento e parcerias, Curitiba conseguiu reduzir em 38,8% a fila de espera por consultas e exames especializados na rede pública de saúde. O resultado foi alcançado em apenas sete meses da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, com o Programa Especialidades em Ação, lançado no início deste ano.

Em dezembro de 2024, Curitiba tinha 201.578 pessoas aguardando por atendimento especializado. Em 4 de agosto de 2025, esse número caiu para 123.304 pacientes — sendo 90.202 aguardando consultas e 33.102, exames. O tempo médio de espera também teve melhora importante: caiu de 60 para 49 dias.

Além da redução expressiva, o tempo atual de espera em Curitiba está bem abaixo da média de países desenvolvidos. No Reino Unido, por exemplo, o tempo médio para a primeira consulta com especialista no sistema público de saúde (NHS) é de 13,6 semanas ou aproximadamente 95 dias.

“Trabalhamos com planejamento e responsabilidade para garantir um sistema de saúde cada vez mais eficiente. A

fila por especialidades é dinâmica, mas temos hoje um controle rigoroso, com acompanhamento dos pacientes e agilidade no atendimento. Vamos continuar investindo para melhorar ainda mais esse serviço essencial”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

Maior oferta

A ampliação do acesso às especialidades está sendo possível em consequência de diversas ações da Prefeitura, como a adesão do município aos Programas Mais Acesso a Especialistas e Agora Tem Especialista do Ministério da Saúde; ampliação de oferta entre os prestadores contratados; e a inauguração do Centro Curitibano de Atenção Especializada realizada em 2024, administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

Outra atividade que está sendo intensificada em Curitiba com o programa Especialidades em Ação é a telerregulação das filas de especialidades. Com a ferramenta interna, o médico da atenção primária (posto de saúde) compartilha a situação clínica do paciente com o médico especialista telerregulador, que faz uma análise no pron-

tuário eletrônico e orienta plano de cuidado a ser realizado na mesma unidade de saúde ou encaminha para atendimento em ambulatório de especialidade.

Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou de 15 mil para 27 mil o número de consultas mensais nas especialidades com maior demanda: Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia. Isso representa um crescimento de 80% na capacidade de atendimento dessas áreas.

Além disso, houve acréscimo na oferta mensal de 5.540 exames, entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, passando de 11.743 mil ofertados por mês nestas três modalidades para 17.283 mil, um aumento de 47%.

“Conseguimos ampliar a nossa capacidade de resposta nas especialidades mais procuradas, o que fez toda a diferença para reduzir a fila de forma tão expressiva. Seguimos comprometidos em oferecer um cuidado cada vez mais ágil, seguro e humanizado à população”, disse a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Força do cooperativismo

“O Paraná vive o melhor momento da sua história. Somos exemplo de desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inovação no campo”, destacou o presidente da Alep, Alexandre Curi. Das 10 maiores cooperativas do agro em 2024, 5 são paranaenses: Coamo, C.Vale, Lar, Cocamar e Integrada. O ranking da Forbes Agro 100 comprova a força do cooperativismo no Estado.

Equilíbrio fiscal O governador Ratinho Júnior destacou nas redes sociais o equilíbrio fiscal do Paraná. “O Brasil precisa gastar menos do que arrecada, como fazemos em casa ou numa empresa. Caso contrário, o país quebra”, afirmou. Segundo Ratinho, o Paraná é hoje o estado com a melhor situação fiscal do Brasil, graças ao enxugamento da máquina pública, modernização legal e gestão eficiente que garantem altos investimentos.

Show Rural

A 38ª edição do Show Rural Coopavel já tem data marcada: será de 9 a 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel. O evento contará com novas estruturas, como a ampliação do Espaço Impulso, do escritório administrativo e do barracão da agricultura familiar. As obras têm apoio da Itaipu e do IDR-Paraná. A expectativa é dobrar o número de expositores e ampliar ainda mais os resultados do agronegócio.

Mapa do Turismo

O Paraná alcançou um marco histórico: 203 municípios agora integram o Mapa do Turismo Brasileiro, com apoio do Governo do Estado e da Secretaria do Turismo. As novas adesões — Arapuã, Reserva, Pinhais e Piên — reforçam o compromisso com o desenvolvimento do setor. “É o resultado de um trabalho técnico sério em cada cidade”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo. A lista completa está disponível em: www.mapa.turismo.gov.br.

PR e SC

O Paraná vai investir R$ 365 milhões em obras viárias em Santa Catarina para quitar dívida por royalties da Petrobras. O acordo entre os estados encerra a disputa judicial iniciada em 1991 e será homologado pelo STF. As obras beneficiarão diretamente Garuva, Itapoá e Guaratuba. A duplicação da SC-417 é uma das principais intervenções.

Porto seco

O Paraná vai sediar o maior porto seco da América Latina, com investimento de R$ 500 milhões da empresa Multilog. Localizado em Foz do Iguaçu, o terminal deve gerar 250 empregos diretos e movimentar até 2 mil caminhões por dia. A previsão é de início das operações em dezembro de 2026. O projeto também deve aliviar o tráfego urbano e impulsionar o comércio na tríplice fronteira.

Empresas no Paraná O Paraná bateu recorde em julho no tempo de abertura de empresas: média de 7h52, quase um dia a menos que a média nacional. Foram mais de 7 mil processos analisados no mês. O estado também subiu no ranking de viabilidade e registro, consolidando-se como referência em agilidade.

Tráfego Marítimo

Portos do Paraná flexibiliza regras de desatracação para cargas de granel vegetal e registra recorde mensal de cargas movimentadas. A mudança, válida desde 1º de agosto, visa ampliar a produtividade e atrair mais embarcações. Dragagem recente aumentou o calado dos berços, permitindo navios mais carregados. A operação em julho também bateu recorde nos Corredores Leste e Oeste.

Recorde histórico

Com a nova norma de Tráfego Marítimo, os portos do Paraná batem recorde histórico de movimentação mensal, com mais de 7,3 milhões de toneladas em julho. O desempenho foi impulsionado pelas exportações de soja, farelo e milho. No acumulado do ano, o volume já ultrapassa 41,5 milhões de toneladas. O estado segue líder na exportação de carnes e fertilizantes.

Pré-Vestibular gratuito

A UEM está com inscrições abertas até 10 de agosto para o Cursinho Pré-Vestibular gratuito, com 120 vagas presenciais. O projeto prioriza a inclusão social com sistema de cotas e aulas personalizadas. As inscrições são pelo site oficial da universidade. Mais informações: (44) 3011-4210 ou cursinho@uem.br.

Federações partidárias

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei que criou as federações partidárias, previstas na Lei 14.208/2021. Por maioria, a Corte decidiu que o registro dessas federações deve ocorrer até seis meses antes das eleições, mesmo prazo dos partidos. As federações devem permanecer unidas por no mínimo quatro anos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (6), durante o julgamento da ADI 7021, movida pelo PTB. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

(41) 98405-2344

que

não expressam necessariamente a opinião do jornal

Com Programa Especialidades em Ação, Curitiba reduz fila de espera por especialistas em quase 40% em sete meses

MÉDICOS LTDA

1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Marcio Adilson Sotello, Administrador.

PIRACICABA SERVIÇOS MÉDICOS SPE LTDA CNPJ 55.229.719/0001-90, NIRE 412.1254865-8 Convocação São convocados pela administradora VANESSA ALCANTARA DE OLIVEIRA CONTE, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 20 de agosto de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 18:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 18:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda)

mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 17:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Marcio Adilson Sotello, Administrador.

TGMED SERVIÇOS MÉDICOS LTDA CNPJ 45.869.505/0001-25, NIRE 412.1065506-6 Convocação São convocados pelo administrador THIAGO GAYER MADUREIRA, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 20 de agosto de 2025, a reunião será realizada em

Ratinho Junior anuncia conclusão da pavimentação de Castro ao distrito do Socavão

O projeto, com extensão total de 8,6 quilômetros, prevê um investimento de R$ 67,7 milhões. Governador Ratinho Junior também anunciou uma rotatória de acesso ao Parque de Exposições e estudo para implantação de estação elevatória da Sanepar no Parque Tecnológico de Castro.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou (7/8) um novo pacote de investimentos em infraestrutura e saneamento em Castro, nos Campos Gerais, durante visita à 25ª edição da Agroleite. Os anúncios incluem a continuidade da pavimentação da Estrada do Socavão, a construção de uma rotatória de acesso ao Parque de Exposições Dario Macedo e o início dos estudos para instalação de uma estação elevatória de esgoto da Sanepar no Parque Tecnológico de Castro.

Segundo o governador, as ações reforçam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e o apoio à cadeia produtiva do leite, um dos principais pilares da economia regional. “A região dos Campos Gerais é estratégica para o setor agroindustrial paranaense, especialmente pela força das suas cooperativas. Nossa ideia, com estes investimentos, é acompanhar o crescimento da região, dando condições para quem mora ou investe aqui tenha um ambiente saudável para trabalhar”, afirmou Ratinho Junior.

A Agroleite é realizada anualmente no município, considerado a capital nacional do leite, e reúne milhares de produtores, empresas e visitantes em uma programação voltada à inovação no agronegócio.

Com o tema “História que impulsiona o amanhã”, a 25ª edição celebra o legado do evento e projeta o futuro da cadeia leiteira com inovação, sustentabilidade e conexão entre produtores, startups, universidades e empresas. A programação deste ano reúne 370 expositores, mais de 550 animais das raças Holandesa e Jersey, além de dinâmicas de máquinas, fóruns, painéis e visitas técnicas a propriedades rurais.

A expectativa da organização é de que a feira movimente cerca de R$ 500 milhões em negócios e receba mais de 160 mil visitantes ao longo dos quatro dias. Entre os destaques está o projeto do Parque Tecnológico Agroleite, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, que pretende impulsionar ainda mais a cadeia produtiva com apoio à inovação e à tecnologia.

PAVIMENTAÇÃO RURAL

A principal obra anunciada é a nova etapa da pavimentação da Estrada Valdir Bueno Carneiro, que liga o centro de Castro ao distrito do Socavão. O projeto, com extensão total de 8,6 quilômetros, prevê um investimento de R$ 67,7 milhões, garantindo maior rigidez e durabilidade para o tráfego intenso da região.

“Esta é uma estrada que vai atender, principalmente, o agronegócio e as indústrias locais, suportando todo o fluxo pesado entre o distrito e a cidade. Isso vai ajudar na competitividade destes produtores, criando empregos e promovendo desenvolvimento regional”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A estrada é classificada como Rodovia de Classe II, com velocidade projetada de 70 km/h e infraestrutura pensada para garantir conforto e segurança, incluindo duas pistas de 3,6 metros e acostamentos de 2,5 metros em cada lado.

A obra está dividida em dois trechos, sendo o segundo responsável por uma interseção estratégica nas proximidades do Restaurante Anália, facilitando os deslocamentos entre Castro, Socavão e Abapã.

Com este investimento, a Estrada do Socavão, que tem mais de 22 quilômetros, terá pavimento do

seu início ao fim. “É um sonho de 40 anos que vai se realizar, com uma estrada de qualidade de primeira linha, no nível das melhores estradas que existem no mundo”, afirmou o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso.

ACESSO À AGROLEITE

Outra melhoria anunciada é a implantação de uma rotatória na PR-340, no entroncamento com a Estrada da Ilha. O novo dispositivo viário irá organizar o tráfego de acesso ao Parque de Exposições

Dario Macedo e ao entorno da feira, oferecendo maior fluidez e segurança viária. A obra prevê mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação e investimento de R$ 5,2 milhões.

“Hoje nós temos um gargalo logístico no acesso à feita e a rotatória vai ajudar a liberar este fluxo. A tendência é que o movimente nos próximos anos, então este investimento é fundamental para organizar a estrutura local”, disse o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman.

SANEAMENTO

Durante a visita, também foi anunciado o início dos estudos para instalação de uma estação elevatória da Sanepar que atenderá o Parque Tecnológico de Castro e o Parque de Exposições Dario Macedo. A estrutura será essencial para a implantação da rede de esgoto, uma vez que a topografia da região impede o escoamento por gravidade.

A iniciativa será viabilizada por meio de parceria entre o Governo do Estado, a Sanepar, a Prefeitura de Castro e a Cooperativa Castrolanda. Ao todo, os investimentos da Sanepar no município somam R$ 144,2 milhões, com diversas ações previstas até o fim de 2026.

INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO

Durante a visita à Agroleite, o governador também liberou R$ 20 milhões para a instalação de um laboratório de inovação voltado à indústria do leite, em parceria com a Cooperativa Castrolanda. Na mesma ocasião, foi anunciada a criação da primeira fábrica brasileira do SteriCerto, tecnologia agrícola inovadora desenvolvida com apoio do Tecpar para controle biológico de pragas, fungos e bactérias, voltada à agricultura sustentável e à segurança alimentar.

“O Governo do Estado tem sido um grande parceiro da iniciativa privada. Em relação a este laboratório, nós começamos estas conversas há um ano e meio e hoje temos este anúncio de investimento, que vai focar no melhoramento da cadeia do leite”, afirmou o presidente da cooperativa.

PRESENÇAS

Também acompanharam a visita do governador à Agroleite os secretários estaduais da Casa Civil, João Carlos Ortega; Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes; Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil; Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do DER, Fernando Furiatti; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Pedro Lupion e Sérgio Souza; os deputados estaduais Moacyr Fadel, Alisson Wandscheer e Mabel Canto; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; prefeitos e vereadores da região.

Solução logística: governador inaugura viadutos para desafogar o trânsito em Sarandi

Governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (6) os dois novos viadutos sobre a BR-376 que vão desafogar o trânsito na ligação entre Sarandi e Maringá, no Noroeste do Estado. Investimento do Estado é de R$ 40,1 milhões na obra, executada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura Logística e do Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER/PR)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou (6/ 8) os novos viadutos sobre a BR-376, que resolvem um gargalo logístico na ligação entre Sarandi e Maringá, no Noroeste do Paraná. O Governo do Estado investiu R$ 40,1 milhões na obra, executada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura Logística e do Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER/PR). Com extensão total de 760 metros, a estrutura está localizada entre entre o km 181,34 e o km 182,10 da BR-376, na altura da Avenida Rio de Janeiro e da Avenida Brasil. Os viadutos permitem realizar o retorno seguro e eficiente na BR-376, já que funciona como um retorno em desnível para quem entra na cidade ou sai para a rodovia, conectando as vias marginais às avenidas.

O governador salientou que a obra faz parte de um grande pacote de infraestrutura na região de Maringá, que inclui a construção do Trevo do Catuaí, a duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, e a duplicação do Contorno Sul de Maringá, que inicia em Sarandi.

A nova estrutura promove a integração entre as regiões Norte e Sul de Sarandi, que eram divididas pela rodovia. “Era um grande desafio fazer essa obra, primeiro por causa do espaço físico, que era limitado, e se fosse fazer desapropriação seria muito caro e ficaria inviável”, explicou o governador. “Aqui é uma área federal, então a obra seria de responsabilidade do governo federal, mas sabendo da necessidade e do transtorno que era cruzar entre o lado do sul do lado norte, resolvemos enfrentar esse desafio”.

“Por isso é uma alegria entregar uma obra à população dentro do cronograma. Essa estrutura vai trazer mais comodidade e segurança no trânsito, além de unir as duas regiões”, destacou Ratinho Junior. “Vai melhorar a vida da população e também de órgãos como o Corpo de Bombeiros, que precisa de agilidade para atravessar a cidade para fazer seu atendimento”.

“O Trevo do Catuaí já está em 70% de execução. Na PR-317, trocamos de empresa que deu problemas, com previsão de entregar a obra até dezembro. Já temos o projeto do Contorno Sul, doado pela iniciativa privada, o DER já está fazendo a análise para resolvermos esse que é o maior problema hoje em Maringá e região”, ressaltou. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que a solução viária dá mais segurança a motoristas e pedestres que passam por Sarandi. “A obra beneficia tanto quem trafega pela rodovia, como quem está na cidade. Tínhamos uma cidade dividida e nesse tivemos inúmeros acidentes”, disse. “Esta obra visa a segurança viária, dar mais mobilidade à população e fluidez para quem está na rodovia”.

“Sarandi era dividida pela rodovia, tinha apenas a transposição pelas avenidas Londrina e Deputado Borsari Neto, então havia a necessidade dessa solução”, ressaltou o prefeito de Sarandi, Carlos de Paula. “A obra está

sendo entregue, que vai ser fundamental para organizar o trânsito da cidade. Só temos a agradecer o Governo do Estado”. PLANEJAMENTO O secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, destacou que a obra é fruto de um trabalho conjunto entre secretarias. “Assim que assumiu, o governador fez uma reestruturação pensando no planejamento futuro do Paraná. Daí surgiram uma série de obras que estão sendo entregues, fruto desse planejamento, organização e de um trabalho integrado entre todos os órgãos do Estado”, afirmou. “É um investimento importante numa cidade metropolitana, que fica no entorno de Maringá e cresceu muito nos últimos anos, praticamente dobrando de tamanho em 20 anos”, salientou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva. “A cidade cresceu e ficou dividida pela rodovia que dá acesso a Maringá, gerando transtorno aos moradores. Um trajeto pequeno, de um ou dois quilômetros, levava de 20 a 30 minutos para ser percorrido, porque tinha que fazer retorno. Esta obra vem solucionar esses problemas”.

PRESENÇAS Participaram da solenidade os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; os deputados estaduais Soldado Adriano José e Delegado Jacovós; a presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeita de Mandaguari, Ivoneia Furtado, e outros prefeitos da região.

Induspar tem recorde de participações de empresas de Pinhais

Na maior feira industrial do Sul do Brasil, estande da Prefeitura reúne mais de 30 estabelecimentos locais e empreendedores turísticos

Nesta semana, Pinhais vira a meca da indústria da Região Sul. A terceira edição da Induspar, maior feira de tecnologias e soluções para a indústria, está aberta no Expotrade ao público especializado até sexta-feira (8). Ocupando um lugar de destaque, a Prefeitura de Pinhais montou um estande com o número recorde de 32 empresas locais. Além disso, há presença especial dos estabelecimentos da Rota da Cerveja Artesanal, empreendedores de turismo e exposição de diversos serviços e projetos municipais.

No total, há mais de 500 expositores no Expotrade, entre fornecedores de todo o Brasil e representantes de indústrias estrangeiras. A presença das empresas locais foi coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), através de um chamamento público. A prefeita Rosa Maria, em solenidade de abertura, desejou as boas-vindas aos presentes e salientou alguns destaques do município. “Pinhais é a cidade mais sustentável do Brasil pela segunda vez consecutiva, e não é à toa. Somos cercados por rios e dedicamos um grande esforço à questão ambiental.

Por isso, temos 32 empresas de Pinhais com estandes aqui. Também contamos com nosso estande de turismo, promovendo a marca de Pinhais como a cidade da cerveja artesanal, e um estande da Secretaria do Meio Ambiente, focando na sustentabilidade. Nossa cidade estará sempre de portas abertas para aqueles que desejam contribuir com a geração de renda, emprego, riqueza e melhores tecnologias para um mundo melhor. Muito obrigada de coração, sejam sempre muito bem-vindos a Pinhais”, declarou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho, disse que o estande coletivo traz muitas vantagens para os participantes, como redução de custos e facilidade de atrair o público. “Mais uma vez a gente está inovando. Seis anos atrás a gente fez o primeiro estande coletivo com dez empresas e já foi um diferencial. Depois duplicamos, com 20 empresas e agora chegamos a 32 empresas nesta feira que é o maior evento da indústria do Sul do país”, destacou.

Em paralelo à Induspar, serão realizadas a 1.ª Plastfair -

Feira de Tecnologias para a Indústria do Plástico e a 14.ª Feira Sul-Brasileira da Indústria Elétrica, Eletrônica e Automação Industrial.

A prefeita Rosa Maria, em solenidade de abertura, desejou as boas-vindas aos presentes e salientou alguns destaques do município

Expectativas Algumas empresas de Pinhais estão participando da Induspar pela primeira vez. A Celigraf Borrachas é uma delas. “Em primeiro lugar, a gente queria agradecer a oportunidade e a prefeitura por conceder esse espaço. E o que nos motivou é a possibilidade de ter novos clientes e parceiros”, disse um dos sócios, Jorge Gugelmin. Apesar da experiência acumulada em 25 anos de história, a empresa encontrava obstáculos para participar de um evento como a Induspar. “É muito louvável a prefeitura partilhar esse conhecimento, mostrar o caminho para estarmos aqui”, completou. O modelo de estande agradou aos diretores da Suliflex Fitas Adesivas Especiais, que também participa pela primeira vez. “Neste ano decidimos investir mais em mídias digitais. A proposta da prefeitura se alinhou perfeitamente com as estratégias que havíamos definido este ano. Observamos também que outras feiras tiveram

boa movimentação. Entendemos como uma iniciativa válida, especialmente porque não envolvia um investimento financeiro muito elevado, afirmou Gabriel Bahi, um dos sócios. Por sua vez, a Nilko Metalurgia já tem bastante experiência com a Induspar. “A empresa tem 45 anos, já é consolidada, cresceu junto com o município. É muito importante toda a visibilidade que a prefeitura deu ao longo do tempo para o ambiente de negócios. A Nilko é referência em termos de armários, cabines, indústria de precisão no estado e no Brasil inteiro. Isso nos traz uma credibilidade muito grande e a parceria com a prefeitura soma para os dois lados”, afirmou o supervisor comercial da Nilko, Guilherme Piekarski.

Serviço

Induspar - 3.ª Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústria e eventos paralelos 5 a 8 de agosto, das 14h às 21h

Expotrade Pinhais Rodovia Dep. João Leopol do Jacomel, n.º 10.454 Inscrições gratuitas pelo site do evento (clique aqui) Evento técnico: Proibida a entrada de menores de 16 anos

Pinhais completa 100% de iluminação pública em LED

Com a marca, município está quatro vezes acima da média nacional em cobertura da tecnologia mais econômica e que proporciona mais segurança

A Prefeitura de Pinhais modernizou todo o sistema de iluminação pública do município, substituindo as luminárias antigas por LED. Por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a cidade alcançou 100% de cobertura, com os 15 bairros completamente iluminados com a tecnologia mais moderna.

A marca alcançada por si só já é relevante, mas fica ainda mais destacada quando comparada com a média nacional, que é de apenas 19,6% de iluminação em LED, de acordo com dados da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP). Ou seja, Pinhais tem quatro vezes mais cobertura de LED do que o verificado no país.

A modernização iniciou-se em meados de 2016 com as primeiras luminárias substituídas na cidade, de lá para cá, todos os anos novas luminárias foram sendo trocadas, sendo que em 2025, através de convênio firmado com a Itaipu, no valor de R$ 2.315.611,64 foi possível atingir a marca de 100% da iluminação pública de Pinhais com luminárias LED.

Ao todo, são 13.267 pontos de iluminação em LED em funcionamento em Pinhais. Antes da modernização, o município tinha lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico, ou ainda lâmpada de vapor de mercúrio. Cada ponto de luz consumia, em média, 70 kWh por mês. Hoje, esse número caiu para 40 kWh — o que representa uma economia de 40% no consumo de energia elétrica. Além disso, a iniciativa contribuirá para a diminuição dos gastos com manutenção, uma vez que as luminárias com tecnologia LED possuem vida útil acima de 50.000 horas, superior às lâmpa-

das de vapor de sódio, que possuem vida útil na ordem de 24.000 a 32.000 horas. “Os resultados já estão sendo observados, uma vez que em 2025 já houve redução das manutenções da ordem de 35%, quando comparado com anos onde o parque de iluminação pública era predominantemente com lâmpadas de vapor de sódio”, indica o diretor do Departamento de Manutenção da Semop, Wellington Linconl Chimanski de Souza.

“Além da economia de energia e diminuição dos gastos com manutenção, as luminárias LED também irão propiciar melhor iluminação dos espaços públicos, pois possuem maior eficiência energética e fotometria que propiciam melhor aproveitamento da luz. As luminárias LED também causam menor impacto ambiental, pois não usam substâncias tóxicas como as lâmpadas de descarga, que, inclusive, exigem descontaminação para descarte”, explica Chimanski de Souza.

Para a prefeita Rosa Maria, o investimento nessa área representa um ganho considerável para a segurança da população. “Atingir o marco de 100% de iluminação em LED em nossa cidade representa uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, pois aumenta a segurança, também diminui a manutenção e gera ainda mais economia. Investir em iluminação de qualidade é investir em segurança”, afirma.

Transformação Pioneira de Pinhais e residente do bairro Emiliano Perneta, Margarete Dutra Pereira mora no município desde a emancipação política, em 92. Para ela, que precisou morar em situação irregular na antiga Vila União, a chegada da iluminação em LED representa mais uma transformação na qualidade de vida. “Aqui existia umas casas irregulares, que as famílias foram realocadas. Então, aqui virou um parque, para nós ficou muito bom, todo mundo aproveita. Eu moro aqui há muitos anos, vi tudo isso começar. Quem vê isso, nem faz ideia de como era antes. Agora tem as luzes de LED, parquinho para as crianças, área para as famílias, isso para nós é muito gratificante, é muita transformação”, enumera. “A iluminação LED traz mais segurança, porque ilumina mais, a gente pode passear à noite, todas as ruas agora têm essas lâmpadas, então a gente fica mais tranquilo”, completa.

Manutenção O morador de Pinhais pode pedir a troca ou manutenção da iluminação pública pelos telefones: (41) 99108-9727 ou (41) 99139-5830.

Paraná e Santa Catarina selam acordo que acaba com disputa judicial de mais de 30 anos

Governador esteve em Florianópolis para selar o acordo relativo à dívida do Paraná com Santa Catarina sobre royalties de petróleo pagos indevidamente pela Petrobras desde 1991. Obras contemplam as duplicações da SC-417 e do Contorno de Garuva e a construção de três viadutos

Os governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Jorginho Mello assinaram (06/8), em Florianópolis, o termo de transação judicial entre Paraná e Santa Catarina para quitação de uma dívida referente a royalties de petróleo da Petrobras que se arrasta desde 1991. O pagamento será realizado por meio de obras em Garuva (SC), beneficiando também Itapoá (SC), na divisa com Guaratuba. Entre elas está a duplicação de 19 quilômetros da rodovia SC-417, desde a BR-101 e o Contorno Sul da cidade catarinense, além da construção de três viadutos.

“Essa era uma discussão jurídica que durava mais de três décadas e agora chegamos em uma solução. Aquilo viraria um precatório, que poderia ser pago até 2030, 2035, e a população de Santa Catarina receberia esse dinheiro só daqui a 10 ou 15 anos, mas nós vamos pagar na forma de obras”, afirmou Ratinho Junior. “Trabalhamos juntos para buscar uma solução que pudesse atender tanto Santa Catarina como o Paraná.”

“Nossa relação é de irmandade, de parceria. Temos uma forte relação de comércio e da indústria, e a ideia de reestruturar essa rodovia que liga Garuva até Guaratuba, atendendo também Itapoá, justamente para melhorar uma questão logística na nossa divisa. O objetivo é que toda essa ligação contemple a geração de emprego para ambos os estados, melhorando a segurança viária e atraindo novos investimentos para essas cidades e a região como um todo”, acrescentou o governador do Paraná.

O pacote de obras prevê a duplicação da rodovia SC-417 desde a divisa entre os dois estados até o entroncamento com a BR-101, em uma extensão de 19,18 quilômetros, incluindo o Contorno Sul de Garuva. O investimento do Governo do Paraná beneficiará as populações de ambos os estados, uma vez que muitos paranaenses utilizam a rodovia catarinense para chegar até Guaratuba e outros municípios do Litoral do Estado, conexão que será facilitada com a conclusão da Ponte de Guaratuba.

O acordo prevê 5,3 quilômetros da SC-417 a serem duplicados a partir da divisa entre Paraná e Santa Catarina até o entroncamento com a SC-416, no acesso a Itapoá, onde também será construído um viaduto. Esse trecho

Fotos: Jonathan Campos/AEN

será executado em pavimento flexível asfáltico e irá facilitar o escoamento da produção pelo Porto de Itapoá. Como contrapartida, Santa Catarina irá duplicar, em concreto, a SC-416, desde o acesso à Itapoá até o porto Outro trecho de 5,4 km é do acesso de Itapoá até o acesso de Garuva, com a duplicação utilizando pavimento rígido de concreto, por meio da técnica whitetopping, em que o asfalto existente passa por melhorias e recebe uma camada de concreto por cima. Nesse local também será construída uma passagem elevada para desafogar o trânsito na bifurcação com o contorno. Esses dois trechos já contam com os projetos executivos elaborados por Santa Catarina.

Além disso, o Contorno de Garuva, que hoje conta com pista simples, terá seus 8,5 quilômetros duplicados, melhorando a infraestrutura local. Essa região vem passando por uma expansão no número de empresas, o que deve aumentar ainda mais as oportunidades para os paranaenses. A rodovia também serve como desvio para facilitar a saída por Guaratuba, separando o tráfego urbano do rodoviário em Garuva. O anteprojeto para essa obra também está no pacote.

As intervenções em solo catarinense finalizam com a duplicação do viaduto existente sobre a BR-101, que hoje conta com uma faixa em cada sentido de tráfego.

O investimento estimado em todas as obras é de R$ 365 milhões, sendo

R$ 273 milhões da obrigação reconhecida judicialmente e o restante de decisão do Governo do Paraná de implementar uma política pública voltada ao desenvolvimento econômico do Litoral e à integração regional com Santa Catarina, configurando aporte voluntário adicional em infraestrutura de interesse comum.

“Foram mais de 30 anos de luta para resolver uma pendência que não foi criada nem pelo Paraná e nem por Santa Catarina. Chegamos a um entendimento de gente grande, civilizada, com todo mundo interessado no desenvolvimento e no crescimento do Sul do Brasil”, ressaltou Jorginho Mello.

“Paraná e Santa Catarina são dois estados amigos, irmãos, e que têm divisas importantes. A infraestrutura é uma das coisas mais importantes que a gente precisa para o crescimento do Estado, tanto aqui quanto lá, e essas rodovias vão nos ajudar, melhorando o acesso aos portos, durante a temporada, enfim, são obras estruturantes e importantes que acertamos a forma técnica e jurídica para que possam ser realizadas”, finalizou o governador de Santa Catarina.

ACORDO

A realização das obras pelo Governo do Paraná em Santa Catarina encerra uma disputa jurídica de mais de 30 anos. Em 1991, o governo catarinense entrou com a Ação Cível Originária (ACO) 444 no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que os cálculos feitos pelo Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística (IBGE) para a distribuição dos royalties da Petrobras estavam errados.

Essa avaliação equivocada do IBGE fez com que o Paraná recebesse indevidamente, ao longo desses anos, recursos repassados pela empresa na forma de royalties para a exploração de campos de petróleo na região, mas que deveriam ter sido pagos a Santa Catarina. Em 2020, os ministros do STF decidiram por maioria dar razão ao pleito catarinense, determinando o ressarcimento dos valores devidos. O acordo entre os governadores para que o pagamento fosse realizado na forma de obras estruturantes e que beneficiassem os dois estados foi firmado em novembro do ano passado, durante a realização do 12º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Agora o acordo segue para o STF para homologação.

LADO PARANAENSE

As obras no Contorno de Garuva e na SC-417 darão prosseguimento a duplicação do lado paranaense na PR412, que está em processo de licitação. O trecho vai desde a divisa com Santa Catarina até a rotatória no início do perímetro urbano de Guaratuba, que será substituída por um viaduto, facilitando o tráfego de veículos rumo ao estado vizinho e o trânsito dentro do município. Ao todo, serão 12,81 quilômetros duplicados.

Está prevista a execução de uma nova pista paralela à existente, em pavimento flexível asfáltico, além da res-

tauração da pista atual, na mesma distância. As faixas de rolamento terão 3,6 metros de largura, com acostamentos externos de 2,5 metros, com cada sentido separado por canteiro central de 2,2 metros. A pista mais antiga terá suas faixas ampliadas para o mesmo tamanho da pista nova, com um acostamento externo também de 2,5 m. Uma nova interseção em nível no acesso para o município catarinense de Itapoá também será realizada, no entroncamento com a PR-808, e o deslocamento do módulo da Polícia Rodoviária Estadual no local. A partir desta interseção até o perímetro urbano de Guaratuba será implantada uma ciclovia com 3 metros de largura. Serão executados três retornos ao longo da rodovia, no km 3,4, km 5,72 e km 10,8, e substituída a atual ponte sobre o Rio da Praia por uma galeria tripla em concreto com dimensões de 2 metros por 2 metros. A obra prevê ainda novos dispositivos de drenagem de águas, realocação de postes e da rede de saneamento, nova sinalização vertical e horizontal, e dispositivos redutores de velocidade.

“O Governo do Paraná encerra, com isso, uma demanda judicial, por meio de um acordo que prevê a duplicação da SC-417 e que encontrará a nossa PR-412, no trecho paranaense, que será duplicada. Vamos avançar no trecho catarinense, da SC-417, passando por Itapoá, Garuva e chegando até a BR-101. Isso traz mobilidade, logística e, acima de tudo, segurança para os usuários”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

PRESENÇAS

Pelo Paraná, participaram da assinatura o secretário estadual da Comunicação, Cleber Mata; o procuradorgeral do Estado, Luciano Borges; o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti; e o prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense. Por Santa Catarina acompanharam o evento os secretários estaduais Kennedy Nunes (Casa Civil), Cleverson Siewert (Fazenda), Jerry Comper (Infraestrutura e Mobilidade), Ricardo Grando (Adjunto da Infraestrutura e Mobilidade) e Vânia Franco (secretária Executiva de Articulação Nacional); os prefeitos de Garuva, Plotino de Bitencourt, de Itapoá, Jeferson Garcia, de Florianópolis, Topázio Neto; e outras autoridades locais.

Lideranças de Castro e Região apresentam demandas prioritárias durante a 25ª Sessão Especial da Assembleia Itinerante

Na ação de interiorização da Assembleia Legislativa, o prefeito do município, Reinaldo Cardoso, solicitou asfaltamento da estrada do Cerne e nova companhia da PM.

Durante a 25ª edição da Assembleia Itinerante, realizada (6/8) em Castro, os deputados estaduais prestaram homenagens a mais de 100 personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento dos Campos Gerais. A sessão especial, promovida dentro da programação da Agroleite — um dos maiores eventos do agronegócio do Paraná —, reuniu autoridades políticas, produtores rurais, lideranças locais e representantes da sociedade civil, em um gesto de reconhecimento e fortalecimento da presença do Legislativo no interior do estado.

Aproveitando a vinda dos parlamentares ao município, o prefeito

Reinaldo Cardoso agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e entregou formalmente duas demandas prioritárias para a região: o asfaltamento da estrada do Cerne e a instalação de uma companhia da Polícia Militar em Castro. Segundo o prefeito, essas ações são fundamentais para garantir infraestrutura e segurança à população, e o diálogo direto com os deputados reforça a parceria institucional que tem favorecido o desenvolvimento do município.

Na abertura da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, destacou o compromisso do Legislativo com os municípios. “Vamos devolver R$ 520 milhões aos cofres do Executivo, a maior devolução da história. E o governador Ratinho Junior tem sido nosso parceiro, tem o compromisso de aplicar diretamente esses recursos em obras nos municípios, como asfaltamento, construção de creches, aquisição de computadores e muitos outros. São recursos que mudam a vida das pessoas. O Poder Legislativo é hoje próximo da população, e ela sabe tudo o que acontece na Assembleia”, declarou.

Participações

O deputado Moacyr Fadel (PSD), representante político de Castro, reafirmou a importância dos homenageados. “Me sinto muito orgulhoso em homenagear pessoas que deixaram sua marca em Castro e nos Campos Gerais.”

Hussein Bakri (PSD), líder do governo, disse que a Assembleia tem feito a diferença ao marcar presença nos municípios. “Antes a gente ouvia que políticos só apareciam na eleição. Nós quebramos isso, pois estamos aqui para ouvir sugestões e até críticas”, disse.

A deputada estadual Mabel Canto (PP) elogiou o evento e os homenageados. “Com a Itinerante, estamos cada vez mais próximos da população”, declarou.

Denian Couto (Republicanos) enalteceu a Agroleite e a força do agricultor paranaense. “Hoje é o dia da vitória do povo que trabalha. Daqueles que carregam o Brasil e o Paraná nas costas. Meus cumprimentos e abraços a cada um de vocês”, destacou. “Nós, políticos, temos que ter sensibilidade para escutar e trabalhar depois para que os pedidos virem políticas públicas”, falou o deputado Anibelli Neto (MDB).

O deputado Luis Corti (PSB) saudou a eficiência do produtor de leite em Castro, reafirmando que o Sudoeste do Paraná aprendeu com o município a excelência na produção.

Homenageados

Os deputados Alexandre Curi e Moacyr Fadel homenagearam juntos 19 pessoas, entre elas a professora Angelita Schmidke Souza, o engenheiro civil Gustavo Viganó, o cardiologista Sidney Joel Iucksch Filho, a diretora social Rosina Pereira Jorge Cardoso e o líder rural Edson Antônio Balloni. Também receberam homenagens: Aristeu Ribas, Carlos Eduardo Sanches, Claudio Kugler, Eraldo José Ferreira, a Família Taques, Geraldo Slob, Gessy Gomes Bueno, Jack Fadel Neto, Jacobus Petrus Jean Lamers, Josemar Marcondes dos Santos, Juarez Antônio Carvalho, Luiz Fernando de Masi, Rozilda Oliveira Cardoso e Valetim Zanello Milléo.

Já o deputado Anibelli Neto homenageou o empresário Acir Jacob Fritz, o advogado e secretário municipal Ricardo Cardoso Filho, o médico e ex-prefeito Dr. Reinaldo Cardoso, o presidente da Câmara de Ponta Grossa, vereador Julio, e a vereadora e presidente da Uvepar, Fátima Castro.

Foram homenageados pela deputada Maria Victoria: o professor de Educação Física James Mac Artur Bittencourt de Sá; o cirurgiãodentista e ex-prefeito de Arapoti Luiz Fernando de Masi; o engenheiro agrônomo e presidente da Frísia, Geraldo Slob; o doutor em Educação Carlos Eduardo Sanches; o ativista da inclusão e presidente da Apae de Castro, Josemar Marcondes dos Santos; a diretora quilombola Rozilda Oliveira Cardoso; o engenheiro civil Gustavo Viganó; a professora e ativista da causa autista Angelita Schmidke Souza; o empresário Claudio Kugler; o empreendedor da construção civil Jack Fadel Neto; o médico cardiologista Sidney Joel Iucksch Filho; a líder comunitária Rosina Pereira Jorge Cardoso; o produtor rural Eraldo José Ferreira; o engenheiro florestal Edson Antônio Balloni; o médico Valetim Zanello Milléo; o agropecuarista Gessy Gomes Bueno; o empresário pioneiro Fernando Ribas Taques, representado pela neta Isadora Taques, e Aristeu Ribas.

O deputado Ney Leprevost prestou sua reverência ao vereador de Castro, Pedro Jarmczuk.

O deputado Arilson Chiorato escolheu homenagear Élio Alves Cardoso, ex-vereador e líder sindical; Gerveson Tramontin Silveira, referência em políticas sociais e moradia popular; Patrícia Gislaine Cordeiro da Silva, ativista pela transparência pública; e Selma Maria Schons, ex-deputada federal e defensora de causas sociais.

O deputado Bazana prestou homenagens a instituições sociais, como a APAE de Carambeí, que completará 40 anos em 2025; a APAE de Castro, que celebra 50 anos; e a APAE de Piraí do Sul, com destaque para sua diretora Ceni Mainardes e a presidente Maria Angela Alves Teixeira. A Associação Amigos dos Autistas da Região de Castro (AMAR), presidida por Suzana Rodrigues de Paula, também foi homenageada.

A deputada cantora Mara Lima indicou a Associação Betel de Castro, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Castro, o pastor Cícero Neves Teixeira Wielewski, além da atuação social das igrejas na cidade. Denian Couto reconheceu figuras públicas como Aline Sleutjes, Antonio Levi Napoli Pinheiro, Cleide Pereira de Agostinho, Juliane Machinski de Castilhos, Marcos Roberto Pusch Bertolini, Paulo Antônio Pusch Bertolini, Paulo Cesar de Farias, Reginaldo Batista Severino (Regis Moreno), Rodrigo Morais da Silva e Sandro Machinski.

A deputada Flávia Francischini homenageou o Centro Assistencial ao Idoso Casa Nosso Sossego, a de-

legada Renata de Souza Batista Paulúcio Klusk, o idealizador do Instituto Mentes Brilhantes George Luiz de Oliveira, o Hospital Luiza Borba Carneiro, Jan Petter (cooperado da Castrolanda), o pastor Diego Ernani Biehl, a servidora pública Priscila Degraf, o policial civil Ricardo dos Santos e Verli Ribas Gonçalves, ex-vereadora em Jaguariaíva.

O deputado Gilson de Souza homenageou o pastor Romeu Ribas Júnior, que lidera a 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Castro e supervisiona outras 19 igrejas na região.

Hussein Bakri prestou homenagem ao 1º Tenente Emerson José Muleta, ao prefeito de Palmeira, Altamir Sanson; ao prefeito de Porto Amazonas, Elias Jocid Gomes da Costa; ao empresário João Atair Alberti (Taico); ao advogado Josemar Junior Santos; à chefe do Núcleo de Educação, Luciana Aquiles Sleutjes; ao empresário Paulo Ivasko; ao vereador Paulo Roberto Balansin; ao tenente-coronel Sérgio do Prado Nabozny; e ao vice-prefeito de Porto Amazonas, José Luiz Gandin Junior.

O deputado Luis Corti homenageou personalidades como Eduardo Medeiros Gomes (presidente do Sindicato Rural de Castro), a enfermeira Eliana Selmer, Frans Borg (ex-presidente da Castrolanda), o engenheiro agrônomo Helcio Luiz Ferro, José Castro Gomes, José Delmiro Solak, Jose Marcondes dos Antos (presidente da APAE), o veterinário Luiz Roberto Madureira, Nelcir Basso, o consultor Ronei Volpi e Walter Lopes, professor de educação física e ex-jogador.

A deputada Mabel Canto homenageou a primeira-dama Ana Lucia Cardoso, o agente cultural André Kugler Zan, a agente de saúde Angela Circe de Mello, a Comissão da Mulher Cooperativista Castrolanda (representada por Elizete Petter, Débora Noordegraaf, Rosália Gomes, Samanta Cruz e Zelyana Fanchin), a empresa G3 Telecomunicações, o artista plástico Irineu Graciano Alves e o ex-vereador Izidro Constantino Guedes.

Participaram também do evento os deputados Requião Filho (PDT), Nelson Justus (União), Matheus Vermelho (PP), Adão Litro (PSD), Thiago Buhrer (União), o secretário de Desenvolvimento Sustentável Rafael Greca, prefeitos da região e autoridades do agro.

Educação antirracista é tema de debate em Curitiba

Educadora e especialista em relações étnico-raciais, Jussara Santos propõe reflexões urgentes sobre acolhimento, afeto e representatividade

A educação antirracista é o tema central de uma conversa potente que reúne as vivências e pesquisas da educadora Jussara Santos. No dia 7 de agosto, a partir das 18h30, ela lança o livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, na Telaranha Livraria & Café, em Curitiba.

Doutora em Educação e especialista em relações étnico-raciais, Jussara discutirá no evento a importância do acolhimento, da representatividade e do enfrentamento ao racismo desde os primeiros anos de vida.

Publicado pela Papirus Editora, o livro é fruto das experiências da educadora, que compartilha reflexões profundas sobre a falta de colo a bebês e crianças negras, e ressalta como o afeto e a presença ativa dos adultos são fundamentais na construção de uma sociedade mais justa.

O evento é voltado a educadores, famílias e todos que desejam se aprofundar na luta antirracista. A autora convida o público a experimentar, por meio da troca de experiências, a potência transformadora do colo.

Serviço:

Lançamento do livro “Democratização do colo:

Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas”

Data: 7 de agosto (quinta-feira)

Horário: A partir das 18h30

Local: Telaranha Livraria & Café

Endereço: R. Ébano Pereira, 269 – Centro, Curitiba

Entrada: Franca

Sinopse: Esse livro é fruto de escuta realizada durante os 20 anos em que a autora atuou na educação infantil. Pesquisas indicam que, historicamente, bebês negros ganharam e ganham menos colo e precisam ser mais independentes, uma vez que suas presenças são ostracizadas em instituições educacionais. A obra faz uma convocação para que o colo seja direito de bebês e crianças negros, migrantes, indígenas, brancos e traz possibilidades de caminhos, além de reflexões sobre a implementação da Lei n. 10.639/2003, que assevera o ensino da história e cultura africana e afrobrasileira. Cenas reais do cotidiano e pedidos de mães negras compõem esse texto, que espera contribuir para a formação continuada de educadores de espaços formais e informais, mães, pais, familiares e pessoas comprometidas com a formação antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Últimos dias para inscrições para seleção de músicas para o 19º Fejacan

O Sesc PR recebe até o dia 11 de agosto propostas de apresentação solo ou em grupo de músicos, intérpretes e compositores de todo o Brasil para um dos seus tradicionais festivais de música, o Festival Jacarezinhense da Canção Sesc PR (Fejacan), que em 2025 chega a sua 19ª edição.

De acordo com o edital, podem ser inscritas composições instrumentais ou canções de caráter popular ou erudito dos mais diversos gêneros, desde que em língua portuguesa ou em idiomas indígenas, entretanto, as músicas devem ser inéditas em relação ao Fejacan.

Cada proponente deve submeter para análise quatro vídeos, que serão avaliados e pontuados pela qualidade, relevância e singularidade artística. Todos os participantes selecionados receberão cachê para apresentação na Mostra de Música de acordo com o número de músicas selecionadas – no mínimo duas e, no máximo três – e a distância da residência do músico a Jacarezinho.

A divulgação do resultado dos selecionados ocorrerá a partir de 27 de agosto e as apresentações serão realizadas na Unidade Sesc Jacarezinho, nos dias 7 e 8 de novembro de 2025.

Clique AQUI e confira o edital completo. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail fejacan@sescpr.com.br.

https://www.sescpr.com.br/edital/edital-de-selecao-fejacan-2025/

SERVIÇO

Inscrições para 19ª edição do Festival Jacarezinhense da Canção Sesc PR Encerramento das inscrições: 11 de agosto de 2025

Divulgação dos resultados: a partir de 27 de agosto de 2025

Apresentações: dias 7 e 8 de novembro de 2025

Informações: fejacan@sescpr.com.br

Nova edição

do

Ilha

do Mel Jazz Festival reúne mais de 90 atraões musicais durante todo o mês de agosto

Durante os fins de semana do mês de agosto (sexta–feira a domingo), a Ilha do Mel, em Nova Brasília, recebe a nova edição do Ilha do Mel Jazz Festival.

Com uma programação repleta de atrações para toda a família, o evento contará com apresentações de jazz music, atividades de pintura ao vivo, aulas de ioga na praia, exposição de quadros e obras de arte de artistas locais, oficina de pintura para as crianças, educação ambiental, entre outros. Toda a programação é gratuita.

“Estamos muito felizes em poder proporcionar esse grande evento cultural para os moradores e turistas na Ilha do Mel. Temos a expectativa de receber um público de cerca de 40 mil pessoas, oferecendo atividades culturais, consciência ambiental e muita diversão para toda a família”, comenta Giselle Furtado, uma das organizadoras do Ilha do Mel Jazz Festival.

Serão mais de 90 atrações musicais, entre cantores e bandas, que passarão pelo festival, entre eles, o cantor e compositor Wes Ventura, o músico Derico, o cantor e mú-

sico Nego Blue da Ilha do Mel, entre outros. A programação completa será disponibilizada no perfil oficial no instagram: @ilhadomeljazz.

O Ilha do Mel Jazz Festival tem produção da Loba do Mar Eventos, com patrocínio da Heineken e apoio da Fecomércio, Sesc, Senac, Secretaria do Turismo do Paraná e Rádio Transamérica

Serviço:

Ilha do Mel Jazz Festival

Data: Fins de semana de agosto (sexta-feira a domingo)

Programação gratuita

Rede social oficial: instagram: @ilhadomeljazz.

Produção: Loba do Mar Eventos

Patrocínio: Heineken

Apoio: Fecomércio, Sesc, Senac e Secretaria do Turismo do Paraná, Rádio Transamérica

Eleição dos Conselhos Escolares de São José dos Pinhais será realizada no dia 11 de agosto

A Secretaria de Educação (Semed) de São José dos Pinhais convida à comunidade escolar para participar da eleição dos novos membros dos Conselhos Escolares, que acontece nesta segunda-feira (11). A votação será realizada diretamente nas escolas e CMEIs do município, durante o horário de atendimento de cada unidade.

ESTÃO APTOS PARA VOTAR:

Professores e demais ser-

vidores públicos lotados na unidade; Pais ou responsáveis legais de alunos matriculados; Estudantes com 16 anos ou mais, regularmente matriculados e com frequência comprovada. Os conselheiros eleitos tomarão posse no mesmo dia da eleição, com registro em ata nas dependências da própria escola ou CMEI e o mandato terá início em 12 de agosto de 2025. A atuação dos Conse-

lhos Escolares contribui diretamente para o planejamento e a execução de ações pedagógicas, alinhadas ao Projeto Político-Pedagógico (PPP), ao Regimento Escolar e às diretrizes da Semed.

CONSELHO ESCOLAR

O Conselho Escolar deve ser formado por representantes da equipe pedagógica, corpo docente, funcionários administrativos e de serviços gerais, educadores

sociais, pais ou responsáveis, estudantes com mais de 16 anos e membros da comunidade local. Cada unidade organizará a votação conforme sua rotina, com registro em ata dos votos e dos eleitos.

A Semed reforça o convite à comunidade escolar para participar ativamente desse processo democrático, que fortalece o compromisso coletivo com a qualidade da educação pública no município.

Inscrições seguem abertas para a 9ª Caminhada na Natureza –Circuito Colônia Marcelino

Ainda da tempo de participar da 9ª edição da Caminhada na Natureza – Circuito Colônia Marcelino, que será realizada no dia 17 de agosto, em São José dos Pinhais. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o evento é gratuito e as inscrições seguem abertas e podem ser feitas clicando aqui.

A saída da caminhada será no Salão de Eventos da Capela São Pedro, na Colônia Marcelino, com credenciamento das 7h às 9h. A largada será às 8h e o encerramento está previsto para 13h. Com dois percursos em meio à paisagem rural da cidade — um de 13,2 km e outro de 5 km — a atividade oferece uma experiência de lazer e incentivo à prática de atividade física.

Embora a inscrição seja gratuita, a Setur solicita, de forma voluntária, a doação de 1 kg de alimento não perecível ou de 1 litro de leite, que será destinado a instituições beneficentes do município. Os inscritos deverão procurar a área de “inscrições antecipadas” para retirada da pulseira de participação.

ESTRUTURA E ORIENTAÇÕES

Durante o evento, haverá pontos de apoio com água ao longo do percurso, ambulâncias, veículos de resgate e o apoio da Guarda Municipal, garantindo a segurança dos participantes. Estará disponível também estacionamento para veículos no local.

A organização orienta que os participantes levem garrafa de água, usem roupas leves, calçados adequados e proteção solar. Também é importante fazer alongamento antes e depois da caminhada. Por conta das características do terreno, o trajeto não é recomendado para carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas.

ALIMENTAÇÃO E PRODUTOS LOCAIS

A caminhada contará com café da manhã e almoço à venda no salão da igreja, além da comercialização de produtos coloniais por produtores da região, valorizando a cultura e a economia local.

SERVIÇO

9ª Caminhada na Natureza – Circuito Colônia Marcelino

Data: 17 de agosto de 2025 (domingo)

Horário: das 8h às 13h

Credenciamento: das 7h às 9h

Local de saída: Salão de Eventos da Capela São Pedro Endereço: Rua Antônio Claudino Sobrinho, n.º 176 –Colônia Marcelino Inscrições gratuitas.

Inaugurada em outubro de 1966, a Caixa d’Água de São José dos Pinhais, localizada na Praça Getúlio Vargas, rapidamente se consolidou como um marco arquitetônico e inovador. Seu design moderno e a utilização pioneira do concreto protendido — técnica que proporciona maior resistência em estruturas de grande porte — conferiram à edificação relevância nacional, sendo a primeira do Brasil construída com esse tipo de material. Com 27,5 metros de altura e capacidade para armazenar 100 metros cúbicos de água, a estrutura foi idealizada e financiada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a partir de projeto do engenheiro e arquiteto Leo Linzmeyer. O objetivo da obra era garantir maior regularidade no abastecimento hídrico da região.

A historiadora do Museu Municipal Atílio Rocco, Damiana Pereira, con-

ta que “a obra foi inicialmente muito criticada pelos jornais locais que consideravam o custo da Caixa D’Água elevado em relação à quantidade de água que ela reservava. Porém, com o passar do tempo, a estrutura ganhou relevância como um marco de inovação e modernidade para São José dos Pinhais”. Reconhecendo sua importância histórica e simbólica, a Caixa d’Água foi

tombada como patrimônio cultural em 16 de julho de 2018, por meio da Resolução nº 041/18 do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPA C). O tombamento garantiu a preservação da edificação e reforçou seu valor como símbolo da identidade sãojoseense.

Embora tenha sido construída com finalidade funcional, a Caixa d’Água tornou-se também um ponto

turístico e elemento de identificação visual da cidade. Sua imagem é frequentemente utilizada para representar São José dos Pinhais em diferentes contextos. A história do monumento segue preservada pelo Museu Municipal Atílio Rocco, e a estrutura continua protegida e valorizada pelos órgãos competentes da Prefeitura Municipal.

TRANSPORTE COLETIVO

Prefeito defende subsídio federal para gratuidade de tarifa para idosos e desoneração para compra de ônibus elétricos

O prefeito Eduardo Pimentel defendeu (6/8), a desoneração da folha de pagamento para a compra de ônibus menos poluentes, como os elétricos, e o subsídio, por parte do governo federal, à gratuidade dos idosos no transporte público.

A isenção da tarifa para pessoas com mais de 65 anos está prevista em uma lei federal, mas é bancada pelos municípios. “São questões importantes para a sustentabilidade do serviço prestado à população, que temos discutido também no âmbito da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. O governo federal precisa entrar na discussão do transporte coletivo com mais força, porque esta conta está toda nas mãos dos municípios", declarou o prefeito.

Pimentel participou de um evento sobre monitoramento de dados no transporte coletivo promovido pela Urbanização de Curitiba (Urbs) em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP), Google e Bus2 no espaço Imap do Parque Barigui. O encontro, que reuniu representantes de 14 prefeituras, discute o uso de dados no gerenciamento e melhorias do transporte público.

“Melhorar a eficiência e a qualidade do transporte coletivo é um desafio para todas as cidades. Curitiba tem pela frente a nova concessão do transporte coletivo, cujo edital devemos lançar em novembro e o leilão em janeiro. Vamos renovar a frota, investir na eletromobilidade, ampliar integrações. Queremos que o passageiro possa sair mais tarde de casa e chegar mais cedo na volta. Isso é qualidade de vida, mais tempo para a família, o lazer, o estudo e o esporte”, disse o prefeito.

Acompanhado do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, Pimentel destacou que o passageiro quer ônibus de qualidade, que chegue no horário e com tarifa justa. O prefeito, que também participou, durante a manhã, de uma reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), ressaltou a importância da ampliação da integração do transporte coletivo com as cidades vizinhas. “Na semana passada, inauguramos a integração entre Tatuquara, Araucária e Fazenda Rio Grande, que vai trazer uma economia de tempo de 40 minutos para o passageiro apenas no trajeto de ida”, disse.

Ogeny Maia Neto, que também é presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, ressaltou a importância da criação de um banco nacional de dados do setor que possa servir de base para a definição de políticas públicas. “Em 2022, quando o governo federal bancou a gratuidade dos idosos

Evento da Urbs, FNP e Google sobre monitoramento de dados do transporte coletivo.

Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

no transporte coletivo no País, muitos municípios não conseguiram acessar o recurso por falta de dados consolidados”, disse. Dos R$ 2,5 bilhões destinados a todas as cidades para o custeio da gratuidade, R$ 1 bilhão deixou de ser acessado por falta de sistema de bilhetagem eletrônica.

Para o presidente da Urbs, essa estruturação de dados é fundamental para a consolidação do Marco legal do setor (PL 3278/ 2021) que tramita no Congresso Nacional. “Sem dados não é possível fazer política pública” completou João Lucas Albuquerque, gerente de mobilidade urbana da FNP.

Maia Neto também fez uma explanação sobre os ganhos de eficiência e melhoria no atendimento no transporte coletivo de Curitiba a partir monitoramento e análise de dados. “Tivemos resultados concretos com ajustes de tempo feitos com base na análise de dados, o que nos permitiu aumentar a frequência das viagens em até 35% em algumas linhas com a mesma frota”, demonstrou ao citar casos das linhas Interbairros V, Boqueirão/Centro Cívico e Guilhermina.

Oficina

Durante o evento, gestores municipais participaram de uma oficina de gerenciamento de dados no padrão GTFS (General Transit Feed Specification – em português, Especificação Geral de Feeds de Transporte Público).

Com esse arquivo padronizado é possível ter acesso a informações de localização de pontos de parada, traçados, grades horárias e tarifas, e disponibilizá-las à população em aplicativos como o Google Maps ou aplicativos próprios das prefeituras, além de realizar uma série de avaliações no sistema.

O chefe de ciência de dados do Ipea, Rafael Moraes Pereira, apresentou o projeto Acesso às Oportunidades, que traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. O Google apresentou suas ferramentas gratuitas e a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou seu case de uso de dados GTF.

Também estiveram no evento o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson dos Santos, a diretora da ABC Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, o diretor de mobilidade da Urbs, Sergio Oliveira, e os gestores da Urbs Alex Debortoli (operação do transporte coletivo) e Thiago Marquardt (planejamento e desenvolvimento).

Câmara analisa reconhecer e-Sports como prática esportiva

Além do reconhecimento, projeto de lei quer instituir a Política Municipal de Incentivo e Fomento ao e-Sports em Curitiba. Iniciativa é de Bruno Rossi do a oportunidade de inclusão de muitos jovens”, completou o vereador.

O vereador Bruno Rossi (Agir) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que prevê o reconhecimento do e-Sports como prática esportiva local. O termo em inglês faz menção às competições esportivas realizadas em plataformas digitais. O objetivo do reconhecimento é garantir que os atletas profissionais de esportes eletrônicos tenham os mesmos direitos e investimentos que os demais atletas da cidade.

Segundo Bruno Rossi, os esportes eletrônicos são competições por meio de videogames ou computadores que são transmitidas em plataformas digitais, cujo consumo pela população têm aumentado nos últimos anos. “Os jogos digitais existem há muito tempo, tendo como objetivos o entretenimento, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, estratégicas e sociais, oferecen-

Para que a prática seja reconhecida, o projeto pretende instituir uma Política Municipal de Incentivo e Fomento ao eSports, que seguirá diretrizes que estimulem a cidadania e o convívio social por meio da prática dos esportes eletrônicos, valorizem a prática profissional dos esporte e das atividades associadas, promovam a integração cultural e incentivem o empreendedorismo no ramo dos esportes eletrônicos (005.00421.2025).

Dia Municipal dos Esportes Eletrônicos seria em 19 de outubro Além das orientações propostas por Bruno Rossi, a valorização do esporte e dos atletas também ocorrerá por meio da comemoração anual do Dia Municipal dos Esportes Eletrônicos e do Atleta de Esportes

Eletrônicos em 19 de outubro.

De acordo com o autor do projeto, além do impacto cultural e social, o e-Sports também influencia o setor econômico.

“Frequentemente bilhões de reais por premiações, patrocínios e transmissões ao vivo, demonstrando a força do esporte eletrônico na transformação social e econômica”, disse Rossi. Complementando a ideia, o texto do projeto afirma que a iniciativa acompanha os avanços trazidos pela lei 20.281/ 2020, que reconhece os esportes eletrônicos como prática esportiva.

Protocolado em 22 de maio, o projeto aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a lei começa a partir da publicação no Diário Oficial do Município. Por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kumme

ideia é assegurar aos pais o direito de decidir sobre a vacinação contra a covid-19, sem penalizações. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Vacina infantil da covid-19: projeto veda exigência de comprovante

Proposta de Eder Borges proíbe que instituições de ensino e outros estabelecimentos exijam o certificado de vacinação

Vereador Eder Borges A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalia projeto de lei com o objetivo de assegurar aos pais ou responsáveis o direito de decidir sobre a vacinação de crianças e adolescentes contra a covid-19. A proposta, de autoria do vereador Eder Borges (PL), veda a exigência do comprovante vacinal para a matrícula em instituições de ensino ou para o acesso a quaisquer outros estabelecimentos públicos ou privados, a exemplo de serviços na área da saúde e benefícios sociais. Borges alega que, diante da "natureza experimental e inovadora da tecnologia utilizada nas vacinas contra a covid-19 - classificadas por muitos especialistas como forma de terapia gênica -, torna-se necessário resguardar o direito dos pais ou responsáveis de tomar decisões fundamentadas em relação à saúde de seus filhos". O parlamentar defende, ainda, que a proposta

de lei não restringe o acesso à inoculação, mas que pretende "garantir o respeito à liberdade individual, à autoridade familiar e à proteção da infância, pilares essenciais de um Estado Democrático de Direito".

Ainda de acordo com o projeto de lei, a recusa dos pais ou responsáveis em autorizar a vacinação não poderá gerar sanções, discriminações ou restrições de direitos à criança ou ao adolescente. Pela exigência indevida é prevista a responsabilização administrativa, civil e, quando cabível, penal (005.00422.2025). Protocolado no dia 22 de maio, o projeto ainda será discutido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei passa a valer a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Por Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques

Câmara adia votação das contas de 2023 da Prefeitura de Curitiba

Projeto de decreto legislativo retorna à pauta na próxima quarta (13); vereadores confirmaram outras duas propostas

Na quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) adiou, pelo prazo de três sessões, a primeira votação do projeto de decreto legislativo que aprova a regularidade da prestação de contas da Prefeitura em 2023, penúltimo ano da última gestão de Rafael Greca à frente do Executivo. De autoria da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, a proposição retorna à pauta do plenário na manhã da próxima quarta (13). O adiamento foi solicitado pelo vereador Serginho do Posto (PSD), líder do governo e presidente da Comissão de Economia, colegiado responsável por elaborar o projeto de decreto legislativo (093.00001.2025). A proposta ratifica o acórdão de parecer prévio 329/2024, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que já havia se manifestado pela regularidade da prestação de contas do exercício financeiro de 2023. A votação das prestações de contas é feita em dois turnos, pelo sistema da maioria qualificada. Em outras palavras, para derrubar a decisão da Comissão de Economia, que indica a aprovação das contas do Executivo sem ressalvas, é necessário o apoio de pelo menos 2/3 do plenário da Câmara – o equivalen-

Líder do governo e presidente da Comissão de Economia, Serginho do Posto pediu o adiamento da votação do decreto legislativo elaborado pelo colegiado. (Foto: Carlos Costa/CMC) te a 26 vereadores de Curitiba. As contas municipais são um conjunto de documentos de natureza contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional relativos a um determinado exercício financeiro (saiba mais). Se houver a desaprovação pelo Legislativo, o gestor público pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, tornando-se inelegível. Cidadania Honorária de Curitiba e Utilidade Pública são confirmadas Os outros dois projetos da ordem do dia desta quarta, ambos para a votação em segundo turno, foram confirmados pelo plenário de forma unânime. A Cidadania Honorária de Curitiba à pastora Marlici Cristina Dias Cavalli dos Santos, iniciativa de Zezinho Sabará (PSD), recebeu 28 votos favoráveis. Além de presidir a Igreja Tabernáculo de Davi em Curitiba, a homenageada é advogada, teóloga, escritora e se dedica ao serviço comunitário. Por se tratar de um projeto de decreto legislativo, a proposta depende da promulgação do presidente Tico Kuzma (PSD), e não da sanção do Executivo (115.00012.2024). O projeto de lei para conceder a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Imperial Futebol Clube também foi confirmado com 28 votos “sim” (014.00073.2024). “É um projeto importante, que vai dar mais valorização aos jovens lá no Imperial Futebol Clube”, afirmou nesta manhã o autor da proposta, o vereador Sidnei Toaldo (PRD).

Câmara de

Com sede no bairro Mossunguê, o clube sem fins lucrativos foi fundado em 1955. O Imperial possui equipes juvenis nas categorias masculina e feminina, ajudando, por meio do esporte, a retirar jovens das ruas. Por Fernanda Foggiato Revisão: Celso Kumme Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Curitiba analisa projetos contra intolerância religiosa

Dois projetos da Delegada Tathiana criam medidas contra a intolerância religiosa em Curitiba. Caso da missionária Atillah Attallah é citado

Por causa de episódios recentes de violência motivada por fé, como o caso da missionária Atillah Attallah, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) protocolou duas propostas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para combater a intolerância religiosa na capital do Paraná. Uma cria um programa de apoio psicológico e jurídico às vítimas (005.00400.2025) e a outra estabelece uma política municipal de combate à intolerância religiosa em Curitiba (005.00399.2025).

No mês de maio, a CMC aprovou uma moção de protesto contra o episódio de intolerância religiosa envolvendo a missionária Atillah Attallah, ocorrido na rua XV de Novembro, no Centro, quando ela foi alvo de agressões verbais e físicas enquanto realizava uma pregação cristã no espaço público. O vídeo com a agressão foi divulgado pelos religiosos na internet, repercutindo na imprensa gospel e redes sociais (413.00021.2025). Delegada Tathiana foi a autora da moção na Câmara. Nas justificativas dos projetos de lei, a vereadora justifica as iniciativas com base no artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal, que garante a liberdade de consciência e de crença. “A intolerância religiosa é uma realidade lamentavelmente presente em diversas regiões do país, inclusive na cidade de Curitiba, manifestando-se de formas variadas: desde ofensas verbais e hostilidades em espaços públicos até agressões físicas, destruição de símbolos religiosos e tentativas de silenciamento de manifestações de fé”, afirma. Programa de apoio às vítimas de intolerância religiosa

A criação do Programa de Apoio Psicológico e Jurídico às Vítimas de Intolerância Religiosa, proposto pela Delegada Tathiana prevê atendimentos gratuitos e especializados. A iniciativa sugere parcerias com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, Secretaria Municipal da Saúde, Defensoria Pública do Paraná e organizações da sociedade civil, além de campanhas de conscientização e ações educativas (005.00400.2025).

O projeto detalha que o atendimento psicológico às vítimas de intolerância religiosa será feito por profissionais habilitados, de forma individual

ou em grupo, preferencialmente na rede pública municipal, com prioridade para os casos de maior gravidade. O suporte jurídico ficaria a cargo da Defensoria Pública ou de profissionais voluntários, abrangendo orientação, encaminhamento e representação legal, conforme a necessidade. Política Atillah Attallah de combate ao preconceito

A outra proposta da Delegada Tathiana institui a Política Municipal “Atillah Attallah” de Combate à Intolerância Religiosa, nome inspirado no caso da missionária agredida na rua XV de Novembro. A iniciativa inclui campanhas educativas permanentes, divulgação de canais oficiais de denúncia, interrupção de eventos públicos em caso de flagrante intolerância e criação de um protocolo formal de resposta, com acionamento da Guarda Municipal e da Polícia Civil (005.00399.2025).

Para a vereadora, o poder público não pode se limitar à punição dos agressores, mas deve atuar preventivamente. “É papel do poder público não apenas punir os responsáveis por atos de intolerância, mas prevenir que eles ocorram, criar mecanismos de proteção e oferecer suporte às vítimas”, reforça a Delegada Tathiana. Ambas as proposições tramitam nas comissões temáticas da CMC, que avaliarão as iniciativas antes delas irem à votação em plenário. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Celso Kummer

Atletas de e-Sports poderão ser considerados profissionais em Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A

Sesc PR seleciona livrarias e distribuidoras de livros para Semana Literária 2025

Responsáveis pela mediação entre leitores e livros, conhecedores dos catálogos das editoras, aqueles que compreendem os interesses do público que ajudam a manter a diversidade e a circular a produção literária, movimentam a economia e setor e sabem indicar obras de acordo com os mais variados perfis de leitores, os livreiros e distribuidores de livros são personagens imprescindíveis para a realização dos eventos literários do Sesc PR. Para este público, a instituição abriu o edital que seleciona livrarias e distribuidoras de livros para o maior evento literário que ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses: a Semana Literária Sesc e Feira do Livro, que em 2025 chega a sua 44ª edição. Até o dia 2 de junho, livrarias e distribuidoras de livros sediadas em território nacional podem se inscrever gratuitamente para participar do evento que será realizado em Curitiba nas cidades de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. De acordo com o edital, para a capital paranaense serão selecionadas 22 empresas que comercializarão seus livros durante a Semana Literária que ocorrerá de 13 a 17 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, além das editoras nas cidades do interior. Para

participar de mais de uma cidade, os interessados deverão indicar os municípios que desejam concorrer, ainda no ato da inscrição.

Em contrapartida, os selecionados no edital deverão oferecer uma ação cultural para a programação do evento com no mínimo 30 minutos de duração, podendo ser o lançamento de livros que foram editados até 2023, oficinas de literatura, contação de histórias ou, ainda, mediação de obras literárias.

A divulgação dos selecionados ocorrerá no site do Sesc PR a partir do dia 11 de junho.

Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

SEMANA LITERÁRIA

Neste ano o Sesc PR escolheu homenagear o escritor curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.

Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.

Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais im-

Sesc PR divulga período e temática da Semana Literária 2025

A tradicional Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025

Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.

O escritor homenageado será o curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento. Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos. Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais importantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros. Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária

Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria. Semana Literária

Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Foram convidados mais de 150 artistas, para 500 ações culturais que receberam mais de 81 mil pessoas nas programações. O evento integrou nomes renomados da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli, às atividades promovidas em diversas cidades. As ações também incentivaram novos talentos, como na Coletânea Sesc de Contos Infantis, que destacou a produção literária regional e foi distribuída em bibliotecas públicas do estado. Lançamentos de livros, como o “Sabores do Mesa Brasil”, e a nova temporada do Podcast Janela Cultural ampliaram a experiência literária para diferentes públicos. Mais de 40 livrarias e editoras comercializam mais de 11 mil livros.

SERVIÇO 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Período: 13 a 17 de agosto de 2025

Autor homenageado: Dalton Trevisan

Site oficial: www.sescpr.com. br/semanaliteraria

portantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros.

Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Houve a participação de público superior a 98 mil pessoas nas mais de 600 programações em todo o estado e as mais de 40 livrarias e editoras comercializam em torno de 12 mil livros.

SERVIÇO

44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Período: 13 a 17 de agosto de 2025

Autor homenageado: Dalton Trevisan

CIDADES

Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Site oficial: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Dalton Trevisan

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.