04092025

Page 1


Curadores e colecionadores de arte comemoram criação do Centre Pompidou Paraná

O Centre Pompidou Paraná será um espaço de conexão com a arte latino-americana – já que ficará localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina – e com a natureza, fazendo um intercâmbio com as Cataratas do Iguaçu. Foto: Jonathan Campos/AEN

São José dos Pinhais conquista certificação máxima para receber recursos estaduais e federais no esporte

São José dos Pinhais conquistou, na última terça-feira (2), a mais alta certificação do programa O Esporte Que Queremos, da Secretaria Estadual de Esportes, e agora está habilitada a captar recursos estaduais e federais para ampliar investimentos e qualificar ainda mais as políticas públicas voltadas ao esporte. A entrega do Selo Plus ocorreu durante a Conferência Estadual do Esporte, em Foz do Iguaçu.

“Essa conquista representa o resultado de um trabalho dedicado e comprometido, que coloca São José dos Pinhais no caminho certo para fortalecer o esporte e oferecer mais oportunidades para toda a população. O Selo Plus é o reconhecimento de uma gestão séria, planejada e alinhada às leis do esporte no Paraná e no Brasil”, afirmou a prefeita Nina Singer.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recepcionou nesta quarta-feira (3), em São Paulo, o presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon, que chega ao Brasil para o início das ativações do Centre Pompidou Paraná, que acontecem nesta semana em Foz do Iguaçu. A recepção foi organizada pela curadora Beatriz Yunes Guarita, uma das maiores colecionadoras de arte do País, e reuniu nomes ligados às artes plásticas, entre artistas, curadores e colecionadores, que celebraram a instalação do museu no Paraná.

O Estado será o primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul a contar com um satélite do renomado museu francês, que será construído em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A instalação da unidade é fruto de uma parceria iniciada em 2021 pelo Governo do Estado e que foi oficializada em maio deste ano, em Paris.

Foz do Iguaçu passa a fazer parte da estratégia internacional do Pompidou, que mantém unidades em cidades como Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Xangai (China), Alula (Arábia Saudita) e, em breve, Seul (Coreia do Sul). “Decidimos colocar o Paraná na rota dos museus internacionais. E nada melhor como um lugar como Foz do Iguaçu, que tem essa joia que são as Cataratas do Iguaçu e que vê seu turismo crescer a cada dia”, disse Ratinho Junior. “Sabemos que o mundo inteiro gostaria de ter um satélite do Pompidou, e a primeira do Hemisfério Sul será em Foz do Iguaçu. Ele vai elevar a cultura paranaense, brasileira e latino-americana a um outro patamar”, afirmou o governador.

Pequenos Olhares: alunos de Pinhais recebem atendimento oftalmológico gratuito

Entre os dias 27 e 30 de agosto, Pinhais recebeu o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Durante o evento promovido no Expotrade Convention Center também acontece mais uma edição do projeto Pequenos Olhares. Na oportunidade, 600 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da ação social organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e que leva atendimento oftalmológico gratuito às crianças. “Para o nosso município, receber um evento dessa grandeza e importância, com essa parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, significa dar acesso a tantas crianças que apresentam dificuldades de visão de diferentes formas. Elas podem passar por um exame clínico único, que não é tão acessível no dia a dia, e dependendo da necessidade, a criança já sai com óculos daqui”, afirma a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

Dívidas

dias antes do prazo previsto para a conclusão, a Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido, foi liberada ao trânsito pela Prefeitura de Curitiba. Na manhã desta quarta-feira (3/9), a passagem aos motoristas foi restabelecida durante a vistoria feita pelo prefeito Eduardo Pimentel ao local que continua com intervenções, porém agora sem a necessidade de restrição aos veículos. “A liberação antecipada mostra como trabalhamos: gestão organizada, foco no que importa e obras concluídas. É assim que Curitiba trabalha”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. “Estamos liberando o tráfego na Eduardo Sprada dez dias antes do prazo previsto”, anunciou.

O senador do Paraná Oriovisto Guimarães (PSDB) foi designado relator do PRS 8/2025, que propõe, pela primeira vez, um limite para a dívida consolidada da União. A medida fixa o teto em até quatro vezes a receita corrente líquida federal, contra o patamar atual que supera sete vezes. O projeto é consi-

derado um marco histórico na legislação fiscal brasileira. Leia a matéria completa no link: cidadaoalerta.org.br.

Editais página 3

Dez
Página 2
Quinta-feira
Página 4

Moradia popular Eduardo Pimentel reafirma compromisso da gestão com a regularização fundiária em Curitiba

O prefeito Eduardo Pimentel reafirmou, nesta terça-feira (2/9), o compromisso da sua gestão de promover a regularização fundiária e a criação de moradias para a população de baixa renda. “Faz parte do meu plano de governo viabilizar 20 mil unidades habitacionais de interesse social”, disse.

Eduardo Pimentel falou na abertura do evento Reurb em Foco: Fundamentos e Marco Legal, que acontece até esta quarta-feira (3/9), no Centro de Eventos Imap do Parque Barigui, e foi aberto pelo secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto. Estão inscritos 90 servidores. “Iniciativas como essa só fazem o nosso time avançar. Precisamos aproveitar essa conjunção de vontade po-

lítica da nossa gestão com a do Tribunal de Justiça e dos cartórios para resolver o que estiver pendente”, completou. Tribunal e cartórios são parceiros da Prefeitura na política de regularização fundiária.

Política de governo Reurb é a sigla para Regularização Fundiária Urbana, conjunto de medidas intersetoriais instituído pelo governo federal a fim de trazer núcleos urbanos informais para o ordenamento das cidades, com garantia de titulação de propriedade aos moradores. Curitiba está com processos de Reurb em andamento para a possível titulação de aproximadamente 3 mil famílias em diferentes regiões da cidade.

O evento Reurb em Foco é uma iniciativa da Comissão de Regularização de Loteamentos (CRL) da Secretaria Municipal do Urbanismo e conta com a participação de outras secretarias e órgãos da Prefeitura. A CRL é a instância que, a pedido da Cohab, avalia, define e instaura os processos de Reurb, depois de analisados aspectos legais, sociais e ambientais da ocupação urbana.

Na plateia estavam secretários, presidentes de empresas e equipes técnicas de órgãos como as secretarias do Urbanismo, Governo Municipal, Meio Ambiente, Obras Públicas e Administração e Tecnologia da Informação, além de Cohab, Ippuc e Curitiba S/A.

Trajetória: Eduardo Pimentel prestigia

lançamento de livro de Heloisa Garrett

Na noite desta segunda-feira (1º/9), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve no lançamento do novo livro da presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, realizado na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel. A obra, intitulada “O que me trouxe até aqui – Raízes e Rumos”, é o segundo livro da autora e reúne memórias, reflexões e a trajetória de liderança que a consolidou como uma das vozes mais influentes do cenário empresarial paranaense.

No livro, Heloisa compartilha desde as raízes que moldaram sua identidade até os bastidores da criação do LIDE Paraná, atualmente a maior rede de lideranças empresariais do Estado. A narrativa é um convite à reflexão sobre valores, legado e visão de futuro.

“Heloisa é um exemplo de liderança feminina inspiradora, que alia sensibilidade, visão estratégica e responsabilidade social. Este livro é mais do que uma história pessoal, é uma contribuição para todos que acreditam em um futuro melhor para Curitiba e para o Paraná”, afirmou o prefeito.

Parte da renda obtida com a venda do livro será destinada ao projeto Catadores de Futuro, que conecta jovens de comunidades, filhos de catadores de recicláveis, à tecnologia, promovendo inclusão digital, educação e oportunidades reais no mercado de trabalho.

Guimarães (PSDB) foi designado relator do PRS 8/2025, que propõe, pela primeira vez, um limite para a dívida consolidada da

A medida fixa o teto em até quatro vezes a receita corrente líquida federal, contra o patamar atual que supera sete vezes. O projeto é considerado um marco histórico na legislação fiscal brasileira. Leia a matéria completa no site do Cidadão Alerta, link: cidadaoalerta.org.br. Mulher Paranaense

O superintendente Renato Aduro destacou a primeira reunião técnica da Casa da Mulher Paranaense, projeto que prevê 30 unidades em municípios estratégicos do Estado. A iniciativa é conduzida pela secretária Leandre Dal Ponte e já é referência nacional em políticas para mulheres. As casas oferecerão proteção, apoio e oportunidades em cidades como Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. “Trata-se de um marco histórico que reafirma o compromisso do governador Ratinho Junior em ampliar a rede de proteção e dignidade às mulheres”, afirmou.

Alfaltômetro

O Governo do Paraná lançou o Asfaltômetro, ferramenta online que permite acompanhar em tempo real as obras do programa Asfalto Novo, Vida Nova. Até agora, já foram pavimentados 362,7 km de ruas, com R$ 870,6 milhões investidos. Pelo site https://www.parana.pr.gov.br/lp/ asfaltonovo é possível conferir os dados por município. “Este é um mecanismo de transparência para o cidadão poder acompanhar a evolução do programa, que é inovador e mostra o que é devolvido em obras e melhorias”, destacou o secretário das Cidades, Guto Silva. Prevenção

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (04/09) audiência pública para debater medidas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes, proposta pela deputada e secretária Márcia Huçulak (PSD). O encontro começa às 9h e reunirá especialistas para discutir estratégias de diagnóstico, tratamento e proteção. “A violência contra crianças é um problema de saúde pública e de direitos humanos”, destaca Huçulak. O debate também abordará formas de reconhecer sinais muitas vezes mascarados como acidentes domésticos.

Áreas de fronteira

O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista) votou a favor do PL 1.532/25, que estende até 2030 o prazo de regularização de imóveis em faixas de fronteira. A proposta amplia em cinco anos a possibilidade de produtores rurais obterem a ratificação de registros. Sperafico afirmou que a medida garante segurança jurídica, fortalece a agricultura e gera emprego e renda. O texto já aprovado pelo Congresso aguarda sanção presidencial para entrar em vigor.

Recursos para Tibagi

O deputado federal Felipe Francischini (União Brasil) destinou mais de R$ 1 milhão a Tibagi. Os recursos garantem um ônibus escolar, duas vans, saúde e assistência social, e uma picape. A agenda teve recepção do prefeito Rildo Leonardi, vereadores e lideranças do município. Francischini destacou a parceria com o União Brasil local e prometeu seguir ajudando a cidade.

Milhões ao Noroeste

O deputado federal Elton Welter (PT) destinou R$ 16 milhões a 44 municípios do Noroeste, incluindo Maringá. São R$ 6,4 milhões em recursos livres e mais de R$ 10 milhões para a Saúde, de atenção básica a hospitais. A articulação regional conta com o apoio do vereador maringaense Mario Verri, parceiro do deputado. Os investimentos também contemplam áreas como Esporte e infraestrutura em cidades da Amusep. Lei do Licenciamento

“Um pequeno mercado no Oeste do Paraná sente no caixa o reflexo da insegurança jurídica criada pelos vetos presidenciais à Lei 15.190/2025. Produtores, cooperativas e bancos estão travados pela burocracia ambiental, já que 97% dos CARs seguem sem análise. Ao vetar dispositivos que dariam clareza e autonomia a estados e municípios, o governo impôs mais confusão e prejuízo a quem produz e gera emprego no interior”, afirmou o deputado federal Sérgio Souza. Carteira assinada

O Paraná criou 8.140 vagas com carteira assinada em julho de 2025, segundo o Novo Caged, queda de 43,1% em relação ao mesmo mês de 2024. O setor de Serviços liderou as contratações, com 5.067 novos postos, seguido pela Indústria e Comércio. A Construção desacelerou e a Agropecuária teve saldo negativo. Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina foram os municípios que mais geraram empregos no período. Gestão pública

O Governo do Paraná e o TCE-PR firmaram um termo de cooperação para impulsionar a inovação e modernizar a gestão pública. A parceria de 24 meses prevê projetos com inteligência artificial, capacitação de servidores e eventos temáticos. O acordo não envolve repasse de recursos, mas estabelece responsabilidades conjuntas. A iniciativa busca ampliar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Litoral do Paraná

O Litoral do Paraná vive um novo ciclo de desenvolvimento com mais de R$ 1,7 bilhão em obras de infraestrutura. Entre os destaques estão a Ponte de Guaratuba, a duplicação da PR-412 e a revitalização da Orla de Matinhos. O governo também anunciou a reforma do Aeroporto de Guaratuba, com investimento de R$ 33 milhões. A região já registra crescimento populacional acima das médias estadual e nacional.

Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Prefeito Eduardo Pimentel prestigia a palestra “REURB em Foco”
Prefeito Eduardo Pimentel prestigia lançamento de livro de Heloisa Garrett. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

REFERENTE À COBRANÇA DE CRÉDITOS INADIMPLIDOS COM RISCO DA UNIÃO OU FUNDOS PÚBLICOS FEDERAIS, CUJA ADMINISTRAÇÃO

ESTÁ A CARGO DO BANCO DO BRASIL S.A., COMUNICANDO A PERTINÊNCIA DO CRÉDITO À UNIÃO, VENCIMENTO DE DÍVIDA E INSCRIÇÃO NO CADIN. O Banco do Brasil S.A., conforme autorização concedida por meio da Portaria do Ministério da Fazenda Nº 202, de 21 de julho de 2004, publicada contados a partir da data da publicação deste Edital resultará no encaminhamento do crédito não quitado à Procuradoria-Geral da

O crédito inadimplido, referente à operação abaixo relacionada, foi contratado com recursos Públicos Federais, sendo crédito de conta e risco da União.

NOMEPARTICIPAÇÃONº_OPERAÇÃO MUTUARIO

Espolio Joao Francisco RodriguesMUTUARIO9.909.285 Espolio Joao Maria De TolledoMUTUARIO Espolio Jose ZampieronMUTUARIO9.909.810 Espolio Nilson Da RosaMUTUARIO Espolio Semirames Ferreira Santos PereiraMUTUARIO Clayton Rodrigues Da Silva Gerente Geral

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS - PARANÁ Secretaria Municipal de Administração Aviso de Licitação Pregão Eletrônico nº 068/2025 - Sistema de Registro de Preços Objeto: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de locação de itens de decoração, sonorização, filmagem, sanitários químicos, painéis de LED (outdoor e indoor) para Prefeitura Municipal de Pinhais. Tipo de Licitação: Menor Preço. Valor Máximo: R$ 1.715.190,22. Data de Início Recebimento das Propostas: 04/09/2025. Abertura da Sessão: dia 19/09/2025 às 08:30 horas (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/pncp/pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 04/09/2025 ao dia 18/09/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo email: andersons@pinhais.pr.gov.br ou pelo telefone (041) 3514-9040 - Ramal 5044, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Pinhais, 03/09/2025. Aviso de Licitação Credenciamento nº 004/2025 - Inexigibilidade nº 115/2025

OBJETO: Credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços em manutenção preventiva e corretiva da LINHA AUTOMOTIVA DE VEÍCULOS UTILITÁRIOS, SEMIPESADOS E PESADOS - DIESEL, com mão de obra qualificada e a aplicação e fornecimento de peças e acessórios necessários e suficientes para o atendimento das manutenções. VALIDADE DO CREDENCIAMENTO: Início dia 19/09/2025 e encerramento em 20/09/2027 MODALIDADE: Inexigibilidade de Licitação nº 115/2025 VALOR TOTAL MÁXIMO: R$ 4.987.297,00 (valor este que se refere aos serviços prestados por todas as empresas que se credenciarem, e não a cada uma isoladamente). ENTREGA DOS DOCUMENTOS: a partir do dia 19/09/2025 via Auto Atendimento, no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Pinhais, https://pinhais.atende.net/cidadao/acesso/ tipo/1/redirect/1:. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites https://www.gov.br/pncp/ pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações a partir do dia 04/09/2025 Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo email:ana.ccarneiro@pinhais.pr.gov.br e gerson. zanellato@pinhais.pr.gov.br. Pinhais, 03/09/2025. Aviso de Licitação Pregão Eletrônico nº 069/2025 - Sistema de Registro de Preços Objeto: Aquisição de filtros automotivos para veículos, máquinas, equipamentos e ferramentas, para atender a demanda de manutenções da Prefeitura Municipal de Pinhais. Tipo de Licitação: Menor Preço. Valor Máximo: R$ 503.204,16. Data de Início Recebimento das Propostas: 04/09/2025. Abertura da Sessão: dia 17/09/2025, às 09h30min horas (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/pncp/pt-br e www.pinhais. pr.gov.br link licitações do dia 04/09/2025 ao dia 16/09/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo e-mail: ana.ccarneiro@pinhais.pr.gov.br. Pinhais, 03/09/2025. Aviso de Licitação Credenciamento nº 002/2025 - Inexigibilidade nº 075/2025 A Comissão Especial de Credenciamento, instituída pelo Decreto Municipal nº 1.018/2024, no uso das suas atribuições legais, torna público e para conhecimento dos interessados em participar do credenciamento em epígrafe, o qual tem por objeto o “credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços em manutenção preventiva e corretiva da LINHA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, com mão de obra qualificada e a aplicação e fornecimento de peças e acessórios necessários e suficientes para o atendimento das manutenções”, que foram alteradas as datas de início e final do credenciamento constantes no edital. O Edital alterado estará disponível aos interessados, nos sites https://www.gov.br/pncp/pt-br e http://www.pinhais. pr.gov.br no link Licitações, a partir do dia 04/09/2025 Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelos endereços de e-mail: gerson.zanellato@pinhais.pr.gov.br e wilson.alves@pinhais.pr.gov.br. Pinhais, 03/09/2025.

Novo reservatório da Sanepar no Tatuquara amplia abastecimento na Capital e RMC

Apenas nesta estrutura são aplicados R$ 15 milhões, mas o valor total para o Sistema Tatuquara ultrapassa os R$ 40 milhões e é parte de um conjunto de obras de mais de R$ 1 bilhão em saneamento básico no sistema integrado da Capital e região, beneficiando quase 800 mil pessoas

As obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) estão ganhando forma no bairro do Tatuquara, da Capital. O bairro recebe um novo reservatório capaz de armazenar 10 milhões de litros de água tratada, o equivalente a 20.000 caixas-d’água (de 500 litros). A base da estrutura já está pronta, com previsão de entrega em julho de 2026.

A coordenadora de obras da Sanepar, Rakelly Giacomo Mercado, conta que, apenas nesse reservatório, estão sendo investidos R$ 15 milhões, porém o valor total para o Sistema Tatuquara ultrapassa os R$ 40 milhões.

“Com este montante de recursos, além de ampliar o volume de água armazenada, as obras no Centro de Reservação Tatuquara também vão melhorar a distribuição, com otimização de zonas de pres-

são, a ressetorização de redes de abastecimento de água do bairro, ampliações e adequações da Estação Elevatória de Água Tratada e a ampliação do Centro de Reservação”, explica. As obras estão gerando 675 empregos diretos, 360 empregos indiretos.

Ainda serão instalados mais 24 quilômetros de rede de água e novos equipamentos. “Teremos novas válvulas de descarga, registros de manobra, ventosas, macromedidores, válvulas redutoras de pressão e travessias, além de instalações elétricas, de automação e de comunicação atualizadas. É uma obra que otimiza o que já temos no Tatutaquara hoje e que beneficiará Curitiba e Região Metropolitana”, explica o engenheiro da obra, Rodrigo Kuzma.

PLANEJAMENTO

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, as melhorias no Tatuquara fazem parte do Plano

de Investimento Plurianual e atendem à Política de Investimentos da Companhia, compondo o Plano Diretor de Abastecimento de Água do SAIC.

“Essas obras confirmam os planos da empresa de ampliar os serviços de água tratada na Capital e nos municípios vizinhos, atendidos pelo SAIC. São obras imprescindíveis para dar continuidade ao processo de melhorias no atendimento à população e também para garantir o abastecimento futuro, assegurando a eficiência e satisfação dos nossos clientes. Nossa meta é a universalização do acesso ao saneamento”, explica.

Bley informa que as obras no Tatuquara compõem os investimentos de ampliação de água da região, já contratados, para os municípios de Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais e Quatro Barras. Ao todo, com as no-

vas obras do SAIC, devem ser beneficiadas 790 mil pessoas em Curitiba e Região Metropolitana. Leura Conte, diretora de investimento da Sanepar, ressalta que as obras no Sistema Tatuquara fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 1 bilhão em Curitiba e na Região Metropolitana. "O recurso é destinado a 50 obras e projetos de saneamento básico. Serão R$ 340 milhões em obras para abastecimento de água e R$ 660 milhões em obras para esgotamento sanitário", afirma. Os municípios beneficiados são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro e São José dos Pinhais.

Com 233 mil novos registros, número de emplacamentos sobe 34% no Paraná em 2025

O número deste ano é superior a todos os emplacamentos de 2022, quando houve 215.461 novos registros, e é semelhante a todo o ano de 2023, com 236.254. A expectativa do Governo do Paraná é buscar novos emplacamentos com a redução na alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

O número de emplacamentos de veículos aumentou 34% entre janeiro e agosto de 2025 no Estado, na comparação com os primeiros oito meses do ano passado. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) registrou 233.127 novos emplacamentos até agosto, enquanto no mesmo período de 2024 foram 174.033 novas placas. O número deste ano é superior a todos os emplacamentos de 2022, quando houve 215.461 novos registros, e é semelhante a todo o ano de 2023, com 236.254. Em 2024, o Detran-PR realizou 286.111 emplacamentos. Os números dizem respeito veículos novos, sem incluir a mudança das placas antigas para o padrão Mercosul e a transferência de veículos de outros estados para o Paraná.

Entre as novas placas inscritas no Detran-PR, 42% são de automóveis, que chegaram a um total de 97.719 registros, 15 mil a mais que no mesmo período do ano passado (82.461).

Também houve um salto nos emplacamentos de motocicletas, que passaram de 40.865

nos oito primeiro oito meses de 2024 para 62.149 em 2025, um crescimento de 52%.

Neste ano também foram emplacadas 37.522 caminhonetes, 20.119 motonetas, 15.295 camionetas, 13.132 utilitários, 11.496 reboques, 10.038 semirreboques, 7.769 caminhões, 7.283 caminhões tratores, 1.549 ônibus, 968 ciclomotores, 906 micro-ônibus, 114 tratores de rodas, 27 motorhomes, 20 triciclos e cinco quadriciclos.

Mesmo nesse ritmo, a expectativa do Governo do Paraná é buscar novos emplacamentos com a redução na alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), anunciada no mês passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e que está tramitando na Assembleia Legislativa. O projeto de lei prevê uma diminuição de 45% no imposto, passando da alíquota atual de 3,5% do valor venal dos ve-

ículos para 1,9%, a menor tarifa do Brasil. A proposta é que a nova alíquota já passe a valer em 2026. A redução beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas. Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), isso representa cerca de 83% de toda a frota de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná.

Foto: Albari

Curadores

e colecionadores de arte comemoram criação do Centre Pompidou Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recepcionou nesta quarta-feira (3), em São Paulo, o presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon, que chega ao Brasil para o início das ativações do Centre Pompidou Paraná, que acontecem nesta semana em Foz do Iguaçu. A recepção foi organizada pela curadora Beatriz Yunes Guarita.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recepcionou nesta quarta-feira (3), em São Paulo, o presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon, que chega ao Brasil para o início das ativações do Centre Pompidou Paraná, que acontecem nesta semana em Foz do Iguaçu. A recepção foi organizada pela curadora Beatriz Yunes Guarita, uma das maiores colecionadoras de arte do País, e reuniu nomes ligados às artes plásticas, entre artistas, curadores e colecionadores, que celebraram a instalação do museu no Paraná.

O Estado será o primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul a contar com um satélite do renomado museu francês, que será construído em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A instalação da unidade é fruto de uma parceria iniciada em 2021 pelo Governo do Estado e que foi oficializada em maio deste ano, em Paris. Foz do Iguaçu passa a fazer parte da estratégia internacional do Pompidou, que mantém unidades em cidades como Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Xangai (China), Alula (Arábia Saudita) e, em breve, Seul (Coreia do Sul). “Decidimos colocar o Paraná na rota dos museus internacionais. E nada melhor como um lugar como Foz do Iguaçu, que tem essa joia que são as Cataratas do Iguaçu e que vê seu turismo crescer a cada dia”, disse Ratinho Junior.

“Sabemos que o mundo inteiro gostaria de ter um satélite do Pompidou, e a primeira do Hemisfério Sul será em Foz do Iguaçu. Ele vai elevar a cultura paranaense, brasileira e latino-ameri-

cana a um outro patamar”, afirmou o governador. Patrona há 16 anos do museu, e há cinco anos membro do Conselho Administrativo do Centre Pompidou, Beatriz Yunes acompanhou todo o processo para trazer o satélite ao Paraná. “É uma grande alegria por finalmente estar estreitando esses laços. Agradeço muito ao Governo do Paraná, que viabilizou esse projeto corajoso, que foi disputado com muitos outros países. O Brasil ganhou com excelência, graças à credibilidade do Paraná, que merece esse Pompidou”, disse. “Estou acompanhando esse projeto incrível que está sendo feito no Paraná, de trazer o Pompidou a Foz do Iguaçu. É uma coisa incrível juntar turismo, arte, cultura em uma iniciativa de colaboração internacional e permeabilidade cultural”, afirmou o curador Marcello Dantas, um dos

Paraná é 1º Estado

Abertura da Conferência Estadual do Esporte, em Foz do Iguaçu, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), para debater, propor e encaminhar o Plano Decenal do Esporte para o período de 2026 a 2035, que será submetido à Assembleia Legislativa.

presentes na recepção. “Vai ser criado um ponto de encontro no Hemisfério Sul para uma instituição tão importante quanto o Centre Pompidou, em um lugar tão importante para o Brasil, que é Foz do Iguaçu. É incrível o que o governo está fazendo em tomar essa iniciativa audaciosa”.

Membro do Associação de Amigos do Centre Pompidou, o curador e pesquisador de arte contemporânea Paulo Miyada, curador-chefe e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, destacou o processo coletivo de implantação do novo museu. “É um museu que nasce como um território de conexões, como um museu-arquipélago entre a França e todos os países tocados e inclusos em sua coleção. E agora entre Brasil, Argentina e Paraguai, essa tríplice fronteira que é um espaço de infraes-

trutura, de natureza e também de encontro de gentes de várias partes do mundo”, disse. Para a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a consolidação do projeto coloca o Paraná no mapa internacional das artes. “Esse é um momento de celebração. O Paraná firma definitivamente com o Centre Pompidou uma parceria que transforma sonho em realidade. Estamos consolidando as bases de um museu vivo, inovador e inclusivo, que dialoga com o mundo sem perder a força das raízes locais”, salientou.

Também participaram da recepção o secretário das Cidades, Guto Silva, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Vosnika, a diretora de implantação do Centre Pompidou Paraná, Carolina Loch, a chefe de

Consultoria Internacional do Centre Pompidou, Alice Chamblas, e a diretora de Comunicação da instituição, Geneviève Paire. CONEXÃO O Centre Pompidou Paraná será um espaço de conexão com a arte latino-americana – já que ficará localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina – e com a natureza, fazendo um intercâmbio com as Cataratas do Iguaçu. O projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto paraguaio Solano Benítez, interage com essas propostas. Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2016, Benitez propôs uma construção que se integre ao território e valorize soluções de baixo impacto ambiental.

E uma programação especial, que deve envolver toda a comunidade de Foz do Iguaçu, vai marcar sua ativação. Entre quinta-feira (4) e sábado (6), uma série de ativi-

dades serão realizadas no pavilhão temporário montado no terreno onde será construído o museu, na Avenida das Cataratas, em frente ao Centro de Convenções. Serão oficinas, palestras e encontros com a comunidade, incluindo uma masterclass com Solano Benítez. PROJETO Com investimento estimado em cerca de R$ 200 milhões por parte do Governo do Estado, o museu será construído em um terreno cedido pela Motiva ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A previsão é publicar a licitação de obras ainda neste ano e a inauguração deve ocorrer em 2027. As secretarias das Cidades e do Planejamento são parcerias da iniciativa. O espaço contará com uma praça pública, salas de exposição, áreas para espetáculos, ateliês educativos, biblioteca de pesquisa, laboratórios artísticos, loja e restaurante. A expectativa é que o público brasileiro tenha acesso a uma parte do acervo do Centre Pompidou, que reúne cerca de 140 mil obras de arte moderna e contemporânea, além de mostras que dialoguem com a produção cultural latino-americana e de outros países do Sul Global. Inaugurado em 1977, o Centre Pompidou é um dos principais museus da França e um dos lugares mais visitados de Paris. Seu complexo complexo hospeda o Museu Nacional de Arte Moderna, a Biblioteca Pública de Informação e o IRCAM, um centro para música e pesquisas acústicas, entre outros equipamentos culturais. Também faz parte do centro cultural o Atelier Brancu?i, que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brancu?i.

a realizar conferência para definir futuro do esporte até 2035

O Paraná é o primeiro estado a realizar uma conferência estadual dedicada a traçar o futuro do esporte para a próxima década. O encontro, que aconteceu em Foz do Iguaçu (4/ 9), vai consolidar o Plano Decenal do Esporte do Paraná (2026-2035), documento que será transformado em projeto de lei e servirá como base para as políticas públicas do setor. Mais de 1.000 gestores, atletas, paratletas, profissionais da educação física, representantes de conselhos e entidades esportivas, além de autoridades públicas de todo o País, participam da conferência. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte (Sees), tem como objetivo debater propostas que orientem desde a formação esportiva até o alto rendimento, fortalecendo a inclusão social, a qualidade de vida e a infraestrutura esportiva.

Mais de 1.000 gestores, atletas e especialistas estão reunidos em Foz do Iguaçu para debater as diretrizes do esporte no Estado para a próxima década, que serão consolidadas no Plano Decenal do Esporte do Paraná e transformadas em projeto de lei

A abertura da conferência contou com a presença de autoridades e especialistas que destacaram a relevância do planejamento de longo prazo para o esporte paranaense. De acordo com o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, a construção do plano representa uma política de governo pensada para atender diferentes públicos e garantir a sustentabilidade das ações.

“Estamos organizando o Estado de forma democrática, ouvindo toda a comunidade esportiva. O plano será aprovado como lei pela Assembleia Legislativa, o que vai assegurar os recursos necessários para a formação, o alto rendimento e a infraestrutura esportiva em todo o Paraná”, afirmou. Somente pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), estão previstos R$ 50 milhões para projetos esportivos, além de R$ 5 milhões destinados à Geração Olímpica e repasses fundo a fundo para os municípios. “Hoje atendemos mais de mil projetos de diferentes modalidades, adotando critérios de meritocracia. Já distribuímos R$ 27 milhões de forma per capita, garantindo que cada município receba, em média, R$ 7 por habitante para investir livremente em material e em seus próprios programas”, acrescentou Wirbiski.

O diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e medalhista olímpico no vôlei de praia Emanuel Rego, que é paranaense, tam-

bém participou da abertura do evento e elogiou o pioneirismo do Estado. “É uma satisfação participar de um evento como esse. O Paraná sempre inova e traz oportunidades que nos fazem pensar no futuro. Assim como os ciclos olímpicos são planejados de quatro em quatro anos, aqui discutimos os próximos dez, o que vai ajudar a consolidar ideias e definir caminhos para o esporte paranaense”, disse.

Para o representante do COB, o planejamento de longo prazo é essencial para contemplar todas as dimensões do esporte, desde a qualidade de vida e a inclusão social até o alto rendimento. “Espero que esse plano consiga atender a todas as necessidades e contribuir para que as famílias paranaenses sejam mais felizes através do esporte”, completou.

Presente na abertura da conferência, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, lembrou que o esporte também depende de uma boa infraestrutura urbana. Ele citou que o Estado tem destinado recursos significativos para urbanização e obras que melhoram a qualidade de vida nos municípios.

“Investimos em iluminação pública, praças, campinhos e espaços esportivos, porque uma cidade bem estruturada oferece ambientes acolhedores para a prática esportiva e também estimula o alto desempenho. Isso fortalece a ideia de cidades mais humanas e preparadas para o futuro”, afirmou Silva.

CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA

A conferência marca o encerramento de um processo iniciado pelo Governo do Estado em abril de 2024, quando o Plano Decenal foi lançado em audiência pública na Assembleia Legislativa. Desde então, foram realizadas etapas regionais em todas as macrorregiões do

Paraná, ouvindo atletas, dirigentes e a comunidade esportiva. Até quintafeira, as propostas agora serão sistematizadas e votadas em câmaras temáticas dentro da Conferência Estadual do Esporte.

O Plano Decenal do Esporte está organizado em três eixos principais: formação esportiva, com foco em crianças e adolescentes; excelência esportiva, voltada ao alto rendimento; e esporte para toda a vida, para estimular hábitos saudáveis e a prática esportiva ao longo das diferentes fases da vida. Entre os objetivos do plano estão: universalizar o acesso ao esporte, estimular programas estruturantes de desenvolvimento social e econômico, diversificar as modalidades praticadas e qualificar a gestão esportiva. A programação completa da conferência estadual, que marca a conclusão desse processo, pode ser acessada no site do Conselho Estadual do Esporte.

INEDITISMO

O Paraná é o primeiro estado do País a realizar sua Conferência Estadual do Esporte, colocando-se na vanguarda da aplicação da Lei Geral do Esporte e do Sistema Nacional do Esporte. Também foi pioneiro na regulamentação e operação do Fundo Estadual do Esporte, que já destinou R$ 8,7 milhões em 2024 e mais de R$ 9 milhões em 2025 aos municípios, de acordo com suas prioridades locais. Outros R$ 9 milhões foram aplicados na modernização de ginásios e equipamentos esportivos em todo o Estado.

O modelo garante repasses simplificados e fortalece a autonomia dos municípios, protagonistas na execução das políticas esportivas. Com a ampliação da adesão ao Sistema Esportivo Estadual, os investimentos tendem a crescer nos próximos anos, consolidando o Paraná como referência nacional em gestão esportiva e ampliando as oportunidades para atletas, paratletas e para a comunidade em geral.

PRESENÇAS Também participaram da abertura da Conferência Estadual do Esporte os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; e do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o deputado estadual Thiago Bührer; o prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; e o coordenador Geral do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da UFPR, Fernando Mezzadri

Foto: Jonathan Campos/AEN

Oportunidade: curso gratuito de Logística

Básica abre pré-inscrições

Cadastro para participação poderá ser feito das 8h para aulas que vão ocorrer no Jardim Claudia, entre 15 de setembro e 10 de outubro

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), oferta mais uma turma do curso gratuito de Logística Básica. As aulas vão ocorrer no Jardim Cláudia, entre os dias 15 de setembro a 10 de outubro. A préinscrição deve ser feita pela internet, iniciaram a partir das 8h desta quarta-feira, 3 de setembro.

O curso faz parte do Programa Capacita Pinhais. As aulas serão ministradas pela equipe da M2 Capacitação e Consultoria, no período noturno, das 18h30 às 22h05, com carga total de 80 horas. Os requisitos para pré-inscrição são:

- Residir em Pinhais;

- Idade mínima de 16 anos;

- Ensino fundamental II incompleto, no mínimo

As vagas são limitadas e a pré-inscrição não é garantia de vaga. Os 14 primeiros registros que atenderem os requisitos terão a inscrição aprovada. O restante ficará na lista de espera. Em até dois dias úteis da data de abertura do curso, será publicada uma lista no site da prefeitura com os nomes dos candidatos que tiverem sua inscrição aprovada e dos candidatos inscritos na lista de espera.

Após a publicação da lista, será feito o contato com os alunos que tiveram sua inscrição aprovada para que compareçam na Agência do Trabalhador com documentos pessoais e comprovante de endereço para efetivar a matrícula.

Vaga para PcD

Uma das vagas é reservada para pessoa com deficiência. Nesse caso, a inscrição deverá ser feita presencialmente na Agência do Trabalhador de Pinhais, das 8h às 16h, entre os dias 3 a 5 de setembro. Além dos documentos de identificação e comprovante de endereço, é preciso levar laudo médico. O primeiro a se apresentar e atender os requisitos será matriculado no curso; os demais, ficam em lista de espera.

Serviço

Curso Logística Básica

Inscrições começaram na quarta-feira, 3 de setembro,

Poiderão ser acessadas pela internet

Agência do Trabalhador

Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842 - Estância Pinhais

Informações: (41) 99137-4539

Conteúdo Formativo:

História/evolução da logística; Importância e relação da logística com os diversos setores da organização; Fundamentos e processos logísticos; Relação demanda x entrega logística de suprimentos (foco operacional); Logística de produção (foco operacional); Logística de distribuição (foco operacional); Posicionamento enquanto integrante da cadeia de suprimentos; Planejamento e controle da produção.

Pequenos Olhares: alunos de Pinhais recebem atendimento oftalmológico gratuito

A iniciativa foi promovida durante o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Por meio da ação social, 600 crianças da Rede Municipal de Ensino foram atendidas

Entre os dias 27 e 30 de agosto, Pinhais recebeu o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Durante o evento promovido no Expotrade Convention Center também acontece mais uma edição do projeto Pequenos Olhares. Na oportunidade, 600 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da ação social organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e que leva atendimento oftalmológico gratuito às crianças.

“Para o nosso município, receber um evento dessa grandeza e importância, com essa parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, significa dar acesso a tantas crianças que apresentam dificuldades de visão de diferentes formas. Elas podem passar por um exame clínico único, que não é tão acessível no dia a dia, e dependendo da necessidade, a criança já sai com óculos daqui”, afirma a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

“É um trabalho de excelência para o município, com um valor incalculável, pois estamos dando qualidade de vida para as crianças, incluindo-as em um processo verdadeiro de aprendizagem. Uma criança com problema sério de visão, de baixa visão, tem dificuldade de aprendizado. Estamos aqui acelerando um processo e realmente gerando qualidade de vida para as nossas crianças, que precisam tanto de carinho e de atendimento”, completa a prefeita.

A presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Wilma Lelis Barboza, explica que todo o trabalho realizado pela equipe é feito voluntariamente. “A ideia inicial é que quando o nosso conselho vai a alguma cidade para fazer o seu congresso anual, nós temos a oportunidade de levar uma quantidade muito grande de médicos oftalmologistas para este local. Então nós os convidamos para participarem desta ação social. É uma forma também de agradecer o município por nos receber, uma contrapartida, vamos dizer assim”, detalha.

Enxergar para aprender

“Nós contactamos as Secretarias de Saúde e de Educação para que possam fazer a avaliação das crianças. Escolhemos este público, porque é muito importante que as crianças sejam examinadas em determinados períodos, porque estão em fase de formação da visão. E também estão iniciando sua vida escolar e precisam estar enxergando bem para obter o melhor desempenho sem prejuízos”, destaca Wilma.

De acordo com a presidente do CBO, os professores participam da avaliação das crianças, fazendo uma prétriagem na escola. “Não avaliam apenas a acuidade visual, mas também observam outros sintomas, como crianças que lacrimejam, se aproximam

demais do papel ou se levantam para ir até a lousa. Diante de tudo o que os professores notarem, encaminham a criança para o exame”, afirma. “Aqui, realizamos um exame oftalmológico completo. Para agilizar, dividimos em estações. Um grupo de médicos faz uma nova testagem da visão, outros verificam a movimentação dos olhos, pois algumas crianças podem ter estrabismo visível e outras não – e esses são os piores problemas. Em seguida, as crianças passam por todas as etapas da consulta”, relata. Ao final, se alguma criança apresentar um problema ocular que precise de tratamento, é encaminhada para a Secretaria de Saúde. “Se precisar de óculos, fazemos a doação. A criança já sai com a receita dos óculos, experimenta e escolhe a armação, e depois terá um momento para a entrega dos óculos confeccionados”, salienta.

“É uma iniciativa muito importante, pois na realidade das crianças, muitas não teriam acesso tão rápido a esse tipo de detecção. O que poderia

ser identificado lá na frente, conseguimos detectar agora. Estamos fazendo duas coisas: examinando as crianças e identificando as que precisam, mas, mais do que isso, estamos educando a sociedade e as famílias sobre a importância do exame oftalmológico na infância”, ressalta a presidente. Ao todo, 1.000 crianças foram atendidas em Pinhais por meio da ação, sendo 600 da Rede Municipal. Entre elas estavam as pequenas Kemilly e Emily, ansiosas para realizar os exames. “A gente vai ver o olho”, disseram animadas as colegas da Escola Municipal João Leopoldo Jacomel. Também acompanharam a ação, as secretárias municipais de Educação, Rosangela Batista; de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Denise Bento da Rosa; Louize Mari da Rocha, da Divisão de Educação Especial e Inclusão Educacional, e Raquel Simas, do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais (CADS) Helen Keller.

Refip - 2025: prazo para adesão encerra no dia 30 de setembro

O Programa de Recuperação Fiscal oferece reduções significativas para quem busca regularizar pendências tributárias desenvolvimento econômico e social da cidade. Caso o contribuinte possua pendências tributárias em dívida ativa com a prefeitura, é possível fazer a regularização por meio do Refip. Para facilitar a consulta da situação fiscal, um endereço eletrônico foi disponibilizado aos contribuintes”, completa Antonio. Para o parcelamento de dívidas ou consulta, o contribuinte pode optar por:

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refip - 2025) encerra às 17h do dia 30 de setembro. A iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo) permite o parcelamento de débitos tributários ou não tributários, com condições especiais de desconto em multa e juros devidos.

De acordo com o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias (Derim), Antonio Cesar da Silva, o Refip-2025 oferece reduções significativas para quem busca regularizar pendências tributárias. “Os valores mínimos de parcela são de R$100 para pessoa física e R$200 para pessoa jurídica. Para quem opta pelo parcelamento, o desconto varia de 100% a 40%, tendo a opção de parcelar entre 1 e 36 vezes”, explica.

Os contribuintes de Pinhais com parcelamentos em vigor podem aderir ao Refip - 2025 mediante requerimento, formalizando o pedido de cancelamento do parcelamento atual para ingressar no novo programa. “Manter o pagamento dos impostos em dia é essencial para o

Acesso on-line: https://www.pinhais.pr.gov.br/dividaativa

Atendimento presencial: a equipe do Derim atende na Avenida Camilo di Lellis, 453, Centro. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30.

Serviço

Para mais informações sobre o programa, acesse o site da prefeitura ou entre em contato pelos seguintes canais de atendimento: (41) 3912-5104 (41) 98707-5000 (WhatsApp) (41) 99269-2244 (Dívida Ativa Judicial) E-mail: refip2025@pinhais.pr.gov.br

Vereadores já podem votar projeto que dobra multa aos "fura-catracas"

Proposta de Guilherme Kilter e outras 6 iniciativas receberam parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Curitiba

A proposta de lei que dobra o valor da multa para quem for flagrado furando a catraca nos ônibus de Curitiba - de 50 para 100 tarifas do sistema, o que atualmente equivaleria a R$ 600 - já pode ser incluída na pauta de votações da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O texto foi liberado para análise do plenário pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias, que se reuniu na terça (2/9). Os vereadores também deram parecer favorável para outras seis propostas legislativas que estavam na pauta do colegiado. De iniciativa do vereador Guilherme Kilter (Novo), a proposta tem a justificativa de coibir a evasão, assegurar a justiça tarifária e reforçar a segurança no transporte público (005.00304.2025, com o substitutivo geral 031.00128.2025). Em caso de reincidência, o valor da multa será aplicado em dobro; e os infratores que deixarem de recolher o valor da penalidade poderão ter seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, além de serem incluídos na Dívida Ativa do Município.

Em seu parecer, Delegada Tathiana Guzella (União) destacou que a proposta legislativa contribui para a proteção do interesse coletivo, “pois reforça a necessidade de responsabilidade individual no uso dos serviços públicos e combate práticas que geram desigualdade e sobrecarga para os pagadores regulares da tarifa”. A parlamentar também chama a atenção para o fato de a evasão tarifária comprometer o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte e afetar “de forma mais grave justamente a população de baixa renda, que depende diariamente dos coletivos”.

Também segue ao plenário a proposta de Rafaela Lupion (PSD) que cria a Campanha Municipal de Conscientização sobre o Climatério e a Menopausa. A medida deverá envolver ações educativas, palestras,

distribuição de materiais informativos e iniciativas preventivas voltadas à saúde da mulher (005.00355.2025, com emenda 031.00046.2025). Sargento Tânia Guerreiro (Pode) foi a responsável pelo parecer positivo ao texto.

Apoio aos superendividados e acessibilidade para deficientes visuais Aprovados pela Comissão de Direitos Humanos, outras duas matérias avançaram para o colegiado de Urbanismo, Obras Públicas e TI. Uma delas é a de Fernando Klinger (PL) que obriga os estabelecimentos comerciais a informarem os clientes sobre a existência de um serviço de apoio e educação financeira para pessoas superendividadas oferecido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (005.00439.2025). “A medida fortalece os direitos humanos, a cidadania e a proteção de consumidores em situação de vulnerabilidade, sem gerar ônus desproporcional aos estabelecimentos comerciais”, assinalou em seu parecer o relator Bruno Secco (PMB).

Outra matéria que caminha para a comissão de Urbanismo é a de Toninho da Farmácia (PSD), com o objetivo de melhorar a acessibilidade em Curitiba. Para tanto, a iniciativa determina a instalação de sinalização tátil em locais com barreiras arquitetônicas. O objetivo é garantir a incolumidade física de deficientes visuais diante de obstáculos como lixeiras e caixas de correio (005.00284.2025 com substitutivo 031.00148.2025). O parecer positivo foi de Delegada Tathiana Guzella. Propostas vão para a Comissão de Saúde Estabelecer o Programa “Saúde do Catador” em Curitiba (005.00275.2025 com substitutivo 031.00108.2025) é uma iniciativa da vereadora Vanda de Assis (PT). O objetivo é promover a saúde integral das catadoras e catadores de materiais recicláveis, com ações voltadas à saúde mental, bucal e ocupacional, vacinação, atenção primária à saúde e educação em saúde. A matéria, relatada favoravelmente por Jasson Goulart (Republicanos), continua o trâmi-

te para o crivo dos vereadores que integram o colegiado de Saúde e Bem-Estar Social. Também foi enviado para a comissão de Saúde o texto de Bruno Rossi (Agir) que pretende incluir a valorização e a proteção da vida humana desde a concepção como uma das diretrizes permanentes da política pública de saúde da capital (005.00329.2025). Rodrigo Marcial (Novo) assina a relatoria favorável ao trâmite.

Com o aval positivo de Direitos Humanos, estará na pauta do colegiado de Serviço Público a proposta legislativa dos vereadores Renan Ceschin (Pode) e Lórens Nogueira (PP) que institui a Política Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento da Pessoa com Altas Habilidades ou Superdotação (005.00280.2025). “O projeto concretiza o dever estatal de promover políticas públicas inclusivas e eficazes, garantindo igualdade de oportunidades e estimulando o potencial individual”, concordou o vereador Bruno Secco, relator da matéria, em seu parecer.

Por Marcio Silva Revisão: Ricardo Marques

Câmara confirma apoio

à FT10 Sports e ao Instituto One Hope

As Declarações de Utilidade Pública foram aprovadas em segundo turno, na terça-feira, na Câmara de Curitiba

Agradecendo aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pela aprovação da Declaração de Utilidade Pública à Associação FT10 Sports, Renan Ceschin (Pode) destacou o trabalho social da entidade especializada na formação de atletas. “A FT10 não é só treino ou competições, ela é um projeto social e educacional que já encaminhou 120 jovens atletas para grandes clubes de futebol do Brasil. É uma entidade sólida, com impacto real”, defendeu o parlamentar (014.00012.2025).

Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades. “A legislação é rigorosa e a FT10 atende a todos os requisitos”, garantiu Ceschin, em plenário. Durante a votação do projeto, em segundo turno, os vereadores Nori Seto (PP), Jasson Goulart (Republicanos), Zezinho Sabará (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Delegada Tathiana Guzella (União) e Bruno Secco (PMB) se manifestaram favoravelmente ao reconhecimento do trabalho social da FT 10. Na documentação anexada ao projeto de lei, a associação declara possuir política de bolsas de estudo, campanhas de doação e competições de integração voltadas à sociedade.

Renan Ceschin e os vereadores que apoiaram publicamente a FT10 Sports destacaram o

papel da formação esportiva na vida dos jovens, afirmando que isso os mantém afastados das drogas, estimula uma vida saudável e incentiva o respeito ao próximo. Os parlamentares também destacaram a importância da certificação emitida pela Câmara para a obtenção de emendas parlamentares, permitindo que a associação possa ampliar suas atividades em Curitiba. Vereadores confirmam apoio ao Instituto One Hope em 2º turno Debatido na véspera, o projeto de lei que concede Declaração de Utilidade Pública ao Instituto One Hope foi confirmado, hoje (2), em segundo turno, pelo plenário da Câmara de Curitiba. Ontem, o autor, vereador Fernando Klinger (PL), explicou que a entidade social foi criada em 2024, com sede no bairro Tatuquara, onde oferece capacitação profissional a jovens da região. Ele destacou que os cursos de informática, inglês, dança e música são ofertados gratuitamente à comunidade (014.00057.2025). Por José Lázaro Jr. Revisão: Celso Kummer Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Novas medidas de apoio à moradia popular serão votadas em Curitiba

Vereadores decidiram votar em regime de urgência dois projetos de lei da Prefeitura de Curitiba que ampliam projetos habitacionais da Cohab-CT Afirmando que a aprovação, em regime de urgência, de novas medidas de apoio à moradia de interesse social beneficiará famílias na fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (CohabCT), Serginho do Posto (PSD) obteve o apoio dos vereadores da base e da oposição para acelerar a votação de dois projetos de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Na liderança do governo, Serginho do Posto apontou que um dos projetos de lei beneficia famílias pobres com o aumento da subvenção para adquirir a casa própria de R$ 22 mil para até R$ 25 mil, permitindo que o benefício seja oferecido àquelas com renda de até 4 salários mínimos (005.00627.2025 com regime de urgência 411.00017.2025). O outro projeto de lei triplica o limite de isenção do ITBI para R$ 300 mil e cria novas faixas e critérios de cálculo para habitação popular (002.00020.2025 com 411.00016.2025).

“São projetos importantes para votar em urgência”, concordou Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), lembrando que a oposição costuma criticar o uso desse mecanismo, mas que neste caso o apoio às políticas de moradia social justifica a antecipação da votação na CMC. Antes, Laís Leão (PDT) havia antecipado concordar com os projetos, no mérito, mas questionou Serginho do Posto sobre os requerimentos, ao que ele explicou que a medida beneficiará projetos habitacionais em andamento.

Ambos os pedidos de regime de urgência foram protocolados pelo líder do governo, Serginho do Posto (PSD), com apoio dos vereadores Andressa Bianchessi (União), Delegada Tathiana Guzella (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Jasson Goulart (Republicanos), Leonidas Dias (Pode), Pier Petruzziello (PP), Rafaela Lupion (PSD); Rodrigo Marcial (Novo), Sargento Tania Guerreiro (Pode), Sidnei Toaldo (PRD), Tiago Zeglin (MDB), Tico Kuzma (PSD) e Toninho da Farmácia (PSD).

Projeto altera Lei Complementar 108/2017 e amplia isenção do ITBI

Os vereadores analisarão, em regime de urgência, projeto de lei do Executivo que faz três alterações na lei complementar 108/2017,

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Dois regimes de urgência foram aprovados hoje, a pedido do líder do governo na CMC, vereador Serginho do Posto.

responsável por regulamentar incentivos fiscais para Programas Habitacionais de Interesse Social da Cohab-CT. Ao modificar o artigo 10º, a proposta amplia de R$ 100 mil para R$ 300 mil o limite do valor venal do imóvel na primeira transmissão isenta de ITBI, além de estender o benefício para unidades vinculadas a projetos de regularização fundiária conduzidos pela companhia.

As transmissões de imóveis necessárias à realização do empreendimento e cessões de direitos continuam isentas, mas a proposta da Prefeitura de Curitiba atualiza os parâmetros para atender à realidade do mercado imobiliário e às famílias inscritas nos cadastros da Cohab-CT. No artigo 11, as mudanças dobram o prazo mínimo de financiamento, que passa de 5 para 10 anos. Também são revistas as faixas de cobrança: imóveis de até R$ 176 mil ficam isentos; entre R$ 176.000,01 e R$ 205 mil pagam 0,5%; e de R$ 205.000,01 a R$ 220 mil pagam 1,6%.

Já o novo artigo 11-A estabelece regra para definição do valor venal em condomínios ou incorporações, determinando que a base de cálculo do imposto será composta pela soma da unidade principal, anexos e demais obrigações previstas na matrícula. Segundo a justificativa enviada pelo Executivo, as alterações representam menos de 1,5% da receita anual do ITBI e podem ser absorvidas pelo superávit do IPTU em 2025, garantindo equilíbrio fiscal e ampliação do acesso a moradias populares (002.00020.2025).

Prefeitura de Curitiba quer flexibilizar valor da subvenção e critérios de renda Serão votadas na semana que vem, em regime de urgência, duas alterações na lei municipal 16.447/2024, para flexibilizar limites da norma, de forma que mais famílias possam ser atendidas pela política habitacional de Curitiba. O Executivo pede a autorização dos vereadores para, modificando o artigo 5º da lei 16.447/ 2024, ampliar o valor máximo da subvenção habitacional dos atuais R$ 22 mil para até R$ 25 mil por família. Além de aumentar o valor, a Prefeitura de Curitiba quer que esse valor não seja fixo, com ele passando a ser definido pela Cohab-CT, observando limites orçamentários do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, características do empreendimento e análise do mercado imobiliário. Além disso, o reajuste do benefício poderá ser autorizado por decreto municipal, limitado à variação do IPCA. A outra mudança é no inciso 3º, do parágrafo 7º, da lei 16.447/ 2024, para que haja a elevação da renda familiar máxima para acesso ao programa, que sobe de três para quatro salários mínimos nacionais. Com isso, mais famílias inscritas nos cadastros da CohabCT poderão pleitear a subvenção. O texto ainda determina que a execução do benefício esteja restrita às dotações previstas na Lei Orçamentária Anual, impedindo despesas acima dos valores autorizados (005.00627.2025).

Por José Lázaro Jr. | Revisão: Celso Kummer

Ao todo, sete proposições foram avaliadas pelos vereadores do colegiado de Direitos Humanos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Vereador Renan Ceschin pediu apoio da Câmara à Associação FT10. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Projeto de lei prevê a criação de voucher para famílias comprarem material escolar no comércio local

Proposta de nº 390/2025 é de autoria do deputado Luis Corti (PSB)

O deputado estadual Luis Corti (PSB), em agenda com empresários e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, reforçou a defesa do Projeto de Lei 390/2025, que institui o Voucher Escolar no Paraná. A proposta busca dar mais autonomia às famílias na compra de materiais e uniformes escolares e, ao mesmo tempo, incentivar o comércio e a indústria dos municípios. Para o autor do projeto, o modelo considera a vontade da comunidade escolar e atende a uma reivindicação de representantes do setor. “Temos ouvido essa demanda em todos os cantos do Paraná. O que queremos é assegurar o direito de escolha dos pais e permitir que o dinheiro circule dentro das nossas cidades. É bom para quem compra, é bom para quem vende e é ótimo para o Paraná”, destacou.

Na prática, pais e mães poderão adquirir diretamente o que seus filhos necessitam em papelarias e estabelecimentos credenciados pelo governo estadual. A ideia é que o Estado forneça um voucher (vale-compras) aos alunos da rede estadual de ensino. “Hoje estamos presos a uma licitação limitada com 11 itens. Isso cria um monopólio e reduz a liberdade das famílias. Com certeza, esse PL é a esperança de que podemos virar o jogo”, comenta José dos Santos Neto, empresário do ramo de etiquetas e papelaria, de Santo Antônio da Platina.

No Distrito Federal, um programa semelhante já está em prática desde 2019, beneficiando mais de 64 mil alunos. O valor dos créditos por estudante varia de R$ 240 a R$ 320,

atendendo exclusivamente beneficiários do Bolsa Família.

A implementação do voucher paranaense foi tema de reunião na Assembleia Legislativa, articulada pelo deputado Luis Corti com o presidente da Casa, Alexandre Curi, além de representantes de grandes empresas e associações do setor de papelarias e artigos escolares. Curi reconheceu a relevância do tema e disse que o projeto deve tramitar com celeridade pelas comissões.

O deputado Luis Corti destacou que a mobilização do setor demonstra confiança no impacto do projeto. “Temos aqui empresários e lideranças que acreditam no Paraná e sabem que essa mudança é transformadora. O Voucher Escolar é uma política que olha para as famílias e para o desenvolvimento econômico dos nossos municípios”, finalizou.

Participaram da reunião:

· Márcia Alves, da ADISPA – Associação dos Distribuidores de Papelaria de São Paulo;

· José dos Santos Neto, empresário do ramo de etiquetas e papelaria, de Santo Antônio da Platina;

· Jean Bianchi, da ABFIAE – Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, de Curitiba;

· Valdomiro Altrão, contabilista de Curitiba;

· Hélio Nomura, proprietário da Casa China, de Curitiba;

· Cesar Guindani Righi, presidente da ACICAP e diretor da microrregião da CACIOPAR, de Capitão Leônidas Marques;

· Paulo Sérgio dos Santos, representante do grupo de papeleiros de São Miguel do Iguaçu.

Assembleia Itinerante leva Sessões Especiais a Bandeirantes e Carlópolis nesta semana

Na quinta-feira (4), os deputados estaduais chegam à Expoban 2025, em Bandeirantes, e, na sexta-feira (5), estarão em Carlópolis, durante a XIV Frutfest 2025

A Assembleia Legislativa do Paraná promove, nesta primeira semana de setembro, a 28ª e a 29ª edições da Assembleia Itinerante, programa de interiorização do Parlamento Estadual. Na quinta-feira (4), os deputados estaduais chegam à Expoban 2025, em Bandeirantes, e, na sexta-feira (5), estarão em Carlópolis, durante a XIV Frutfest 2025. As sessões especiais estão marcadas para as 18h, em ambas as cidades.

A Assembleia Itinerante tem se consolidado como um dos principais instrumentos de aproximação entre o Poder Legislativo e a população. Ao percorrer diversas regiões do Estado, a iniciativa garante que as demandas locais sejam ouvidas de perto, permitindo que prefeitos, lideranças comunitárias e entidades apresentem reivindicações diretamente aos deputados. Mais do que um espaço de diálogo, o projeto reforça a transparência, fortalece a representatividade e amplia a participação cidadã nos rumos das políticas públicas.

Como destacou o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), o êxito da iniciativa se explica pela abertura e pelos resultados alcançados: “A Assembleia Itinerante é um sucesso porque escuta a população onde ela está e transforma esses pedidos em ações reais, garantindo que cada região do Paraná se sinta representada. É a Assembleia Legislativa protagonista”.

Serviços

Além das sessões especiais, com homenagens a personalidades locais e recebimento de demandas — ambas marcadas para as 18h —, o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) oferecerá, em Bandeirantes, no dia 4, das 13h às 18h, serviços de emissão de título de eleitor para pessoas com 15 anos ou mais, transferência de domicílio, revisão eleitoral e quitação de multas.

Mais de 6 mil sugestões já foram recebidas pelos parlamentares em 27 edições. A interiorização da Assembleia já passou por Londrina (2x), Maringá (2x), Paranaguá, Castro (2x), Santo Antônio da Platina (2x), Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas (2x), Francisco Beltrão, Telêmaco Borba (2x), Paranavaí, Astorga, Ivaiporã, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Jacarezinho e Goioerê.

Deputada Secretária Márcia Huçulak

(PSD) destaca eficiência e reconhecimento das ações do Paraná para pessoas idosas

A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) destacou (1º/09) a eficiência e o reconhecimento das políticas públicas do Paraná para pessoa idosa. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, Márcia fez um relato das ações da comitiva do governador Ratinho Jr. em Washington (EUA) na semana passada. Márcia representou a Alep no grupo formado também por Leandre Dal Ponte (secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) e Beto Preto (secretário estadual da Saúde).

Na ocasião, o Paraná foi certificado como primeiro Estado da América do Sul a fazer parte da Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, criada pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), seção para as Américas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, houve reuniões de alto nível com a diretoria da Opas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltadas para reforçar apoio e financiamento para expansão das ações no Estado. Os dois organismos são presididos, respectivamente, pelos brasileiros Jarbas Barbosa e Ilan Goldfajn. Política robusta A deputada destacou os critérios usados pela Opas para certificação. A instituição considera Comunidade Amiga da Pessoa Idosa aquela que trabalha para ampliar – por meio de políticas, serviços e estruturas – as oportunidades de participação dos idosos na vida cotidiana da sociedade, de forma que o envelhecimento transcorra de forma saudável e sem discriminações, com dignidade e autonomia. “Uma comunidade amiga do idoso é um lugar que adapta seus serviços e estruturas para inclusão da pessoa idosa e é receptiva às necessidades da população para melhorar a qualidade de vida”, disse Márcia. Márcia relatou que a Opas considerou o estado um “exemplo notável” de políticas públicas e citou os programas destacados ao conceder a certificação: o Condomínio do Idoso (projeto habitacional), o Viaja +60 (promoção de lazer e turismo) e a Carteira da Pessoa Idosa (transporte intermunicipal grátis).

“Essas entre outras ações foram

Créditos: Valdir Amaral/Alep

implementadas a partir da criação da Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa”, afirmou Márcia.

A deputada lembrou que até o início da gestão Ratinho Jr, em 2019, o Paraná tinha apenas um município na Rede Global. Hoje são 38, que representam 75% do total de cidades brasileiras contempladas (51). Em todo mundo, são pouco mais de 1.700 membros. Márcia reforçou a importância de continuidade destas ações. “A curva de longevidade é crescente. Hoje, 11,3% da população paranaense tem 65 anos ou mais. A estimativa é de que a proporção chegue a 30% até 2050 – ou cerca de 3 milhões de pessoas”, afirmou. “Estamos vivendo mais, agora precisamos garantir qualidade para todos os anos de vida que temos”, disse Márcia. “O programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é um grande passo nesse sentido, e o nosso estado é um exemplo de políticas públicas que transformam a vida das preços.” Fundo soberano Com vistas à boa estruturação de projetos futuros, Márcia destacou também a apresentação feita pelo governador ao presidente do BID a proposta de criação de um Fundo Estratégico para o Paraná, que deverá vir a ser uma ferramenta de longo prazo para investimentos não só para desenvolvimento social, mas também econômico, de sustentabilidade fiscal e para enfrentamento de eventuais desastres do Estado.

Créditos:
Arte: Anne Botero

O Litoral do Paraná vem passando por uma transformação ao longo dos últimos anos, fruto dos investimentos de mais de R$ 1,7 bilhão do Governo do Estado apenas em infraestrutura urbana para melhorar a vida de quem mora em um de seus sete municípios e para quem escolhe a região como destino turístico. São duplicações de rodovias, novas pontes, revitalização de orlas e pavimentação de vias urbanas que projetam o Litoral para o futuro.

O investimento mais recente anunciado pelo Estado é a reforma do Aeroporto Municipal de Guaratuba, que passará por obras de ampliação de capacidade e adequação da estrutura às normas da aviação. O objetivo é atrair mais turistas com a ampliação da pista de pouso e decolagens, possibilitando que aviões de maior porte possam utilizar o terminal. O investimento previsto é de R$ 33 milhões.

"Por muito tempo o Litoral foi deixado de lado e nós decidimos investir muito nos municípios para atrair turistas, negócios e fomentar as nossas baías de Guaratuba e Paranaguá. O Paraná tem um Litoral incrível e que, com toda essa revitalização, já está vivendo um novo momento. O Governo do Estado continuará investindo para garantir melhorias nos sete municípios", diz o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O litoral paranaense tem sido uma das regiões que mais cresce no Estado. Segundo a pesquisa anual de estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento no número de moradores do litoral está acima das médias estadual e nacional. Com aumento de 0,73% entre 2024 e 2025, a região superou tanto a média do Paraná (0,56%) quanto a do Brasil (0,39%).

Isso quer dizer que, em um ano, estima-se que o Litoral ganhou 2,3 mil novos moradores, chegando a uma população total estimada de 314,8 mil habitantes. Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, inclusive, ficaram entre as 30 cidades com maior crescimento populacional no Estado segundo a pesquisa.

Confira as obras:

Ponte de Guaratuba

Entre as principais intervenções em andamento está uma das obras mais aguardadas da história do Paraná: a Ponte de Guaratuba, que ligará definitivamente a cidade com o restante do Estado. A estrutura, que chegou a 70% de execução em julho, está em uma das fases mais complexas: a instalação dos estais no trecho estaiado. São quase R$ 387 milhões investidos para facilitar o deslocamento entre Guaratuba e Matinhos, beneficiando todo o Litoral. Duplicação entre Matinhos e Pontal do Paraná O trabalha na duplicação da PR-412 entre Matinhos e o balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, iniciada há alguns dias. As obras serão em concreto ao longo de 14,28 quilômetros, fruto do investimento de R$ 274 milhões para melhorar a principal ligação entre as duas cidades litorâneas. Duplicação entre Garuva e Guaratuba e entre Garuva e a BR-101

A PR-412 também receberá melhorias do lado de Guaratuba. O processo de licitação para duplicação da rodovia até Garuva, município de Santa Catarina, está em andamento. Além disso, o Governo do Estado firmou com o estado catarinense um acordo para duplicar a continuação do trecho, que vira SC-417, até a BR-101, resolvendo um impasse de quase 40 anos sobre os royalties do petróleo, além da construção de contornos. O Paraná investirá cerca de R$ 365 milhões nesta duplicação. Nova orla de Matinhos

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), também conduz obras importantes para o Litoral do Paraná. A revitalização da Orla de Matinhos é uma delas. Com investimentos de R$ 354,4 milhões, foram realizadas obras de micro e macrodrenagem, engorda da faixa de areia e urbanização. O Estado também instalou superpostes para iluminação pública da nova orla. Foram 145 estruturas erguidas ao longo dos 6,3 quilômetros, entre o Morro do Boi e o balneário Flórida e incluíram serviços de engenharia para implantação de infraestrutura elétrica; iluminação com destaque com projetores em LED; luzes cênicas nas cinco estruturas marítimas que compõe o projeto; sistema de automação; e geração de energia solar. O aporte estadual foi de R$ 15 milhões. Nova orla de Pontal do Paraná Em Pontal do Paraná, estão em andamento a primeira fase da requalificação da orla, com investimentos de R$ 34,5 milhões, sendo que a segunda fase já

Estado investe R$ 1,7 bilhão em obras de infraestrutura nos municípios do Litoral

Estado investe R$ 1,7 bilhão em obras de infraestrutura nos municípios do Litoral

São duplicações de rodovias, novas pontes, revitalização de orlas e pavimentação de vias urbanas que projetam o Litoral para o futuro. O litoral paranaense tem sido uma das regiões que mais cresce no Estado em termos populacionais está em processo de licitação; a reestruturação do Molhe e Guia de Corrente em Pontal do Sul (R$ 9,4 milhões); e a instalação de um radar meteorológico de banda X (R$ 12,5 milhões).

Nova orla de Guaratuba

Em Guaratuba, será revitalizada a Orla Histórica, que teve o projeto apresentado na última terça-feira (26) pelo Paraná Projetos, órgão ligado à Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL). O investimento deve ser de aproximadamente R$ 24 milhões e segue agora para a fase de licitação e contratação pelo IAT. O Estado também estuda a engorda da Orla de Guaratuba, atualmente em fase de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.

A lista de obras também é grande na Ilha do Mel, um dos principais cartões-postais do Paraná, que concentra ao menos seis intervenções que vão melhorar a vida dos caiçaras e dos turistas. Elas envolvem a implantação de saneamento, com investimentos de R$ 30 milhões por parte da iniciativa privada; a construção de 33 passarelas (R$ 1,3 milhão); praça ao ar livre (R$ 494 mil); praça de alimentação (R$ 1,05 milhão); receptivo para turistas (R$ 118 mil); e a nova sede do IAT (R$ 561 mil).

Monitora Litoral

O Simepar é outro órgão que fez investimentos importantes. O projeto Monitora Litoral, desenvolvido com o apoio do IAT, envolve a implementação de uma estrutura de monitoramento robusta na região. Ao todo, serão instalados um novo radar, sete estações meteorológicas, sete estações hidrológicas, quatro marégrafos, dois sensores ADCP, que medem a velocidade de correntes na água, dois ondógrafos e uma boia oceanográfica.

As informações fornecidas pelos dispositivos sobre as condições marítimas e atmosféricas da região possuem múltiplas aplicações, incluindo a resposta a eventos climáticos extremos, a previsão de chuvas torrenciais e avaliação da qualidade da água de rios e do mar. O investimento é de R$ 70 milhões, e a implementação levará em torno de três a quatro anos para ser finalizada.

Estação meteorológica e pluviômetros

O Simepar também instalou no mês de agosto uma série de equipamentos para aprimorar o monitoramento das chuvas na região da Serra do Mar.

No Parque Estadual Pico Marumbi, em Morretes, o órgão implementou a primeira estação meteorológica em área de montanha do Paraná. O equipamento possui um anemômetro (registra a velocidade e rajada do vento), pluviômetro (registra volumes de chuva), piranômetro (mede a radiação solar), termohigrômetro (sensor de temperatura e umidade) e barômetro (sensor de pressão). Outra estação será instalada no próximo mês no Pico Olimpo, também conhecido como Pico Marumbi, o mais alto do Parque. Já na extensão Estrada da Graciosa (PR-410), o Simepar finalizou a instalação de três pluviômetros em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que podem captar em tempo real o volume de chuva em cada um destes pontos, beneficiando

ações de resposta em casos de deslizamento na região. Também serão instalados sensores de umidade do solo para determinar o volume de água absorvido e dez estações para medição de movimento da terra que foram desenvolvidas dentro da instituição.

Novos flutuantes

Outra ação iniciada em 2025 pelo IAT é a instalação de flutuantes na região litorânea, estruturas que buscam facilitar o acesso entre o mar e terra, e beneficiar ações de fiscalização, remoção de resíduos e acesso às unidades de conservação. A primeira estrutura, com 189 metros quadrados, já está em funcionamento na Estação Náutica de Paranaguá.

Outras sete estão em construção, na região do Parque Estadual do Palmito (Paranaguá), Estação Ecológica do Guaraguaçu (Paranaguá), Estação Ecológica Rio das Pombas (Pontal do Paraná), Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, Parque Estadual do Boguaçu (Guaratuba), Ilha do Maciel (Pontal do Paraná) e na Ponta Oeste da Ilha do Mel (Paranaguá). O investimento do Governo do Estado foi de R$ 6.702.222,21.

Ilha dos Valadares e Mercado em Paranaguá Em Paranaguá, o Governo do Estado vai retomar a reforma do anexo do Mercado Municipal Nilton Abel de Lima para a implementação de um mercado de peixes no município. O projeto está em fase de licitação. Além disso, o governador Ratinho Junior inaugurou no dia 20 de setembro de 2024 a ponte que liga a Ilha dos Valadares ao continente. Batizada de Ponte Domingos Massa, a obra atendeu o maior bairro da cidade que, antes da construção, só conseguiam ter acesso ao centro de Paranaguá por meio de uma passarela ou de uma balsa para o transporte de veículos.

Obras concluídas recentemente em Paranaguá Em 2019, foi inaugurado o Viaduto Nelson Buffara, na entrada de Paranaguá, onde a BR-277 se divide entre as avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha. Foram R$ 16,3 milhões para melhorar o tráfego local. A intervenção também contribuiu para que o volume de cargas que chegam ao Porto de Paranaguá aumentasse, batendo recordes de movimentação com mais de 60 milhões de toneladas movimentadas anualmente. Também em Paranaguá, foi concluída em 2021 a recuperação da Avenida Bento Rocha, que recebeu aporte do Estado de quase R$ 12 milhões.

Obra concluída em Matinhos

Em Matinhos, a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, trecho da PR-412, é outra obra emblemática concluída em 2024, com mais de R$ 57,7 milhões investidos. Além da ampliação de capacidade, foram realizadas a readequação do Canal de Macrodrenagem do Rio da Draga e novo calçamento com ciclovias.

Obras urbanas

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) tem cerca de R$ 50 milhões em obras em execução que vão desde pavimentação de vias urbanas até reformas, quadras de esporte e barracão industrial. Outros R$ 29 milhões já foram executados desde 2019.

Em Guaraqueçaba, são R$ 6,2 milhões em obras

de pavimentação de vias urbanas, entre elas do Asfalto Novo, Vida Nova, e a construção de uma quadra de esportes. Para Antonina, estão em execução R$ 2,8 milhões para reforma do destacamento da Polícia Militar, construção de uma praça com uma unidade do Meu Campinho e uma quadra de esportes. Guaratuba recebeu R$ 3,7 milhões para pavimentação de vias urbanas, e Paranaguá ganhou uma ponte que liga a Ilha dos Valadares ao Mercado Nilton Abel de Lima, no Centro, com aporte de R$ 16,2 milhões. Pontal do Paraná tem obras da Secid em diferentes frentes, somando R$ 19,4 milhões. Os recursos são destinados para construção de um barracão industrial, pavimentação de vias urbanas, drenagem e urbanização.

Já Morretes recebeu recursos para pavimentação de vias urbanas para os bairros Vilas das Palmeiras, Porto de Cima e Anhaia, no valor de R$ 3,3 milhões, sendo R$ 2,5 milhões por meio de transferência voluntária. A cidade também teve autorização para a licitação da reforma de uma Escola Municipal contendo estrutura metálica para telhado com duas águas e telhamento metálico, no Bairro Jardim das Palmeiras, no valor de R$ 280 mil, sendo R$ 200 mil liberados a fundo perdido pelo Estado.

Vem aí - Faixa de Infraestrutura

O Governo do Paraná recebeu autorização para dar andamento à Faixa de Infraestrutura, em Pontal do Paraná. A decisão considera válidos o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), permitindo que o Estado possa trabalhar na reemissão da Licença Prévia para a construção de uma nova rodovia paralela à PR-412, que dará acesso a Pontal do Sul, e para a implantação de um canal de macrodrenagem, que vai mitigar os frequentes alagamentos que atingem o município e ajudar a conter a expansão urbana.

Vem aí - grande obras do novo pacote de concessões

O Lote 2 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê novas pistas na BR-277, que terá obras desde o Jardim Botânico de Curitiba até a Avenida Portuária em Paranaguá. O trecho de aproximadamente 81 quilômetros da rodovia federal, que já é duplicado, vai ganhar faixas adicionais nos sentidos crescente e decrescente em praticamente todo o trajeto (apenas quatro quilômetros ficarão sem três faixas em ao menos um dos sentidos), além de vias marginais em segmentos no perímetro urbano de Curitiba e na entrada de Paranaguá.

Em Paranaguá, as obras serão realizadas na BR277, que se divide em duas vias distintas a partir do Viaduto Nelson Buffara, na entrada do município, construído com recursos do Governo do Estado. Uma delas é a Avenida Ayrton Senna, seguindo até a Avenida Portuária em uma extensão de 8,1 quilômetros. Já duplicada, a avenida vai então ganhar novas vias marginais, uma em cada sentido, do viaduto até a altura da Rua Professor Cleto, e ciclovias também em ambos os sentidos, mas do viaduto até a rotatória de acesso ao Porto de Paranaguá.

O Lote 2 voltou a atender todas as rodovias previamente concedidas do Litoral, garantindo serviços de conservação, atendimento ao usuário e uma das obras mais aguardadas por turistas e pela população de Pontal do Paraná. No 4º ano de contrato será executada a duplicação da PR-407, ligação entre Paranaguá e Pontal do Paraná, em uma extensão de 13,9 quilômetros, conectando os segmentos já duplicados no começo e no final do trecho. Estudos para novas obras Complexo Rodoviário do Litoral

Já está em andamento o Estudo de Viabilidade Técnica, Socioeconômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) do Complexo Rodoviário no Litoral do Paraná. Ele será composto por 151 quilômetros de novas rodovias na região, divididas em três trechos. O objetivo é melhorar o acesso aos portos paranaenses, aos municípios do Litoral, e a integração com a malha viária de Santa Catarina e São Paulo.

Trecho 1: segmento norte, entre a BR-277 (Marta) e a BR-116 (Alpino), com a implantação de 55 quilômetros, além de um novo acesso ao Porto de Antonina, com 10 quilômetros de extensão.

Trecho 2: segmento sul, conexão entre a BR-277 (Marta) e a BR-376, na divisa com Santa Catarina, com 62 quilômetros de extensão.

Trecho 3: segmento conectando o Trecho 2 e a PR-508, contornando a parte norte da Baía de Guaratuba, com 24 quilômetros de extensão.

Fotos: Roberto Dziura Jr/AEN

São José dos Pinhais conquista

certificação máxima para receber recursos estaduais e federais no esporte

São José dos Pinhais conquistou, na última terça-feira (2), a mais alta certificação do programa O Esporte Que Queremos, da Secretaria Estadual de Esportes, e agora está habilitada a captar recursos estaduais e federais para ampliar investimentos e qualificar ainda mais as políticas públicas voltadas ao esporte. A entrega do Selo Plus ocorreu durante a Conferência Estadual do Esporte, em Foz do Iguaçu.

“Essa conquista representa o resultado de um trabalho dedicado e comprometido, que coloca São José dos Pinhais no caminho certo para fortalecer o esporte e oferecer mais oportunidades para toda a população. O Selo Plus é o reconhecimento de uma gestão séria, planejada e alinhada às leis do esporte

no Paraná e no Brasil”, afirmou a prefeita Nina Singer. Além da certificação, a gestão municipal vem cumprindo etapas fundamentais, como: a retomada das atividades do Conselho Municipal de Esporte e Lazer; a apresentação da Política Municipal de Esporte e Lazer (aprovada tecnicamente pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da UFPR); e a criação de mecanismos de financiamento via Fundo Municipal de Esporte. O deputado estadual Thiago Bührer destacou a importância do reconhecimento.

“Como alguém que já esteve à frente da pasta de Esporte e Lazer do município, sei o quanto essa certificação representa. São José dos Pinhais mostra, com esse reconhecimento, que está prepa-

rada para ampliar projetos e garantir que o esporte seja uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento social”, disse. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Leandro Quevedo, também acompanhou a prefeita Nina Singer na certificação e ressaltou que a conquista é resultado de planejamento estratégico e de uma gestão baseada em dados, alinhada à Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023) e à Lei do Sistema Esportivo Estadual (Lei nº 21.405/ 2023).

A Conferência Estadual do Esporte, que segue até quarta-feira (3) em Foz do Iguaçu, reúne representantes de todo o estado para discutir o Plano Decenal do Esporte do Paraná (2026-2035). O objetivo é universalizar o acesso

à prática esportiva, diversificar modalidades, estruturar programas de desenvolvimento social e econômico e qualificar a gestão do setor.

SOBRE O PROGRAMA O ESPORTE QUE QUEREMOS

O Esporte Que Queremos avalia o avanço das políticas esportivas municipais por meio de quatro níveis de certificação: Bronze, Prata, Ouro e Plus. Para alcançar o selo máximo, os municípios devem atender a critérios como o preenchimento do Cadastro Esportivo Municipal (GEEM), a formalização do Conselho Municipal de Esporte, a criação de instrumentos de financiamento e a elaboração de uma política municipal aprovada tecnicamente.

Serviço de Atenção Domiciliar de São José dos Pinhais atende mais de 160 pacientes

O Serviço de Atenção

Domiciliar (SAD) de São José dos Pinhais atende atualmente 165 pacientes, oferecendo no próprio lar cuidados pós-cirúrgicos, paliativos e de reabilitação. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas.

Além de garantir conforto aos pacientes que não podem se deslocar até uma unidade de saúde, o SAD contribui para a rotatividade de leitos hospitalares, reduzindo o tempo de internação e possibilitando que o tratamento seja realizado no ambiente familiar. De acordo com a coordenadora do programa, Priscilla Franco Amorim Di Credo, o serviço também tem como foco orientar e capacitar familiares para a continuidade dos cuidados.

“Ensinamos os familiares a realizar procedimentos como fisioterapia, ad-

ministração de dieta via sonda nasoenteral, troca de curativos e cuidados de prevenção contra infecções. Dessa forma, eles se tornam aptos a dar continuidade ao tratamento com segurança”, explica a coordenadora. Para ter acesso ao SAD, é necessário que um profissional de saúde avalie o paciente e encaminhe a solicitação

à equipe. Após a análise, é verificado se há condições de alta hospitalar para que o acompanhamento seja feito em casa. Ainda segundo Priscilla, a frequência dos atendimentos varia conforme as necessidades de cada caso, “alguns pacientes necessitam de suporte duas vezes por semana, enquanto outros precisam

Semana da economia: Confira as ofertas no Armazém da Família de São José dos Pinhais

Economizar na compra do mês ficou mais fácil com as ofertas do Armazém da Família de São José dos Pinhais. Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), o programa está com descontos especiais em alimentos até 6 de setembro, garantindo mais alívio no orçamento das famílias. Voltado especialmente para famílias de baixa renda, o Armazém da Família oferece produtos de qualidade a preços acessíveis, reforçando a segurança alimentar e o compromisso da Prefeitura com o bemestar da população.

Nesta semana, os destaques são:

Arroz polido 5kg – R$ 14,99

Sardinha óleo – R$ 3,29

Sardinha molho de tomate – R$ 3,29

Suco integral 1,35ml – R$ 9,99

Coxa e sobrecoxa 1kg – R$ 8,10

CADASTRO

Para ter acesso ao programa Armazém da Família é necessário cumprir alguns requisitos, sendo eles: ter 18 anos ou mais, residir em São José dos Pinhais e possuir renda familiar mensal de até 3,5 salários mínimos. O cadastro pode ser realizado mediante a apresentação dos seguintes documentos de todos os membros do grupo familiar:

Documento de identidade (RG e CPF);

Comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone fixo em nome do usuário ou cônjuge, emitidas nos últimos três meses); Comprovante de renda (contracheque, extrato do INSS, comprovante de seguro-desemprego, declaração do Imposto de Renda – se houver –, comprovante do CadÚnico ou, no caso de produtores rurais, extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP); O limite mensal de compras é de R$ 2.227,00 por pessoa cadastrada. O pagamento pode ser realizado em dinheiro, cartão de crédito, débito e também por meio de cartões alimentação das bandeiras Triocard, Personal, Abrapetite e Senff.

SERVIÇO

Armazém da Família

Endereço: Rua Claudino dos Santos, nº 32, ao lado do Terminal Central

quinzenalmente ou apenas uma vez ao mês”, detalha. O atendimento pelo SAD é encerrado quando a família já está apta a prestar todos os cuidados necessários. Nesses casos, o paciente é encaminhado para acompanhamento em uma Unidade de Saúde, que dará continuidade ao tratamento.

AVANÇO

Curitiba recebe workshop de Inteligentes e anuncia busca por selo internacional

Na terça-feira (2/9), Curitiba sediou o Workshop Regional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), reunindo representantes de 33 municípios da região Sul no Complexo Imap, no Parque Barigui. A abertura contou com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

Durante o workshop, também foi anunciado que Curitiba está buscando o Selo DTI internacional, reforçando sua posição de destaque em inovação e governança turística.

“Curitiba vem consolidando um novo formato de turismo, que alia inovação e tradição. Mas não é só isso, temos um turismo metropolitano forte, que conecta a capital ao ambiente rural e à natureza, estimulando os visitantes a permanecer mais tempo aqui e a movimentar nossa economia", disse o prefeito.

Eduardo também destacou que grandes eventos culturais, como os festivais de Teatro, de Inverno, da Palavra, aliados à redução da alíquota de ISS para espetáculos, têm feito de Curitiba um polo cada vez mais atrativo para turistas e para quem investe na cultura.

Distinção internacional

Durante o workshop, o presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Rodrigo Dalla Bona Swinka, anunciou que Curitiba será a primeira cidade brasileira a contratar a consultoria da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo é preparar a capital para conquistar o Selo DTI internacional, reforçando sua posição de destaque em inovação e governança turística.

“Curitiba já é reconhecida como smart city e agora vamos dar um passo além para conquistar a distinção internacional como Destino Turístico Inteligente. A parceria com a Rede Ibero-Americana vai nos permitir alinhar as melhores práticas globais ao nosso planejamento, elevando a qualidade da experiência turística e a qualidade de vida dos curitibanos”, destacou Swinka.

30 destinos em transformação

O Workshop Regional de Destinos

Turísticos Inteligentes faz parte de uma série de cinco encontros organizados pelo Instituto Cidades do Futuro (ICF), em parceria com a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), e com apoio institucional e técnico do Ministério do Turismo.

A iniciativa tem como objetivo difundir a política pública do modelo DTI no Brasil, que já conta com quase 30 destinos em processo de transformação. O Brasil é pioneiro na América Latina ao adotar oficialmente essa metodologia como política pública federal.

A agenda do evento incluiu palestras sobre o contexto global dos DTIs, apresentação de casos de sucesso da Região Sul, como Curitiba, Maringá e Londrina, além de dinâmicas práticas com gestores públicos para aplicar os eixos do modelo.

Gramado (RS), representada pelo secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, também compartilhou sua experiência de destaque nacional com o turismo.

O que é Destino Turístico Inteligente

O modelo DTI propõe um novo olhar para a gestão do turismo, com base em nove eixos estratégicos: governança, inovação, tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade, criatividade, mobilidade e transporte, promoção e marketing, e segurança. A proposta é que os municípios passem a planejar o setor de forma integrada, sustentável e inovadora, usando dados, participação social e inteligência territorial como ferramentas para o desenvolvimento.

Mais de 400 cidades europeias já adotaram a metodologia e o Brasil se integra a esse movimento global por meio da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, criada em 2022.

Próximos encontros

Após Brasília (Centro-Oeste) e Curitiba (Sul), a programação passa por Belo Horizonte (Sudeste), no dia 9 de setembro; Salvador (Nordeste), no dia 23; e termina no Norte do país, no dia 30 de setembro, em local a ser confirmado.

Prefeito Eduardo Pimentel participa do workshop “Destinos Turísticos Inteligentes”. Fotos: Ricardo Marajó/SECOM

Nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro tem mais de 40 filmes em exibição gratuita

Evento, que vai de 3 a 7 de setembro, reúne 42 produções de diferentes estados do Brasil com exibições na Cinemateca de Curitiba

De 3 a 7 de setembro, Curitiba recebe a nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica de todo o país.

A programação é inteiramente gratuita e reúne 42 produções de estudantes de Cinema de instituições de ensino superior de diferentes estados, como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba. As sessões ocorrem na Cinemateca de Curitiba.

Programação Metrô

As produções da nova edição do Metrô foram selecionadas por um grupo de profissionais do cinema, composto por Gabriel Borges, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, curador, montador e diretor de cinema; Iury Peres Malucelli, curador, cineclubista , pesquisador e mestre em Cinema e Artes do Vídeo na Unespar; e Vitória Liz estudante, pesquisadora de cinema e programadora da Semana do Audiovisual Negro de Pernambuco.

Os títulos são divididos em diferentes mostrasa Competitiva, cuja premiação é o troféu “Passagem”, que representa a resistência do cinema independente; e a Panorama, separada em Curtas e, pela primeira vez, Longas.

“As produções selecionadas se debruçam sobre o cinema e a universidade em sua perspectiva de formação, pesquisa, extensão e se inserem na tradição cinematográfica, desafiando e referenciando obras e nomes que vieram antes”, comenta Wellington Sari , um dos idealizadores, e também um dos diretores, do festival.

23 curtas fazem parte da Mostra Competitiva, sendo “1 de Abril, É Tudo Mentira” (Brisa Romero e Clara Lice / PR, Embap - Unespar/UEL); “A Tragédia do Lobo Guará” (Kimberly Palermo / RJ, UFF); “Adil-

son” (Eric Lamanna / PR / PUCPR); “Brasil: Entre Cores, Cantos e Desencantos. A Natureza de Rugendas e Villa-Lobos” (Shéron Morales e João Liberato / SE/ UFS); “Castelos de Areia” (Giuliana Zamprogno / ES-RJ / UFF); “Dobra” (Mariene Belarmino / PE / UFPE); “Feiura Comovente” (Ultra Martini / SP / AIC, SP); “Maral” (Julia K. Rojas / SC / UFSC); “Melancolya Canibal” (Henrique Barreto Domingues / PR / UNESPAR); “Memória Trêsporquatro” (Osani / RN / UFRN); “Monalisa” (Tainá Lima / MG / PUC - Minas); “Muito Permanece” (Jéssica Vassaitis / SP / AIC); “O Que As Águas Falam” (Yasmin Luz / SP / UNIP); “Pânico na Praia Vermelha” (Marcos Gabriel Faria / RJ / UFF); “Quadrados” (João Pedro Costa / PE / UFPE); “Quadros Remanescentes: Tony e a Paralisia do Futuro” (Daniel Rubinger Leite e Gustavo Ramos Ribeiro / SP / UFSCAR); “Quebramar” (Carol Honor e Lucas Ranyere / CE / UNIFOR); “Rosemary” (Luana Lopes / MG / PUC - Minas); “Seu Avô Também Fazia Sexo Gay” (Giordanno Bottezini / PR / UNESPAR); “Todo Mundo Odeia a Comunicação” (João Gabriel Nunes Cordeiro e Juliana Barbosa de Carvalho / PR / UFPR); “Trivakra” (Sofia Angst / RJ / UFF); “Variz” (Karuá Tapuia-Tarairiú / PB / UFPB); e “Viagem no Tempo” (Pedro Bournoukian / RS / UFPel).

Na Mostra Panorama de Curtas, estão “A Menina, O Vazio e o Monstro” (Lidia Gloria / PR / Unespar); “A Natureza Não Existe Para Salvar” (Anthony Tiko, Jacqueline Cohen e Luiz Eduardo Kogut / PR / Unespar); “Flor de Ouro” (Rodrigo Chotgues / RS / UNISINOS); “Janela” (Chico Guerra / CE / UFC); “Magritte” (Lucas Antônio Nogueira de Oliveira / PE/ UFPE); “Não Se Diz Assim” (Natália Mühlemberg / SC / UFSC); “O Baú” (Maya Boaretto / PR / IFPR); “O Breu” (Theo Gallo Dubini / SP / AIC); “O Carnaval É de Pelé” (Daniele Leite / PE / UFPE); “Ondas Temporais” (Carmim/ RN / UFRN); “Os Últimos Cedros” (Rafael Farhat / PR / Centro Europeu); “Pai de Alu-

guel” (Kauan Souza / PR / Unespar); “Paredes Vivas” (Elian Emanuel Coutinho Roehrs / PR / UNILA); “Recorrência Eterna” (Lucas Koury / PA / UFPA); “Rio Mãe” (Crisitina Neves Fernandes / SP / ECAUSP) e “Video Deus” (Febo Febe / DF / IESB).

“Essa é a primeira vez que longas-metragens são selecionados para a Mostra Panorama. São três filmes com mais de 60 minutos de duração e realizados de forma totalmente independente, que apresentam parte das possibilidades de um cinema universitário que insiste em olhar para trás ‘antes de atravessar a rua’”, explica Christopher Faust, um dos diretores e idealizadores do Metrô.

Os longas-metragens são “A Rua do Abismo e o Cinema da Luz”, de Enzo Rodrigues, do Espírito Santo (UFES); “A Tragédia das Imagens”, de Kalel Pessôa, do Paraná (UFPA); e “Até Amanhã”, de Rodrigo Tomita, do Paraná (Unespar).

Filme de abertura

O longa-metragem escolhido para abrir a nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é “Amigos de Risco”, com direção e roteiro de Daniel Bandeira, produção pernambucana de 2007 que será exibida em versão restaurada com a presença do diretor, conhecido pela direção do premiado “Propriedade” (2022) e pela edição de alguns dos curtas de Kleber Mendonça Filho.

O filme traz Joca, que após anos em fuga, retorna a sua cidade. Para comemorar, uma noitada com os amigos Nelsão e Benito parecia ser a melhor escolha, porém a noite vira um pesadelo quando Joca passa mal e, sem dinheiro, transporte ou comunicação, os amigos precisam carregá-lo pela cidade deserta até o hospital mais próximo.

“Amigos de Risco” será exibido no dia 3 de setembro, às 19h, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita. O diretor Daniel Bandeira participa de um bate-papo com o público logo após a sessão.

A programação completa do Metrô pode ser encontrada no site oficial: www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário. *Após as sessões, há debates com o público. Metrô Lab

Além das exibições na Cinemateca, o Metrô também conta com um laboratório de consultoria para produções previamente selecionadas. Participam do Metrô Lab, “Bom Trabalho” (Otávio Colino / PR / IFPR); “Caroca” (BigMark / CE / UFC); “Conectados” (Tainá Lima / MG / PUC - Minas); “Corpo e Coração” (Julia Ferraz / PR / Unespar); “Dilúvia” (Sofia Werlang e Marie Valle / RJ / UFF) e “Pisa” (Lucas Marçal Bezerra / PE / UFPE). Os projetos receberão consultorias durante o evento e serão apresentados publicamente no “Pitching Aberto” para todo o público de Curitiba no sábado às 17 horas.

A oitava edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP - Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso. Serviço: 8º Metrô - Festival do Cinema Universitário

Data: 3 a 7 de setembro

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - bairro São Francisco) Evento gratuito

Site oficial: www.metrouniversitario.com.br Youtube: http://youtube.com/MetroFestival Perfil oficial: Instagram | @metrouniversitário Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP - Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso.

Ilusionista Maicon Clenk apresenta a superprodução “O Grande Show de Mágica” nos dias 6 e 7, no Guairão

Comemorando 20 anos de sua linguagem artística autoral “Teatro Ilusionista”, Clenk leva o público a uma jornada que vai dos mistérios do Egito Antigo aos modernos números de Las Vegas. Ingressos pelo Disk Ingressos

Nos dias 6 e 7 de setembro, o premiado ilusionista Maicon Clenk, apresenta o seu novo espetáculo no Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 - Centro). Considerado uma das maiores atrações ilusionistas da atualidade, “O Grande Show de Mágica - A História do Ilusionismo” reúne mais de 20 grandes ilusões mundialmente famosas, como levitações, teletransportes, aparições e metamorfoses, com a originalidade e as estéticas premiadas de Maicon Clenk, contando ainda com efeitos especiais, bailarinos profissionais e mais de 100 figurinos grandiosos.

Criador do gênero “Teatro Ilusionista”, Clenk aborda a história do ilusionismo, arte que desafia a realidade e fascina pessoas de todas as idades e nacionalidades há mais de quatro mil anos, em uma jornada que vai dos mistérios do Egito Antigo aos modernos números de Las Vegas.

“É uma homenagem às eras da mágica, cruzando civilizações antigas, criaturas míticas, magos e mágicos como Merlim, Houdini - o rei do escape, e George Meliés - o pai dos efeitos especiais do cinema”, comenta Maicon Clenk.

Em “O Grande Show de Mágica” a comédia mágica também está garantida. Entre inúmeros personagens, Clenk interpreta também um mágico brasileiro falido, em uma divertida sátira ao universo da magia, por meio de clarividências e truques que nem sempre dão certo.

Créd. Gabriel Rega

Espetáculo reúne mais de 20 grandes ilusões mundialmente famosas, como levitações, teletransportes, aparições e metamorfoses.

Os ingressos estão disponíveis por meio do Disk Ingressos e a classificação é livre.Teatro Ilusionista, uma linguagem exclusiva em “O Grande Show de Mágica” O inovador Teatro Ilusionista de Maicon Clenk é uma singular expressão artística que traz para a cena o grande mistério do universo em espetáculos visuais e físicos, que reúnem o melhor do ilusionismo acrescentando uma estética particular e detalhista, incluindo ainda efeitos especiais, histórias e movimento, criando experiências inovadoras, que reconectam

pessoas de todas as idades e nacionalidades à magia da vida. A diversidade se integra à arte mágica em espetáculos em que o mágico, como é popularmente conhecido, dá lugar a dramaturgias com outras inúmeras e distintas personagens, que podem ser interpretadas por atores, bailarinos e acrobatas, em apresentações em que todos podem fazer a magia acontecer. “O Grande Show de Mágica” é uma das oportunidades exclusivas do público poder conferir essa linguagem artística autoral, reconhecida no mundo todo pelos maiores nomes do iluminismo.

Após as apresentações em Curitiba, o espetáculo segue para São Paulo, de 11 até 21 de setembro, no Teatro Sérgio Cardoso e, em Florianópolis, de 14 até 16 de novembro, no Teatro CIC. Mais informações pelo site www.clenk.com.br, ou ainda pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @maiconclenk e pelo Facebook.com/ teatroilusionista.

Sobre Maicon Clenk - Clenk é ilusionista e diretor coreógrafo, com uma consolidada carreira na criação de espetáculos originais. É autor da linguagem artística “Teatro Ilusionista” e suas

obras já foram assistidas por mais de 20 milhões de pessoas. Com formação multidisciplinar como diretor, ator, bailarino e mágico ao redor do mundo junto a grandes companhias internacionais, ele revoluciona o ilusionismo com seu estilo inovador de showman da mágica com inúmeras habilidades cênicas. No audiovisual esteve entre os maiores ilusionistas do mundo na série de TV “Mestres do Ilusionismo” e por anos foi destaque nos principais veículos da televisão brasileira em programas como Domingão do Faustão, Tudo É Possível e Eliana. É criador de obras consagradas como POLARIS, o espetáculo no globo de cristal gigante, e recebeu prêmios como o Troféu ABRASCE como melhor evento do Brasil, Troféu Gralha Azul de melhor espetáculo e o Troféu Picadeiro 2024 de ilusionismo.

Serviço:

Maicon Clenk em “O Grande Show de Mágica - A História do Ilusionismo”

Data: 6 e 7 de setembro

Horário: Sábado (6) às 21h e, Domingo (7), às 19h.

Local: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971, Centro)

Gênero: Teatro Ilusionista

Duração: 90 minutos

Classificação: Livre

(indicado maiores de 6 anos)

Ingressos: Disk Ingressos Não é permitido utilizar celulares ou câmeras, filmar ou fotografar a experiência do espetáculo.

Setembro chega com grandes shows em Curitiba

De Kamasi Washington a Groundation, passando pelo encontro inédito de Guy J & Guy Mantzur, Green Day e o som contagiante do Snarky Puppy, a capital paranaense será palco de noites imperdíveis para os amantes de boa música Curitiba, setembro de 2025 - O mês de setembro chegou, e com ele uma vasta programação musical que confirma a vocação de Curitiba como um dos principais polos culturais e musicais do Brasil. Artistas consagrados da cena internacional e nacional vão desembarcar na capital paranaense nos próximos dias, reforçando a cidade como parada obrigatória para turnês globais.

A diversidade de estilos chama atenção: da música eletrônica ao pop, do jazz contemporâneo ao reggae de raiz, a temporada reúne atrações que prometem mobilizar diferentes públicos e transformar o calendário cultural da cidade em uma experiência única.

Confira, a seguir, os oito destaques internacionais que integram a agenda cultural de Curitiba neste mês:

Kamasi Washington – 3 de setembro

Depois de conquistar o mundo com seu som expansivo e contemporâneo, Kamasi Washington desembarca em Curitiba para um show histórico. O saxofonista, compositor e produtor norte-americano será uma das atrações do Circuito Primavera de Jazz, com apresentação única no dia 3 de setembro, na emblemática Ópera de Arame, dentro da programação oficial do Curitiba Jazz Sessions 2025. Os ingressos estão disponíveis no site www.curitibajazz.com.br. Informações: @curitibajazzsessions

Guy J e Guy Mantzur – 06 de setembro

A cena eletrônica de Curitiba se prepara para receber um dos encontros mais esperados do ano. No dia 6, a icônica Ópera de Arame será palco de um b2b inédito entre Guy J e Guy Mantzur, dois dos nomes mais respeitados do progressive house mundial. O line-up da noite contará ainda com apresentações dos DJs Albuquerque e ZAC, que completam a experiência sonora com seus sets autorais. O show acontece na Ópera de Arame, no dia 06 de setembro, com programação das 16h à 01h. A venda dos ingressos está aberta pela plataforma Meaple (https://meaple.com.br/). Informações: @operadearameoficial I @planetabrasilentretenimento I @seven.exp I @epicentro.brasil. Timo Tolkki – 11 de setembro

A capital paranaense vai receber o finlandês Timo Tolkki, fundador da Stratovarius, uma das maiores bandas de power metal da história, consagrada por álbuns como "Visions", "Destiny" e "Infinite", lançados entre 1997 e 2000. Ele se apresenta na cidade no dia 11 de setembro, no Crossroads. Considerado um dos maiores guitarristas da história, Timo Tolkki, que também é dono de um

vocal poderoso e uma facilidade impressionante para compor, fez parte da Stratovarius por mais de 20 anos. Em 2011, o finlandês foi eleito pela revista Guitar World, maior publicação global do gênero, como um dos 50 guitarristas mais rápidos de todos os tempos. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Meaple. Informações: @barcrossroads

Groundation – 11 de setembro

Símbolo do reggae progressivo, a banda californiana Groundation retorna ao Brasil com a turnê "Candle Burning", passando por Curitiba no dia 11 de setembro. O show acontece na Ópera de Arame e promete uma noite de imersão musical, com fortes influências de jazz, dub e espiritualidade, reforçando a mensagem política e ancestral que permeia a trajetória do grupo. Os ingressos estão à venda na plataforma Meaple. Informações: @planetabrasilentretenimento | @seven.exp

Green Day – 12 de setembro

Aclamada banda norte-americana de punk rock, o Green Day retorna à capital paranaense no dia 12 de setembro com a turnê "The Saviors Tour", promovendo seu 14º álbum de estúdio. A apresentação será na Arena da Baixada, com abertura da banda britânica The Nerves. O grupo, que já passou por Curitiba em 2017, promete um reencontro épico com os fãs locais. Os ingressos estão à venda na plataforma Live Pass. Informações: @moveconcertsbrasil

Snarky Puppy – 14 de setembro

Um dos maiores fenômenos da música instrumental contemporânea, a Snarky Puppy passará por Curitiba, no dia 14 de setembro, para tocar no Circuito Primavera de Jazz, prometendo uma

noite inesquecível na Ópera de Arame. Vencedora de cinco prêmios Grammy e formada por uma constelação de músicos virtuoses, a Snarky Puppy é referência mundial em um som que atravessa gêneros e gerações. Com uma proposta vibrante, o grupo une jazz, funk, soul, world music e improvisação em performances que conquistaram público e crítica ao redor do planeta. Os ingressos estão disponíveis no site www.curitibajazz.com.br. Informações: @curitibajazzsessions

Katy Perry – 16 de setembro

Ícone global do pop, a cantora Katy Perry está de volta ao Brasil com a "The Lifetimes Tour" e se apresenta em Curitiba no dia 16 de setembro. A Arena da Baixada será palco do retorno da artista à cidade, em um show aguardado que reafirma seu prestígio junto ao público brasileiro. A turnê também passará por Brasília e São Paulo, onde Katy será uma das headliners do The Town. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Live Pass. Informações: @moveconcertsbrasil

Azymuth – 27 de setembro

Em 1975, surgia uma das referências mais importantes da música nacional: o Azymuth. Conhecido por sua fusão inovadora de ritmos brasileiros e improvisações jazzísticas, o trio comemora 50 anos de seu primeiro LP em 2025 com turnê inédita pelo Brasil. Como não poderia ser diferente, Curitiba está da agenda do Azymuth, que vai desembarcar na cidade no próximo dia 27 de setembro, com produção da Barleria. O show acontece na Rua Matheus Leme (nº 1719), no bairro São Francisco, na cidade de Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis por meio da plataforma Meaple. Informações: @azymuthoficial I @barleria

Fenômeno João Gomes fará megashow em Curitiba

Considerado um dos grandes nomes da música brasileira na atualidade, o artista será uma das grandes atrações da Oktober Curitiba, no dia 19 de outubro, no Parque Barigui

Dono de uma carreira meteórica marcada por muito talento, hits e carisma, o cantor pernambucano João Gomes passou a figurar rapidamente entre os principais nomes da música brasileira. Agora, com status de astro, o artista vai desembarcar em Curitiba, para um show inédito, no próximo dia 19 de outubro, com o melhor do forró de vaquejada e do piseiro. A apresentação do artista fará parte da programação oficial da 3ª Oktober Curitiba, que será realizada no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui.

Com um estilo bem próprio e poderio vocal impressionante, João Gomes, que tem apenas 23 anos, explodiu no cenário nacional em 2021, com seu álbum de estreia que trazia as canções "Meu Pedaço de Pecado", "Se For Amor" e "Eu Tenho a Senha", que lhe renderam indicações a prêmios relevantes, como Artista Revelação de 2021 e Hit do Ano no Prêmio Multishow. Além disso, no mesmo ano, foi o único artista brasileiro a estar entre os 50 mais tocados no mundo no Spotify.

Com influências de artistas como Belchior e Cartola, não demorou para João Gomes mostrar sua versatilidade se apresentando, também, com outros grandes nomes da música brasileira e participando dos principais festivais musicais do país. Além disso, surgiram novos hits que tomaram conta do Brasil, entre eles “Dengo”, “Pequena Flor” e “Coração de Vaqueiro”. Para completar sua trajetória de sucesso, em setembro de 2023, João Gomes tornou-se o primeiro cantor de piseiro indicado ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o álbum “Raiz”. Em setembro de 2024, foi novamente indicado para a categoria, pelo álbum “De Norte a Sul”.

O megashow de João Gomes em Curitiba acontece no dia 19 de outubro, na terceira edição da Oktober Curitiba, que será realizada nos no pavilhão de eventos do Parque Barigui – Centro de Exposições Positivo (Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio). Os ingressos estão disponíveis via Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br). Para acompanhar todos os detalhes e atualizações sobre o show, siga o perfil oficial da Oktober Curitiba no Instagram: @oktobercuriti

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.