G N A R U S | 110
Artigo
OS ESTADOS SUDANESES E TOMBUCTU Por Hilton Sales Batista
Resumo: Este artigo aborda o desenvolvimento dos Estados Sudaneses e das civilizações que se organizaram nas proximidades da cidade africana de Tombuctu, a partir de Joseph Ki-Zerbo, a urbes é anterior ao reino de Gana e o seu apogeu se dará durante o desenvolvimento da civilização do Mali, destaca-se a importante viagem de Mansa Mussa a Meca e a peregrinação da elite africana onde colocará em evidência o povoado de Tombuctu durante o medievo europeu, além de despertar a cobiça europeia e de outros povos em meio ao ouro africano. Por fim, estudaremos o domínio Songai na região e suas consequências gerando a decadência da cidade. Palavras-chave: Tombuctu, Gana, Mali, Songai Estados Sudaneses.
“Tombuctu apresenta um aspecto magnífico; os mercadores, os artistas são numerosos; os habitantes, na sua maioria, ricos. De inúmeros poços jorra água fresca; não faltam cereais e gado ... O rei tem uma corte senhoril. Quando deseja cavalgar, monta um camelo conduzido por um dos seus fidalgos, embora todos os seus guerreiros andem a cavalo. Mantém permanente em armas três mil cavaleiros e um número superior de infantes, armados de setas envenenadas ...” Leo, O Africano. (Séc. XVI)
A
cidade histórica de Tombuctu, localizada
“África Medieval” e o urbanismo em meio à história
no Mali, e a preservação das mesquitas de
dos “Estados Sudaneses” de Gana, Mali e Songai.
Djingareyber, Sankoré e Askia, que vive
em contínua restauração, localiza-se em uma área desértica tem rico manancial de documentos desde o XVI, acervo guardado em bibliotecas particulares que atestam parte da fascinante história dos povos africanos. Tombuctu, é identificada como “jóia do deserto” do oeste africano nos oferece uma curta explicação da dinâmica comercial existente na
Esta região traz consigo um manancial enorme sobre a História da África, sobretudo a região da cidade de Tombuctu, à qual nos referimos, um lugar interessante
em
muitos
aspectos
conforme
podemos identificar neste trabalho, as mesquitas muçulmanas1 ao estilo africano, o rio Níger e os diversos povos, que fazem parte da história de Tombuctu.
1 A presença islâmica na África, deu-se a partir dos povos árabes
entre os séculos VII e VIII.
Gnarus Revista de História - VOLUME IX - Nº 9 - SETEMBRO - 2018