2 gnarus5 feminilidades no poema de mio cid

Page 1

G N A R U S | 12

Artigo

AS FEMINILIDADES NO POEMA DE MIO CID Por Lívia Maria Albuquerque Couto

Resumo: Neste artigo analisaremos a construção das feminilidades de alguns personagens por nós selecionados no Poema de Mio Cid à luz dos Estudos de Gênero. Apesar da problemática em torno de sua autoria, defendemos que tal documento foi escrito em 1207, pelo clérigo Per Abbat, e destinado às cortes castelhanas da época ao narrar os sucessos militares de Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid. Cabe salientar que este estudo busca especificidades dentro da referida região e nossas conclusões aqui apresentadas

baseiam-se

na

comparação

de

personagens históricos-literários criados por um autor que viveu no âmbito do reino de Castela no século XIII. Nesse contexto, veremos os tipos de mulheres apresentadas pelo autor neste documento medieval. Para tal, partimos do pressuposto de que as representações sociais estão calcadas nos interesses de grupos específicos. Sendo assim, a maneira como se dão suas construções, para nós, ajudam a entender como as mulheres estavam ou deveriam estar inseridas na sociedade castelhana dos séculos XII-XIII na perspectiva, especificamente, deste clérigo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
2 gnarus5 feminilidades no poema de mio cid by Fernando Gralha - Issuu