11-Gnarus11-Fotografia-angelicafontella

Page 1

GNARUS - 170

Coluna

Fotografias da História

A COR DA PELE NUNCA É INVISÍVEL1 RESUMO: A partir do confronto entre dois grupos de comentários deixados nas mídias sociais do jornal Extra a respeito da publicação de 08/07/2015, “Do Tronco ao Poste” (com a capa ganhadora do Prêmio ExxonMobil - antigo prêmio Esso - daquele ano), propomos uma série de reflexões sobre raça (MUNANGA, 2014) e racismo (SOUZA, 2017; SCHWARCZ, 2012) no Brasil contemporâneo. O primeiro grupo traz os comentários que o próprio veículo destacou e o segundo, uma amostra que retiramos diretamente da página do Facebook do jornal. A capa apresenta o caso do linchamento de Cleidenilson Pereira da Silva em São Luís (MA) – jovem negro de 29 anos, suspeito de tentar assaltar um bar que foi rendido e espancado até a morte.

Por Angélica Fontella

“200 anos e a reflexão: evoluímos ou regredimos?

E

is a capa do jornal Extra desta quarta-feira, 8 de julho de 2015. Um bom dia.”. Foi com esse texto que o jornal Extra apresentou a capa da edição do dia na sua página do Facebook.

Gnarus Revista de História - VOLUME XI - Nº 11 - OUTUBRO - 2020


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
11-Gnarus11-Fotografia-angelicafontella by Fernando Gralha - Issuu