Revista

Papo de CEO Como queres me liderar, se não me compreendes?
Emoção do Trimestre Trimestre da Liderança: o que rolou por aqui

Papo de CEO Como queres me liderar, se não me compreendes?
Emoção do Trimestre Trimestre da Liderança: o que rolou por aqui
Vivenciar o tenso cotidiano de lutas na própria pele permitia que eles conhecessem os processos, as pessoas e a si mesmos melhor do que ninguém. Nas palavras do brilhante escritor Ernest Heming ay
Quem estará nas trincheiras ao teu ado
E isso importa
Mais do que a própria guerra.
Você conhece profundamente seus liderados? Sabe quais são suas competências? Quais são seus estilos de trabalho? Como são suas personalidades?
Em um mundo saturado de chefes, liderar é uma preciosa exceção. Porém, enquanto não analisarmos e compreendermos a essência de cada membro da nossa equipe, permaneceremos limitados ao termo "chefe".
Se me é dado generalizar valendo-me da minha experiência de 35 anos observando líderes dos mais diversos perfis e setores, eu diria que os mais bem-sucedidos serão aqueles que entenderem que
adentramos uma nova era de negócios, baseada em pessoas e ideias, e não mais na mera produção material. Para prosperar, um líder depende, antes de qualquer outra coisa, de seu capital humano.
A maioria de nós foi moldada por empresas burocráticas, dominadas por uma orientação de comando, controle e rígidas divisões de trabalho. É urgente, portanto, substituir essas lentes obscuras por uma visão inovadora, que priorize fatores-chave como humanidade, autoconhecimento e inteligência emocional.
Giro Corporativo by Fellipelli
Assim como as cordas que prendem os alpinistas nas encostas das montanhas, os gestores proporcionam segurança coletiva contra erros individuais, mas, simultaneamente, podem acabar inibindo ou reduzindo tanto o avanço de projetos como a criatividade dos colaboradores. Por isso, nesta segunda edição da , focamos em , que foi o tema central do segundo semestre de 2023 na . Quer desenvolver uma liderança muito mais assertiva, equilibrada e eficaz? Então boa leitura!
Antigamente, líderes nasciam no front, nos campos de batalhas.
Com carinho,
Há relativamente pouco tempo - cerca de 50 anos -, a psicologia e a cultura eram vistas no meio empresarial como elementos periféricos, meros acessórios ou mesmo caprichos. Ao longo do tempo, porém, lideranças e organizações inovadoras passaram a se destacar e dominar mercados graças à aplicação de métodos disruptivos de desenvolvimento pessoal e evolução cultural.
Hoje vivemos mais um momento de transição; nele, profissionais e negócios que investirem em soft skills como autoconhecimento, inteligência emocional e liderança humanizada prosperarão, enquanto aqueles que as negligenciarem estarão fadados ao fracasso.
Nós da Fellipelli estamos aqui para caminhar ao seu lado nessa trilha de formação pessoal e de líderes, por isso mostramos nas páginas a seguir um
Embora a FELLIPELLI desenvolva e entregue vários projetos todos os meses, a liderança vem ganhando destaque especial, conforme mais e mais empresas de diversos setores buscam contratar e/ou capacitar gestores mais versáteis e empáticos.
Foram + de 500 horas de autoconhecimento e desenvolvimento Sendo 80% dos processos direcionados para líderes
Principais ações:
Para te inspirar a potencializar a liderança de seus coachees ou colaboradores, apresentamos highlights de nossas ações sobre o tema nesse segundo trimestre de 2023!
especialmente para os colaboradores que integram a ‘Escola Gerencial’, seguimos desenvolvendo a liderança de um grupo muito especial que atua no varejo e atacado.
Durante esta jornada, preparamos os líderes do futuro para lidar com temas como: comunicação não violenta, inteligência relacional, gestão de desempenho e feedback, entre outros.
Getninjas: GetReady (Trilha de Desenvolvimento para Líderes)
Trata-se de uma trilha que tem como principal objetivo o desenvolvimento e fortalecimento da liderança de uma renomada empresa de tecnologia.
Iniciamos essa jornada com a aplicação dos instrumentos de tipos de personalidade MBTI® Step II™ e Inteligência Emocional EQ-I 2.0®. Após isso, desdobramos os resultados e iniciamos os encontros presenciais que visam promover a integração do time e o desenvolvimento de diversas soft skills importantes para uma liderança eficaz. São mais de 52h horas de atividades para cada um dos participantes durante a trilha!
“São muito didáticos. Dinâmicas superinteressantes!”
“Se destacam na clareza de explicação dos detalhes e perfis”
“Assertividade e didática!”
“Uma empresa comprometida a entender e a atender as necessidades do cliente, estamos muito contentes por ampliar essa parceria!”
Se você quer explorar mais a fundo o universo da liderança feminina, acesse gratuitamente nosso super artigo A percepção da mulher acerca da Liderança
E aí, nossos projetos te inspiraram? Se sim, saiba que nossa equipe de especialistas está sempre à disposição para desenhar soluções customizadas para a sua necessidade de desenvolvimento.
Se você deseja se especializar para implementar projetos que promovam uma liderança mais consciente, estratégica e emocionalmente inteligente, saiba que a FELLIPELLI oferece os melhores cursos, certificações e instrumentos do mercado, testados e aprovados nas maiores corporações globais.
Veja o que alguns alunos das nossas turmas do trimestre disseram sobre suas experiências de aprendizagem conosco:
transformação e crescimento. Obrigada por me ajudar a sair
“Entrei no treinamento achando que seriam 8h cansativas e repetitivas, de conceitos que já conhecia. Saí do treinamento energizado e inspirado a colocar em prática várias técnicas novas com meu time.”
Feedforward 360° direcionado para a liderança de uma grande empresa do ramo de recrutamento:
“Conteúdo super enriquecedor!”
“A Consultora foi sensacional em trazer com exemplos práticos as nuances de cada tipo de nossa equipe.”
Sou líder, e agora?
“Para ser líder você precisa aprender com a Fellipelli a ser líder. A ser um líder assertivo na sua forma de atuar e de se comunicar!”
"A certificação em MBTI é um passo de extrema relevância para profissionais verdadeiramente interessados em agregar ao desenvolvimento humano. Um divisor de águas."
"Certificação foi importante para melhor compreender o comportamento humano e ser ainda mais veloz em ajudar meus clientes a atingir resultados surpreendentes, sem perda de tempo!"
“Metodologia da NLI é robusta e prática, e contribuiu para aperfeiçoar minha prática de coaching. Se eu tivesse começado minha carreira agora, teria feito essa formação em primeiro lugar.”
"O BBCS foi fundamental para meu desenvolvimento como coach profissional. Entender as técnicas e a neurociência que embasa conversas produtivas e transformadores me permite conversar assertiva e empaticamente. Noto como clientes conseguem ter clareza e chegar a insights mais facilmente, além de desenvolvem seus planos com mente aberta a aprender, sabendo que podem contar comigo como parceiro de pensamento."
Entre os aspectos indicados como necessários para o aperfeiçoamento da liderança, destacam-se: capacidade de adaptação e flexibilidade (40%), inovação e criatividade na resolução de problemas (39%) e ainda o alinhamento entre propósito, valores e cultura (37%). Moldando, assim, um ambiente de maior flexibilidade, colaboração e criatividade (AMCHAM, 2023).
A liderança do futuro exige uma revisão de prioridades. À medida que adentramos uma nova era, o foco em pessoas ganha protagonismo: 54% dos respondentes concordam que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de pessoas são prioridade número 1 para a transformação (AMCHAM, 2023).
Metade dos líderes de RH acredita que haverá maior competição por talentos durante o ano de 2023 (Você RH, 2023).
Como encontrar o equilíbrio, especialmente nos relacionamentos profissionais?
Estar em equilíbrio não quer dizer que as coisas não vão se desequilibrar eventualmente. A diferença é que elas voltam a se equilibrar de uma forma mais efetiva e mais rápida do que quando já partimos de um estado de baixa inteligência emocional.
Aprofundando a questão dos relacionamentos, o que você acha que tem impactado mais severamente as interações entre as pessoas?
mentora de relacionamentos e desenvolvimento pessoal
As mulheres, em especial, estão atravessando um momento confuso - há muitos conteúdos na internet ditando comportamentos para elas, mas a realidade do mundo do trabalho e da vida conjugal/familiar é bem diferente. A mulher brasileira é sobrecarregada - na Europa, por exemplo, os homens são muito mais participativos nas tarefas domésticas. Esse cenário desencadeia inúmeras crises de estresse, vitimização e tristeza na população feminina.
De fato, os relacionamentos afetivos, em que há amor e expectativas envolvidos, mexem com as pessoas de forma diferente. No trabalho, sem o vínculo afetivo, espera-se que as relações sejam mais racionais e objetivas, mas isso só funciona se o indivíduo se conhecer e reconhecer os gatilhos límbicospróprios e dos colegas/subordinados.
A grande diferença entre afetivo e profissional é a clareza quanto aos contratos a cumprir. Quando as funções e recompensas, direitos e deveres são combinados e pré-estabelecidos, maiores as chances da relação - amorosa ou laboral - dar certo.
A independência profissional e, consequentemente, financeira, é um fator crucial para que as pessoas, em especial as mulheres, tenham liberdade de escolha na vida.
mentora de relacionamentos e desenvolvimento pessoal
Sim, e a minha experiência no âmbito corporativo indica que as pessoas repetem muitos comportamentos do trabalho em casa, e vice-versa. A pessoa que não sabe dizer 'não' em casa provavelmente também não saberá fazê-lo na empresa. É aquela que aceita tudo, que se desdobrará para dar conta de tudo e, de repente, explode e entra em burnout.
Curtiu essa prévia? Então você vai adorar assistir à conversa completa no Podcast Descompressão Corporativa Fellipelli:
Podcast: Descompressão COrporativa
Ver episódio completo
"A gente busca o reconhecimento o tempo inteiro!"
Prof. Ari Brito, palestrante, apresentador do Programa Pessoas de Valor, fundador do Marca Pessoal Treinamentos e especialista em neurociência.
Ver episódio completo
"Por que os jovens estão apresentando mais sintomas depressivos?"
Fernando Fernandes, médico psiquiatra e palestrante.
"Por que é difícil lidar com sentimentos?"
Ver episódio completo
Samuel Sabino, fundador da consultoria Éticas Consultoria, filósofo, mestre em bioética e professor.
Ver episódio completo
"Se a mente da pessoa não fosse trabalhada, ela continuava entrando em padrões de adoecimento."
Ricardo Balsimelli, médico, especialista em medicina integrativa, medicina chinesa, ortomolecular e Mindfulness.
Como queres me liderar, se não me compreendes?
Quais são os prejuízos causados e as oportunidades perdidas na sua empresa por causa de uma liderança tóxica? Como uma cultura organizacional em que o estresse e o medo são cultivados e sentidos diariamente afeta a nós mesmos e aos outros?
Autor desconhecido
Imagine que você está caminhando em um bosque tranquilo, rodeado por árvores frondosas. De repente, à sua frente, você nota a presença de um urso. Como você o enxerga? Preste atenção nas características e no comportamento do urso.
Como você o vê? Ele está querendo te atacar ou está tranquilo?
O modo como você interpreta a situação do urso pode refletir sua percepção do comportamento de figuras de autoridade ao longo da vida, como pais, professores e, finalmente, chefes.
Se você descrever o urso como calmo ou pacífico, isso pode indicar que você tem e projeta uma visão positiva dessas figuras, considerando-as amistosas, presentes e não-ameaçadoras. Se você descrever o urso como assustador ou feroz, por outro lado, talvez você tenha experiências mais negativas ou temerosas com elas. Esse teste fez sentido para você?
Sob estresse, quando nossa amígdala é desligada (o que é chamado de sequestro da amígdala) e, portanto, o processamento neuronal toma um atalho direto para o tronco cerebral (luta, fuga ou paralisia) em vez de para o córtex pré-frontal, perdemos o controle de nosso comportamento (Bear, Connors & Paradiso, 2017).
Do ponto de vista evolutivo, no entanto, enfrentamos um dilema: se há uma ameaça real, não podemos nos dar ao luxo de perder segundos para pensar o que fazer e se é apropriado ou não. Se há algo longo e fino na grama, seria uma cobra ou uma mangueira? Sempre existirá a possibilidade de ser picado e morrer, mas quem decide se a ameaça é real ou não?
Imagine um gestor que precisa tomar decisões rapidamente, em um ambiente incerto, sob pressão, sabendo que um erro pode afetar não apenas sua própria carreira, mas toda a empresa. É provável que ele perca o controle e exploda com alguma frequência e, mesmo que os colaboradores sejam compreensivos, essas reações deixam marcas - em níveis consciente e inconsciente.
O custo dessas "cicatrizes emocionais" é alto: insights valiosos que nunca são apresentados, por temor de retaliações, ambiente de trabalho pesado, elevados índices de e ...
"A liderança não é um pedestal, mas uma base."
Como queres me liderar, se não me compreendes?
Desde 2007, cada vez mais anúncios de vagas em cargos de liderança enfatizam a importância de habilidades sociais, deixando em segundo plano as qualificações técnicas.
Mudanças desde o ano 2000
Quantidade de anúncios de vagas citando fortes habilidades sociais
Quantidade de anúncios de vagas citando competências de gestão de recursos materiais e financeiros.
Observação: Os anúncios se referiam a aproximadamente 5.000 vagas oferecidas pela consultoria de gestão empresarial Russell Reynolds Associates
Fonte: Harvard Business Review, 2022. The C-Suite Skills That Matter Most. Disponível em https://hbr.org/2022/07/the-c-suite-skills-that-matter-most Acesso em 20/06/2023.
níveis e apenas um deles é consciente ou racional. Não é muito difícil recrutar e treinar gestores hábeis em manipulação de dados e competências técnicas, mas selecionar e capacitar um líder apto a conduzir-se e aos demais com equilíbrio emocional é um dos maiores desafios do mercado de trabalho contemporâneo.
Sua empresa está preparada?
é preocupar-se com a própria capacidade de gerir adequadamente uma relação interpessoal
O indivíduo envergonhado sabe que está sendo observado e avalia a sua posição do ponto de vista do observador.
Vergonha: Apesar de ser um sentimento humano universal, a vergonha tem diferentes motivações de acordo com a época, o contexto e a pessoa analisada. A psicanalista Marina Kon Bilenky, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, aborda esse sentimento em seu livro homônimo (BILENKY, 2016). Nele, Bilenky explica que sentir ‘verecundia’ - o termo em latim para vergonha. Trata-se de uma espécie de autoconsciência temerosa, que parte de uma reflexão sobre si mesmo e de um terceiro ao mesmo tempo. Ainda segundo Bilenky, a vergonha é um mecanismo de adaptação do comportamento individual à vida em sociedade, pois "ela impede a vazão do curso selvagem dos instintos".
Liderança Consciente: Inspirando a Humanidade Através dos Negócios.
Se o desempenho do seu negócio anda fora do compasso, é hora de ajustar os ponteiros na sua equipe!
Com mais de 30 anos de experiência em mapeamento do comportamento humano, a criou uma nova abordagem para o dimensionamento de TIMES DE ALTA PERFORMANCE.
FELLIPELLI
Todos nós temos preferências comportamentais e de trabalho e, quando estamos dentro desta zona de segurança, a performance é muito melhor. Para isso, elaboramos o sistema para análise e construção de equipes. Nele avaliamos oito dimensões comportamentais e, por meio delas, conseguimos visualizar a MANDALA de cada time formado. O desenho plotado favorece a tomada de decisões estratégicas sobre pessoas, seja para contratação de perfis futuros, seja para desenvolvimento de potenciais ou para realocação de talentos.
Para o respondente, membro de um time, obter o autoconhecimento de suas preferências de trabalho fornece a clareza sobre tarefas que lhe são mais naturais, mais confortáveis de serem executadas.
Para o líder, o autoconhecimento e o entendimento das preferências de trabalho dos elementos de seu time o habilitam a formar EQUIPES
ESTRATÉGICAS, SINÉRGICAS E EFICIENTES.
E o time todo ganha, pois haverá conhecimento mútuo das preferências de cada membro, possibilitando uma divisão de tarefas muito mais lógica e efetiva.
Acesse aqui!
Estamos preparados para te receber com nossa Embarque neste conosco!
tecnologia inédita que combina
ChatBots, Inteligência Artificial e Storytelling.
EXPANDA-SE!
Sou Líder, e agora?
Quer aprender rapidamente as competências necessárias para ser líder, indo muito além dos requisitos técnicos que te levaram ao cargo?
Sou Líder, e agora?
Então o nosso curso é o ideal para você! Nele, você terá acesso a conhecimentos e reflexões essenciais para o pleno desenvolvimento da sua capacidade de liderança, praticando exercícios e treinos focados em identificação de oportunidades de crescimento, comunicação eficaz, além do autoconhecimento como um tema chave para promover um excelente desempenho.
FELLIPELLI
Tudo isso com a excelência da e a assessoria de Alessandra Oliveira, profissional com vasta experiência no desenvolvimento e aplicação de habilidades em autoconhecimento, gestão de pessoas, avaliação e diagnóstico de profissionais e empresas, orientação, planejamento e aconselhamento de carreira; e coordenação de projetos.
Alguns de nossos clientes: Anglo American, Caixa Econômica, Grupo Águas do Brasil, BR Distribuidora, Sul América, Michelin, Ipiranga, Oi, Queiroz Galvão, Transpetro, entre outros.
50% off GIROLIDER50
Formato do Program
4 módulos gravado
Carga horária: 9 hora
Online – Adquira e assista quando quiser, de onde estiver.
Disp
Este curso também possui um formato voltado para empresas e pode ser adquirido no modelo In Company. Saiba mais!
Não perca tempo e descubra já todos os benefícios fantásticos que a FELLIPELLI pode proporcionar a sua carreira, ao seu negócio e aos seus colaboradores/ coachees! Consulte-nos!
Te esperamos na edição 3 da GIRO, que lançaremos no início de outubro!
Até lá ;-)
TIME FELLIPELLI
BEAR, Mark F , ONNORS, Berry W & PARADISO, Michael E Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso Artmed, 2017
AM HAM, 2023 Pesquisa Panorama Liderança 2023 Disponível em https:// conteudo amcham com br/panorama-lideranca Acesso em 20/06/2023
VO Ê RH, 2023 As prioridades da liderança para 2023 Disponível em https:// vocerh abril com br/futurodotrabalho/as-prioridades-da-lideranca-para-2023/ Acesso em 21/06/2023