Revista Conexão Fecomércio RN

Page 1

CONEXÃO FECOMÉRCIO RN

ESPECIAL CONEXÃO

Fecomércio RN celebra

75 anos de apoio ao empreendedorismo potiguar 08

A REVISTA DO COMÉRCIO POTIGUAR Jan a Abr 2024 FECOMERCIORN.COM.BR

Olá, leitor!

É com grande entusiasmo que dou as boas-vindas a todos nesta nova edição da revista Conexão Fecomércio RN, que marca o início de 2024: ano em que celebramos, com orgulho, o marco de 75 anos de história do Sistema Comércio em nosso estado. Enquanto refletimos sobre as realizações do ano anterior, reconhecemos que o caminho à frente é de desafios.

Nesta edição, destacamos diversas iniciativas e realizações que refletem nosso compromisso com os mais de 1,6 milhão de atendimentos que realizamos em 2023, reafirmando nosso empenho com a excelência no serviço prestado à nossa comunidade.

Nesse contexto, não podemos esquecer também que este ano marca os cinco anos da reinauguração do Hotel-Escola Barreira Roxa, colecionando conquistas na formação de profissionais qualificados, além de oferecer um serviço de excelência com diversas certificações em sustentabilidade. Da mesma forma, nosso Programa de Bolsas Senac que ofertou mais de 1 mil vagas para a população.

Por sua vez, o Sesc RN se destacou com as ações como o Sesc Parada na Ladeira, as ofertas de vagas para diversas modalidades esportivas, seus Cursos de Valorização Social e, também, do Mesa Brasil Sesc que celebra

recordes de arrecadação por meio da parceria com grandes eventos.

Além disso, as recentes viagens para a Bolsa de Turismo de Lisboa e à Alemanha demonstram nosso empenho em explorar oportunidades de crescimento e fortalecimento do setor turístico em nosso estado. Neste novo ano, continuamos a buscar soluções inovadoras e parcerias estratégicas, incluindo sugestões de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico e social de nosso estado.

Juntos, enfrentaremos os desafios que se apresentam, aproveitando as circunstâncias que surgem em nosso caminho. Que esta edição da Conexão Fecomércio RN inspire e motive a todos nós a alcançar novos patamares de sucesso e realização.

Boa leitura!

PALAVRA
FECOMÉRCIO RN
Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio RN
DO PRESIDENTE CONEXÃO

A Conexão Comércio é uma publicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN

EDITORES RESPONSÁVEIS

Luana Batista, Virgínia França e Vinícius Albuquerque

DIAGRAMAÇÃO E PROJETO GRÁFICO

Mateus Freitas e Rafael Freitas

REPORTAGEM

Daniel Turíbio, Leonardo Dantas, Clercio Rodrigues, Virgínia França e Vinícius Albuquerque

FOTOGRAFIA

Ascom Fecomércio, Ascom Sesc, Ascom Senac

SINDICATOS FILIADOS

Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana

Pública e Privada do Estado do RN

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Imobiliárias, Incorporadoras, Loteadoras, Colonizadoras, Urbanizadoras e Administração de Imóveis do RN

Sindicato do Comércio Atacadista do RN

Sindicato do Comércio Varejista de Assú

Sindicato do Comércio Varejista de Caicó

Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos

Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios

Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba

Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró

Sindicato do Comércio Varejista de Nova Cruz

Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do RN

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do RN

Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz

Sindicato do Comércio Varejista de São Paulo do Potengi

Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial no Estado do RN

Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista no Estado do Rio Grande do Norte

PRESIDENTE

Marcelo Fernandes de Queiroz

1º VICE-PRESIDENTE

Gilberto de Andrade Costa

2º VICE-PRESIDENTE

Luiz Antonio Bezerra Lacerda

3º VICE-PRESIDENTE

Jair Urbano de Queiroz

VICE-PRESIDENTES

Antônio Francisco de Oliveira, Edmilson Pereira de Assis, Francisco de Assis Barbosa, Geraldo Paiva dos Santos Júnior, Hélder de Medeiros Araújo, Itamar Manso Maciel Júnior, Márcio de Oliveira Macêdo, Michelson Ximenes Formiga

Frota e Sergio Roberto de Medeiros Cirne

1º SECRETÁRIO

Dijosete Veríssimo da Costa

2º SECRETÁRIO

Daltro Freire de Paiva

1º TESOUREIRO

José de Oliveira Cabral Filho

2º TESOUREIRO

Luzia Diva Cunha Dutra

DIRETORES

EFETIVOS

Elias de Azevedo da Cunha

Filho, Francisco Sales de Souza Neto, Francisco Severiano da Cunha, Íldica Cecília Santos

Vale, José Bezerra de Araújo, José de Anchieta Fernandes, José Zenildo Dias Campos, Lucineide Vieira de Santana Urbano Queiroz, Orismar Carlos de Almeida, Renato Alexandre Maciel Gomes Netto, Schiavo Durval Fernandes Álvares, Tarcílio Vidal Filho e Venício Gama Pacheco

SUPLENTES

Albe Garcia de Oliveira, Augusto Gomes Dourado Neto, Brunno Ricarte Firmino Barbosa, Eraldo Eudes da Nóbrega Dantas, Francisco Aldenes Pinheiro, Ildefonso Dantas Ferreira Filho, José Carlos Lopes da Silva, Luiz Cláudio Domotor, Luiz Evânio

Nobre Lira, Omar Nunes Freire e Pedro Ferreira da Silva Neto

CONSELHO FISCAL

EFETIVOS

Francisco Ney da Cunha, Sérgio

Roberto de Medeiros Freire e Vicente de Paulo Avelino Sobrinho

SUPLENTES

Dorian Bezerra de Souza Morais, Marcus Augusto da Silva e José de Paiva Torres

DELEGADOS REPRESENTANTES

JUNTO À CNC

Marcelo Fernandes de Queiroz e Luiz Antonio Bezerra Lacerda

DIRETOR EXECUTIVO DA FECOMÉRCIO

Laumir Barrêto

DIRETOR REGIONAL DO SESC RN

Gedson Nunes

DIRETOR REGIONAL DO SENAC RN

Raniery Pimenta

EXECUTIVA DE ASSUNTOS

ESTRATÉGICOS E MARKETING

Luana Batista

GERENTE DE MARKETING E NEGÓCIOS DO SESC RN

Lidiane Bezerra

GERENTE DE COMUNICAÇÃO

E MARKETING

NÚCLEO SENAC

Luana Andrade

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

NÚCLEO FECOMÉRCIO

Julyana Luz

fecomerciorn.com.br • sescrn.com.br • rn.senac.br

fecomerciorn sescrn rn.senac

fecomerciorn sescrn senac_rn

fecomerciorn_ sesc_rn senacrn sistemafecomerciorn sescrn senacrn

CONEXÃO FECOMÉRCIO | JAN-ABR 2024 08 COMÉRCIO NA WEB 06 ESPECIAL CONEXÃO Fecomércio RN celebra 75 anos de apoio ao empreendedorismo potiguar 08 VIDAS TRANSFORMADAS Sistema Fecomércio RN bate recorde de atendimentos em 2023 14 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Senac oferece mais de mil bolsas, democratizando acesso ao ensino profissional 19 Cursos de Valorização Social do Sesc RN chegam em 2024 com 180% a mais no número de vagas 21 Comemorando cinco anos de reinauguração, Barreira Roxa se destaca na rota da sustentabilidade 24 LAZER, ESPORTE E CULTURA Sesc inova no carnaval de Natal e reúne 23 mil pessoas na avenida Rio Branco 30 Sesc Mesa Brasil celebra recordes de arrecadações em parceria com grandes eventos 33 No combate ao sedentarismo, Sesc RN oferece diversas modalidades esportivas 37 INVESTIMENTOS Sistema Fecomércio RN divulga ações e estreita parcerias em Lisboa e Berlim 40 ENTREVISTA Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport no Brasil 47 SISTEMA FECOMÉRCIO APRESENTA Fecomércio RN sugere oportunidades de PPPs e concessões no turismo do RN 50 Fecomércio RN e LIDE realizam Pós NRF 2024 para discutir os maiores temas do varejo mundial 53

Senac RN recebe selo ODS de Educação

Os projetos “Oficina Conhecendo os ODS” e “Gosto Jovem e Juventude através da Inovação e Sustentabilidade: Construindo o Futuro”, do Senac RN, foram certificados com o Selo ODS de Educação 2023. O reconhecimento é concedido pelo Programa Especial da Universidade de Brasília (UnB), a Agenda 2030 e o Instituto Selo Social.

O selo nacional valoriza iniciativas voltadas para práticas sustentáveis e promoção do desenvolvimento social. Os projetos realizados pelo Senac RN fazem parte do programa Educação Inovadora e foram desenvolvidos por instrutores e colaboradores da instituição com base no ODS-4: Educação de Qualidade da ONU.

Parnamirim renova DEL Turismo

O município de Parnamirim renovou, por mais um ano, as ações do Programa de Desenvolvimento Local (DEL Turismo) implantado na cidade. A assinatura do contrato ocorreu em janeiro deste ano, com a presença da diretora da Fecomércio RN, Luzia Diva Dutra, do prefeito do município Rosano Taveira, além de secretários municipais e equipe técnica do Senac RN.

No Rio Grande do Norte, 11 municípios já aderiram ao programa, que tem a proposta de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantado, desenvolvendo a economia local.

6
C OMÉRCIO NA WEB • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN

Brilha Natal fomentou comércio de rua com extensa programação cultural

O projeto Brilha Natal Fecomércio RN foi um sucesso. Para fomentar o comércio de rua e valorizar os negócios locais, a iniciativa, que é um desdobramento da campanha “Compre de Quem Tá Perto”, teve programação especial para as crianças, oficinas gastronômicas e shows de diversos artistas – como Elba Ramalho, Khrystal, Ribeira Boêmia e Sueldo Soaress.

Entre 13 e 23 de dezembro de 2023, o Alecrim, a Cidade Alta e a Praça Cívica também foram palco da Trupe Brilha Natal e do Trenzinho Natalino, que levaram música e alegria para quem estava fazendo as compras de fim de ano.

CONFIRA COMO FOI O BRILHA NATAL FECOMÉRCIO RN

Fecomércio RN defende incentivos dos setores de eventos e turismo no Congresso Nacional

A Fecomércio RN participou em fevereiro de ação em Brasília pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A mobilização, organizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), contou com a participação de integrantes das federações de todo o Brasil. O diretor executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, representou o presidente Marcelo Queiroz e cumpriu agenda onde tratou sobre a importância do programa com os deputados federais potiguares Sargento Gonçalves, Benes Leocádio, Robinson Faria e Paulinho Freire; bem como com os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim.

7
C OMÉRCIO NA WEB • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN

HISTÓRIA

Fecomércio

RN celebra 75 anos de apoio ao empreendedorismo potiguar

Aniversário da maior entidade representativa do comércio potiguar será marcado por fórum econômico e empreendedor, discutindo as principais tendências e oportunidades

Clercio Rodrigues e Vinícius Albuquerque

9

Em 2024, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) completa 75 anos de história. Criada no dia 10 de janeiro de 1949, a instituição atua em defesa dos interesses do setor produtivo e lidera um grande sistema de desenvolvimento social. Junto ao Sesc e ao Senac, ela promove diversas ações para levar mais qualidade de vida e capacitação profissional à população potiguar.

“Muita coisa mudou de 1949 para cá, mas nosso compromisso com o Rio Grande do Norte só faz crescer. Não é todo dia que uma entidade como esta, que tem um alcance tão grande e transforma tantas vidas em nosso estado, completa 75 anos; então estamos preparando um ano cheio de novidades e queremos que o povo potiguar comemore conosco”,

afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

FÓRUM MARCA INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES

A primeira ação em comemoração ao aniversário da entidade será o Fórum Fecomércio RN 75 anos, no dia 24 de abril, no Teatro Riachuelo. Partindo do tema “Caminhos para o futuro”, o evento reunirá 1.500 convidados e receberá o “Painel RN em Foco – Parcerias Público-Privadas (PPPs)”, com o economista Guilherme Mercês; a Coordenadora da Secretaria Executiva de PPP da Sefaz BA, Maíra Nieto; e o secretário adjunto da Seplan RN, José Dionísio Gomes.

O evento também contará com palestra da atriz e empresária Giovanna Antonelli; apresentação do Maestro João Carlos Martins, um dos

melhores pianistas do mundo; lançamento de campanha de comunicação institucional, relembrando as mais de sete décadas de história da Federação; e lançamento do livro “Antes que seja tarde”, biografia de Militão Chaves, empresário pau-ferrense que foi o primeiro a ocupar a presidência da entidade.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Para celebrar os 75 anos de história do Sistema Fecomércio RN, que quebrou recorde e realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos em 2023; os próximos meses serão marcados por dezenas de eventos comemorativos.

Junto aos seus braços sociais, Sesc e Senac, a Federação irá promover uma série de ações voltadas não apenas aos empreendedores e trabalhadores do comércio, mas também para toda a sociedade potiguar.

Além do Fórum no Teatro Riachuelo, o calendário comemorativo – que se estende até março de 2025 - prevê edições especiais de eventos que já são tradicionais, como o Circuito Sesc de Corridas e a campanha Mês do Comerciário. O calendário completo e mais detalhes da programação serão divulgados em breve, nos canais oficiais da Fecomércio, Sesc e Senac RN.

CONEXÃO ESPECIAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 11
Diretoria Fecomércio RN 2022-2026

Marcelo Queiroz

Presidente do Sistema Comércio RN

A Fecomércio completa 75 anos em 2024. O que significa esse marco para a entidade?

A Fecomércio RN celebra com orgulho seus 75 anos em 2024, marcando uma jornada de dedicação ao fortalecimento do comércio local. Essa data simboliza não apenas uma trajetória de sucesso, mas também um compromisso contínuo com os empresários e a economia do Rio Grande do Norte. É importante lembrar que, como integrantes do Sistema Comércio, somos hoje um dos maiores sistemas de desenvolvimento social de todo o mundo, com atuação na’s áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, por meio do Sesc, e ainda é a maior instituição de promoção da educação profissional voltada para o setor, por meio do Senac.

Como a Federação evoluiu e se modernizou para acompanhar os novos tempos e, mesmo assim, garantindo sua missão de ser uma voz em defesa dos empresários?

Ao longo dessas sete décadas e meia, a Fecomércio evoluiu significativamente,

adaptando-se aos desafios e às mudanças do ambiente empresarial.

Modernizamos nossos métodos, adotamos novas tecnologias e ampliamos nossos serviços para atender às necessidades em constante transformação dos nossos associados. Saímos da capital e chegamos ao interior, estando cada vez mais presentes por meio de nossos sindicados filiados e também do Senac e Sesc. Mantendonos fiéis à nossa missão, continuamos a ser uma voz ativa e eficaz em defesa dos interesses dos empresários, buscando sempre promover um ambiente de negócios mais favorável e sustentável. Um exemplo disso é o diálogo aberto que temos com o poder público, tanto com os Municípios, quanto o Estado.

Com sete décadas e meia de conquistas, o que esperar do futuro?

Olhando para o futuro, os próximos anos prometem continuar desafiadores, mas também repletos de oportunidades. Pretendemos fortalecer ainda mais nossa atuação, expandindo nossos programas de capacitação, incentivando a inovação e o empreendedorismo e colaborando para o desenvolvimento econômico e social de nossa região. Com base em nossa história de conquistas, estamos confiantes de que a Fecomércio RN continuará a ser um farol fundamental para o crescimento e a prosperidade do comércio potiguar nos próximos anos.

CONEXÃO ESPECIAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 12 ENTREVISTA
• CONEXÃO FECOMÉRCIO RN

Sistema Fecomércio RN bate recorde de atendimentos em 2023

Milhares de famílias potiguares foram impactadas por ações da entidade, composta por Fecomércio, Sesc e Senac RN

• CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 14
Clercio Rodrigues, Daniel Turibio e Leonardo Dantas

No ano passado, Fecomércio, Sesc e Senac RN realizaram mais de 1 milhão e 600 mil atendimentos. O número recorde é fruto de diversas ações de incentivo ao empreendedorismo, lazer, ensino profissionalizante, saúde, educação de qualidade, assistência e cultura desenvolvidas em todo o estado do Rio Grande do Norte.

“Esse número impressionante reflete o grandioso trabalho do Sistema, através da atuação da Fecomércio, do Sesc e do Senac, no apoio à população, ao desenvolvimento social e econômico do estado. Estamos orgulhosos em fazer, cada vez mais, parte do dia a dia do cidadão potiguar”, destaca o presidente do Sistema, Marcelo Queiroz.

Fundado há mais de 70 anos, o Sistema Fecomércio RN é formado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN).

A Fecomércio, que dá nome ao Sistema, atua junto a 16 sindicatos para defender os interesses dos negócios locais e fomentar a economia. O Senac, por sua vez, oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas - como Gestão, Beleza, Idiomas e Gastronomia; enquanto o Sesc promove o bem-estar da população com uma série de ações socioeducativas.

V IDAS T RANSFORMADAS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 15

O Senac RN atua com a missão de educar para o trabalho. Uma de suas parcerias de destaque é com o restaurante Camarões, atuando na formação de líderes.

“Somos conhecidos pela qualidade de nosso atendimento e temos a missão de sempre superar a expectativa do nosso cliente. Nesse sentido, sabemos que podemos sempre melhorar. Certamente, a parceria com o Senac RN só tem a agregar e enriquecer nossa equipe”, afirma a sócia do Camarões, Clara Bezerra.

Outro exemplo é a aluna do Curso Técnico em Enfermagem, Débora Folly, que participou, em 2023, das Competições Senac de Educação Profissional, evento que recebeu quase 9 mil pessoas.

Débora representou o Rio Grande do Norte na ocupação “Cuidados de Saúde e Apoio Social”. Para ela, ter participado do torneio foi essencial para aprimorar ainda mais suas habilidades dentro da área da Saúde. “Quero ser uma profissional qualificada na área que escolhi. Poder participar das Competições Senac foi fundamental no meu processo de aprendizagem e qualificação profissional”, comenta.

V IDAS T RANSFORMADAS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 16 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

CURSOS E CAPACITAÇÕES TRANSFORMAM VIDAS

A artesã Ana Cristina Alcântara foi uma das 400 mulheres potiguares que procuraram o Sesc RN com a vontade de empreender. Ela estava desempregada há cinco anos e encontrou no site do Sesc a notícia sobre os Cursos de Valorização

Social (CVS) lançados em 2023, em Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz, Macaíba e São Paulo do Potengi. De acordo com ela, a realização uniu

Isso é Sistema Fecomércio RN. Isso é para você.

o sonho de fazer bolos e doces, a uma experiência que já tinha com o artesanato.

“O Sesc foi uma benção em minha vida, pois eu já tinha a experiência como artesã e consegui me aperfeiçoar com os bolos. Depois do curso, eu já coloquei em prática, pois peguei encomendas e já entreguei. Agora eu faço o bolo, incremento com uma embalagem decorativa e ainda ocupo minha mente enquanto tenho uma renda extra”, relata.

Senac oferece mais de mil bolsas, democratizando acesso ao ensino profissional

Edital foi lançado no final de fevereiro com cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, T.I., gestão, saúde, beleza, comércio, hospedagem, segurança, moda e produção de alimentos

E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 19
Daniel Turíbio

Com foco em democratizar o acesso ao ensino profissional, possibilitando a oferta gratuita de capacitação de excelência para a sociedade, o Programa de Bolsas Senac lançou, no final de fevereiro, edital com oferta de 1.002 bolsas. Foram disponibilizadas oportunidades para cursos técnicos, livres e de especialização técnica nas áreas de gastronomia, T.I., gestão, saúde, beleza, comércio, hospedagem, segurança, moda e produção de alimentos.

As vagas contemplaram cursos ofertados nas unidades de Natal, Mossoró, Assú e Caicó. Para concorrer a uma bolsa, os candidatos

CURSOS

Ao todo, foram 58 opções de cursos com bolsas disponíveis. Um dos destaques foi a oferta de vagas em cursos técnicos, que se diferenciam por ser uma modalidade que exige um ensino mais aprofundado, com um maior tempo de duração. Ao todo, foram ofercidas 145 bolsas nos cursos de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Hospedagem, Segurança do Trabalho, Informática para Internet, Enfermagem, Administração e Óptica.

precisariam atender aos requisitos do edital como, por exemplo, ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais por pessoa e estar matriculado ou ser egresso da educação básica.

“Por meio do Programa de Bolsas do Senac, levamos oportunidades únicas de qualificação profissional para a população do Rio Grande do Norte e, consequentemente, promovemos a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho com formação profissional de excelência do Senac, o que abre portas para o sucesso na carreira profissional”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Para os cursos livres, que possuem menor duração, foram disponibilizadas vagas para Auxiliar de Cozinha, Garçom, Administrador de Redes, Barbeiro, Maquiador, Programador Web, Programação para Robótica, Assistente Administrativo, Gestão Financeira, Gestão de Pequenos Negócios, Business Intelligence, entre outros títulos. O edital também previu a oferta de três vagas para especialização técnica em Radioterapia.

E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 20

Cursos de Valorização Social do Sesc RN chegam

em 2024 com 180% a mais no número de vagas

Serão mais de 80 turmas até o fim do ano, totalizando 1.680 vagas gratuitas disponíveis na capital e interior

Sucesso de procura e resultados em 2023, o Curso de Valorização Social (CVS) teve o primeiro edital de 2024 publicado pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), disponibilizando 860 vagas nas turmas de culinária e trabalhos manuais, de um total de

1.680 que serão divulgadas até o fim do ano.

As aulas acontecem nas unidades do Sesc RN, com as primeiras turmas iniciadas em março, na Zona Norte (Natal), São Paulo do Potengi e Macaíba, totalizando 80 vagas. Até

OPORTUNIDADE
Leonardo Dantas

julho, outras 39 turmas serão abertas, totalizando 780 vagas, em Natal (Cidade Alta e Zona Norte), Nova Cruz e Caicó. No segundo semestre, será publicado um segundo edital, com as 41 turmas restantes.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, a iniciativa é uma maneira do aluno complementar sua renda familiar ou aperfeiçoar alguma atividade empreendedora já praticada. Ele destaca que relacionado a 2023, o número de vagas representa um aumento de 180%, demonstrando a relevância do projeto dentro do Sesc RN. “Tivemos

uma grande procura e ótimos resultados, como pessoas que já trabalhavam com bolos e nos procuraram para aprender uma nova técnica ou se matricularam na turma de embalagem para incrementar seus produtos”, comenta.

TURMAS

As turmas previstas para este primeiro semestre são: Bolos Tradicionais, Bordado Livre para Iniciantes, Confecção de Embalagens Decorativas, Crochê para Iniciantes, Decoração de Balões, Doces Caseiros, Docinhos para Festas, Introdução

E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 22

a Bijuteria, Pintura em Tecido para Iniciantes, Salgados para Lanches, Sopas e Caldos.

O diretor Regional do Sesc RN, Gedson Nunes, informa que os interessados devem estar atentos ao calendário de turmas e locais dispostos no edital, sempre se matriculando no mês que antecede a aula, presencialmente, em uma Central de Relacionamento do Sesc RN ou on-line na seção Cursos do site sescrn.com.br. “Ao longo do ano as disciplinas estarão sendo divulgadas, então, se naquele mês não saiu algo de culinária naquela cidade, o aluno pode fazer outro curso de interesse e ficar acompanhando pelo nosso site e redes sociais”, adianta.

EMPREENDEDORISMO

Uma das inscritas na turma de Bordado Livre para Iniciantes na cidade de Caicó, Girleide Santos, destacou que vai utilizar o curso além da questão empreendedora e financeira, pois o aprendizado ajudou no tratamento de saúde. “Depois que comecei na turma deixei até de usar meus remédios para dormir. Considero que é uma terapia e ajuda no meu tratamento”, revelou.

O projeto é voltado, preferencialmente, para os trabalhadores

do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e aos estudantes da educação básica da rede pública ou qualquer pessoa cuja a renda familiar mensal não ultrapasse o valor de três salários mínimos. As informações completas constam no edital, disponibilizado no site sescrn.com.br.

E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 23

RECONHECIMENTO

Comemorando cinco anos de reinauguração, Barreira Roxa se destaca na rota da sustentabilidade

Equipamento gerido pelo Sistema Fecomércio RN tem conquistado reconhecimento nacional e internacional, graças à implementação de ações voltadas para sustentabilidade

Daniel Turíbio

Proporcionar a melhor experiência em hospitalidade, aliado aos pilares da responsabilidade social e da gestão sustentável. Foi com essa missão que o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa foi reinaugurado em fevereiro de 2019 e, desde então, vem colecionando prêmios, certificações, e se consolidando no turismo potiguar, despontando como referência no apoio ao desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte.

Em 2024, a reinauguração do Complexo Barreira Roxa completa 5 anos, contribuindo para a competitividade turística do estado. O Sistema Fecomércio RN oferece um equipamento moderno e funcional à sociedade potiguar

composto pelo Hotel, Centro de Ensino Profissional e de Eventos.

No âmbito da formação, a Escola Barreira Roxa oferta anualmente mais de 2 mil matrículas, fortalecendo, a cada ano, a qualificação da mão de obra de uma das atividades econômicas mais importantes do RN. Na última meia década, mais de 10 mil matrículas foram efetivadas em cursos nas áreas de Gastronomia, Turismo e Hospitalidade.

O aluno do curso de Cozinheiro Profissional, Gabriel Pichorim, enxergou a oportunidade de ingressar na área da gastronomia como início de uma nova fase de sua carreira. Ele

E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 25

deixou a faculdade de Engenharia para se dedicar ao empreendedorismo na área da panificação artesanal.

“Cozinhar é uma terapia para mim. Eu percebi que todos os momentos bons que eu tinha com a minha família e amigos eram no ambiente da cozinha. O ato de cozinhar acabava se tornando uma forma de confraternização e isso teve muita influência na minha decisão de mudar de carreira. Fazer um curso de Gastronomia no Senac faz toda a diferença”, relata o aluno.

Não é de hoje que o turismo movimenta os pequenos negócios no país, sendo as micro e pequenas empresas responsáveis por cerca de 90% dos prestadores de serviço regularizados no setor, segundo informações do Ministério do Turismo. Uma dessas é a Jantur, empresa de Janiel Dantas, que formalizou o negócio depois de ter uma formação em Guia de Turismo no Barreira Roxa.

“Em 2018, decidi fazer o curso de Guia pelo Senac por causa das referências e do perfil voltado para o mercado de trabalho. A qualificação superou minhas expectativas. Criei minha empresa de venda de passeios e conto com uma funcionária fixa”, conta Janiel, que tem mais dois colaboradores.

COMPLEXO

Instalado na Via Costeira, em Natal, o hotel desponta como um verdadeiro ícone do trabalho no apoio ao desenvolvimento social e econômico do estado. Com capacidade para acomodar até 150 leitos, o equipamento dispõe de uma ampla área de lazer com o Restaurante Navarro, o Café Dorian Grey e o Bar Teófilo. O equipamento possui também um moderno Centro de Eventos e auditório modulável com capacidade para cerca de 300 pessoas.

GESTÃO SUSTENTÁVEL É RECONHECIDA

Ao longo desses cinco anos, o HotelEscola vem colecionando reconhecimentos e premiações. Em novembro do ano passado, o Barreira Roxa foi agraciado com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023 na categoria Gestão e Governança. O equipamento foi premiado em reconhecimento ao seu case “ESG como Vetor para a Gestão Sustentável em Meios de Hospedagem”.

O Braztoa é considerado a principal premiação brasileira no segmento

E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 26

do turismo sustentável. Iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem, como objetivo, incentivar, reconhecer e dar visibilidade para as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a importância do reconhecimento. “Essa premiação é mais uma chancela para o que fazemos no nosso dia a dia. A sustentabilidade é o pilar fundamental do nosso sistema e está presente em nossos processos e nas ações de todos os nossos colaboradores, gerando resultados extremamente positivos”, afirma.

SELO GOOD TRAVEL

Na esteira das premiações, o Hotel conquistou o Selo Good Travel Seal 2023 - categoria Ouro - de Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos. A certificação, promovida pela fundação holandesa Green Destinations, reconhece o compromisso de empreendimentos turísticos nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social, saúde e segurança em suas rotinas de trabalho.

O Barreira Roxa obteve 96% de conformidade com os critérios estabelecidos

pela Green Destinations. Para se submeterem ao selo, as empresas passaram por uma avaliação com cerca de 57 quesitos, separados em 12 temas, definidos de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.

CERTIFICAÇÕES PROMOVEM O RN COMO DESTINO SEGURO

O diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta, aponta os benefícios que os reconhecimentos proporcionam à atividade turística, projetando o Rio Grande do Norte internacionalmente como destino seguro e responsável.

E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 27

“O Barreira Roxa vem colecionando reconhecimentos e premiações desde sua reinauguração. São premiações nas áreas de segurança sanitária, de higiene, atendimento aos clientes, prestação de serviços e sustentabilidade. Esses reconhecimentos são uma resposta ao trabalho que fazemos para a sociedade”, afirma.

Em outubro, o Barreira Roxa renovou a certificação ISO 21401 de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Concedida desde 2021, o hotel foi o primeiro da América Latina a receber a certificação, além de possuir um Sistema de Gestão, que considera ainda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as práticas de ESG aplicáveis ao segmento hoteleiro.

Após passar por uma rigorosa auditoria externa, o equipamento recebeu a aprovação pela implementação

de boas práticas em seus processos, rotinas de trabalho e valorização da gestão de pessoas.

HÓSPEDES CONFIRMAM QUALIDADE DO HOTEL

Em 2024, o equipamento conquistou, pelo quinto ano consecutivo, outro importante reconhecimento: o prêmio Traveller Review Awards, concedido pelo site de buscas e reservas de hospedagem Booking.com. A iniciativa reconhece os hotéis mais bem avaliados pelos viajantes, após a estadia.

O Barreira Roxa atingiu a nota média de 9,3, pontuação que o classificou como estabelecimento que proporciona “experiências incríveis” aos viajantes. Além da avaliação da experiência durante a estada, os hóspedes também classificam o estabelecimento em critérios como limpeza, conforto, instalações, localização e atendimento.

• CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 28

COZINHAR É UMA

TERAPIA PARA MIM

E ISSO TEVE MUITA

INFLUÊNCIA NA MINHA

DECISÃO DE MUDAR DE CARREIRA. FAZER UM

CURSO DE GASTRONOMIA

NO SENAC FAZ TODA A DIFERENÇA”

Gabriel Pichorim Aluno do Hotel-Escola Barreira Roxa

A SUSTENTABILIDADE É

O PILAR FUNDAMENTAL

DO NOSSO SISTEMA

E ESTÁ PRESENTE EM

NOSSOS PROCESSOS

E NAS AÇÕES DE TODOS OS NOSSOS

COLABORADORES, GERANDO RESULTADOS

EXTREMAMENTE

POSITIVOS”

Marcelo Queiroz Presidente do Sistema Fecomércio RN

• CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 29

VIVA CIDADE ALTA

Sesc inova no carnaval de Natal e reúne 23 mil pessoas na avenida Rio Branco

O projeto Sesc Parada na Ladeira conseguiu unir o tradicional carnaval de rua, com charangas e bonecos gigantes, aos estilos mais atuais

Leonardo Dantas

Cerca de 23 mil pessoas. Este foi o público estimado pelo Corpo de Bombeiros no evento inédito que abriu a programação do carnaval do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), que conseguiu unir o tradicional carnaval de rua, com orquestras de sopro, charangas, bonecos gigantes e escola de samba, ao som do cantor Ricardo Chaves. O evento aconteceu no dia 1º de fevereiro, e percorreu as ruas do Centro e Cidade Alta, encerrando em

frente à unidade do Sesc da avenida Rio Branco.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, ressaltou que o Sesc Parada na Ladeira foi apenas a abertura do carnaval do Sesc, que contemplou uma ampla programação por todas as unidades do estado. Ele destacou ainda o objetivo do projeto em Natal, ou seja, levar entretenimento à população e movimentar o comércio. “Com isso, queremos trazer

ASSISTA O VÍDEO DO EVENTO

o povo de volta ao comércio tradicional, frequentando a Cidade Alta. Ações como essa desenvolvida pelo Sesc RN incrementam a economia local e valorizam a cultura. Estamos revivendo a tradição dos antigos carnavais de rua. Uma festa para todos dançarem e sorrirem”, comentou.

Um dos foliões presentes, Ivan Narcísio, levou a neta, filhos e amigos. De acordo com ele, o Centro de Natal necessita de investimentos e atrações que possibilitem o divertimento da família. “O Sesc está de parabéns em trazer Ricardo Chaves para cantar aqui perto da gente. Estou muito satisfeito, pois trouxe minha netinha que é fã dele e está aqui no pé do palco em segurança”, disse.

O diretor Regional do Sesc RN, Gedson Nunes, detalhou que a programação

de carnaval do Sesc não estaria restrita a Natal, com ações previstas para Caicó e Mossoró. “Demos o ponta pé inicial com o show de Ricardo Chaves e essa comemoração também ocorreu no interior do estado, sobretudo, valorizando o artista local e nossa cultura”, afirmou.

Para o representante da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos, o bairro de Cidade Alta ficou grato ao Sesc pela iniciativa, explicando que ações como o Sesc Parada na Ladeira ajudam no comércio com o movimento das pessoas e é uma opção de entretenimento. “Ficamos muito felizes em ver pessoas de diversos bairros frequentando o Centro de Natal graças a este evento promovido pelo Sesc, assim como tantos outros. O Centro é grato com este evento de carnaval, um bom exemplo do que temos a oferecer”, comentou.

AÇÕES COMO ESSA

DESENVOLVIDA PELO

SESC RN INCREMENTAM A ECONOMIA LOCAL E

VALORIZAM A CULTURA”

Marcelo Queiroz Presidente do Sistema Fecomércio RN

FICAMOS MUITO FELIZES EM VER PESSOAS DE DIVERSOS

BAIRROS FREQUENTANDO O CENTRO DE NATAL E

GRAÇAS A ESTE EVENTO

PROMOVIDO PELO SESC”

Rodrigo Vasconcelos Presidente da Viva o Centro

L AZER , E SPORTE E C ULTURA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 32

Sesc Mesa Brasil celebra recordes de arrecadações em parceria com grandes eventos

Programa vem superando as metas e beneficiando cada vez mais pessoas e entidades, com a ajuda das empresas doadoras

O ano de 2024 começou com uma ótima notícia para o programa Sesc Mesa Brasil por causa da arrecadação recorde de 14,8 toneladas em um único evento, ocorrida durante a partida de futebol entre o Flamengo e a Portuguesa/RJ, em Natal, no mês de janeiro. A parceria

do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) com grandes eventos pensando em ações sociais tem se mostrado um modelo exitoso, somando 40 toneladas em gêneros alimentícios arrecadados nos últimos quatro eventos parceiros.

SUPERAÇÃO Leonardo Dantas

Para obter o resultado recorde no jogo do Flamengo, com apoio da Arena das Dunas, foi colocada à disposição dos torcedores em todos os setores do estádio a opção da “meia solidária”, ou seja, os ingressos contaram com descontos de até 50% se fosse doado um quilo de alimento não perecível no dia da partida. A marca anterior era de 14,2 toneladas em um único evento, alcançada no show Tardezinha do cantor Thiaguinho, ocorrido em 2023 no mesmo modelo de ingresso solidário.

O responsável por Conteúdo e Marketing do Arena das Dunas, João Henrique Lemos, falou que este tipo

de parceria social é benéfica para as empresas envolvidas e, principalmente, às famílias contempladas. “O Arena das Dunas é bem mais do que um marco arquitetônico na cidade do Natal com a capacidade de impactar milhares de pessoas. Somos um instrumento social e o Sesc Mesa Brasil vem somar com essa ideia”, afirmou.

Outros dois eventos parceiros, o Festival Música Alimento da Alma (MADA) e Ribeira Boêmia arrecadaram juntos 11 toneladas em alimentos. Para o idealizador e organizador do MADA, Jomardo Jomas, a união das marcas tem muito a ver com o ideal do Festival. “Foi uma experiência muito

L AZER , E SPORTE E C ULTURA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 34

gratificante ser parceiro do Mesa Brasil. Há 25 anos que alimentamos a alma das pessoas com música e, graças ao Sesc, podemos também oferecer um alimento digno para quem precisa. Vale salientar que a parceria faz as doações chegarem a mais pessoas e de forma segura, pois temos a certeza onde será doado”, comentou.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirmou que esse trabalho integrado entre o Sesc e grandes eventos tem um objetivo final, que é combater a fome de maneira compartilhada. “Levamos alimento de onde tem para onde é preciso, promovendo uma cultura de responsabilidade social e promoção ao direito humano à alimentação. É um trabalho que acompanhamos de perto, pois sabemos a importância e ainda ajudamos ao não desperdício de alimentos, por meio de oficinas e ações educativas” explicou.

Apenas em 2023, o Sesc Mesa Brasil beneficiou 407.330 pessoas no estado, com um total de 1.690.521 kg. O Centro de Lazer e Atividades da Melhor Idade (Calmi) que atende em média 150 idosos com atividades diárias de canto, ginástica e memorização, foi uma das instituições parceiras que recebeu doação ao longo dos anos.

A responsável pela entidade, Terezinha Cavalcante detalhou que os itens entregues pelo Sesc são divididos em porções iguais para cada associado. “Recebemos os alimentos, seja qual for a quantidade, e fazemos essa divisão. No Calmi, o idoso tem aula de canto, memorização, esporte e dança. Graças ao Sesc

L AZER , E SPORTE E C ULTURA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 35

e a Fecomércio podemos ter esse alimento, que ajuda nas nossas atividades”, comentou.

As doações do Sesc Mesa Brasil são exclusivas para entidades cadastradas, por isso, o Sesc RN segue a diretriz do Departamento Nacional o qual exige CNPJ ativo, Título de Utilidade Pública, cadastro no Conselho de Assistência Social Municipal e análise da equipe técnica. A partir daí, é feita a seleção por triagem e lista de espera.

O diretor Regional do Sesc RN, Gedson Nunes, ressalta que todos os pedidos são avaliados tecnicamente e para agilizar, o atendimento pode ser feito presencialmente nas unidade Cidade Alta e Mossoró, ou por e-mail (mesabrasil@rn.sesc.com.br).

“Tentamos ser democráticos e chegar ao maior número de pessoas em Natal, Mossoró e Caicó. Sempre recebemos doações em nossos eventos e precisamos de uma equipe que faça essa arrecadação e entrega nas entidades em tempo hábil”, detalhou.

L AZER , E SPORTE E C ULTURA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 36

SAÚDE

No combate ao sedentarismo, Sesc RN oferece diversas

modalidades esportivas

Pesquisa do IBGE apontou que 40% dos adultos no Brasil não praticam atividade física ou realizam menos de 150 minutos de exercício por semana

O sedentarismo está entre as principais causas ou complicadores de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão arterial, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS-IBGE 2019) apontou que 40% dos brasileiros adultos não pratica nenhuma atividade física ou realizam menos de 150 minutos de exercício por semana.

Além disso, o levantamento apresentou dados preocupantes associados à população insuficiente ativa, ao identificar que cerca de 33% dos jovens adultos – 18 a 39 anos – estão nessa condição de risco. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, esse mesmo público apresenta o risco entre 20% e 30% maior de morte em comparação com os fisicamente ativos.

Leonardo Dantas

O clínico geral da Clínica Integrada do Sesc RN, o médico Luan Galvão, explica que a atividade física é recomendada a todas as pessoas, contudo, alguns cuidados devem ser adotados. “O exercício físico é recomendado a todas as idades, mas é importante se preparar antes de iniciar um esporte. Deve-se procurar um médico para fazer uma avaliação e realizar os exames complementares, principalmente, se for um paciente com comorbidades. Estando apto, o paciente poderá iniciar suas atividades sem prejuízo à saúde”, afirma.

SERVIÇO DE QUALIDADE

Para diminuir os efeitos do sedentarismo no RN, o Serviço Social do Comércio (Sesc RN) oferece modalidades esportivas a preços diferenciados em Natal (Cidade Alta, Zona Norte e Potilândia), Mossoró, Caicó, Nova Cruz e São Paulo do Potengi.

Ao todo, são mais de 15 modalidades à disposição do público, desde os esportes de quadras poliesportivas às piscinas, com natação e hidroginástica. O Sesc RN recebe alunos de diversos públicos, desde a iniciação esportiva para crianças a partir de 4 anos de idade, com o “esporte kids”, até atletas seniores, em diversas modalidades.

Entre os diferenciais estão os ambientes confortáveis e modernos onde acontecem as aulas e a equipe técnica, formada por profissionais selecionados e preparados.

Para fazer a matrícula, o interessado deve ir até as Centrais de Relacionamento em qualquer das unidades do Sesc RN. Mais informações sobre quais as modalidades oferecidas, horários e outros detalhes, acesse o site do Sesc, sescrn.com.br/ lazer/modalidades-esportivas.

DICAS PARA INICIAR

UMA ATIVIDADE FÍSICA

L AZER , E SPORTE E C ULTURA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 38
ULTURA

Sistema Fecomércio RN

divulga ações e estreita parcerias em Lisboa e Berlim

A comitiva, liderada pelo presidente Marcelo Queiroz, visitou feiras de turismo e realizou reuniões técnicas com parceiros

Luana Batista e Virgínia França

Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) estiveram em missão técnica em Lisboa, Portugal; e em Berlim, na Alemanha, entre 27 de fevereiro e 8 de março, com o objetivo de visitar as principais feiras do segmento turístico e prospectar parcerias internacionais para fortalecer o turismo potiguar.

Liderada pelo presidente Marcelo Queiroz, a comitiva contou com a participação de diretores e do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Costa; além de equipe da Fecomércio PE, liderada pelo presidente Bernardo Peixoto Sobrinho, e da Fecomércio Amapá, pelo presidente Ladislao Monte.

A primeira parada foi na Bolsa de Turismo de Lisboa, a BTL, que foi marcada por uma série de encontros do grupo, com entidades brasileiras e portuguesas que possuem parceria com o Sistema Comércio, em especial no Rio Grande do Norte.

Durante a abertura do evento, Queiroz teve a oportunidade de cumprimentar o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, e destacar as ações da Confederação Nacional do Comércio (CNC) para o fortalecimento do Comércio, dos Serviços e do Turismo

brasileiros, bem como a importância de parcerias entre os dois países.

O fortalecimento dessas relações também foi pauta de conversa com o embaixador brasileiro, Raimundo Carreiro, que foi recebido pela governadora Fátima Bezerra, no estande do estado no evento.

Outra articulação importante foi com o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, que foi convidado pelo presidente da Fecomércio para participar da reunião de Diretoria da Federação, em abril, para apresentar o Plano de Trabalho da nova operadora do Aeroporto de Natal.

A promoção do RN e os projetos desenvolvidos pela Fecomércio também foram discutidos em encontro com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e com o gerente de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis.

I NVESTIMENTOS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 41

Marcelo Queiroz destacou que a BTL é uma das principais feiras da Europa e reúne profissionais do setor turístico de todo o mundo. “É muito importante essa participação do Governo do RN, dos nossos principais municípios turísticos e de diversos empresários do trade, em especial porque, estando aqui, estamos atingindo não só o mercado português, mas todo o mercado europeu”, afirmou.

Segundo ele, o evento é uma oportunidade única de prospectar negócios com agências, operadoras e profissionais do turismo com foco na captação do turista internacional.

Os deputados estaduais, Kerginaldo Jacome, Tomba Farias, Luiz Eduardo e Ivanilson Oliveira; bem como o prefeito de Santa Cruz, Ivanaldo Bezerra, e representantes dos municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Natal e Extremoz, além da ABIH RN, também estiveram presentes no evento. Eles discutiram propostas de novas ações com a equipe da Fecomércio RN e do Senac RN.

PARCERIA É FORTALECIDA COM

AP HOTÉIS PARA INTERCÂMBIO

PROFISSIONAL

O Sistema Fecomércio RN também cumpriu agenda com executivos da Rede AP Hotéis, uma das principais

da hotelaria portuguesa, com quem o Senac RN possui parceria para envio de alunos egressos com foco no intercâmbio profissional.

Desde 2022, a entidade enviou 29 alunos para a AP Hotéis, nas áreas de auxiliar de cozinha, garçom e cozinheiro. Atualmente, está em andamento processo seletivo de outras 30 vagas, nas mesmas áreas, para as quais cerca de 50 profissionais formados pelo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa estão concorrendo.

GRUPO VISITA O MELHOR CENTRO DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

A missão técnica teve como foco o intercâmbio de experiências de formação profissional, com visita à Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril (ESHTE), premiada como melhor Centro de Formação em Turismo de Portugal.

Na ocasião, o presidente da entidade, Carlos Brandão, o vice-presidente, João Reis, e a técnica de Relações Internacionais, Cláudia Pena, apresentam o portfólio, principais projetos e a estrutura da ESHTE. Brandão explicou que a entidade é responsável pela criação, transmissão e difusão de conhecimentos relacionados as áreas do Turismo, da Hotelaria e

I NVESTIMENTOS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 42

da Restauração, visando a interação com o mercado de trabalho nas perspectivas acadêmica, da prática profissional e da adequação às oportunidades de exercício da atividade.

O diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta, reforçou que este foi um primeiro contato. “A partir de agora, iremos aprofundar as discussões para construirmos uma agenda conjunta baseada nos temas de interesse levantados”, explicou.

ENTIDADES PORTUGUESAS

CONHECEM O TRABALHO DO SISTEMA COMÉRCIO

O grupo composto por dirigentes do Sistema Comércio do RN, de Pernambuco e do Amapá realizou uma série de reuniões no escritório da Confederação Nacional do Comércio (CNC) na capital lusitana, com o objetivo de identificação de

novas oportunidades e fortalecimento de projetos existentes.

A Câmara de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Portugal foi representada pelos diretores de Turismo, Territórios e Criatividade, Artur Braga; e de Cultura, Esporte e Novos Projetos, César Cronenbold.

Entre os interesses comuns, os destaques foram para as áreas de internacionalização da operação de empresas brasileiras, sustentabilidade e governança de destinos turísticos.

Artur Braga destacou o trabalho desenvolvido no contexto de cidades criativas, bem como a demanda cada vez maior do consumidor europeu para o turismo sustentável. Já a secretária de Turismo do RN, Solange Portela, representou o Governo do Estado durante toda a agenda e reforçou a importância da atividade turística para a econômica local.

I NVESTIMENTOS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 43

DELÍCIAS DO BRASIL

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, mantém parceria para construção de um projeto de intercâmbio de conhecimentos com a Escola

Profissionalizante de Nazaré. No encontro, foi lançado o Intercâmbio Profissionalizante, onde alunos e ex-alunos da entidade portuguesa terão a oportunidade de vir ao HotelEscola Senac Barreira Roxa, em Natal.

Durante uma semana, eles poderão desenvolver competências com o curso de gastronomia regional “Delícias do Brasil”, além de apreciar roteiros turísticos e conhecer detalhes do funcionamento do Barreira Roxa, que é referência internacional em sustentabilidade e qualidade para hotelaria.

Para o diretor geral da Escola de Nazaré, Pedro Ferreira, esta colaboração representa “um marco significativo na promoção da excelência profissional e no enriquecimento cultural, proporcionando uma experiência única de intercâmbio para os alunos”.

OPORTUNIDADES GLOBAIS

Outro tema discutido foi a globalização de oportunidades de trabalho e a ampliação de intercâmbio profissional em Portugal com a Multitempo by

Job&Talent, agência de recrutamento parceira do Senac RN. A diretora geral, Isabel Borges, a diretora Comercial e Marketing, Sara Ferreira, e a gerente de Atendimento, Helena Cardador, estiveram presentes no encontro.

Desde 2022, cerca de 40 alunos já participaram de intercâmbio, trabalhando por seis meses em hotéis de grande porte portugueses, com todo auxílio no processo de documentação, salários e benefícios, tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência de trabalho internacional e voltar para o mercado potiguar ainda mais preparados.

Para Isabel Borges, a qualidade técnica da formação do Senac RN é um grande diferencial. Neste primeiro semestre de 2024, outros 30 ex-alunos estão sendo recrutados para um novo ciclo de trabalho. Eles devem iniciar o processo de intercâmbio profissional até abril, as vagas são nas áreas de garçom, auxiliar de cozinha e cozinheiro.

MISSÃO TÉCNICA TEM AUDIÊNCIA

COM O MINISTRO DO TURISMO

NA ALEMANHA

Na capital da Alemanha, a comitiva da Fecomércio RN prestigiou a 58ª edição do Fórum ITB Berlim – o maior evento de turismo do mundo, que reuniu mais de 10 mil expositores de

I NVESTIMENTOS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 44

cerca de 180 países, entre os dias 5 e 7 de março.

A Feira foi uma oportunidade única de conhecer novas tendências, trocar ideias e fazer networking com profissionais de todo o mundo. Com debates e diagnósticos sobre o cenário atual e no futuro do turismo, a ITB Berlim é a chave para entender o mercado de turismo global.

“Sabendo da importância do turismo, a Fecomércio esteve presente na ITB Berlim, para conhecer boas práticas com foco na promoção de novas maneiras de fomento ao turismo

sustentável para o estado e analisando cenários para que esta atividade possa impulsionar, ainda mais, a economia local”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.

A agenda contou com audiência com o ministro do Turismo, Celso Sabino, onde o presidente Marcelo Queiroz tratou de temas relacionados às ações do Sistema Comércio e possibilidade de parcerias em prol do fortalecimento do turismo nacional, com foco especial em boas práticas de governança e sustentabilidade aplicadas ao turismo, desenvolvidas no Rio Grande do Norte.

DEL TURISMO: MUNICÍPIOS BRASILEIROS SÃO PREMIADOS EM BERLIM

Durante a feira, a organização holandesa Green Destinations reconheceu os principais destinos turísticos sustentáveis: Tibau do Sul recebeu a Certificação Prata e a premiação TOP 100 – Melhores Histórias; São Miguel do Gostoso a Certificação

I NVESTIMENTOS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 45

Bronze; juntamente com Fernando de Noronha (PE), destino que tem recebido a metodologia DEL a partir de acordo de cooperação técnica entre o Rio Grande do Norte e o estado de Pernambuco.

A organização internacional é vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável), formada por especialistas em turismo sustentável do mundo todo, que certifica destinos turísticos pela avaliação na forma como gerenciam e administram seu patrimônio, ambiente, clima e a qualidade de sua oferta turística.

Marcelo Queiroz destacou que a Green Destinations tem sido uma importante parceira no processo de consolidação dos destinos sustentáveis no Brasil e, notadamente, no Rio Grande do Norte. “Podemos verificar claramente

a importância desta certificação no processo de trabalho do Programa DEL Turismo. É uma chancela externa, de uma entidade reconhecida mundialmente. A nossa atuação tem sido perene e muito bem fundamentada, com um foco muito grande no equilíbrio dos pilares ambiental, social e econômico. Com essa parceria, todos ganham. Somos testemunhas dos resultados no Rio Grande do Norte e sabemos o quanto esse posicionamento é importante para os destinos e empresas brasileiras”, afirmou.

O presidente da Fecomércio RN também participou de audiência com o presidente do Green Destinations, Albert Salman. Em 2025, o Rio Grande do Norte deve receber evento global promovido pela entidade com foco no turismo sustentável, com apoio do Sistema Fecomércio.

I NVESTIMENTOS • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 46

RICARDO GESSE, CEO DA ZURICH AIRPORT NO BRASIL

Virgínia França

No dia 19 de fevereiro, o Aeroporto Internacional de Natal iniciou uma nova administração.

Após sair vencedora do leilão que aconteceu em maio de 2023, a Zurich Airport tem um papel fundamental no fomento da economia do RN, principalmente no Turismo, uma das

principais atividades econômicas do estado.

Desde que iniciou o processo de transição da gestão do equipamento, a Fecomércio RN está presente em reuniões com o trade turístico e equipe técnica da multinacional apresentando ideias, propostas para recuperação do equipamento, em paralelo, aos destinos turísticos.

Para saber um pouco das ações previstas pela Zurich Airport, a revista Conexão Fecomércio RN conversou com o CEO da Zurich Airport, Ricardo Gesse. Confira entrevista completa.

E NTREVISTA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 47

Qual a expectativa da Zurich com o Aeroporto de Natal?

Nossos investimentos são com foco na qualidade e na experiência dos nossos passageiros. Temos o compromisso de, ao longo dos próximos 30 anos, trazer melhorias que vão elevar o aeroporto a um novo patamar, o que irá contribuir para o desenvolvimento da região. Nossas expectativas são as melhores possíveis, ciente que o Aeroporto de Natal tem um bom potencial logístico, de voos e consequentemente de fluxo de passageiros. Também vamos introduzir nosso programa de sustentabilidade e tornar o Aeroporto de Natal uma referência no setor.

Quais serão as principais medidas que a Zurich vai implantar no terminal?

Em termos de investimento, há previsão de mais de R$ 12 milhões, em 2024, e R$ 50 milhões nos próximos 5 anos. Em obras e melhorias, já está em execução a nova infraestrutura acústica e climatização do terminal, instalamos um novo sistema de som e melhorias no ar-condicionado e saídas de ar; bem como a limpeza profunda de todas as áreas do terminal e melhorias arquitetônicas. Assinamos

o contrato da primeira sala VIP, nos terminais domésticos e internacionais, com a operadora Advantage Vip Lounge, com previsão de abertura ainda em 2024.

Outra excelente novidade é o preço do estacionamento, que reduzimos em 30% o valor da primeira diária, saindo de R$ 56 para R$ 39, desde que assumimos. Está funcionando também a internet gratuita, que permite ao passageiro permanecer online 24h.

O terminal foi projetado para ser um hub e com o passar dos tempos, perdemos espaço entre os outros estados nordestinos. Podemos recuperar esse tempo perdido?

O Aeroporto de Natal possui uma infraestrutura de pistas e terminal de alta qualidade, capaz de acomodar o crescimento tanto de voos domésticos quanto internacionais. A Zurich Airport Brasil vai trabalhar para potencializar o desenvolvimento e o crescimento de rotas. Será fundamental a parceria com poder público e trade turístico nesta direção.

E NTREVISTA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 48

O Centro Internacional dos Correios ajudará nessa recuperação?

Os Correios podem impulsionar o desenvolvimento logístico e imobiliário do sítio aeroportuário. E a concretização do hub dos Correios no Rio Grande do Norte é um dos focos da Zurich Airport Brasil. Mas, independentemente dos Correios, devemos começar o trabalho agora para o crescimento do movimento de cargas do aeroporto.

Sabemos que só os reparos no terminal, mudança de gestão, não resolverão o impulsionamento do turismo do RN. O que o senhor acha que o RN deve fazer em relação ao turismo como atividade econômica?

O estado do Rio Grande do Norte precisa buscar o alinhamento de toda a cadeia envolvida direta ou indiretamente com o turismo - da secretaria da fazenda à associação dos hotéis, da secretaria de turismo às operadoras de turismo. Todos podem contribuir e devem estar alinhados com o objetivo único. Outro ponto é que precisamos mostrar os nossos diferenciais com relação a outros destinos turísticos.

As tarifas aéreas, tanto de quem parte de Natal e para quem chega, são altíssimas. A Zurich tem alguma medida quanto a isso?

Os preços de passagens são política tarifária da companhia aérea. Nosso intuito é atuar junto as companhias aéreas para expandir a oferta, o que pode resultar em preços mais atrativos. Vale esclarecer que a dinâmica de tarifas obedece a uma regra de antecipação de compra. Outro ponto importante é que cerca de 40% do custo da empresa aérea é relacionado ao combustível. Os Estados em que o combustível possui menor imposto sobre QAV (querosene de aviação) tendem a ter preços mais atrativos. Estamos trabalhando junto ao Governo para ter uma política de incentivo aos impostos de QAV.

A Fecomércio RN e outras entidades podem ajudar nesse trabalho?

Sim. A entidade pode atuar no desenvolvimento logístico e como catalizador das interações entre trade, poder público e aeroporto.

E NTREVISTA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 49

Fecomércio RN sugere oportunidades de PPPs e concessões no turismo do RN

Representantes do trade e do poder público debateram possíveis equipamentos e áreas do estado que podem se tornar Parcerias Público-Privadas

Mais de dez equipamentos e áreas de exploração turística foram sugeridos como oportunidades para concessões e Parceria Público-Privadas (PPPs) no Rio Grande do Norte, durante reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio RN, realizada em fevereiro. As sugestões foram apresentadas aos representantes da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan RN), responsável atualmente pelos projetos de permissões no estado.

A CET é um órgão consultivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) que reúne representantes de entidades empresariais do segmento para debater e apresentar propostas ao poder público e fomentar a cadeia turística do RN.

Durante a reunião, o adjunto da Seplan, José Dionísio Gomes, juntamente com o coordenador de Concessões e Permissões da Secretaria, Leonardo

Vinícius Albuquerque

Araújo, e a coordenadora adjunta da área, Carla Rêgo, explanaram sobre a Lei Complementar n° 740 de 2023 (Lei das PPPs), bem como os decretos que a regulamentaram em dezembro do ano passado.

Um dos avanços destacados é justamente a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), instrumento pelo qual, uma pessoa física ou jurídica pode apresentar ao poder público seu interesse em explorar um ativo

após demonstração de estudos de viabilidade técnica previstos também na legislação.

DEBATE AJUDA A ENCONTRAR OS MELHORES CAMINHOS

Representantes das entidades presentes trouxeram diversas sugestões de equipamentos que, na visão deles, podem hoje serem explorados como: Museu da Rampa; Forte dos Reis Magos, Cajueiro de

S ISTEMA F ECOMÉRCIO A PRESENTA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 51

Pirangi; Centro de Turismo; Centro de Convenções; Estrada de Pipa; Parque das Dunas; Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim Guaraíra; APA Genipabu e Vale das Cascatas, dentre outros.

O coordenador da CET, George Costa, destacou a importância do debate em torno do tema para que as concessões sejam benéficas não só para o Estado e o investidor, mas também para o cidadão e turistas que se beneficiarão delas.

O vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda – que representou o presidente Marcelo Queiroz na reunião – destacou que a Federação está de portas abertas para abrir espaços de debate como este. “Estamos disponíveis para apoiar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e entendemos que esse tema das PPPs é fundamental para o crescimento de nossa economia”, afirma.

Para o secretário adjunto, José Dionísio, o momento é de dar as mãos.

“As PPPs e concessões são um caminho para operacionalizarmos diversos ativos e garantir seu bom funcionamento e a parceria com a iniciativa privada, em momentos como hoje, é fundamental para ouvirmos as propostas e discutirmos aquilo que pode ser mais viável”.

CONCESSÕES NA ÁREA AMBIENTAL SÃO DESTAQUE

Entre os equipamentos citados, de acordo com o secretário, o que pode estar mais próximo de ser estudado é o Centro de Convenções de Natal, pela possibilidade de se tornar uma concessão comum, onde a iniciativa privada entraria como a única investidora. Porém, a reunião trouxe exemplos de equipamentos ambientais que podem ganhar muito com as PPPs como é caso do Parque das Dunas.

O vice-presidente do Natal Convention & Bureau, George Gosson, citou que algumas das possibilidades para o ativo seria a criação de uma ligação por meio da Via Costeira, levando a natureza para perto dos turistas na praia.

Por sua vez, o coordenador da CET, George Costa, sugeriu à Seplan visitas técnicas para conhecer as boas práticas no Brasil, como é o caso das Cataratas do Iguaçu (PR) e Fernando de Noronha (PE).

Além do Parque das Dunas, as APAs Bonfim-Guaraíras e Genipabu seriam outros espaços onde concessões da área ambiental poderiam ser feitas garantindo a proteção ambiental necessária, com uma exploração do turismo de forma sustentável.

S ISTEMA F ECOMÉRCIO A PRESENTA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 52

Fecomércio RN e LIDE realizam Pós NRF 2024 para discutir os maiores temas do varejo mundial

Evento trouxe a curadoria de Fred Alecrim e Caio Camargo apresentando as novidades da maior feira de varejo do mundo

Considerada o maior evento de varejo do mundo, a convenção anual da National Retail Federation – NRF é sempre uma oportunidade de descobrir o que vai movimentar o comércio no ano. Em 2024, não foi diferente. Por isso, a Fecomércio RN em parceria com o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) realizou em janeiro o Pós NRF 2024.

Com cerca de 300 participantes, o evento trouxe um resumo das

impressões dos consultores Caio Camargo e Fred Alecrim sobre a feira realizada em Nova York, onde eles destacaram inovações em tecnologia, como a Inteligência Artificial, e enfatizaram a importância de focar no básico, como proximidade com a comunidade e experiência do cliente.

Reconhecendo a importância inegável da tecnologia, Fred Alecrim trouxe um convite a fazer bem o básico. O empresário, palestrante e

Vinícius Albuquerque

fundador da UAUgoMais apresentou vários exemplos práticos de iniciativas divididas entre tendências, pendências e urgências.

Fred destaca temas como proximidade com a comunidade, sustentabilidade e experiência do cliente. “Existem coisas práticas que podem ser implementadas hoje e que rendem resultados imediatos no negócio”.

IA VAI FORÇAR EMPRESAS A SEREM MAIS PRODUTIVAS

Referência no universo varejista, Caio Camargo é arquiteto, consultor e co-host do Varejocast. Com vasta experiência como palestrante, professor e investidor, Caio dedica-se a ajudar varejistas a prosperar. Para ele, a Inteligência Artificial está mudando a forma da sociedade se relacionar, especialmente, no varejo.

“Nos Estados Unidos, existem problemas de produtividade e no Brasil, muito mais. Então, acho que o papo da IA tem estado tão forte nos negócios que ela vai forçar as empresas a serem mais produtivas. Vai haver uma distância entre as empresas que vão estar automatizadas, usando inteligência artificial para otimizar estoque, vender, entre outros; e as tantas outras empresas que não estão fazendo. Isso vai criar um abismo, um desafio gigantesco para essas empresas hoje no mercado”.

Para Camargo, é preciso se capacitar sobre o assunto, aprender a aprimorar as perguntas, formular bons questionamentos para obter bons resultados. “A grande mudança acontece quando as pessoas entendem os comandos, as linguagens, para solicitar as informações certas para as inteligências artificiais, não importa qual plataforma seja hoje”, avalia.

AS EMOÇÕES HUMANAS AINDA SÃO INSUBSTITUÍVEIS

Porém, mesmo em um mundo onde as IAs começam a realizar ações cada vez mais conscientes e sozinhas, Caio Camargo acredita que os humanos não serão substituídos em tudo. Enquanto a Inteligência Artificial será utilizada para questões complexas e automáticas, as pessoas estarão ligadas às atividades que exigem reflexões e subjetividade.

“Hoje, você não faz um cálculo complexo sem usar uma calculadora. A maioria das nossas tarefas vai passar de alguma maneira por uma inteligência artificial no processo. Já o humor, que é uma característica humana, pode ser tecnicamente criado, mas dificilmente vai sair na mesma linguagem. Por isso, acho que questões de entender o problema que preciso resolver e como revalido essa resposta de uma inteligência artificial, ainda são o grande papel humano nessa história”, afirma.

S ISTEMA F ECOMÉRCIO A PRESENTA • CONEXÃO FECOMÉRCIO RN 54
RN.SENAC.BR 4005-1000
|

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.