Revista Fecomércio PR - nº 164

Page 1


Cursos grátis para você vencer na carreira.

O Senac Empresas é uma iniciativa que oferece cursos gratuitos para profissionais, com foco no desenvolvimento de habilidades e aumento da produtividade no mundo corporativo, além de benefícios exclusivos para as empresas parceiras. empresas.senac.br/

Certificação gratuita

Com reconhecimento no mercado

Custo zero

Sem pegadinhas e sem custo algum

Flexibilidade de tempo

Faça onde, como e quando quiser

Cursos exclusivos

Empresa parceira tem acesso a cursos exclusivos

Tem interesse? Converse com sua instituição sobre o Senac Empresas.

Saiba mais em:

UM ANO PARA NÃO ESQUECER

Os números atingidos pela economia paranaense em 2024 foram extraordinários. O ano nos trouxe a consolidação como a quarta economia nacional, superando o Rio Grande do Sul e ficando abaixo apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Não foi por outro motivo que o resultado mereceu ganhar a capa desta edição nº 164 da Revista Fecomércio/PR, que, por sinal, comemorou neste mês de janeiro os 25 anos do seu lançamento, em janeiro de 2000.

Já este 2025 também começou prometendo. Ainda que haja receio de alguma queda nos índices econômicos por conta dos juros e da política internacional, as atividades do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná largaram com a corda toda.

O verão no litoral obteve um sucesso sem precedentes, graças à parceria entre o nosso Sistema e o governo do estado, levando quase dois milhões de pessoas aos shows realizados nas arenas montadas em Matinhos/Caiobá e Pontal do Paraná.

A Fecomércio, cujo aniversário de 77 anos se deu em 19 de janeiro, levou uma comitiva ao Show Rural, em Cascavel, e traz os dados da Geração Beta, que serão os consumidores do futuro, assim como os resultados do Relatório da Sistema em 2024.

O Sesc, ao lado de suas atrações de verão, está comemorando o fato de os resultados dos vestibulares terem superado todas as expectativas, com aprovação recorde dos alunos egressos dos colégios e dos cursinhos mantidos por ele.

O Senac destaca os quase três mil alunos de Aprendizagem que iniciaram o curso em fevereiro, um número para lá de expressivo. Também, a Semana de Aperfeiçoamento, evento específico para aprimorar as habilidades do seu corpo docente.

Enfim, temos uma revista atraente e variada para ser lida e apreciada.

Boa leitura! 

do Sistema

Sesc Senac PR

FECOMÉRCIO PR

Rua Visconde do Rio Branco, 931, 6º andar CEP 80410-001 | Curitiba PR (41) 3883-4500

PRESIDENTE

Darci Piana

DIRETOR REGIONAL DO SESC

Carlos Alberto de Sotti Lopes

DIRETOR REGIONAL DO SENAC

Sidnei Lopes de Oliveira

SUPERINTENDENTE DA FECOMÉRCIO

Eduardo Luiz Gabardo Martins

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 www.fecomerciopr.com.br www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br www.flickr.com/photos/fecomerciopr/ issuu.com/fecomerciopr

COORDENADOR GERAL

Cesar Luiz Gonçalves

ASSESSORAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Rosane Guarise (Sesc) e Daniele Diesel (Senac)

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Silvia Bocchese de Lima DRT-PR 6157

REDAÇÃO E REVISÃO

Carolina Gomes, Fernanda Ziegmann, Isabela Mattiolli, Karla Santin, Lívia Almeida, Nathalia Alesse e Silvia Bocchese de Lima

ESTAGIÁRIA: Ana Luiza Costa Halat

FOTOS

Bruno Tadashi, Cassiano Rosário DRT-PR 11377

Murilo Ribas DRT-PR 6977 e Banco de Imagens

ARTE E DIAGRAMAÇÃO

Vera Andrion DRT-PR 10260

IMPRESSÃO

Impresso Arte

Curitiba PR | Tiragem: 3.000 exemplares

A DENGUE

Acesse o QR Code pelo celular e veja os álbuns de fotos do Sistema Fecomércio Sesc Senac

PILARES DO COMÉRCIO

SESC

PR E FECOMÉRCIO PR CELEBRAM 77 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO

PARA O DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR DOS PARANAENSES

TEXTO: LÍVIA ALMEIDA

| FOTO: BRUNO TADASHI

Em janeiro o Sesc PR e a Fecomércio PR comemoraram 77 anos de dedicação ao desenvolvimento do estado. Fundadas com a missão de fortalecer o comércio de bens, serviços e turismo, as entidades celebraram mais de sete décadas de ações que impactam diretamente a vida dos paranaenses.

O Sesc PR, ao longo de sua trajetória, se consolidou como um pilar fundamental nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Saúde, Turismo e Ação Social. Com ações presentes em todos os municípios do estado e com 47 pontos de serviço – além de sete unidades móveis de biblioteca, odontologia, saúde mulher e arte, que percorrem o Paraná –, a instituição tem como um de seus principais diferenciais a capacidade de estabelecer parcerias com organizações privadas e públicas, prefeituras e o governo estadual.

Tais colaborações permitem que suas ações alcancem uma vasta população, promovendo atividades recreativas, educacionais e de saúde que impactam positivamente o cotidiano dos paranaenses, principalmente, do público prioritário: os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, assim como seus dependentes.

“Com uma atuação marcante, respeitada e elogiada

por todos, prestamos mais de doze milhões e oitocentos mil atendimentos e alcançamos os 399 municípios do estado em 2024. Posso afirmar, com certeza, que o Sesc alimenta horizontes e transforma vidas”, salientou ou o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes.

Representando mais de 550 mil empresas no estado, a Fecomércio PR tem sido uma ponte entre empresários, trabalhadores e o poder público, impulsionando o crescimento do setor no Paraná. Com 161 representações em diversos órgãos municipais, estaduais e federais, a Fecomércio PR tem se mantido atenta às inovações e mudanças do mercado, garantindo a defesa e o fortalecimento dos interesses do comércio paranaense.

Segundo Darci Piana, presidente da Fecomércio PR e vice-governador do Paraná, a Federação tem sido fundamental para a adaptação do comércio às novas tecnologias, sempre mantendo o foco na educação e qualificação profissional. “A Federação sempre esteve atenta às mudanças que aconteceram. Inovações e novas tecnologias foram incorporadas para auxiliar o nosso empresário do comércio ao longo dos anos”, afirmou Piana.

O trabalho realizado pela federação paranaense foi reconhecido pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. “Em meu nome, e em nome da Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, receba nossos parabéns pelos 77 anos dessa Federação do Comércio e meu pessoal abraço pelo sucesso da sua gestão, e da sua Diretoria”, escreveu o dirigente. 

EXCELÊNCIA DO TAMANHO DO PARANÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR AVANÇA PELO ESTADO E APRESENTA RESULTADOS DE 2024

TEXTO: ISABELA MATTIOLLI E KARLA SANTIN | FOTOS: BRUNO TADASHI, IVO LIMA E MURILO RIBAS

OParaná cresceu exponencialmente em 2024, e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR acompanhou esse movimento. Com investimentos em modernização, ampliação de unidades e fortalecimento da representatividade do setor terciário, a entidade reforçou seu compromisso com o desenvolvimento econômico do estado.

O Relatório de Gestão Integrado Fecomércio Sesc Senac PR apresenta os avanços de 2024, ano que também marcou duas décadas da gestão de Darci Piana. Esse período foi caracterizado por expansão, transparência e eficiência administrativa, consolidando o Sistema como referência no apoio ao comércio, serviços e turismo.

“Chegar a 20 anos à frente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná é um marco que me enche de orgulho e gratidão. Quando assumimos, enfrentamos desafios significativos para reorganizar nossas instituições e impulsionar

seu crescimento. Hoje, com planejamento e trabalho árduo, vemos o impacto positivo dessa trajetória: o Senac mais do que dobrou sua presença no estado, passando de 18 para 41 unidades, enquanto o Sesc ampliou seus atendimentos de 28 para 47 pontos de atendimento. Essa evolução demonstra que estamos no caminho certo, fortalecendo o setor terciário e contribuindo para o progresso do estado”, destaca Piana.

FECOMÉRCIO PR

A Fecomércio PR encerrou 2024 com avanços significativos em sua atuação sindical, institucional e de fomento empresarial. Com 62 sindicatos empresariais filiados, atua na defesa de melhores condições para o comércio e no estímulo ao empreendedorismo.

Ao longo do ano, a Fecomércio PR reforçou sua representatividade, acompanhando de perto as proposições de leis na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e atuando junto ao Executivo,

Sede da Fecomércio PR em Curitiba

Legislativo e Judiciário para garantir condições favoráveis ao empreendedorismo e à economia. Por meio da Câmara da Mulher

Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) e da Câmara

Empresarial de Turismo, além de cinco câmaras setoriais, auxiliou no fortalecimento de segmentos específicos do mercado. Trabalho semelhante foi realizado para estimular os negócios paranaenses com outros países, por intermédio do Departamento de Relações Internacionais.

Em parceria com o Sebrae/ PR, promoveu programas de desenvolvimento empresarial, consultorias, eventos e missões técnicas para acelerar a competitividade das empresas paranaenses. Além disso, foram divulgadas 120 pesquisas e análises econômicas ao longo do ano, contribuindo para a tomada de decisão estratégica dos empresários do setor.

A qualidade e eficácia das iniciativas do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR foram reconhecidas pelo Programa Atena, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que premiou a entidade em quatro categorias: Case de Sucesso para o Departamento de Relações Internacionais; Relações Sindicais para o Sivana de Apucarana; Case de sucesso para o Sindilojas Jacarezinho; e a segunda colocação no Prêmio Turismo em Ação, na categoria Top 3 Federações. Além disso, a Fecomércio PR alcançou o 3º lugar nacional no Prêmio Conecta Destaque Imprensa Local.

A Fecomércio PR foi pioneira no país ao criar a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG). No detalhe, evento em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Empresária

Guerreiro do

chegou à sua 16ª edição do, homenageando 49 empresários e quatro personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado

O Centro de Inovação do Comércio (CIC) em Londrina teve sua sede inaugurada no dia 22 de novembro, ampliando as ações da iniciativa criada durante a pandemia

O Prêmio
Comércio

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR promoveu diversas campanhas ao longo do ano direcionadas aos mais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, entre alimentos, roupas, cobertores e livros

SESC PR

O Sesc PR está presente no dia a dia das pessoas, promovendo bem-estar, cultura, educação, lazer, saúde e muito mais. Com 47 unidades fixas e sete móveis, a instituição leva qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, seus dependentes e à comunidade em geral.

Um dos marcos de 2024 foi a inauguração do Sesc Cascavel Hotel Fazenda, o maior investimento da história da instituição, além da abertura de um novo ponto de atendimento em Campo Largo. Outro destaque foi o início das atividades do Sesc Arte Móvel, ampliando o acesso à cultura em municípios sem unidades fixas do Sesc PR.

O diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, ressaltou o investimento de aproximadamente R$ 151 milhões no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). “Aproximadamente R$ 77 milhões foram destinados a ações totalmente gratuitas para clientes com renda familiar de até três salários mínimos, fortalecendo o papel social do Sesc perante a sociedade paranaense”, frisou.

As campanhas sociais da instituição resultaram na distribuição de quase dois milhões de itens, entre agasalhos, material escolar, brinquedos e livros. Entre as ações, destacouse a arrecadação voltada à reconstrução de acervos literários em bibliotecas do Rio Grande do Sul, estado afetado pelas intensas chuvas no ano anterior.

Um dos marcos de 2024 foi a inauguração do Sesc Cascavel Hotel Fazenda
Alunos do Colégio Sesc São José aprovados em vestibulares

O programa Sesc Mesa Brasil também alcançou marcos históricos, arrecadando e distribuindo 2.864.629 kg de alimentos e itens diversos, beneficiando 216 mil pessoas, com o apoio de mais de 550 doadores.

Na área da educação, o curso Pré-vestibular do Sesc PR, nas modalidades presencial e EaD, preparou mais de 500 estudantes para vestibulares. Já na saúde, ações de educação preventiva impactaram 228 mil participantes, com destaque para a campanha “Aqui o Mosquito Não Entra!”, que eliminou mais de 300 mil possíveis criadouros do Aedes aegypti.

O Dia do Desafio movimentou o Paraná, com 3.264.136 participantes na edição de 2024. Além disso, 56 mil alunos passaram pelas academias, estúdios de Pilates e modalidades fitness das unidades do Sesc no estado.

O Turismo Social também obteve resultados expressivos, com 326 viagens realizadas, sendo 68% delas dentro do Paraná, reforçando a campanha “Viaje pelo Paraná”. O Sesc Caiobá atendeu a 22 mil hóspedes e serviu mais de 218 mil refeições. Já o Sesc Cascavel Hotel Fazenda, inaugurado em junho de 2024, registrou 6.200 hóspedes e 15 mil diárias em poucos meses, consolidando-se como referência em hospedagem integrada à natureza.

Na Cultura, em torno de 98 mil pessoas acompanharam de perto a intensa programação da 43ª edição da Semana Literária, e 970 mil pessoas foram impactadas pelas diversas ações culturais promovidas ao longo do ano.

Mais de 98 mil pessoas acompanharam a programação da 43ª edição da Semana Literária Sesc e Feira do Livro

SENAC PR

Em 2024, o Senac PR ampliou sua atuação na qualificação profissional, atendendo 139 mil alunos em cursos, palestras e workshops. As iniciativas educacionais somaram mais de 11,2 milhões de horas-aula e chegaram aos 399 municípios do Paraná, por meio de 41 unidades fixas, quatro unidades móveis, seis faculdades e 35 polos de educação à distância.

Entre as iniciativas de destaque está o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que beneficiou 59.525 alunos em 2024, por meio de um investimento de mais de R$ 169,3 milhões, provenientes da contribuição compulsória dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. Como parte do programa, foram realizadas ações como a Aprendizagem Profissional Comercial, que proporcionou a inserção de 11.525 jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, auxiliando 4.604

empresas a cumprirem com a Lei da Aprendizagem. O programa de gratuidade também contemplou 3.236 vagas em cursos técnicos, proporcionando o acesso ao Ensino Técnico de qualidade a milhares de paranaenses.

O programa QualificaEJA, outra importante oferta de vagas do PSG, e que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed), auxiliou 677 paranaenses a realizarem sonhos adiados e a construir novas oportunidades, independentemente da idade.

As quatro Unidades Móveis da instituição passaram por 31 localidades onde atenderam 1.923 alunos em cursos de diferentes áreas do conhecimento, de forma totalmente gratuita. Já o Senac Connect, que une alunos ao mercado de trabalho por meio de qualificações profissionais gratuitas nas áreas de Tecnologia da Informação, Beleza e

Gastronomia, somou 3.511 matrículas em 2024 pelo PSG.

O ensino à distância atendeu a 27.137 alunos; o ensino técnico obteve 8.904 matrículas e as faculdades Senac receberam 546 alunos. No atendimento corporativo, a instituição atendeu a 431 empresas, com a qualificação de 36.116 colaboradores.

Os alunos paranaenses Estéfany Marengoni e Paulo Bedin brilharam na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, realizada na França, evidenciando a excelência do ensino oferecido pela instituição.

O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, reitera que a valorização dos docentes e do modelo educacional, que coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado é das prioridades da instituição. “A implementação de tecnologias nas salas de aula será cada vez mais comum, assegurando que nossos alunos estejam sempre à frente das exigências do mercado. Os resultados alcançados nos indicam a assertividade na execução do nosso planejamento e que alcançamos a nossa visão de transformar vidas por meio da educação profissional e fortalecer o setor de comércio de bens, serviços e turismo”, afirma. 

O programa de Aprendizagem Profissional Comercial atendeu a mais de 11,5 mil jovens em 2024

O Ensino Técnico obteve 8.904 matrículas, sendo 3.236 vagas gratuitas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG)

As quatro Unidades Móveis da instituição passaram por 31 localidades onde atenderam a quase dois mil alunos em cursos gratuitos

Faculdade Senac Curitiba Portão

SHOW RURAL

COMITIVA DO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR VISITA MAIOR FEIRA DO AGRO NA AMÉRICA LATINA

GOMES

Comitiva Sistema Fecomércio

Sesc Senac PR

Uma comitiva do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, liderada pelo presidente da instituição e vice-governador do Paraná, Darci Piana, esteve presente no Show Rural 2025, realizado em Cascavel. Os integrantes do Sistema foram recebidos pelo presidente da Coopavel, Dilvo Groli. O evento, que ocorreu entre 10 e 14 de fevereiro, é um dos maiores do agronegócio na América Latina e recebeu mais de 400 mil visitantes.

A presença da comitiva reflete a importância da integração entre diferentes setores econômicos para impulsionar o desenvolvimento regional. Durante a visita, eles puderam conhecer as novidades em tecnologia agroindustrial e interagir com produtores locais.

“Se o agro vai bem, o comércio vai bem. Eu tenho dito isso há anos e é a mais pura verdade. O produtor rural que tem sucesso nos negócios movimenta o comércio e a economia como um todo. Esse é um setor de grande importância para nós”, declarou Piana.

Com mais de 600 expositores e uma área de exposição de cerca de 720 mil metros quadrados, o Show Rural promove inovações tecnológicas e sustentabilidade no setor.

O Show Rural Coopavel é um espaço estratégico para discutir tendências globais no agronegócio e fortalecer parcerias comerciais. A expectativa é que a edição atual gere negócios significativos, seguindo o padrão das edições anteriores, que movimentaram bilhões.

CAFÉ SENAC PR

Uma das novidades desse ano foi o café do Senac PR, dentro do estande do Sebrae/PR. Os visitantes do evento puderam saborear expressos e capuccinos preparados pelo instrutor do curso de Barista em Curitiba, Zeca Dominico, e pela instrutora de Gastronomia de Cascavel, Enny Cristina de Mattos, com grãos trazidos do norte pioneiro. O local fez tanto sucesso que foram servidos uma média de mil cafés por dia de feira.

TEXTO E FOTOS: CAROLINA

dos

COMITIVA SENAC PR

Na quarta-feira (12) gerentes das unidades do Senac da região também estiveram no evento visitando os estandes e aprendendo mais sobre as novas tecnologias. Ao lado do diretor regional, Sidnei Lopes de Oliveira, os gerentes de Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Toledo e Marechal Cândido Rondon participaram do Show Rural e realizaram uma reunião na Faculdade de Tecnologia Senac Cascavel. 

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o vice-governador do Paraná, Darci Piana; os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza; do Turismo, Marcio Nunes; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro; os presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e da Ocepar, José Roberto Ricken; e o deputado estadual Douglas Fabrício.

Café do Senac PR
Comitiva
gerentes da região Oeste do Senac PR

AULA-SHOW

OBJETIVO DO EVENTO FOI MOSTRAR O POTENCIAL DOS PRODUTOS REGIONAIS, VALORIZANDO A PRODUÇÃO LOCAL

Produtores, donos de bares, restaurantes e hotéis acompanharam a aula-show

Instrutores da Faculdade de Tecnologia Senac Curitiba Centro ministraram uma aula-show especial sobre produtos com Indicação Geográfica (IG) no estande do Sebrae/PR, no Show Rural, em Cascavel. O objetivo do evento foi mostrar o potencial dos produtos regionais, valorizando a produção local.

Rafael Andrade e Rafael Perin falaram sobre os produtos paranaenses que já possuem IG e os que ainda estão no processo de conquista do selo. Além disso, ressaltaram a importância de perpetuar a história relacionada a esses produtos e o saber fazer de cada região produtora.

A aula-show foi acompanhada por produtores, donos de bares, restaurantes e hotéis. Os instrutores prepararam receitas especiais com produtos já certificados ou em processo de certificação, como o mel, o queijo e a carne de ovinos e caprinos da região Oeste. Os participantes puderam provar um

TEXTO E FOTOS: CAROLINA GOMES
Instrutores da Faculdade de Tecnologia Senac Curitiba

Centro, Rafael Andrade e Rafael Perin

Instrutores de gastronomia de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Medianeira e Marechal Cândido Rondon participaram do workshop

Rillette de caprinos e ovinos de Cantuquiriguaçu e uma Trufa de pão de mel com ganache de laranja e creme de queijo colonial. Mais de 200 pessoas acompanharam o evento.

“Trabalhar com um produto de Indicação Geográfica vai além de um simples ingrediente como o de mercado. São produtos que possuem um valor agregado muito maior, de história, cultura, tradições e de famílias e regiões que dependem daquilo”, destacou Andrade.

FORMAR QUEM FORMA

No dia 13 de fevereiro os instrutores de Curitiba estiveram na Faculdade de Tecnologia Senac Cascavel para um workshop de capacitação dos instrutores de gastronomia do Senac na região Oeste

sobre a valorização dos produtos com Indicação Geográfica.

“Quando a gente apresenta todo o contexto sociocultural que existe por traz desses produtos, nós estamos estimulando a agricultura familiar, sustentável, que vai contrapartida à grande massa da indústria alimentícia”, enfatizou Perin.

No mesmo dia, profissionais de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Medianeira e Marechal Cândido Rondon participaram de aula teórica e prática sobre a importância dos produtos com IG, não só para a cultura local, mas também para a valorização da gastronomia do estado. Uma das etapas do workshop foi o preparo dos pratos que seriam servidos para os participantes da aula-show. 

Palestra de abertura com gerente de qualidade e inovação do Senac Rio Grande do Norte, Priscilla Silveira, com o coordenador geral do centro de tecnologia da Universidade Positivo, Kristian Capelini e mediação da analista de Educação, Elizabeth Henriques

SEMANA DE APERFEIÇOAMENTO

EVENTO QUE MARCA O INÍCIO DO ANO LETIVO DO SENAC PR

TEXTO: CAROLINA GOMES | FOTOS: BRUNO TADASHI

OSenac PR realizou, entre os dias 27 e 31 de janeiro, a Semana de Aperfeiçoamento D ocente. Com o tema “Conectando saberes: inteligência artificial em experiências de aprendizagem”, a semana começou com uma palestra, transmitida para todas as unidades e faculdades do estado.

A diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Lorenzon Ruckl, deu as boas-vindas aos

CAPACITAÇÃO

Evento foi acompanhado por instrutores, professores e técnicos de educação do Senac em todo o Paraná

instrutores, professores e técnicos de educação, peças fundamentais da equipe da instituição.

“Esse é o evento que marca o início no nosso ano letivo e tem como objetivo aperfeiçoar nossas práticas docente. Aproveito para agradecer nossa equipe pedagógica pelos excelentes resultados alcançados no ano anterior. Que a gente consiga transformar a vida de mais gente aqui no Paraná com educação de qualidade”, declarou.

O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, destacou os excelentes resultados do ano anterior. “Todas as nossas ações que têm como objetivo melhorar o processo de educação. Em 2024 quase 140 mil pessoas passaram pelas mãos de vocês, que deixaram uma boa marca na vida de cada um. A gente percebe o trabalho que cada um faz diante dos desafios de cada dia. O propósito desse encontro é dar ferramentas para que vocês consigam fazer isso cada vez melhor”, afirmou Sidnei.

O painel de abertura contou com as palestras da gerente de qualidade e inovação do Senac Rio Grande do Norte, Priscilla Silveira, e do

coordenador geral do centro de tecnologia da Universidade Positivo, Kristian Capelini, com mediação da analista de Educação, Elizabeth Henriques.

Durante a semana todo o corpo docente do Senac PR, passou por workshops e atividades nas unidades do estado. também foi lançada a nova edição do concurso de práticas docentes. 

PRESENÇAS

Participaram do evento de abertura o diretor de Recursos Humanos, Raul Pizarro; a diretora de Suprimentos, Isabelle Campestrini, e o diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional, Jeferson Basso.

PIANA HOMENAGEADO PELA FETRANSPAR

EVENTO DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO ENTRE

GOVERNO ESTADUAL E ENTIDADES DO SETOR DE TRANSPORTES

TEXTO: DA REDAÇÃO, COM INFORMAÇÕES DA FETRANSPAR | FOTO: CASSIANO ROSÁRIO

Entre os dias 6 e 7 de fevereiro foi realizada em Foz do Iguaçu a primeira edição de 2025 da Intersindical, evento da NTC&Logística, em parceria com o Sistema Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e apoio dos seus sindicatos filiados.

A Intersindical reúne representantes de entidades de todo o Brasil – federações, sindicatos, associações –, além de especialistas e lideranças empresariais, para debater questões que impactam o setor. Nela são analisados temas trabalhistas, tributários, de sustentabilidade, inovação e outros assuntos relevantes, com o objetivo de construir soluções que fortaleçam o Transporte Rodoviário de Cargas e, consequentemente, beneficiem toda a cadeia logística.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, que ressaltou pontos em torno dos quais a Confederação Nacional do Transporte (CNT) desempenha, igualmente, um papel ativo: “Hoje temos a oportunidade de discutir temas fundamentais para o setor, como o impacto da Reforma Tributária, as alíquotas e seus desdobramentos, que estamos acompanhando de perto na CNT. Também seguimos empenhados em questões como a ADI 5322, o combate ao roubo de cargas e outras. Agradeço o convite e

espero que os trabalhos propiciem soluções e avanços para o setor”.

O vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio

Sesc Senac Paraná, Darci Piana, enfatizou o compromisso do governo estadual em fortalecer a parceria com o setor empresarial. Piana falou dos avanços alcançados durante os seis anos de mandato, incluindo a atração de significativos investimentos privados para o estado, como as melhorias nas estradas e rodovias.

A homenagem reafirmou o reconhecimento pela parceria entre o governo do Paraná e as entidades representativas do Transporte Rodoviário de Cargas. A entrega da placa foi feita pelo presidente do Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL), Vander Costa, pelo presidente do Sistema Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli, pelo presidente e vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi e Antonio Luiz Leite.

Piana agradeceu afirmando sentir-se “extremamente honrado em receber homenagem especial, desta que é uma das principais entidades do setor produtivo paranaense, integrante do G7”, em referência à Fetranspar.

O presidente da entidade, Sérgio Malucelli, agradeceu o apoio do vice-governador, “uma grande força do setor produtivo do nosso Paraná”. 

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR PARTICIPA DO

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro prefeitos que iniciam neste ano a nova gestão nos 399 municípios paranaenses tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer a fundo os programas estaduais para serem implantados em suas cidades. O governo do estado promoveu, em Foz do Iguaçu, o evento Paraná Mais Cidades, buscando modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o estado.

O encontro ofereceu palestras e workshops para capacitar agentes públicos, além de uma Feira de Serviços, na qual os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com as secretarias de estado e representantes de órgãos como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema S.

Os diretores do Sesc, Carlos Alberto de Sotti Lopes, e do Senac, Sidnei Lopes de Oliveira, tiveram uma

PARANÁ MAIS CIDADES

participação especial no evento, apresentando as atividades das entidades voltadas para auxiliar no desenvolvimento dos municípios, além das ações nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde e ação social.

CMEG RENOVA DIRETORIAS E IMPULSIONA MULHERES EMPREENDEDORAS

A renovação de lideranças é um momento essencial para fortalecer e inovar o trabalho em qualquer organização. A cada dois anos a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG PR) passa por esse processo e, neste biênio, das 22 câmaras espalhadas pelo estado, apenas sete mantiveram suas antigas diretorias.

“A posse da nova diretoria representa não apenas uma transição de lideranças, mas uma verdadeira oxigenação do trabalho em prol da mulher empreendedora. Com energia renovada e novas ideias, seguimos com o compromisso de fortalecer, inspirar e impulsionar negócios liderados por mulheres, construindo um ambiente mais colaborativo e inovador”, destaca a coordenadora estadual da CMEGPR, Cláudia Regina Colpi.

Nos meses de janeiro e fevereiro, 15 cerimônias de posse foram realizadas nos municípios de Foz do Iguaçu, Maringá, Umuarama, Paranaguá, Campo Mourão, Cambará, Jacarezinho, Londrina, Ponta Grossa, Castro, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Toledo e Irati. As demais posses ocorrerão ao longo do primeiro semestre de 2025.

Arquivo

TECNOLOGIA PARA TODOS

CARRETA DA INOVAÇÃO LEVA PALESTRAS E OFICINAS GRATUITAS A CIDADES DO PARANÁ

TEXTO: KARLA SANTIN, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS (AEN)

Democratizar o acesso ao conhecimento e promover a capacitação da população local: essa é a missão do projeto itinerante Carreta da Inovação, promovido pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com o Sesc e Senac e outras instituições, como a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai e Unicentro.

Equipados para oferecer uma série de atividades gratuitas voltadas para a área de Tecnologia da Informação (TI), as duas unidades itinerantes iniciaram suas atividades durante o Verão Maior Paraná, passando pelos municípios de Morretes, Antonina e Paranaguá, no Litoral. Em dois meses, o projeto realizou mais de três mil atendimentos, em que moradores e turistas puderam aproveitar as atividades oferecidas. O roteiro incluiu ainda cidades das regiões Norte (Porto Rico, Porto São José, Porto Maringá), Oeste (Cascavel e Foz do Iguaçu) e São José dos Pinhais.

Lançamento da Carreta da Inovação em Morretes, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana

Em 2025, a iniciativa seguirá para novos municípios, levando oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital. Além disso, os caminhões contarão com outros serviços digitais das prefeituras e do Detran-PR.

PARTICIPAÇÃO SESC E SENAC

A participação do Senac inclui a oferta de uma programação diversificada, com palestras e workshops

sobre programação, sistemas operacionais, novas tecnologias, empreendedorismo digital, mercado de trabalho em TI, inovação no comércio e inteligência artificial.

Já o Sesc integra o projeto com atividades voltadas ao lazer e bem-estar, incluindo xadrez gigante, mini cesta de basquete, jogos de tabuleiro, pintura de rosto, brinquedoteca e cama elástica, além de um plantão para informações sobre projetos, atividades e cursos oferecidos pela instituição.

LANÇAMENTO EM MORRETES

A primeira parada foi na cidade de Morretes, no Litoral do estado. Durante a solenidade de

Igor Jacinto-Vice-Governadoria

As carretas são adaptadas com sala de aula, mobiliário, televisor, computador e outros equipamentos para uso durante as atividades

O itinerário da Carreta da Inovação no Litoral integrou o programa Verão Maior Paraná

lançamento, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a importância da educação e inovação para o futuro dos jovens. “A Carreta da Inovação está despertando nos nossos jovens o interesse na ciência, tecnologia e inovação. É uma grande oportunidade de levar um futuro melhor, um futuro que ajude o nosso Paraná a continuar crescendo, a continuar evoluindo. E principalmente uma grande oportunidade de um bom salário, de uma boa vida para todos os paranaenses”, disse.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, ressaltou a relevância do projeto para a difusão da inovação em todo o estado. “Nós não podemos falar de inovação apenas nas grandes cidades, temos que levar a inovação para todos os municípios do estado, e a Carreta da Inovação permite isso. E nós começamos

exatamente com Morretes, que apesar de ser uma cidade pequena já tem um belo trabalho voltado para a inovação”, afirmou.

ESTRUTURA

Os veículos utilizados no projeto são adaptados com salas de aula móveis, contendo mobiliário, televisores, computadores, impressoras 3D, salas de podcasts, internet e equipamentos de alta tecnologia para oferecer uma experiência completa aos participantes.

A parceria do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR no projeto Carreta da Inovação é um importante passo para a democratização do acesso à tecnologia, fortalecimento do ecossistema de inovação e incentivo ao empreendedorismo em regiões com menor acesso a centros tecnológicos. 

Prefeitura
São José dos Pinhais

EDUCAÇÃO

UM NOVO ENSINO MÉDIO

SENAC E SEED FIRMAM PARCERIA PARA A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES AO ENSINO MÉDIO

OSenac é o mais novo parceiro da Secretaria da Educação do Paraná (Seed) para a oferta de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio na rede estadual de ensino. A iniciativa reforça o compromisso com a formação profissional dos jovens, alinhando-se ao Novo Ensino Médio, estabelecido pelas Leis nº 13.415/2017 e nº14.945/24, que reformularam a estrutura da educação média no Brasil.

A alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trouxe mudanças na estrutura do Ensino Médio, ampliando a carga horária do estudante na escola, e definiu uma nova organização curricular, baseada em itinerários formativos, permitindo que os alunos aprofundem conhecimentos em áreas do conhecimento ou optem por uma formação técnica e profissional.

Curso Técnico em Gastronomia na Faculdade

Senac São José dos Pinhais

Com mais de sete décadas de atuação no ensino profissionalizante, a parceria entre a Seed e o Senac amplia as possibilidades de qualificação profissional na rede estadual, oferecendo cursos que atendem às demandas do mercado de trabalho. O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira,

destaca a importância desse movimento.

“A integração do Ensino Médio regular com a formação profissionalizante é uma tendência crescente no Brasil. No Paraná, o Senac e o Sesc

TEXTO: KARLA SANTIN | FOTOS: BRUNO TADASHI E MURILO RIBAS

são pioneiros nesse modelo, ofertando o Ensino Médio Integrado em onze unidades, com a oferta do Técnico em Informática para Internet e o Técnico em Administração. Agora, com essa nova parceria com a Seed, daremos um passo ainda maior, contribuindo para a formação de jovens em áreas estratégicas para o mercado de trabalho”, explica Oliveira.

PARCERIA COM O SISTEMA S

O governo Estadual de Educação já conta com parceria com o Senai para a oferta de cursos técnicos voltados à indústria. Com a adesão do Senac, os estudantes ganham novas opções de qualificação, especialmente em profissões relacionadas ao comércio de bens, serviços e turismo.

O secretário Estadual de Educação, Roni Miranda, ressalta a relevância da parceria para a expansão da oferta de cursos técnicos na rede estadual. “A parceria entre o Senac e a Secretaria Estadual de Educação promove uma expansão da oferta dos cursos técnicos, principalmente em áreas que a secretaria tem dificuldade de ofertar. São cursos que exigem uma capacidade maior de laboratórios e professores especializados. A grande dificuldade do governo do estado hoje é promover esse curso na própria rede estadual do Paraná. E aí o Senac é fundamental nesse processo de expansão. O curso técnico é essencial para o desenvolvimento e transformação da realidade social dos estudantes da rede estadual de ensino, porque muitas vezes esses jovens vêm de uma realidade socioeconômica difícil”, reitera o secretário.

TURMAS SENAC

A parceria entre Seed e Senac prevê a oferta de até 1.000 vagas em 2025, distribuídas em 28 turmas de 19 municípios do estado. Serão quatro cursos técnicos: Análises Clínicas, Gastronomia, Guia de Turismo e Segurança do Trabalho, permitindo aos estudantes a obtenção de uma certificação profissional com a conclusão da Formação Geral Básica, no Ensino Médio.

O diretor regional do Senac PR enfatiza a relevância da iniciativa para suprir demandas específicas de mão de obra no estado. “Firmamos essa parceria com o governo do estado para atender a mais de 30 turmas, distribuídas em diversas regiões do Paraná. O governo do estado já possui uma ampla oferta de cursos técnicos, mas identificou a necessidade de expandir essa cobertura. Com essa parceria, atenderemos cerca de mil estudantes já no primeiro ano, e nosso objetivo é aumentar esse número nos próximos três anos, proporcionando mais oportunidades para a juventude paranaense”, destaca.

O secretário Roni Miranda reforça que a parceria amplia as possibilidades para os estudantes do Ensino Médio. “Com a parceria, o jovem tem a opção de escolher qual curso deseja cursar e em qual área deseja atuar profissionalmente, seja na indústria ou agora, no setor terciário, por meio do Senac. O Senac é reconhecido nacionalmente pela capacidade técnica de ofertar cursos técnicos. Para nós, enquanto Secretaria Estadual de Educação, essa parceria é motivo de grande satisfação. O curso técnico é uma grande alavanca para que o estudante ingresse no mercado de trabalho, mas também para que faça uma escolha mais assertiva do curso superior. Isso lhe agrega qualidade na hora de tomar decisões ao final do Ensino Médio”, salienta.

Gabriela Garcia Bezerra, de 16 anos, aluna do Colégio Tancredo Neves, em Medianeira, escolheu o curso Técnico em Gastronomia por enxergar na área não apenas uma profissão promissora, mas também um conhecimento útil para a vida. “É um curso interessante, com muitas novidades que não temos

Na Faculdade Senac Curitiba Portão são ofertadas duas turmas do curso Técnico em Segurança do Trabalho

no colégio e nem na cidade. Ainda estamos no início, mas já vejo que essa pode ser minha futura profissão”, conta a jovem, que atualmente é aprendiz em uma grande fábrica de alimentos da região.

Em Curitiba, Clara Lais Santos de Oliveira, de 15 anos, aluna do Colégio João Bettega, está matriculada no curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac Portão. Inicialmente, tinha dúvidas sobre a área, mas logo se surpreendeu. “No começo, eu não sabia exatamente o que esperar, mas, com a orientação dos professores, entendi melhor a proposta do curso. Achei incrível. Muita gente pensa que segurança do trabalho é só sobre equipamentos de proteção, mas vai muito além. Descobri um campo amplo, com muitas possibilidades no futuro”, revela.

Já em São José dos Pinhais, Eduarda Machado Grande, do Colégio Costa Viana, encontrou no curso Técnico em Gastronomia a oportunidade de seguir os passos da madrinha, que é confeiteira. Empolgada, principalmente para as aulas práticas na cozinha pedagógica do Senac, ela planeja transformar sua paixão em carreira. “Meu sonho é abrir meu próprio negócio na área. Quando minha mãe me falou que teria o curso de gastronomia, entrei com uma expectativa muito alta, e essa expectativa está só aumentando”, avalia a jovem.

Os cursos técnicos concomitantes terão duração de três anos, com aulas desde o 1º ano do Ensino Médio e serão ministradas no mesmo turno das aulas regulares, dentro da carga horária da rede estadual. As aulas acontecerão em 20 Unidades de Educação Profissional do Senac no Paraná, que contribuirão com a infraestrutura de ambientes pedagógicos especializados, uniformes e materiais específicos para enriquecer a experiência prática dos estudantes. O programa também prevê transporte e lanche nos dias de aulas no Senac, fortalecendo a educação profissional no estado. 

Gabriela Garcia Bezerra
Clara Lais Santos de Oliveira
Eduarda Machado Grande

PARANÁ, QUARTA POTÊNCIA DO PAÍS

ECONOMIA PARANAENSE APRESENTA RESULTADOS SURPREENDENTES E SE CONSOLIDA COMO A QUARTA MAIOR ECONOMIA DO PAÍS

TEXTO: KARLA SANTIN | FOTOS: BANCO DE IMAGENS

Aeconomia setor terciário paranaense apresentou resultados surpreendentes em 2024, consolidando o estado como uma potência econômica não apenas no agronegócio, mas também nas atividades ligadas ao comércio e serviços. O estado registrou, nos últimos quatro trimestres (4ºT/23 a 3ºT/24), um

Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 705,7 bilhões, garantindo sua posição como a quarta maior economia do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No terceiro trimestre de 2024, a economia paranaense cresceu 4,11% em relação ao mesmo período de 2023, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os setores de comércio e serviços liderou essa expansão, com aumento de 5,08%, seguido pela forte recuperação da indústria, que avançou 4,59%.

O varejo ampliado do Paraná fechou 2024 com crescimento de 5,3%, superando a média nacional de 4,1%, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, esse resultado confirma a solidez do varejo paranaense, que manteve um ritmo superior ao restante do país em 2024. “O avanço acima da média nacional evidencia um ambiente econômico

PIB PARANÁ R$ 705,7 bilhões (4ºT/23 A 3ºT/24)

VAREJO AMPLIADO +5,3%

favorável no estado, impulsionado pela confiança dos consumidores e pelo dinamismo do setor”, avalia.

O assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, destaca que os resultados expressivos do estado estão diretamente ligados à solidez do mercado de trabalho e uma economia estadual forte. “O comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos e material de construção, está em plena expansão devido a fatores como o aquecimento do mercado imobiliário, mercado de trabalho resiliente, com taxa de desemprego em patamares historicamente baixos, e ao melhor desempenho da economia brasileira”, avalia.

+17,9% COMÉRCIO DE VEÍCULOS

+15,2% MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

+13,4% MATERIAL DE CONTRUÇÃO

Os ramos que mais contribuíram para o crescimento do varejo no Paraná em 2024 foram o comércio de veículos e motocicletas, com alta de 17,9%, seguido por móveis e eletrodomésticos, que avançaram 15,2%, e materiais de construção, com crescimento de 13,4%.

TODOS QUEREM ANDAR DE CARRO NOVO

No setor automobilístico, os modelos eletrificados registraram ascensão exponencial, ao conquistar cada vez mais consumidores. A Associação Nacional

dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) relata que os licenciamentos de automóveis elétricos saltaram 225,05% em 2024, sendo a BYD a líder do segmento. A fabricante detém 72,80% do mercado de elétricos no país.

Desde a inauguração de sua primeira concessionária no Paraná, em 2022, a marca expandiu sua presença no estado, e conta com 11 pontos de venda. Segundo o vice-presidente sênior e head de Marketing da BYD Auto Brasil, Alexandre Baldy, foram 4.663 emplacamentos no Paraná em 2024, com destaque para Curitiba. “O município de Curitiba representa 45% de todo o volume que conquistamos no estado. E considerando a região metropolitana como um todo, passamos tranquilamente de mais da metade do total no Paraná. Mas o interior também tem um papel significativo e que está crescendo. As cidades onde temos concessionária são: Cascavel, Maringá, Londrina e Ponta Grossa, que vêm se destacando e atraindo consumidores de seus entornos”, observa.

Segundo Baldy, a previsão é continuar crescendo nacionalmente e no Paraná, com o lançamento de novos modelos em 2025, como também uma nova marca, a Denza, focada em veículos de luxo, e que vai trazer uma experiência ainda mais sofisticada ao público.

CONSTRUÇÃO CIVIL EM EXPANSÃO

Tapumes de construções tomam conta do cenário de diversas cidades paranaenses, em empreendimentos imobiliários que geram empregos e movimentam o comércio de materiais de construção. Foram criadas 13.067 novas vagas em 2024, um crescimento de 53,7% em relação a 2023. O reaquecimento do mercado imobiliário foi impulsionado por fatores como o retorno das obras do programa Minha Casa, Minha Vida e a ampliação do acesso ao crédito.

Depois de um 2023 difícil, o empresário

Ademilson

Milani relata

que sua empresa cresceu 8% em 2024, após investimentos significativos.

CONSTRUÇÃO CIVIL 13.067 EMPREGOS EM 2024 +53,7%

“Minha estratégia foi investir na empresa, em ampliação de loja, estoque e mercadorias. Ampliamos nosso espaço de 500 para 2.000 metros quadrados e diversificamos o estoque, com foco em material de acabamento. Essa estratégia impulsionou as vendas”, explica.

“O Paraná está em melhor condição do que os demais estados, é um estado diversificado, não depende de um setor só. As regiões do interior dependem mais do agro, que está sendo industrializado. Nosso estado tem uma taxa de empregabilidade alta, mão de obra mais qualificada e a pessoas são bem remuneradas, o que as permite reunir capital para melhorar suas casas ou investir em um imóvel”, avalia.

Milani observa uma mudança no perfil dos consumidores, que estão mais exigentes em relação à qualidade e às tendências de design. “Desde a pandemia, há uma valorização do lar, com maior demanda por ambientes mais confortáveis e sofisticados”, pontua. Apesar do cenário favorável, a alta dos juros a partir do segundo semestre de 2024 gera preocupação para o setor. “O setor está apreensivo com as taxas de juros que podem impactar na obtenção de crédito dos consumidores, mas, por hora, aquele que iniciou uma obra precisa concluí-la, enquanto novos projetos podem ser adiados”, alerta.

TURISMO

O turismo paranaense também registrou avanço significativo, com crescimento de 7,2% em 2024, superando a média nacional de 3,5%, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini, atribui o desempenho a investimentos em infraestrutura, promoção de destinos e qualificação de serviços. “Foz do Iguaçu continua sendo um dos principais motores desse crescimento, enquanto Curitiba se consolida como um dos três principais destinos de turismo de negócios do Brasil”, destaca.

A capital paranaense também se fortalece no turismo de lazer, reconhecida pela Lonely Planet como um dos dez principais destinos turísticos do mundo. A chegada de cruzeiros ao litoral e a expansão do turismo regional também contribuíram para o crescimento do setor.

Outro fator relevante foi a qualificação do setor, com 230 empresas aderindo ao Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, iniciativa da Fecomércio PR e do Sebrae/PR, das quais 38 foram chanceladas. “O trabalho colaborativo entre setor público, privado, academia e sociedade civil tem sido essencial para consolidar o Paraná como um destino turístico inteligente e sustentável”, conclui Bagatini. 

TURISMO NO PARANÁ 7,2%

TURISMO NO BRASIL +3,5%

Ivo

CAMOMILA DE MANDIRITUBA

A CAMOMILA PRODUZIDA EM MANDIRITUBA É A 14ª INDICAÇÃO GEOGRÁFICA REGISTRADA NO INPI

TEXTO: FERNANDA ZIEGMANN | FOTOS: BRUNO TADASHI

Com o registro oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Camomila de Mandirituba se torna a 14ª Indicação Geográfica do Paraná. Esse reconhecimento celebra não apenas a qualidade, mas também a tradição que envolve o cultivo da camomila na região, iniciado há cerca de 40 anos por imigrantes europeus, especialmente da Polônia e da Ucrânia.

A conquista é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a

Associação dos Produtores de Camomila de Mandirituba (Camandi) e o Sebrae/PR. A Indicação Geográfica valida o compromisso dos produtores locais em oferecer um produto de excelência, do plantio à colheita, refletindo o cuidado e a dedicação que fazem da camomila de Mandirituba algo especial e de qualidade excepcional.

A camomila produzida no Paraná possui características especiais que a destacam tanto no cenário nacional quanto

internacional. Vários fatores contribuem para a qualidade da planta, como por exemplo, clima ameno e solo fértil, ideais para o cultivo. Sem contar no conhecimento passado de geração em geração que contribui ainda mais para a excelência da produção.

O selo garante autenticidade e qualidade, permitindo que os produtores cobrem um preço mais justo, já que é bastante procurada pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, que buscam ingredientes com rastreabilidade e qualidade garantida. O selo ainda incentiva a sustentabilidade da região, sendo que os produtores precisam seguir boas práticas agrícolas, o que favorece a preservação ambiental.

TURISMO

A certificação além de garantir a qualidade da planta, gera empregos, contribui para o aumento de renda dos produtores e ainda desenvolve o turismo local. Os campos de camomila de Mandirituba são um verdadeiro espetáculo na época de florada, que acontece entre agosto e setembro. As plantações ficam

cobertas por pequenas flores brancas, criando uma paisagem instagramável, que atrai cada vez mais visitantes e fotógrafos, movimentando o turismo rural na região.

Os principais campos estão à beira da Estrada do Retiro (Mandirituba) ou no entorno da Colônia Marcelino (já dentro de São José dos Pinhais, outra cidade da região metropolitana e segundo lugar no ranking nacional de produtores de camomila). Mandirituba está em primeiro como a maior produtora da América Latina.

Tradicional evento realizado no Paraná, a Caminhada Internacional na Natureza tem uma etapa em Mandirituba. É o Circuito da Camomila, realizado exatamente na época da florada. São 12 km de pura aventura e contato com a natureza e ao final ainda tem a Feira Manduri com produtos coloniais.

GASTRONOMIA

A camomila é repleta de benefícios para a saúde e tem sido usada há séculos como um remédio natural. Além disso, a Camomila é bastante versátil no uso culinário. A planta é conhecida pelo seu efeito calmante e relaxante, mas ela vai além do tradicional chá para dormir melhor. “As flores da Camomila são ricas em azuleno um óleo volátil que contém vários princípios ativos que atuam como anti-inflamatórios e antitérmicos. A Camomila é ótima para os sistemas nervoso e digestório. As flores produzem um chá calmante, relaxante, alivio do stress e o nervosismo, promovendo uma boa noite de sono e auxiliando na digestão”, explica a instrutora de gastronomia do Senac PR, Samoara Pucci Pelincer. As flores secas podem ser usadas para aromatizar pratos doces e salgados. “A Camomila tem

diversos usos na Gastronomia, além do chá, pode ser utilizada em sucos, molhos, doces, bolos e cremes. Em bebidas como chá gelado; suco de camomila com limão e mel, maçã e mel ou até mesmo com abacaxi e hortelã. Pode também ser utilizada para fazer recheios, geleias e sorvetes”, ressalta a instrutora

O Senac PR tem apresentado em feiras e eventos o Brigadeiro de Camomila, que utiliza a infusão da planta para aromatizar uma das sobremesas mais tradicionais da gastronomia brasileira.

O uso da camomila na gastronomia não só adiciona sabor, mas também traz seus benefícios à saúde, tornando os pratos mais interessantes e nutritivos. Além disso, o apelo visual das flores secas ou frescas pode realçar a apresentação dos pratos, tornando-os mais atraentes.

BRIGADEIRO DE CAMOMILA Receita

INGREDIENTES

Uma lata de leite condensado

100 ml de leite

300 g de creme de leite de lata

20 g de flor de camomila

MODO DE PREPARO

1. Coloque na panela o leite e o creme de leite com a camomila, deixe aquecer até 80°C, desligue, tampe e deixe em infusão por 4h, coe e reserve.

2. Em uma panela, acrescente os demais ingredientes com a infusão de camomila, leve ao fogo baixo mexendo sem parar até desprender do fundo, exatamente oito minutos depois de fervura.

3. Despeje num prato, cubra com plástico e deixe esfriar.

4. Enrole e passe no açúcar cristal ou nas flores secas de camomila

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO PARANÁ

TEXTO: NATHALIA ALESSE | FOTO: REINALDO GAZOLA

Facilitar o acesso à saúde e promover alternativas para o desenvolvimento econômico e social. Essa é uma das principais missões do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma). Fundado em 1936, o órgão desempenha um papel importante na defesa dos interesses dos empresários do setor, representando e fortalecendo as farmácias e drogarias. O trabalho da entidade se resume em garantir a sustentabilidade e o crescimento do segmento, com foco na qualidade de vida dos profissionais da área e da população paranaense.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor farmacêutico registrou um crescimento de 14,2% em 2024, número que vem em ascensão há oito anos. Neste cenário, o Sindifarma tem reforçado o papel das farmácias como agentes essenciais no cuidado com a saúde. “O Paraná realmente é o estado que tem o maior número de farmácias por número de habitantes. Isso ocorre por ser um estado muito mais organizado, proporcionando a facilidade da abertura de farmácias, com garantia de rentabilidade”,

destaca o presidente do sindicato, Edenir Zandoná Júnior.

Para aprimorar as práticas de gestão, vendas e atendimento, o sindicato realiza uma série de atividades voltadas à qualificação profissional. Essas iniciativas buscam, entre outros objetivos, melhorar o serviço prestado aos clientes e garantir a correta manipulação de medicamentos e produtos farmacêuticos.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR mantém uma parceria estratégica com o sindicato, visando fortalecer o setor farmacêutico no estado. “Temos o Senac PR que prepara pessoas, qualificando-as para o mercado.

O Sesc PR com suas ações focadas para o social e Federação que nos proporciona apoio de toda as formas”, reforça Zandoná.

O Sindifarma Paraná segue se consolidando, cada dia mais, como uma referência e um aliado valioso para os profissionais e empresas da área farmacêutica. Uma de suas principais contribuições para a categoria foi a mudança no cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que refletiu na redução do preço final dos medicamentos.

Serviço SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO PARANÁ (SINDIFARMA PR) Av. Vicente Machado, 320 Sala 102 – 1º andar

CEP 80.420-010. Curitiba/PR f (41) 9 8417-4861

Edenir Zandoná Júnior, presidente do Sindifarma PR

ESSENCIALMENTE VISCERAL

A ATRIZ DENISE STOKLOS REALIZOU SETE APRESENTAÇÕES TEATRAIS PELO ESTADO A CONVITE DO SESC PR
TEXTO: SILVIA BOCCHESE DE LIMA | FOTOS: ALESSANDRA AUGUSTO

Acapacidade de incomodar, desafiar e instigar é o que torna a arte tão necessária – ferramenta de denúncias e questionamentos, de ressignificação, de amplificação de vozes silenciadas, de reflexões e debates. A chegada dos espanhóis e portugueses às Américas e o impacto da colonização foram o ponto de partida de Um fax para Colombo – uma peça escrita pela atriz e diretora paranaense Denise Stoklos – e uma maneira de dar foco às barbáries aqui realizadas.

O premiado espetáculo é um manifesto sobre a história latino-americana. O personagem principal, um náufrago metafórico, denuncia fatos como a violência contra os povos originários, a escravidão e ditadura militar que atravessaram mais de meio século desde a invasão portuguesa.

Denise, que é uma das principais referências do teatro brasileiro contemporâneo, foi convidada pelo Sesc PR para circular por seis de suas unidades, com apresentações da leitura dramática da peça. O texto é rigoroso, porém otimista, escrito em 1992, durante as comemorações dos 500 anos da chegada de Cristóvão Colombo às Américas – faz um retrospecto do genocídio de povos originários, do saque às riquezas naturais, da escravidão, dos regimes ditatoriais e autoritários, e da “herança perversa como vigarice, nepotismo e corrupção que ainda estão instalados aqui”, como ela pontua.

A atriz mexeu com as emoções do público de Bela Vista do Paraíso, Curitiba, Londrina, Maringá, Medianeira e Ponta Grossa, com sua atuação, e despertou as plateias para reflexões sobre a história do Brasil e das Américas e terminou o espetáculo com Gracias a La Vida, de Mercedes Sosa – outro referencial da cultura latino-americana. “O Sesc me deu essa oportunidade raríssima de percorrer as cidades do meu estado e isso é fundamental. É um prêmio estar com meus concidadãos, gente que tem a mesma origem e sotaque que o meu. É só na terra da gente que recuperamos tudo o que já refletimos, executamos e onde temos consciência de vida,

de memórias. O público foi muito aberto e senti um profundo interesse, um despertar ao pensar e refletir, inclusive sobre o atual momento que vivemos. Estou indo embora com a sensação de ter estado num dos melhores momentos da minha vida, da minha carreira de teatro”, disse.

A ATRIZ

Nascida em Irati (PR), Denise Stoklos é considerada uma das figuras mais influentes das artes cênicas do país e sua carreira de 55 anos é marcada por inovações e por significativas contribuições ao teatro. Com uma sólida carreira internacional, já foi convidada para dar aulas na Universidade de Nova Iorque e é reconhecida como criadora do Teatro Essencial, uma abordagem que rompe com o óbvio, explora a essência da comunicação teatral com o mínimo de recursos materiais – um caminho de descobertas, onde o ator se conecta com a verdade do seu corpo, voz e presença.

Assim como Eduardo Galeano escreveu que “a árvore da vida sabe que, aconteça o que acontecer, a música suave que a envolve jamais cessará”, Um fax para Colombo ecoa resistência e memória. A arte, com sua potência transformadora, não apenas revisita a história, mas a ressignifica, reafirmando que, apesar das perdas e cicatrizes, a essência da humanidade persiste. Enquanto houver quem conte, quem cante e quem se emocione, a música da vida continuará a soar. 

PARA BRINCAR O CARNAVAL

PROGRAMAÇÃO INFANTIL DO SESC DA ESQUINA E SESC LONDRINA CADEIÃO RECEBEM FAMÍLIAS PARA CELEBRAR UMA DAS MAIORES FESTAS POPULARES DO PAÍS

TEXTO: SILVIA BOCCHESE DE LIMA | FOTOS: CASSIANO ROSÁRIO E SAMANTHA ABREU

Foi ao som de antigas marchinhas de carnaval e um repertório que incluiu cantigas populares como Aurora; Pato Pateta; Olha pro céu; Samba Lelê; Upa, Upa Meu Trolinho e Caranguejo, que o Elétrico Trio comandou o Gritinho de Carnaval, no ginásio de esportes do Sesc da Esquina. O espaço foi preparado para receber famílias e crianças para celebrar uma preparação para uma das maiores festas populares do país.

Na chegada os participantes foram recepcionados e receberam confetes e serpentinas, leques de papel,

balas e tinham à disposição lanche, refrigerante e água. Além disso, puderam participar das oficinas de brinquedos, de máscaras e de estandartes; da pintura facial, e levar uma recordação da festa registrada na cabine fotográfica e brincar trio elétrico adaptado –um carrinho de compras disputado pelas crianças.

Flávia Fernandes trouxe a filha pelo segundo ano ao Gritinho de Carnaval e salientou que avalia o espaço como um ambiente seguro, “onde ela pode brincar livremente. Esta festa me traz à lembrança os bailinhos de carnaval que eu brincava quando era criança, no interior do Paraná”.

No Sesc da Esquina, "trio elétrico" foi disputado entre as crianças

Para o gerente de Cultura em exercício, Guilherme Fraga da Rocha Teixeira, “o Gritinho tem o objetivo de resgatar os bailes de carnaval que são provas da nossa cultura. Esses bailes ocorriam em grandes salões e aqui temos este espaço para as crianças brincarem, correr, jogar serpentina, confete, pintar o rosto, conhecer as marchinhas de carnaval. É um espaço seguro para as famílias estarem com seus filhos, longe das telas e se divertir como antigamente”, pontuou.

Em Londrina, o CarnavArte ocorreu no Sesc Londrina Cadeião, e uniu arte e tradição em uma celebração da identidade cultural brasileira.

Com múltiplas expressões artísticas, o evento foi um convite a experimentações culturais que exaltam a diversidade da cultura do país. “A cada ritmo, cor e movimento, reconhecemos e valorizamos o que temos de mais bonito: nossa história compartilhada. O baile de Carnaval foi o ponto alto desta festa, onde música, teatro e artes visuais se entrelaçam para criar momentos de alegria. Foi um convite para dançar, se expressar e, acima de tudo, se conectar com a comunidade em um ambiente de pura magia e diversão”, pontuou a técnica de atividade, Samantha Danielly de Abreu.

COMÉRCIO EM AÇÃO

TURISMO: MISSÃO EM PORTUGAL

A Fecomércio, em parceria com o Sebrae/PR, realizou missão internacional de benchmarketing de Inovação em Negócios de Turismo em Portugal, de 16 a 23 de fevereiro. A missão contou com 22 participantes, incluindo empresários de Foz do Iguaçu e Curitiba dos segmentos de gastronomia, hospitalidade, tecnologia para o turismo, economia criativa, eventos, agenciamento e transporte turístico, e profissionais de turismo do setor público e privado. O grupo realizou 18 visitas técnicas nas cidades de Lisboa, Aveiro, Porto, Gaia e Matosinhos – local em que foi recebido pela prefeita Luísa Salgueiro e conheceu a estratégia de marketing do município. A cidade é detentora da marca Melhor Peixe do Mundo, que atrai 1 milhão de turistas anualmente para os seus mais de 450 restaurantes. Além das diversas boas práticas e inovações apresentadas. O grupo

participou de um Seminário e Encontro de Negócios no Escritório da CNC em Lisboa, que contou com a participação de empresários e investidores portugueses, além de participar de um painel sobre Inovação nos Negócios Turísticos: Desafios e Oportunidades em 2025.

MOVIMENTO PRÓ-PARANÁ

Com a plenária da Fecomércio PR lotada, em fevereiro, foi realizada a primeira reunião do Conselho de Integração de Território e Região Sul do Movimento Pró-Paraná. O evento reuniu autoridades de diversos setores da economia – que visam ao reconhecimento de causas consideradas prioritárias e fundamentais para o crescimento do estado – para acompanhar a palestra “Paraná: uma potência”, ministrada pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana. O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, salientou que o compromisso da organização é com o desenvolvimento do Paraná, com a atração de investimentos e com a melhoria contínua da condição de vida dos paranaenses. “Acreditamos que o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da nossa economia dependem, em grande parte, da capacidade de unir esforços, buscar soluções colaborativas, como o nosso movimento tem feito modestamente ao longo desses anos”, destacou Domakoski.

PARANÁ EM NÚMEROS

Piana apresentou dados econômicos, o cenário das contas públicas, pacote de obras, concessões, parcerias público-privadas, gestão pública e grandes projetos. Ele pontuou que o Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul e é

hoje a quarta maior economia do Brasil. Ele ainda destacou o programa Descomplica Paraná, implantado no estado e que trouxe celeridade no licenciamento de empresas de baixo risco. Em 2019, o tempo médio para abertura de empresas no estado era de oito dias e 18 horas, esta espera foi reduzida para oito horas. Se comparado com outros estados, estes números são ainda mais expressivos. Em São Paulo e em Santa Catarina, o tempo médio para abertura de uma empresa é de um dia e cinco horas e, em Minas Gerais, um dia e 18 horas.

Piana trouxe ainda dados relacionados a investimentos. Desde 2019, o estado atraiu mais de R$ 442 bilhões de investimentos privados.

Cassiano Rosário

NOTAS

ESPORTES DE AREIA NAS UNIDADES DO SESC PR

Verão pede atividades ao ar livre, contato com a natureza e, se possível, pé na areia. Com a Copa Sesc Esportes de Areia, 18 unidades do Sesc ofereceram durante os meses de janeiro a março a combinação de esporte com o calor da temporada. O campeonato explorou as modalidades de vôlei de praia, beach tennis e futevôlei.

BRINCANDO COM MÚSICA

Entre os dias 20 e 31 de janeiro, 27 unidades do Sesc PR realizaram a colônia de férias de verão “Brincando nas Férias”, que teve como tema “Brincando com Música”. Durante o evento foram realizadas diversas atividades, oficinas, jogos e brincadeiras que estimularam o desenvolvimento da musicalidade dos participantes, além de outras opções recreativas e esportivas. O projeto registrou 4.412 inscrições, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para as crianças.

ODONTOSESC OFERECE CONSULTAS E TRATAMENTOS GRATUITOS A FUNCIONÁRIOS DO FESTVAL

Sesc PR assinou em fevereiro um termo de cooperação com o supermercado Festval de Pinhais para oferecer cerca de duas mil consultas e tratamentos odontológicos gratuitos exclusivos para os colaboradores da empresa.

A unidade móvel OdontoSesc ficará no estabelecimento até o dia 14 de maio e os atendimentos serão conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por quatro dentistas, dois auxiliares de saúde bucal e um auxiliar administrativo.

Entre os serviços que serão oferecidos, estão: orientações para a manutenção da saúde bucal (exame clínico); radiografias intraorais; restaurações; exodontias (extrações); endodontias de dentes monorradiculares (tratamento de canal de canino a canino); raspagem, alisamento e polimento dentário; aplicação tópica de flúor e selantes.

O diretor de RH e TI do Festval e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Beal; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em exercício, Ari Faria Bittencourt, e o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes

Durante assinatura do termo de cooperação, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em exercício, Ari Faria Bittencourt, destacou a relevância do projeto. “O OdontoSesc iniciou suas atividades em 2008 e já atendeu a 122 municípios, totalizando 206 mil consultas odontológicas e mais 190 mil pessoas alcançadas em atividades de educação e saúde”, disse.

Cassiano
Rosário

VERÃO EM CAIOBÁ

TURISMO É IMPULSIONADO COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA NAS PRAIAS E INFRAESTRUTURA DE HOTELARIA

Texto: LÍVIA ALMEIDA COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Nem só de sombra e água fresca se vive o verão no litoral paranaense. Em Matinhos, o Balneário de Caiobá recebeu programação intensa nas praias proporcionando aos turistas ações de esporte, lazer e cultura. Com apoio do Sesc PR, a Arena Verão Maior Portos Paraná, do governo do estado, ofereceu diversas propostas esportivas e recreativas de 28 de dezembro a 2 de fevereiro.

Na Arena, o público encontrou infraestrutura de palco com apresentações gratuitas de

bandas paranaenses; quadras de futevôlei, vôlei de praia e beach tennis; mesa de teqball; muro de escalada; tirolesa; aulas de trapézio e mais de 60 experiências recreativas, como gincanas; passeios ciclísticos; caça ao tesouro; torneios relâmpagos; aulas de dança e ginástica; entre outros. O local também foi palco para grandes nomes do esporte, como o jogo de despedida da jogadora de vôlei de praia, Ágatha Rippel, que anunciou a aposentadoria em dezembro de 2024. A atleta curitibana estava acompanhada de Rebecca, Duda Lisboa e Natasha.

“Eu anunciei minha despedida no ano passado e tive oportunidade de fazer a last dance em várias cidades pelo Brasil, mas ainda faltava aqui. Eu ainda não tinha jogado no Paraná e, para mim, está sendo incrível fazer este último jogo na minha terrinha, ao lado de atletas incríveis e que são amigas minhas”, disse a jogadora.

“Me sinto super prestigiada e valorizada e, o melhor de tudo, ao lado de amigos, família e pessoas que acompanharam minha carreira por tantos anos”, disse Ágatha.

Show Luan Santana Luan Santana
Roberto Dziura Jr/AEN Roberto Dziura Jr/AEN

Enquanto o dia foi tomado por atividades esportivas, à noite o público desfrutou de shows nacionais gratuitos no palco montado na Praia Brava de Caiobá. Durante sete fins de semana, grandes artistas brasileiros atraíram 1,82 milhão de pessoas para Matinhos e Pontal do Paraná, que juntos receberam 33 apresentações. Cinco apresentações superaram a marca de 100 mil espectadores em Matinhos, sendo o recorde obtido por Luan Santana com 164 mil fãs no show realizado no dia 1º de fevereiro.

“Unindo cultura e esporte nós estamos gerando turismo. E a Fecomércio e o Sesc PR são grandes parceiros nesse sentido. Nós oferecemos nas arenas todo o atendimento com estagiários de Educação Física, de Enfermagem, várias estruturas do governo atendendo com o Sesc, que ainda traz ações como o Basquetebol Máster e o Triathlon que vai fechar o verão. Tenho certeza que para o ano que vem vamos renovar e reforçar essa parceria, que para o estado do Paraná é uma das mais importantes”, afirmou o Secretário de Esportes do Paraná, Hélio Wirbisk.

Os atrativos resultaram em impacto econômico expressivo com um acréscimo de R$ 152,9 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, impulsionando a economia local e fortalecendo diversos setores produtivos, segundo estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A temporada também gerou 2.335 empregos diretos e indiretos em diferentes áreas, como comércio, turismo e serviços.

Ágatha
Hotel Sesc Caiobá
Posto Caiobá
Geraldo Bubniak/AEN
Marcos Borges
Governo do Estado

TURISMO

Para garantir a melhor experiência turística no litoral paranaense, o Sesc PR organiza com antecedência as hospedagens no Hotel Sesc Caiobá. Com uma localização privilegiada, em frente à Praia Brava, o hotel é um dos mais procurados na região e, por conta disso, começou a pré-reserva, com prioridade ao público comerciário, ainda em outubro de 2024.

“Para conseguir uma reserva para essa temporada que é feita de forma on-line, precisa estar com boa internet e agilidade para preencher os dados; pois, infelizmente, não temos como atender todos os pedidos. A engorda da praia e os atrativos promovidos pelo governo do estado também contribuem para o aumento dessa procura pelo nosso hotel, que oferece qualidade em hospedagem”, explica Adalberto Carneiro, gerente executivo do hotel.

Quem consegue reservar, garante que é um privilégio ficar hospedado. “Frequento há muitos anos o Hotel Sesc Caiobá e, a cada ano, vem se superando. Esse ano, por exemplo, está fantástico: a estrutura do hotel, a alimentação, a limpeza, segurança para as nossas crianças, é espetacular. Tem a parte da inclusão também com as crianças como o meu sobrinho que é autista (pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Trouxemos

ele para cá e é sempre muito bem recebido pela equipe da Recreação. Eles são maravilhosos, muito acolhedores”, afirma Roseli Salesbram, cliente do hotel.

O hotel tem pensão completa –café da manhã, almoço e jantar inclusos na hospedagem. Na infraestrutura, dispõe de parque aquático com quatro piscinas –sendo duas com aquecimento térmico –, estacionamento, academia fitness, sala de sinuca, bar, capela ecumênica, cinema, brinquedoteca, playground, loja de artesanato, restaurante, café-escola e restaurante-escola do Senac, e auditório e salas no Centro de Convenções. No Ginásio de Esportes, campo com grama sintética e quadra coberta para a prática de futsal, basquete e vôlei. 

Acesse o QR Code para conhecer e fazer reservas no Hotel Sesc Caiobá

Roseli Salesbram
Marcos Borges

SINDICATO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS AUTÔNOMOS E EMPRESAS DE REPRESENTAÇÃO

COMERCIAL DO ESTADO DO PARANÁ

Elemento essencial na intermediação de negócios, o representante comercial conecta indústria e atacado ao varejo, impulsionando a economia e fortalecendo marcas. No Paraná a categoria conta com o apoio do Sindicato dos Representantes Comerciais Autônomos e Empresas de Representação Comercial do Estado do Paraná (Sirecom PR), entidade que, há mais de oito décadas, se dedica à defesa e valorização desses profissionais.

O presidente da entidade e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Nauiack, destaca o papel do sindicato na fundação da Federação do Comércio do Paraná. “Fazer parte desta história de sucesso para nós é um grande orgulho e também diria que uma grande responsabilidade. Responsabilidade enquanto sindicato, enquanto agente de mudanças e, principalmente, enquanto instituição sindical de primeiro grau”, reitera.

A entidade acompanha de perto pautas legislativas e tributárias que impactam a categoria, além de promover ações voltadas à qualificação profissional. “Uma das principais maneiras de dar suporte a esses profissionais é

oferecer capacitações que possam melhorar suas competências. São trabalhadores que rodam pelo estado, pelas ruas, pelas estradas, e precisam estar sempre atualizados para enfrentar os desafios do mercado.”

O setor de representação comercial reflete o crescimento econômico do Paraná, que tem se destacado no cenário nacional. Em 2024, a atividade movimentou cerca de R$ 110 bilhões, representando entre 17% e 18% do PIB estadual. “Isso nos dá orgulho. Saber da nossa participação e do pertencimento da representação comercial nesse desenvolvimento é motivo de celebração”, afirma Nauiack.

Com um olhar atento às transformações tecnológicas, o Sirecom PR tem incentivado a adoção de novas ferramentas no setor. “Há algum tempo, falávamos da representação comercial 4.0 como um avanço significativo. Hoje, tratamos de forma aberta e direta a inteligência artificial, que está chegando com força e pode ser adotada para otimizar o trabalho desses profissionais.”

Entre as iniciativas recentes do sindicato, destaca-se o RepCom 2024, idealizado para levar informação e capacitação aos

representantes comerciais do estado. Com palestras técnicas realizadas em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Curitiba, a ação reforçou o compromisso do Sirecom PR com a qualificação da categoria. Para 2025, a programação continua intensa, com destaque para a palestra do professor Walter Longo, que deve passar por Curitiba, Londrina e Maringá. 

Serviço:

Sindicato dos Representantes Comerciais

Autônomos e Empresas de Representação

Comercial do Estado do Paraná

(Sirecom Paraná)

Rua José Loureiro, 746

Centro, Curitiba – PR  – 80010-000  f (41) 3234-5210

Paulo Nauiack, presidente do Sirecom PR

GIRO PELAS UNIDADES

SESC PR DIVULGA PERÍODO E TEMÁTICA DA SEMANA LITERÁRIA 2025

A tradicional Semana Literária Sesc e Feira do Livro chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025.

Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, shows, espetáculos teatrais, e intervenções literárias, contação de histórias e espaços de permanência e leitura.

O escritor homenageado será o curitibano Dalton

Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.

Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.

Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA PRODUZEM DESFILE

O auditório do Senac Curitiba Centro se transformou em passarela em fevereiro quando alunos do curso Técnico em Produção de Moda apresentaram suas criações no desfile “Fragmentos do Eu”. A atividade fez parte do projeto integrador de conclusão do curso e teve como proposta expressar a identidade e a trajetória pessoal de cada estudante por meio da moda.

Segundo a coordenadora dos cursos de Moda e Design do Senac, Priscila Prazeres, o projeto reforça a moda autoral e permite que os alunos coloquem em prática todas as competências adquiridas ao longo do curso. “O Projeto Integrador é uma ferramenta de avaliação dos cursos do Senac, em que ocorre a junção de cada etapa desenvolvida durante as aulas. É uma avaliação prática de um aprendizado que é também bastante prático”, explica Priscila.

Leonardo Theodoro surpreendeu o público com dois looks elaborados a partir de milhares de alfinetes, trazendo

um conceito fashionista e ousado. Apaixonado por moda extravagante e pela arte Drag, ele encontrou no curso a possibilidade de transformar sua paixão em profissão. “Posso dizer que esse curso mudou minha vida. Mostrou que realmente a moda é o que eu quero para minha vida e, principalmente, me ensinou a ter orgulho de mim, do meu trabalho”, conclui.

INSTITUIÇÃO BENEFICIADA PELO SESC MESA BRASIL PR É DESTAQUE EM CONCURSO DA FAO

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) promoveu ano passado um concurso de Cartazes para o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. O intuito era estimular entidades sociais a elaborar com o público atendido cartazes alusivos à data, com o tema: “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhor”.

O Sesc PR mobilizou as unidades sede do Programa Mesa Brasil para divulgar e convidar as entidades sociais beneficiadas para se inscreveram no concurso, e o resultado veio. A APAE de Engenheiro Beltrão, atendida pelo

Sesc Mesa Brasil de Campo Mourão, foi uma das campeãs na categoria de 13 a 15 anos – a única representante da América Latina. A instituição social que atualmente atende 256 pessoas elaborou junto com os alunos um cartaz que ilustra a importância da alimentação saudável proveniente de alimentos produzidos no campo.

Como premiação a entidade social será promovida pelos escritórios da FAO ao redor do mundo, além de um certificado e presentes.

O Sesc Mesa Brasil de Campo Mourão atende 94 instituições sociais, em 15 municípios da região.

REDEFININDO O MERCADO

NOVAS

GERAÇÕES

CONVIVEM E CONTRASTAM NO MERCADO DE TRABALHO

TEXTO: ANA LUIZA COSTA HALAT | FOTOS: BRUNO TADASHI

“A gente precisa falar do medo que as crianças e os adolescentes têm de ser CLT”. A influenciadora Fabiana Sobrinho, a Fabi Bubu, tem mais de 1,5 milhão de seguidores no TikTok. Por lá, compartilha sua rotina “educando uma pré-adolescente”, como conta em sua biografia na rede social. Em janeiro publicou um vídeo em que conversava com a filha de 12 anos sobre este fenômeno. Na publicação, que acumula 1,6 milhão de visualizações, a mãe pergunta à filha os motivos da apreensão com o regime CLT e explica o que realmente é a modalidade de trabalho. Fabi contou que conversou com outros adolescentes e todos também não queriam trabalhar de carteira assinada no futuro.

Jovens das gerações Z e Alpha se preparam para os desafios do mercado de trabalho, que exige cada vez mais habilidades tecnológicas e flexibilidade profissional

O QUE SÃO GERAÇÕES?

Valentina, filha de Fabi Bubu, faz parte da geração Alpha, nome dado aos nascidos a partir de 2010 até o final de 2024. A partir do dia 1º de janeiro de 2025, os nascidos farão parte da geração Beta.

Com início na metade do século XX nos Estados Unidos, o estudo das gerações define grupos de pessoas conforme os anos de nascimento. Estes agrupamentos indicam os comportamentos, costumes e tecnologias de cada época e como cada um destes aspectos é influenciado pelos acontecimentos de determinado período.

A POPULAÇÃO MUNDIAL, ATUALMENTE, É FORMADA POR SETE GERAÇÕES:

Geração Silenciosa: Nascidos entre 1923 e 1946; Baby Boomers: Nascidos entre 1947 e 1963;

Geração X: Nascidos entre 1964 e 1983;

Geração Y (millenials): Nascidos entre 1984 e 1995; Geração Z: Nascidos entre 1995 e 2009; Geração Alpha: Nascidos entre 2010 e 2024; Geração Beta: Nascidos a partir de 2025.

GERAÇÕES

Em 2025 integram o mercado de trabalho os Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z. Porém, no ano passado, os membros mais velhos da geração de Valentina, a Alpha, completaram 14 anos, idade mínima para ingresso como aprendizes no âmbito brasileiro.

O MEDO DA CLT: POR QUE OS JOVENS QUEREM EVITAR O MODELO TRADICIONAL DE TRABALHO?

Apesar da percepção dos jovens mostrada no vídeo viral, a opinião sobre o modelo de trabalho CLT ainda é incerta entre os Alpha. João Pedro Olanda e Eduarda de Souza Massarin, ambos de 14 anos, alunos da turma de Aprendizagem do Senac Arapongas, por exemplo, discordam do medo. “É uma oportunidade de ter emprego”, afirmou Eduarda.

Outros estudantes da unidade, mas da Geração Z, também comentaram sobre o tema. Vitória Mayara Decaroli de Carvalho, de 17 anos, disse que não tem o objetivo de ser CLT a vida toda, porém prefere trabalhar de carteira assinada de início por maior segurança. João Pedro Voltolini, de 16, enxerga a

modalidade de forma positiva, “é uma proteção, pois faz a empresa seguir as leis”, mas, no futuro, gostaria de trabalhar com empreendedorismo. Já Lucas Henrique Silva, de 15, acredita que a CLT tem “necessidade de seguir regras muito rígidas para garantir o emprego” e, por conta disso, prefere seguir carreira em outras formas que não CLT.

As respostas são uma síntese da divergência de opiniões entre os novos integrantes do mercado de trabalho. Mas há uma semelhança entre eles: a busca por flexibilidade. A Geração Z foi a primeira geração a crescer com acesso à internet e a geração Alpha não chegou a conhecer um mundo sem dispositivos e redes eletrônicas. A imersão tecnológica justifica a importância dada pelas novas gerações à autonomia e digitalização do ambiente de trabalho.

O MERCADO E AS NOVAS GERAÇÕES

Ainda no início de sua consolidação no mercado de trabalho, a geração Z já representa, neste ano, ¼ da força de trabalho global, de acordo com o relatório da consultoria McKinsey. Os dados também apontam que, em mais cinco anos, deve alcançar 30% da população economicamente ativa mundial.

Turma de Aprendizagem

Profissional de Qualificação em Comércio de Bens, Serviços e Turismo de 2025 do Senac Arapongas

Reprodução

O uso de recursos digitais nas escolas prepara a geração Alpha para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e dinâmico. Na foto alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac

Com este crescimento e projeção das entradas das gerações Alpha e Beta, o mercado tem se preocupado com as influências e impactos da lacuna geracional na mão de obra das empresas. O headhunter Diego Godoy, profissional de recursos humanos para posições de alto nível, comentou que a principal diferença entre a Geração Z e as anteriores é a forma como ela vê o mercado de trabalho. “Existem semelhanças com a Geração Silenciosa, para quem o trabalho era apenas uma parte da vida necessária para sobreviver. As gerações Baby-Boomer, X e Y passaram a ver o trabalho como algo central da existência humana. Já a Geração Z se importa com o trabalho, mas quer ter vida além dele, como os Silenciosos, com uma diferença: quer encontrar propósito e alinhamento com seus valores pessoais”, explicou.

O recrutador também observou que, com as mudanças geracionais, as empresas precisam refletir suas formas de comunicação e escuta dentro de cada cargo. “Percebo que empresas que não conhecem suas pessoas de perto perdem mais gente do que as que investem tempo e recursos para entender os interesses, desejos e aspirações de carreira e de vida de cada um”, salientou.

O TRABALHO NA ERA BETA

O avanço da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias digitais é um ponto determinante para o futuro profissional da nova Geração Beta, como expôs a coordenadora de Inteligência de Mercado e Inovação do Senac PR, Mayara Mafra Esperandio Cortes. “O uso da IA estará presente tanto no desenvolvimento

profissional, como complemento e suporte no aprendizado, quanto na prática profissional, por meio de ferramentas cada vez mais integradas às áreas produtivas. No entanto, não se trata apenas de IA.

As tendências também apontam para a crescente utilização da realidade virtual, como em treinamentos técnicos e cirurgias à distância, por exemplo”.

As tendências tecnológicas têm moldado as noções de mercado e, a partir disso, definem e diferenciam a formação e o desenvolvimento profissional do grupo dos nascidos a partir de 2025. “Estas gerações já nascem em uma era ultradigitalizada, o que impacta sua educação antes mesmo de chegarem às escolas. O uso de aplicativos e a adaptação das práticas pedagógicas são tendências que vieram para ficar. Da mesma forma, a consolidação de disciplinas como robótica e linguagem de programação nas grades curriculares se tornará cada vez mais comum. A IA terá um papel transversal neste aprendizado, contribuindo para uma educação mais personalizada e imersiva”, afirmou Cortes.

A coordenadora também salientou que, apesar da previsão para ingresso da Geração Beta no mercado trabalho ser por volta de 2039, quando os primeiros membros completam 14 anos, as empresas já podem se preparar para recebê-los no ambiente corporativo. “As empresas poderão ofertar tecnologias digitais para complementar os processos de trabalho, flexibilidade na construção e desenvolvimento de projetos e personalização nos modelos de treinamento e capacitação internos. O segredo está em construir um ambiente de trabalho dinâmico, inovador e inspirador para essa nova geração de profissionais”, concluiu. 

O desenvolvimento de habilidades tecnológicas será essencial para a Geração Beta, que ingressará em um mercado de trabalho altamente automatizado e inovador

CONTRA A DENGUE

SESC PR MOBILIZA A POPULAÇÃO COM DISPUTA VIRTUAL NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

TEXTO: ISABELA MATTIOLLI E SILVIA BOCCHEZE DE LIMA | FOTOS: CASSIANO ROSÁRIO

Com o avanço da dengue no Paraná, o Sesc PR aposta na tecnologia e na mobilização social no enfrentamento da doença. A quinta edição da campanha “Aqui O Mosquito Não Entra” convida a população a participar de uma disputa virtual, que premia esforços individuais e coletivos na identificação e eliminação de possíveis focos do

mosquito Aedes aegypti. A ação já se consolidou como referência no engajamento comunitário e no uso da gamificação para incentivar boas práticas de prevenção.

No dia 25 de fevereiro, o Informe Epidemiológico nº 4, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) apontava que, desde o início do ano epidemiológico, o Paraná havia registrado

36.804 notificações, 7.108 casos confirmados e quatro óbitos. Além disso, 374 municípios relataram ocorrências da doença, sendo que 240 apresentaram casos confirmados.

O Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da chikungunya e do zika vírus. Segundo o informe, foram contabilizados 279 casos de chikungunya e 746 notificações no estado. Em relação ao zika vírus, foram registradas 18 notificações, mas nenhum caso confirmado.

A campanha “Aqui O Mosquito Não Entra” teve início no dia 12 de fevereiro e segue até 30 de maio. Aberta a participantes individuais ou equipes de todo o estado, a disputa acontece por meio do aplicativo do Sesc PR. Os usuários podem cadastrar possíveis focos do mosquito, registrar a eliminação com fotos e acumular pontos. O objetivo

é incentivar a participação ativa da população na remoção dos criadouros do Aedes aegypti.

“A tecnologia é uma aliada poderosa na conscientização e no engajamento da sociedade. Nossa proposta é transformar a prevenção em um esforço coletivo, utilizando recursos interativos para incentivar a participação”, destaca Luane de Lima da Silva, gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR.

A ação conta com o apoio da Sesa e das prefeituras municipais. Para a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Lúcia Belmonte, o diferencial da iniciativa está no envolvimento direto da população.

“Já vi muitas propostas focadas apenas na denúncia, mas o aplicativo do Sesc incentiva a remoção dos criadouros. Sem a participação popular, não conseguiremos controlar a dengue”, afirma.

A campanha foi apresentada oficialmente no dia 6 de fevereiro, reunindo autoridades, parceiros e representantes de órgãos de saúde. Da esq. p/ a dir.: o presidente do Simaco PR, Ademilson Milani; o presidente do Secovi-PR, Ricardo Hirodi Toyofuku; a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Lúcia Belmonte; a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná, Maria das Graças Rojas Soto; a secretária de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak; o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcos Vinícius de Mello, e o diretor de Recursos Humanos do Senac PR, Raul Pizarro

PREMIAÇÃO

Os participantes mais engajados, tanto individuais quanto em equipes, serão premiados. Os seis primeiros colocados do estado ganharão estadias no Hotel Sesc Caiobá, além de troféus e medalhas para os destaques regionais e municipais. 

Para mais informações sobre a campanha e o regulamento, acesse o QR Code.

IDIOMA QUE TRANSFORMA

ALUNOS DE INGLÊS DO SESC PR ALCANÇAM OBJETIVOS E CONQUISTAM OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO

Aglobalização e a diversificação do mercado de trabalho têm exigido diferentes habilidades dos ingressantes no ambiente profissional. Entre elas, o estudo de idiomas aparece como uma das principais. Em 2022 a plataforma de empregos Catho divulgou uma pesquisa mostrando que um profissional brasileiro com fluência em inglês pode ter um salário 61% maior que um profissional sem conhecimento na língua. Entretanto, o estudo realizado em 2023 pela instituição British Council constatou que 5% dos brasileiros têm conhecimento em inglês, mas apenas 1% é fluente no idioma.

O Sesc Paraná, por meio do Sesc Idiomas, oferece o curso de inglês para o público adolescente, adulto e idoso. Com material didático da Cambridge, as habilidades adquiridas no curso estão de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), padrão internacionalmente conhecido para descrever a proficiência em um idioma.

Mais que facilitar a convivência e aumentar as oportunidades profissionais, o ensino de inglês do Sesc PR é símbolo de mudança.

SALTO GLOBAL

Geovana Procópio, de 25 anos, sempre teve o desejo de expandir os horizontes. Tem carteira assinada desde os 14 anos e mora sozinha desde os 17. Quando surgiu a ideia de realizar um intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos, decidiu se matricular no curso de inglês do Sesc. “Quando iniciei os estudos, eu trabalhava num shopping, não

Geovana Procópio trabalha remotamente para uma empresa multinacional com sede em Orlando, na Flórida (EUA)

tinha condições financeiras para pagar o curso e sem noção alguma da língua”, falou.

Começou o curso em 2020 e, dois meses após a primeira aula, veio a pandemia. Porém isso não foi impeditivo para a continuação do aprendizado, que prosseguiu com as aulas on-line.

“O ponto chave foi ficar à vontade para a conversação e estar em um ambiente que promove este sentimento”, comentou Geovana sobre as dinâmicas de ensino do curso do Sesc PR, as quais, de acordo com ela, foram essenciais para que conquistasse a fluência no idioma.

Em 2022 conseguiu passar para o intercâmbio com nível avançado, foi para os Estados Unidos

Bruno Tadashi

e ficou por 6 meses lá trabalhando como Au Pair, modalidade em que a pessoa viaja para trabalhar cuidando dos filhos de uma família que mora no país de destino.

“O intercâmbio conseguiu promover uma imersão cultural e um desenvolvimento maior no inglês”. Geovana relatou que a viagem trouxe desafios e conquistas que resultaram no aumento e melhoria de seu vocabulário no idioma.

Ao voltar, conseguiu uma vaga na área global de uma multinacional e hoje seu trabalho depende integralmente da língua estrangeira. “Quando me candidatei para a vaga, tinham várias pessoas competindo comigo, muito mais capacitadas em relação a estudo, mas elas não tinham o inglês”, expôs.

“Se não tivesse sido o inglês que eu aprendi no Sesc, não teria alcançado os lugares que alcancei”, finalizou Geovana.

PASSO À FRENTE

Os cursos de idiomas do Sesc PR fazem parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que disponibiliza bolsas gratuitas para diversas atividades educativas da educação básica e continuada. Ao saber do programa de bolsas e da abertura de turmas de nível introdutório, a mãe de Mateus Paulino, Marcela Pereira Paulino, que sempre atuou no comércio, ficou disposta a inscrever o filho. “Sempre gostei do inglês e queria desenvolver meu conhecimento no idioma, mas pagar um curso era inviável naquele momento. A abertura da turma e a possibilidade de cursar gratuitamente foram as maiores motivadoras para minha inscrição”, contou Mateus.

Aos 15 anos, Mateus iniciou o curso de Inglês no Sesc Londrina Centro. Em 2024, com 20 anos, concluiu a formação, conquistou o certificado de proficiência de Cambridge e atua como colaborador em uma

multinacional, na qual a fluência no idioma é essencial para o desenvolvimento de sua carreira profissional. “Desde que eu pude acrescentar no meu currículo as certificações que o Sesc me proporcionou, muitas portas estiveram se abrindo para mim. Ter o diferencial do idioma é o que pode te levar de uma vaga de trabalho boa a uma ótima”, disse.

A metodologia do curso, além da gramática, oferece uma imersão na cultura dos países que utilizam a língua inglesa, como contou o aluno. “Aprendemos geografia, costumes, celebrações e dinâmicas sociais nestes lugares. Os professores nos fazem falar e interagir em inglês, que é o que mais conta para chegar à fluência”.

Para conquistar o certificado de Cambridge é necessário passar por um conjunto de exames oferecidos pela Cambridge Assessment English, uma organização pertencente à Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A certificação internacional, além de comprovar as habilidades em inglês, também abre portas no mercado de trabalho e em empresas multinacionais, como foi o caso de Paulino. “Fiquei honrado de ter a chance de fazer o teste, porque reconheço o peso desta certificação e quantas oportunidades incríveis ela pode proporcionar. Estudei através do próprio material do curso, com livros didáticos e provas passadas, e pedi ajuda da minha teacher [professora] para encontrar pontos em que deveria focar. Senti que meus estudos não foram em vão e realmente funcionaram”. 

Paulino realizou exame de qualificação e recebeu certificação internicional de Cambridge

Mateus
Acervo da unidade

EXPERIÊNCIAS CULTURAIS

LABORATÓRIOS CULTURAIS E CENTROS DE DIFUSÃO DO SESC ESPALHADOS PELO PARANÁ SÃO LOCAIS DE APRENDIZADO, CRIATIVIDADE E TRANSFORMAÇÃO

TEXTO:

SILVIA BOCCHESE DE LIMA E ANA LUIZA COSTA HALAT | FOTOS: BRUNO TADASHI

Aprender e criar não precisam ser atividades mecânicas e cansativas. Quando crianças e adolescentes exploram a arte desenvolvem novas habilidades, ideias e ampliam o olhar sobre o mundo. Albert Einstein dizia que “a criatividade é a inteligência se divertindo” – duas capacidades fundamentais para o conhecimento e a inovação e que, quando aliadas à arte, tornam-se importantes formas de expressão, aprendizado e inclusão.

Dispostos em diversas unidades do Sesc pelo Paraná, os Laboratórios Culturais demonstram na prática que o aprendizado artístico não estimula apenas a criatividade, mas também desenvolve habilidades essenciais como expressão emocional, pensamento crítico e capacidade de trabalhar em equipe. O contato com diferentes linguagens artísticas – Teatro, Dança, Artes Visuais, Cinema, Literatura e Música – expande a percepção dos jovens sobre o mundo, promove inclusão e fortalece sua identidade.

LABORATÓRIOS CULTURAIS

Os cursos e oficinas realizadas pelo Sesc proporcionam um espaço seguro para que cada participante explore sua criatividade, estimule

a comunicação e o trabalho em equipe. As atividades incluem debates, palestras, exposições e intervenções urbanas, incentivando o estudo teórico e prático. Desde 2018, o programa segue diretrizes padronizadas para garantir qualidade e alinhamento em todas as unidades espalhadas pelo estado.

Os cursos têm duração estendida, enquanto as oficinas são mais pontuais. A metodologia valoriza a criatividade e o desenvolvimento técnico, sem aplicação de provas, mas com acompanhamento individual dos alunos. As turmas são organizadas conforme idade e nível de aprendizado, garantindo inclusão e diversidade nas práticas culturais.

O CDM

Inaugurado em 2013, em Maringá, o Centro de Difusão Musical (CDM), é um projeto social que oferece formação musical gratuita a estudantes da rede pública e dependentes de trabalhadores do comércio. O programa oferece aulas coletivas de música que iniciam com a escolha do instrumento. Hoje, são 13 opções: clarinete, contrabaixo, flauta transversal, percussão, saxofone alto/tenor, trombone, trompa, trompete, viola, viola caipira, violão, violino e violoncelo.

As aulas são divididas em duas fases: educação e prática musical. Na primeira, o aluno aprende a parte básica do instrumento e, na segunda, tem acesso à orquestra e à formação de grupos musicais. A grade metodológica contém linguagem musical, apreciação musical, prática de conjunto e expressão musical.

“A gente traz a música não de uma forma amarrada, mas natural, em que todo mundo é música e todos produzem sons. Ensinamos técnica e sociabilidade”, contou o orientador de atividades do projeto, Lucas Barbosa Machado.

São 10 horas semanais de aulas, divididas em dois dias da semana. Os temas e conteúdo de trabalho são definidos no início do ano, mas Machado adiantou que sempre buscam assuntos culturais e

Os alunos do CDM Maringá

históricos da música. “Eles acabam tendo acesso a um tipo de música e cultura que a geração deles não tem”, afirmou Paulo Baptistelli, também orientador de atividades do projeto.

Crianças entre 11 e 14 anos são aceitas no CDM, mas algumas têm sua iniciação musical feita antes disso, por meio do projeto de musicalização realizado em parceria entre o Sesc PR e a Prefeitura de Maringá. Como é o caso de Mariane Silva de Oliveira, de 17 anos, que atualmente é flautista do projeto do Sesc.

Desde de 2024, o CDM também ocorre em Londrina. Além das aulas em período de contraturno escolar, o Sesc oferece lanche, uniforme, material e instrumentos para os alunos aprenderem as técnicas musicais. Em 2025 o centro conta com mais de 200 alunos na área de instrumento.

MÚSICA

A música pode mudar a vida de uma criança? Para os adolescentes Mariane, Mariana Capparelli, João Pedro Cardnuto Dias e Graziela Coelho Voi Xavier, a resposta vai além do que se pode ouvir: é um futuro com mais autoestima, pertencimento e desenvoltura.

Os alunos do Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá estiveram em Curitiba para participar da 42ª Oficina de Música de Curitiba, que foi realizada entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano. Com tema que homenageou Chiquinha Gonzaga, o evento proporcionou aos alunos momentos de aprendizado, integração e abertura de novas oportunidades para os seus futuros pessoais e musicais.

TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DA INCLUSÃO

“O projeto para mim é uma satisfação, por ver o tanto que ele é transformador e pode mudar a vida das pessoas, tanto musical, quanto socialmente. Para nós, profissionais, é muito importante ter uma instituição como o Sesc que nos dá esse suporte com um molde e uma estabilidade para trabalhar”, disse Baptistelli. A visão do orientador de atividades não se restringe ao lado da docência. Os alunos também concordam que o CDM é transformador e definitivo para suas trajetórias de vida.

Marianna Capparelli, por exemplo, tem dislexia. Pessoas com o diagnóstico apresentam dificuldade na leitura, escrita e soletração. Em alguns casos, o disléxico ainda tem obstáculos motores e de fala. A aluna conta que, desde que começou a estudar música, teve um grande desenvolvimento. “O CDM muda vidas. Tem muitas pessoas que entram no CDM de um jeito e saem de outro. A mudança sempre é para melhor”, relatou.

Em 2020, em meio à pandemia global, João Pedro Cardnuto foi diagnosticado com ansiedade, até entrar no CDM, que, na época, fazia aulas on-line.

“Comecei na música e minha ansiedade melhorou. Foi uma coisa que entrou na minha vida e mudou a minha forma de ser. Me evoluiu como pessoa”.

Além do suporte psicológico, a participação no projeto musical é referência de transformação social. O CDM faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc PR (PCG). O programa tem como requisito que o integrante possua renda de até dois saláriosmínimos per capita familiar e tem o propósito de facilitar o acesso de famílias de baixa renda à educação básica e continuada sem custo.

“O CDM significa apoio e mudança de vida. Tudo o que eu preciso eu encontro no Sesc. Amigos, família e aprendizado, maneira de me comportar e conviver com outras pessoas, respeitar estilos e saber que nem todos são iguais. Eu posso ter 30 anos de aprendizado em algum instrumento e alguém ter dois e nós seremos iguais. Ninguém é superior ao outro”, relatou Graziela Xavier. 

Paulo Baptistelli, Mariane Silva de Oliveira, Graziela
Coelho Voi Xavier, João Pedro Cardnuto Dias, Mariana Capparelli e Lucas Barbosa

EDUCAÇÃO PARA O FUTURO

COM EXCELÊNCIA E COMPROMISSO, ALUNOS DO SESC PR CONQUISTAM

VAGAS NO ENSINO SUPERIOR E TRANSFORMAM SUAS TRAJETÓRIAS

TEXTO: ISABELA MATTIOLLI | FOTOS: AFONSO MIRANDA, MURILO RIBAS E RUBEM VITAL

Osonho de cursar uma universidade se tornou realidade para centenas de estudantes do Sesc Paraná. Com metodologia diferenciada, apoio pedagógico e acesso a uma educação de qualidade, 443 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac, do Colégio Sesc São José e do curso pré-vestibular foram aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de outras instituições de Ensino Superior em todo o país.

A conquista desses jovens não é apenas um marco pessoal, mas também um exemplo de como a educação pode ser um agente de transformação social.

A diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, reforçou o compromisso da instituição com a formação de qualidade. “O esforço e o compromisso com uma educação de excelência e transformação social são bases do nosso trabalho. Quando a gente recebe esses resultados, percebemos que realmente estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas e que estamos transformando por meio da educação”, pontuou.

A tradicional comemoração do Banho de Lama, em 17 de janeiro, no Campus Agrárias da UFPR, marcou a aprovação de diversos alunos do Sesc PR. Entre eles, João Pedro Knob, de 17 anos, que garantiu vaga no curso de Farmácia da UFPR e também na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Me preparei durante dois anos no curso prévestibular do Sesc. Os professores são sensacionais e os conteúdos fizeram toda a diferença”, destacou o estudante do curso pré-vestibular do Sesc da Esquina.

todo, 443 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac, do Colégio Sesc São José e do curso pré-vestibular foram aprovados em vestibulares de instituições de ensino públicas e privadas

João Pedro Knob, aluno do prévestibular do Sesc da Esquina, aprovado em Farmácia pela UFPR e UFSC

Ao

Dionatã Matheus Machula, aluno do Colégio Sesc São José, em Curitiba, aprovado na UTFPR e UFRGS

Cursar uma universidade não fazia parte dos planos de Dionatã Matheus Machula até conseguir uma bolsa de estudos no Colégio Sesc São José. Ele foi aprovado em Radiologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Engenharia de Energia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Sabia que ia ser ou engenharia ou biotecnologia. Com apenas 17 anos, ingressar em uma universidade tão conceituada é um desafio enorme, mas também uma grande oportunidade de aprendizado. Nas aulas de Projeto de Vida, entrei sem saber nada sobre universidade, mas fui descobrindo as possibilidades. Consegui uma boa nota na redação do Enem e percebi a visibilidade que o Colégio oferece. O ensino, o material, o suporte… essa atenção diferenciada faz toda a diferença”, frisou.

Criado em 2009, por meio de uma parceria entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e o Grupo Bom Jesus, o Colégio Sesc São José se consolidou como referência em educação, preparando jovens para o futuro com conhecimento, valores e empregabilidade. Há 15 anos, a instituição oferece Ensino Médio gratuito, integrando disciplinas convencionais a conteúdos voltados ao mercado de trabalho, além de cursos técnicos do Senac PR.

Sarah Kezia Krenchiglova de Marinho é a mais nova das três irmãs e a primeira da família a conquistar uma vaga na universidade. Ela foi aprovada em Fisioterapia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Foi por meio de uma das irmãs que ela ficou sabendo sobre as bolsas ofertadas pelo Colégio e, a partir disso, um novo

horizonte se abriu. “Eu fui no Banho de Lama da UFPR e estava super nervosa. Fui a primeira da família a ver a aprovação e foi um sentimento de realização imenso. Foram três anos de muito estudo e dedicação, e agora veio a recompensa. Meus pais sempre sonharam em ver uma de nós na universidade, isso foi um motivo de muito orgulho para eles”, comemorou.

O gerente de Educação do Sesc PR, Alexandre Otaviano Pereira da Silva, destacou a importância desse momento para a instituição. “O Sesc PR enxerga esse período como um marco de muitas conquistas, com aprovações expressivas nos vestibulares, no Enem e em processos como o Sisu, que garantem o acesso dos alunos ao Ensino Superior. Para toda a equipe envolvida, é um momento de grande alegria, pois percebemos que todo o nosso trabalho, investimento e empenho estão gerando frutos positivos. A transformação social por meio da educação possibilita grandes ganhos, impactando não apenas os alunos, mas também suas famílias. A ampliação de horizontes, seja na formação técnica ou na preparação para o Ensino Superior, é fundamental para o futuro desses jovens”, salientou.

NOVOS VOOS

O impacto da educação na mobilidade social também é evidente em Londrina, onde 69 alunos do prévestibular do Sesc Londrina Centro conquistaram aprovações nos principais vestibulares do estado.

Os alunos do pré-vestibular do Sesc Londrina Centro, Junio Osvaldo dos Santos e Anna Flávia Marques da Silva aprovados em Medicina na UEL

Entre os destaques está Junio Osvaldo dos Santos, de 17 anos, aprovado em Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL), um dos cursos mais concorridos da instituição. “Foi muito incrível receber essa aprovação! Ninguém na minha família tem faculdade, eu sou o primeiro. Quando criança eu queria ser mecânico, como o meu pai, mas conforme os anos foram passando, me encantei com a área da saúde e veio esse fascínio pela Medicina. Eu vim de escola pública, tive uma defasagem enorme com o novo Ensino Médio, e aí veio essa oportunidade de receber a bolsa do Sesc no pré-vestibular. Tive professores incríveis, um ótimo material e tudo isso, com o apoio da minha família, fez com que eu conseguisse essa aprovação”, pontuou.

Além das aprovações nos vestibulares, os alunos do Sesc PR também tiveram expressivos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançando notas superiores a 900 na redação. Giovanna Mafra, de 18 anos, tirou 920 na redação e foi aprovada no curso de Pedagogia pela UEL. “Foi uma surpresa receber esse resultado, embora a professora de redação já tivesse trabalhado essa temática conosco em sala. Estou muito feliz com esses dois resultados”, frisou.

Mariana Carvalho, de 18 anos, recém-formada no Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac pelo Sesc Londrina Centro, também foi aluna do pré-vestibular da unidade e garantiu sua aprovação em Secretariado Trilíngue na UEL. “É uma alegria receber essa aprovação. O Sesc literalmente foi uma escola para mim e contribuiu muito para que chegasse até aqui”, comemorou.

Mariana Carvalho, aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac do Sesc Londrina Centro, aprovada em Secretariado Trilíngue pela UEL

Desde 2021, o Senac PR e o Sesc PR promovem o Ensino Médio Integrado ao Técnico, uma parceria estratégica que amplia as oportunidades educacionais no Paraná. Combinando a formação regular, conduzida pelo Sesc, e formação técnica profissional, ofertada pelo Senac, o programa oferece aos estudantes uma formação completa, focada em qualidade, inovação, inclusão social e diversidade, alinhada às marcas formativas do Senac. Em 2024, o Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet foi ofertado nas unidades de Arapongas, Curitiba Centro, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina Centro, Londrina Norte, Matinhos/Caiobá, São José dos Pinhais, Umuarama e União da Vitória. Já a opção integrada ao Curso Técnico em Administração foi disponibilizada em Ivaiporã e Londrina Norte.

“Esses são resultados de um trabalho que envolve toda a unidade. Primeiro, de possibilitar esse acesso a uma educação de qualidade, preparando esses alunos para a universidade, mas também cada um deles acaba desfrutando de outros serviços ofertados pela unidade – restaurante, lanchonete, academia, enfim, todos os serviços ofertados pelo Sesc, que sempre estará de portas abertas para recebê-los”, pontuou o gerente executivo do Sesc Londrina Centro, Everson Nunes Furtado. 

Alunos do Colégio Sesc São José aprovados em vestibulares

TRÊS MIL APRENDIZES

MAIS DE TRÊS MIL JOVENS INICIARAM NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

DO SENAC PR EM 138 TURMAS ESPALHADAS PELO ESTADO

TEXTO: FERNANDA ZIEGMANN | FOTOS: ARQUIVO

Ingressar no mercado de trabalho pode ser um desafio para muitos jovens, especialmente quando a

experiência se torna um requisito essencial. Nesse cenário, os programas de aprendizagem surgem como um importante

caminho para a qualificação e a inclusão profissional. Unindo teoria e prática, esses programas permitem que os participantes

Curitiba Centro

desenvolvam habilidades essenciais enquanto vivenciam o dia a dia das empresas.

A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) exige que as empresas contratem jovens aprendizes e ofereçam cursos de aprendizagem, incluindo os comerciais. Essa lei busca garantir o acesso ao primeiro emprego para jovens e promover a formação de mão de obra qualificada. Em fevereiro quase três mil alunos iniciaram a jornada da aprendizagem dentro do Senac PR. Foram abertas 125 turmas, distribuídas em 30 unidades do estado, para atender cerca de 1.100 empresas. Das 3.306 matrículas, 3.205 são por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Nesse semestre cinco títulos foram ofertados, sendo Aprendizagem Profissional de Qualificação em Comércio de Bens, Serviços e Turismo; Serviços Administrativos;

Serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação; serviços de supermercados; e Serviços de vendas. Dentre eles, o mais procurado foi o de Serviços de Supermercado, com 55 turmas em 21 unidades. “Todos os setores se envolvem em alguma etapa do processo da oferta das turmas e ver esse movimento nas unidades é ver o fruto do nosso trabalho”, destaca a coordenadora de educação e

tecnologia do Senac PR, Camille Proença Vieira.

Um dos grandes parceiros dessa iniciativa é a Rede Festval, que há 11 anos forma aprendizes em colaboração com o Senac PR e, frequentemente, absorve esses profissionais em seu quadro de colaboradores. Atualmente, 212 dos aprendizes matriculados fazem parte da equipe do Festval. “O conhecimento é um bem que

Cascavel
Ivaiporã

ninguém tira da gente. Temos uma parceria muito sólida com o Senac, construída ao longo desses 11 anos. Essa formação nos ajuda a entregar um serviço ainda melhor para o consumidor”, destaca o diretor de Recursos Humanos da Rede Festval, Paulo Beal.

Além de proporcionar a experiência do primeiro emprego, o Festval se empenha em reter e desenvolver esses jovens talentos. “Temos a preocupação de oferecer essa primeira oportunidade e buscamos mantê-los conosco após a conclusão do curso. Muitos começaram como aprendizes e hoje ocupam cargos de liderança, gerência e compras dentro da empresa”, ressalta Beal.

Os programas de aprendizagem não apenas impactam a vida de milhares de jovens, mas também transformam o mercado de trabalho, preparando profissionais mais qualificados e alinhados às necessidades do setor.

UNIDADES

O Senac Curitiba Portão ofertou pela primeira vez o Programam de Aprendizagem de forma presencial. Mais de 230 alunos estão circulando pelos corredores da unidade nesse primeiro semestre. “É gratificante fazer parte desse programa e agora também pertencer ao grupo de aprendizagem do Senac Paraná. Confesso que estou

EDUCAÇÃO

138 TURMAS

1.197 EMPRESAS

Portão
Paranaguá
Nova Londrina

emocionada e feliz em saber que mais de três mil jovens iniciaram o programa conosco”, conta a técnica em educação profissional do Senac Curitiba Portão, Gislene Solareviski.

A unidade com o maior número de aprendizes matriculados, foi a do Senac Curitiba Centro, com mais de 550 alunos em 22 turmas. 

3.306 MATRÍCULAS

3.205 MATRÍCULAS PSG

União da Vitória
Umuarama
Toledo

TORNEIO MÁSTER

DISPUTAS ACIRRADAS E HOMENAGENS MARCARAM O ENCERRAMENTO DO EVENTO EM CAIOBÁ

TEXTO: LÍVIA ALMEIDA | FOTOS: MARCOS BORGES

OTorneio de Basquetebol Máster Sesc Caiobá, considerado o mais importante evento de basquete para veteranos do Brasil, reuniu atletas de diversas partes do país para uma semana de disputas emocionantes no litoral paranaense. Organizado pela Associação Paranaense de Basquetebol Máster (APBM) e pelo Sesc PR, o campeonato contou com 29 equipes e categorias que variam de 40+ a 75+, no masculino, e 40+ no feminino. O evento, que já é uma tradição no calendário esportivo, foi realizado de 27 de janeiro a 1º de fevereiro.

Encontro de amigos e apaixonados pelo esporte, o torneio é reconhecido pela qualidade de sua organização e pela infraestrutura de alto nível. "É maravilhoso participar, além de jogar, aproveitamos a praia e a confraternização", afirmou Fábio Stefani, atleta de Campinas, que competiu na categoria 60+. "O basquete faz parte da nossa vida. Jogo desde os oito anos de idade, e nunca parei. Esse

torneio é tradicional e tenho muito prazer em vir jogar em Caiobá, não só pela organização e apoio do Sesc, mas também pelo acolhimento da cidade e a hospedagem. Acaba se tornando um grande encontro de amigos que amam o basquete".

Segundo o presidente da Associação Paranaense de Basquetebol Máster, Josemar Ribas, o torneio virou um sucesso pela socialização de ter todos os

atletas no mesmo local, onde todo mundo se encontra. “Vem jogadores do Brasil inteiro e internacionais, como do Paraguai. E são atraídos pelo nível ser muito alto, ter uma semana para disputar, a localização e a facilidade de você ter a poucos metros uma praia, sai do ginásio e basta atravessar uma rua e já está no hotel maravilhoso. É uma somatória de bons motivos que fazem desse torneio, dito pelos próprios atletas, ser o melhor do Brasil”.

Fábio Stefani

LENDAS EM QUADRA

Com a presença de ex-jogadores da Seleção Brasileira, a final da categoria 50+ foi um espetáculo à parte. O confronto entre os times Segala e Maringá contou com a participação de Ratto e Mãozão, ídolos da seleção dos anos 90. Em um jogo emocionante, Maringá liderava até os minutos finais, quando o time Segala virou a partida para 69 a 68. Porém, com 12 segundos restantes, Mãozão garantiu a vitória para Maringá ao acertar quatro lances livres, fechando o placar em 72 a 69.

"É um evento que todo mundo espera. Estamos hospedados no Sesc e as crianças já ficam contando os dias para vir em janeiro, ver o campeonato, ter a praia para poder curtir”, afirmou Marcelo Pereira, o Mãozão. Morando em Maringá, o ex-atleta profissional vê o filho João Marcello, mais

conhecido como Mãozinha, seguir seus passos e destacou como o torneio máster reforça os laços familiares. “É gratificante vir pra cá, pelo convívio entre familiares. Tem aqui avós com seus netos que estão tendo a oportunidade de ver o que seus avós vivenciaram no passado, o que eles fizeram pela Seleção Brasileira e outros times, isso é muito importante”.

André Luis Guimarães

Fonseca, o Ratto, destacou a qualidade técnica do torneio. “É um torneio fantástico, de um nível técnico excelente; e o mais importante é essa confraternização, a oportunidade de reencontrar os amigos, competir fazendo o que mais gosta. E pra isso, tenho certeza, que o pessoal procura se cuidar ao longo do ano para poder estar aqui e ter uma condição de jogo melhor. Isso tudo a saúde agradece, bom para mente também. É um torneio muito bem feito, de qualidade,

sucesso e vida longa para esse torneio”.

BASQUETE-TERAPIA

Thais Pastri, atleta de Curitiba, que participou da chave feminina, falou do impacto positivo do torneio, não apenas como competição, mas também como uma oportunidade de promoção da saúde. "A inserção das mulheres no esporte traz benefícios como qualidade de vida e integração social. O basquete máster é competição, sim, mas é uma competição saudável. Quando saímos de quadra, todos são amigos. Encontramos amigos de longa data, e isso é o grande diferencial do torneio", afirmou Thais, que também ressaltou a importância do evento na promoção de bem-estar mental. "É o que chamamos de basqueteterapia, com todos os benefícios que o esporte traz para a saúde mental e qualidade de vida, promovendo integração que pode ser levada para a vida toda". 

Mãozão e Ratto

HOMENAGENS E RECONHECIMENTO

No dia 31 de janeiro a APBM realizou um jantar no Restaurante-escola do Senac Caiobá para homenagear o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, e o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes. “A nossa parceria é muito antiga e só vem se consolidando. Sem essa parceria não faríamos esse campeonato com essa qualidade e não receberíamos tantos elogios. Obrigado Darci Piana, que adotou esse torneio como se fosse um filho”, disse Carlos Marassi, diretor da APBM, que completou:

“Entregamos também ao Carlos Sotti essa homenagem que se estende a todos os servidores do Sesc PR, que transformam esse campeonato em um dos melhores do Brasil”.

“Essa parceria já tem 33 anos e só cresceu graças a essa gente que está na associação, no Sesc e na Federação. É uma amizade que se fortalece com esse torneio jogando junto todos os anos. Em nome de todos os basqueteiros do Paraná eu agradeço essa homenagem”, agradeceu Piana.

Carlos Alberto de Sotti Lopes reforçou o apoio do Sesc PR ao torneio. “É uma honra para o Sesc, a gente faz isso com muito gosto, o basquete é uma das modalidades mais tradicionais

do esporte amador, olímpico do país e do mundo. A gente dá total apoio e sempre que a associação quiser manter isso nós vamos apoiar”, finalizou. 

CAMPEÕES 2025

Feminina 40+

Brutas Foz

Masculino Máster 40+ Rua México

Masculino Supermaster 50+ Maringá

Masculino Hipermaster 60+ Fecop/ Cornélio Procópio

Masculino Ultramaster 70+

Rua México

Masculino Decanos 75+

Time Azul

O evento que conecta empresários, trabalhadores e suas famílias. Uma jornada de atividades gratuitas para você.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Fecomércio PR - nº 164 by Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná - Issuu