Page 1

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

PROGRAMAÇÃO FCCR JULHO/2018


PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018


programação deste mês traz muita música, dança, teatro, artes visuais e performances pelas ruas do distrito de São Francisco Xavier. É o ‘Muriqui em Festa! Festival de Arte na Rua em SFX’, realizado em parceria com o Sesc São José dos Campos e como parte das comemorações do aniversário da cidade.

EDITORIAL

A

Outra ótima atração artística, também como parte das comemorações do aniversário da cidade, é o concerto Carmina Burana, de Carl Orff, apresentado pelo Coro Jovem de São José dos Campos e músicos convidados, no Teatro Municipal. Imperdível!

Já na área de teatro, nossa programação segue bastante recheada, com diversas peças em vários projetos e locais, como o Arte na Praça, na Praça Afonso Pena, o Sexta Encena, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, o Domingo no Parque, no Parque da Cidade, a Mostra de Teatro, no Cine Santana, e a Temporada de Teatro, no Centro de Estudos Teatrais. E julho é mês de férias! Preparamos uma série de oficinas especiais e aulas abertas para que todos possam passar bons momentos em nossas casas de cultura. São estas e muitas outras atividades para você curtir o mês com muita arte e cultura. Te esperamos!

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Nada melhor do que aproveitar o tempo frio para assistir um bom filme, e isso é o que não falta em quatro das nossas casas de cultura ao longo deste mês. Confira aqui na agenda e chame os amigos.


ARTES VISUAIS Mãos Que Eu Habito P6 Histórias em Quadrinhos P7 Traços de Realismo P28 ARTE VIVA P48 Curso de História da Arte Ocidental – Da Pré-História à Arte Contemporânea P49

MÚSICA

BAR DE QUINTA Coco de Oyá P31 Encontro das Cordas Musicais P29 Preta de Quebrada P29 Roda de Viola P32 PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Recital de Violão P33

TEATRO MOSTRA DE TEATRO Um Hotel Muito Louco P15 A Fórmula P16 O Enigma do Rei P16 O Sistema P16 Assassinato em Séries P16 SEXTA ENCENA A Fabulosa Caravana do Seu Malaquias P24 TEMPORADA DE TEATRO Él Solo P34 O Halo P34 A Caravana dos Pássaros Errantes P34 Chuva de Anjos P35 DOMINGO NO PARQUE Armazém do Eugênio P37 As Presepadas de Damião P38 A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias P39 Moranduba P39 Romeu e Julieta P39 PROJETO ARTE NA PRAÇA O Sumiço do Mágico Abracadabrus P46

Encontro Musical P33 BLUES NO MUNICIPAL Darrell Nulisch e banda P36 CORO JOVEM Carmina Burana P36

CULTURA DA INFÂNCIA Territórios de Brincar P24/25/30

Projeto gráfico e diagramação DEBORAH ZANDONADI • Textos LAIS COSTA, MARCELA FARIA e RAFAELLA MARTINS (Estagiários) • Edição AVELINO ISRAEL Tiragem 10 MIL EXEMPLARES


MURIQUI EM FESTA!

LITERATURA

Priscila Cabbet

Em parceria com o SESC, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza o Muriqui em Festa!, um festival de arte nas ruas de São Francisco Xavier, com música, teatro, dança, artes visuais e performance. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 251 anos de São José dos Campos. P42

CULTURA POPULAR

Barganha Literária P28

Festa Julina P30

Cora e a Cidade Sem Cor P29

Patrimônio Imaterial P50

ESPAÇOPOEMA P32 Projeto Biblioteca Viva P32 LEITURA LIVRE Canto Geral P41

CINEMA Quartas de Cinema P7

CIRCO

Casa com Cinema P17 Cine Casa P26

Venha Brincar no Chico P9

DANÇA INTERARTES Projeto Arte Nas Ruas P40

Aula Aberta de Ballet Básico P7 Baile de Aniversário P33

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Ponto Mis P10


Rosângela Verdi

MÃOS QUE EU HABITO PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

ROSÂNGELA VERDI

6

ARTES VISUAIS

JUL

Visitação até 30/7 seg a sex, 8h às 12h e 13h às 22h

A exposição da fotógrafa Rosângela Verdi, traz 20 fotos de mãos de pessoas fazendo movimentos habituais. O tema surgiu a partir da ideia de expôr uma parte do corpo que usamos de várias formas.


CADA UM NA SUA CASA EUA, 2015. Direção: Tim Johnson. 94min. Animação.

04

JUL

CINEMA

quarta, 15h

O planeta Terra foi invadido por seres extraterrestres, que convivem com os humanos pacificamente, até que um dia a jovem Tip encontra o alien Oh, que foi banido por suas trapalhadas. Os dois embarcam em uma aventura onde aprendem sobre as relações intergalácticas.

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE

QUARTAS DE CINEMA

AULA ABERTA DE BALLET BÁSICO 04

JUL

DANÇA

quarta, 20h

05

JUL

DANÇA

quinta, 14h

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ARTES VISUAIS

JUL

Visitação até 31/7 seg a sex, 8h às 12h e 13h às 22h

Exposição dos trabalhos dos alunos da oficina de Histórias em Quadrinhos, ministrada por Renato Santos.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Aula aberta com os aprendizes da oficina de Ballet Básico, sob orientação de Roseane Diniz, no dia 04 e Rafaela Ribeiro, dia 05.

7


Divulgação

QUARTAS DE CINEMA

UP ALTAS AVENTURAS EUA, 2009. Direção: Pete Docter, Bob Peterson. 95 min. Animação.

11

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

8

CINEMA

quarta, 15h

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. Para evitar que isto aconteça, ele coloca balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie sempre desejaram morar, mas descobre que um problema embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos.


A NOIVA CADÁVER EUA, 2005. Direção: Tim Burton,  Mike Johnson. 75 min. Animação.

18

JUL

CINEMA

quarta, 15h

As famílias de Victor e Victoria estão arranjando seu casamento. Embora gostem um do outro, Victor está nervoso em relação à cerimônia. Ele vai ensaiar para o casamento na floresta, até que um tronco de árvore se transforma em uma mão que o puxa para dentro da terra e uma inesperada aventura começa.

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE

Divulgação

QUARTAS DE CINEMA

VENHA BRINCAR NO CHICO JUL

CIRCO

quarta, 15h

Com a presença do Projeto Arte Nas Ruas, a Casa de Cultura convida a comunidade para participar das atrações com palhaçaria, bambolê, intervenção musical e malabares. CASA DE CULTURA CHICO TRISTE Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

25

9


PONTO MIS

HISTORIETAS ASSOMBRADAS Alemanha, Holanda, 2017. Direção: Victor Hugo Borges. 90 min. Animação.

02

JUL

CINEMA

segunda, 14h e 19h

Pepe é uma criança de 12 anos que vive com a avó. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, rapta sua avó. Ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais, ele e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes.

PONTO MIS

OS CROODS EUA, 2013. Direção: Chris Sanders, Kirk De Micco. 98 min. Animação.

06

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

10

CINEMA

sexta, 15h e 19h30

Grug e sua família vivem na pré-história, escondidos em uma caverna. Eles são os Croods. Grug morre de medo do mundo exterior. Porém, mudanças estão por acontecer, agora que sua filha conhece o jovem Guy, que lhe apresenta um incrível mundo novo. A família deverá se adaptar a essa nova era.


CASA DE CULTURA CINE SANTANA

Divulgação

PONTO MIS

HOTEL TRANSILVÂNIA EUA, 2012. Direção: Genndy Tartakovsky. 91 min. Animação.

CINEMA

sexta, 15h e 19h30

O Hotel Transilvânia é um resort cinco estrelas que serve de refúgio para que os monstros possam descansar do árduo trabalho de perseguir e assustar os humanos. O local é comandado pelo Conde Drácula, que convida seus amigos para comemorar o 118º aniversário de sua filha Mavis. O que ele não esperava que o humano Jonathan fosse aparecer no local justo quando o hotel está repleto de convidados e, ainda por cima, se apaixonasse por Mavis.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

13

JUL

11


Divulgação

PONTO MIS

O MUNDO DOS PEQUENINOS Japão, 2010. Direção: Hiromasa Yonebayashi. 94 min. Animação

16

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

12

CINEMA

segunda, 14h e 19h

O filme é inspirado no premiado livro The Borrowers, de Mary Norton, publicado em 1952. Nessa versão, a história se passa em Tóquio (Japão) e é centrada na garota Arrietty, de 14 anos, que vive com sua família debaixo do assoalho de uma velha casa. Eles são seres pequenos, com cerca de 10 cm de altura, e vivem pegando coisas dos outros para sobreviver.


CASA DE CULTURA CINE SANTANA

Divulgação

PONTO MIS

VIVA - A VIDA É UMA FESTA EUA, 2018. Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina. 105 min. Animação.

CINEMA

sexta, 15h e 19h30

Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

20

JUL

13


PONTO MIS

O MENINO E O MUNDO Brasil, 2013. Direção: Alê Abreu. 80 min. Animação.

23

JUL

CINEMA

segunda, 14h e 19h

Cuca cresceu numa pequena cidade do interior do Brasil. Devido às dificuldades financeiras, seu pai parte para cidade em busca de dinheiro. Ao passar alguns meses, sem o retorno de seu pai, Cuca resolve ir ao seu encontro.

PONTO MIS

MINHOCAS, O FILME Brasil, 2013. Direção: Paolo Conti. 82 min. Animação.

30

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

14

CINEMA

segunda, 14h e 19h

Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca, mas antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico são levados para a superfície por uma escavadeira. (*) Após as sessões noturnas do programa Ponto MIS, haverá um bate-papo com Lucas Baumgratz, animador e produtor audiovisual, que atua como motion design, diretor audiovisual, músico e orientador das oficinas do Programa Arte no Bairros.


CASA DE CULTURA CINE SANTANA

Paulo Amaral/FCCR

Oficina de Teatro, Cine Santana

MOSTRA DE TEATRO 7-8 JUL

TEATRO

sábado, 19h30 / domingo, 17h

07.07 (SÁBADO) Um Hotel Muito Louco Turma Infantil – Cine Santana

João e Maria se perdem na floresta e acabam encontrando um hotel em seu caminho. Lá dentro eles irão conhecer várias criaturas muito diferentes, mas terão de tomar cuidado com as armadilhas que os esperam.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Apresentação das oficinas de teatro do Programa Arte nos Bairros, da Casa de Cultura Cine Santana, do NACD Centro da Juventude e do Centro Cultural Clemente Gomes, sob orientação de Diego Fonjac.

15


A Fórmula Turma do Centro da Juventude

Numa viagem de trem, um mistério surge quando todos são envenenados por uma fórmula secreta colocada na comida. Sem um antídoto, o investigador irá interrogar todos os passageiros, vagão por vagão, até encontrar o culpado.

O Enigma do Rei Turma do Clemente Gomes

Num reino onde o rei cansou de governar, o conselheiro é convocado para encontrar um novo herdeiro. Para isso, eles decidem distribuir um enigma para todo o reino e aquele que decifrá-lo herdará o poder e todo o reinado.

08.07 (DOMINGO) O Sistema Turma da tarde do Cine Santana

Leonardo precisa ajudar um desconhecido a recuperar uma memória e para isso parte para Ocarina, um mundo movido pela burocracia, corrupção e ganância. Ele enfrentará juízes, bancários, ricos e políticos que farão de tudo para que Leonardo não recupere a memória do seu mais novo amigo. PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Assassinato em Séries

16

Turma da noite do Cine Santana

O CSI investiga o caso da morte de uma atriz que participou de séries como: La Casa de Papel, Dr. House e Stranger Things. Quem será o assassino? Como aconteceu? Existe algo a mais? Enfim, tudo será investigado. CASA DE CULTURA CINE SANTANA Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana


JUL

CINEMA

terças, 15h e 19h

Divulgação

Exibição gratuita de filmes de curta e longa duração, de variados temas, sempre às terças-feiras, nos períodos da tarde e da noite.

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

CASA COM CINEMA

Brasil, 2017. Direção: David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles. 20 min. Documentário.

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são reveladas como elementos que organizam o corpo e alma das crianças indígenas.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

03.07 - 15h WAAPA

17


03.07 - 15h30 SE ESSE FILME FOSSE MEU Brasil, 2015. Direção: Beatriz Craveiro. 17 min. Documentário.

Divulgação

Uma equipe de filmagem se encontra com três meninas com a intenção de realizar um documentário em processo colaborativo. O filme expõe as dificuldades em se lidar com o diferente, sem trazer a Síndrome de Down como tema principal.

03.07 - 19h A CIDADE DAS CRIANÇAS PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

França, Luxemburgo, 2008. Direção: Nicolas Bary. 95 min. Aventura.

18

Na Vila de Timpelbach, as crianças afrontam os adultos e todas as formas de autoridade. Impotentes, os adultos decidem abandonar a vila, deixando que as crianças imaginem que todos partiram numa viagem. Quando as crianças se dão conta de que não existe um só adulto na vila, eles tomam conta de tudo, fazendo suas próprias leis. Mas existe algo com o que eles não contavam.


Divulgação

O menino vive buscando motivos para fugir da escola. Um dia, ele encontra o motivo perfeito: a garota mais bela que ele já viu. Mas ela mora em um circo e ele não tem dinheiro para entrar. Tentando conquistar sua atenção, o menino vai embarcar na grande aventura de crescer.

10.07 - 15h30 A MENINA ESPANTALHO Brasil, 2009. Direção: Cássio Pereira dos Santos. 12 min. Ficção.

Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

Brasil, 2013. Direção: Haroldo Borges. 16 min. Ficção.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

10.07 - 15h SONHOS

19


10.07 - 19h OS XERETAS Brasil, 2001. Direção: Michael Ruman. 90 min. Aventura.

Duda, Tato e Nick são três amigos inseparáveis conhecidos pela população local como os Xeretas. Um dia eles encontram uma pequena menina com um símbolo tatuado no braço, vagando perdida pela cidade. Eles descobrem que a garota é uma viajante dos portais do tempo e do espaço e que faz parte dos Aleph, um povo responsável pela segurança destes portais.

17.07 - 15h ANA E A BORBOLETA Brasil, 2015. Direção: Isabela Veiga. 8 min. Animação.

Ana, uma menina de 5 anos, aguarda sua nova amiga borboleta ‘brotar’ do casulo. Enquanto isso, canta para ela a música que aprendeu em seus sonhos. Mas um dia, a menina esquece a canção e assim começam os pesadelos. Então é a vez da borboleta cantar para Ana.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

17.07 - 15h MANGUE TAL

20

Brasil, 2014. Direção: Secretaria de Meio Ambiente do Recife (PE). 11 min. Animação.

Dividido em quatro histórias – ‘Vá pela Sombra’, ‘No Embalo do Rio’, ‘Que Lixo é Esse’ e ‘O Lixo e o Planeta’ – a turma do ‘Mangue Tal’ propõe ao público reflexões sobre a importância do meio ambiente, o desperdício da água e o descarte, de forma incorreta, de resíduos sólidos e a importância da coleta seletiva.


CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

Divulgação

17.07 - 19h HISTORIETAS ASSOMBRADAS Pepe é uma criança de 12 anos que vive com a avó. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de um vilão biomecânico, que precisa da energia de crianças para se tornar imortal e que rapta sua avó. Pepe e seus amigos precisam resgatá-la em meio as buscas de seus pais.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Brasil, 2017. Direção: Victor Hugo Borges. 90 min. Animação

21


24.07 - 15h SE ESSE FILME FOSSE MEU Brasil, 2015. Direção: Beatriz Craveiro. 17 min. Documentário.

Uma equipe de filmagem se encontra com três meninas com a intenção de realizar um documentário em processo colaborativo. O filme expõe as dificuldades em se lidar com o diferente, sem trazer a Síndrome de Down como tema principal.

24.07 - 15h30 DISQUE QUILOMBOLA Brasil, 2012. Direção: David Reeks. 13min. Documentário.

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

24.07 - 19h COLEGAS

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Brasil, 2012. Direção: Marcelo Galvão. Aventura. 94 min. Aventura.

22

Stallone, Aninha e Márcio eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da Síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia surge a ideia de saírem dali para realizar os sonhos de cada um e roubam o carro do jardineiro para fugirem. Os jovens, que querem realizar seus sonhos, irão viver grandes aventuras, que vão se revelar repletas de momentos inesquecíveis.


Brasil, 2017. Direção: David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles. 20 min. Documentário.

O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento.

31.07 - 15h30 BRUXA ZORILDA EM PARIS Brasil, 2017. Produção: De Criança para Criança. 2 min. Curta-metragem.

A Bruxa Zorilda estava toda empolgada para um concurso de moda, mas sua vassoura quebrou no meio do caminho! E agora?

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

31.07 - 15h WAAPA

31.07 - 15h35 A MONTANHA DE CHOCOLATE Brasil, 2017. Produção: De Criança para Criança. 2 min. Curta-metragem.

O que acontece quando uma princesa resolve escalar uma montanha de chocolate, mas não consegue parar de comer as pedrinhas que encontra pelo caminho?

Brasil, 2006. Direção: Ariane Porto. 80 min. Fantasia.

Rapaterra é um conhecido ladrão de terras, que costuma devastar a mata e poluir os mares. Decidido a conquistar as histórias do litoral, ele sequestra Dona Tude, a maior contadora de histórias do mundo. Com a ajuda de animais em extinção, um grupo de crianças decide se unir para salvar a senhora e evitar a destruição do local.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

31.07 - 19h A ILHA DO TERRÍVEL RAPATERRA

23


Divulgação

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

PROJETO SEXTA ENCENA

A FABULOSA CARAVANA DO SEU MALAQUIAS GRUPO BONECO VIVO

20

JUL

TEATRO

sexta, 15h

Seu Malaquias chega com sua trupe tocando, cantando e apresentando suas atrações, entre elas, um “Desafio de Embolada”, um “Encantador de Cobras”, “O Mágico Mister Lantejoula” e “Cobra Gigante”.

TERRITÓRIO DE BRINCAR PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

CULTURA DA INFÂNCIA

24

JUL

todas as quintas e sextas do mês, 15h30 (exceto no feriado do dia 27/07)

Muitas brincadeiras na Casa de Cultura, durante o mês de férias. CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I


JUL

CULTURA DA INFÂNCIA

de 10 a 14/07

Com uma programação especial voltada para a cultura da infância, a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, traz o projeto Território de Brincar.

CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO

TERRITÓRIO DE BRINCAR

10 a 13/07, às 14h Terça - Construção de brinquedos: pipas Quarta - Construção de brinquedos: barangandão Quinta - Construção de brinquedos: cataventos Sexta - Construção de brinquedos circenses

14/07, às 14h ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE EUGÊNIO DE MELO

Sábado - Diversas atividades infantis, como circo, teatro e estação de brincadeiras, estimulando a importância do brincar e espaços de convivência.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

CASA DE CULTURA

25


CINE CASA JUL

CINEMA

de 23 a 26/07, 14h30

Exibição gratuita de filmes na Casa de Cultura, durante a última semana de julho.

23.07 - 14h30 O MENINO E O MUNDO PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Brasil, 2013. Direção: Alê Abreu. 80 min. Animação.

26

Cuca cresceu numa pequena localidade do interior do Brasil. Deparando-se com grandes dificuldades financeiras, o pai vê-se obrigado a partir para a cidade em busca de sustento. Depois de muito esperar pelo regresso do pai, a criança decide ir ao seu encontro. Porém, encontra um mundo dominado por “máquinas-bichos” e estranhos seres numa sociedade marcada pela tristeza, pobreza e total falta de esperança dos seus habitantes.


Brasil, 2013. Direção: Paolo Conti. 82 min. Animação, Aventura.

Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos porque todos o consideram mimado. Para provar o contrário, ele desafia Nico. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, eles são levados para a superfície por uma escavadeira e encontram o vilão Big Wig, um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.

25/07 - 14h30 GAROTO CÓSMICO Brasil, 2017. Direção: Alê Abreu. 86 min. Animação e Aventura.

Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço e então descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.

CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO

24/07 - 14h30 MINHOCAS, O FILME

26/07 - 14h30 A CIDADE DAS CRIANÇAS Na vila de Timpelbach, as crianças afrontam os adultos até que eles decidem abandonar a vila. Quando as crianças percebem que não existe um só adulto na vila, eles tomam conta de tudo, fazendo suas próprias leis. Mas existe algo com o que eles não contavam... CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

França/Luxemburgo, 2008. Direção: Nicolas Bary. 95 min. Fantasia.

27


José Alves de Siqueira

TRAÇOS DE REALISMO ARTES VISUAIS

JUL

Visitação até 20/08 segunda a sexta, 9h às 12h e 14h às 21h

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Exposição de desenhos feitos com a técnica do realismo, utilizando caneta esferográfica, lápis de cor, lápis, tinta, entre outros materiais, do artista José Alves de Siqueira Neto, de São José dos Campos.

28

BARGANHA LITERÁRIA LITERATURA

JUL

Visitação durante todo o mês segunda a sexta, 9h às 21h

Ação cultural que tem como objetivo difundir a leitura de forma solidária com trocas que viabilizam a circulação e partilha de obras literárias.


04

JUL

MÚSICA

quarta, 19h

Encontro das oficinas de violão básico do Programa Arte nos Bairros e convidados, sob orientação de André Mohor.

RODA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CORA E A CIDADE SEM COR 18

JUL

LITERATURA

quarta, 15h

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL (NACD)

ENCONTRO DAS CORDAS MUSICAIS

Cora e sua família vivem em uma cidade sem cor. O sorriso de Cora é o que colore a vida de seus pais. Mas, quando Cora começa a observar a cidade pela janela de seu apartamento, ela vai ficando triste e seus pais percebem que precisam fazer alguma coisa para ela voltar a sorrir.

PRETA DE QUEBRADA MÚSICA

sexta, 19h

Elizabeth Ribeiro, MC, beatmaker e compositora, vem se descobrindo no mundo do RAP e tem produzido suas letras e suas melodias de forma independente. NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jd. América

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

20

JUL

29


TERRITÓRIO DE BRINCAR JUL

CULTURA DA INFÂNCIA

de 10 a 19/07

O projeto Território de Brincar traz uma programação especial voltada para a cultura da infância. Confira: 10/07, 9h e 14h | Circuito bolinha de gude e pular elástico 11/07, 9h e 14h | Queimada e taco 12/07, 9h e 14h | Oficina de pipa e cataventos 13/07, 9h e 14h | Piquenique no quintal 16 a 19/07, 13h | Oficina de Hip Hop infantil

FESTA JULINA 20

30

Paulo Amaral/FCCR

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

CULTURA POPULAR

sexta, 19h

Comemoração do aniversário do Centro Cultural com realização de uma festa julina, com apresentações de forró tradicional, brincadeiras e barracas de comidas típicas. A festa contará com participação das oficinas do Programa Arte nos Bairros.


CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

José de Holanda

BAR DE QUINTA

COCO DE OYÁ JUL

MÚSICA

quinta, 20h

O trio é formado por mulheres que somam a força da percussão com a energia do sagrado feminino. Elas fazem uma exaltação às origens da cultura brasileira, com coco, ciranda e umbigada, por exemplo. As canções refletem sobre o lugar da mulher na atualidade e o objetivo é valorizar a diversidade, tanto de gênero quanto cultural. CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Av. Olivo Gomes, 100 , Parque da Cidade - Santana

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

26

31


CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA

ESPAÇOPOEMA 10

JUL

LITERATURA

Visitação até 31/7, segunda a sexta, 9h às 21h

Exposição dos poemas de duas importantes poetisas russas do século passado, Anna Akhmátova e Marina Tsvetaeva.

PROJETO BIBLIOTECA VIVA JUL

LITERATURA

todas as quintas do mês, 9h e 10h

Contação de histórias com Kátia Marques, estagiária em pedagogia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

RODA DE VIOLA

32

31

JUL

MÚSICA

terça, 19h

Mestre Zé da Viola e aprendizes apresentam à comunidade a boa música caipira, acompanhada de um café solidário. CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA Rua Roberto Cruz, 40 - Jd. Santo Onofre


13

JUL

MÚSICA

sexta, 19h

O professor e músico Rodrigo Poli acompanha os alunos na apresentação das músicas estudadas nas aulas de violão e faz apresentações solo.

ENCONTRO MUSICAL 18

JUL

CASA DE CULTURA TIM LOPES

RECITAL DE VIOLÃO

MÚSICA

quarta, 19h

Os mestres Zé da Viola e Kardec Gonzaga, se apresentam ao lado dos alunos das oficinas de Violão, do monitor Alessandro Zamah e Canto Coral, da monitora Guaraci Moreira, do Programa Arte nos Bairros.

BAILE DE ANIVERSÁRIO JUL

DANÇA

quinta, 19h

Em comemoração ao aniversário de 251 anos de São José dos Campos, a casa de cultura promove um baile para toda a comunidade. CASA DE CULTURA TIM LOPES Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

26

33


TEMPORADA DE TEATRO JUL

TEATRO

todos os sábados, 21h

Com o objetivo de contribuir para o exercício, intercâmbio, e experimentos teatrais, as apresentações acontecem todos os sábados deste mês, no Centro de Estudos Teatrais.

07.07 - 21h ÉL SOLO Criador e Intérprete: Carlos Ramírez

O processo criativo atravessa diversos territórios dramáticos que se manifestam em corpo e gesto e que revelam a criatividade e a solidão como aspectos inerentes da condição humana.

14.07 - 21h O HALO Cia na Boca

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Inspirado na obra de Clarisse Lispector, a peça convida o espectador a mergulhar no universo interior e com isso, considerar a possibilidade de mudar.

34

21.07 - 21h A CARAVANA DOS PÁSSAROS ERRANTES Grupo Nômade

A peça reconta a história real de uma caravana cigana de passagem pelo Piauí, que depois de um desentendimento com um comerciante, tem uma policial a perseguí-la.


CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS

Divulgação

28.07 - 21h CHUVA DE ANJOS Rodeadas de edifícios altos de onde se atiram alguns suicidas, cada personagem se torna o cenário de sua própria tragédia, os males da contemporaneidade são apontados em um jogo de claro-escuro, de palavra e silêncio, de presença e ausência, e de caídas metafóricas. CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS (CET) Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Teatro Kaus Cia Experimental

35


TEATRO MUNICIPAL

BLUES NO MUNICIPAL

DARRELL NULISCH E BANDA 19

JUL

MÚSICA

quinta, 20h

Pela primeira vez no Brasil com seu trabalho solo, Darrell Nulisch traz, para o Teatro Municipal, um show empolgante e cheio de swing, composições próprias e clássicos do blues tradicional que se misturam a um repertório escolhido a dedo pelo próprio Nulisch para essa turnê. Essa apresentação faz parte do projeto Blues no Municipal, da Fundação Cultural, que busca apresentar e difundir artistas desta vertente musical.

CORO JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CARMINA BURANA 26

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

36

MÚSICA

quinta, 20h

Em comemoração ao aniversário da cidade, o Coro Jovem apresenta o concerto Carmina Burana, de Carl Orff, em versão de câmara, no Teatro Municipal. Sob a regência do Maestro Sérgio Wernec, o Coro Jovem contará com a participação dos pianistas Guilherme de Almeida e Olga Lazareva, além de músicos convidados. TEATRO MUNICIPAL Rua Rubião Jr., 84, 3º andar - Centro


JUL

TEATRO

todos os domingos do mês, 15h

01.07 - 15h ARMAZÉM DO EUGÊNIO Eugenioslávia Cia. de Teatro

O espetáculo, idealizado por Carlos Cesare e dirigido por Bebê de Soares, estimula a imaginação do público por meio de cenas lúdicas e interativas, envolvendo e encantando pessoas de todas as idades.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Divulgação

Apresentação de peças de teatro todos os domingos, na Arena do Parque da Cidade.

DOMINGO NO PARQUE

DOMINGO NO PARQUE

37


JuliaD_Alessandro PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

38

08.07 - 15h AS PRESEPADAS DE DAMIÃO (DE COMO FEZ FORTUNA, VENCEU O DIABO E ENGANOU A MORTE COM AS GRAÇAS DE JESUS CRISTO) Damião e Cia. de Teatro

Comédia baseada no conto de origem medieval conhecido como ‘O Ferreiro e a Morte’, também encontrado em outros registros literários de variadas culturas – passando dos contos clássicos dos Irmãos Grimm aos tradicionais cordéis brasileiros.


Grupo Boneco Vivo

O espetáculo tem como base o teatro de Mamulengos, que apresenta suas atrações convidando o público a brincar de roda, com ritmos populares como a ciranda e marchinhas carnavalescas.

DOMINGO NO PARQUE

15.07 - 15h A FABULOSA CARAVANA DE SEU MALAQUIAS

22.07 - 15h MORANDUBA Cia Titerritório

A aldeia indígena de Pindamonhangaba se prepara para a festa do Dabukuri, no entanto, Jurema, a mais bela e espinhosa filha de Tuxua Marani, completa o ciclo lunar de menina e torna-se mulher. Conforme a lei natural, a índia acende o fogo de tatá e esta apta para escolher um guerreiro. No entanto, a espinhosa índia fica provocando os homens, que brigam entre si e causam muitas confusões na tribo.

MiniShakespeare

Para facilitar a compreensão da obra de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, a trupe teatral faz uma adaptação para o público infantil, utilizando técnicas de história, manipulação de bonecos, teatro, música e dança. ARENA DO PARQUE DA CIDADE Av. Olivo Gomes, 100 - Santana

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

29.07 - 15h ROMEU E JULIETA

39


PROJETO ARTE NAS RUAS

ARTE NAS RUAS JUL

INTERARTES

diversos locais

Projeto que valoriza e evidência os artistas de rua, contando atualmente com 29 integrantes, nas áreas de circo, teatro, música e interartes. PROGRAMAÇÃO

Museu de Arte Sacra e Mercado Municipal

Projeto Arte na Praça

Todos os sábados, 10h

PRAÇA AFONSO PENA 07/07, 10h

Feira Livre de Santana Todos os domingos, 10h

Quintal das Artes CC LILI FIGUREIRA 10, 17 e 24/07, 13h 11, 18, e 25/07, 9h e 15/07, 19h

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Festa Julina Bar de Quinta

40

Conexão Juventude 07/07 - Putim 21/07 - Vila Cristina 28/07 - Centro da Juventude

Pq. Vicentina Aranha

CC CLEMENTE GOMES 20 e 26/07, 19h

12 e 19/07 - 15h 21/07 - 16h

Dia dos Avós

Brincando nas Férias

CASA DO IDOSO SUL 26/07, 14h

16 a 20/07 - 14h As atividades acontecem em diversos locais da cidade. Programação completa no site da Fundação Cultural.

Feira Noturna - Santana Todas as quartas-feiras, 19h


LEITURA LIVRE

Divulgação

CANTO GERAL JUL

LITERATURA

sábado, 15h

Sarau em homenagem ao poeta chileno Pablo Neruda, com apresentação musical da cantora Daniela Lasalvia, com um repertório de composições da cantora chilena Violeta Parra, considerada a mãe da canção comprometida com a luta dos oprimidos e explorados.

RESIDÊNCIA OLIVO GOMES Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

21

41


Divulgação

MURIQUI EM FESTA! FESTIVAL DE ARTE NA RUA EM SFX 21-22 PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

42

INTERARTES

sábado e domingo

Em parceria com o SESC São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza um festival de Arte na Rua em São Francisco Xavier, o Muriqui em Festa!. São inúmeras atividades entre música, teatro, dança, artes visuais e performance. Esse evento faz parte das comemorações do aniversário de 251 anos de São José dos Campos.


15H - ABERTURA ORQUESTRA POSSÍVEL: MÚSICA BRASILEIRA Sob a regência de Daniel Gonçalves, a orquestra é formada por músicos voluntários e existe desde 2014 em São Francisco Xavier. Já participou de diferentes eventos culturais no distrito e em cidades vizinhas.

MURIQUI EM FESTA!

21.07 (SÁBADO)

15H - LIVE PAINTING (GRAFFITI) Com curadoria de Vespa, os artistas Chorão, Mr. Peu e Rodrigo Pelé fazem uma Live Painting pelo distrito de São Francisco Xavier.

15H30 - OFICINA QUEM VOA É PEIXE O Coletivo Laranja Azul realiza uma oficina de confecção de birutas em forma de peixe, valendo-se da criatividade e imaginação. Uma grande interação com o público. Essa é a marca da Orleans Street Jazz Band, que apresenta um repertório que contempla desde o jazz tradicional, até músicas brasileiras com releituras no estilo ‘dixieland’. A banda já se apresentou em festivais como o Rock in Rio e o Bourbon Festival Paraty.

17H45 - BAGUNÇO A banda nasceu do encontro de músicos do carnaval de rua do Rio de Janeiro. O repertório abre espaço à improvisação e a uma viagem por diversos gêneros musicais brasileiros, somados a um groove afro americano em fusão com o rock e o jazz, convocando o público a fazer parte do espetáculo.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

16H30 - ORLEANS STREET JAZZ BAND

43


18H - VJ SUAVE: SUAVECICLO Especialistas em arte digital, VJ Suave trabalha animação quadro a quadro projetada na superfície urbana, misturando tecnologia com street art. Com suas obras, o grupo propõe um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real.

19H - MÚSICAS PARA DANÇAR: GRUPO ÔNCALO O ‘Música para Dançar’ é um resumo das três apresentações do grupo, “Música Instrumental na Rua” (2012), “Tim Maia 70” (2014) e “Brasil Rock 80” (2016) e por canções inéditas, que não vão deixar ninguém parado.

20H30 - POW POW POW: BOLLYWOOD CLOWN Uma performance musical composta por vários números de dança que convida o público a interagir e a eleger o melhor número da noite. O espetáculo propõe uma intersecção entre as danças indianas e a comicidade dos palhaços, ao misturar coreografias que remetem ao país com uma dramaturgia tipicamente circense.

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

22.07 (DOMINGO)

44

10H - OFICINA DE BOLHA DE BALÃO GIGANTE: COLETIVO CIRCO NO QUINTAL Nesta oficina as crianças são convidadas a confeccionarem seu ‘equipamento’ com materiais reutilizáveis, produzindo um brinquedo sustentável. Aos poucos, contra o vento, as lindas e mágicas bolhas de sabão gigante vão se formando, despertando emoções nos pequenos e nostalgia nos adultos.


Pedro Malasartes resolve conhecer o outro lado da vida e parte numa viagem ao além. Chega numa encruzilhada onde Deus e Diabo decidem quem deve ir para o céu ou para o inferno, quando reconhecerem Pedro Malasartes tentam empurrá-lo um ao para o outro, pois ninguém quer ficar com Pedro. Esse espetáculo é uma produção do Núcleo Janela Mágica.

MURIQUI EM FESTA!

Dimas Cardoso

11H - AS ARTES MALASARTES, A VIAGEM DE PEDRO MALASARTES

14H - TRAMATERRA - INTERVENÇÕES DE RUA ‘Tramaterra’, do Espaço E. Cia de Dança, aborda a produção do homem a partir do que a natureza oferece em livre demanda, se cultivada e cuidada. Uma reflexão sobre o desejo de respeitar e cuidar da comunidade, sobre integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia e paz.

O baile da Orquestra Possível apresenta uma série de músicas variadas e dançantes, nos mais diversos gêneros (como soul, reggae e samba). No repertório, canções de Tim Maia, Di Melo, Raul Seixas, Gilberto Gil, James Brown, Eddie Floyd, entre outros. SÃO FRANCISCO XAVIER Rua XV de novembro e Praça Cônego Manzi

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

15H - ENCERRAMENTO ORQUESTRA POSSÍVEL

45


Rodolpho Pinotti

PROJETO ARTE NA PRAÇA

PROJETO ARTE NA PRAÇA

O SUMIÇO DO MÁGICO ABRACADABRUS CIA DOS HOMENS DE PALHA

07

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

46

TEATRO

sábado, 10h

Apresentações teatrais, musicais e circenses na Praça Afonso Pena, buscando aproximar o público que frequenta o principal centro comercial da cidade, das atividades culturais que acontecem na cidade. E neste primeiro sábado, a Cia dos Homens de Palha apresenta a história do Mágico Abracadabrus, que desapareceu misteriosamente durante um número de escapismo. PRAÇA AFONSO PENA


MUSEU DE ARTE SACRA Paulo Amaral/FCCR

MUSEU DE ARTE SACRA ARTES VISUAIS

Visitação de terça a sexta, 9h às 17h e sábados, 9h às 12h

Aberto em 2007, o Museu de Arte Sacra mantém em exposição permanente imagens, parâmetros, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, entre outras peças, datadas dos séculos XVIII ao XX e confeccionadas por artesãos e artistas anônimos do Vale do Paraíba e de outras regiões. MUSEU DE ARTE SACRA Travessa Chico Luiz, 67 - Centro

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

47


Paulo Amaral/FCCR

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

ARTE VIVA ARTES VISUAIS

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

48

Visitação até 15/10 terça a sexta, 9h às 18h e sábado, 9h às 13h

Sob curadoria da artista visual Pitiu Bomfin e projeto expográfico de Célia Barros, a exposição é composta por obras do acervo do próprio Museu provenientes da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba, Atelier Livre de Pintura e das mostras e Salões de Arte Contemporânea. O agendamento de visitas monitoradas pode ser feito pelo e-mail educativomm@fccr.sp.gov.br ou (12) 3921-7587.


MUSEU MUNICIPAL

Divulgação

CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL

DA PRÉ-HISTÓRIA À ARTE CONTEMPORÂNEA ARTES VISUAIS

todos os sábados, 10h

Ministrado por Danielle M. Nastari, mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, da Universidade de São Paulo, o segundo módulo do curso de História da Arte apresentará um panorama da arte pré-histórica ao barroco. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Fundação Cultural até 20/07. MUSEU MUNICIPAL Praça Afonso Pena, 29 - Centro

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

AGO

49


Gilmar Dueñas/FCCR

MUSEU DO FOLCLORE

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

PATRIMÔNIO IMATERIAL: FOLCLORE E IDENTIDADE REGIONAL CULTURA POPULAR

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

JUL

50

Biblioteca e Brinquedoteca Terça a sexta, das 13h às 17h

Composta por diferentes objetos, imagens, fotos e vídeos relacionados à cultura popular da região e do Brasil. O acervo está distribuído em oito salas (São José dos Campos, Tecnologias, Religiosidade, Festas, Santos de Fé, Identidades, Brasil e Panelas do Vale). Informações pelos telefones (12) 3924-7318 / 7354.

MUSEU DO FOLCLORE Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana


ENDEREÇOS FCCR FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO (SEDE) CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES | CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS | ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO | MUSEU DO FOLCLORE | ESPAÇO PIRAQUARA Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana (12) 3924-7300/7341

CASA DE CULTURA TIM LOPES Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos | (12) 3917-1612

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE Rua Milton Cruz, s/n° - Vila Tesouro (12) 3929-7559

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Travessa Chico Luiz, 67 - Centro (12) 3921-7226

CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA Rua dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte | (12) 3907-8024 CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I (12) 3966-1136 CASA DE CULTURA JÚLIO NEME Praça Cônego Manzi, s/nº- São Francisco Xavier | (12) 3926-1123

IGREJA SÃO BENEDITO Largo São Benedito, s/nº - Centro (12) 3923-4417

MUSEU MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Praça Afonso Pena, 29 - Centro (12) 3921-7587 NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DE SÃO FRANCISCO XAVIER Rua 13 de maio, 691 - São Francisco Xavier | (12) 3923-8731 NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA (NACD) CENTRO DA JUVENTUDE Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 Jd. América | (12) 3932-8709

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA Rua Roberto Cruz, 40 - Jardim Santo Onofre | (12) 3942-1005

PARQUE VICENTINA ARANHA Rua Engº Prudente Meirelles de Moraes, 302 Vila Adyana | (12) 3911-7090

CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA Rua Ambrósio Molina, 184 Eugênio de Melo | (12) 3905-1855

TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Rua Rubião Júnior, 84 - 3º andar Centro | (12) 3942-1144

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

CASA DE CULTURA CINE SANTANA Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana (12) 3942-1226

CINE TEATRO BENEDITO ALVES Av. São José, 935 - Centro


DOMINGO

SEGUNDA

TERÇA

QUA

01

02

03

04

DOMINGO NO PARQUE: Armazém do Eugênio P37

Mãos Que Eu Habito P6

QUARTAS DE Cada Um Na

Arte nas Ruas P40

PONTO MIS Historietas Assombradas P10

CASA COM CINEMA WAAPA P17 Se Esse Filme Fosse Meu P18 A Cidade das Crianças P18

Histórias em Quadrinhos P7

Barganha Literária P28

08

10

Aula Aberta d Básico P7

Encontro das Musicais P29

CASA COM CINEMA Sonhos P19 A Menina Espantalho P19 Os Xeretas P20

Arte nas Ruas

Espaçopoema32

11

Mostra de Teatro P38

Arte nas Ruas P40

QUARTAS DE UP - Altas Ave

DOMINGO NO PARQUE As Presepadas de Damião

Território de Brincar P25/30

Arte nas Ruas

Território de B

Arte nas Ruas P40

16

17

15

PONTO MIS O Mundo dos Pequeninos P12 Arte nas Ruas P40

CASA COM CINEMA Ana e a Borboleta P22 Mangue Tal P22 Historietas Assombradas P21

Território de Brincar P30

Arte nas Ruas P40

DOMINGO NO PARQUE A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias P39 Arte nas Ruas P40

Território de Brincar P30

23

22 DOMINGO NO PARQUE Moranduba P39

PONTO MIS O Menino e o Mundo P14

Arte nas Ruas P40

CINE CASA O Menino e o Mundo P26

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Muriqui em Festa P42

CASA COM CINEMA Se Esse Filme Fosse Meu P14 Disque Quilombola P22 Colegas P22 CINE CASA Minhocas, o Filme P27

QUARTAS DE A Noiva Cadá

Cora e a Cidad

Encontro Mu

Arte nas Ruas

Território de B

25

Venha Brinca

Arte Nas Ruas

CINE CASA Garoto Cósm

31

29 DOMINGO NO PARQUE Romeu e Julieta P39 Arte nas Ruas P40

24

18

30 PONTO MIS Minhocas, o Filme P14

CASA COM CINEMA P23 WAAPA Bruxa Zorilda em Paris A Montanha de Chocolate A Ilha do Terrível Rapaterra Roda de Viola P32

FIQUE POR DENTRO DE TODA A NOSSA PROGRAMAÇ


ARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

05

06

07

E CINEMA Sua Casa P7

Aula Aberta de Ballet Básico P7

PONTO MIS Os Croods P10

TEMPORADA DE TEATRO Él Solo P34

de Ballet

Território de Brincar P24

Território de Brincar P24

Mostra de Teatro P15

13

ARTE NA PRAÇA O Sumiço do Mágico Abracadabrus P46

s P40

12 Arte nas Ruas P40

19

s P40

Arte nas Ruas P40

Brincar P25/30 Território de Brincar P25/30 Blues no Municipal P36

E CINEMA áver P9

Recital de Violão P33 Território de Brincar P24/25/30

14 TEMPORADA DE TEATRO O Halo P34 Arte nas Ruas P40 Território de Brincar P25/30

20

de Sem Cor P29

PONTO MIS VIVA - A Vida é Uma Festa

usical P33

Brincar P30

Arte nas Ruas P40

Território de Brincar P24

E CINEMA enturas P8

s P40

PONTO MIS Hotel Transilvânia P11

26 BAR DE QUINTA Coco de Oyá P31

21

Baile de Aniversário P33

TEMPORADA DE TEATRO A Caravana dos Pássaros Errantes P34

ar no Chico P9

s P40

mico P27

SEXTA ENCENA A Fabulosa Caravana do Seu Malaquias P24 CORO JOVEM Carmina Burana P36 Arte Nas Ruas P40 CINE CASA A Cidade das Crianças P20 Território de Brincar P24

LEITURA LIVRE Canto Geral P41 Arte nas Ruas P40 Muriqui em Festa P42

Preta de Quebrada P29 Festa Julina P30 Recital de Violão P33 Território de Brincar P24 Arte nas Ruas P40

ÇÃO | WWW.FCCR.SP.GOV.BR |

28

PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

s Cordas 9

Projeto Biblioteca Viva P32

TEMPORADA DE TEATRO Chuva de Anjos P35 Arte nas Ruas P40

FCCRSJC


PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018

Detalhe da obra Sem Título, de Edith Reinhart Acervo do Museu Municipal de São José dos Campos


PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018


Foto do Suaveciclo - VJ Suave | Divulgação PROGRAMAÇÃO FCCR | JULHO 2018 * Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio

fccrsjc www.fccr.sp.gov.br

Programação FCCR - Julho 2018  

Programação mensal da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

Programação FCCR - Julho 2018  

Programação mensal da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

Advertisement