Festidança 2022

Page 1


APOIO

PATROCÍNIO

REALIZAÇÃO


SE PREPARE! ESTÁ COMEÇANDO O 32º FESTIDANÇA

B

em-vindos à 32ª edição do Festidança – um dos mais expressivos festivais de dança do país, o qual a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo se orgulham em realizar. Entre os dias 16 a 26 de junho, a cidade vai pulsar dança, nos seus mais variados ritmos e estilos, convidando crianças, adultos e idosos a participar desta grande festa que se expressa pelos movimentos corporais, tão natural quanto andar, sorrir e amar. Com o tema “A Dança e Suas Faces”, o Festival chega às praças, parques, teatros e casas de cultura com danças clássicas, urbanas, populares, étnicas, de salão, jazz, jam session e sapateado. Mas o Festidança é ainda mais que isso. O Festival se preocupa com a formação e aperfeiçoamento dos bailarinos e, por isso, promove também workshops, residências, rodas de conversa e encontros, sempre com grandes profissionais. A abertura é de responsabilidade da Cia de Dança de José dos Campos, que promete uma inédita e emocionante apresentação, no Teatro Municipal. No encerramento, nada menos que o espetáculo da São Paulo Companhia de Dança para coroar os dez dias de

Festidança. Mas, entre o início e o fim, muitas atrações estão previstas. Serão três Mostras de Dança não competitivas: Prelúdio da Dança (Mostra Infanto-juvenil para bailarinos até 12 anos), Fest In Dança (Mostra de processos coreográficos, com linguagem contemporânea) e Paralelas de Dança (danças clássicas e contemporâneas, urbanas, populares, jazz e sapateado) – todas compostas por coreografias selecionadas em edital, dando oportunidade a grupos e academias de abrangência nacional. O 32º Festidança traz ainda a importante discussão sobre “O Breaking e seus novos horizontes”, um estilo de dança urbana, originário dos Estados Unidos, e que passa a ser modalidade olímpica após ser reconhecida como extraordinária forma de atletismo. É o universo da cultura se fundindo ao do esporte e o Festival dando oportunidade da difusão desse novo entendimento. O Festival compartilha o melhor da dança. Bailarino ou não, vem para o 32º Festidança! Cada um de nós trazemos nossos ritmos, nossos próprios compassos e esse é um convite para se divertir, se emocionar e se encantar com essa arte. Esperamos você!


16.JUN [quinta] A BERT UR A

CORPOS DÓCEIS

Cia de Dança de São José dos Campos


16.JUN [quinta] 20h _ Teatro Municipal

A BERT UR A

CORPOS DÓCEIS

Cia de Dança de São José dos Campos O espetáculo aborda uma reflexão sobre as relações que são estabelecidas através do observador. Para Michel Focault, a organização da sociedade está diretamente relacionada com as necessidades de poder, onde um dócil corpo pode ser submetido, pode ser utilizado, pode ser transformado e aperfeiçoado.

DIRETOR ARTÍSTICO E COREÓGRAFO Marco Sanches COREÓGRAFO CONVIDADO Nicolas Karps BAILARINOS DA CIA DE DANÇA Brun Willi Caio Veneziano Isabel Monique Letícia Silva Ni Arantes Nathan Souza BAILARINOS CONVIDADOS Carolina Pereira Thais Amorim Arthur Duarte Alisson Augusto Gabriela Gibeli Walter Monteiro Maria Victória Dias


17.JUN [sexta] 18h_Cine Teatro Benedito Alves

O VAZIO QUE NÃO NOS CABE ArtViDance Urban Crew O espetáculo retrata que, com chegada da pandemia, ficou muito mais evidente nossa necessidade de viver e conviver em comunidade. Mesmo com os encontros online ainda nos sentíamos vazios, com algo faltando. Nunca ficou tão claro, que nós precisamos do outro, da companhia, do sorriso, do toque. A arte nos manteve ativos no isolamento, agora nos reencontramos e através desse espetáculo, externaremos que, esse vazio, não nos cabe mais.


17.JUN [sexta] 18h_Cine Teatro Benedito Alves

DESASSOSSEGO Marcelo Pessoa O amor, o sono, as drogas e intoxicantes, são formas elementares da arte, ou de produzir o mesmo efeito que ela. Mas cada uma tem a sua desilusão. O amor farta ou desilude. Do sono, desperta-se. As drogas pagam-se com a ruína. Mas na arte não há desilusão, pois a ilusão foi admitida desde o princípio. Para essa criação, Marcelo Pessoa propõe transpor trechos da obra para o universo da dança contemporânea, utilizando a dança, o teatro físico, a fala e a voz como meio expressivo.


Renan Marangoni

17.JUN [sexta] 19h30_Teatro Municipal

NIMBA

Trupe Benkady Uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Independente do gênero, toda pessoa traz em si energias que têm a potencialidade de gerar, criar, acolher, nutrir, impulsionar, estimular e transmutar. Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, em diálogo com a dança africana, o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher.


17.JUN [sexta] 19h30_Teatro Municipal

MOSTRA DE DANÇAS CLÁSSICAS E DANÇA CONTEMPORÂNEA Grand pas de Deux - Ballet Giselle Grupo Independente Coreógrafos: Douglas Nossa e Julie Pinheiro Conflitos Zás Cia de Dança Coreógrafo: Enoá Bonamini Lima Uma mensagem para vida Apus Studio de Dança Coreógrafa: Cristiane Azevedo Intermitentes Cia Jovem Rumos Coreógrafos: Vitor Porphirio e Matheus Miller Veio na Veia Vitor Hamamoto Coreógrafo: Vitor Hamamoto Assunto Singular Com Passo Coreógrafa: Bruna Fonseca Trauma Balé da Cidade de Taubaté Coreógrafo: Chepkassoff Porto Seguro Com Passo Coreógrafos: Bruna Fonseca e elenco


17.JUN [sexta] 19h30_Teatro Municipal

MOSTRA DE DANÇAS CLÁSSICAS E DANÇA CONTEMPORÂNEA In Memorian Philiarte Studio de Dança Coreógrafa: Fernanda Costa Subconscious Instituto Marco de Dança Coreógrafos: Leticia Karin e Marco Sanches Ardor Cambaio Companhia de Dança Coreógrafo: Roberto Silva Objeto Abjeto Ambulante Corpos Falantes Coreógrafo: Carlos Veloso If Instituto Marco de Dança Coreógrafo: Marco Sanches Mãe D’água Independente Coreógrafa: Lavinia Gonçalves Entre Rios Mavi Coreógrafos: Marina Teixeira e Vitor Hamamoto Contemple Grupo Corpus Coreógrafa: Priscila Schiavinato


17.JUN [sexta] 22h_Galpão Altino

BAILE DE DANÇA DE SALÃO

Convidados: Jaime Aroxa, Gil Santos e Sarah Araújo e DJ Sidney Ferreira Um encontro entre amantes das danças de salão. Nesta noite, Jaime Aroxa, Gil Santos e Sarah Araújo farão uma performance para abertura da pista e estarão presentes durante todo o evento.


18.JUN [sábado] 18h_Cine Teatro Benedito Alves

TÃO DESIGUAIS MAS TODOS IGUAIS ArtViDance Urban Crew Através da dança, dialoga-se sobre como a pandemia afetou o cotidiano e transformou toda forma de contato. Cada pessoa enfrentou uma realidade diferente, apesar do cenário ser o mesmo, o que fez a empatia ser essencial no dia a dia.


18.JUN [sábado] 19h30_Teatro Municipal

O QUE ME MOVE QUANDO MOVO? Resultado da Residência da Improvisação

Na busca pelo mover estético não nos damos conta do quanto do nosso próprio movimento deixamos de realizar para nos encaixarmos nos movimentos dos outros. A busca pelo movimento que vem de dentro, provocado por sons, silêncio, cheios, respiração entre outros são o que nos move aqui, hoje.


18.JUN [sábado] 19h30_Teatro Municipal

MOSTRA DE HIP HOP E DANÇAS URBANAS (locking, popping, breaking e hip hop free style) Ciclo Jeff Street Dance Company Coreógrafo: Jeff Leonel e Nene Gentlement Evolution Coreógrafo: Marcelo Bento The Brothers Stilo Livre Danças Urbanas Coreógrafo: Rogério Moura Waves Fusion Funk Coreógrafa: Jefferson Neves da Silva Feelings Fokus Dance Studio Coreógrafa: Êmili Mendes Modernidade Líquida Urbanos Coreógrafo: Felipe Martins Música Maestro Experimental de Dança de Ubatuba Coreógrafas: Carla Bettin e Gabriela Prado

Psiu… Bailarina Independente Coreógrafo: Edson Pitchula Waves Esperança New Feeling Coreógrafo: Washington Ferreira e Duda Moura Ruanda Experimental de Dança de Ubatuba Coreógrafa: Carla Bettin O Sétimo Pecado Compasso Cia de Dança Coreógrafo: Edson Rafael Jorge Spaces CBS Dance Factory Coreógrafo: Nicolas Karps


Elisa Monteiro

18.JUN [sábado] 21h_Centro de Estudos Teatrais

URROU

Cia Mônica Alvarenga Corporificando o arquétipo da figura mitológica e totêmica do Boi, “Urrou” é um manifesto ritualístico poético e político que metaforiza o reencontro com o corpo, cultura e ancestralidade. Mônica personifica o Boi representando os conflitos que surgem do solitário papel de nossa raça. O público vê, refletido no espelho da tragicomédia, um personagem que luta e mergulha numa dramaturgia corporal híbrida produzida a partir de estudos dos Fatores de Movimento e Pesquisas Cênicas com múltiplos estímulos físicos oriundos das danças Bumba Meu Boi, Terecô, Butoh e Dervixes.


19.JUN [domingo] 10h_Centro da Juventude

O BREAKING E SEUS NOVOS HORIZONTES - CYPHER DE DANÇAS URBANAS Realização de uma roda de conversa sobre os novos rumos do Breaking, um estilo de dança urbana que se originou durante meados da década de 1970, em Nova York. Os primeiros pioneiros do Breaking foram jovens afro-americanos e porto-riquenhos. O Breaking progrediu de suas raízes para uma forma de arte cultural reconhecida internacionalmente, com elementos das danças urbanas associada com uma extraordinária forma de atletismo, com muitos elementos do esporte, dada a natureza atlética do break.


19.JUN [domingo] 15h_Arena do Parque da Cidade

O SOLDADINHO E A BAILARINA Cia Divergente de Teatro

A dupla se encontra em perigo, pois um misterioso vilão tecnológico ameaça o mundo dos brinquedos. Será preciso muita coragem para investigar e solucionar este caso, mas eles contarão com uma ajuda especial para achar o início deste novelo, que está recheado de brincadeiras, danças, mistérios e pura diversão.


19.JUN [domingo] 16h_Centro da Juventude

RETRÔ DANCING O Retrô Dancing relembra as antigas danceterias de São José dos Campos e promove o reencontro de pessoas que costumavam frequentar esses ambientes, com aulas abertas de passinhos dos anos 70, 80, 90 e 2000. A atividade conta com a participação de DJ’s, MC’s e bailarinos, sendo gratuita e aberta para todos os públicos sem a necessidade de ter experiência em dança.


19.JUN [domingo] 17h_Cine Teatro Benedito Alves

A MENINA DO RIACHO Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos – NEXDTSJC Musical infantil que narra a história de amor entre Ritinha e Pedro. Com os rios poluídos e sem peixes para pescar, como a família iria se sustentar? Ele foi embora para o mar... será que irá voltar?


19.JUN [domingo] 18h_ Teatro Municipal

Pa r ti ci p aç ão do Núcle o J u ven il

VALSA DAS GUIRLANDAS Cia de Dança de São José dos Campos Coreografia inspirada na Valsa das Guirlandas do Ballet A Bela Adormecida.


19.JUN [domingo] 18h_Teatro Municipal

MOSTRA PRELÚDIO DA DANÇA Marinheiras Ballet MMAD (Mariana Marin - Arte e Dança) Coreógrafa: Mariana Marin Estilo: Danças Clássicas Step by Step Espaço de Arte Simone Capucci Coreógrafo: Danillo Capucci Estilo: Sapateado A Menina de Meia Listrada Apus Studio de Dança Coreógrafa: Cristiane Azevedo Estilo: Dança Contemporânea Crescer Grupo Independente Coreógrafa: Thais Amorim Estilo: Danças Clássicas Que som é esse? Casa da Bailarina - Ballet Fernanda Moraes Coreógrafa: Aline Villaron Estilo: Jazz Dance e suas vertentes Festa de Aniversário Espaço de Arte Simone Capucci Coreógrafo: Danillo Capucci Estilo: Sapateado Meu Mundo Studio Jeff Street Dance Company Coreógrafos: Jeff Leonel e Negah Estilo: Danças Urbanas e Movimentos Urbanos


19.JUN [domingo] 18h_Teatro Municipal

MOSTRA PRELÚDIO DA DANÇA O Encanto das Fadas Priscila Mota Cia de Dança Coreógrafa: Priscila Mota Estilo: Jazz Dance e suas vertentes

Material Girls Casa da Bailarina - Ballet Fernanda Moraes Coreógrafa: Daniela de Carvalho Estilo: Sapateado

La Fille Mal Gardee Instituto Marco de Dança Coreógrafos: Alícia Alonso e Marco Sanches Estilo: Danças Clássicas

Um Dia de Sol Ballet MMAD (Mariana Marin Arte e Dança) Coreógrafa: Mariana Marin Estilo: Jazz Dance e suas vertentes

O Segredo Academia Cristina Cará Coreógrafos: Bárbara Possidonio e Guilherme Augusto Estilo: Jazz Dance e suas vertentes Sementes de Plátanos D’Eva - Daniele Baraldi Estúdio Vida & Arte Coreógrafa: Daniele Baraldi Estilo: Danças Clássicas

Primeira Infância Philiarte Studio de Dança Coreógrafa: Fernanda Costa Estilo: Danças Clássicas Sapateando no Cinema Grupo Corpus Coreógrafa: Regiane Moura Estilo: Sapateado


20.JUN [segunda] 19h_ Cine Santana

WOYZECK

Cia Robson Jacqué e Cia Emulsão Baseada em uma história real, a obra conta a história de um soldado trabalhador e dedicado à mulher e ao filho pequeno. Usado como cobaia das experiências do Doutor, em troca de uns trocados a mais, sua natureza questionadora gera problemas quando seu comportamento vai de encontro às regras da moralidade e dos costumes vigentes. Roda de Conversa com o coreógrafo Robson Jacqué e o diretor Marcus Groza. Mediação de Gabriel Tolgyesi.


22.JUN [quarta] 14h30_Poliesportivo Eugênio de Melo

A MENINA DO RIACHO Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos – NEXDTSJC Musical infantil que narra a história de amor entre Ritinha e Pedro. Com os rios poluídos e sem peixes para pescar, como a família iria se sustentar? Ele foi embora para o mar... será que irá voltar?


22.JUN [quarta] 19h30_Teatro Municipal

RODA DE JONGO Grupo de Jongo Mistura da Raça Durante a apresentação é formada uma roda e seus integrantes, acompanhados de dois tambores, contam histórias sobre a tradição do Jongo, seus instrumentos, os motivos, a dança e os toques. Isso tudo ao som de versos cantados que se utilizam de metáforas enquanto a roda formada responde o coro.


22.JUN [quarta] 19h30_Teatro Municipal

MOSTRA DE DANÇAS POPULARES, ÉTNICAS E DANÇAS DE SALÃO Fi Youm We Leila Rayanni Botalere Coreógrafa: Rayanni Botalere Paixão Studio Fabrina Mahin Coreógrafa: Fabrina Mahin Vento Philiarte Studio de Dança Coreógrafa: Elaine Christie Santos Nascimento Malandro do Sertão Cia Artística Vendedores de Ilusão Coreógrafos: Rodrigo Gonçalves e Luiz Fernando Reis

Salsa Rock Grupo Sette Oitto Coreógrafos: Livia Reis e Gustavo Eklund Filhas de Isis Studio Fabrina Mahin Coreógrafas: Fabrina Mahin e Karine Rosa Jardim Secreto Link Studio de Dança Coreógrafa: Malaika Haamiah


23.JUN [quinta] 19h30_Teatro Municipal

CAMINHO DA SEDA Raça Cia de Dança Uma obra da coreógrafa Roseli Rodrigues que retrata, por meio da arte e da dança, o comércio e a rota da seda, ponte que une o oriente ao ocidente traçada pela rota comercial de tecidos, sementes e materiais preciosos que possibilitaram a transmissão de conhecimentos, ideias e culturas. No espetáculo são usados mais de 400 metros de tecidos em harmonia com os movimentos, resultado que permitiu que o espetáculo permanecesse com sua grandiosidade e modernidade mesmo após 20 anos de sua criação.


23.JUN [quinta] 19h30_Teatro Municipal

MOSTRA DE JAZZ E SUAS VERTENTES Apenas 3 Gotas Monique Paes Studio de Dança Coreógrafa: Monique Paes

Déja vu Instituto Marco de Dança Coreógrafa: Scarlet Morena

Deixe Ser Link Studio de Dança Coreógrafo: Tiago Ferreira

Entre Nós Ecco Cia de Dança Coreógrafo: Rafael Trevisan

Tonight Academia Cristina Cará Coreógrafa: Thais Amorim

O que Ficou Corpos Dissidentes Coreógrafo: Wemerson Silva

Sonhos Roubados Link Studio de Dança Coreógrafos: Rafael de Morais e Tiago Ferreira

Anhangá Apus Studio de Dança Coreógrafa: Cristiane Azevedo

Contrapesar Schiavinato Coreógrafa: Regiane Moura Duelo Academia Cristina Cará Coreógrafa: Cristina Cará O Mundo Mágico de Coraline Apus Studio de Dança Coreógrafa: Cristiane Azevedo

Outonal Ecco Cia de Dança Coreógrafo: Rafael Trevisan Cura Com Passo Cia de Dança Coreógrafa: Ananda Carmona


24.JUN [sexta] 18h_ Cine Teatro Benedito Alves

RESPIRO Um espetáculo de dança que tem como fio condutor os temas: causa, efeito, sentir, dor, escuridão, silêncio, aceitação, afeto, fé e luz. Um RESPIRO a todos aos bailarinos, músicos e equipe envolvidos nesta criação coletiva, cuidando e respeitando cada processo por nós vividos. Como resultado, um acalanto para a alma, um aviso de que não estamos sós, e que precisamos sentir e deixar fluir... um RESPIRO.... Bailarinos: Caio Henrique dos Santos Veneziano, Gabriel Henrique Ribeiro e Silva, Gabriela Santos Bagno, Lavínia Gonçalves da Silva, Luan Fonseca, Lucas Kruszynski de Assis Cunha, Rafaela Ribeiro, Washington Luiz Ferreira e Washington Luiz Pereira Consíglio


24.JUN [sexta] 19h30_Teatro Municipal

MAMA’S GONNE GOOD BYE Tap da Longevidade Kika Sampaio faz uma releitura da coreografia de Stanley Kahn para o Tap da Longevidade.


24.JUN [sexta] 19h30_Teatro Municipal

MULHERES Tap da Longevidade A apresentação trata-se de um protesto, manifesto à libertação de mulheres que sofrem violência. Cadê meu celular? Vou ligar 180. Uma dança sobre a indignação contra a tirania masculina - um grito à liberdade. Coreógrafa: Aline Carneiro


24.JUN [sexta] 19h30_Teatro Municipal

MOSTRA DE SAPATEADO/ TAP DANCE Saludo de Paz Com Passo Cia de Dança Coreógrafos: Bruna Miragaia, Gisele Fretta e Lucas Freitas

Signals Denis Morita Coreógrafos: Denis Morita e Daniel Margato

Perspectivas Amanda Saloni Coreógrafo: Denis Morita

Infinito Azul Bailarino Independente Coreógrafos: Bruna Miragaia e Davi Moraes

Fratello Casa da Bailarina - Ballet Fernanda Moraes Coreógrafos: Daniela de Carvalho e Felipe de Carvalho Groove em RGB Sapateadora Independente Coreógrafas: Gisele Fretta e Bruna Miragaia Eu Sempre Soube Gabi Carolino Coreógrafos: Gabriela Carolino e Nelson Moura Viva! Instituto Jovens de Coração Arte e Longevidade Coreógrafa: Aline Carneiro

I’m Over Nelson Moura Coreógrafo: Nelson Moura Aqui Para o Antes Sapateadora Independente Coreógrafos: Bruna Miragaia, Davi Moraes e Gisele Fretta Dernorte Grupo Corpus Coreógrafa: Duda Moura Xeque-Mate Com Passo Cia de Dança Coreógrafa: Bruna Miragaia After Midnight Grupo Corpus Coreógrafa: Duda Moura


24.JUN [sexta] 19h30_Teatro Municipal

NOSSA RELICÁRIO Coreógrafo: Denis Morita O abandonar do lar afim de perseguir o sonho é árduo. As recompensas são, de fato, válidas? As fronteiras passam a ser mais importantes. O que era sonho vira rotina. Nada tão diferente do que um dia foi idealizado, mas diferente o suficiente para tornar a vivência fria, inatingível, distante, quase intocável. O afastar da perseguição do sonho dá lugar à saudade. Saudade do laço, da origem, do acolhimento, daquilo que te faz sentir em casa. A volta pra casa é, verdadeiramente, a recompensa.


25.JUN [sábado] 10h_Praça Cônego Lima

CANTOS E ENCANTOS Ana Carvalho Com a voz de Ana Maria Carvalho e o instrumental da Banda Cantigas do Tempo, a apresentação traz as cantigas que retratam as brincadeiras da infância, envolvendo o público com ritmos que estão guardados na memória da cultura popular e levando crianças de todas as idades a se encontrarem em uma roda onde não existem diferenças.


25.JUN [sábado] 11h_ Praça Cônego Manzi - SFXavier

CHÃO DE MEMÓRIAS O Clã Cia de Dança O espetáculo é inspirado nas Manifestações Culturais Brasileiras, fruto da convivência com mestres da cultura popular e suas indagações sobre o futuro das manifestações populares. O espetáculo também faz referência à presença da figura feminina dentro de cada manifestação, que hoje ocupam “cargos” importantes como: Mestras e Personagens que em outrora era composto somente pela figura masculina. Criando uma metáfora sobre o advérbio “Chão”, a montagem inclusive é uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna.


25.JUN [sábado] 11h_Estação Ferroviária de Eugênio de Melo

MERAKI Elo Cia de Dança É uma apresentação de dança contemporânea que mostra a busca da valorização do presente, guiando-nos por toda essa constante jornada que nos norteou por diversos momentos da história. A obra mescla dança, teatro e literatura para compartilhar amor com cada espectador, entregando afeto e esperança por meio do espetáculo.


25.JUN [sábado] 18h_Cine Teatro Benedito Alves

ASSENTOS_ESTUDOS POSSÍVEIS DA AUSÊNCIA Cia Teatro Robson Jacqué e Estúdio Corpo Cênico A performance é uma experiência audiovisual ao vivo, inspirada na pintura de Edward Hopper e nos poemas de Emily Dickinson. Os desenhos de Hopper colocam a personagem sobre um estado de inércia e melancolia provocada por um isolamento social, enquanto Emily traz a solidão e a poesia como forma de vida.


25.JUN [sábado] 18h_ Parque Vicentina Aranha

DOIS CORPOS Brun Willi e Leticia Karin Dois Corpos, compartilhando dores, alegrias, o prazer do movimento, a intensidade de existir no espaço cênico. Se reconhecem como minoria, num mundo onde têm de enfrentar dificuldades e discriminações, e até possivelmente serem vítimas de violências de diversos tipos. Mas o corpo de cada uma delas é apoio para a outra, se tornando fonte de novas compreensões, novas possibilidades, um apoio que se transforma em desenho no espaço, se torna ritmo, se torna dança.


25.JUN [sábado] 18h_ Cine Santana

EFEMERIDADES Josiane Reis Efemeridade é um espetáculo solo que reflete sobre a transitoriedade de cada instante e a oportunidade de se cultivar cada singelo momento que nos é dado. Eles compõem nossas trajetórias como as fotografias formam um álbum, esse é o álbum do nosso existir.

SER E SENTIR

Apresentação dos alunos de dança do Centro de Artes Dansoul


25.JUN [sábado] 19h30_Casa Olivo Gomes

IJÓ- RESULTADO DA RESIDÊNCIA CORPO E MOVIMENTO Com Rubens Oliveira IJÓ, dança em Ioruba, traz a inspiração e referência para construir um espaço de rito, onde a dança e a música não se separam, são um corpo só. Com o desejo de valorizar e evidenciar o papel da dança e do corpo na cidade, Rubens Oliveira faz a curadoria de IJÓ, convida artistas da dança de diferentes linguagens para performarem juntos no palco em um show dançante.


25.JUN [sábado] 21h_ Centro de Estudos Teatrais

ABERTURA DO FEST IN DANÇA Marília Costa com Espetáculo Inquieta Razão Inquieta Razão é um depoimento-dança. Em cena, uma mulher dança sua dor despertando do sono profundo que a fez entrar em colapso, caminhar em sua própria direção é o movimento que fará a todo instante. Neste percurso, as estações do ano, em sincronia com os elementos da natureza, narram um processo de transformação. O espectador é confrontado com o corpo que se move, salta, cai, o corpo que sangra e chora, mas também com o corpo que se refaz a todo instante. Aqueles que se permitirem serem tocados pela sutileza e beleza da obra, terão a possibilidade de se encontrarem diante da infinidade da vida.


25.JUN [sábado] 21h_Centro de Estudos Teatrais

MOSTRA FEST IN DANÇA Kahlo Quando Não me Veêm Dançando Sobre Rodas Coreógrafo: Mateus Vasconcelos Inter - Dito Fina Pele Coreógrafa: Paloma Silva Carta às Histéricas: Uma Oração Latino-americana Prolixa Marginal Coreógrafa: Bianca Campos Almeida Entre Falas e Olhares Corpo Afro Movente Coreógrafa: Juliane Aquino


26.JUN [domingo] 15h_ Arena do Parque da Cidade

A MENINA DO RIACHO Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos – NEXDTSJC Musical infantil que narra a história de amor entre Ritinha e Pedro. Com os rios poluídos e sem peixes para pescar, como a família iria se sustentar? Ele foi embora para o mar... será que irá voltar?


26.JUN [domingo] 16h_Deck Anchieta

RETRÔ DANCING Esta edição será comandada por mulheres: DJ Flavinha, dançarinas Renata Kátia e Sil e MC Tabitha Ventura.


áculo

26.JUN [domingo] 17h_ Galpão Altino Performance

CORPO ESTÉTICO, CORPO ESTÁTICO Brun Willi e GUIA O corpo além de seus conceitos biológicos está relacionado também a uma construção social, este sempre será submetido a várias transformações buscando a aceitação de determinados grupos. Diante disso, o modo como enxergamos nossos corpos e como buscamos apresentá-lo é influenciado pelo modo como, socialmente, os corpos são vistos. A epistemologia Queer se propõe a realizar: estranhar o que é posto como natural, normal, inevitável. Estranhemos!


áculo

26.JUN [domingo] 17h_ Galpão Altino

JAM DE MÚSICA E DANÇA Encontro entre músicos e dançarinos multiestilos, com o objetivo de celebrar através do movimento e som toda a liberdade de expressão que arte trás.


Marcelo Machado

26.JUN [domingo] 20h_Teatro Municipal

DESASSOSSEGOS (2022) São Paulo Cia de Dança Sete bailarinas percorrem a cena levadas por um sopro interno nesta coreografia de Henrique Rodovalho, provocando uma ação e reação que desencadeia os movimentos. A obra celebra o centenário da fundamental renovação artística e social deflagrada pela Semana de Arte Moderna de 1922 a partir da fusão de diferentes linguagens artísticas que reinterpretam, à luz do século XXI, o sopro de inovação deixado pelos ventos modernistas.


Juliana Hilal

26.JUN [domingo] 20h_Teatro Municipal

GRAND PAS DE DEUX DE O CISNE NEGRO (1876) São Paulo Cia de Dança Este duo clássico faz parte do terceiro ato de um dos mais famosos balés de repertório do mundo: O Lago dos Cisnes. A obra conta a história de amor do Príncipe Siegfried e Odette, que foi transformada em um cisne branco pelo mago Rothbart, e o feitiço só pode ser quebrado por um homem que a ame. O trecho, que será interpretado pela SPCD, foi remontado por Mario Galizzi e apresenta o momento em que Rothbart, disfarçado de nobre, dirige-se até a corte em companhia de sua filha, Odile. Siegfried julga reconhecer na filha dele sua amada Odette e, enfeitiçado pela beleza da jovem, a escolhe para ser sua esposa.


Charles Lima

26.JUN [domingo] 20h_Teatro Municipal

MADRUGADA (2021) São Paulo Cia de Dança Inspirado pelas Valsas de Esquina de Francisco Mignone, Antonio Gomes propõe um baile atemporal à luz do luar, onde ingenuidade e nostalgia se encontram com jovialidade e romantismo, captando o clima efêmero e singelo das serenatas, agregando elementos contemporâneos baseados em traços da música popular já presentes nas composições.


SÃO PAULO

COMPANHIA DE DANÇA Direção Artística | Inês Bogéa Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança. Desassossegos (2022)

Coreógrafo e Iluminação: Henrique Rodovalho Música: Mystery Sonatas, de David Lang (Joy; After Sorrow; After Joy) Figurino: Fabio Namatame, inspirado nos desenhos e esboços de A Cangaceira, de Flávio de Carvalho (1899-1973), cedidos gentilmente pelo Museu de Arte Contemporânea MAC-USP, dirigido por Ana Magalhães

Grand Pas de Deux de O Cisne Negro (1876) Coreografia: Marius Petipa (1818-1910) Remontagem: Mario Galizzi Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) Figurino: Tânia Agra Iluminação: Guilherme Paterno Estreia pela SPCD: 2014

Madrugada (2021)

Coreografia: Antonio Gomes Música: Valsas de Esquina, de Francisco Mignone (1897-1986), com orquestração de Rubens Ricciardi interpretada ao vivo pela Orquestra do Theatro São Pedro sob regência musical do maestro Claudio Cruz Figurino: Fábio Namatame Iluminação: Wagner Freire


Bernardo Sardi

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

14, 15, 16, 17 e 18/6_das 19h às 22h Centro Cultural Clemente Gomes

RESIDÊNCIA DE IMPROVISAÇÃO O QUE ME MOVE QUANDO MOVO? Com Vitor Hamamoto Experiências corporais e sensoriais trazendo imagens nutrindo os movimentos, preenchem os movimentos para que se tornem verdadeiros... tendo uma motivação e significado, podendo sentir a verdade dessa movimentação, trabalhando a sensibilização do corpo, fazendo com que comece de dentro pra fora, a respiração entre outras técnicas serão essenciais para esse processo.


RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

21 e 28/5, 04, 05, 11, 12, 18, 19 e 24/6_das 10h às 16h Cine Santana

RESIDÊNCIA DE SAPATEADO Com Dênis Morita O espetáculo fala através de canções da nossa MPB sobre a importância e valorização da nossa cultura, resgatando a nossa essência.


RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

21 a 23/6_15h às 19h Casa Olivo Gomes - Parque da Cidade

RESIDÊNCIA DE CORPO E MOVIMENTO Com Rubens Oliveira Imersão de corpo e movimento focados em todos os processos artísticos e criativos que envolvem o processo de criação de espetáculos. Da trilha sonora ao corpo serão aprofundados com vivências sensoriais de corpo, movimento e música.


WORKSHOPS 16/6, 16h_Centro Cultural Clemente Gomes

WORKSHOP DE JAZZ FUNK Lia Cará e Rômulo Vlad Os artistas abordarão além da técnica do jazz funk, técnicas que hoje são referências dentro da modalidade. Trazem a fusão de olhares de ambos para essa experiência artística que une movimento, atuação e muito bate-papo durante o curso. Lia e Rômulo também irão falar sobre seus projetos atuais e o cenário artístico da nova geração pop, audiovisual e shows. Será uma imersão dentro de duas perspectivas.

17/6, 13h30 às 15h30_Centro Cultural Clemente Gomes

WORKSHOP DE K-POP Allê Bruno e Vero Silva Proposta que traz a raiz dessa dança mesclando novos olhares sobre possibilidades criativas de se dançar o K-pop.

17/6, 16h às 18h_Centro Cultural Clemente Gomes

WORKSHOP DE JAZZ Brisa Diamante e Jhean Alex O workshop tem como pretensão oferecer aos participantes uma experiência única, emocionante e expressiva de dança. A ideia é que a dança jazz ganhe contornos e se desenhe no espaço, enaltecendo a sua essência ao mesmo tempo que dialoga com a contemporaneidade dos corpos, fazendo um convite a cada bailarino: que expresse seus sentimentos e a sua verdade em cada movimento.


WORKSHOPS 18/6, 16h às 18h_Centro Cultural Clemente Gomes

DANÇAS DE SALÃO Jaime Aroxa e Gil Santos

Uma vivência mesclando metodologias dos artistas na busca por uma dança em que, antes da técnica e da dança acontecerem, há o encontro, o toque e a conexão de corpos que, em sinergia vão mover através da técnica criando uma dança mais potente e genuína.

19/6, 10h às 11h30_Centro Cultural Clemente Gomes

BALLET CLÁSSICO INFANTOJUVENIL Bruna Maciel e Jhonny Almeida Um workshop que trás a técnica do ballet clássico sob dois pontos de vista distintos e complementares com um olhar carinhoso para o ensino da técnica para esta faixa etária.

22/6, 14h às 16h_Centro Cultural Clemente Gomes

WORKSHOP PRÁTICO DE CRIAÇÃO EM DANÇAS URBANAS [POIESIS] Maria Emília Gomes e Evandro Hegel Um diálogo criativo entre as práticas dos artistas a partir de seus percursos particulares nas danças urbanas, promovendo aos participantes um contato com suas experiências que se abrem para as mais diversas formas de se fazer/pensar a dança na contemporaneidade.


WORKSHOPS 23/6, 10h_Centro Cultural Clemente Gomes

WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA Com Layla Mulinari e Marina Cervo O workshop traz, através da linguagem da dança contemporânea, experimentações e investigação do movimento e presença, bem como jogos, estudos e vivências passando por várias linguagens.

25/6, 9h às 13h_Centro Cultural Clemente Gomes

WORKSHOP DE DANÇA E ANCESTRALIDADE Com Rose Maria e Alisson Lima

A dança enquanto faísca que salta de um corpo em brasa, sedento de reconhecer-se. Homo Brasilis, só quem sente, sabe.

25/6, 14h às 16h_Centro Cultural Clemente Gomes

WORKSHOP DANÇA PARA TODOS Washington Ferreira e Fernanda Amaral

Workshop tem com o intuito principal de promover a inclusão através da dança.

INCRIÇÕES

As inscrições para os workshops devem ser feitas pelo site da FCCR (www.fccr.sp.gov.br)


OFICINAS, PALESTRAS E MESAS 23/6, 16h_Centro Cultural Clemente Gomes

PALESTRA DE DANÇA - DANÇA EM CONSTRUÇÃO Marcela Benvegnu / São Paulo Cia de Dança Nesta atividade, o público vai poder conhecer o trabalho em uma companhia de dança profissional e descobrir os mais diferentes tipos de profissionais envolvidos para criar cada espetáculo, além de perceber como a dança se relaciona com outras áreas de conhecimento.

23/6, 17h45_Centro Cultural Clemente Gomes

OFICINA DE BALLET CLÁSSICO Aline Campos / São Paulo Cia de Dança É com uma aula de ballet clássico que os bailarinos da SPCD iniciam todas as suas jornadas de trabalho. Nesta atividade, o público poderá conhecer um pouco dessa rotina por meio de uma oficina prática de ballet de nível intermediário para estudantes de dança a partir de 14 anos.


OFICINAS, PALESTRAS E MESAS 24/6, 14h às 16h_Centro Cultural Clemente Gomes

MESA DE CONVERSA SOBRE AUTO-GESTÃO ARTÍSTICA: MEIOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE DANÇA Ló Guimarães e Ana Clara Amaral Esta mesa pretende reunir duas artistas independentes que atuam no Estado de São Paulo - tanto em grupos e coletivos como enquanto artistas solos - para refletir sobre os processos de criação, produção e circulação de seus trabalhos. Pretende-se que sejam abordados assuntos do interesse de artistas da dança que desejam conhecer alguns caminhos possíveis para a autogestão, produção e circulação de trabalhos artísticos autorais.

25/6, 9h às 12h e 13h às 16h_Cine Santana [PRESENCIAL] 25/6, 16h às 19h_Cine Santana [ONLINE]

CORPO E IMAGEM COM SENTI_DOS ARTE_TECNOLOGIA [PROAC] A oficina presencial propõe duas atividades formativas e informativas junto a estudantes das artes do corpo de uma nova linguagem contemporânea de movimentos experimentados e desenvolvidos através de um processo criativo que parta do processo relacional e de comunicação com o vídeo mapping. Já na aula online ocorre a adaptação da técnica de vídeo mapping para a execução do programa de geração de imagens no próprio computador do aluno, sem projeção. Esse processo proporciona ao aluno o mesmo aprendizado sobre a conexão entre as duas linguagens e o prepara para a criação futura com projeção.


FICHA TÉCNICA FESTIDANÇA 2022 – 32ª EDIÇÃO CURADORIA E SELEÇÃO Lais Branco Quiara Jofre Samanta Varela COORDENAÇÃO GERAL Fernanda Ribeiro PRODUÇÃO EXECUTIVA Fernanda Farias COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO Alexandra Rodrigues Ana Furtado Bartira Moura Edilaine Pereira Edson das Neves Elaine Coelho Gilmar Dueñas Ines Lebrão Margareth da Silva Marilda Pagano Marli Portela Mirian Cris Monica Paula Paulo Cesar da Silva Rose Moura Wangy Alves

PRODUÇÃO DE CAMPO Bruno Mantovani Carla Rocha Carlos Rosa Christianne Lobato Ellen Rodrigues Fabio Mendes George Furlan Josiane Reis Lucilene Dias Nicholas Ribeiro Rafaela Ribeiro Ricardo Verissimo Salem Silvania Elizabete Albino EQUIPE TÉCNICA DE PRODUÇÃO Claudio Roberto de Souza Irineu Garcia Guedes Reinaldo Francelino Ronaldo José Eugênio TÉCNICOS E OPERACIONAIS Celio Lourenço Charles Kray Edson Claudiano Rodrigues Marcelo de Oliveira Pinto Paulo Henrique Guimarães Rachid Severino Sidnei Gomes Ferreira William Rodrigues Alves

APOIO DE PRODUÇÃO Gabriela de Aquino Mariano Keili da Silva Nunes EQUIPE DE COMUNICAÇÃO FCCR Poliana Venino Vitoria Ferreira Batista Monstans Agradecimento especial pela Yago Cavaleiro dedicação e apoio a todos os funcionários, estagiários e colaboradores da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


ENDEREÇOS CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS (CET) ARENA DO PARQUE DA CIDADE Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana | (12) 3924.7304 CINE SANTANA Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana | (12) 3924.7306 CINE TEATRO BENEDITO ALVES Av. Rui Dória, 935 - Centro | (12) 3924.7344 DECK DA ANCHIETA Mirante Jornalista Mário Galvão - Jd Esplanada CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo | (12) 3924.7315 NACD - NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América | (12) 3924.7343 CENTRO POLIESPORTIVO DE EUGÊNIO DE MELO Ambrósio Molina, 370 - Eugênio de Melo PRAÇA CÔNEGO LIMA Centro de São José dos Campos PRAÇA CÔNEGO MANZI São Francisco Xavier TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Rua Rubião Jr, 84, 3º andar - Centro | (12) 3924.7339

INGRESSOS Todas as apresentações são gratuitas, mas para os espaços Centro de Estudos Teatrais, Cine Santana, Cine Teatro Benedito Alves e Teatro Municipal, as reservas deverão ser feitas com um dia de antecedência pelo site da FCCR - www.fccr.sp.gov.br.


16 a 26 de JUNHO/2022 mostras e apresentações de dança • residências workshops • rodas de conversas • jam session baile • encontro de breaking • cinema

APOIO

PATROCÍNIO

REALIZAÇÃO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.