TURÍSTICA SOBRAL



Conheça as Rotas Turísticas de Sobral

Sobral está entre as 30 melhores cidades para se morar no Brasil, constituindo-se num centro de convergência, por sua ampla e moderna estrutura nos setores da saúde, educação, comércio, indústria, serviços, lazer, cultura e arte. Com uma população estimada de 212.437 habitantes (2021), a cidade figura entre as que mais se desenvolveram no Brasil nos últimos 10 anos.
Sobral aparece também entre as seis cidades com as melhores perspectivas para investimento estrangeiro, desenvolvimento econômico e expansão de negócios, conforme pesquisa feita pela revista britânica FDI Magazine, do grupo Financial Times. Além de ser reconhecida nacional e internacionalmente pelos resultados na educação, a cidade é conhecida por um dos maiores eventos da história da ciência mundial, pois em 1919 foi palco para a comprovação da Teoria da Relatividade, que contribuiu para que Albert Einstein se tornasse um dos cientistas mais famosos do mundo. Um monumento na Praça do Patrocínio e o Museu do Eclipse são os marcos desse fato.
Conheça aqui um pouquinho do belo patrimônio e das belas paisagens que Sobral tem pra oferecer.
A Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre
Pedra da Andorinha tem aproximadamente 600 hectares. Ela foi criada pelo Decreto n° 1.252, de 18 de agosto de 2010 e tem como objetivo assegurar condições para existência e reprodução da fauna local de diversas espécies e da flora, como também favorecer estudos e pesquisas de caráter científico. O nome Pedra da Andorinha foi dado ao local por conta da grande incidência de espécies variadas dessas aves na rocha, que tem mais de 180 metros de altura.
Cercada por monólitos, estruturas geológicas constituídas por uma única e maciça pedra ou rocha, ou ainda partes dessas pedras, dispostas umas sobre as outras, a Unidade de Conservação possui categoria Refúgio da Vida Silvestre, que a coloca como a única no Ceará com esse perfil, estando hoje entre as 25 reservas no Brasil com essa denominação. O espaço conta com um mirante, de onde o visitante pode apreciar uma bela vista panorâmica de toda a Unidade de Conservação
O espaço fica no distrito de Taperuaba e já recebe visitação por meio de agendamento. Os visitantes, turistas e pesquisadores são conduzidos por trilhas abertas por entre a vegetação, na busca por formações rochosas e outras belezas da fauna e flora. Em cada parada, num dos seis pontos de visitação, é possível contemplar as belezas naturais e conhecer mais do lugar.
Em agosto de 1999, o Centro Histórico de Sobral passou a ser considerado patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É hoje um dos maiores conjuntos tombados do Brasil, com uma poligonal que tem um perímetro total de 5,33 Km, com uma área de 1,484 Km².
O tombamento tem como intuito preservar o registro urbanístico do processo de ocupação do sertão nordestino. O conjunto urbanístico reconhecido como monumento nacional abriga 1.247 imóveis com diversas tipologias arquitetônicas, que vão desde o colonial (Casa do Capitão-Mor), passando pelo barroco sertanejo (Igreja da Sé), neoclássico (Teatro São João), art nouveau (residências situadas na Avenida Lúcia Sabóia) e art déco (agência dos Correios).
Taperuaba , C E
DE BILHEIRA I E II
R o t a Arqueológica
Visitando Sobral é possível contemplar os sítios de registros rupestres, representados por gravuras e pinturas elaboradas em formações rochosas ao ar livre e abrigos. Neste roteiro estão os sítios Bilheira I e II e a Lagoa das Pedras, que não poderiam estar de fora, pois compõem uma grande área natural a ser contemplada.
Para o visitante interessado em conhecer um pouco dos sítios arqueológicos e os trabalhos arqueológicos já realizados na área urbana, convidamos a conhecer a Casa do Capitão-Mor, o alicerce da Capela de N. Sra da Conceição da Caiçara (Capela da Fazenda Caiçara), Theatro São João e Praça da Câmara Municipal.
Sobral é hoje reconhecida também pelo grande investimento em seus parques e jardins, compreendendo o cuidado e zelo pelo meio ambiente como um zelo para com a população, sobretudo, com as novas gerações. Transformar a cidade em um espaço verde, agradável, saudável e bom de se viver é um compromisso da gestão do município. Dentre os diversos parques, praças e jardins da cidade, se destacam o Parque da Cidade, Jardim Sensorial, Jardins Filtrantes, Parque Lagoa da Fazenda, Parque Pajeú, Parque Evangelina Saboya e Parque da Integração.
Reconhecida como uma reserva ambiental, localizada no distrito de Taperuaba, na zona leste do município de Sobral, o espaço com área de 12,32 hectares é uma fonte de água que brota em dois pontos próximos. A água transparente, com temperaturas ligeiramente diferentes, é conduzida para uma piscina de pedras e tem propriedades medicinais, devido à concentração de enxofre, sendo própria para o banho. O lugar sempre foi muito procurado, desde o tempo em que era habitado apenas por aldeias indígenas, de onde vem o nome, Olho D’água do Pajé.
Guardando uma longa história e muitos mistérios, a área possui natureza preservada, com matas de caatinga e campinas, onde a paisagem se transforma completamente ao longo do ano, passando por períodos secos e períodos onde os campos ficam cobertos de flores, formando uma paisagem verde incrível.
A estância hidromineral Olho D’água do Pajé oferece grande potencial turístico pelas riquezas naturais presentes no terreno, sítios arqueológicos com pinturas rupestres e espaço de contato com o bioma da caatinga em seu estado natural, cercado por pedras centenárias e pela vegetação característica da região.