Agenda Cariacica - ES

Page 44

44

3.1 :: DINÂMICA POPULACIONAL de cariacica

Cariacica recebe migrantes originários principalmente dos estados vizinhos. Os mineiros predominam: em 2000, contavam 56,98% do segmento dos não naturais do Espírito Santo. As pessoas naturais da Bahia compõem o segundo segmento em importância (17,03%), seguidos por naturais do Rio de Janeiro e do Ceará. A informação de cerca de uma década mostra uma tendência de diminuição da representação dos mineiros e aumento significativo da proporção de baianos. Nas décadas marcadas pela redistribuição de população entre áreas rurais e urbanas, a migração era na sua maior parte proveniente do interior do Estado. Atualmente a maior parte da migração da RMGV ocorre entre os municípios que formam o conjunto. A migração intrarregional corresponde a 63,0% do total. Os residentes dos municípios que compõem a RMGV tendem a mudar-se para Vila Velha, Serra e Cariacica. Dentre os migrantes de outros municípios que se destinaram à RMGV, a maioria é proveniente dos seguintes municípios estado: Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Aracruz, Pedro Canário, Conceição da Barra, Baixo Guandu e Afonso Cláudio. Estes migrantes mostram preferência por Serra, Vila Velha e Cariacica.

Na medida em que os meios de transporte e de comunicações se modernizam e que os processos transicionais avançam, a migração cresce em importância. A migração foi e continua sendo a principal responsável pela urbanização acelerada do estado, em especial da RMGV. Este componente produz efeitos imediatos e diretos sobre a população, seu tamanho, composição dos grupos etários e da mão de obra, assim como efeitos que se fazem sentir a médio e em longo prazo sobre a vida social, econômica e cultural da sociedade. Os saldos migratórios fornecem uma medida parcial do componente. Há que considerar os efeitos indiretos produzidos pela migração: os jovens que migram encontram-se nos períodos mais produtivos e fecundos de sua vida e a transferência deste segmento produz efeitos quantitativos e qualitativos sobre as regiões de origem e de destino. A falta de registros e dados adequados representa uma grande lacuna para o conhecimento da migração. É importante ressaltar que as grandes tendências demográficas do município de Cariacica não são diferentes daquelas que estão ocorrendo nos outros municípios da RMGV. Essas tendências são: (i) fecundidade declinante; (ii) envelhecimento populacional; (iii) mortalidade ainda em declínio (os níveis da mortalidade infantil devem ainda diminuir enquanto a duração da vida aumentará); (iv) maioria da população feminina em especial com idade acima de 50 anos; (vi) maior número de pessoas potencialmente ativas (em idade produtiva) e (vii) processo migratório em declínio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.